You are on page 1of 73

Legislao Trabalhista e Previdenciria

Segurana no Trabalho
Ivelise Fonseca da Cruz

Ivelise Fonseca da Cruz

LEGISLAO TRABALHISTA E PREVIDENCIRIA


Educao a Distncia

SUMRIO

1 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 2 2.1 2.2 2.3 3 3.1 3.2 3.3 3.4 4 5

FUNDAMENTOS DO DIREITO DO TRABALHO


SURGIMENTO DO DIREITO DO TRABALHO NATUREZA JURDICA CONCEITO DE DIREITO DO TRABALHO DIVISO FONTES ART. 8O. CLT PRINCPIOS DO DIREITO DO TRABALHO

4 4 5 5 5 5 6 6 6 6 8 12 12 13 13 15 15 18

CONTRATO DE TRABALHO E RELAO DE TRABALHO


CONCEITO DE CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO NATUREZA JURDICA SUJEITOS DA RELAO DE EMPREGO

ALTERAO NAS CONDIES DE TRABALHO E REMUNERAO


SUSPENSO E INTERRUPO DO CONTRATO TRANSFERNCIA DE EMPREGADO REMUNERAO JORNADA DE TRABALHO

SEGURANA E HIGIENE DO TRABALHO NORMAS REGULAMENTADORAS DA SEGURANA NO TRABALHO

6 6.1 7 7.1 7.2 7.2.1 7.2.2 7.2.3

DIREITO PREVIDENCIRIO
BENEFCIOS DA PREVIDNCIA SOCIAL

23 25 27 27 27 28 30 31 33 34 36 36 38 72

DIREITO COLETIVO E RELAES COLETIVAS DE TRABALHO


RELAES DE TRABALHO DIREITO SINDICAL

Organizao sindical: contribuies e categoria profissional Sindicato Conflitos Coletivos do Trabalho

7.2.3.1 Greve 7.2.3.2 Convenes e acordos coletivos de trabalho 8 8.1 8.2 LEGISLAO PREVIDENCIRIA
APRESENTAO DIREITO PREVIDENCIRIO

REFERNCIAS

1 FUNDAMENTOS DO DIREITO DO TRABALHO


1.1 SURGIMENTO DO DIREITO DO TRABALHO Com o surgimento da sociedade industrial e o trabalho assalariado, originou-se na Inglaterra o Direito do Trabalho - em meados do sculo XVIII, houve a passagem da manufatura para a indstria mecnica. A introduo de mquinas e mecanismos causa uma revoluo produtiva; h progresso tecnolgico. O novo sistema industrial transforma as relaes sociais criando duas novas classes para seu funcionamento: empresrios, que so os proprietrios de capital, prdios, mquinas, matrias primas, e os operrios, que oferecem fora de trabalho, em troca de salrio. Os trabalhadores nas indstrias emergentes, muitos deles imigrantes, insatisfeitos com as pssimas condies de trabalho, com tradio sindicalista europia, passaram a exigir medidas de proteo legal. At, aproximadamente, 1920, a ao dos anarquistas repercutiu fortemente no movimento trabalhista. Com os sindicatos, iniciaram-se os movimentos dos trabalhadores prevalecendo a vontade da coletividade, nascendo ento as greves e aparecendo os trabalho. No Brasil, a escravido a primeira forma de trabalho conhecida. Nesta fase no havia direitos para os escravos, pois no eram consideradas pessoas capazes de adquiri-los. Mas, com a imigrao e a abolio da escravatura, no final do sculo XIX, provocou-se a formao de um mercado de trabalho assalariado nas cidades, mercado heterogneo, formado por crianas, mulheres e homens. A poltica de trabalho vem da Era Vargas (1930-1945), que pela carncia de leis existentes na poca, criou o Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio e a Justia do Trabalho, para arbitrar conflitos entre patres e empregados. A legislao instituda era extensa para o proletariado e foi incorporada Constituio da poca, a de 1934. Posteriormente, ela foi organizada no regime da CLT Consolidao das Leis do Trabalho que em 10 de novembro de 1943, passou a ter vigncia. contratos coletivos de

1.2 NATUREZA JURDICA As normas do Direito do Trabalho pertencem ao ramo do direito privado, pois a relao entre empregado e empregador de natureza contratual, de origem nas relaes civis e comerciais; mas algumas normas so de ordem pblica. 1.3 CONCEITO DE DIREITO DO TRABALHO o conjunto de princpios, normas e instituies aplicveis s relaes individuais e coletivas de trabalho subordinado e situaes equiparveis, tendo em vista a melhoria das condies sociais do trabalhador. 1.4 DIVISO O Direito do Trabalho est dividido em duas grandes reas: a- Direito individual do trabalho: o ramo que tem por objeto as relaes individuais, ou seja, entre empregado e empregador, observando os direitos cabveis. b- Direito coletivo do trabalho: o ramo que se ocupa do estudo das relaes coletivas de trabalho, envolvendo as categorias de empregado e empregador, organizao sindical. 1. 5 FONTES Art. 8oCLT So fontes do direito do trabalho a Constituio Federal, as Leis Ordinrias, as Convenes Coletivas de Trabalho 1 (CCT), os Acordos Coletivos de Trabalho 2 (ACTs), as sentenas normativas, os regulamentos de empresas, a jurisprudncia, a doutrina e os costumes.

o acordo de carter normativo, pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econmicas e profissionais estipulam condies de trabalho- Art. 611, Caput, CLT. 2 Art. 611, par. 1o., CLT. Os acordos so ajustes realizados entre sindicato dos empregados e uma ou mais empresas.

1.6 PRINCPIOS DO DIREITO DO TRABALHO 3 Os princpios so vertentes, fundamentos, que firmam esse ramo do direito servindo de critrio para sua exata compreenso e so estes: a- da proteo do trabalhador: sempre deve se aplicar a norma mais favorvel ao trabalhador, bem como a manuteno da condio mais benfica, ou seja, in dbio pro operrio; b- irrenunciabilidade de direitos: os direitos trabalhistas so irrenunciveis, pois representam as condies mnimas do empregador, e as normas trabalhistas tm carter pblico. (Art. 9. , 444, 468 CLT); c- continuidade da relao de emprego: salvo prova em contrrio, o contrato de trabalho tido como ajustado por tempo indeterminado; d- primazia da realidade: neste ramo jurdico se privilegia o fato real e no aquilo que consta de documentos formais.

2 CONTRATO DE TRABALHO E RELAO DE TRABALHO


2.1 CONCEITO DE CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO o negcio jurdico em que uma pessoa fsica se obriga a realizar atos, executar obras ou prestar servios para outra e sob dependncia desta, durante um perodo determinado ou indeterminado de tempo, mediante o pagamento de uma remunerao de forma voluntria. 4 2.2 NATUREZA JURDICA A teoria que fundamenta esta relao de contratualismo, que considera a relao entre empregado e empregador um contrato; o seu fundamento reside numa tese: a vontade das partes a causa insubstituvel e nica que pode constituir o vnculo jurdico.

Princpios constitucionais especficos: liberdade sindical (Art. 8); no-interferncia do Estado na organizao sindical (Art. 8); direito de greve (9), representao dos trabalhadores na empresa (11), reconhecimento de convenes e acordos coletivos (7, XXVII).
4

Art. 444 CLT

A lei brasileira define a relao entre empregado e empregador como um contrato, mas afirma que o contrato corresponde a uma relao de emprego. 5 Quanto forma, pode ser verbal ou escrito. A relao jurdica pode ser formada pelo ajuste expresso escrito, pelo ajuste expresso verbal ou pelo ajuste tcito. Durao. H contratos por prazo indeterminado e contratos por prazo determinado. A diferena entre ambos depende simplesmente de ver, na sua formao, se as partes ajustaram ou no o seu termo final: se houver o ajuste do termo final, o contrato ser por prazo determinado. A forma comum o contrato por prazo indeterminado. 6 No tocante aos direitos dos empregados contratados por prazo determinado, o empregado no recebe aviso prvio e a multa de 40% do FGTS (que seria uma forma de indenizao). Por outro lado, possui direito a frias, ao 13 salrio e a levantar o FGTS. Alm disso, o empregado, ao ser dispensado, receber eventual indenizao correspondente metade dos salrios do perodo restante do contrato de trabalho. 7 Do contrrio, se o empregado pede demisso antes do prazo, a indenizao corresponde aos prejuzos causados ao empregador, sendo a indenizao limitada, possuindo como teto a metade do salrio do perodo que faltava para o trmino do contrato. Por ltimo, possvel, por determinao legal, a resciso recproca, assegurando s partes o direito de rescindir o contrato, antecipando o trmino do contrato, no havendo, nesse caso que se falar em indenizao. 8 Contrato de trabalho individual acordo, tcito ou expresso, formado entre empregador e empregado para a prestao de servio pessoal, contendo os elementos que caracterizam uma relao de emprego. Contrato de trabalho coletivo o acordo de carter normativo, formado por uma ou mais empresas com entidades sindicais, representativas de empregados de determinadas categorias, visando autocomposio de seus conflitos coletivos.

Art. 442 CLT- contrato de trabalho contrato de direito privado, consensual, sinalagmtico (perfeito), comutativo, de trato sucessivo, oneroso e, regra geral, do tipo de contratos de adeso. 6 Art. 443 CLT 7 Art.479 CLT 8 Art.481 CLT

2.3 SUJEITOS DA RELAO DE EMPREGO Empregado a pessoa fsica que presta pessoalmente servios no-eventuais a outrm, subordinado e assalariado, devendo preencher os seguintes requisitos para sua caracterizao: 9 a- pessoa fsica: empregado pessoa fsica e natural; b- pessoalidade: o trabalho deve ser realizado pessoalmente pelo empregado; c- salrio: em trabalho beneficente no h relao de emprego; d- continuidade: empregado um trabalhador no-eventual; e- subordinao: empregado um trabalhador, cuja atividade exercida sob dependncia, sendo esta a caracterstica mais importante. Tipos de trabalhadores e distines: existem outras pessoas que exercem atividades, mas que no so regidas pela CLT, so diferentes do empregado, esto sob outros regimes legais: a- aprendiz no empregado, o menor entre 14 e 18 anos, que recebe formao profissional no trabalho ou matriculado em curso do Servio Nacional de Aprendizagem. A remunerao o salrio mnimo hora, e a jornada no excede seis horas; 10 b- domstico aquele que presta servio de natureza contnua e de finalidade no lucrativa pessoa ou famlia, no mbito residencial destas (motorista, jardineiro, bab, cozinheira). Os direitos trabalhistas deste so: salrio mnimo, irredutibilidade salarial, 13 salrio, repouso semanal remunerado, frias anuais com adicional de 1/3, licena maternidade ou paternidade, aviso prvio, aposentadoria. Mas no possuem os seguintes direitos: FGTS (optativo ao empregador), horas-extras, jornada de trabalho de oito horas ao dia, proteo na relao de trabalho contra despedida arbitrria, seguro-desemprego, adicionais noturnos, de insalubridade, periculosidade, sobreaviso ou de transferncia, salrio famlia, assistncia aos dependentes, seguro contra acidente de trabalho e licena maternidade por adoo; 11 c- autnomo: o elemento de distino a subordinao, pois o autnomo trabalha sem subordinao, assumindo o risco de sua atividade econmica,

Art. 3 CLT Art.428, par.2 e 432 CLT 11 Lei n.5.859/72( regulamentada pelo Decreto n.71.885/73), art. 7, pargrafo nico, CF.
10

pessoa fsica tambm, atuando sem fiscalizao de horrio; e a cada atividade este emite um documento denominado RPA (recibo de pagamento autnomo), devendo ser inscrito no rgo de classe respectivo, como OAB, CRO, CRM, e recolher contribuio obrigatria ao INSS. So autnomos, por exemplo: advogado, mdico, engenheiro, vendedor, representante comercial, eletricista, encanador, chaveiro, pintor, marceneiro; 12 d- avulso o trabalhador porturio, cujos servios eram prestados com intermediao dos sindicatos. Hoje, existe a OGMO (rgo de Gesto de Mode-obra) do trabalho porturio, estabelecendo as regras para atividades como capatazia, estiva, conferncia de cargas, conserto, bloco e vigilncia de embarcaes, nos portos organizados. Apesar de no serem empregados, a Constituio Federal, no art. 7., assegura direitos semelhantes; 13 e- temporrio aquele contratado por uma empresa especializada em locaes de mo-de-obra, para suprir necessidades transitrias dos clientes e para acrscimo extraordinrio de tarefas, por exemplo: a contratao por lojas no perodo de festas. Algumas regras devem ser observadas. O contrato de trabalho sempre escrito, o prazo mximo de trs meses, (prorrogveis somente com autorizao do Ministrio do Trabalho), a remunerao deve ser equivalente recebida pelos empregados da mesma categoria da empresa tomadora, jornada de oito horas com no mximo duas horas extras, repouso semanal remunerado, adicional por trabalho noturno, FGTS e proteo previdenciria. Mas este trabalhador no tem direito a 13. salrio, aviso prvio, multa de 40% do FGTS; 14 f- empregado rural o trabalhador que presta servios em propriedade rural, continuadamente e mediante subordinao ao empregador, assim entendida, toda pessoa que exerce atividade agroeconmica; o contrato de trabalho rural pode ter durao determinada e indeterminada; so admitidos contratos de safra; seus direitos que j eram praticamente igualados aos do urbano, foram pela CF/88 totalmente equiparados; o trabalhador de indstria situada em propriedade rural considerado industririo e regido pela CLT e no pela lei do trabalho rural (TST, Enunciado n. 57); so estes: o tratorista, o colono, o

12 13

Lei n. 8212/91, art. 12, V, alnea h Art.7, XXXIV, CF, Lei n. 8630/93 14 Lei n. 6019/74

10

motorista, o mdico veterinrio que desempenham funes para empregador rural; 15 g- cooperado a espcie de trabalhador que, agrupado a outros, forma uma sociedade civil sem fins lucrativos, no havendo vnculo empregatcio entre a sociedade cooperativa e os associados, nem entre os associados e os tomadores de servios, por viverem num regime de colaborao; mas as sociedades cooperadas devem observar dois princpios: da dupla qualidade, em que o cooperado ao mesmo tempo cliente e cooperado, e retribuio pessoal diferenciada, pois a existncia das cooperativas se d pelo aumento no trabalho e atividades humanas; 16 h- terceirizado a transferncia legal do desempenho de atividades de determinada empresa, para outra empresa, que executa as tarefas contratadas, de forma que no se estabelea vnculo empregatcio entre os empregados da contratada e a contratante; permitida a terceirizao de atividade-meio (aquelas que no coincidem com os fins da empresa contratante) e vedada a de atividades-fim (so as que coincidem); 17 i- estagirio no empregado; no tem os direitos previstos na CLT aplicveis s relaes de emprego; j- diretor de sociedade no empregado; mandatrio, pois a relao jurdica que o vincula sociedade de mandato e no de emprego, mas para caracterizao fundamental a subordinao. Empregador a pessoa fsica ou jurdica que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servios, equiparando-se ao profissional liberal, instituio de beneficncia, s associaes recreativas e outras instituies sem fins lucrativos. 18 O empregador possui alguns instrumentos jurdicos como, por exemplo: a- poder de direo: atribuda ao empregador de determinar o modo como a atividade do empregado, em decorrncia do contrato de trabalho, deve ser exercida; b- poder de organizao consiste na ordenao das atividades do empregado, inserindo-as no conjunto das atividades da produo, visando obteno de objetivos econmicos e sociais da empresa; a empresa poder ter um regulamento
15 16

Lei n. 5.889/73., Art. 7 CF Lei n. 5.764/71 e art. 442 CLT 17 Smula 331 do TST, art. 9 CLT 18 Art.2 CLT

11

interno para tal; decorre dele a faculdade de o empregado definir os fins econmicos visados pelo empreendimento; c- poder de controle o direito de o empregador fiscalizar as atividades profissionais dos seus empregados; justifica-se, uma vez que, sem controle, o empregador no pode ter cincia de que, em contrapartida ao salrio que paga, vem recebendo os servios dos empregados; d- poder de disciplina consiste no direito de o empregador impor sanes disciplinares ao empregado, de forma convencional (previstas em conveno coletiva) ou estatutria (previstas no regulamento da empresa), subordinadas forma legal como a suspenso disciplinar e a advertncia; o atleta profissional ainda passvel de multa. Carteira de trabalho e previdncia social (CTPS): sua natureza a prova do contrato de trabalho, pois tanto nas relaes de emprego verbalmente ajustadas como naquelas em que h contrato escrito, haver, alm do contrato com as clusulas combinadas, a carteira; quanto a sua obrigatoriedade, nenhum empregado pode ser admitido sem apresentar a carteira, e o empregador tem o prazo legal de 48 horas para as anotaes, devolvendo-a em seguida ao empregado; as anotaes efetuadas na carteira geram presuno relativa quanto existncia da relao de emprego; sero efetuadas pelo empregador, salvo as referentes a dependentes do portador para fins previdencirios, que sero feitas pelo INSS, bem como as de acidentes de trabalho. 19 No que concerne ao registro, a lei obriga o empregador a efetuar o registro de todo empregado em fichas, livros ou sistema eletrnico, porque tem a natureza de prova do contrato, documento do empregador, prestando-se para esclarecimentos solicitados pela fiscalizao trabalhista da DRT. 20 Capacidade do empregado e nulidade do contrato: qualquer pessoa pode ser contratada, contudo menores de 18 anos dependem de autorizao do pai ou responsvel legal (CLT, art. 402), visto que depende dele para obter a carteira profissional. A CLT probe o trabalho do menor de 12 anos, a CF/88, elevou essa idade para 14, salvo em se tratando de aprendiz; mesmo quando o contrato nulo, por ser o agente incapaz, os direitos trabalhistas so assegurados ao trabalhador.

19 20

Art.20,29 e 30 CLT Art.41 CLT

12

ALTERAO

NAS

CONDIES

DE

TRABALHO

REMUNERAO

A CLT faz restries referentes s alteraes nos contratos individuais de trabalho apregoando que s podem ser realizadas por mtuo consentimento e mesmo assim, se no resultarem em prejuzos diretos ou indiretos aos empregados. 21 Alm disso, existem dois princpios regentes e basilares para alterao do contrato, que devem ser respeitados: Princpio legal da imodificabilidade determina que nenhuma condio de trabalho deve ser alterada unilateralmente, sem que tenha a anuncia da parte contrria; e tais modificaes sero lcitas se no trouxerem qualquer tipo de prejuzo ao empregado. Princpio doutrinrio do Jus variandi o direito do empregador, em casos excepcionais, de alterar, por imposio e unilateralmente, as condies de trabalho de seus empregados; fundamenta alteraes relativas funo, ao salrio e ao local da prestao de servios. 22

3.1 SUSPENSO E INTERRUPO DO CONTRATO Suspenso do contrato de trabalho: a paralisao temporria do contrato de trabalho, em que o empregador no est obrigado ao pagamento do salrio ou a contar o tempo de servio. So exemplos de suspenso do contrato de trabalho: falta injustificada, auxlio doena aps 15. dia, cessando obrigaes de o empregador efetuar o pagamento do salrio, que passar a ser feito pelo INSS, afastamento do empregado, sem remunerao e a seu pedido, perodo de greve, salvo acordo ou conveno coletiva, laudo arbitral ou sentena normativa dispondo contrrio. 23 Interrupo do contrato de trabalho: tambm uma paralisao temporria, mas aqui o empregador tem o dever legal de remunerar os dias de afastamento e de contar o seu tempo de servio.
21 22

Art.468 CLT Art.450,461, par.4 e 468 CLT 23 Art.473 CLT, Art. 7., Lei n. 7.783/89, Lei n. 8213/91

13

So os casos, por exemplo, de auxlio doena at o 15 dia, perodo de frias, descanso semanal remunerado (DSR), licena gestante ou paternidade, faltas justificadas, servio militar. 24 3.2 TRANSFERNCIA DE EMPREGADO Conceito legal de transferncia: o ato pelo qual o empregado passa a trabalhar em outra localidade, diferente da que resulta do contrato, desde que importe em mudana de domiclio. 25 A transferncia ser lcita se houver a concordncia do empregado, pois sem sua anuncia lcita a transferncia em caso de necessidade de servio, mediante o pagamento de adicional de transferncia de 25%, e ocorrendo a extino do estabelecimento em que trabalhar o empregado. Alm do requisito do consentimento do empregado, faz-se necessria a demonstrao da necessidade de prestao de servios em outra localidade para que haja a transferncia. 26 3.3 REMUNERAO Salrio a soma de todas as atribuies econmicas pagas diretamente pelo empregador ao empregado como contraprestao do trabalho realizado, devendo estas ser parcelas fixas e variveis. a soma de tudo aquilo que pago com habitualidade, por exemplo, horas extras, prmio, adicional noturno desde que habituais. As parcelas variveis so de dois tipos: ajuda de custo, paga pelo empregador com a finalidade de cobrir despesas do empregado, devendo este prestar contas, e esta tem natureza indenizatria; diria o segundo tipo de parcela, sendo o valor fixo pago ao empregado, sendo desnecessria a prestao de contas do valor recebido, por parte do empregado. Remunerao a soma do salrio e dos valores que o empregado recebe habitualmente de terceiros, o caso, por exemplo, da gorjeta.
27

A distino importa para

alguns ttulos contratuais que usam como base aquela primeira, por exemplo: aviso prvio, hora extra, adicional noturno e de insalubridade, so pagos somente sobre o salrio. J 13 salrio, frias e FGTS so calculados sobre a remunerao.
24 25

Art.4, par., nico,129, 395, CLT, art.7., XVIII,XIX, CF Art.469,470 CLT 26 Art.553 e 659 CLT 27 Art.457 CLT

14

Proventos so o benefcio pago pela previdncia ao inativo. Meios de pagamento: via de regra, o salrio deve ser pago em moeda corrente do pas, mas na zona urbana poder ocorrer o pagamento em cheque ou depsito em conta bancria. 28 Tambm meio de pagamento o salrio em utilidades, ou seja, so fornecidas pelo empregador ao empregado com contraprestao ao servio realizado: alimentao, vesturio, contudo, pelo menos 30% do salrio devero ser pagos em dinheiro. E vale mencionar que instrumentos de trabalho, como uniforme, educao, transporte de ida e volta do trabalho, assistncia mdica hospitalar, seguro de vida, previdncia privada no integram o salrio. 29 Normas gerais e protetivas ao salrio: o salrio poder ser reduzido somente por conveno ou acordo coletivo, sendo intangvel, mas se houver dano causado pelo empregado, os descontos so lcitos. Os salrios so impenhorveis, salvo para pagamento de penso alimentcia, que so vertentes do salrio: a irredutibilidade salarial, inalterabilidade, intangibilidade e impenhorabilidade. 30 O princpio da isonomia salarial deve ser observado, pois empregados que cumprem as mesmas funes, na mesma localidade e com o mesmo empregador devem receber salrios iguais. O FGTS visa a proporcionar recursos que, administrados pela Caixa Econmica Federal, so investidos em habitao, saneamento bsico, infra-estrutura urbana e na construo de habitaes populares. o depsito bancrio de 8% da remunerao do empregado, em conta bancria vinculada, como se fosse uma poupana ao empregado, para levant-la em hipteses legais, por exemplo, dispensa sem justa causa. Tal valor deve ser recolhido at o dia sete de cada ms. Os beneficirios desse so os empregados contratados pelo regime da C.L.T. os avulsos, os empregados rurais e os trabalhadores temporrios; contudo, servidores pblicos, civis ou militares, trabalhadores eventuais ou autnomos no fazem jus a esse benefcio. Os casos de saques destes valores esto disponveis em lei, so alguns destes: falecimento do trabalhador, doena grave, despedida imotivada, aposentadoria e outros. 31

28 29

Art.463,caput, CLT 462, par. 2, CLT, 458 CLT 30 Art.7, VI, CF, 468 CLT 31 Art.15 e pargrafos, 20 , Lei n. 8036/90

15

Dcimo terceiro salrio uma gratificao compulsria por fora de lei e tem natureza salarial. Foi criado pela Lei 4090/62, como um pagamento a ser efetuado no ms de dezembro e no valor de uma remunerao mensal. Para o empregado que no trabalha todo o ano, seu valor proporcional aos meses de servio, na ordem de 1/12 por ms, considerando-se a frao igual ou superior a 15 dias como ms inteiro, desprezando-se a frao menor; a Lei 4749/65 desdobrou em dois seu pagamento; a primeira metade paga entre os meses de fevereiro e novembro e a segunda, at 20/12. Formas especiais de salrio so representadas pelos adicionais, que so acrscimos salariais decorrentes da prestao de servios em condio mais gravosa para quem o presta, podendo ser pagos concomitantemente, salvo o adicional de periculosidade e insalubridade. 3.4 JORNADA DE TRABALHO Esta o tempo em que o empregado est disposio do empregador em razo do contrato de trabalho, executando ordens. A CF, no art. 7 prev a durao de trabalho no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, facultadas a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva. Algumas profisses possuem jornadas especiais e diferenciadas, por exemplo: cabineiro de elevador, operador cinematogrfico, bancrios, empregados no servio de telefonia, ferrovirios, jornalistas. admitida legalmente a prorrogao da jornada de trabalho em qualquer situao, mas a lei fixa o adicional de 50%. E se tal prorrogao estiver prevista no contrato, o empregado dever cumpri-la. Mas, existem duas hipteses em que a prorrogao obrigatria: servio inadivel, o que no pode ser interrompido, por exemplo, servio de concretagem e, por motivo de forca maior, o imprevisto, por exemplo: exploso. 32

4 SEGURANA E HIGIENE DO TRABALHO


Quem previne, poupa. O Brasil gasta anualmente R$ 20 bilhes com acidentes e doenas de trabalho, portanto, oferecer condies de segurana tornou-se requisito obrigatrio s empresas que desejam ser competitivas. Com segurana, sade e qualidade de vida no

32

Art.61 CLT.

16

trabalho, diretamente ligadas responsabilidade social da empresa, preciso aliar os investimentos em preveno, formao e treinamento de trabalhadores e profissionais da rea. Porm, os reflexos no param a. O simples pagamento do adicional de insalubridade ou periculosidade no exime a empresa da responsabilidade por acidente do trabalho ou doena ocupacional (que atualmente est equiparada ao acidente do trabalho), isto , mesmo pagando o adicional insalubridade por rudo excessivo, a empresa no se furta de indenizar o trabalhador acometido de doena ocupacional e que ficar inapto ao trabalho. As vultosas quantias exigidas a ttulo de indenizao por acidente do trabalho tm feito as empresas tornarem-se mais atentas ao cumprimento da legislao trabalhista, particularmente das Normas Regulamentadoras de Segurana e Medicina do Trabalho. A inobservncia da legislao, por si s, sujeita a empresa a uma srie de sanes, desde a lavratura de autos de imposio de multas, at o embargo ou interdio nos casos de risco iminente vida do trabalhador. Finalmente, constituindo-se em mais uma pena econmica empresa, a Previdncia Social resolve elevar o valor do seguro de acidente do trabalho, em 6,9 ou 12%, para aquele trabalhador que se utilize da aposentadoria especial em, respectivamente, 25, 20 ou 15 anos de trabalho. Assim, ou a empresa torna o local de trabalho saudvel, eliminado a aposentadoria especial de seus empregados ou arca com parcela deste custo, que at bem pouco tempo era imposto Previdncia Social. 33 Segurana do trabalho o conjunto de medidas que versam sobre condies especficas de instalao do estabelecimento e de suas mquinas, visando garantia do trabalhador contra natural exposio aos riscos inerentes prtica da atividade profissional. Higiene do trabalho uma parte da medicina do trabalho, restrita s medidas preventivas, enquanto a medicina abrange as providncias curativas; a aplicao dos sistemas e princpios que a medicina estabelece para proteger o trabalhador, prevendo ativamente os perigos que, para a sade fsica ou psquica, se originam no trabalho; a eliminao dos agentes nocivos ao trabalhador constitui o objeto principal da higiene laboral. Obrigaes da empresa: cumprir e fazer cumprir as normas de segurana e medicina do trabalho, instruir os empregados, por meio de ordens de servio, relativamente s precaues a tomarem, no sentido de evitar acidentes de trabalho e doenas ocupacionais;

33

VENDRAME, Antonio Carlos, Segurana no trabalho tambm qualidade de vida para seus empregados. Disponvel em: http://ctst.ufrgs.vilabol.uol.com.br/divs/seg_trab_quali_vida_empr.doc , site acessado dia 26/12/05

17

adotar as medidas determinadas pelo rgo regional competente; facilitar o exerccio da fiscalizao pela autoridade competente. Obrigaes do empregado: observar as normas de segurana e medicina do trabalho, inclusive quanto s precaues a tomar no sentido de evitar acidentes de trabalho ou doenas ocupacionais e colaborar com a empresa na aplicao dos dispositivos legais envolvendo segurana e medicina do trabalho. Insalubridade: so consideradas atividades ou operaes insalubres aquelas que, por sua natureza, condio ou mtodos de trabalho, expuserem os empregados a agentes nocivos sade, acima dos limites de tolerncia fixados em razo da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposio aos seus efeitos. O exerccio do trabalho em condies insalubres assegura ao trabalhador o direito ao adicional de insalubridade, que ser de 40, 20 ou 10%, do salrio mnimo regional. individual.
34

Esta poder ser neutralizada ou eliminada por

intermdio da adoo de medidas especiais ou pela utilizao de equipamento de proteo A classificao do grau de insalubridade em mnimo, mdio ou mximo deve ser realizada atravs de percia a cargo de mdico do trabalho ou engenheiro do trabalho, devidamente registrado no Ministrio do Trabalho. 35 Vale mencionar que o adicional de periculosidade no se cumula com o de insalubridade. Logo, o empregado dever optar pelo adicional que lhe for mais favorvel. Periculosidade: so consideradas atividades ou operaes perigosas aquelas que, por sua natureza ou mtodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamveis ou explosivos, em condies de risco acentuado e o trabalho nessas condies d ao empregado o direito ao adicional de periculosidade, cujo valor de 30% sobre seu salrio contratual. 36 Tambm so inclusas nesta categoria atividades com energia eltrica, operaes perigosas com radiaes ionizantes ou substncias radioativas. O adicional devido categoria independe se a exposio intermitente ou permanente.Tambm deve ser apurada atravs de percia a cargo do mdico do trabalho ou engenheiro do trabalho devidamente inscritos nos rgos.

34 35

Art.189 a 191 CLT Art.195 CLT 36 Art.193 CLT

18

5 NORMAS REGULAMENTADORAS DA SEGURANA NO TRABALHO

Os arts. 154 a 201 da CLT servem de balizamento, de parmetro tcnico, s pessoas/empresas que devem atender aos ditames legais e que, tambm, devem observar o pactuado nas Convenes/Acordos Coletivos de Trabalho de cada categoria e nas Convenes Coletivas sobre Preveno de Acidentes em Indstrias de Mquinas Injetoras de Plstico; Indstrias de Prensas Mecnicas; Indstrias de Proteo, Tratamento e Transformao de Superfcies no Estado de So Paulo. Considerando-se que as vinte e oito normas existentes tm uma inter-relao entre si, o propsito o de indicar efetivamente essa ocorrncia, demonstrando na prtica prevencionista, que muito pouco adianta atender uma Norma Regulamentadora sem levar em considerao a outra. Portaria N. 3.214/78, SSST Secretaria de Segurana e Sade no Trabalho, atualmente, DSST Departamento de Segurana e Sade no Trabalho, do Ministrio do Trabalho e Emprego. Segue o resumo abaixo, a ttulo exemplificativo, considerando que j houve ampliao deste rol: 37 NR1 Disposies Gerais: determina que as normas regulamentadoras, relativas segurana e medicina do trabalho, obrigatoriamente, devero ser cumpridas por todas as empresas privadas e pblicas, desde que possuam empregados celetistas. Determina, tambm, que o Departamento de Segurana e Sade no Trabalho o rgo competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar todas as atividades inerentes. D competncia as DRTs regionais, determina as responsabilidades do empregador e a responsabilidade dos empregados. NR2 Inspeo Prvia: determina que todo estabelecimento novo dever solicitar aprovao de suas instalaes ao rgo regional do Ministrio do Trabalho e Emprego, que emitir o CAI - Certificado de Aprovao de Instalaes, por meio de modelo prestabelecido.

MARCHETTI, Emarno; EVANGELINOS, Pedro, Legislao de segurana e medicina no trabalho, FIESP E CIESP. Disponvel em: http://ctst.ufrgs.vilabol.uol.com.br/divs/Legis_Seg_Med_Trab_FIESP.pdf acessado dia 26/12/05

37

19

NR3

Embargo ou Interdio: a DRT poder interditar/embargar o

estabelecimento, as mquinas, setor de servios se os mesmos demonstrarem grave e iminente risco para o trabalhador, mediante laudo tcnico, e/ou exigir providncias a serem adotadas para preveno de acidentes do trabalho e doenas profissionais. Caso haja interdio ou embargo em um determinado setor, os empregados recebero os salrios como se estivessem trabalhando. NR4 Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho SESMT: a implantao do SESMT depende da gradao do risco da atividade principal da empresa (Classificao Nacional de Atividades Econmicas - CNAE) e do nmero total de empregados do estabelecimento (Quadro 2). Dependendo desses elementos o SESMT dever ser composto por um Engenheiro de Segurana do Trabalho, um Mdico do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Tcnico de Segurana do Trabalho, todos empregados da empresa. Atualmente, esta Norma est sendo revista pela Comisso Tripartite Paritria Permanente. A nova NR4 Sistema Integrado de Preveno de Riscos do Trabalho, pela Portaria n. 10, de 6 de abril de 2000. As novidades so os servios terceirizados, o SEST prprio, o SEST coletivo e a obrigatoriedade de todo estabelecimento, mesmo com um empregado, ser obrigado a participar do programa. NR5 Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA: todas as empresas privadas, pblicas, sociedades de economia mista, instituies beneficentes, cooperativas, clubes, desde que possuam empregados celetistas, dependendo do grau de risco da empresa e do nmero mnimo de 20 empregados so obrigadas a manter a CIPA. Este dimensionamento depende da Classificao Nacional de Atividades Econmicas - CNAE, que remete a outra listagem de nmero de empregados. Seu objetivo a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho, tornando compatvel o trabalho com a preservao da sade do trabalhador. A CIPA composta de um representante da empresa Presidente (designado) e representantes dos empregados, eleitos em escrutnio secreto, com mandato de um ano e direito a uma reeleio e mais um ano de estabilidade. NR6 - Equipamentos de Proteo Individual EPIs: as empresas so obrigadas a fornecer aos seus empregados equipamentos de proteo individual, destinados a proteger a sade e a integridade fsica do trabalhador. Todo equipamento deve ter o CA - Certificado de Aprovao do Ministrio do Trabalho e Emprego e a empresa que importa EPIs tambm dever ser registrada junto ao Departamento de Segurana e Sade do Trabalho, existindo para esse fim todo um processo administrativo.

20

NR7 - Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO: trata dos exames mdicos obrigatrios para as empresas. So eles exame admissional, exame peridico, de retorno ao trabalho, de mudana de funo, demissional e exames complementares, dependendo do grau de risco da empresa, ou empresas que trabalhem com agentes qumicos, rudos, radiaes ionizantes, benzeno, etc., a critrio do mdico do trabalho e dependendo dos quadros na prpria NR7 , bem como, na NR15, existiro exames especficos para cada risco que o trabalho possa gerar. NR8 Edificaes: esta norma define os parmetros para as edificaes, observandose a proteo contra a chuva, insolao excessiva ou falta de insolao. Devem-se observar as legislaes pertinentes nos nveis federal, estadual e municipal. NR9 - Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA: esta norma objetiva a preservao da sade e integridade do trabalhador, atravs da antecipao, avaliao e controle dos riscos ambientais existentes, ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em vista a proteo ao meio ambiente e recursos naturais. Leva-se em conta os Agentes FSICOS, QUMICOS e BIOLGICOS. Alm desses agentes, destacamos tambm, os Riscos Ergonmicos e os Riscos Mecnicos. importante manter esses dados no PPRA, a fim de as empresas no sofrerem aes de natureza civil por danos causados ao trabalhador, mantendo-se atualizados os Laudos Tcnicos e o Perfil Profissiogrfico Previdencirio. NR10 - Instalaes e Servios de Eletricidade: trata das condies mnimas para garantir a segurana daqueles que trabalham em instalaes eltricas, em suas diversas etapas, incluindo projeto, execuo, operao, manuteno, reforma e ampliao, incluindo terceiros e usurios. Esta Norma encontra-se sob consulta pblica para a sua reviso. NR11 - Transporte, Movimentao, Armazenagem e Manuseio de Materiais: destina-se a Operao de Elevadores, Guindastes, Transportadores Industriais e Mquinas Transportadoras. NR12 - Mquinas e Equipamentos: determina as instalaes e reas de trabalho, distncias mnimas entre as mquinas e os equipamentos, dispositivos de acionamento, partida e parada das mquinas e equipamentos.Contm Anexos para o uso de Motos erras, Cilindros de massa, etc. No Estado de So Paulo, as empresas devem observar a Conveno Coletiva para Melhoria das Condies de Trabalho em Prensas e Equipamentos Similares, Injetoras de Plsticos e Tratamento Galvnico de Superfcies nas Indstrias Metalrgicas no Estado de So Paulo, assinada em 29.11.02, em vigncia a partir de 28.01.03. NR13 - Caldeiras e Vasos de Presso: de competncia do engenheiro especializado nas atividades referentes a projeto de construo, acompanhamento de operao e

21

manuteno, inspeo e superviso de inspeo de caldeiras e vasos de presso. Norma que exige treinamento especfico para os seus operadores, contendo vrias classificaes e categorias, nas especialidades, devido, principalmente, ao seu elevado grau de risco. NR14 Fornos: define os parmetros para a instalao de fornos; cuidados com gases, chamas, lquidos. Deve-se observar as legislaes pertinentes nos nveis federal, estadual e municipal. NR15 Atividades e Operaes Insalubres: considerada atividade insalubre, a exemplo da NR16-Atividades Perigosas, quando ocorre alm dos limites de tolerncia, isto , intensidade, natureza e tempo de exposio ao agente, que no causar dano a sade do trabalhador, durante a sua vida laboral. As atividades insalubres esto contidas nos anexos da Norma e so considerados os agentes: Rudo contnuo ou permanente; Rudo de Impacto; Tolerncia para Exposio ao Calor; Radiaes Ionizantes; Agentes Qumicos e Poeiras Minerais.Tanto a NR15 quanto a NR16 dependem de percia, a cargo do mdico ou do engenheiro do trabalho, devidamente credenciado junto ao Ministrio do Trabalho e Emprego. NR16 Atividades e Operaes Perigosas: tambm considerada quando ocorre alm dos limites de tolerncia. So atividades perigosas aquelas ligadas a explosivos, inflamveis e energia eltrica. NR17 Ergonomia: esta norma estabelece os parmetros que permitem a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas, mquinas, ambiente, comunicaes dos elementos do sistema, informaes, processamento, tomada de decises, organizao e conseqncias do trabalho. Observe-se que as LER Leses por Esforos Repetitivos, hoje denominada DORT Doena Osteomuscular Relacionada ao Trabalho constituem o principal grupo de problemas sade, reconhecidos pela sua relao laboral. O termo DORT muito mais abrangente que o termo LER, constante hoje das relaes de doenas profissionais da Previdncia. NR18 - Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo PCMAT: o PCMAT o PPRA da Construo civil. Resume-se no elenco de providncias a serem executadas, em funo do cronograma de uma obra, levando-se em conta os riscos de acidentes e doenas do trabalho e as suas respectivas medidas de segurana. NR19 Explosivos: determina parmetros para o depsito, manuseio e armazenagem de explosivos. NR20 - Lquidos Combustveis e Inflamveis: define os parmetros para o armazenamento de combustveis e inflamveis.

22

NR21 - Trabalho a cu aberto: define o tipo de proteo aos trabalhadores que trabalham sem abrigo, contra intempries (insolao,condies sanitrias, gua, etc.). NR22 - Trabalhos subterrneos: destina-se aos trabalhos em mineraes subterrneas ou a cu aberto, garimpos, beneficiamento de minerais e pesquisa mineral. Nesses trabalhos necessrio ter um mdico especialista em condies hiperbricas. Esta atividade possui vrias outras legislaes complementares. NR23 - Proteo contra Incndios: todas as empresas devem possuir proteo contra incndio; sadas para retirada de pessoal em servio e/ou pblico; pessoal treinado e equipamentos. As empresas devem observar as normas do Corpo de Bombeiros sobre o assunto. NR24 - Condies Sanitrias e de Conforto nos Locais do Trabalho: todo estabelecimento deve atender as denominaes desta norma, que o prprio nome denota. E cabe a CIPA e/ou ao SESMT, se houver, a observncia desta norma. Deve-se observar, tambm, nas Convenes Coletivas de Trabalho de sua categoria se existe algum item sobre o assunto. NR25 - Resduos Industriais: trata da eliminao dos resduos gasosos, slidos, lquidos de alta toxidade, periculosidade, risco biolgico, radioativo, a exemplo do csio em Gois. Remete s disposies contidas na NR15 e legislaes pertinentes nos nveis federal, estadual e municipal. NR26 - Sinalizao de Segurana: determina as cores na segurana do trabalho como forma de preveno evitando a distrao, confuso e fadiga do trabalhador, bem como cuidados especiais quanto a produtos e locais perigosos. NR27 - Registro Profissional do Tcnico de Segurana no Ministrio do Trabalho e Emprego: todo tcnico de segurana deve ser portador de certificado de concluso do 2 grau de Tcnico de Segurana e Sade no Trabalho, com currculo do Ministrio do Trabalho e Emprego, devidamente registrado atravs das DRTs regionais. NR28 - Fiscalizao e Penalidades: toda norma regulamentadora possui uma gradao de multas, para cada item das normas. Estas gradaes so divididas por nmero de empregados, risco na segurana e risco em medicina do trabalho. O agente da fiscalizao, baseado em critrios tcnicos, autua o estabelecimento, faz a notificao, concede prazo para a regularizao e/ou defesa. Quando constatar situaes graves e/ou iminentes ao risco sade e integridade fsica do trabalhador prope autoridade regional a imediata interdio do estabelecimento.

23

NR29-Segurana e sade no trabalho porturio: estabelece as definies de terminal retroporturio, zona primria e tomador de servio. Aplica-se a todos os trabalhadores porturios em operaes tanto a bordo como em terra, regulando a proteo obrigatria contra acidentes e doenas profissionais, aplicao dos primeiros socorros. NR30- Segurana e sade no trabalho aquavirio: tal norma aplicvel aos trabalhadores das embarcaes comerciais, regulamenta suas condies de trabalho, principalmente a marinheiros, chefes de cabines. NR31- Segurana e sade no trabalho na agricultura, pecuria, silvicultura, explorao florestal e aqicultura: aplicveis s atividades de explorao industrial desenvolvidas em estabelecimentos agrrios, prescreve as medidas de preveno e os riscos. 6 DIREITO PREVIDENCIRIO Aspectos constitucionais: na CF/88, h ntida valorizao do Direito Previdencirio, ao se trazer para o seu bojo um captulo versando sobre a Seguridade Social. A partir desse momento, a Previdncia Social, a Assistncia Social e a Sade passaram a fazer parte do gnero Seguridade Social, o que no era previsto antes, constituindo, dessa forma, um ramo especfico do Direito Constitucional, a Seguridade Social se fortaleceu com princpios prprios, aplicveis aos benefcios previdencirios e assistenciais. 38 A seguridade social visa ao bem estar social, para que se preserve a dignidade da pessoa humana, e aquela que vista como um sistema composto de vrios subsistemas, que so : a- Sade: um direito de todos e dever do Estado garanti-la ao seres humanos e preserv-la na medida do possvel, por isso a previso constitucional da criao do SUS (Sistema nico de Sade), em que se busca uma ao conjunta entre os entes da federao. 39 b- Assistncia social: este tambm direito de todos, representada por um conjunto de atividades estatais voltadas para o atendimento dos hipossuficientes beneficiando-os com dinheiro, assistncia sade, fornecimento de alimentos, com os seguintes objetivos: proteger a famlia, maternidade, infncia, adolescncia e

38 39

Art.194 a 204 CF Art.196 CF

24

velhice entre outras. O INSS atua nesta rea, quando cede um salrio beneficio pessoa portadora de deficincia e ao idoso, que no consiga se sustentar. 40 c- Previdncia social: um sistema organizado de forma geral, de carter contributivo e filiao obrigatria, visando a cobertura dos riscos de doenas, invalidez, morte e idade avanada, entre outros. Esta administrada pelo INSS. 41 Sistemas de financiamento dos benefcios: so dois, o sistema de capitalizao e o de repartio. Capitalizao a formao de capital financiador das prestaes futuras; tem origem nos critrios que so observados nos seguros privados; repartio a distribuio imediata dos recursos captados, o que feito em curto prazo, sem capitalizao, evitando-se a depreciao do capital que se forma. Plano de Custeio: o programa oramentrio das arrecadaes dos recursos que vo financiar os sistemas e que tem um aspecto macro, que envolve problemas sobre renda nacional e redistribuio; no aspecto micro, o plano consiste na definio das pessoas que estaro obrigadas a efetuar o recolhimento de contribuies. Sistemas de custeio: compreendem o estudo das bases de contribuies, dos recolhimentos, dos obrigados ao custeio e dos tipos de custeio a cargo de cada pessoa; a seguridade deve ser financiada por toda a sociedade. Contingncias: so as situaes que devem ser protegidas, as mais comuns so a alterao da sade de uma pessoa, a incapacidade para o trabalho, a velhice, o desemprego, as necessidades familiares e, dentre estas, a morte, protegendo-se os dependentes; os tipos de benefcios guardam correspondncia com as contingncias protegidas. Seguridade complementar: a permisso do Estado para que, alm do sistema oficial, coexistam sistemas confiados iniciativa privada; funda-se na constatao de que o Estado no tem condies de prover s necessidades de toda a populao ou prov-las de modo adequado. Custeio do Sistema: custeio o estudo e a definio legal do financiamento do sistema de previdncia e assistncia social, das pessoas que devem pag-lo, dos critrios que devem ser adotados para a captao dos recursos e dos respectivos valores correspondentes aos diversos pagamentos; a CF/88 deixa bem claro os trs princpios informadores de sua estrutura: a- universalidade de cobertura, significando que todos devem contribuir;
40 41

Art. 203 CF Art.201, CF

25

b- a equanimidade na forma de participao no custeio, regra de justia social cuja finalidade distribuir os nus adequadamente, de modo que a maior participao deve ser exigida daqueles que esto em condies de pagar mais; c- a diversidade da base de financiamento, forma de ampliar os critrios adotados para a obteno dos recursos, no os limitando a uma nica forma de obteno. O financiamento da seguridade social resulta das receitas provenientes da Unio, da contribuies sociais e de outras fontes (Leis, 8.221/91, 8.444/92 e 9.032/95). Beneficirios da previdncia social: so segurados obrigatrios da Previdncia Social, as pessoas fsicas que esto enumeradas no art. 11 da Lei 8.213/91 e no Decreto 611/92); os dependentes do segurado, que so as pessoas que, segundo a lei, vinculam-se economicamente a ele, esto enumerados no art. 16.

6.1 BENEFCIOS DA PREVIDNCIA SOCIAL So as prestaes asseguradas pelo rgo previdencirio aos beneficirios, quer em dinheiro (auxlios, aposentadoria e penso) ou em utilidades (servios e remdios). Auxilio-doena: ser devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o perodo de carncia, ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos (art. 59); consistir numa renda mensal correspondente a 91% do salrio de benefcio, respeitado o salrio mnimo. Aposentadoria por invalidez: ser devida ao segurado que, estando ou no em gozo de auxlio doena, for considerado incapaz e insusceptvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia, ser-lhe- paga enquanto permanecer nessa condio; corresponde a uma renda mensal de 100% do salrio de benefcio, inclusive a decorrente de acidente de trabalho. Aposentadoria por tempo de servio: devida aps 35 anos de trabalho ao homem e, aps 30, mulher; ser proporcional aos 30 anos de trabalho para o homem e 25 para a mulher. Aposentadoria por idade: alcanada certa idade o segurado tem direito ao descanso, como contrapartida dos servios que prestou durante a vida; a concedida ao segurado que

26

completar 65 anos, se homem, e 60, se mulher, reduzidos esses limites para 60 e 55 anos, para os exercentes de atividades rurais. Aposentadoria especial: ser devida, uma vez cumprida a carncia exigida nesta lei, ao segurado que tiver trabalhado durante 15, 20 ou 25 anos, conforme a atividade profissional, sujeito as condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica; consistir numa renda mensal equivalente a 100% do salrio de benefcio. Salrio-famlia: ser devido, mensalmente, ao segurado empregado, exceto o domstico e ao segurado trabalhador avulso, na proporo do respectivo nmero de filhos ou equiparados (art. 65). Penso por morte: ser devida ao conjunto dos dependentes do segurado que falecer, aposentado ou no, a contar da data do bito ou da deciso judicial, no caso de morte presumida (art.74); a renda mensal de 100% do salrio de benefcio. Auxlio-recluso: ser devido aos dependentes do segurado recolhido priso, sendo obrigatrio, para a manuteno do benefcio, a apresentao de declarao de permanncia na condio de presidirio. Salrio maternidade: devido a segurada empregada, a trabalhadora avulsa e a empregada domstica, durante 28 dias antes e 92 dias depois do parto, observadas as situaes e condies previstas na legislao (art. 71). Seguro desemprego: tem a finalidade de prover assistncia financeira temporria ao trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa, inclusive a indireta, e auxiliar na busca de novo emprego; sua durao de 3 a 5 meses. Acidente de trabalho: o que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa ou pelo exerccio do trabalho dos segurados referidos no inciso VII, do art. 11 da lei, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou a perda ou reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho (Lei. 8.213/91, art. 19). Auxlio acidente: concedido como indenizao, ao segurado, aps a consolidao das leses decorrentes de acidentes de qualquer natureza que impliquem a reduo da capacidade funcional; o seu valor mensal e vitalcio de 50% do salrio de benefcio; devido aos segurados empregados, avulsos e segurados especiais (Lei 9.032/95); o recebimento de salrio ou concesso de outro benefcio no prejudicar a continuidade do recebimento do auxlio acidente.

27

7 DIREITO COLETIVO E RELAES COLETIVAS DE TRABALHO 42


7.1 RELAES DE TRABALHO Relaes individuais e coletivas de trabalho. As individuais so as que se constituem no mbito do contrato individual de trabalho, tendo como sujeitos o empregado e o empregador, singularmente considerados e como objeto os interesses individuais de ambos no desenvolvimento do vnculo de trabalho; a razo de ser das relaes coletivas est na necessidade de unio dos trabalhadores para que possam defender, em conjunto, sua reivindicao perante o poder econmico: defende os interesses comuns. Sujeitos das relaes coletivas. O sujeito o grupo, constitudo de pessoas abstratamente consideradas; ser uma categoria profissional, se constituda de trabalhadores e, uma categoria econmica, se de empregadores. Coalizo. a unio no contnua; no permanente; constitui-se e se desfaz; surge para um evento, um acontecimento. Poder normativo dos grupos. o poder de criar normas e condies de trabalho que sero obrigatrias em todo o grupo; trata-se de um procedimento de auto-elaborao normativa; revela a importncia das relaes coletivas de trabalho, desempenhando papel instrumental, contratual e coletivo de um grupo, vinculando os sujeitos coletivos pactuantes. 7.2 DIREITO SINDICAL Conceito. Direito sindical o ramo do direito do trabalho que tem por objetivo o estudo das relaes coletivas de trabalho, e estas so as relaes jurdicas que tm como sujeitos grupos de pessoas e, como objeto, interesses coletivos. mbito do direito sindical. Compe-se de quatro partes: organizao sindical, representao dos trabalhadores na empresa, conflitos coletivos de trabalho, formas de composio e greve; convenes coletivas de trabalho. A primeira estuda a estrutura sindical do Pas; a segunda examina as relaes coletivas de trabalho na empresa, sindicais, no sindicais e mistas; na terceira, faz-se estudo dos conflitos de interesses entre trabalhadores como grupo e empregadores; na quarta, d-se relevncia s convenes coletivas de trabalho que se projetam nos contratos individuais.

42

PEDDE Jr., Rodolpho P. Apostila de Direito do Trabalho. Disponvel em: www.direitoria.net

28

Organizao sindical: modelo sindical brasileiro. Como a CF/88 mostra aspectos de autonomia, na medida em que d competncia aos trabalhadores ou empregadores definir as respectivas bases territoriais; so vedadas ao Poder Pblico a interferncia e a interveno na organizao sindical, no podendo a lei exigir prvia autorizao do Estado para a fundao de sindicatos.

7.2.1 Organizao sindical: contribuies e categoria profissional


As entidades sindicais tm como receita: contribuio confederativa (CF, art. 8, IV), contribuio sindical (CF, art. 8, IV, e 149, combinados com os arts 578 a 610 da CLT), contribuio assistencial (CLT, art. 513, e) e mensalidade dos scios do sindicato (CLT, art. 548, b). Contribuio confederativa A base legal a Constituio Federal, ao dispor que a assemblia geral fixar a contribuio que, em se tratando de categoria profissional, ser descontada em folha para custeio do sistema confederativo da representao sindical respectiva (art. 8, IV). Essa contribuio no tem natureza tributria, no podendo ser exigida dos trabalhadores no filiados ao sindicato. Contribuio sindical A previso da contribuio sindical est na parte final do Art. 8, IV da Constituio Federal, bem assim no seu Art. 149, que autoriza a instituio pela Unio de contribuio no interesse das categorias profissionais ou econmicas. A regulamentao da matria est nos arts. 578 a 610 da CLT. Essa contribuio tem natureza jurdica de tributo, sendo instituda por lei, portanto, compulsria para todos os trabalhadores, independentemente da vontade deles. Em decorrncia de sua natureza tributria, esto obrigados ao seu pagamento todos os trabalhadores pertencentes categoria, independentemente de serem sindicalizados ou no. Para o desconto dessa contribuio em folha de pagamento no h necessidade de autorizao dos trabalhadores. A contribuio corresponde a um dia de trabalho por ano, para os trabalhadores. calculada sobre o capital da empresa, para os empregadores. Para os trabalhadores autnomos e profissionais liberais, toma-se por base um percentual fixo (CLT, art. 580, I, II e III).

29

Os empregadores esto obrigados a descontar, da folha de pagamento de seus empregados, relativa ao ms de maro de cada ano, a contribuio sindical (um dia de salrio) devida aos sindicatos profissionais, e a fazer o recolhimento no ms de abril (art.583). As empresas devero recolher a contribuio sindical no ms de janeiro de cada ano, ou no ms em que requerer o incio de suas atividades na repartio competente, se forem constitudas aps o ms de janeiro (CLT, art. 587). O recolhimento das contribuies dos autnomos e dos profissionais liberais dever ser efetuado no ms de fevereiro (CLT, art. 583). O valor recolhido da contribuio sindical repartido obedecendo-se aos seguintes percentuais: abcd5% para a confederao correspondente, 15% para a federao correspondente, 60% para o respectivo sindicato, 20% ao Ministrio do Trabalho e Emprego.

Contribuio assistencial A contribuio assistencial tem por base legal a CLT (art. 513, e), podendo ser fixada mediante sentenas normativas da Justia do Trabalho ou acordos e convenes coletivas de trabalho, para fins de custeio das atividades assistenciais do sindicato, geralmente pelo fato de o sindicato ter participado das negociaes para obteno de novas condies de trabalho para a categoria. comum, por exemplo, a fixao de contribuio assistencial de 10% do primeiro salrio reajustado aps a data-base. Essa contribuio tambm no tem natureza tributria e, portanto, no obriga os trabalhadores no-sindicalizados. Mensalidades dos scios do sindicato A mensalidade sindical est prevista no estatuto de cada entidade sindical e paga apenas pelos associados ao sindicato, pois s eles se beneficiam dos servios por ele prestados. legtima a exigncia, conforme estabelece o estatuto da entidade sindical, pois a filiao ao sindicato uma condio: s os trabalhadores associados contribuem. Categoria profissional o conjunto de empregados que, em razo do exerccio de uma dada atividade laboral, possuem interesses jurdicos e econmicos prprios e coincidentes. Categoria profissional diferenciada aquela formada por empregados que exercem funes ou tm profisses regulamentadas por estatuto profissional prprio, ou tm condies de vida similares, devidas

30

ao trabalho ou profisso em comum, em situao de emprego na mesma atividade econmica ou em atividades econmicas similares ou conexas, que os distinga, social ou profissionalmente, dos demais trabalhadores. Dissociao de categorias No poder haver na mesma base territorial, mais de um sindicato da mesma categoria; o princpio do sindicato nico; a unidade de representao imposta por lei; o sistema do sindicato nico flexibilizado pela lei, atravs da dissociao ou desdobramento de categorias eclticas ou pela descentralizao de bases territoriais. Entidades de grau superior H federaes e confederaes (CLT, arts. 533 a 536). As primeiras situam-se como rgos tambm por categorias, superpondo-se aos sindicatos; as confederaes posicionam-se acima das federaes e em nvel nacional. Membros da categoria e scios do sindicato A CLT (art. 544) dispe que livre a sindicalizao, com o que h diferena entre ser membro de uma categoria, situao automtica que resulta do simples exerccio de um emprego, e ser scio de sindicato nico da categoria, situao que resulta de ato de vontade do trabalhador.

7.2.2 Sindicato
Conceito a associao de membros de uma profisso, ou de empregadores, destinados a defender seus interesses econmicos e laborais comuns, e assegurar a representao e a defesa dos associados em juzo; sua caracterstica principal ser uma organizao de um grupo existente na sociedade; so consideradas pessoas jurdicas de direito privado. Diretoria rgo colegiado, constitudo por um presidente e outros membros, a quem incumbe, no plano interno, a organizao e a administrao do sindicato, e, no plano externo, a representao e a defesa da entidade perante o Poder Pblico e as empresas. Assemblia

31

o rgo encarregado de formular as decises e reivindicaes da categoria representada pelo sindicato, tais como, eleies sindicais, pauta de reivindicaes nas negociaes coletivas, greve, etc. Conselho fiscal o rgo colegiado que tem por finalidade o exame e a aprovao (ou rejeio) das contas da Diretoria e dos demais atos pertinentes gesto financeira do sindicato. Funes Representam os interesses gerais da categoria e os interesses individuais dos associados relativos ao trabalho (art. 513, a). Desenvolvem negociaes com os sindicatos patronais e as empresas destinadas composio dos conflitos (611 e 513, b). Esto autorizados a arrecadar contribuies para o custeio de suas atividades e execuo de programas de interesse das categorias (CF, art. 8, IV); prestam assistncia de natureza jurdica (477); demandam em juzo na defesa de interesse prprio (872).

7.2.3 Conflitos Coletivos do Trabalho


Conceito. D-se conflito quando uma reivindicao do grupo de trabalhadores resistida pelo grupo de empregadores contra qual dirigida. So de duas espcies: individuais e coletivos. Os primeiros se do entre um trabalhador ou diversos, individualmente considerados, e o empregador, com base no contrato individual do trabalho; so coletivos quando, em razo dos seus sujeitos, que sero o grupo de trabalhadores de um lado e o grupo de empregadores de outro lado, objetivarem matria de ordem geral. Conflitos econmicos e jurdicos Econmicos, ou de interesse, so os conflitos nos quais os trabalhadores reivindicam novas e melhores condies de trabalho; jurdicos so os que a divergncia reside na aplicao ou interpretao de uma norma jurdica: nos primeiros a finalidade a obteno de uma norma jurdica, nos segundos, a finalidade a declarao do sentido de uma norma j existente ou a execuo de uma norma que o empregador no cumpre. Autocomposio H quando os conflitos coletivos so solucionados diretamente pelas prprias partes; as formas autocompositivas so as convenes coletivas e os acordos coletivos, acompanhados ou no de mediao.

32

Heterocomposio H, quando, no sendo resolvidos pelas partes, o so por um rgo ou uma pessoa supra-partes; as formas heterocompositivas so a arbitragem e a jurisdio do Estado. Negociao coletiva. a negociao destinada formao consensual de normas e condies de trabalho que sero aplicadas a um grupo de trabalhadores e empregadores; visa suprir a insuficincia do contrato individual; cumpre uma principal funo que normativa, assim entendida a criao de normas que sero aplicadas a relaes individuais desenvolvidas no mbito de sua esfera de aplicao. Cumpre, tambm, funo de carter obrigatrio, pois ela pode servir, como serve, para criar obrigaes e direitos entre os prprios sujeitos estipulantes, sem nenhum reflexo sobre as relaes individuais de trabalho. Convenes coletivas Trata-se de acordo entre sindicato de empregados e sindicato de empregadores; resulta da autonomia da vontade de ambas as partes; surge como resultado de um ajuste bilateral e s se perfaz caso os dois contratantes combinem suas vontades; sua previso legal est na CF/88, art. 8, VI, e na CLT, art. 611. Acordos coletivos So ajustes entre o sindicato dos trabalhadores e uma ou mais empresas; aplicam-se s empresa estipulante; so destinados matria mais especfica; destinam-se a resolver problemas na empresa; os entendimentos so feitos diretamente com o empregador. Contrato coletivo de trabalho a ampliao dos nveis de negociao para permitir estipulaes diretas entre as entidades representativas de segundo grau; seu mbito no delimitado; negociado pelas cpulas sindicais e empresariais; um instrumento normativo negociado; por exemplo, uma empresa com diversos estabelecimentos localizados em Municpios diferentes que tm sindicatos diferentes, no ter de fazer um acordo coletivo com cada sindicato; poder desenvolver uma s negociao, direta com entidade sindical de grau superior, visando um instrumento normativo abrangente a todos os Municpios. Contedo obrigacional e contedo normativo da conveno coletiva O contedo obrigacional constitudo das clusulas que tratam de matrias que envolvam os sindicatos pactuantes e o normativo envolve matria que atinge os representados pelo sindicato; assim, uma clusula prevendo uma multa sobre o sindicato que descumprir a

33

conveno tem carter obrigacional; j uma clusula que assegura um aumento salarial para toda a categoria tem natureza normativa.

7.2.3.1 Greve Conceito a suspenso temporria do trabalho; um ato formal condicionado aprovao do sindicato mediante assemblia; uma paralisao dos servios que tem como causa o interesse dos trabalhadores; um movimento que tem por finalidade a reivindicao e a obteno de melhores condies de trabalho ou o cumprimento das obrigaes assumidas pelo empregador em decorrncia das normas jurdicas ou do prprio contrato de trabalho, definidas expressamente mediante indicao formulada pelos empregados ao empregador, para que no haja dvidas sobre a natureza dessas reivindicaes. Natureza jurdica e fundamentos Como direito, funda-se no princpio da liberdade de trabalho; quanto ao direito positivo, sua natureza apreciada sob dois ngulos, nos pases em que autorizada, um direito ou uma liberdade; nos pases que a probem; tida como um delito, uma infrao penal; quanto aos seus efeitos sobre o contrato de trabalho, a greve uma suspenso ou interrupo do contrato de trabalho, no uma forma de extino. Boicotagem: significa fazer oposio, obstruo ao negcio de uma pessoa, falta de cooperao. Sabotagem a destruio ou inutilizao de mquinas ou mercadorias pelos trabalhadores, como protesto violento contra o empregador, danificando bens da sua propriedade. Piquetes so formas de presso dos trabalhadores para completar a greve como tentativa de dissuadir os recalcitrantes que persistirem em continuar trabalhando. So procedimentos de greve: a- fase preparatria: prvia a deflagrao; obrigatria a tentativa de negociao, uma vez que a lei no autoriza o incio da paralisao a no ser depois de frustrada a negociao;

34

b-

assemblia sindical: ser entre os trabalhadores interessados, que constituiro uma comisso para represent-los, inclusive, se for o caso, perante a Justia do Trabalho;

c- aviso prvio: no lcita a greve-surpresa; o empregador tem o direito de saber antecipadamente sobre a futura paralisao. Garantias dos grevistas O emprego de meios pacficos para persuadir os trabalhadores a aderirem greve, a arrecadao de fundos e a livre negociao do movimento. vedado empresa adotar meios para forar o empregado ao comparecimento ao trabalho; os grevistas no podem proibir o acesso ao trabalho daqueles que quiserem faz-lo; vedada a resciso do contrato durante a greve no abusiva, bem como a contratao de substitutos; os salrios e obrigaes trabalhistas sero regulados por acordo com o empregador. Locaute a paralisao pelo empregado das atividades para frustrar a negociao coletiva, ou dificultar o atendimento das reivindicaes dos trabalhadores. vedado (art. 17) e os salrios, durante ele, so devidos.

7.2.3.2 Convenes e acordos coletivos de trabalho Acordos coletivos de trabalho Os acordos coletivos so pactos celebrados entre uma ou mais partes de uma empresa e sindicato da categoria profissional a respeito de condies de trabalho aplicveis no mbito da empresa ou das empresas acordantes (CLT, art. 611, 1). Os legitimados para a celebrao do acordo coletivo so, pois, a empresa, diretamente pelo lado patronal, e o sindicato dos trabalhadores. O sindicato dos trabalhadores exerce o monoplio da negociao coletiva, mesmo se a parte patronal consistir de uma s empresa, negociando diretamente. No obrigatria a presena do sindicato patronal. O prazo de validade do acordo coletivo o que as partes estipularem no pacto, desde que no seja superior a dois anos, permitida a prorrogao. (CLT, arts. 614 e 615).

35

Convenes coletivas de trabalho As convenes coletivas so pactos que abrangem toda uma categoria profissional na base territorial dos sindicatos participantes. Foram definidas pela CLT como acordo de carter normativo pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econmicas e profissionais estipulam condies de trabalho aplicveis, no mbito das respectivas representaes, s relaes individuais de trabalho (art. 611). A conveno coletiva tem natureza de norma jurdica, aplicando-se a todas as empresas e a todos os trabalhadores dos sindicatos estipulantes na base territorial, filiados ou no ao sindicato. A CLT contm disposio expressa a respeito, determinando que nenhuma disposio do contrato individual de trabalho que contrarie normas de conveno ou acordo coletivo de trabalho poder prevalecer na execuo do mesmo, sendo considerada nula de pelo direito (art. 619). O prazo de eficcia das clusulas constantes da conveno coletiva o que nelas tenha sido previsto, desde que no superior a dois anos, podendo ser objeto de prorrogao (CLT, arts. 614 e 615). possvel a coexistncia de conveno coletiva da categoria e de acordo coletivo celebrado no mbito de uma empresa da categoria, hiptese em que prevalecero as normas e condies mais favorveis ao trabalhador, previstas nos dois instrumentos normativos (CLT, art. 622). Todavia se essa regra parecer a mais favorvel, no se aplica no que respeita a salrios, diante da autorizao expressa da Constituio Federal, que acolhe a possibilidade de reduo de salrios mediante acordo ou conveno coletiva (art. 7, VI). Dissdio coletivo Os dissdios coletivos so processados da competncia originria dos Tribunais Regionais do Trabalho -TRT (no so processados perante os rgos de primeiro grau), atuando como instncia revisora o Tribunal Superior do Trabalho -TST, mediante recurso ordinrio. No caso de empresa de mbito nacional e regimento interno uniformemente aplicvel em todo o pas, como a Caixa Econmica Federal, Petrobrs, Banco do Brasil, etc., o dissdio coletivo passa competncia originria do Tribunal Superior do Trabalho- TST. Os dissdios coletivos destinam-se soluo jurisdicional dos conflitos coletivos entre os sindicatos de empregados e empregadores ou entre aqueles e as empresas. So instaurados quando as partes no chegar a um acordo nas negociaes coletivas.

36

A atribuio de poder normativo Justia do Trabalho decorre diretamente do disposto no art. 114, 2, da Constituio, segundo o qual recusando-se qualquer das partes negociao ou arbitragem, facultado aos respectivos sindicatos ajuizar dissdio coletivo, podendo a Justia do Trabalho estabelecer normas e condies, respeitadas as disposies convencionais e legais mnimas de proteo ao trabalho. A sentena normativa no se submete ao processo de execuo. Em vez da execuo, a ao utilizada para forar o adimplemento daquilo que foi determinado na sentena normativa denomina-se ao de cumprimento, a qual corresponde a um dissdio individual. Pode ser proposta pelos empregados interessados, diretamente ou representados pelo sindicato da categoria (CLT, art. 872, pargrafo nico).

8- LEGISLAO PREVIDENCIRIA
8.1 APRESENTAO 43 Quando falamos em previdncia, pensamos em aposentadoria, em garantir uma renda, aps anos e anos de trabalho, mas previdncia muito mais que isso. Por exemplo, se voc ficar doente e tiver que se afastar do trabalho, quem garantir o sustento de sua famlia? Se sofrer um acidente ou, por uma fatalidade, vier a falecer, quem prover renda para seus dependentes? A misso da Previdncia Social dar esse tipo de proteo ao trabalhador brasileiro. Todos os meses, cerca de 21,4 milhes de brasileiros recebem benefcios previdencirios. So cerca de R$ 7 bilhes que a Previdncia Social distribui a quem filiado ao INSS. Atualmente, quase 30 milhes de pessoas contribuem para ter o seguro social. Mas aproximadamente outros 18 milhes de pessoas poderiam ter acesso a esses benefcios,mas esto desprotegidas. So trabalhadores com renda maior que um salrio mnimo e que no esto cobertos pelo seguro social. No tm direito aposentadoria, ao auxlio-doena, ao auxlio-acidente, penso, ao salrio-maternidade e a outros benefcios concedidos apenas aos trabalhadores inscritos na Previdncia Social. Para garantir essa proteo ao empregada e sua famlia, preciso estar inscrito na Previdncia Social e pagar as contribuies. Se o pregado no tiver o registro, deve convencer o empregador a cumprir a obrigao. mais seguro tambm para este.
43

Ricardo Berzoini, Ministro da Previdncia Social.

37

Esta apostila contm as principais informaes sobre seguro social para que o empregado decida o que melhor para seu futuro e o de sua famlia. Princpios Constitucionais aplicveis Os princpios constitucionais aplicveis Seguridade Social esto no art. 194 CF, previstos, no pargrafo nico deste dispositivo e so os seguintes: abUniversalidade da cobertura e do atendimento 194, I, CF; Uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais, 194, pargrafo nico, II, CF; cSeletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios, art. 194, pargrafo nico, III, CF; deIrredutibilidade dos valores dos benefcios, art. 194, pargrafo nico, IV, CF; Equidade na forma de participao no custeio, art. 194, pargrafo nico, V, CF; fgDiversidade da base de financiamento, art. 194, pargrafo nico, VI, CF; Carter democrtico e descentralizado da administrao, art. 194, pargrafo nico, VII, CF; hPreexistncia de custeio, art. 195, pargrafo quinto, da, CF.

38

8.2- DIREITO PREVIDENCIRIO Aspectos constitucionais. Na CF/88 h uma ntida valorizao do Direito Previdencirio, ao conter em seu bojo um captulo versando sobre a Seguridade Social. A partir desse momento, a Previdncia Social, a Assistncia Social e a Sade passaram a fazer parte do gnero Seguridade Social, o que no era previsto antes, constituindo, dessa forma, um ramo especfico do Direito Constitucional. A Seguridade Social se fortaleceu com princpios prprios, aplicveis aos benefcios previdencirios e assistenciais. 44 A seguridade social visa ao bem estar social, para que se preserve a dignidade da pessoa humana, e aquela vista como um sistema composto de vrios subsistemas, que so : aSade. um direito de todos e dever do Estado garanti-la ao seres humanos e preserv-la na medida do possvel, por isso a previso constitucional da criao
44

Art.194 a 204 CF

39

do SUS (Sistema nico de Sade), em que se busca uma ao conjunta entre os entes da federao. 45 bAssistncia social. Este tambm direito de todos, representada por um conjunto de atividades estatais voltadas para o atendimento hipossuficientes beneficiando-os com dinheiro, assistncia dos sade,

fornecimento de alimentos, com os seguintes objetivos: proteger a famlia, maternidade, infncia, adolescncia e velhice, entre outras. O INSS atua nesta rea, quando cede um salrio beneficio pessoa portadora de deficincia e ao idoso, que no consiga se sustentar. 46 cPrevidncia social. um sistema organizado de forma geral, de carter contributivo e filiao obrigatria, visando a cobertura dos riscos de doenas, invalidez, morte INSS. 47 e idade avanada, entre outros.Esta administrada pelo

Legislao previdenciria Legislao previdenciria o conjunto de leis e atos administrativos que relacionam o funcionamento do Sistema da Seguridade Social e no apenas a Previdncia Social. Alm de leis, existem normas complementares, vlidas desde que as mesmas estejam de acordo com o contedo da Lei, ou seja, no diga mais que a prpria lei, caso contrrio, tais normas sero ilegais. Principais fontes As fontes de onde emanam os subsdios para a atuao desse ramo jurdico so: 48 45 46

Constituio Federal, Lei n. 8212 de 24.07.1991, Lei n. 8213 de 24.07.1991, Decreto n3048 de 06.05.1999;- Regulamento da Previdncia Social.

Art.196 CF Art. 203 CF 47 Art.201, CF 48 Todas estas legislaes so bibliografias obrigatrias e encontradas no site da previdncia social e www.oabsp.org.br, link : pesquisa de leis;

40

Vigncia da Lei Via de regra, a lei passa a produzir seus efeitos, aps 45 dias de publicao, aps este prazo a lei passa a efetivamente surtir efeitos e a se tornar obrigatria a todos, e tal regramento aplica-se para qualquer tipo de legislao: tributria, penal, civil ou comercial entre outras. 49 Contudo, a lei previdenciria s comear a produzir efeitos 90dias aps sua publicao, em decorrncia do princpio da anterioridade mitigada, na qual a lei instituidora de contribuio social s ser eficaz aps este prazo mencionado. Vale mencionar tambm que entre a Lei Previdenciria de Custeio e a Lei Previdenciria de Benefcios no h hierarquia na aplicao das mesmas, mas sempre dever prevalecer a deciso mais favorvel ao beneficirio.

Organizao da Seguridade Social A Seguridade Social compe um sistema de aes integradas destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e a assistncia social, sempre atuando com base nos princpios constitucionais j destacados. 50 Sua gesto quadripartite, como determina a lei, ou seja, deve haver carter descentralizado e democrtico, formados por rgos colegiados, compostos por: trabalhadores, empregadores, aposentados, governo.

O Conselho Nacional de Previdncia Social CNPS o rgo colegiado superior com a funo de estabelecer e acompanhar os planos de gesto da previdncia social, composto pelos seguintes representantes: abcdseis do Governo Federal, trs dos aposentados e pensionistas, trs dos trabalhadores, trs dos empregadores.

49 50

Art. 1. LICC- Lei de Introduo ao Cdigo Civil Art. 194, CF e pargrafo nico

41

As centrais sindicais e suas confederaes indicam os representantes dos trabalhadores, aposentados e empregadores. As funes desse Conselho esto estabelecidas no art. 4. da Lei e suas obrigaes esto no art. 5. , da mesma Lei. O Conselho de Recurso da Previdncia Social CRPS o rgo de ltima instncia administrativa que exerce o controle das decises dos processos administrativos do INSS, referentes ao custeio e benefcios. Composto por: a28 Juntas de recursos que so rgos que tm competncia para julgar os recursos contra decises dos rgos do INSS em matria de benefcios, contendo quatro conselheiros (dois representantes do governo, um do empregador e um do trabalhador). bseis Cmaras de julgamento que so rgos superiores s Juntas, situados em Braslia, com a competncia de julgar recursos interpostos contra decises das Juntas, tambm com a mesma composio acima.

A Previdncia Social composta por dois rgos: abMinistrio da Previdncia e Assistncia Social- responsvel pela formulao poltica das aes; INSS- Instituto Nacional do Seguro Social encarregado de executar as aes. c- Empresa de Tecnologia e Informaes da Previdncia Social- DATAPREV, responsvel pela operacionalizao das aes e procedimentos.

Sistemas de financiamento dos benefcios O art. 195 CF estabelece que o financiamento da Seguridade Social, ou seja, os recursos que patrocinaro tais atividades viro de toda sociedade, de forma direta ou indireta, nos termos da lei mediante recursos provenientes do oramento da Unio , Estado, Distrito Federal e Municpios. O custeio neste pas difuso, abrangendo toda a sociedade, por exemplo, todos ao movimentarem suas contas bancrias, promovendo lanamento a dbito esto

42

obrigatoriamente contribuindo para o Sistema atravs do pagamento da CPMF, cuja finalidade o oramento da Seguridade Social. Forma Indireta Os recursos dos oramentos fiscais da Unio, Estado, Distrito Federal e Municpios so verbas indiretas para custear esse sistema, pois a sociedade quem suporta de forma obliqua esse custeio. Mas a CF determina que, na falta de recursos, cabe queles entes a disponibilidade de valores para patrocinar esse sistema, por exemplo, na falta de recursos para pagamento de benefcios como aposentadorias e penses, a Unio ser a responsvel. 51 Forma direta atravs de contribuies sociais Outras receitas so fontes de custeio para a Previdncia e a Seguridade Social de forma direta, que aquela realizada por meio de pagamento de contribuies sociais. As contribuies sociais so determinadas pela lei no art. 195 CC, por exemplo: Do empregador da empresa que incide sobre a folha de salrio, conforme o art. 22 da Lei n. 8212/91, ou ainda sobre a receita ou faturamento, lucro. Logo, uma porcentagem sobre cada uma destas operaes custeia a Seguridade Social. As contribuies do art. 239CF como, por exemplo, PIS (Programa de Integrao Social), CPMF (Contribuio Provisria sobre Movimentao ou Transmisso de Valores e de Crditos e Direitos de Natureza Financeira), sobre estas uma porcentagem tambm financia o Sistema. O art. 27 da Lei n. 8212/91 tambm estabelece outras receitas como fonte da Seguridade Social como, por exemplo, doaes, legados, multas correes monetrias e juros moratrios, entre outros. Regime Geral de Previdncia Social - RGPS conceitos gerais Conforme a Constituio Federal, existem trs regimes de previdncia social: o Regime Geral de Previdncia Social- RGPS; o Regime Prprio dos Servidores Pblicos; o Regime de Previdncia Complementar. A previdncia complementar regime facultativo, de carter complementar e organizado de forma autnoma em relao ao RGPS. Qualquer pessoa, independente do fato

51

Art. 198 CF, art. 16 da Lei n. 8212/91

43

de pertencer a algum dos outros dois regimes pode, mediante a celebrao de um contrato, adquirir um plano de previdncia complementar. 52 Este tipo de regime ser administrado por uma empresa privada, que pode ser uma associao ou fundao (no caso de previdncia privada fechadas, ou seja, de acesso restrito a trabalhadores de empresa ou grupo de empresas) ou ainda seguradora autorizada a atuar neste ramo, ou no ramo de sociedade annima. (empresas abertas de previdncia privada complementar). 53 A Constituio Federal ainda possibilita a criao de previdncia complementar de natureza pblica, destinada aos servidores pblicos, que forem, no futuro, submetidos a teto remuneratrio do RGPS. 54 Este Regime direcionado queles que servem os entes da federao, Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, com vinculo efetivo com o Poder Publico. Logo, todos que tenham tal vnculo, esto compulsoriamente vinculados a este Regime Prprio. No h contrato nem facultatividade, a relao jurdica decorre entre segurado e Poder Publico, por determinao da Lei, art. 40 CF. J o RGPS aquele direcionado aos trabalhadores em geral, e objeto de estudo do momento, de iniciativa privada e aos servidores pblicos sem regime prprio. Este o regime previdencirio bsico. Este ltimo regime disciplinado pelas Leis n. 8212/91 e 8213/91, que sero objetos de considerao at o final deste mdulo. Vale mencionar que o trabalhador pode estar simultaneamente em mais de um destes regimes. Por exemplo, um servidor pblico federal, que exerce cargo tcnico, mas tambm professor de uma universidade pblica estadual e de uma faculdade privada, e que ainda resolve pagar plano de previdncia de uma grande entidade aberta de previdncia. Neste caso, ele ser segurado dos regimes previdencirios da Unio, do estado da federao, em que d aula na universidade estadual, segurado do RGPS, e ainda participante de um plano de previdncia complementar. Poder no futuro se beneficiar de quatro aposentadorias, se mantidas as mesmas regras legais existentes at hoje, mas dever contribuir com todas elas.

52 53

Art. 202 CF Regime regulamentado pelas Leis Complementares n.108 e 109 de 2001. 54 Art. 40, pargrafo 14 e 15, CF

44

Beneficirios So todas aquelas pessoas titulares de direitos subjetivos perante o RGPS, dividindose em: aSegurados So as pessoas fsicas que, por desempenharem alguma atividade que determina sua vinculao obrigatria ao sistema ou por contriburem facultativamente, so titulares de direitos e obrigaes de natureza previdenciria: - Segurados obrigatrios arrolados nos art. 11 e 12 da Lei n. 8213/91 e 12 e 13 da Lei n. 8212/91 so principalmente os trabalhadores, as pessoas fsicas que desempenham atividade econmica e que precisam ter preservada sua fora de trabalho contra riscos sociais; - Pelo princpio da universalidade, facultativamente aos no trabalhadores possvel a adeso ao sistema previdencirio, desde que no participem de regime prprio de previdncia; 55 so ento os que no se enquadram como obrigatrios, sendo maiores de 16 anos, por exemplo: dona de casa, estudante, estagirio, sndico de condomnio no-remunerado. bDependentes So as pessoas previstas expressamente em lei, que tm vnculo de dependncia econmica com o segurado. 56 Conceitos gerais Contingncias: so as situaes que devem ser protegidas, as mais comuns alterao da sade de uma pessoa, a incapacidade para o trabalho, a velhice, o desemprego, as necessidades familiares e, dentre elas, a morte, protegendo os dependentes: os tipos de benefcio guardam correspondncia com as contingncias protegidas. Seguridade complementar: a permisso do Estado para que, alm do sistema oficial, coexistam sistemas confiados iniciativa privada; funda-se na constatao de que o Estado no tem condies de prover as necessidades de toda a populao ou prov-las de modo adequado. A arrecadao e recolhimento das contribuies destinadas Seguridade Social. Compete ao Instituto Nacional de Seguridade Social,INSS, pessoa jurdica de direito pblico,
55 56

Art. 201, pr. 5. Art. 16 da Lei n. 8213/91

45

que o sujeito ativo das contribuies previdencirias previstas no art. 195 da CF, I, a e II, arrecadar, conforme rol relacionado abaixo: a- contribuio social das empresas sobre a remunerao paga ou creditada ao segurados; b- contribuio social dos empregadores domsticos sobre o salrio de seus empregados domsticos; ccontribuio social dos trabalhadores sobre os seus salrios; d- contribuio social dos clubes que possuem equipe de futebol profissional; e- contribuio social incidente sobre a receita bruta proveniente da comercializao da produo rural. As contribuies sociais sobre o faturamento (COFINS), sobre o lucro (CSLL) e sobre concurso de prognstico, as de competncia da Unio, ou seja, cabe Secretaria da Receita Federal a arrecadao, como dispe o art. 33 da Lei n. 8212/91. A obrigao de arrecadao das contribuies sociais acontece da seguinte forma: empregados - obrigao da empresa; abcdefgavulsos porturios- sindicato e/ou rgo gestor de mo de obra; avulsos no porturios obrigao do tomado de mo de obra; contribuinte individual e facultativo obrigao por iniciativa prpria; empregado domstico obrigao do empregador domstico; empregado rural pessoa jurdica obrigao pelo seu prprio recolhimento; agroindstria obrigao pelo seu prprio recolhimento; produtor rural pessoa fsica e segurado especial obrigao da empresa adquirente, consumidora ou a cooperativa. Os prazos de recolhimento de contribuies sociais esto relacionados abaixo, mas vale ressaltar que seu recolhimento fora do prazo causa juros, multa e atualizao monetria, como preceitua o art. 34 e 35 da Lei n. 8212/91: a- Empregados - dia 02 do ms seguinte ao da competncia; b- avulsos porturios - dia 02 do ms seguinte ao da competncia; c- avulsos no porturios - dia 02 do ms seguinte ao da competncia; d- contribuinte individual e facultativo- dia 15 do ms seguinte ao da competncia; e- empregado domstico - dia 15 do ms seguinte ao da competncia; f- produtor rural pessoa jurdica- dia 02 do ms seguinte ao da competncia; g- agroindstria - dia 02 do ms seguinte ao da competncia;

46

h- produtor rural pessoa fsica e segurado especial dia dois do ms seguinte ao da competncia. A responsabilidade ser solidria, ou seja, dos responsveis pelo recolhimento quando os mesmos assim no procederem e tais pessoas respondem com seus bens pessoais, pelos dbitos das contribuies previdencirias: a- titular de firma individual; bscio de empresas de Sociedades Limitadas; culpa; doperador porturio e o rgo gestor de mo de obra em relao s contribuies sociais dos avulsos; e- administradores de autarquias e fundaes pblicas; fempresas que integram o grupo econmico de qualquer espcie, inclusive os produtores rurais que formam os consrcios simplificados. As contribuies sociais no recolhidas at o seu vencimento, mediante termo de confisso por parte do responsvel podero ser parceladas em at 60 meses ou de acordo com o fixado pela legislao previdenciria, nos termos do art. 38 da Lei n. 8.212/91 e art. 244 do Decreto n. 3048/99. Prestaes do Regime Geral de Previdncia Social- Benefcios. 57 Tais prestaes so expressas de duas formas, conforme a Lei n. 8213/91: os benefcios e os servios. Os benefcios so prestaes cujo objeto o pagamento em dinheiro, obrigao de dar, de pagar ao segurado determinada quantia, por ter preenchido os requisitos legais, por exemplo, aposentadoria. J servios so obrigaes cujo objeto uma prestao positiva em favor do segurado, a prestao utilidade ou comodidade material que no envolva pagamento de dinheiro. uma obrigao de fazer algo neste sentido, por exemplo, reabilitao profissional. Tais prestaes, seja em servios ou benefcios, esto previstas no art. 18 da Lei n. 8213/91 que arrola as prestaes devidas aos segurados, dependentes e a ambos. So estes:
57

c- administradores, gerentes, diretores, acionistas, controladores por dolo ou

parte adaptada Tudo o que voc quer saber sobre a Previdncia Social Braslia MPAS!ACS, 2002. Elaborado com a colaborao do Ncleo de Apoio Tcnico ao Programa de Estabilidade Social 1. Previdncia Social, Brasil. 2. Benefcio Previdencirio, manual, Brasil. 3. Aposentadoria, Brasil. 1. Brasil. Ministrio da Previdncia e Assistncia Social (MPAS). II. Brasil. Secretaria de Previdncia Social (SPS).

47

a- benefcios - aposentadoria por idade, - aposentadoria por invalidez , - aposentadoria por tempo de contribuio, - aposentadoria especial, - auxlio-doena, - auxlio-acidente, - auxlio-recluso, - penso por morte, - salrio-maternidade, - salrio-famlia. b- servios servio social, percia mdica e reabilitao profissional.

Observe o Quadro 1, seguinte, para melhor visualizao:

Quadro 1. Benefcios e servios dos segurados

48

Aposentadoria por idade o benefcio concedido ao segurado da Previdncia Social que atingir a idade considerada risco social. Tem este direito o segurado urbano, quando completar 65 anos de idade, se homem, ou 60 anos, se mulher, observada a carncia; Segurado rural, exceto o empresrio, quando completar 60 anos de idade, se homem, ou 55 anos, se mulher, observada a carncia. A carncia exigida : a126 contribuies mensais, em 2002, para os segurados inscritos at 24/7/9 1 (132 bcontribuies, em 2003; 138 contribuies, em 2004...); 80 contribuies mensais para os segurados inscritos a partir de 25/07/91; Os segurados especiais que no comercializem a sua produo ou no possam contribuir, podero comprovar apenas que efetivamente exercem a atividade rural, mesmo que de forma descontnua, em nmero de meses idntico carncia exigida. Se o segurado deixar de contribuir por um perodo, consideram-se as contribuies antigas para um perodo de carncia se ele no tiver perdido a qualidade de segurado. Tendo perdido essa qualidade de segurado, necessrio que comprove pelo menos 60 novas contribuies mensais, para que as contribuies antigas sejam somadas, at completar o total das contribuies exigidas. A qualidade de segurado perdida quando o segurado deixa de contribuir, entre outros casos, nos seguintes intervalos de tempo: a- mais de 12 meses ou estiver suspenso ou licenciado sem remunerao nesse perodo; bmais de 24 meses, se j tiver contribudo por mais de 120 meses. Ambos os prazos sero acrescidos de 12 meses, se estiver desempregado, desde que comprovada esta situao perante a Agncia Pblica de Emprego e Cidadania (APEC) do Ministrio do Trabalho e Emprego. aA aposentadoria por idade devida ao segurado empregado, inclusive o domstico: a partir da data do desligamento do emprego, quando requerida at 90 dias depois do desligamento; - a partir da data do requerimento, quando no houver desligamento do emprego ou quando for requerida aps 90 dias do desligamento do emprego.

49

b-

Aos demais segurados, a partir da data do requerimento.

A aposentadoria por idade por ser requerida pela empresa, desde que o segurado tenha 70 anos de idade, se homem, ou 65 anos, se mulher, e tambm tenha cumprido a carncia. Neste caso, a aposentadoria considerada compulsria, sendo garantida ao empregado a indenizao trabalhista. A data da resciso do contrato de trabalho a imediatamente anterior data de incio da aposentadoria. Alguns benefcios podem ser transformados em aposentadoria por idade, sendo estes: a aposentadoria por invalidez e o auxlio-doena podem ser transformados em aposentadoria por idade, desde que requerida pelo segurado, observado o cumprimento da carncia. Aposentadoria por invalidez Este o benefcio concedido ao segurado da revidncia Social atingido pelo risco social incapacidade total e definitiva para o trabalho. Tem tal direito, o segurado que for considerado incapaz total e definitivamente para o trabalho e no tiver condies de ser reabilitado para o exerccio de atividade que lhe garanta o seu sustento, observada a carncia, quando for o caso. A carncia exigida : abdoze contribuies mensais; sem exigncia de carncia, quando a invalidez resultar de acidente de qualquer natureza ou causa, ou ainda, quando o segurado, aps filiao Previdncia Social, contrair alguma das doenas constantes de lista elaborada pelos Ministrios da Sade e da Previdncia e Assistncia Social; csem exigncia de contribuies para os segurados especiais, desde que comprovem o exerccio de atividade rural no perodo de doze meses. A aposentadoria por invalidez no concedida somente aps o auxilio doena. Normalmente, a aposentadoria por invalidez decorre da transformao do auxlio-doena. Entretanto, constatada a gravidade da situao do segurado, considerado totalmente incapaz para o trabalho, a Percia Mdica da Previdncia Social poder conceder, de imediato, a aposentadoria por invalidez. Sempre necessria a percia mdica, que o servio da Previdncia Social que objetiva avaliar se o segurado ou seu dependente est ou no incapaz para o trabalho.

50

Tal servio no pago pelo segurado, entretanto, se o segurado quiser, desde que as despesas sejam por sua conta, poder ser acompanhado por mdico de sua confiana, bem como oferecer exame, laudo, parecer ou relatrio do mdico que realizou seu tratamento, que representem subsdios para o mdico perito da Previdncia Social concluir sobre a sua situao de incapacidade. Se o segurado, ao se inscrever na Previdncia Social, tiver alguma doena ou leso, no poder se aposentar por invalidez em decorrncia dessa doena ou leso, mas se houver agravamento dessa doena ou leso em decorrncia do trabalho realizado, o segurado poder ser aposentado por invalidez. abA aposentadoria por invalidez devida a partir: do dia imediato baixa do auxlio-doena; ou Concluindo a Percia Mdica inicial pela existncia de incapacidade total e definitiva para trabalho devida: - Ao segurado empregado, a contar do 16. dia do afastamento da atividade, quando o requerimento ocorrer at 30 dias desse afastamento, ou a partir da data de entrada do requerimento, quando este ocorrer aps 30 dias da data do afastamento; - Ao segurado empregado domstico, avulso, individual, facultativo ou especial, a contar da data do incio da incapacidade, quando o requerimento ocorrer at 30 dias da incapacidade ou da data da entrada do requerimento, quando este ocorrer aps 30 dias. Vale ressaltar que o segurado no pode receber a aposentadoria por invalidez e continuar trabalhando, pois a atividades trabalhistas. Mas o aposentado que voltar ao trabalho, por sua prpria conta, ter a sua aposentadoria automaticamente cessada, a partir da data do retorno. O aposentado por invalidez que se achar em condies de voltar ao trabalho dever solicitar a realizao de nova avaliao mdico-pericial. Se a Percia Mdica da Previdncia Social verificar a recuperao da capacidade de trabalho, sero observadas as seguintes normas: concesso de aposentadoria por invalidez, inclusive por transformao de auxlio-doena, est condicionada ao afastamento do segurado de todas as

51

a-

Quando a recuperao for total e ocorrer dentro de cinco anos, contados da data do incio da aposentadoria por invalidez ou do auxlio-doena que a antecedeu sem interrupo, a aposentadoria por invalidez cessar: - de imediato, para o segurado empregado que tiver direito a retornar mesma atividade que desempenhava na empresa ao se aposentar, para os demais segurados, aps tantos meses quantos forem os anos de durao do auxlio- doena e da aposentadoria por invalidez; Quando a recuperao for parcial e ocorrer aps 5 anos, ou ainda, quando o segurado for declarado em condies para trabalho diferente daquele que exercia habitualmente, a aposentadoria ser mantida, mesmo o segurado voltando ao trabalho, da seguinte forma: Pelo valor integral da aposentadoria, durante 6 meses, contados da data da recuperao da capacidade de trabalho; Com reduo de 50%, nos 6 meses seguintes; Com reduo de 75%, tambm por 6 meses, aps o que cessar definitivamente.

b-

Alm disso, a qualquer tempo e independentemente de sua idade, desde que convocado pela Previdncia Social, o segurado obrigado a submeter-se a exames mdicopericiais, a processo de reabilitao profissional, por conta da Previdncia Social, e a tratamento gratuito, exceto o cirrgico e a transfuso de sangue, que so facultativos, sob pena de suspenso do pagamento do benefcio. Aposentadoria por tempo de contribuio Este o benefcio concedido ao segurado da Previdncia Social que atender a requisitos de contribuio. Tendo este direito: abco segurado que completar 35 anos de contribuio, se homem, e 30 anos de contribuio, se mulher; o segurado que, at 16/12/98, tenha completado 30 anos de contribuio, se homem, e 25 anos de contribuio, se mulher; o segurado, inscrito na Previdncia Social at 16/12/98, que atender s seguintes exigncias cumulativas: Completar 53 anos ou mais de idade, se homem, e 48 anos ou mais de idade, se mulher; Contar tempo de contribuio, no mnimo, igual soma de: 30 anos, se homem, e 25 anos,

52

se mulher e Um perodo adicional de contribuio (pedgio) equivalente a, no mnimo, 40% do tempo que, em 16/12/98, faltava para atingir o limite de tempo previsto no item 1 Ex.: uma mulher que, em 16/12/98, possua 20 anos de contribuio. Para a aposentadoria proporcional, estavam faltando 5 anos. 40% do tempo que faltava representam mais 2 anos (5a x 0,40). Assim, essa mulher, em vez de trabalhar 5 anos, trabalhar 7 anos, obedecendo tambm ao limite de idade, que de 48 anos para a mulher; d- o segurado professor que comprove 30 anos e a professora 25 anos, exclusivamente, de efetivo exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio, assim entendida a atividade docente do professor exclusivamente em sala de aula. A carncia exigida : a- 126 contribuies mensais, em 2002, para os segurados inscritos at 24/07/91 (132 contribuies, em 2003, 138 contribuies, em 2004); 180 contribuies mensais para os segurados inscritos a partir de 25/07/91; b- j sabido que o perodo de contribuio se interrompido se conta para carncia, desde que o segurado no tenha perdido a qualidade de segurado. Contudo, tendo perdido a qualidade de segurado, necessrio que comprove pelo menos 60 novas contribuies mensais, para que as contribuies antigas sejam somadas, at completar o total das contribuies exigidas. A perda da qualidade de segurado se d quando o segurado deixa de contribuir, entre outros casos, nos seguintes intervalos de tempo: abmais de 12 meses ou estiver suspenso ou licenciado sem remunerao nesse perodo; mais de 24 meses, se j tiver contribudo por mais de 120 meses. Observe que ambos os prazos sero acrescidos de 1 2 meses, se estiver desempregado, desde que comprovada esta situao perante a Agncia Pblica de Emprego e Cidadania (APEC) do Ministrio do Trabalho e Emprego. Tal contribuio devida ao segurado empregado, inclusive o domstico, a partir: abA partir da data do desligamento do emprego, quando requerida at 90 dias depois do desligamento; A partir da data do requerimento, quando no houver desligamento do emprego ou quando for requerida aps 90 dias do desligamento do emprego.

53

Aos demais segurados, a partir da data do requerimento. O valor da aposentadoria o resultado do seguinte processo: a- primeiro, calcula-se o salrio-de-benefcio, que a aplicao da mdia aritmtica simples dos maiores salrios-de-contribuio, todos atualizados monetariamente, correspondentes a 80% de todo o perodo contributivo, a partir de julho/94; bsSegundo, aplica-se o fator previdencirio ao resultado, obtendo-se a renda mensal; c- terceiro, calcula-se a renda mensal inicial, que, neste caso, igual ao salriode-benefcio, exceto para as aposentadorias proporcionais, que sero por ano de equivalentes a 70% do valor da renda mensal, mais 5% benefcio mais o pedgio, at o limite de 100%. A aposentadoria por tempo de contribuio, tanto quanto os outros benefcios tambm d o direito ao 13 ou abono anual, juntamente com a renda mensal de novembro, proporcionalmente ao nmero de meses em que a aposentadoria foi paga. Aposentadoria especial Este benefcio concedido ao segurado da Previdncia Social que trabalhar sob condies especiais, o segurado empregado, exclusive o domstico, e o trabalhador avulso que trabalharam durante 15, 20 ou 25 anos, conforme o caso, sujeito a condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica. A concesso da aposentadoria especial depender de comprovao, pelo segurado, perante a Percia Mdica da Previdncia Social, do exerccio de atividade permanente, no ocasional nem intermitente, com efetiva exposio a agentes nocivos qumicos, fsicos, biolgicos ou associao de agentes prejudiciais sade ou integridade fsica, pelo perodo equivalente ao exigido para a concesso do benefcio. Alm de comprovar exposio a agentes nocivos, o segurado dever comprovar o tempo de trabalho exercido at 30 de junho de 1994. Considera-se tempo de trabalho os perodos correspondentes ao exerccio de atividade permanente e habitual, durante toda a jornada de trabalho, em cada vnculo, sujeita a condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, inclusive frias, licena mdica e auxlio-doena decorrentes do exerccio dessa atividade.Aqui tambm faz-se necessria a percia mdica, que o servio da

contribuio que supere a soma do tempo de contribuio para a obteno do

54

Previdncia Social que objetiva avaliar se o segurado ou seu dependente est ou no incapaz para o trabalho. Nos casos de aposentadoria especial, a Percia Mdica tem a incumbncia de analisar o formulrio com as informaes sobre o exerccio de atividades prejudiciais sade e integridade fsica e o laudo tcnico que serviu de base para estas informaes. Cabe Percia Mdica ainda inspecionar o local de trabalho do segurado para confirmar as informaes contidas nos referidos documentos, se for o caso. O perodo de carncia : a- 126 contribuies mensais, em 2002, para os segurados inscritos at 24/07/9 1 (132 contribuies, em 2003, 138 contribuies, em 2004...); b- 180 contribuies mensais para os segurados inscritos a partir de 25/07/91. No caso do segurado que exerceu sucessivamente duas ou mais atividades sujeitas a condies especiais sem completar, em qualquer dessas atividades, o prazo mnimo exigido para a aposentadoria especial os respectivos perodos sero somados, aps converso, considerada a atividade preponderante. Tal aposentadoria devida a partir das seguintes datas, ao segurado empregado e ao trabalhador avulso: a- A partir da data do desligamento do emprego, quando requerida at 90 dias depois do desligamento; bA partir da data do requerimento, quando for requerida aps 90 dias do desligamento do emprego. Os agentes nocivos qumicos, fsicos, biolgicos ou associao de agentes prejudiciais sade ou integridade fsica que do direito aposentadoria especial esto no Anexo IV do Regulamento da Previdncia Social, aprovado pelo Decreto 3.048, de 06 de maio de 1 999. No caso de dvida sobre o enquadramento dos agentes nocivos para fins de aposentadoria especial, estas sero resolvidas pelo Ministrio do Trabalho e Emprego e pelo Ministrio da Previdncia e Assistncia Social. A comprovao da efetiva exposio do segurado aos agentes nocivos ser feita mediante formulrio denominado perfil profissiogrfico previdencirio, definido pela Previdncia Social, elaborado pela empresa ou seu preposto, com base em laudo tcnico de condies ambientais do trabalho. Este perfil profissiogrfico previdencirio o histrico completo das atividades desenvolvidas pelo trabalhador e que, entre outras informaes, deve conter registros

55

ambientais de trabalho, resultados de monitorao biolgica e dados administrativos referentes ao exerccio das atividades especiais. O trabalhador recebe o perfil profissiogrfico quando do desligamento do emprego, a empresa obrigada a fornecer ao trabalhador cpia autntica do perfil profissiogrfico previdencirio, sob pena de multa, a partir de R$ 8.278,52. importante tambm que a empresa fornea cpia do laudo tcnico ao empregado, para possibilitar Percia Mdica da Previdncia Social o seu exame juntamente com o perfil profissiogrfico. obrigatrio empresa manter laudo tcnico atualizado de condies ambientais do trabalho, e quem elabora o laudo tcnico de condies ambientais do trabalho o mdico do trabalho ou engenheiro de segurana do trabalho. Alm das condies ambientais de trabalho, devem constar informaes sobre a existncia de tecnologia de proteo coletiva ou individual que diminua a intensidade do agente agressivo a limites de tolerncia e recomendao sobre a sua adoo pela empresa respectiva, de acordo com as normas reguladoras editadas pelo Ministrio do Trabalho e Emprego e demais orientaes expedidas pelo Ministrio da Previdncia e Assistncia Social. A empresa que desenvolver atividades em condies especiais que prejudiquem a sade ou integridade fsica do trabalhador e no tiver o laudo tcnico de condies ambientais do trabalho, no que se refere aos agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho de seus trabalhadores ou que elaborar perfil profissiogrfico previdencirio em desacordo com o respectivo laudo tcnico estar sujeita a multa, a partir de R$ 8.278,52. O trabalhador com aposentadoria especial que voltar a exercer atividade em condies especiais ter auto Doze contribuies mensais. Automaticamente cancelada, sua aposentadoria, a partir da data do retorno. Auxlio doena o benefcio concedido ao segurado da Previdncia Social atingido pelo risco social doena. Tem esse direito: a- O segurado empregado que ficar incapacitado para o trabalho por mais de 1 5 dias consecutivos, observada a carncia, quando for o caso. b- os segurados empregados domsticos, trabalhador avulso, contribuinte individual, especial e facultativo que ficarem incapacitados para suas atividades habituais, observada a carncia, quando for o caso.

56

A carncia exigida : a- Sem exigncia de carncia, quando a doena resultar de acidente de qualquer natureza ou causa, ou, ainda, quando o segurado, aps filiao Previdncia Social, contrair alguma das doenas constantes de lista elaborada pelos Ministrios da Sade e da Previdncia e Assistncia Social; bSem exigncia de contribuies para os segurados especiais, desde que comprovem o exerccio de atividade rural no perodo de doze meses imediatamente anteriores data de incio da incapacidade. Deixando o segurado de contribuir por algum tempo, as contribuies antigas podem ser consideradas para a carncia,se ele no tiver perdido a qualidade de segurado. Tendo perdido essa qualidade, necessrio que comprove pelo menos 4 (quatro) novas contribuies mensais, para que as contribuies antigas sejam somadas, at completar o total das contribuies exigidas. Se perde a qualidade de segurado, quando o segurado deixa de contribuir, entre outros casos, nos seguintes intervalos de tempo: a- mais de 12 meses ou estiver suspenso ou licenciado sem remunerao nesse perodo; b- mais de 24 meses, se j tiver contribudo por mais de 1 20 meses. Observao: Ambos os prazos sero acrescidos de 1 2 meses, se estiver desempregado, desde que comprovada esta situao perante a Agncia Pblica de Emprego e Cidadania (APEC) do Ministrio do Trabalho e Emprego. Acidente de qualquer natureza ou causa, para fins de auxlio-doena, aquele de origem traumtica ou por exposio a agentes nocivos (fsicos, qumicos, biolgicos ou associao de agentes), que resulte em leso corporal ou perturbao funcional que cause a perda ou a reduo, permanente ou temporria, da capacidade de trabalho. J acidente do trabalho o que ocorre pelo exerccio do trabalho, no caso do segurado empregado, exceto o domstico, trabalhador avulso e segurado especial, e que provoque leso corporal ou perturbao funcional que cause a perda ou reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho ou a morte. Alm do acidente ocorrido nas instalaes da empresa ou do ambiente do trabalho do segurado especial, tambm considerado acidente do trabalho o ocorrido no trajeto residncia-trabalho-residncia; acidente ocorrido em outro local, inclusive viagem, desde que

57

a servio da empresa; doena profissional; doena do trabalho; doena por contaminao acidental do empregado no exerccio de sua atividade, entre outros. Ocorrendo qualquer tipo acidente do trabalho com os segurados empregados, exceto o domstico, o trabalhador avulso e o segurado especial, as providncias a serem adotadas so: abOs cuidados com a sade. Providenciar a comunicao do acidente Previdncia Social, que feita via formulrio Comunicao de Acidente do Trabalho (CAT), pela internet ou diretamente na Agncia da Previdncia. A obrigao de preenchimento da CAT da empresa. Se a empresa no encaminhar a CAT, esta pode ser enviada Previdncia pelo sindicato, pelo rgo gestor de mo-de-obra, pelo mdico, por qualquer pessoa, inclusive o segurado ou seu dependente. fundamental, envio da CAT Previdncia Social porque registra a ocorrncia do acidente, possibilitando a adoo de polticas de preveno e, no caso do segurado empregado, exceto o domstico e o trabalhador avulso, garantida, pelo prazo mnimo de 1 2 meses, a manuteno de seu contrato de trabalho, independentemente de recebimento de auxlio-acidente. Se o segurado, ao se inscrever na Previdncia Social, tiver alguma doena ou leso, no ter direito ao auxlio-doena em decorrncia dessa doena ou leso. Mas se houver agravamento dessa doena ou leso em decorrncia do trabalho realizado, o segurado ter direito ao auxlio-doena. responsabilidade da empresa, o pagamento do salrio relativo aos primeiros 15 dias consecutivos de afastamento do segurado empregado por motivo de doena. Alm disso, se a empresa tiver servio mdico prprio ou em convnio, tambm se obriga a realizar o exame mdico e o abono das faltas correspondentes aos primeiros 15 dias de afastamento. E quando a doena ou a incapacidade ultrapassar os 15 dias consecutivos,o segurado ser encaminhado Percia Mdica da Previdncia Social. Cabe a percia mdica da Previdncia Social, que o servio da Previdncia Social que objetiva avaliar se o segurado ou seu dependente est ou no incapaz para o trabalho, avaliar tal situao. devido o auxlio-doena a partir de: abA contar do 16 dia do afastamento da atividade, para o segurado empregado, exceto o domstico; A contar da data de incio da incapacidade, para os demais segurados;

58

c-

A contar da data de entrada do requerimento, quando requerido aps o 3O dia do afastamento da atividade, para todos os segurados.

Se o empregado no se afastar do trabalho no dia do acidente os 15 dias iniciais de responsabilidade da empresa so contados a partir da data do afastamento, considerando a remunerao integral do empregado. devido o auxlio-doena para o segurado que exerce mais de uma atividade da seguinte forma: mesmo no caso de incapacidade, apenas para o exerccio de uma das atividades, devendo a percia mdica conhecer todas as atividades exercidas pelo segurado. Nesse caso, o auxlio-doena concedido em relao atividade para a qual o segurado estiver incapacitado, considerando-se, para efeito de carncia, quando for o caso, apenas as contribuies relativas a essa atividade. Se nas vrias atividades o segurado exercer a mesma profisso, ser exigido o seu afastamento imediato de todas essas atividades. E se a constatao de incapacidade para as demais atividades s ocorrer depois, durante o recebimento do auxlio-doena, o valor do benefcio ser revisto com base nos respectivos salrios-de-contribuio, observando-se os prazos a partir de quando o benefcio devido. O segurado que exercer mais de uma atividade e se incapacitar definitivamente apenas para uma dessas atividades, ter mantido auxlio-doena, indefinidamente, no cabendo sua transformao em aposentadoria por invalidez, enquanto essa incapacidade no se estender s demais atividades. Nesse caso, o segurado s poder mudar de qualquer das atividades que estiver exercendo aps conhecimento da reavaliao mdico-pericial. O segurado em gozo de auxlio-doena precisa fazer exame por estar obrigado, independentemente de sua idade e sob pena de suspenso do benefcio, a realizar exame mdico, processo de reabilitao profissional prescrito e custeado pela Previdncia Social, e tratamento dispensado gratuitamente, exceto cirurgia e transfuso de sangue, que so facultativos. Esse beneficio cancelado nas seguintes hipteses: a- quando o segurado recupera a capacidade para o trabalho; b- no recuperando a capacidade para o trabalho, o auxlio-doena transformado em aposentadoria por invalidez; c- ficando alguma seqela decorrente de acidente de qualquer natureza ou causa, que reduza a capacidade para o trabalho que o segurado exercia habitualmente, o auxlio-doena transformado em auxlio-acidente. Esta hiptese somente se

59

O segurado em gozo de auxlio-doena que no consiga recuperao para a atividade que exercia habitualmente dever continuar em gozo do auxlio-doena e submeter-se a processo de reabilitao profissional, por conta da Previdncia Social, que garanta ao segurado exercer outra atividade. E se esse segurado em gozo de auxlio-doena no conseguir se recuperar para exercer outra atividade ser aposentado por invalidez. Por fim, considerado pela empresa o segurado em gozo de auxlio-doena como licenciado. O segurado em gozo de auxlio-doena, cuja empresa garanta licena remunerada a seus empregados, ter a seguinte situao: a empresa obrigada a pagar ao segurado, durante o perodo de auxlio-doena, a diferena entre o valor do auxlio-doena e a importncia garantida pela licena. Auxilio acidente Este benefcio o que indeniza o segurado da Previdncia Social uando, aps a consolidao das leses decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultar seqela definitiva que: areduza a capacidade para o trabalho que o segurado habitualmente exercia e se enquadre nas situaes discriminadas no anexo III do Regulamento da Previdncia Social, aprovado pelo Decreto n 3.048, de 06/05/1 999; breduza a capacidade para o trabalho que o segurado habitualmente exercia e exija maior esforo para o desempenho da mesma atividade que o segurado exercia poca do acidente; c- impossibilite o desempenho da atividade que o segurado exercia poca do acidente, porm permita o desempenho de outra atividade, aps processo de reabilitao profissional, nos casos indicados pela Percia Mdica da Previdncia Social. O segurado, mesmo tendo sofrido acidente e ficado com seqela, no tem direito ao auxlio-acidente nas hipteses abaixo: aquando o segurado apresenta danos funcionais ou reduo da capacidade funcional, sem repercusso na capacidade para o trabalho que habitualmente exercia;

60

b-

quando o segurado muda de funo, mediante readaptao profissional promovida pela empresa, como medida preventiva, em decorrncia de inadequao do local de trabalho.

No que concerne a perda de audio, esta, em qualquer grau, somente dar direito ao auxlio-acidente quando, alm do reconhecimento do nexo de causa entre o trabalho e a doena, resultar, comprovadamente, na reduo ou perda da capacidade para o trabalho que o segurado habitualmente exercia. Tem direito ao auxlio-acidente o segurado empregado, exceto o domstico, o trabalhador avulso e o segurado especial. Este devido a contar do dia seguinte ao do trmino do auxlio-doena, independentemente de qualquer remunerao ou rendimento do acidentado, exceto se decorrente de aposentadoria. Findo o auxlio-acidente com a concesso de aposentadoria ou com o bito do segurado. O auxlio-acidente pode ser acumulado com salrio ou outro benefcio da Previdncia Social, exceto nos casos de auxlio-doena decorrente do mesmo acidente, outro auxlioacidente e qualquer aposentadoria. O valor do auxlio-acidente acidente. O auxlio-acidente pode ser suspenso, quando houver reabertura do auxlio-doena que tenha dado origem ao auxlio-acidente, permanecendo suspenso at a cessao do auxliodoena reaberto, quando ser reativado. O segurado desempregado no tem direito a auxlio-acidente. Poder ter direito a auxlio-doena, se atender s exigncias para a concesso deste benefcio. O segurado no precisa apresentar algum documento pois os documentos j tero sido apresentados para a concesso do auxlio-doena. Confirmada a existncia de seqela, o auxlio-doena ser automaticamente transformado em auxlio acidente. Auxilio recluso Este benefcio previdencirio devido aos dependentes do segurado de baixa renda recolhido priso, desde que o segurado atenda s seguintes condies: a- no receba remunerao da empresa, no caso de segurado empregado; no esteja em gozo de auxlio-doena, aposentadoria ou abono de permanncia em servio; corresponde a 50% do salrio-de-benefcio que deu origem ao auxlio-doena do segurado, corrigido at o ms anterior ao incio do auxlio-

61

b- o seu ltimo salrio-de-contribuio seja igual ou inferior a R$ 468,47. Tem este direito os dependentes do segurado recolhido priso, na seguinte ordem: a- cnjuge, companheiro ou companheira, filho no emancipado ou equiparado, menor de 21 anos ou invlido de qualquer idade; b- pais; c- irmo no emancipado, de qualquer condio, menor de 21 anos de idade, ou invlido de qualquer idade. Os dependentes de uma mesma classe concorrem entre si em condies de igualdade. A existncia de dependente em uma classe exclui do direito s prestaes os dependentes das classes seguintes. No caso da classe 1 (cnjuge, filho), a dependncia presumida. Para as demais classes (pais e irmos), a dependncia deve ser comprovada, bem como a inexistncia de dependente de classe anterior. Para fins de dependncia econmica, necessrio que a invalidez tenha sido adquirida antes dos 21 anos de idade. A comprovao de invalidez do dependente feita pela Percia Mdica da Previdncia Social. Esse beneficio contado da seguinte data: abdo efetivo recolhimento do segurado priso, quando requerido at 30 dias depois da priso; do requerimento, quando requerido aps 30 dias do recolhimento do segurado priso. devido auxlio-recluso, quando no houver salrio-de-contribuio na data do efetivo recolhimento do segurado priso, desde que no tenha havido perda da qualidade de segurado e que o ltimo salrio-de-contribuio no tenha sido superior a R$ 468,47. Perde-se a qualidade de segurado, neste caso, quando o segurado deixa de contribuir, entre outros casos, nos seguintes intervalos de tempo: a- mais de 12 meses ou estiver suspenso ou licenciado sem remunerao nesse perodo; bmais de 24 meses, se j tiver contribudo por mais de 120 meses. Ambos os prazos sero acrescidos de 12 meses, se estiver desempregado, desde que comprovada esta situao perante a Agncia Pblica de Emprego e Cidadania (APEC) do Ministrio do Trabalho e Emprego. A obrigao do dependente durante o recebimento do auxlio-recluso apresentar, de trs em trs meses, atestado, firmado pela autoridade competente, de que o segurado continua detido ou recluso.

62

Se o segurado fugir da priso o pagamento do auxlio-recluso ser suspenso e, se houver recaptura do segurado, o pagamento ser restabelecido, a partir da data da recaptura, desde que ainda mantida a qualidade de segurado. E se o segurado exercer alguma atividade remunerada durante o perodo de fuga, essa atividade ser considerada para a verificao da perda ou no da qualidade de segurado. Se o segurado detido ou recluso vier a falecer o auxlio-recluso ser automaticamente convertido em penso por morte. Se no houver concesso de auxlio-recluso, em razo de salrio-de-contribuio superior a R$ 468,47, e o segurado vier a falecer durante a priso ou, aps a soltura, antes da perda da qualidade de segurado ser devida a penso por morte aos dependentes do segurado, mas os dependentes ou o segurado no tm direito a auxlio-recluso depois da soltura . O valor deste auxlio igual ao valor da aposentadoria por invalidez, que calculada da seguinte forma: 1. Primeiro, calcula-se o salrio-de-benefcio, que a mdia aritmtica simples dos maiores salrios de-contribuio, todos atualizados monetariamente, correspondentes a 80% de todo o perodo contributivo, a partir de julho/94; Para se calcular a renda mensal da aposentadoria, aplica-se sobre o salrio-debenefcio, o percentual de 100%. Se o segurado j estiver aposentado, os dependentes no tero direito ao auxliorecluso. Neste caso, os dependentes podero receber a aposentadoria via procurao. A diviso do auxlio-recluso ocorrer no caso de haver mais de um dependente, o auxlio-recluso dividido entre todos, em partes iguais e se um dos dependentes perde o direito ao auxlio-recluso haver nova diviso do valor total do auxlio-recluso entre os dependentes restantes. O auxlio-recluso no ser concedido quando todos os dependentes forem habilitados posto que a concesso feita com a habilitao dos dependentes que se apresentarem inicialmente. Qualquer habilitao posterior, que represente a excluso ou incluso de dependente, s produzir efeito a partir da Habilitao. Quem comprova se o dependente permanece ou no invlido aps a concesso do auxlio-recluso a percia mdica da Previdncia Social. A qualquer tempo e independentemente de sua idade, desde que convocado pela previdncia, o dependente invlido obrigado a submeter-se a exames mdico-periciais, a processo de reabilitao profissional, por conta da previdncia, e a tratamento gratuito, exceto o cirrgico e a transfuso de sangue, que so facultativos, sob pena de suspenso do pagamento do benefcio.

63

Quando o dependente menor de idade se invalida antes de completar 18 anos, submetido a exame mdico-pericial e, confirmada a invalidez, no se extingue a respectiva cota de auxlio-recluso ao completar 18 anos de idade. O cnjuge, mesmo estando ausente, tem direito ao auxlio-recluso, mas somente a partir da data de sua habilitao, desde que comprove a dependncia econmica do segurado, no se excluindo do direito ao auxlio-recluso a companheira ou o companheiro. O cnjuge divorciado ou separado judicialmente ou de fato que recebia penso de alimentos tem direito a receber o auxlio-recluso em igualdade de condies com os demais dependentes, ou seja, o valor total do auxlio-recluso dividido em partes iguais entre todos os dependentes. Assim, o valor da cota de auxlio-recluso desse cnjuge poder ser igual, maior ou menor do que a que vinha recebendo.

O pagamento da cota individual do auxlio-recluso finda: abcpela morte do dependente; para o dependente menor de idade, ao completar 18 anos de idade, salvo se for invlido; pela emancipao do menor de idade, ainda que invlido, exceto, neste caso, se a emancipao for decorrente de colao de grau cientfico em curso de ensino superior; depara o dependente invlido, pelo cessao da invalidez, verificada em exame mdico-pericial a cargo da previdncia; com a extino da cota do ltimo dependente, o auxlio-recluso se extingue. Quem recebe auxlio-recluso pode receber qualquer outro benefcio da Previdncia Social, exceto outro auxlio-recluso deixado por cnjuge e/ou companheiro(a), podendo o dependente, nestes casos, optar pelo auxlio-recluso de maior valor. Penso por morte Este benefcio concedido aos dependentes do segurado da Previdncia Social atingido pelo risco social morte, tendo direito, os dependentes do segurado que falecer, aposentado ou no, na seguinte ordem: acnjuge, companheiro(a), filho no emancipado ou equiparado, menores de 21 anos, ou invlido de qualquer idade;

64

bc-

pais; irmo no emancipado, de qualquer condio, menor de 21 anos de idade, ou invlido de qualquer idade.

Os concorrentes de uma mesma classe concorrem em condies de igualdade. A existncia de dependente em uma classe exclui do direito s prestaes os dependentes das classes seguintes. No caso da classe 1 (cnjuge, filho) a dependncia presumida. Para as demais classes (pais e irmo), a dependncia deve ser comprovada, bem como a inexistncia de dependente da classe (a). A comprovao de invalidez do dependente feita pela Percia Mdica da Previdncia Social. Tal penso devida, do seguinte termo, a contar da data: a- do falecimento do segurado, quando requerida at 30 dias depois do falecimento; b- do requerimento, quando requerida aps 30 dias do falecimento do segurado; c- em carter provisrio, da deciso judicial, no caso de morte presumida do segurado. Quando a penso por morte requerida aps 30 dias do falecimento do segurado,a data de incio da penso ser a do falecimento do segurado, aplicados os reajustamentos at de incio do pagamento da penso, no sendo devida qualquer importncia relativa a perodo anterior data de entrada do requerimento. A morte presumida ocorre em duas situaes: abmediante sentena declaratria de ausncia, expedida por juiz, a contar da data de emisso da sentena; em caso de desaparecimento do segurado por motivo de catstrofe, acidente ou desastre, a contar da data da ocorrncia, mediante prova hbil. No caso anterior, quando o segurado considerado falecido, por morte presumida, reaparece,verificado o reaparecimento do segurado, o pagamento da penso cessa imediatamente, ficando os dependentes desobrigados da reposio dos valores recebidos, salvo ocorrncia de m-f. O valor deste benefcio: ase o segurado falecido estava trabalhando, igual ao valor da posentadoria por invalidez, que calculada da seguinte forma:

65

- primeiro, calcula-se o salrio-de-benefcio, que a mdia aritmtica simples dos maiores salrios de - contribuio, todos atualizados monetariamente, correspondentes a 80% de todo o perodo contributivo, a partir de julho/94; - para se calcular a renda mensal da aposentadoria, aplica-se, sobre o salrio-de-benefcio, o percentual de 100%. bse o segurado falecido era aposentado, o valor da penso igual ao da aposentadoria. Havendo mais de um pensionista, a penso dividida entre todos, em partes iguais, mas se um dos pensionistas perder o direito penso ser realizada nova diviso do valor total da penso entre os pensionistas existentes. Quem comprova se o dependente ou no invlido a percia mdica da Previdncia Social. Alm disso, a qualquer tempo e independentemente de sua idade, desde que convocado pela previdncia, o segurado obrigado a submeter-se a exames mdico-periciais, a processo de reabilitao profissional, por conta da previdncia, e a tratamento gratuito, exceto o cirrgico e a transfuso de sangue, que so facultativos, sob pena de suspenso do pagamento do benefcio. Quando o dependente menor de idade se invalida antes de completar 18 anos, este ser submetido a exame mdico-pericial e, confirmada a invalidez, no se extingue a respectiva cota de penso ao completar 18 anos de idade. Termina o pagamento da cota individual da penso por morte: abcpela morte do pensionista; para o pensionista menor de idade, ao completar 18 anos de idade, salvo se for invlido; pela emancipao do menor de idade, ainda que invlido, exceto, neste caso, se a emancipao for decorrente de colao de grau cientfico em curso de ensino superior; dpara o pensionista invlido, pela cessao da invalidez, verificada em exame mdico-pericial a cargo da Previdncia Social. Com a extino da cota do ltimo pensionista, a penso por morte se extingue. E quem recebe penso por morte pode receber outro benefcio da Previdncia Social, exceto outra penso por morte deixada por cnjuge e/ou companheiro(a), podendo o dependente, nestes casos, optar pela penso de maior valor.

66

Salrio maternidade O salrio-maternidade o benefcio concedido segurada gestante da Previdncia Social, tendo tal direito, todas as seguradas da Previdncia Social: empregada, empregada domstica, trabalhadora avulsa, contribuinte individual (autnoma, empresria, etc), segurada especial e facultativa, observada a carncia, quando for o caso. Tal carncia exigida para a concesso do salrio-maternidade : abcsem exigncia de carncia, para as seguradas: empregada, empregada domstica e trabalhadora avulsa; 10 contribuies mensais, para as seguradas, contribuinte individual e facultativa; 10 contribuies mensais ou comprovao do efetivo exerccio de atividade rural nos ltimos 10 meses anteriores ao requerimento do salrio-maternidade, mesmo que de forma descontnua, para a segurada especial. Quando o parto antecipado, o perodo de carncia reduzido em nmero de contribuies ou de comprovao do exerccio da atividade rural equivalentes ao nmero de meses em que o parto foi antecipado. A durao do salrio-maternidade de 120 dias, com incio 28 dias antes e trmino 91 dias depois do parto (28 + dia do parto + 91 = 120). No caso da segurada empregada, o incio do afastamento do trabalho ser determinado com base em atestado mdico. Este prazo pode ser prorrogado. Em casos excepcionais, os perodos de repouso anterior e posterior ao parto podem ser aumentados em 14 dias, mediante atestado mdico especfico. Quando o parto antecipado, a segurada tem direito aos salrios - maternidade integralmente. Mesmo o parto sendo antecipado, a segurada tem direito ao salriomaternidade de 120 dias. Quando h aborto, a segurada tem direito ao salrio-maternidade desde que o aborto no tenha sido criminoso, comprovado mediante atestado mdico, o salrio-maternidade concedido por apenas duas semanas. O valor do salrio-maternidade: abcdpara a segurada empregada: igual sua remunerao integral; para a segurada trabalhadora avulsa: igual sua remunerao integral equivalente a um ms de trabalho; para a segurada empregada domstica: igual ao seu ltimo salrio-decontribuio; para a segurada especial: igual a um salrio mnimo;

67

e-

para as seguradas contribuinte individual e facultativa: igual a um doze avos da soma dos ltimos salrios-de-contribuio, apurados em perodo no superior a quinze meses.

Em todos os casos, exceto a segurada especial, devida a contribuio para a Seguridade Social. Quando o benefcio for requerido aps o parto, o documento que deve ser apresentado e a certido de nascimento do filho. Havendo dvida, a segurada pode ser submetida avaliao pericial da Previdncia Social. Quando a segurada tiver mais de um emprego ela ter direito ao salrio-maternidade em relao a cada emprego. No caso da segurada empregada, devido o salrio-maternidade nos meses de incio e trmino desse benefcio ser proporcional aos dias de afastamento do trabalho. O salrio-maternidade no pode ser acumulado com auxlio-doena ou aposentadoria por invalidez . Se a segurada, em gozo de salrio-maternidade, adoecer ou se invalidar, o benefcio de auxlio-doena ou de invalidez ter sua data de incio adiada para o primeiro dia seguinte ao do trmino do perodo de 120 dias. Se a segurada estiver em gozo de auxlio-doena e tiver direito ao salrio-maternidade, o pagamento do auxlio-doena ficar suspenso, enquanto perdurar o pagamento do salriomaternidade. Por fim, a segurada aposentada tem direito ao salrio-maternidade, s se retornar atividade.

Salrio famlia O salrio-famlia o benefcio concedido ao segurado de baixa renda da Previdncia Social para ajuda manuteno de seu(s) filho(s), tendo tal direito o segurado empregado, exceto o domstico, e o trabalhador avulso, em relao a cada um de seus filhos ou equiparados, at 14 anos de idade ou invlidos de qualquer idade. Quem pode ser equiparado a filho o enteado e o menor, este com termo de tutela do segurado e que no possua bens suficientes para o prprio sustento e educao. A equiparao ser feita, mediante declarao do segurado, desde que comprovada a dependncia econmica, tanto do enteado como do menor sob tutela. No qualquer empregado ou trabalhador avulso que tem direito ao salrio-famlia, mas somente aqueles que tm salrio-de-contribuio igual ou inferior a R$ 468,47.

68

O segurado empregado e o trabalhador avulso tm direito ao salrio-famlia, mesmo em gozo de benefcio, podem estar em gozo de auxlio-doena, aposentadoria por invalidez ou por idade, inclusive o trabalhador rural, ou outra aposentadoria, desde que tenha 65 anos de idade, se homem, e 60, se mulher. No caso do empregado, quando o salrio no for mensal, o pagamento do salriofamlia ser juntamente com o ltimo pagamento relativo ao ms. J no caso do trabalhador avulso que trabalhar alguns dias por ms, como fica o pagamento do salrio-famlia, o direito ao salrio-famlia independe do nmero de dias trabalhados no ms, devendo o seu pagamento corresponder ao valor integral para cada filho ou equiparado. Se o pai e me forem empregados ou trabalhadores avulsos, ambos tem direito ao salrio-famlia, cada qual ao seu. E quem garante o salrio-famlia a Previdncia Social. Quando o salrio-famlia pago pela empresa, esta o desconta do recolhimento das contribuies sobre a folha de salrios, devendo conservar, durante dez anos, os comprovantes de pagamentos e as cpias de certides correspondentes, para exame pela Previdncia. Este benefcio devido a partir da apresentao da certido de nascimento do filho ou da documentao relativa ao equiparado. H outra exigncia,o segurado deve assinar um termo de responsabilidade, comprometendo-se, sob pena das sanes penais e trabalhistas previstas, a comunicar qualquer fato ou circunstncia que implique a perda do direito ao benefcio: Previdncia Social, no caso do aposentado; empresa, no caso de empregado; ao sindicato ou rgo gestor de mo-de-obra, no caso do trabalhador avulso. No basta a apresentao desse documento para garantir a continuidade do recebimento do salrio-famlia. A continuidade do recebimento do salrio-famlia est condicionada apresentao anual de atestado de vacinao obrigatria, at seis anos de idade, e de comprovao semestral de freqncia escola, a partir dos sete anos de idade. Se o segurado no apresentar o atestado de vacinao obrigatria ou no fizer a comprovao de freqncia escola nas datas definidas pela Previdncia, o pagamento do salrio-famlia ser suspenso, at o cumprimento das exigncias. O salrio-famlia devido, no perodo entre a suspenso do pagamento do benefcio pela falta de comprovao da freqncia escolar e o seu reativamento somente se for provada a freqncia escolar regular no perodo em que o pagamento do benefcio foi suspenso. Caso contrrio, o pagamento s ser devido a partir da comprovao da freqncia escolar. A comprovao de freqncia escolar feita mediante apresentao de documento emitido pela escola, em nome do aluno, onde consta o registro de freqncia regular ou

69

atestado do estabelecimento de ensino, comprovando a regularidade da matrcula e freqncia do aluno. O salrio-famlia no d direito ao 13 (abono anual), de acordo com a Lei. A empresa a responsvel pelo pagamento do salrio-famlia no ms de afastamento do trabalho, no caso do empregado, e o sindicato ou rgo gestor de mo-de-obra, no caso do trabalhador avulso. E no ms de encerramento do benefcio a Previdncia Social. Aposentadoria por invalidez Ser devida ao segurado que, estando ou no em gozo de auxlio doena, for considerado incapaz e insusceptvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia, se ser-lhe- paga enquanto permanecer nessa condio; corresponde a uma renda mensal de 100% do salrio de benefcio, inclusive a decorrente de acidente de trabalho. Quando a percia mdica do INSS considera uma pessoa total e definitivamente incapaz para o trabalho, seja por motivo de doena ou acidente, essa pessoa aposentada por invalidez. Normalmente, o trabalhador que adoece ou acidentado recebe primeiro o auxliodoena. Caso no tenha condies de retornar ao trabalho, aposentado por invalidez. Servios da previdncia social Todos os segurados e dependentes tm direito aos servios da Previdncia Social e so estes: a- sevio social, b- percia mdica e c- habilitao e reabilitao profissional e social. Servio Social o servio de orientao aos segurados e dependentes sobre seus direitos e deveres, bem como os meios de exercer esses direitos e deveres perante a Previdncia Social e suas relaes com a sociedade. O segurado no paga para usar o Servio Social, gratuito, mas h uma prioridade na prestao do Servio Social, dada prioridade aos segurados em benefcio por incapacidade temporria (auxlio-doena) e ateno especial aos aposentados e pensionistas.

70

Servios da Previdncia Social A forma do Servio Social prestar atendimento aos segurados e dependentes da Previdncia Social mediante orientao tcnica, assistncia jurdica, ajuda material, recursos sociais, intercmbio com empresas e pesquisa social, inclusive celebrando convnios, acordos ou contratos. A diretriz do Servio Social a participao do segurado e do seu dependente na implementao e no fortalecimento da poltica previdenciria, em articulao com as associaes e entidades de classe. O compromisso do Servio Social em relao a estados e municpios, considerando a necessidade de universalizao do atendimento da Previdncia Social, presta assessoramento tcnico aos estados e municpios na elaborao e implementao de suas propostas de trabalho. J o servio de Habilitao e a Reabilitao Profissional e Social o servio da Previdncia Social que proporciona ao segurado e/ou seu dependente incapacitado parcial ou totalmente para o trabalho, e s pessoas portadoras de deficincia, os meios para a educao e reeducao e de adaptao e readaptao profissional e social indicados para participar do mercado de trabalho e do contexto em que vivem.O segurado tambm no paga,para usar o servio de Habilitao e Reabilitao, esse servio gratuito. As diretrizes do servio de Habilitao e Reabilitao Profissional e Social so: abcdaavaliao do potencial laborativo do segurado ou dependente; orientao e acompanhamento da programao profissional; articulao com a comunidade, com vistas ao reingresso no mercado de trabalho; acompanhamento e pesquisa da fixao no mercado de trabalho. o fornecimento de aparelho de prtese, rtese e instrumentos de auxlio para locomoo, quando a perda ou reduo da capacidade funcional puder ser atenuada por seu uso, e dos equipamentos necessrios habilitao e reabilitao profissional e social; ba reparao ou substituio dos aparelhos j mencionados, desgastados pelo uso normal ou por ocorrncia estranha vontade do segurado e/ou seu dependente; co transporte do acidentado do trabalho, quando necessrio; Compreende a reabilitao profissional:

71

d-

auxlio para tratamento ou exame fora do domiclio do segurado ou dependente, extensivo aos casos de habilitao profissional.

H um valor do auxlio para tratamento ou exame fora do domiclio do segurado ou dependente, por dia de tratamento ou exame fora do domiclio, ou a promoo de hospedagem mediante contratao de servios de hotis, penses ou similares. Alm disso, cabe ao INSS o fornecimento de passagens ou meio de transporte adequado. O servio de Habilitao e Reabilitao Profissional e Social prestado aos segurados e seus dependentes obrigatrio em relao aos segurados, inclusive aposentados e, na medida das possibilidades da Previdncia Social, aos respectivos dependentes. A obrigao da empresa em relao aos segurados reabilitados ou pessoas portadoras de deficincia, habilitadas que com 100 ou mais empregados, ela obrigada a preencher de 2% a 5% de seus cargos com segurados reabilitados ou pessoas portadoras de deficincia, habilitadas, na seguinte proporo: abcdde 1 00 a 200 empregados, 2%; de 201 a 500 empregados, 3%; de 501 a 1 .000 empregados, 4%; mais de 1 .000 empregados, 5%.

Se a empresa quiser dispensar um empregado que foi reabilitado ou uma pessoa portadora de deficincia, habilitada, tal dispensa de empregado reabilitado ou de pessoa portadora de deficincia, habilitada, quando se tratar de contrato por tempo superior a 90 dias e a dispensa for imotivada no contrato por prazo indeterminado, s poder ocorrer aps a contratao de substituto em condies semelhantes.

72

REFERNCIAS

BALERA, Wagner. (org.) Benefcios Previdencirios. P.U.C. So Paulo, 1999. COMPLEXO JURIDICO DAMASIO DE JESUS. Direito do trabalho: Curso do professor Damsio a distancia, mdulos I ,VI. So Paulo, 2002. FUHRER, Maximilianus Cludio e Roberto Ernesto. Resumo de direito do trabalho. 13 ed. Malheiros. So Paulo, 2005. GONALVES, Ionas Deda. Direito previdencirio (coleo Curso e concurso). Saraiva. So Paulo, 2005. LOMBARDI, Lucia. Apostila de direito previdencirio. Curso Robortella. So Paulo, 2005. MANNRICHE, Nelson (org.). CLT: Legislao previdenciria, Constituio Federal. 4a ed. Revista dos Tribunais. So Paulo, 2003. MANUAIS DE LEGISLAO ATLAS. Segurana e medicina do trabalho. 58 ed. Atlas. So Paulo, 2006. MARQUES E ABUD, Fabiola e Claudia Jos. Direito do trabalho. v. 22, Atlas. So Paulo, 2005. MARTINS, Sergio Pinto. Direito da seguridade social. 22 ed. So Paulo. Atlas, 2005. NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de direito do trabalho. 19. edio, Saraiva. So Paulo, 2004. PEDDE, Rodolpho Priebe. Resumo de direito do trabalho: universitrio do curso de direito da UNOESC. www.direitoria.net , acesso em dia 20/12/2005. RIBEIRO, Eraldo Teixeira. Direito e processo do trabalho. Prima Cursos Preparatrios, Premier Mxima. So Paulo, 2004. VENDRAME, Antonio Carlos. Segurana no trabalho tambm qualidade de vida para seus empregados. FIESP. So Paulo. http://ctst.ufrgs.vilabol.uol.com.br/divs/seg_trab_quali_vida_empr.doc, acesso em 26/12/05. www.mtb.gov.br www.previdenciasocial.gov.br

You might also like