You are on page 1of 11

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR - UECE

Comisso Executiva do Vestibular CEV

VESTIBULAR 2010.2
19 de JULHO de 2010

2a FASE - 2o DIA

GEOGRAFIA E HISTRIA
CAMPUS DO ITAPERI
DURAO: 04 HORAS INCIO: 09h00min
Nome do candidato

TRMINO: 13h00min

Assinatura do candidato

No da identidade do candidato

No de inscrio do candidato

COPIE NO CARTO-RESPOSTA

Aps receber o seu CARTO-RESPOSTA e assim que autorizado pelo fiscal de sala, copie no local apropriado, em letra CURSIVA, a seguinte frase:

Escute sempre a palavra dos sbios.


AGENDA
O gabarito preliminar oficial e as questes desta prova estaro disponveis na pgina da CEV (www.uece.br), a partir das 16 horas do dia 19 de julho de 2010. Sua grade de respostas estar disponvel na pgina da CEV/UECE (www.uece.br), a partir das 17 horas do dia 23/07/2010. O prazo de recursos se inicia no dia 20/07/2010, s 08 horas, e finda s 17 horas do dia 21/07/2010. O candidato poder interpor recurso administrativo contra o gabarito oficial preliminar, a formulao ou o contedo de questo da prova. Os recursos devero ser dirigidos ao Presidente da CEV/UECE e entregues no Protocolo Geral da UECE, no Campus do Itaperi ou nas sedes das Unidades da UECE no interior do Estado.

ATENO
No esquea de marcar no carto-resposta o nmero do seu gabarito que est indicado no interior do caderno de provas.

GABARITO 01
JULHO/2010

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.2 2 FASE 19 de JULHO de 2010
a

GABARITO 1

LEIA COM ATENO


1. Aps receber o seu carto-resposta e antes de dar incio marcao do gabarito, pinte no carto o quadrinho de nmero 1 que o NMERO DO GABARITO de sua prova.

MARQUE O NMERO DO GABARITO NO CARTORESPOSTA.


MARQUE SUAS OPES NO CARTORESPOSTA ASSIM: A B C D

2.

Marque suas respostas pintando completamente o interior do crculo correspondente alternativa de sua opo com caneta de tinta azul ou preta. vedado o uso de qualquer outro material para marcao das respostas.

3.
4.

Ao sair definitivamente da sala, o candidato dever entregar: (1) o carto-resposta preenchido e assinado; (2) o caderno de prova assinado. Dever, ainda, assinar a folha de presena. proibido copiar suas respostas em papel, em qualquer outro material, na sua roupa ou em qualquer parte de seu corpo. PROVA III PROVA IV

GEOGRAFIA 20 QUESTES

HISTRIA 20 QUESTES

PROVA III GEOGRAFIA

02.
III -

Em se tratando do bioma caatinga, analise as seguintes afirmaes. A caatinga um dos biomas brasileiros mais alterados pelas atividades humanas. nessa rea que esto localizados grandes espaos submetidos desertificao. A caatinga tem caractersticas fisionmicas e florsticas muito homogneas e com muito pouca diversidade de espcies.

01.

As recentes catstrofes naturais registradas no Rio de Janeiro, implicando dezenas de mortes, derivaram A) apenas de chuvas excessivas concentradas num curto perodo de tempo. B) da ocupao desordenada dos topos de morros e de vertentes ngremes que, em funo das chuvas excessivas, provocaram os deslizamentos de terras e de blocos de rochas. C) apenas de chuvas excessivas concentradas nos fundos de vales e na plancie litornea. D) da saturao dos solos florestados da mata atlntica preservada.

III -

correto o que se afirma A) em I, II e III. B) em I e II, apenas. C) em II, apenas. D) em I, apenas.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.2 2 FASE 19 de JULHO de 2010
a

GABARITO 1

03.

No que tange dinmica interna do globo terrestre e quanto ocorrncia de desastres naturais, assinale a afirmao INCORRETA. A) A crosta terrestre dividida em doze grandes placas tectnicas que se movem sobre o magma. B) Os terremotos ocorrem em funo do contato entre duas placas tectnicas, provocando atrito entre as mesmas e liberando em forma de ondas ssmicas. C) Catstrofes naturais como as que ocorreram recentemente no Chile e no Haiti decorrem de atividades vulcnicas intensas seguidas de deslizamento de terra motivadas por eroso acelerada. D) A principal rea de risco para a ocorrncia de abalos ssmicos e vulcnicos o chamado anel ou cinturo do fogo do Oceano Pacfico.

06.

Em relao aos problemas ambientais e de conservao da natureza na Regio Metropolitana de Fortaleza (RMF), pode-se afirmar corretamente que A) os ambientes flvio-marinhos e as reas estuarinas dos rios Coc e Cear so ecologicamente estveis e no tm restries naturais ocupao humana. B) os sistemas ambientais naturais mais vulnerveis ocupao e expanso urbana, correspondem aos tabuleiros que so topograficamente planos e tm solos espessos. C) as principais reas de risco ocupao urbana so aquelas contempladas pela Legislao Ambiental e que correspondem aos fundos de vales ribeirinhos, dunas, manguezais e faixas de praia. D) os ecossistemas da plancie litornea so ecologicamente estveis e pouco vulnerveis ocupao.

04.

Calcrios e granitos so, respectivamente, rochas A) sedimentares e plutnicas. B) metamrficas e sedimentares. C) vulcnicas e plutnicas. D) cristalinas e sedimentares.

07.

Sobre os recursos hdricos do planeta, assinale o INCORRETO. A) As guas subterrneas so mais abundantes em reas do embasamento cristalino e so escassas nas bacias sedimentares. B) A maior parte da gua indisponvel, ocorrendo nas geleiras, neves eternas e subsolos congelados. C) Da gua doce disponvel para utilizao pelo homem, apenas uma poro muito pequena encontrada nos rios, lagos, zonas midas e na umidade do solo. D) Grande parte da gua que evapora dos oceanos precipita-se na terra, alimenta os rios, umidifica os vales e recarrega os aquferos.

05.

As reas de acumulao de sedimentos aluviais no Nordeste do Brasil que concentram melhores condies de solo e de recursos hdricos superficiais e subterrneos correspondem a A) superfcies pediplanadas do serto. B) serras midas cristalinas. C) planaltos sedimentares e chapades. D) plancies fluviais.

08.

Os grandes conjuntos geolgico-estruturais que se movem lentamente sobre o magma so denominados de A) zonas ssmicas. B) bacias sedimentares. C) grandes cadeias de montanhas (cordilheiras). D) placas tectnicas.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.2 2 FASE 19 de JULHO de 2010
a

GABARITO 1

09.
A cartografia instrumento fundamental para representar o espao geogrfico. Sobre o tema, assinale o correto. A) As cartas geomorfolgicas, as pedolgicas e as fitogeogrficas representam, respectivamente, as rochas, o relevo e a vegetao. B) O mapeamento temtico moderno feito atravs de imagens de sensoriamento remoto e das tcnicas de geoprocessamento. C) As isoietas representam nos mapas plani-altimtricos as reas que tm nveis hipsomtricos similares. D) Mapas batimtricos representam as terras emersas atravs das curvas de nvel.

12.
I-

Sobre a anlise e a constituio do espao urbano, so feitas as seguintes afirmaes. O espao urbano capitalista fragmentado, articulado e campo das lutas sociais. O espao urbano um produto social, resultado das aes de acumulao de capital ao longo do tempo. Os proprietrios dos meios de produo, os proprietrios fundirios, o Estado e os grupos sociais so alguns dos agentes que constituem o espao urbano. O espao urbano o resultado da combinao dinmica, portanto instvel, de elementos fsicos, biolgicos e antrpicos que, reagindo dialeticamente uns sobre os outros, formam (...) um conjunto indissocivel, em perptua evoluo.

II -

III -

IV -

10.
Considere a escala grfica a seguir representada. 1 0km 1 2 3 4 5

Est correto o que se afirma A) apenas em II e III. B) apenas em I, II e III. C) apenas em I, II e IV. D) apenas em III e IV.

Nela, a distncia de 1 para 0 de 1cm, de 1 para 2 de 1cm, de 2 para 3 de 1cm, e assim por diante. Essa escala representada, numericamente, por A) 1 : 10 000. B) 1 : 100 000. C) 1 : 1 000. D) 1 : 1 000 000.

13.

Esta assume inteiramente um contedo poltico explcito, (...) a geografia uma prtica social em relao superfcie terrestre.
MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia pequena histria crtica. p. 116. So Paulo: Hucitec, 1995.

11.

As possveis formas de aproveitamento (...) dos recursos que podem ser adotadas no momento atual esto, sem dvida, determinadas pelas condies de expanso da economia de mercado. Mas estas dependem, por sua vez, do grau de rigidez apresentado pelas estruturas tecnolgicas e institucionais, bem como os princpios e os avanos cientficos nos quais se apoia esta racionalidade econmica (...).
LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. p. 61. 4a ed. So Paulo: Cortez, 2006.

O autor refere-se neste trecho viso da geografia embasada na A) Geografia Tradicional. B) Geografia Quantitativa. C) Geografia Regional. D) Geografia Crtica.

Podemos afirmar corretamente que o excerto versa especificamente sobre o(a) A) aquecimento global. B) conservao dos recursos minerais. C) desenvolvimento sustentvel. D) espao urbano.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.2 2 FASE 19 de JULHO de 2010
a

GABARITO 1

14.

Um estudo histrico comparativo do processo de destruio ambiental ao longo dos sculos, (...) talvez revelasse pressupostos, percepes e motivaes subjetivas que ainda persistem nas sociedades contemporneas, a brasileira includa. Uma delas seria a postura antropocntrica, na qual o homem acredita que o resto da criao, (...), exista somente para servi-lo. Uma outra talvez fosse a percepo da inesgotabilidade dos recursos naturais, viso deformada constituda a partir da constatao de uma grande abundncia dos mesmos.
CONFALONIERI, Ulisses. A crise ambiental e suas repercusses na sade humana p. 51-52. apud. Sade Ambiental Sustentvel: estreitando ns. Minayo, Maria Ceclia de. (org.). Rio de Janeiro: FIOCRUZ. 2002.

15.
I-

Analise as afirmaes a seguir sobre as caractersticas da populao brasileira. As pirmides etrias no Brasil tm demonstrado, mais recentemente, uma base mais estreita e o pice onde est concentrada a maior parcela da populao jovem mais largo. As regies brasileiras apresentam diferenas na distribuio da populao em relao cor da pele. Este fato pode ser explicado pelos diferentes processos de ocupao e povoamento. O aumento do percentual da populao idosa no Brasil consequncia da melhoria da qualidade de vida e da reduo, em mdia, da taxa de fecundidade.

II -

III -

Analisando o excerto anterior e refletindo sobre a degradao ambiental, assinale (V), para verdadeiro, e (F), para falso. ( ) As vrias formas de degradao do meio ambiente podem comprometer a sade humana, aumentar a pobreza e dificultar o acesso a gua potvel. A principal contribuio do estudo Nosso Futuro Comum, relatrio Brundtland realizado pela Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, foi a ideia de associar desenvolvimento preservao do meio ambiente. Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudana Climtica (IPCC), para se evitar o aumento da temperatura superior a 2 C neste sculo, necessrio que os pases industrializados diminuam progressivamente suas emisses de gases-estufa. Os efeitos da degradao ambiental podem atingir de forma severa a parcela mais pobre da populao mundial que a mais vulnervel aos problemas decorrentes da produo de alimentos.

Est correto o que se afirma A) apenas em I e II. B) apenas em I e III. C) apenas em II e III. D) em I, II e III.

16.

O turismo uma das atividades econmicas que mais tem crescido no mundo todo. No Cear constitui uma das cadeias produtivas que reorganiza os espaos e se consolida fortemente, interagindo com as mais diversas atividades econmicas. Desta forma, esta atividade possui tambm um efeito multiplicador. Considerando estas informaes sobre a atividade do turismo no Cear, correto afirmar que A) a maior parte da atividade do turismo no Cear concentra-se quase que exclusivamente na regio do Cariri em funo da religiosidade e da cultura popular. B) o clima atua como um elemento desfavorvel ao desenvolvimento desta atividade, em virtude da constncia pluviomtrica durante todo ano. C) o Estado no priorizou, formulou ou fomentou polticas com aes e investimentos para o desenvolvimento do turismo, deixando este setor a cargo, exclusivamente, da iniciativa privada. D) o Cear possui uma srie de atrativos naturais, em grande parte no seu litoral, uma boa malha viria que permite acesso ao litoral e um setor de servios bem desenvolvido, principalmente em Fortaleza.

A sequncia correta de cima para baixo A) V, F, V, F. B) V, V, V, V. C) V, V, F, V. D) F, F, V, F.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.2 2 FASE 19 de JULHO de 2010
a

GABARITO 1

17.

A ocupao do territrio brasileiro com o desenvolvimento de atividades econmicas ligadas ao uso da terra e explorao dos recursos naturais historicamente tem provocado impactos adversos, com durao e intensidade diferentes. Analisando as afirmaes a seguir que se relacionam com a problemtica da explorao dos recursos naturais e o uso da terra nos biomas brasileiros, identifique o bioma que est sendo caracterizado. IA ocupao inicial deste bioma teve como principais atividades econmicas a pecuria e a cana-de-acar. Porm, mesmo sendo uma das atividades responsveis pelo povoamento, a pecuria extensiva, desenvolvida no mesmo, pode ser apontada como uma das causas da degradao do solo e da vegetao. O crescimento demogrfico e a construo de usinas hidreltricas so atividades responsveis por alguns dos impactos presentes neste bioma. O aumento da populao em virtude das migraes internas tem gerado uma demanda cada vez maior por alimentos, acarretando aumento da rea agrcola, desmatamento e desequilbrio ambiental. A degradao deste bioma est associada inicialmente com o cultivo da cana-de-acar e do caf. Atualmente, grandes extenses deste bioma so ocupadas pelas cidades, suas regies metropolitanas e grandes reas de complexos industriais.

18.

O capitalismo tem sua origem em meados dos sculos XV e XVI. Desde ento, suas formas e mecanismos tm se adaptado s condies polticas, histricas e sociais. Nas opes a seguir, marque a que contm informaes FALSAS sobre o capitalismo e seus arranjos. A) No momento histrico atual predomina o capitalismo comercial solidrio, modelo que gera riqueza e estimula o comrcio entre os pases pobres industrializados. B) O capitalismo industrial foi marcado pela primeira e segunda revolues industriais, tornando a produo industrial uma das maiores fontes de lucro. C) O monoplio capitalista pode ser entendido como a concentrao do capital por poucos grupos ou empresas. D) Entre os fundamentos do neoliberalismo econmico est a no-interveno do Estado na economia, exceto em momentos de crise.

II -

19.
I-

III -

Analise as afirmaes a seguir sobre os espaos agrrios. A atividade agroindustrial uma das principais caractersticas da agricultura moderna, que compreende desde a produo at o processamento e a distribuio. Os produtos originados do agronegcio tambm so conhecidos no mercado mundial pela dominao de commodity. As geotecnologias e a biotecnologia geram mecanismos que permitem, entre outras atividades, mapear as reas plantadas, determinar a melhor poca do ano para se plantar um tipo de cultura, selecionar sementes e corrigir solos.

II -

Assinale a alternativa que apresenta a associao correta entre as afirmaes anteriores e os biomas aos quais elas correspondem. A) I-Caatinga; II-Mata Atlntica; III-Cerrado B) I-Cerrado; II-Mata Atlntica; III-Campos Sulinos C) I-Cerrado; II-Pantanal; III-Caatinga D) I-Caatinga; II-Amaznia; III-Mata Atlntica

III -

correto o que se afirma A) somente em I e II. B) somente em I e III. C) somente em II e III. D) em I, II e III.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.2 2 FASE 19 de JULHO de 2010
a

GABARITO 1

20.

Este processo tambm se caracteriza pelo grau de interligao e por vezes interdependncia entre as economias dos pases, onde o mercado internacional se torna cada vez mais importante, superando em alguns momentos os prprios mercados nacionais. Como um dos reflexos deste processo, tem-se observado a multiplicao de empresas multinacionais que possuem unidades em outros pases. Estas so algumas caractersticas da(s) A) reas perifricas. B) globalizao da economia. C) organizao poltica mundial. D) balana comercial brasileira.

23.

... Sim, a presena da Inquisio no Cear no foi apenas espordica e nem se resume meia dzia de processos ...
VIEIRA JUNIOR, Antonio Otaviano. A Inquisio e o Serto. Fortaleza: Edies Demcrito Rocha, 2008, p. 50-53.

O fragmento acima confirma a visita da Inquisio ao Cear. Acerca da sua atuao em terras cearenses, so feitas as seguintes afirmaes. IA presena da Inquisio na capitania cearense cumpriu o papel a ela destinado: revirar cotidianos e esquadrinhar as vidas das pessoas procura de atos contra a f. O Cear foi, muitas vezes, alvo das visitas da Santa Inquisio, principalmente a partir da segunda metade do sculo XVIII. O Cear foi um lcus para a instalao do aparelho da Inquisio, pois no faltaram interessados em ser os olhos da Inquisio.

II -

PROVA IV HISTRIA

III -

21.

So verdadeiras as afirmaes A) I e II, apenas. B) I, II e III. C) II e III, apenas. D) I e II, apenas.

Na Histria do Brasil Colonial, o termo PLANTATION refere-se s A) grandes lavouras plantadas pelos indgenas em grandes vales da regio norte do Brasil. B) pequenas lavouras da economia de subsistncia desenvolvidas no sul do Brasil. C) grandes lavouras de gneros tropicais marcadas pelo latifndio, monocultura e mo de obra escrava. D) experincias fracassadas do plantio da seringueira no norte do Brasil.

24.

A ocupao holandesa no nordeste do Brasil fez parte da ofensiva econmica deste pas na Amrica portuguesa, a partir do sculo XVII. Em relao s afirmaes abaixo, marque a FALSA. A) Em maio de 1624, uma armada de 26 navios que partira da Holanda foi avistada da Baa de Todos os Santos. O objetivo maior da invaso era a conquista da prspera economia aucareira das capitanias do Nordeste. B) A expanso econmica holandesa baseava-se essencialmente no comrcio, na usura e em outras atividades ligadas circulao de riquezas. C) A posse do territrio cearense pelos holandeses ocorreu dois sculos antes (sculo XV) em virtude de os indgenas locais no se apresentarem hostis a estes invasores. D) O ataque ao Maranho tinha mais significado geopoltico do que econmico. O objetivo dos holandeses era chegar a outras regies da possesso portuguesa, atravs do Maranho.

22.

O Perodo posterior abdicao de Dom Pedro I chamado de Regncia. Em relao a este perodo da nossa histria, assinale o correto. A) Neste perodo o pas foi regido por figuras polticas em nome do Imperador, at que este atingisse a maioridade antecipada, em 1822. B) A princpio as Regncias eram Unas, passando a existir trs regentes a partir de 1824. C) O Perodo Regencial foi um dos mais tranquilos da Histria poltica do Brasil, posto que foram tomadas muitas medidas destinadas a garantir as liberdades individuais. D) Nos anos em que ocorreram as Regncias, esteve em jogo a unidade territorial do pas, a autonomia das provncias e a organizao das foras armadas.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.2 2 FASE 19 de JULHO de 2010
a

GABARITO 1

25.

Muitas eram as tarefas da polcia entre as ltimas dcadas do sculo XIX e primeiras do sculo XX na maioria das cidades. Em relao s suas funes, so feitas as seguintes afirmaes. IA polcia representava a instituio atravs da qual se dava o contato mais frequente do Estado com as camadas mais baixas da populao. Tinha a incumbncia de manter a ordem e a decncia, coibindo, na medida do possvel, os atos indecorosos em via pblica. Alm de manter a ordem no espao urbano, ainda tinha que manter um combate pontual aos vadios e desocupados que nele circulavam.

27.

Pela primeira vez um presidente tomou posse em Braslia, encarnando as esperanas no futuro. Em menos de sete meses essas esperanas seriam desfeitas pela renncia que atirou o pas numa grave crise poltica.
FAUSTO, Boris. Histria Concisa do Brasil. So Paulo: EDUSP, 2009. p. 241.

O fragmento acima trata do Presidente A) Juscelino Kubstichek. B) Jnio Quadros. C) Joo Goulart. D) Getlio Vargas.

II -

III -

verdadeiro o que se afirma em A) II e III, apenas. B) I e III, apenas. C) I, II e III. D) I, apenas.

28.

O arrocho fiscal que intensificou as indisposies entre a Colnia Brasileira e a Metrpole Portuguesa nas Minas Gerais e que consistia na cobrana anual de uma cota de 100 arrobas de ouro por municpio foi denominado de A) Derrama. B) Quinto Real.

26.
I-

C) Cdigo Mineiro de 1603. D) Intendncia das Minas.

Sobre o papel dos Tenentes aps a Revoluo de 1930, so feitas as seguintes afirmaes. Aps a vitria da Revoluo de 1930, os Tenentes passaram a fazer parte do governo, embora, posteriormente, tenham se decepcionado com os rumos que o movimento tomou. Os Tenentes tiveram contra si a grande maioria da populao de So Paulo que ideologicamente girava em torno das elites regionais que combatiam. O Nordeste foi um dos espaos de atuao dos Tenentes. Muitos deles eram oriundos dessa regio onde o poder dominado por pequenos grupos era flagrante.

29.
I-

Acerca do chamado milagre brasileiro, perodo situado pela historiografia entre 1969 e 1973, so feitas as seguintes afirmaes. Este perodo caracterizado pelo crescimento dos emprstimos assim como do investimento de capital estrangeiro no Brasil. Este perodo combinou crescimento econmico com altssimas taxas de inflao, o que inviabilizou o crescimento industrial e comercial. A reviso das normas de produo atraiu fortes investimentos estrangeiros, principalmente no setor da indstria automobilstica.

II -

III -

II -

Est correto o que se afirma A) em I, II e III. B) em II e III, apenas. C) em I, apenas. D) em I e III, apenas.

III -

So verdadeiras as afirmaes A) I e III, apenas. B) I e II, apenas. C) I, II e III. D) I, apenas.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.2 2 FASE 19 de JULHO de 2010
a

GABARITO 1

30.

Discutir a trajetria das esquerdas no Brasil requer uma reflexo em torno de como a sociedade civil se organizou, como se deu o processo de construo da cidadania e como as instituies do estado evoluram ao longo desse percurso.
FONTE: FERREIRA, Jorge e REIS, Daniel Aaro. A Formao das Tradies (1889-1945). Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2007, p. 23.

32.

Alexandre, o Grande, o clebre conquistador do mundo antigo, apesar de sua indiscutvel liderana, teve que se defrontar com uma forte oposio dos seus prprios oficiais. Sobre as razes de seus oponentes, correto afirmar que A) se colocaram contra a imposio de Alexandre em organizar uma nova expedio para conquistar a ndia. B) se rebelaram, pois ficaram completamente inconformados com a total destruio de Tebas. C) se inconformaram com o casamento de Alexandre com uma mulher estrangeira. D) se recusaram a aceitar a imposio do absolutismo monrquico e a divinizao da figura real propostas por Alexandre.

Sobre os temas envolvidos na citao, so feitas as seguintes afirmaes. INo h movimento de esquerda sem mobilizao social assim como no h conquistas de esquerda sem ampliao da cidadania. A luta pela expanso da cidadania requer a formao e o acmulo de cultura cvica, entendida como cultura poltica. Quando se fala em trajetria das esquerdas s possvel imagin-las nas organizaes partidrias.

II -

III -

33.

correto o que se afirma A) em I, II e III. B) em II e III, apenas. C) em III, apenas. D) em I e II, apenas.

Entre os sculos VI e VIII, passaram a figurar no contexto histrico da Europa povos que at ento estavam s margens, que eram conhecidos como brbaros: germanos, francos, godos, lombardos, hunos etc. Estes povos consolidaram seu poder e formaram reinos independentes, dando incio a uma nova fase da histria do mundo ocidental. Assinale a afirmao verdadeira. A) O termo brbaro era utilizado para reconhecer e glorificar aqueles povos que negociaram com os romanos e alternaram, com estes, a posio de poder. B) A palavra brbaro era empregada por gregos e romanos para delimitar o que para eles significava povos no civilizados. C) Os diferentes povos, oriundos de locais geograficamente distantes, se autodenominavam brbaros. D) A denominao brbaros foi empregada especificamente pelos historiadores para contrapor a romanos.

31.
No ltimo dia 3 de julho, a Arglia comemorou 48 anos de independncia. Aps um violento conflito, conhecido como um dos mais sangrentos do perodo contemporneo e que praticamente devastou o pas, contabilizando a morte de mais de um milho de pessoas, a Arglia se torna independente. Uma vitria contra a tirania colonial e a consolidao de um governo autnomo. Sobre a independncia argelina, assinale o correto. A) Ela representa a dissoluo do colonialismo francs naquele pas. B) Ela indica a quebra de relaes imperialistas com a Inglaterra. C) Ela prenuncia o avano da globalizao no continente africano. D) Ela foi em vo, pois o pas continuou dependente das naes europeias.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.2 2 FASE 19 de JULHO de 2010
a

GABARITO 1

34.

Nas primeiras dcadas do sculo XX, a economia mundial sofreu um grande abalo econmico. A especulao financeira alucinada, combinada com a produo sem controle, culminou na Grande Depresso dos anos 30. Assinale a alternativa cujo evento contribuiu para o desenrolar desta crise. A) a quebra da Bolsa de valores de Nova York em 1929 B) o incremento da economia da URSS C) a implantao de indstrias de ponta nos pases beligerantes europeus D) a liderana dos EUA aps a Primeira Guerra Mundial

36.

O sculo XVII, mais que qualquer outra poca, sublinhou abertamente a natureza quase divina da monarquia e, at do rei (...)
(BLOCH, M. Os reis taumaturgos. O carter sobrenatural do poder rgio. Trad. Jlia Mainardi. So Paulo: Companhia das Letras, 1993. p. 235.)

Sobre a divinizao da realeza correto afirmar que A) foi utilizada como justificativa para o absolutismo monrquico. B) permanece ainda nos dias atuais a ideia de que monarcas so divinos. C) legitimou as exploraes e conquistas do continente americano. D) o poder rgio nunca esteve relacionado ao sobrenatural.

35.

Os rabes deixaram traos permanentes na cultura europeia, seja nas artes, seja no campo lingustico. H inmeras palavras, em vrios idiomas indo-europeus, que so de origem rabe. Por exemplo: lgebra, alquimia, lcool, cifra, zero etc. Sobre a presena dos povos rabes na Europa, assinale o correto. A) Os rabes no conseguiram consolidar seu poder poltico, criando apenas um relacionamento comercial e de trocas com alguns lugares da Europa. B) Os rabes fundaram um imenso imprio islmico, foram tolerantes em relao s populaes submetidas e contriburam para o florescimento das artes. C) As trocas lingusticas entre rabes e europeus foram muito superficiais, dado o curto tempo de contato entre estes povos. D) Em nenhum momento da histria humana houve o predomnio dos povos rabes em solo ocidental.

37.

A poltica da boa vizinhana, capitaneada pelos EUA entre 1933 e 1945, procurou desenvolver estratgias objetivando estreitar as relaes comerciais, polticas e culturais com a Amrica Latina. Recorrendo aos meios de comunicao de massa (cinema, revistas e jornais), procurou popularizar a ideia de unio entre as Amricas. Sobre o tema, assinale o correto. A) Personagens como Pato Donald, Z Carioca e Panchito, criados por Walt Disney, representaram subliminarmente seus pases de origem com suas caractersticas prprias. B) A indstria cultural americana, especialmente Hollywood, entre 1933 e 1945, negou-se a possveis aproximaes com outros pases da Amrica Latina. C) A poltica de boa vizinhana foi conduzida por meio das negociaes polticas entre os dirigentes dos pases do continente americano, sem a preocupao cultural. D) Os meios de comunicao de massa foram utilizados pelos americanos em sua busca de liderana nas trs Amricas somente aps a Segunda Guerra Mundial.

10

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.2 2 FASE 19 de JULHO de 2010
a

GABARITO 1

38.

Franois Mitterrand, presidente da Frana de 1981 a 1995, objetivando chamar a ateno do mundo para o problema da crise bsnia, em 1992, efetuou uma visita inesperada a Sarajevo, cidade que, naquele ano, seria palco da morte de 150 mil pessoas. Sobre a guerra da Bsnia e Herzegovina, assinale o correto. A) Foi um conflito sangrento, mas de curtssima durao, resolvido com a interveno da Frana. B) Foi um embate violento envolvendo diferentes etnias (bsnios, srvios e croatas) e religies. C) No foi to significativa e provocou pouco impacto na geopoltica do final do sculo XX. D) As tenses culturais e tnicas foram solucionadas com acordos pacficos.

40.

(...) as foras histricas que moldaram o sculo continuam a operar. Vivemos num mundo conquistado, desenraizado e transformado pelo titnico processo econmico e tecnocientfico de desenvolvimento do capitalismo, que dominou os dois ou trs ltimos sculos (...).
(HOBSBAWM, E. Era dos extremos O breve sculo XX 1914-1991. Trad. Marcos Santarrita. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 562.)

De acordo com o texto, o capitalismo A) influenciou positivamente o sculo XX. B) permanece em ao. C) desenraizado e conquistado. D) dominou apenas os ltimos sculos.

39.

A Somlia foi substancialmente armada no decorrer da Guerra Fria. Com o fim da guerra e do auxlio econmico, tornou-se palco de conflitos sangrentos que se estenderam por longos anos, atingindo violentamente toda a populao deste pas. Sobre a Somlia, assinale o correto. A) um pas localizado ao sul do Continente africano que na fase imperialista foi dividido entre a Itlia e a Inglaterra, devido sua localizao geogrfica estratgica. B) Mesmo com inmeros conflitos internos, a Somlia no enfrentou nenhum golpe militar. C) Desprovida de um governo central por mais de uma dcada, a restaurao da Somlia ainda representa um grande desafio. D) Apesar da crise em 2004, aconteceram na Somlia eleies diretas, com a posse do Presidente Abdullahi Yusuf Ahmed.

11

You might also like