You are on page 1of 7

1.

JUSTIFICATIVA

A proposta de repensar as prticas de leitura e escrita na escola municipal uma preocupao de toda a rede de educao do municpio de Salvador que atende as crianas do ensino fundamental I, nos anos iniciais. Professores e alunos aliam-se enfrentam verdadeiras maratonas de atividades em relao aquisio da leitura e da escrita nas escolas. Para a Escola Municipal Flor do Lcio, objeto de estudo deste projeto, formar leitores e escritores nos anos iniciais so realidades prximas e conflituosas sendo prticas indissociveis interferem mutuamente por isso precisa-se ter claro o significado da leitura e da escrita, por que ler e escrever? O que significa ler e escrever? Ler e escrever, quando e onde? Entenda como uma teia de significados logo um bem cultural onde alunos como sujeito de sua histria interage com o mundo bem como a sociedade a qual pertence, assim conceituada da leitura nos anos iniciais por quase todos os professores mediadores da referida escola. Em razo desta problemtica o artigo prope levantar questes a cerca da aquisio da leitura e da escrita nos anos iniciais, destacando estes como um fator de incluso e realizao nos novos nortes de aprendizagem, por isso indispensvel aos alunos do ensino fundamental I. Entendendo a complexidade deste objeto de estudo almeja-se aprofundar-se na construo do processo de ensinar e aprender permitindo associar teoria prtica no esquecendo a intencionalidade do professor que influenciam na aprendizagem dos alunos. Sendo educadora experiente no assunto, trago o objeto de estudo por sempre carregar esta bandeira no meu cotidiano e por entender que ler e escrever so aprendizagens presentes desde o instante quem que comeamos a entender e compreender o mundo nossa volta.

Nome fictcio dado a uma escola do municpio de Salvador para preservar a integridade dos docentes e preservar a identidade dos alunos. Fatos relatados no decorrer do artigo so inteiramente verdicos.

O Curso de Ps-Graduao Leitura e Produo de Texto aperfeioou os conhecimentos tericos sobre leitura e escrita os quais ser usado para refletir no relato de experincias no trabalho prtico vivenciada no objeto de estudo, a competncia lingstica dos professores poderia produzir efeitos eficientes na aquisio na habilidade de ler e escrever nos aos iniciais de for fluente e comunicativa. Em contexto prioritrio ler e escrever constitui-se em instrumentos de produo e reproduo de conhecimento e a prpria realidade, porque ler e escrever tem por objetivo capacitar os alunos a questionar, possibilitar o acesso a construo de resposta integradoras partindo de novas informaes atravs da unidade de sentido a partir dessas aes adquirir o desejado saber. A realidade que cerca as escolas municipais hoje se configura como um campo de busca de formadores e de leitores, porem o desinteresse pela leitura tem origem na pr-escola tendo como principal motivo o tipo de leitura oferecido as crianas estes so escolhidos sem levar em considerao a faixa etria dos alunos tornando o primeiro contato com o livro desinteressante e desprazeroso. Para melhor explanarmos o objeto e os problemas o artigo ser dividido em trs captulos: o primeiro abordar a leitura e escrita no ensino fundamental I nos anos iniciais o que facilita e o que dificulta; o segundo falar das caractersticas das prticas de leitura e da escrita nos anos inicias; o ultimo demoraremos relatos de experincias alternativas para melhoria no processo de construo da leitura e da escrita. Para melhor fundamentarmos nossas hipteses e nossas aes utilizaremos tericos como: Bagno (2003), Cagliari (2002), Freire (1983; 2001; 2003) Ferreiro e Teberosky (1986), Gandin (2006), Lerner (2002) Kato (2002), Soares (2001) e Zabala (1998), alem de observao diria no ambiente da escola. A importncia desses relatos de experincia est centrada na compreenso das prticas empenhadas a conceber a leitura e a escrita em seu processo de aquisio paralelo de significados cognitivos, interacionais e socioculturais.

2. DELIMITAO DO PROBLEMA

A aquisio da leitura e da escrita no ensino fundamental I, anos iniciais do 1 ao 5 ano continua na pauta das discusses em todo pas. A escola municipal protagoniza a questo, embora tenha passado por transformaes significativas em seu corpo docente, havendo professores mais graduados e especializados em relao s dcadas de 70 e 80. Entretanto o objeto de estudos ainda no tem consolidada a tarefa de fazer ler e escrever nos anos iniciais e assim garantir o direito de todos os alunos a leitura e a escrita. O tema provoca uma reflexo no mbito da responsabilidade na formao dos leitores e produtores de texto que ainda contempla transformaes matrias humana e consequentemente materiais didticos ainda refugio para preconceitos, a rotina, o dogma do tradicionalismo cego ou os interesses mais egostas que se fazem presentes neste contexto. A leitura e a escrita no ensino fundamental I na rede municipal um tema fundamental para os profissionais em educao procurarem compreender que esta aquisio vai alem do entorno da escola, esta deve ser trabalhada no seio da sociedade associando-se ao cotidiano dos alunos, a experincia aqui relatada trata de consideraes reais sobre o desenvolvimento da leitura e da escrita tendo como norte a proposta da pesquisa que aprofundar o tema. Na rede municipal de ensino este tema trs discusses e debates em todo o pas, pois, para o poder publico esta uma meta em todas as suas instncias o Ministrio da Educao MEC, por exemplo manifesta-se em diversas reportagens, artigos, publicaes e revistas aprofundando e apontando sempre a necessidade de maior eficcia nas aes para levar a convivncia com a leitura e retroalimentar a informao necessria para uma participao na escrita do individuo social. O desenvolvimento das capacidades de aprendizagens considerando-se a aquisio do conhecimento, as habilidades e competncias bsicas necessria na formao de atitudes e valores intrnsecos ao exerccio da cidadania passa pelas vias das habilidades lingsticas e comunicativas de ler e escrever, falar e ouvir, com compreenso no acontece espontaneamente. preciso selecionar metodologias coerentes, sobretudo nos anos inicias, pois, o processo de aquisio da leitura e da escrita passa pela contextualizao social e aponta caminhos, alternativas e posturas metodolgicas de valores pedaggicos diferenciados.
6

3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL -Compreender a partir da pesquisa bibliogrfica e da observao as implicaes do processo da aquisio da leitura de da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental I na escola Flor do Lcio. 3.2 OBJETIVO ESPECFICO -Identificar aspectos subjacentes a pratica que so observadas como facilitadores do desenvolvimento do aluno em relao aquisio da leitura e da escrita na unidade escolar Flor do Lcio.

4. METODOLOGIA
A pesquisa pretende analisar o caminho percorrido pelos docentes da escola municipal Flor do Lcio em suas praticas para aquisio da leitura de da escrita de alunos do 1 ao 5 ano do ensino fundamental I. O tipo de pesquisas a ser implementado sero a bibliogrficas e a observao, a fim de compreender esta problemtica. De acordo com Gil (2002; p. 45), a pesquisa bibliogrfica permite ao investigador a cobertura de uma gama de fenmenos muito mais amplo. Esta tambm pode ser desenvolvida com base em material j elaborado constituda particularmente de livros [...]. A pesquisa de observao tem como instrumento um questionrio com perguntas subjetivas com dez questes aplicadas no objeto de estudo, e sero respondidas por quatro professoras das classes do 1 ao 4 ano.

4.1 COLETA DE DADOS O questionrio contm perguntas que levam aos docentes as refletirem sobre as suas experincias no fazer aprender da leitura e da escrita nos anos iniciais na escola municipal, a coleta de dados ser realizada utilizando as respostas das professoras como indicadores de reflexo de suas praticas para ser descritas e assim contribui para o avano das questes em torno da aquisio da leitura e da escrita.

4.2 ANALISE DOS DADOS

A discrio das respostas que sero dadas pelas professoras ser analisada na integra para responder aos objetivos da pesquisa, ser considerada a formao, e o tempo de pratica docente de todas as professoras, buscando identificar a relao cotidiana professor x aluno e como essa relao interfere na aquisio da leitura e da escrita. Segundo Cervo e Bervian (1996), o questionrio a tcnica mais utilizada na coleta de dados. Acredito que possvel recorrer aos conhecimentos e experincias pessoais como fator auxiliador no processo de compreenso dos relatos que sero analisados. Segundo Bardin (1977; p.42) analise de contedo corresponde a um conjunto de tcnicas e analise da comunicao visando obter procedimentos sistemticos e objetivos de discrio do contedo das mensagens indicadoras (qualitativo ou no) que permitem a inferncia de conhecimentos relativos s condies de produo/recepo (variveis inferidas) dessa mensagem. Contudo j descrito enfatizo que a pesquisa em sua plenitude quer ampliar as reflexes da aquisio da leitura e da escrita nos anos iniciais dando viso mais exata sobre o problema supracitados tornando mais especfico.

4.3

FONTE DE INFORMAO

Para se responder a pesquisa das fontes de formao sobre a leitura e a escrita nos anos iniciais, ser usado: a) Fontes tericas sobre livros, autores que tratam da temtica; b) A descrio das prticas das professoras da escola; c) Textos indicados pelos docentes do curso de Ps-Graduao em Leitura e Produo de Texto.

4.4

INSTRUMENTOS

Os questionrios consta os dados que sero interpretados na pesquisa e transformados em informaes, esses dados sero analisados com base nas teorias que respaldam a pesquisa. O instrumento escolhido permite verificar de forma eficiente
8

a concepo de leitura da escola Flor do Lcio que faz parte da rede municipal de ensino de Salvador, que tem por obrigao promover a aquisio da leitura e da escrita com recurso na formao humana para a vida inteira.

4.5

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

Inicialmente pretendo promover e reler Fichamento dos textos citados, em seguida compilar e selecionar matrias como: artigos cientficos e livros. A pesquisa divide-se em trs momentos conversa e entrega do questionrio aos professores, anlise do instrumento, analise dialogada com os tericos sobre a prtica dos docentes, produzir os textos gradativamente e apresentar as docentes afim de valorizar a sua participao na construo da pesquisa.

5. CRONOGRAMA
- Conversar com os docentes do objeto de estudo e entregar o questionrio; - Recolher os questionrios e pedir que elas falem oralmente a sua impresso sobre este; - Transformar os dados coletados em informao; - Fazer relatrio da pesquisa; - Apresentar ao orientador; - Leitura e Fichamento dos textos e livros; - Produo do primeiro capitulo; - Apresentao ao orientador; - Fichamento e leitura do livro Alfabetizao e Lingustica de Cagliari; - Leitura do livro Estratgia de Leitura de Isabel Sol; - Produo do segundo capitulo;

6. REFERNCIA

BARDIN, L. Anlise de Contedo. Lisboa: Edies 70. CERVO. A. L. BERVIAN, P. A. Metodologia cientfica. 4. Ed. So Paulo. GIl, Antonio Carlos, Como elaborar um projeto de pesquisa ; 4 edio.2002;So Paulo, Atlas.

10

You might also like