You are on page 1of 2

PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES RELACIONADAS JUSTIA DO TRABALHO

1. Quais os documentos necessrios para fazer uma reclamao trabalhista? Documentos pessoais (RG, CPF), contracheques, CTPS, extratos de FGTS, TRCT etc, bem como qualquer outro documento que comprove o vnculo de trabalho.

2. Quais os motivos mais frequentes para fazer uma reclamao trabalhista? Demisso do trabalhistas FGTS, etc). empregado com a negativa do empregador em pagar os direitos (frias, aviso prvio, horas extras, salrios, recolhimento do

3.Quando o empregador pode fazer uma reclamao trabalhista? Quando o trabalhador se nega a receber seus direitos ou comete falta grave.

4.O trabalhador pode pedir liberao do FGTS sem a reclamao trabalhista? Sim, em caso de dispensa sem justa causa; mas tambm pode fazer acordo na Justia do Trabalho.

5. Pode-se procurar a Justia do Trabalho para fazer clculos trabalhistas? No. Deve-se procurar a Superintendncia Regional do Trabalho e Emprego ou o sindicato da categoria.

6. Quanto tempo o trabalhador demitido tem para reclamar seus direitos? O empregado, seja urbano ou rural, tem at dois anos depois da data de demisso para entrar com a ao.

7. Demitido sem justa causa, quais so os direitos do trabalhador? Saldo de salrio, aviso prvio, 13 salrio integral ou proporcional, frias vencidas + 1/3, frias proporcionais + 1/3, FGTS + indenizao de 40% e segurodesemprego.

8. E se a dispensa for por justa causa? Apenas saldo de salrio e frias + 1/3 (se tiver mais de um ano de servio).

9. Como se d entrada em uma reclamao trabalhista? Por escrito: por meio de advogado ou sindicato; Verbal: o prprio interessado procura a Justia do Trabalho para atermao no Shopping Cidado, relatando o ocorrido.

10.Quem tem prioridade na tramitao dos processos? Toda pessoa com idade igual ou superior a 60 anos e inferior a 18 anos. Nesses casos, o prprio TRT verifica a idade dos reclamantes, independentemente de requerimento.

11. Interposta a reclamao trabalhista, quais so os prximos passos? marcada audincia que ocorrer em uma das Varas do Trabalho. O Juiz do Trabalho de 1 grau toma conhecimento do processo e no momento da realizao da audincia tenta a conciliao (acordo) entre as partes (patro e empregado). Se no houver acordo, o Juiz ouve o trabalhador, o patro e as testemunhas. Aps, o Juiz examina as provas (documentos) juntadas ao processo, alm dos depoimentos e prolata a sentena, que a deciso proferida no processo pelo Juiz, dizendo quem est com a razo. Se a parte no concordar com a deciso do Juiz, poder interpor um recurso (ato de solicitar que aquela deciso seja revisada). A reviso da deciso ser efetuada pelos desembargadores que compem a corte do Tribunal (2 grau). Desta deciso tambm cabe recurso instncia superior, que o Tribunal Superior do Trabalho. Depois da deciso do TST, esgotam-se os recursos, o processo retorna Vara de origem, so elaborados os clculos e o patro ser chamado para pagar a dvida. Se no pagar, podero ser penhorados bens da empresa. Quando o trabalhador recebe seu crdito, o processo arquivado.

Equipe que compe a Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 14 Regio: ELANA CARDOSO LOPES Desembargadora Ouvidora KELCILENE PIMENTEL QUEIROZ Assistente da Ouvidoria OUVIDORIA GERAL Av. Almirante Barroso, n 600, Centro Porto Velho (RO) CEP: 76.801-089 Telefones: (69) 3211-6369/3211-6370 e-mail: ouvidoria@trt14.jus.br

You might also like