You are on page 1of 3

Erica Vasconcelos, Marco Aurlio Almeida Educao Digital- Tera-feira 23/04/2013

O contato de alguns professores com as mdias digitais.


A partir do texto Cultura Digital e Escola (ISSN 1982 0283 Ano XX boletim 10 - Agosto 2010) tiramos a base terica deste ensaio e elaboramos um questionrio digital que foi encaminhado para professores de escolas de ensino Fundamental e Mdio. Esta pesquisa tem o intudo de averiguar se os professores usam ferramentas de comunicao digital com os alunos em/fora de sala de aula, e se usam, com que frequncia isso acontece. Muito professores, educadores e pais se questionam a respeito da juventude que l e escreve muito pouco, no estuda mais, pois eles vivem na Internet, como afirma Carmen Pimentel (Pimentel, 2010, p. 22), os estudantes desse sculo produzem ainda mais do que estudantes de outrora, e de modo diferenciado, claro. Crianas e adolescentes gastam horas em sites de redes sociais, blogs, Twiter, sites de compras, etc. Neste ambiente, eles tm acesso a uma expressiva quantidade de informao, leem e escrevem muito. Por esta razo, este ensaio se faz importante, pois ele busca saber se os professores esto inseridos, conhecem ambientes informatizao os quais os estudantes j esto familiarizados e se os professores usam essas ferramentas em sala de aula e para estabelecer contado com os discentes. Sabemos que a internet abriu uma vasta gama de oportunidades de produo e divulgao. Os textos, trabalhos, pesquisas e at mesmo o que os alunos aprendem em sala de aula, pode ser compartilhado via web, com quem esteja interessado. Isso d oportunidade de desconhecidos lerem redaes e textos produzidos por alunos do meio escolar. Um professor que ensina em uma escola onde a maioria dos alunos tenha seu P. C. (Personal Computer) e no estabelece/disponibiliza contato com os alunos, um professor que segue mtodos tradicionais. A palavra-chave contextualizao,

quanto mais usarmos ferramentas que contextualizem as aulas, melhores sero os resultados. Conforme mencionado, foi elaborado um questionrio com as seguintes perguntas: Sua escola possui laboratrio de informtica? Com que frequncia voc usa as tecnologias digitais em sala de aula? Quais as tecnologias digitais que voc usa? Sua escola possui site ou blog prprio? Se possui, qual as condies desse laboratrio? Foram entrevistados em nossa pesquisa cinco professores, os quais dois lecionam no 3 ano do Ensino Mdio, dois no Ensino Fundamental e um em todas as sries do Ensino Fundamental e Mdio. As respostas foram as seguintes: Os dois professores que davam aula para o ltimo ano do Ensino Mdio e seu ambiente de trabalho possu laboratrio de informtica e raramente usavam- o para suas aulas, usavam as ferramentas digitais Moodle e Plataforma Uno. Suas escolas possuam um laboratrio de informtica que julgavam ser bom. Os outros dois professores do Ensino Fundamental relataram que sua escola possua laboratrio de informtica e Blog prprio, usavam as redes sociais casualmente junto com as tecnologias digitais Blog e sites que mostram a parte prtica do contedo tratado como o Youtube. Na opinio deles o laboratrio de informtica regular. O quinto professor que trabalha com todas as turmas de Ensino Fundamental e Mdio, tem laboratrio de informtica em seu ambiente de trabalho, usa as mdias digitais frequentemente como o Blog. Sua escola possui um site prprio e um laboratrio que julga ser muito bom. Muitos filsofos j formaram teses sobre a educao, como por exemplo o alemo Friedrich Nietzsche que defendia que a educao, deve estar no sentido da busca da liberdade do esprito, na potencializao da vontade de poder do indivduo e da constituio de um homem superior, sem as amarras da religio e do Estado. Esse homem pode ser formado atravs de um ensino crtico, capaz de ver o problema do meio em que se situa. E as mdias digitais so de fundamental importncia nessa formao pois fazem parte da sociedade sendo que o ser que a domina tem um atestado de cidadania e estar inserido na sociedade, conhece culturas, lugares, costumes, religies, etc. Tem maior autonomia e capacidade de inovao.

Em vista disso, conclumos que os professores os quais raramente usavam as mdias digitais, so professores de uma escola militar de Santa Maria a qual tem um ensino tradicional e voltado quase que totalmente apenas para a sala de aula, com muita teoria e pouca prtica. Lembramos que esses professores devem se adequam ao padro de ensino onde trabalham mesmo que discordem. Os outros dois professores que trabalham no Ensino Mdio que consideram o laboratrio de informtica regular, so educadores de escolas pblicas, visto que nelas, o investimento em laboratrio de computao entre outras locais importantes para o ensino aprendizagem pouco. Fizemos uma pesquisa mais aprofundada e eles nos relataram que levam seu prprio computador para trabalhar com os alunos em sala, j que o laboratrio quase sempre se encontra com problemas de manuteno. O ltimo professor o qual considera o laboratrio de computadores muito bom, leciona em uma escola particular da cidade. Percebemos que por ele estar em um ambiente particular o estimula maior e ele usa as mdias digitais frequentemente com seus alunos.

You might also like