You are on page 1of 7

1

Direito Difusos e Coletivos 17 de novembro de 2008 MANDADO DE SEGURANA 1 HISTRICO: antes de 1934 Getlio Vargas cria o mandado de segurana. Este tipicamente brasileiro. Protegia o direito lquido e certo que no existia naquela poca. Era chamado de direito certo e incontestvel, como sendo equivalente a direito lquido e certo. Em 1937 Getulio Vargas outorgou a Constituio, o MS foi retirado da Constituio, mesmo sendo eliminado esse no deixou de existir, em 1939 surge o CPC, que tratava do MS. Em 1949 h um pequeno perodo de democracia, onde renasce o MS e regulamentado pela Lei 1.533/51. A CF/88 traz 2 novidades em MS: Direito lquido e certo substituindo a expresso direito certo e incontestvel. Surge a tutela pelo MS do direito Difusos e Coletivos.

2 PREVISAO LEGAL E SUMULAR DO MANDADO DE SEGURANA: ART. 5, LXIX, CF MANDADO DE SEGURANA INDIVIDUAL

LXIX - conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por "h* beascorpus" ou "habeas-data", quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico;

Lei 1.533/51 Lei de Regncia Lei 4.348/64 Normas relativas a MS Lei 5.021/66 Lei 8.437/92 art. 2

Art. 2 No mandado de segurana coletivo e na ao civil pblica, a liminar ser concedida, quando cabvel, aps a audincia do representante judicial da pessoa jurdica de direito pblico, que dever se pronunciar no prazo de setenta e duas horas .

Lei 9497/97 art. 2

Art. 2 -A. A sentena civil prolatada em ao de carter coletivo proposta por entidade associativa, na defesa dos interesses e direitos dos seus associados, abranger apenas os substitudos que tenham, na data da propositura da ao, domiclio no mbito da competncia territorial do rgo prolator. (Includo pela Medida provisria n 2.180-35, de 2001)

MANDADO DE SEGURANA COLETIVO: art. 5, LXX:


LXX - o mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por: a) partido poltico com representao no Congresso Nacional; b) organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;

- Quando se referir a legitimidade e competncia deve analisar a CF. - Em tema de procedimento utilizar a Lei 1.533/51. - tudo que no for competncia e procedimento aplica-se o microssistema.

(IN) APLICABILIDADE DO CPC:


Art. 19 - Aplicam-se ao processo do mandado de segurana os artigos do Cdigo de Processo Civil que regulam o litisconsrcio. (Redao dada pela Lei n 6.071, de 1974).

Durante mais de 40 anos e at hoje a jurisprudncia interpretava o art. 19 no sentido de que no era cabvel a aplicao do CPC no MS, salvo no litisconsrcio. Portanto no cabia Agravo, interveno de terceiro, etc., todavia mais recentemente o STJ tem admitido o cabimento do agravo e em breve deve admitir tambm nos embargos infringentes. SMULA STF N 597 No cabem embargos infringentes de acrdo que, em mandado de segurana decidiu, por maioria de votos, a apelao. Smula n 169 - So inadmissveis embargos infringentes no processo de mandado de segurana. Nenhum instituto jurdico to sumulado como o MS so ao todo 40 sumulas Sumulas do STJ 41 105 169 202 206 212 213 333 CONCEITO DE MANDADO DE SEGURANA: Kazuo Watanabe: instrumento diferenciado e reforado de eficcia continuada que ativa a jurisdio constitucional das liberdades publicas. Conforme preleciona Hely Lopes Meirelles, mandado de segurana o meio constitucional posto disposio de toda pessoa fsica ou jurdica, rgo com capacidade processual, ou universalidade reconhecida por lei, para a proteo de direito individual ou coletivo, lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data, lesado ou ameaado de leso, por ato de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funes que exera (CF, art 5, LXIX e LXX, Lei n. 1.533/51, art. 1) 1234Garantia constitucional Direito individual ou coletivo No amparado por HC ou HD Para proteo de direito lquido e certo SUMULAS DO STF 101 266 at 272 304 392 405 429 430 433

474 506 510 511 512 597 622 a 632 701

5- Contra atos ilegais ou abusivos praticados por autoridade publica ou equiparada.

1- GARANTIA CONSTITUCIONAL: RUI BARBOSA- fazia distino entre direitos, deveres e garantias. Direitos e deveres so dispositivos declaratrios variando entre eles a sujeio. Ex: se declara certa vontade - para voc direito e para mim dever. Se o destinatrio cidado dever se for Estado direito. De acordo com RB garantias so dispositivos assecuratrios dos direitos como se tivesse um tesouro. O tesouro direito a chave a garantia. A garantia tutela esse direito. Direito Intimidade Garantia Inviolabilidade do domicilio Sigilo telefnico Direito Garantia Estado de direito: a Mandado de Segurana submisso de todos incluindo o Estado 2- DIREITO INDIVIVIDUAL COLETIVO: O MS no cabe em todos os coletivos somente no coletivo individual homogneo. Seria o Coletivo estrito sensu. (grupos, classes) Nos difusos os beneficiados so todos. 3- NO AMPARADO POR HABEAS CORPUS OU HABEAS DATA: DIREITOS Liberdade Informao Outros GARANTIAS HC (CPP) HD LEI 9507/97 MS

4- DIREITO LQUIDO E CERTO Aquele seguro quanto existncia no seria bem esse o conceito. sinnimo de prova pr constituda aquela preexistente ao ajuizamento da ao. No mandado de segurana necessrio que tenha prova documental dos fatos. Direito matria judicial. Guarda relao com a ao monitria porque ambas precisam de prova pr constituda so processos documentais. Possibilidade de documentao de outras provas pra fim de mandado de segurana: Segundo Leonardo Carneiro no possvel, pois desnatura a prova pr constituda. A idia do MS afastar a ofensa. O MS no pode ficar restritamente somente aos documentos existentes, entendimento do professor.

Prevalece o entendimento de que o direito liquido e certo condio especial da ao. Ligado ao interesse processual (adequao). Os fatos tem que ser provados de plano. Se entrar com a prova pr constituda e se provar que o fato narrado no aconteceu como a autoridade diz, afasta a presuno de legitimidade do ato administrativo. E se o direito for complexo, ou o direito for intrincado? Ex: ndice de reajuste referente ao funcionalismo publico em MS. O direito intrincado no impede a concesso do MS smula 625 STF:
Smula 625 Controvrsia sobre matria de direito no impede concesso de mandado de segurana.

5- CONTRA ATOS ILEGAIS OU ABUSIVOS: 5.1 ATO O ato pode ser: Comissivo: ex: multa Omissivo: ex: a autoridade no libera a licena Atual: o ato que est acontecendo Iminente: que est prestes a acontecer:

Temos os atos: a) ATO ADMIISTRATIVO: Regra geral cabe MS. H 2 excees que fogem a regra: 1- Art. 5, I, da Lei do MS:
Art. 5 - No se dar mandado de segurana quando se tratar: I - de ato de que caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independente de cauo.

Sumula 429 do STF:

STF Smula n 429 - A existncia de recurso administrativo com efeito suspensivo no impede o uso do mandado de segurana contra omisso da autoridade. Cabe MS quando se tratar de ato omissivo ainda que tenha recurso administrativo com efeito suspensivo, porque suspenso do nada nada. Ex: licena para construir a autoridade no concedeu, omisso, vai suspender o que? Da cabe o MS, mesmo tendo o Recurso administrativo. 2- Art. 5, III
III - de ato disciplinar, salvo quando praticado por autoridade incompetente ou com inobservncia de formalidade essencial.

H entendimento minoritrio de que isso inconstitucional. b) LEGISLATIVO: a regra geral que no cabe MS. Essa regra tem 2 excees: 1- Cabe MS contra lei de efeito concreto. Sumula 266:

5
SMULA STF N 266 No cabe mandado de segurana contra lei em tese.

Todas as leis proibitivas so de efeito concreto. Ex: Lei que estabelece rodzio de carros para circulao; lei anti fumo; lei que fixa tarifa de pedgio. 2- Tambm cabe MS para atacar a violao de processo legislativo. c) JUDICIAL: A Regra geral que no cabe MS contra ato judicial. Sumulas 267 e 268 STF.
STF - Smula 267 NO CABE MANDADO DE SEGURANA CONTRA ATO JUDICIAL PASSVEL DE RECURSO OU CORREIO.

STF Smula n 268 -No cabe mandado de segurana contra deciso judicial com trnsito em julgado.

Tem 2 excees: Quando no houver recurso na lei sucedneo recursal fazer as vezes de. S ocorre essa se for antes do transito em julgado. Ex: juizado especial cvel. Art. 527, pargrafo nico. Pede negar seguimento verifica se o agravo de instrumento urgente. So as hipteses de deciso teratolgica. Nesse caso pode ser at aps o transito em julgado. Deciso teratolgica aquela monstruosa. Foi condenado sem fazer a citao.

5.2 ILEGAL E ABUSIVO Ato ilegal tem relao com ato vinculado e ato abusivo tem relao com ato discricionrio. O ato a ser atacado deve ser ilegal ou abusivo de poder. ATO DISCRICIONRIO: Aquele que a lei d ao administrador a possibilidade de escolha. Ex: no conceder a autorizao para construir, fica ao arbtrio da administrao: convenincia e oportunidade. Pode ser abusivo. 6- PRATICADO POR AUTORIDADE PUBLICA OU EQUIPARADA: LEGITIMIDADE DO MS INDIVIDUAL: 1- LEGITIMIDADE ATIVA: pode ser impetrado por todos. O estrangeiro tem legitimidade para o MS? O STF diz que sim. O artigo 5 garante ao dizer que so garantias fundamentais do ser humano, da o estrangeiro ainda que no seja residente no Brasil tem legitimidade para o MS. Pessoas sem legitimidade pode impetrar o MS segundo a doutrina. Esplio tem personalidade judiciria e no jurdica Massa falida

Os poderes do Estado:

tem legitimidade para assegurar prerrogativas prprias Que no tem personalidade jurdica.

A Cmara dos vereadores pode impetrar o MS quando so feridas as prerrogativas prprias. O prprio poder pblico pode impetrar o MS contra rgo do poder publico. O MP pode impetrar MS e vai impetrar em 2 grau. Para dar efeito suspensivo em recurso em sentido estrito. O juiz prende HC. Quando o juiz solta RESP NO TEM EFEITO SUSPENSIVO. O MP IMPETRA O MS NO 2 GRAU E RESP EM 1 GRAU. 2- LEGITIMIDADE ATIVA EM MS COLETIVO: ART. 5 LXX CF:

LXX - o mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por: a) Partido poltico com representao no Congresso Nacional;

essencial que o partido poltico tenha Deputado Federal e um Senador nos seus quadros. A representao do partido poltico pode ser em 3 esferas: Municipal Estadual Federal Tem prevalecido na doutrina que a natureza da legitimao do partido poltico para impetrar o MS ordinria. O que pode ser tutelado? Objeto de defesa? O que se ataca? Formou-se 3 posies: 1- impetrar para tratar de tudo todos os assuntos. Controle do direito objetivo professora Ada. 2- S pode para fins polticos partidrios. Somente questes referentes a sufrgio, eleio. O que prevalece e o entendimento do STJ. 3- Somente pode impetrar dentro de suas finalidades institucionais. Quais so as finalidades institucionais? Art. 1 da lei 9096/95 Lei dos partidos polticos. Destina-se a assegurar a autenticidade do sistema representativo. Direitos fundamentais Ex: obstar que o TSE emita uma deciso para impedir a utilizao da camiseta de partidos. O MS coletivo s pode tratar de 1- Sufrgio 2- Direitos fundamentais Pode propor MS em matria tributria? O STF j decidiu que no pode em matria tributria.

b) organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;

O sindicato deve ter o estatuto registrado no Ministrio do Trabalho. O sindicato no precisa da constituio nua. Re 19919. Art. 5 4 poder o juiz dispensar a

constituio na Ao Civil Publica. Isso se aplica ao mandado de segurana coletivo? Embora o motivo seja o mesmo pacfico que no se aplica.
4. O requisito da pr-constituio poder ser dispensado pelo juiz, quando haja manifesto interesse social evidenciado pela dimenso ou caracterstica do dano, ou pela relevncia do bem jurdico a ser protegido. (Includo pela Lei n 8.078, de 11.9.1990)

A norma infraconstitucional no pode afastar requisito da ordem constitucional. OBJETO DE DEFESA: H duas posies: 1- estabelece que o MS s pode ser impetrado no interesse tpico do legitimado. 2- STF RE 181.438 SP - estes legitimados podem impetrar MS coletivo para proteo dos direitos dos associados independentemente de guardarem vnculo com os fins prprios da entidade impetrante, no se exigindo que o direito seja peculiar, prprio da classe, mas exigindo-se que o direito esteja compreendido nas atividades exercidas pelos associados. No precisa ser interesse da categoria, pode entrar em vrios assuntos desde que o direito seja dos associados. Qual a natureza da legitimidade? A legitimidade extraordinria (associao, sindicatos e entidades de classe). A do partido poltico ordinria.
Smula 629 A IMPETRAO DE MANDADO DE SEGURANA COLETIVO POR ENTIDADE DE CLASSE EM FAVOR DOS ASSOCIADOS INDEPENDE DA AUTORIZAO DESTES.

STF Smula n 630 -A entidade de classe tem legitimao para o mandado de segurana ainda quando a pretenso veiculada interesse apenas a uma parte da respectiva categoria. 3- LEGITIMIDADE PASSIVA: --------------------------------------------------------PERGUNTAS: PRAZO DE DECADENCIA DO MS?
O prazo para impetrar mandado de segurana de cento e vinte dias, a contar da data em que o interessado tiver conhecimento oficial do ato a ser impugnado, co nforme o art. 18 da Lei n. 1.533/51: O direito de requerer mandado de segurana extinguir-se- decorridos cento e vinte dias contados da cincia, pela interessado, do ato impugnado. Este prazo de decadncia do direito impetrao e, como tal, no se suspende e nem se interrompe, desde que iniciado. O E. Superior Tribunal de Justia j se pronunciou no sentido de que a supervenincia de frias forenses no suspende ou interrompe o prazo decadencial para a impetrao de mandado de segurana (RMS n. 10.138-CE, Min. Rel. Ruy Rosado de Aguiar).

You might also like