You are on page 1of 3

Teoria Literria I Terceira Avaliao Escrita Semestre 2010.

Analisando um Poema
Num comentrio potico devem seguintes pontos: Estrutura externa Estrutura interna Linguagem potica tratar-se os
Escolha um dos poemas estudados em sala de aula durante o semestre, ou outro poema de sua preferncia, e proceda a anlise do mesmo. (700 palavras). Data de entrega: 02 de julho, em sala de aula, momento no qual tambm ocorrer a reposio.

Estrutura externa

Geralmente, o poema apresenta-se em verso. Prova final: 06 de julho. O primeiro a fazer ser a anlise mtrica do poema, com incluso de um comentrio sobre todos os aspectos mtricos: versos, pausas, acentos, rimas e estrofes. preciso ter em conta que alguns poemas no apresentam uma mtrica tradicional, mas verso livre, o qual no responde a nenhum dos aspectos mtricos citados. No verso, indica-se o nome, classificao e origem, ( por exemplo: o verso alexandrino um verso de arte maior, composto por versos heptasslabos, de origem medieval). As pausas finais so as que marcam verdadeiramente o verso, por isso se deve tambm fazer referncia. Pode-se fazer ainda aluso aos ritmos presentes no poema. A rima outro aspecto formal importante, no esquecer de assinalar o tipo e o esquema rimtico. Finalmente, comenta-se a estrofe. Na formulao tradicional so frequentes as composies de formas fixas: sonetos, p.ex., mas desde o Modernismo que aparecem esquemas mtricos sem esquema fixo, para permitir a livre criao ao poeta.

Estrutura interna

Na estrutura interna analisam-se as diversas partes em que podemos dividir o contedo do poema, adiantando, em parte , o significado do poema. A estrutura interna, por vezes, est muito ligada estrutura externa. Muitas vezes so os recursos prprios da linguagem potica os facilitadores da diviso do poema, porm a sua delimitao complexa e necessita que se atenda a diversos aspectos que a seguir se apresentam. A anlise da linguagem potica a parte mais rdua da anlise. Apresenta mltiplas aberturas e os recursos so muito variados, por isso se deve ir analisando os elementos, atribuindo-lhes valores significativos. Apresentar uma enumerao de elementos poticos sem valor no tem grande interesse para o comentrio do poema. Dizer que o poema apresenta muitas metforas, repeties, ou aliteraes carece de
1

Linguagem potica

interesse se no for acrescentado a expressividade desses recursos. Outro aspecto a evitar limitar-se a definir as figuras de estilo, (por exemplo: a aliterao a repetio de fonemas), isto no interessa para o comentrio. Para realizar um bom comentrio deve-se evitar as listas e explicaes que no trazem nada sobre o texto, o importante procurar o seu valor potico no poema em anlise. Deve-se sempre referir o valor expressivo das figuras de estilo e o valor expressivo que apresentam os materiais lingusticos ( palavras). Estes dois aspectos so muito importantes e funcionam quase sempre no mesmo plano. A seguir apresento alguns elementos que podem servir de guia em qualquer anlise potica. Chamo ateno para o fato destes elementos poderem no aparecer todos em todos os poemas, e cada poema impor a ordem em que se comentam estes materiais. Fonologia. O principal recurso fonolgico que apresenta o texto j foi abordado na estrutura externa, pois todos os elementos mtricos so fonolgicos. A aliterao, muito presente em muitos poemas pode apresentar valores expressivos importantes conforme os sons que se repetem. Sintaxe Os recursos sintticos mais frequentes so: paralelismo, repetio, hiprbato, assndeto e polissndeto. Semntica. A maior complexidade dos textos poticos radica do predomnio dos valores conotativos frente aos denotativos. Podem remeter para determinados temas constantes em cada poeta.

Aspectos a considerar quanto feitura da anlise textual


Comentar um texto verificar o que o autor disse e como o transmitiu, relacionando ambos os conceitos; observar as conotaes e os sentidos implcitos, interligando-os com as ideias explcitas; um momento em que o leitor estabelece afinidade com o texto que l, expondo a sua sensibilidade esttica, articulando aquilo que o autor disse, o modo como o fez, com a sua subjetividade de quem analisa e comenta. O texto deve ser uno e coerente, resultado da articulao de todos os aspectos a tratar, nos diferentes planos de anlise. As citaes devem aparecer entre aspas. Quando no for necessrio citar um verso completo ou uma frase completa deve-se utilizar o sinal [...] no local em que se interrompe a transcrio. Quando se desejar citar mais do que um verso e essa citao seguir exatamente a ordem do poema em
2

anlise, dever separar-se os respectivos versos por meio da utilizao de uma barra oblqua [/].

Referncia:
http://aulaportugues.no.sapo.pt/analisapoema.htm

You might also like