You are on page 1of 6

AGRESSIVIDADE NA PRIMEIRA FASE DA EDUCAO INFANTIL: AFETO X LIMITE Larissa Emily de Oliveira

Graduanda/larissa_emily@hotmail.com/UEPB

Mykaellem Colho Pereira Correia


Graduanda/mykaellem.correia@gmail.com

Waldilson Duarte Cavalcante de Barros


Graduando/professorwaldilsonduarte@hotmail.com/UEPB

Resumo: A agressividade infantil um dos assuntos que mais preocupam atualmente os pais, educadores e a sociedade em geral. A importncia deste artigo justifica-se pelo aumento do nmero de crianas que apresentam esse tipo de comportamento. Sendo assim, o seu objetivo atravs de um levantamento bibliogrfico investigar as reais causas e conseqncias dessa agressividade em desacordo com o que socialmente considerado normal. Para isso tivemos como referncias Grunspun (1981), Laplanch (2001), Machado (1981), Oaklander (1980) e Weber (2006). De acordo com a pesquisa, constatou-se que as causas da agressividade na primeira fase da educao infantil venham da interao gentica com o meio a que a criana est inserida, falta de carinho e ateno, necessidade de experimentar limites e carncia em prticas disciplinares claras e coerentes. A conseqncia est na possibilidade dessa agressividade permanecer na adolescncia e na fase adulta, podendo levar o individuo a delinqncia e a marginalidade.

PALAVRAS-CHAVE: Agressividade infantil, problemas, causas, conseqncias. Violncia, agressividade e comportamento anti-social so importantes temas de reflexo nos dias atuais, especialmente quando esto presentes em estabelecimentos de ensino de nossa realidade. Este trabalho abordar conceitos de alguns tericos no que se refere agressividade infantil, buscando obter um maior entendimento do tema em estudo. Podemos notar que as razes da agressividade vm desde o incio das relaes das crianas ainda na educao infantil. Percebe-se que a agressividade de alguma forma, faz parte do processo de crescimento do indivduo onde se utiliza dela para reagir ao mundo. De acordo com o psicanalista Winncott (1939/1987) o modo e a razo da agressividade se destacar no funcionamento psquico- gerando a delinqncia e o comportamento anti-social na vida adulta- constituem um processo que se inicia precocemente e est estreitamente ligado ao desenvolvimento infantil. E neste momento em que a famlia e a escola tm grande influncia. Ao chegar escola, cada criana demonstra atravs de seus atos, sua experincia de vida. No ambiente escolar a agressividade tem se tornado, cada vez mais, um terrvel problema para o professor, que muitas vezes no sabe lidar com a situao. Algumas de lares desfeitos vivendo sem ateno e carinho dos pais, outras so superprotegidas, que a maioria das vezes os pais no impe limites. So inmeras as situaes vivenciadas pelas crianas, desencadeando comportamentos inaceitveis. Os atos agressivos geralmente chamados de anti-sociais incluem na maioria das vezes comportamentos destrutivos. Onde a criana demonstra sentimentos profundos de ira, sentimento de rejeio, insegurana e ansiedade,

sentimentos de mgoa, um senso de identidade difuso e uma opinio muito pobre do seu eu que lhe conhecido. Para a psicloga Cristina Locatelli, um comportamento agressivo constante sempre um indicador de que algo no vai bem com a criana. preciso tentar entender o que leva algumas crianas a manifestar esse comportamento, uma tarefa que as vezes exige a ajuda de um psiclogo. O presente trabalho tem por objetivo pesquisar e analisar as reais causas e conseqncias da agressividade em desacordo com o que socialmente considerado normal, buscando meios que favoream a minimizao desse problema. Tambm vem mostrar a importncia dos pais e da escola na construo da personalidade da criana que apresentam comportamentos agressivos, transportando essa agressividade para um caminho melhor. Os pais na maioria das vezes por desconhecerem ou negligenciarem a agressividade do seu filho acabam contribuindo para a sua acentuao, pois, atitudes agressivas frequentemente da criana transforma-se em um problema na adolescncia e na vida adulta. A famlia deve procurar sempre conduzir a criana de modo a evitar condutas socialmente condenveis, no reprimindo a agressividade da criana, mas proporcionando oportunidades de exercer sua atividade agressiva de maneira socialmente aceita. Para Machado (1981:37), a importncia de um processo de socializao adequado pra que a agressividade da criana possa ser controlada e canalizada de acordo com os padres socialmente aceitos em cada coletividade ou cultura. No se trata, portanto, de reprimir a agressividade da criana, mas sim de sublim-la por meio da sua transformao em atitudes construtivas. A escola tambm tem papel importante na formao emocional da criana, j que uma de suas funes civilizar o indivduo, no sendo condescendente com a agressividade exagerada. 1 Agressividade infantil 1.1 O que agressividade?

Segundo Grspun (1981), a agressividade um distrbio da sociabilidade que vem preocupando pais, professores e interessados no desenvolvimento da criana que tem sido discutido de maneira diferenciada por vrios estudiosos. Ao analisar o sentido que a lngua portuguesa define a agressividade encontramos definies como: Qualidade de agressivo. Disposio para agredir. Que envolve ou denota agresso. Vrios psiclogos discordam entre si como deve ser definida a agressividade. Muitos so os autores que vm tentando explicar as causas deste fenmeno e, nessa tentativa, concluem que se trata de um fenmeno multifacetado com diferentes fatores apontando como causalidade, que tm em comum a recorrncia a comportamentos violentos para a resoluo de problemas ou garantia de interesses pessoais.
A agressividade uma tendncia ou conjunto que se atualizam simples comportamentos reais ou fantsticos que visam prejudicar o outro, destrui-lo, humilh-lo. A agresso no conhece outras formas modalidades alem da ao motora violenta e destruidora, no existe comportamento quer

negativo, (recusa de auxilio) quer positiva (ironia por exemplo) ou efetivamente e concretizada, que possa funcionar com agresso.(LANPLANCH e PONTALES (2001, p.196).

Outros autores acreditam que a agressividade pode ser uma atitude da criana para mostrar sua insatisfao perante alguma coisa, sendo assim eles aconselham que esses comportamentos agressivos sejam direcionados para manifestarem de uma maneira mais aceitvel.

1.2 Quem so as crianas agressivas? Xingam, batem portas, destroem brinquedos, chutam o que estiver pela frente, maltratam animais, batem nos amiguinhos e algumas at mesmo agridem os professores e seus prprios pais, essas so algumas atitudes de crianas agressivas. Para Soifer (1992) as crianas agressivas so aquelas que geralmente se destacam na escola , em casa, no ambiente social, etc. apresentando comportamentos socialmente condenveis. A criana agressiva provavelmente possui sentimentos profundos de ira, sentimentos de mgoa, um senso de identidade difuso e uma opinio muito pobre a respeito do seu eu. Porm os adultos confundem certos tipos de comportamentos como agresso pelo simples fato de no gostarem de atitudes e algumas crianas que so irrequietas, desobedientes e provocam outras pessoas. Assim Oaklander, 1980 (p.232-3) afirma que s vezes a criana quando est simplesmente manifestado raiva. Geralmente sinto que os atos agressivos no so a verdadeira expresso da raiva, mas envios dos sentimentos reais. Como esses comportamentos precisam ser analisados em perspectivas, pelo fato de ocorrerem num sistema com um duplo padro entre crianas e adultos. Os atos agressivos, geralmente chamados de anti-sociais inclui na maioria das vezes comportamentos destrutivos que se manifestam de diversas formas. Contra si, contra o outro, em relao s atividades, at mesmo atravs de um desenho.

2 Surgimento da agressividade Desde muito pequenas as crianas demonstram atravs de seus atos a existncia ou falta de prazer em determinadas situaes. Aps algum tempo pode despertar reaes mais ou menos agressivas. Segundo Machado (1981:14) desde os primeiros meses de vida de uma criana j pode identificar um comportamento agressivo relacionado com raiva, que se manifesta em forma de um choro forte.

Aos trs ou quatro anos de idade comum as crianas apresentarem comportamentos agressivos como bater, morder, dar chutes. Elas fazem isso para alcanarem determinados fins, como receber ateno ganharem alguma coisa, se defender de alguns colegas, sendo a forma encontrada por ela para satisfazer suas necessidades. Considerada assim como agressividade manipulada, onde a criana agride, esperando que a vejam, a atenda. Para Marcelli (1998) geralmente essas atitudes desaparecem ao longo do tempo. No desaparecendo por completo, mas a criana aprende com o adulto que existem outros meios de se defender e de consegui o que se quer. preciso que pais, professores ensinem as crianas que existem estratgias sociais que iro substituir tais condutas agressivas por atitudes socialmente aceita. Gruspun (1981) a agressividade infantil est presente geralmente nas famlias em que existe uma superproteo compensatria, de rejeio ou de superioridade.

Quando as crianas sentem que no so capazes de dominar o grupo exteriorizam a agressividade em forma de verdadeiras crises, com ataques fsicos diretos. Onde h superindulgncia iniciais e as manifestaes da agressividade no so disciplinadas passa a haver agressividade excessiva no ambiente familiar. (GRSPUN 1981 p.301)

3 Causas da agressividade Questiona-se muito sobre a questo do que leva a criana a manifestar comportamentos agressivos. preciso tentar entender como se desencadeia esse tipo de comportamento. Uma tarefa que s vezes exige ajuda de um psiclogo. De acordo com a psicloga Cristina Locatelli:
Entre os fatores que desencadeia procedimentos agressivos esto: temperamento difcil e impulsivo; falta de carinho e de ateno; violncia emocional ou fsica; ausncia de limites ou tolerncia excessiva dos pais; excesso de energia mal canalizada; necessidade de experimentar limites ate reconhecer os prprios controles, no tolerar frustraes; e deficincias fsicas ou mentais ainda no descobertas.

A criana observa e reflete todas as atitudes daqueles que ela convive dia-a-dia, formando sua personalidade. Sendo assim a agressividade atuar de modo a satisfazer a criana de alguma de suas bases que hora se encontram confusas ora inexistentes. Em muitos casos os pais acabam contribuindo para o aumento desse tipo de comportamento, ou por desconhecerem, ou por negligenciarem a agressividade do seu filho. importante conhecer a origem da agressividade, pois ser fundamental para que se consiga reverter o problema. Campos (2004) diz que apesar de existir discordncias quanto a origem, acredita-se que tal comportamento advenha da interao gentica com o meio em que a criana est inserida, sendo a sua atuao particular a cada indivduo.

De acordo com a psicloga Lidia Weber geralmente o pssimo exemplo vem da conduta dos prprios pais:
As crianas aprendem com os comportamentos deles. Um estilo mando, agressivo e coercitivo vem de pais negligentes com baixa ou nenhuma apresentao de limites para os filhos. Pais autoritrios em demasia podem ter filhos, submissos, e com propenso estada depressivos, com baixa habilidade social. E muitos filhos podem seguir o mesmo modelo dos pais em relao aos seus amigos. (weber, 2006)

4 Fatores que influenciam comportamentos agressivos Os comportamentos agressivos podem ser iniciados desde as crianas na educao infantil, quando todas as pessoas ao seu redor acreditam que essas atitudes so simplesmente um excesso de energia ou uma travessura prpria na infncia. Para Ballone (2001) a conduta agressiva entre pr-escolares influenciada por fatores individuais, familiares ou ambientais (p.1). A agressividade no um trao de personalidade, ao apresentar comportamentos agressivos criana poder esta sendo influenciada pelo cotidiano familiar, e em menor escala por fatores externos, como a televiso escola, amizades, entre outros. Vrias atitudes dos pais influenciam bastante o desenvolvimento de comportamentos agressivos na criana, como a rejeio onde a criana se sente no amada e passa a ter uma opinio muito pobre do seu eu, a falta de limites em que os pais so rgidos e violentos, sem pacincia com os filhos e os criam as tapas e castigos. Dessa forma a criana acaba observando esse tipo de comportamento e exercendo o mesmo contra todos ao seu redor.

5 Conseqncias da agressividade infantil Os diferentes caminhos que a agressividade ir percorrer segundo Maia(2007) dependero do ambiente onde o indivduo est inserido. Tendo a famlia e a escola grande importncia na construo da personalidade das crianas que apresentam comportamentos agressivos, proporcionando assim a elas um caminho melhor e produtivo. Caso o contrario a criana no apresentar tolerncia a qualquer frustrao e responde a tal situao quando frustrada, que em muitas vezes essas manifestaes no so percebidas e a criana sente a necessidade de aumentar a sua agressividade.
Se a criana tiver um ambiente facilitador (...) poder exercer sua agressividade, vivenci-la e sobreviver a ela, integrando-se como um ser como um ser total. Se o ambiente no tiver sido propicio nem facilitador, (...) esta criana continuar bolos ate encontrar um que resista a seus ataques e ela possa com-lo e internaliz-lo como sendo seu.(Maia,2007)

Silvares (2000) observa que as prticas parentais pobres em disciplina e monitoramento da criana propiciam condies iniciais aos problemas de conduta, onde a criana no consegue se inserir na sociedade e quando adolescente possa a viver no mundo da delinqncia e da marginalidade. Segundo Bordin e Offord (2000), as crianas que convivem

em meio a certa carncia afetiva no mbito familiar, se tornam pessoas com falta de esperana tendo comportamentos ansiosos ao resgatar ou encontrar algo que lhe foi bom. Embora grande parte das crianas consideradas agressivas apresente comportamentos difceis de lidar, h tambm aquelas que vivem a agressividade de maneira retrada e silenciosa, porm tendem a ter as mesmas conseqncias daqueles casos onde se pode perceber a agressividade.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BALLONE, G.J. Violncia e Agresso da criana do adolescente e do jovem. Disponvel em :http://www.altavista.om.br. In: PsiqWeb, Psiquiatria geral, Internet, 2001 Acesso em 28/02/2003. GRNSPUN, H. Distrbios neurticos da criana.4 ed. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu, 1981. OAKLANDER, V. Descobrindo crianas: a abordagem gestltica com crianas e adolescentes. 11 ed. So Paulo: Summus,1980. SOIFER, R. Psiquiatria infantil operativa: psicologia evolutiva e psicopatologia. 3 ed. Porto Alegre: Artes Mdicas,1992. WINNICOTT, D.W. A criana e o seu mundo. 6 ed. Rio de Janeiro: JC,1982.

You might also like