You are on page 1of 28

Projeto O Poder Judicirio Nas escolas

Poder Judicirio Catarinense

Poder Judicirio Santa Catarina

Apresenta:

O PODER JUDICIRIO

o guardio das liberdades, dos direitos individuais e sociais, destacado na Constituio Federal (Lei suprema que rege nosso Estado de Direito) em captulo prprio (Captulo III, artigos 92 a 126). Estando insculpido no artigo 5, inciso XXXV, que "a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito".

O PODER JUDICIRIO
O Poder Judicirio, detentor tambm da funo jurisdicional na prtica das leis processuais, ou seja, de dizer e aplicar o direito, no mbito nacional, positivado por vrios rgos estatais, federais ou estaduais.

Legislao que rege o Poder Judicirio


A organizao da Justia nos Estados orienta-se pelas normas estabelecidas na Constituio Federal (artigos 93, 94, 96, III, 98, 100 e 125), pelas contidas na Lei Orgnica da Magistratura Nacional (Lei Complementar n 35, de 14 de maro de 1979) e pelas disposies das Constituies Estaduais.

Profisses Forenses

ATUAM NO PODER JUDICIRIO

* * * * * *

Juzes de Direito Promotores de Justia Advogados Escrives Tcnicos de Cartrio Oficiais de justia

JUIZ DE DIREITO
O que ?
aquele profissional responsvel por solucionar o conflito entre as pessoas ou entre as pessoas e o Estado, quando elas no conseguem solucionar. O juiz "aquele que julga", que diz a lei representando o Estado.

Quem ?
um cidado investido de autoridade pblica representante do Estado, com o poder para julgar os conflitos de interesse que so submetidas sua apreciao.

Funo:
O juiz exerce a funo de julgar os conflitos. E para isso, ele ouve o depoimento das partes nas audincias. Depois ele analisa o processo e profere sua deciso atravs dos despachos, das sentenas, conforme o caso, sozinho em seu gabinete. O Juiz tambm cuida de um cartrio ento ele precisa orientar o trabalho destes funcionrios. E tambm precisa estudar muito pra estar sempre atualizado.

PROMOTOR DE JUSTIA
Quem ? Os Promotores de Justia so membros do Ministrio Pblico. Sua principal Misso : zelar pela Justia e resguardar a prpria sociedade. Ele o guardio da sociedade. E tem a nobre tarefa de garantir os direitos fundamentais do cidado. O Promotor de Justia no mais um mero analisador de processos, acusador sistemtico, o verdadeiro papel do Promotor de Justia defender a sociedade.

PROMOTOR DE JUSTIA
Sua Funo: O Promotor de justia promove a justia, a defesa dos interesses sociais. Seja um problema referente ao consumidor, ambiental, criminal, desvio de dinheiro pblico. responsvel pela iniciativa da ao penal pblica. Ex. Com um inqurito policial do delegado em mos, ele faz uma petio ao juiz (denncia/acusao), o juiz recebe essa denuncia e d incio ao processo. Em audincia O Promotor de Justia no mais um mero acompanhado do Promotor e analisador de processos, acusador, o Advogado, o juiz interroga o verdadeiro papel do Promotor de Justia acusado, ouve testemunhas e por d a sentena. defender a sociedade.

PROMOTOR DE JUSTIA
Trabalho do Promotor de Justia: Despachar processos que esto em andamento, ou seja, dar seu parecer. Redigir peas (denncia/acusao). Participar das audincias dos interrogatrios para fazer perguntas as partes e testemunhas. Ler e estudar os processos. Mas o principal trabalho defender os interesses da populao, da vtima, lutar pelos interesses e direitos de toda uma coletividade. Tentar diminuir a violncia e a criminalidade denunciando os criminosos.

Ser Promotor de Justia ser cidado profissional. o exerccio da cidadania atravs de suas atribuies.

ADVOGADO
O que ? um cidado investido de um mnus pblico, ou seja: um encargo pblico conferido por lei, que o obriga a trabalhar em benefcio da coletividade ou da ordem social, defendendo os interesses do seu cliente. Quem ? o profissional apto para representar seus clientes perante a Justia, cabendo-lhe a funo de ampar-lo, informando-lhe de seus direitos, bem como pleiteando por seus direitos em juzo.

ADVOGADO
Qual sua Funo? Advogar, interceder a favor de algum, defendo-o com razes e argumentos, facilitando a obra do juiz e a aplicao da justia. Indispensvel, porque? O advogado desempenha funo essencial justia, sendo indispensvel a sua participao na esfera judiciria, porquanto cabe a ele servir de elo entre a parte desprotegida (cliente) e o direito que concerne a esta, ou seja, intermediando a relao entre o juiz Estado e a parte, na busca de uma prestao jurisdicional (deciso, julgamento) justa. Assim ele exerce com exclusividade a capacidade de se dirigir ao juiz atravs de petio. Sendo esta uma garantia fundamental para o processo.

ADVOGADO
Descrio de algumas tarefas do advogado
Redigir peties/ postular em juzo. (Levar apreciao do juiz a situao ftica (os fatos), talhando com seu conhecimento a pretenso de seu cliente). Acompanhar o andamento dos processos. Prestar informaes aos seus clientes ou quem lhe procurar. Estudar os processos. Participar de audincias. Manter-se sempre atualizado. Estudar a lei para orientar seus clientes.

PARA SER JUIZ DE DIREITO


Habilidade em tomar decises. Esta deve ser a principal caracterstica de quem pretende se tornar um juiz de direito. Esse profissional vive cercado de processos judiciais e precisa decidir o destino de diversas causas todos os dias. obrigatria sua presena no frum, para realizar audincias, atender advogados e despachar processos. Para se tornar um juiz, o caminho complexo. O primeiro passo concluir o bacharelado em Direito. Depois disso, preciso mais trs anos de experincia como advogado, ou de escola de magistratura. E por fim, prestar um concurso pblico estadual.

Posse de Magistrados (Juzes)

PARA SER PROMOTOR DE JUSTIA


Para quem deseja seguir a carreira de promotor de justia, o primeiro passo se tornar bacharel em Direito. Depois, fazer 03 anos de Escola do Ministrio Pblico e ento, deve-se prestar um concurso pblico estadual para a Promotoria de Justia. A prova realizada em vrias etapas, incluindo prova objetiva; provas dissertativas; e testes orais (entrevista e tribuna). Para ser empossado no cargo, h a necessidade de passar, ainda, por exames mdicos e psicotcnicos.
Posse Promotor de Justia

PARA SER ADVOGADO


Para se tornar um advogado o primeiro passo concluir o bacharelado em Direito. Depois, prestar a prova da OAB Ordem dos Advogados do Brasil. Essa prova constituda de duas etapas, prova objetiva e prova prtica. Na primeira, de 100 questes onde o futuro advogado assinala as respostas corretas. E a segunda, constitui-se de prova escrita onde o bacharel em Direito ir escrever suas respostas e redigir uma pea processual. Assim para exercer uma das mais antigas profisses da Histria so necessrios bom nvel de conhecimentos gerais, amplo domnio da Lngua Portuguesa e atualizao permanente. E muita leitura.
Formatura Bacharel em Direito

Smbolos da Justia

A BALANA E A ESPADA
Ao longo da Histria, a humanidade tem utilizado os smbolos como uma forma de expressar conceitos orientadores do comportamento em sociedade. O conceito de Justia tem diversos smbolos associados a ele, dentre os quais destacam-se:

A BALANA E A ESPADA

A balana representa a igualdade buscada pelo Direito e a espada representa a fora, e exerce o poderio elemento inseparvel do Direito, que busca a defesa da lei.

Dama da Justia
Originalmente, a balana simblica, nunca est isolada, mas acompanhada de uma espada e sustentada por uma imagem feminina. Essa figura feminina a deusa grega Dik, ou Astria, filha de Zeus e de Thmis, que, de olhos abertos, segurava, com a mo direita a espada e, com a esquerda uma balana de dois pratos. A balana representa a igualdade buscada pelo Direito e a espada representa a fora, elemento inseparvel do Direito. Note-se que a Deusa Dik, originalmente, no estava vendada e sempre tinha os olhos bem abertos para distribuir a Justia empregando a fora das Leis contra seus opositores. Contudo, no sculo XVI, por inveno de artistas alemes, ironicamente, foi-lhe vendados os olhos, retirando-lhe a viso.

Dama da Justia Dik ou Astra

Deusa de olhos vendados Significa o desejo de nivelar o tratamento jurdico de todos por igual, sem nenhuma distino. Tem o propsito da imparcialidade e da objetividade. a afirmao de que todos so iguais perante lei. Portanto, uma vez que seus olhos esto vendados, elucidam o disposto clara e evidentemente. H que se dizer que a imagem original no comportava tal venda, no entanto, com a evoluo da humanidade, por obra dos alemes, esta se faz presente at hoje.

Dama da Justia Dik ou Astra


Deusa de olhos abertos e sem venda Pode ser interpretada como a necessidade de no deixar que nenhum pormenor relevante para a aplicao da lei seja desconsiderado, avaliar o julgamento de todos os ngulos.

Martelo
Tambm chamado de malhete, o martelo do juiz, todo em madeira, , juntamente com a deusa Thmis e a balana da justia comutativa, um dos mais fortes e conhecidos smbolos do direito e da justia. No Direito o martelo representa o sinal de alerta, respeito e ordem para o silncio.

Cegueira
Assim como a deusa Dik era representada com os olhos vendados, assim a Justia, a personificao dessa virtude, interpreta que sem ver a pessoa pesa decises (Balana). A faixa cobrindo-lhe os olhos significava imparcialidade: ela no via diferena entre as partes em litgio, fossem ricos ou pobres, poderosos ou humildes, grandes ou pequenos. Suas decises, justas e prudentes, no eram fundamentadas na personalidade, nas qualidades ou no poder das pessoas, mas na sabedoria das leis. Hoje, mantida ainda a venda, pretende-se conferir esttua de Dik a imagem de uma Justia que, cega, concede a cada um o que seu sem conhecer o litigante. Imparcial, no distingue o sbio do analfabeto; o detentor do poder do desamparado; o forte do fraco; o maltrapilho do abastado. A todos, aplica o reto Direito.

Lei das 12 Tbuas


A Lei das Doze Tbuas (Lex Duodecim Tabularum ou simplesmente Duodecim Tabulae, em latim) constitua uma antiga legislao que est na origem do direito romano. Formava o cerne da constituio da Repblica Romana e do mos maiorum (antigas leis no escritas e regras de conduta). Conquanto seus originais tenham se perdido, os historiadores reconstituram parte do contedo nelas existentes, atravs de citaes em autores dos mais diversos. Com base nestes estudos, um esboo do contedo das tbuas pde ser feito. Temas Tbuas I e II Organizao e procedimento judicial; Tbua III - Normas contra os inadimplentes; Tbua IV - Ptrio poder; Tbua V - Sucesses e tutela; Tbua VI - Propriedade; Tbua VII - Servides; Tbua VIII - Dos delitos; Tbua IX - Direito pblico; Tbua X - Direito sagrado; Tbuas XI e XII - Complementares.

Trono ou Pedestal
Trono no qual o detentor do poder se assenta. Simboliza o poder, a glria, a manifestao da grandeza humana e das Instituies.

Ingresso na Carreira Jurdica


1 - Faculdade de Direito Servidor Pblico (geral): + Concurso Pblico de provas e ttulos na rea afim Advogado: + Prova da OAB Juiz: + Escola da Magistratura + Trs anos de prtica jurdica + Concurso Pblico Promotor de Justia: + Escola do Ministrio Pblico + Trs anos de prtica jurdica + Concurso Pblico

FIM

You might also like