You are on page 1of 4

Arquitetura Egpcia

Os arquitetos no antigo Egito eram considerados as pessoas que realizavam os grandes sonhos dos faras. O arquiteto possua uma gama de trabalhadores que o cercavam tais como escribas e pessoas que faziam as medidas dos locais das obras. Qualquer tipo de construo envolvia uma grande logstica e um planejamento que at hoje abordado pelos principais egiptlogos. Segundo MILLARD (1975, p. 40) Os egpcios no tinham guindastes nem roldanas. Todos os seus monumentos foram erguidos com a ajuda de rampas de cascalho e areia. Os grupos de homens arrastavam blocos de pedra pelas rampas acima. Por vezes, colocavam-se rolos por baixo dos blocos para que se movessem mais facilmente. Os blocos eram dispostos em uma camada de cada vez. As pirmides de Giz so as maiores e as mais bem construdas de todas as pirmides. Foram utilizados enormes blocos de pedras em toda a parte. O revestimento exterior era feito de blocos do mais fino calcrio branco. Posteriormente, as pirmides tornaram-se mais pequenas e algumas delas tinham pequenos blocos de pedra e cascalho no interior, enquanto outras apenas tinham tijolos de barro[...] Para construir um templo, os egpcios marcavam a planta no cho e depois colocavam as bases das colunas e a primeira camada de blocos para as paredes. Os espaos entre os blocos eram enchidos com areia, proporcionando uma superfcie plana, sobre a qual se colocava a nova camada de pedras. Utilizavam uma rampa sempre crescente, ao longo da qual as pedras eram arrastadas. Depois de aplicada cada camada, acrescentavam mais areia para alisar de novo a superfcie. A areia era ento retirada e ao mesmo tempo, faziam-se as decoraes. A arquitetura mais comum no antigo Egito eram os templos. Eles possuam uma decorao que era inspirada na paisagem egpcia. Papiros, flores de ltus e palmeiras eram algumas das principais decoraes dos templos egpcios. A entrada dos templos, geralmente era feita por caminhos que continham esfinges de ambos os lados. Os templos egpcios eram enormes e estavam sustentados por colunas.

Templo de Ramss II em Abu Simbel

Porm sem dvida alguma, as mais belas e impressionantes obras arquitetnicas do perodo faranico foram as pirmides. A pirmide em degraus ou escalonada foi uma obra-prima idealizada pelo mais famoso arquiteto do antigo Egito; Imhotep para o fara Djoser na tereira dinastia. Antes de Imhotep o lugar de descanso dos faras eram as mastabas.

Pirmide de Djoser

Posterior a pirmide de degraus, surgiram outras pirmides com formatos diferentes; veja mais sobre pirmides clicando aqui. Foi na quarta dinastia que o desenho das pirmides foram modificados originando as tradicionais pirmides que conhecemos hoje. As mais famosas dessa arquitetura so as pirmides do complexo de Giz.

Pirmides de Giz (Giza)

As esfinges egpcias tambm eram uma bela forma arquitetnica. Geralmente existiam inmeras esfinges que ficavam de ambos os lados das estradas que davam acesso aos templos. As esfinges mais comuns eram esttuas com corpo de leo e cabea humana (geralmente de faras). Conhea mais sobre as esfinges, clicando aqui.

Esfinge de Giz (Giza)

Os obeliscos eram tambm outras formas de arquitetura egpcia. Tinham o formato de colunas com lados lisos e em sua ponta seu formato era triangular (piramidal). Sua principal funo era de cunho religioso e servia para os egpcios homenagear os Deuses.

Obeliscos de Thotmes III e da Rainha Hatshepsut em Karnak

Existiam ainda outras formas arquitetnicas no antigo Egito. Como entradas de templos que eram uma verdadeira obra de arte, ou salas que eram sustentadas por diversas colunas, conhecida popularmente como hipstila. Que apesar de fazerem parte dos complexos dos templos eram de uma beleza mpar.

Hipstila Em Karnak

Abaixo uma dessas entradas que foi construda no reinado de Ramss III, onde retratam o fara em sua extenso.

Templo de Ramss III, Abertura Superior (Portal), em Karnak.

You might also like