You are on page 1of 8

Relatrio de experimento: "Experincia 3: Contadores

Alunos: Larissa Amaral Fortes Victor Leonel de A. Mello RA 140735 RA 140965

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO SUPERIOR DE EDUCAO TECNOLGICA


Misso/CESET: Formar e aperfeioar cidados e prestar servios atendendo s necessidades tecnolgicas da sociedade com agilidade, dinmica e qualidade.

Relatrio de experimento: "Experincia 3: Contadores

Alunos: Larissa Amaral Fortes Victor Leonel de A. Mello RA 140735 RA 140965

Relatrio de experimento apresentado Faculdade de Tecnologia FT por solicitao da disciplina de Circutos Digitais Supervisora: Prof.. Santos. Talia Simes dos

Limeira/2013

Sumrio

Introduo ....................................................................................................... 04 Objetivo ........................................................................................................... 04 Materiais .......................................................................................................... 04 Metodologia ..................................................................................................... 04 Discusso..........................................................................................................05 Concluso.........................................................................................................07

Introduo Os contadores digitais so muito facilmente construdos custa de FlipFlops. Existem dois tipos bsicos de contadores: 1 -Sncronos: onde o sinal de CLOCK ataca todos os Flip-Flops ao mesmo tempo. 2 -Assncronos: onde a entrada de CLOCK de cada Flip-Flop atacada em funo do valor das sadas dos Flip-flops anteriores. O contador 74193 um contador crescente/decrescente inicializvel MOD-16, com contagem sncrona, inicializao assncrona e reset principal assncrono.

Objetivo Estudar a operao de um contador de dcada BCD crescente e decrescente. (74LS193) Determinar o diagrama de estado deste contador, e interligado ao decodificador de display de 7 segmentos projetado na experincia passada. Materiais Software Quartus II Metodologia A figura a seguir mostra a pinagem do CI 74193, cujas entradas so respectivamente os pinos 15,1,10,9, e as sadas so os pinos 3,2,6,7.

1- Realize a simulao do 74193 usando o Quartus II. No incio da simulao, resete as sadas do circuito colocando CLR em nvel 0. 2- Imponha as entradas o valor AH e acione a entrada LOAD com nvel 0.

3- Com gerador de pulsos (clock) conectado ao UP gere uma sequncia de pulsos e anote a sada (agrupada) em cada um dos estados. 4- Em seguida, conecte o gerador de pulsos ao DOWN e igualmente gere a sequencia de pulsos. 5- A partir da experincia anterior, pde-se notar que o circuito integrado em estudo realiza contagens crescentes e decrescentes. Como este circuito integrado pode ser usado para realizar contagens menores, por exemplo, de 0 a 9? Sugira um circuito para isto. 6- As sadas de um 74193 podem alimentar um decodificador display. Caso necessite-se utilizar um par de displays para fazer a contagem de 0 a 59 preciso empregar dois circuitos integrados. Como fazer isto? Sugira um circuito, e utilize o circuito combinacional projetado na experincia anterior para test-lo. Discusso

No momento de estabelecer as ligaes ou de controlar o display, devemos nos certificar de que os segmentos sero acionados corretamente. Os displays de 7 segmentos, independente do modelo, tem seus segmentos configurados. Como entradas este circuito dispe das seguintes: CLOCK UP - quando fr pretendida uma contagem crescente deve ser aqui aplicado o sinal de CLK; CLOCK DOWN - quando fr pretendida uma contagem decrescente deve ser aqui aplicado o sinal de CLK; LOAD - Permite carregar no contador o valor inical de contagem presente nas entradas A,B,C,D.; CLEAR - Fora o estado inicial de contagem a 0.

Quanto a sadas dispe das seguintes: CARRY (activ-low) - Indica que foi atingido o fim duma contagem crescente; BORROW (activ-low) - Indica que foi atingido o fim duma contagem decrescente; S1,S2,S3,S4- Sadas do estado corrente da contagem.

Para obter o contador crescente, foi necessrio aplicar nvel ALTO em load, down e carry e conectar o gerador de pulsos (clock) em UP. J no contador decrescente, foi aplicado nvel ALTO em load, up e carry e conectar o gerador de pulsos (clock) em DOWN. Para a construo de um contador de 0 a 9, o procedimento a ser seguido deve seguir as seguintes etapas: determinar o nmero que reiniciar a contagem do 0, no caso 10, que igual a 1010 em binrio; conectar as sadas que estaro em ALTO na contagem que so A=1 e C=1 e conectar a uma porta AND e por fim, esta na entrada de CLR, como nas imagens a seguir.

Para um contador de o a 59, foram ligados dois CI 74193 e inicialmente todos os contadores esto em 0 e o display mostra 00. A cada borda de descida do clock, o contador de unidades incrementado e o valor do contador mostrado no display. Quando o valor atinge 09, a prxima transio de descida do clock far com que o contador de unidades retorne para 0. Nesse momento ocorrer uma transio de 1 para 0 (borda de descida) da sada D desse contador, a qual est ligada a entrada de clock do contador de dezenas. Nesse estado com mais uma transio de descida do clock os contadores reiniciam com 00. Veja imagem a seguir.

Concluso Quando fr pretendida uma contagem crescente deve ser aqui aplicado o sinal de CLK em UP e uma contagem decrescente deve ser aqui aplicado o sinal de CLK em DOWN. Para obter um contador com mdulo menor que o permitido necessrio adicionar um circuito decodificador para reiniciar a contagem antes de chegar ao valor mximo. Os contadores so bastante usados em circuitos onde pulsos devem ser contados e mostrados em um display. O exerccio B mostra um arranjo de contadores que realiza a contagem de 0 a 99, no caso paramos a contagem em 59.

You might also like