You are on page 1of 5

FACULDADE LEO SAMPAIO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAO FSICA DISCIPLINA: GINSTICA ESCOLAR PROFESSOR: TIAGO MAIA COSTA

WILL ANDERSON ARAUJO DA SILVA

JUAZEIRO DO NORTE 2013

GINSTICA LOCALIZADA Entende-se por ginstica localizada, a realizao de exerccios dirigidos a determinado grupo muscular. Seu foco principal desenvolver flexibilidade e resistncia muscular, mas tambm tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades motoras como a coordenao, ritmo, equilbrio e descontrao. Fortalecimento Muscular conseguido atravs de exerccios de fora que proporcionam um fortalecimento muscular para a obteno de enrijecimento e resistncia. Os exerccios realizados com pouco peso proporcionam condicionamento sem aumento de massa, sendo esse o mais indicado a escola. Mtodos de Trabalhar os Exerccios de Fora Dinmico ou Isotnico: os exerccios so realizados numa sequencia de varias repeties, com contraes musculares dinmicas Esttico ou Isomtrico: exerccio onde os msculos e as articulaes permanecem numa mesma posio ate a concluso do tempo de durao determinado. No h dinmica constante neste tipo de exerccio. Flexibilidade A flexibilidade a capacidade que a pessoa tem de realizar amplitudes mximas. Auxilia a realizao de vrios movimentos e atividades como: danas, esportes e outros tipos de ginstica (artstica, rtmica e desportiva) e ate nos afazeres dirios. muito estimulante por dar a sensao de domnio corporal proporcionando ao individuo autoconfiana e prazer. Flexibilidade Envolve: mobilidade articular e elasticidade muscular. Mobilidade articular a capacidade de movimento das articulaes; e elasticidade muscular o estiramento ou alongamento dos msculos. A mobilidade articular ocorre nas articulaes que so formadas pela unio de dois ossos que so moveis e permitem aes corporais como flexionar, estender e girar os segmentos corporais. Mtodos de Trabalhar os Exerccios de Flexibilidade a) Flexibilidade Balstica: realizado de forma rpida e explosiva por um agente externo (outra pessoa ou outro grupo muscular). Esse mtodo pode causas leses musculares. b) Flexibilidade Esttica: diferencia-se do balstico por ser realizado de forma lenta e gradual.

c) Flexionamento Ativo: realizado atravs de exerccios dinmicos que forcem a execuo alem do normal. d) Flexionamento Esttico: esse mtodo inibe a contrao muscular e proporciona a realizao do beneficio com a musculatura trabalhada relaxada. Deve-se buscar a maior amplitude do movimento possvel de forma lenta.

A Respirao importante para a flexibilidade seguindo-se os seguintes mtodos: deve-se utilizar todo o pulmo e empregar o abdmen e a musculatura torcica em vez de s o diafragma; expirao e inspirao devem ser feitas apenas pelo nariz e a inspirao deve durar o dobro da expirao; no se deve segurar a respirao no alongamento. PARTES DA AULA DE GINSTICA LOCALIZADA Aquecimento: prepara o individuo para realizar os exerccios e evitar leses aumentando assim a eficincia dos movimentos. Ginstica Localizada: visa o fortalecimento muscular e flexibilidade. Relaxamento: atravs de movimentos respiratrios e de percepo corporal haver a renovao do bem estar necessrio. Metodologia As atividades realizadas podem ser as padres utilizadas nas academias e pode ser realizada na escola no importando a faixa etria. Na fase pspuberdade j possvel um desenvolvimento moderado com vrios benefcios ao adolescente, e servira tambm como uma referncia para quando ele for adulto. EXERCCIOS LOCALIZADOS Exerccios de flexibilidade: so utilizados dois mtodos: ativo e passivo. Passivo: seu ponto principal esta no alongamento, que no fora o estiramento total visando flexibilidade, ele mais voltado para aquecer e relaxar. Ativo: visa mais a flexibilidade e deve-se ter cuidado na sua realizao para nas causar danos fsicos ao indivduo. ESTUDO SOBRE OS EXERCICIOS ABDOMINAIS Essa rea do corpo de ter uma ateno especial, pois so os abdominais que estabilizam o tronco e com uma serie de atividades podem se tornar mais rgidos e promover uma maior capacidade de sustentao.

Benefcios de uma boa musculatura abdominal Equilbrio postural, sustentao visceral, eficincia respiratria, eficincia do processo digestivo, melhora da esttica e preveno contra traumatismos no bao e no fgado. Os msculos que compe o abdmen so quatro: reto abdominal, obliquo interno e externo, e o transverso do abdome. Interferncia da Amplitude da Flexo do Tronco na Ao dos Msculos Abdominais Em decbito dorsal a flexo do tronco executada pelos msculos abdominais, embora haja tambm trabalho dos oblquos. Deve-se tomar alguns cuidados ao realizar os exerccios abdominais: No recomendado a realizao dos abdominais com as pernas esticadas, pois o mesmo alem de sobrecarregar a coluna tambm desvia o foco do exerccio para os quadris. Deve-se realizar a respirao corretamente inspirando na descida e expirando na subida. Nos abdominais puros (flexo do tronco 30 graus) deve-se educar a postura flexionando o joelho e o quadril. Evitar impulsos e trancos no inicio do movimento para no sobrecarregar a lombar. Abdominais com ngulo de 90 do tronco, no devem ser praticados com repeties excessivas, pois sobrecarregam a coluna.

PRINCIPAIS GRUPOS MUSCULARES TRABALHADOS NA GINSTICA E importante que o aluno tenha algum conhecimento sobre os msculos trabalhados e deve saber identific-los para um melhor objetivo no exerccio; so eles: Trceps Sural ou popularmente panturrilha. um grupo de trs msculos agrupados na parte de trs da perna. Quadrceps. Esta situado na parte anterior da coxa e formado por quatro msculos. Jarrete. Composto pelo bceps femoral. Iliopsoas. Insere-se no quadril, posteriormente a coxa. Glteos. Composto por trs msculos na parte Antero lateral do quadril. Abdominais. Composto por quatro msculos que formam a parede abdominal. Peitoral. Localiza-se na parte anterior do corpo. Trapzio. Recobre os msculos do pescoo e esta na parte posterior do tronco.

Grande dorsal. Origina-se nas ultimas vrtebras da coluna e se agrupa no ombro. Deltide. So trs msculos que formam um contorno no ombro. Bceps braquial. Situado na parte anterior do brao, tem duas pores que vai do ombro ao antebrao. Trceps braquial. Comporto por trs pores: longa medial, lateral e medial. Unem-se na altura do cotovelo.

You might also like