You are on page 1of 150

8

I CALENDRIO DAS AVALIAES (PROVAS) DE LNGUA PORTUGUESA: 1. OBSERVAO: de responsabilidade do aluno o acompanhamento deste calendrio durante o semestre. Tambm, ele dever acompanhar outras informaes no FAESA on line.

CURSO

TURMA

DATAS

RESULTADOS DAS AVALIAES PARCIAIS (NOTAS/ FREQUENCIAS NO FAESA ON-LINE) At: 07/04 At: 19/05 At: 29/06

PROCESSOS GERENCIAIS

1 B Noturno

1 avaliao: 20/04 2 avaliao: 08/05 3 avaliao: 19/06

2. CALENDRIO DA AVALIAO SUBSTITUTIVA DA FAESA: 25/06 a 29/06 3. NMERO DE PROVAS NO CURSO DE PROCESSOS GERENCIAIS(SO 3 MDIAS):

1 nota: prova: (10,0) = 1 mdia (10,0) 2 nota: prova: (8,0) + Trabalho em grupo (Correspondncia Empresarial) ( 2,0) = 2 mdia (10,0): Data do trabalho: 11/04 3 nota: prova: (7,0) + Resenha Crtica (3,0) = 3 mdia (10,0) Obs.: As notas da resenha crtica e do trabalho em grupo no sero somadas prova substitutiva, pois esta ter peso 10,0. 4. BIBLIOGRAFIA DO LIVRO PARA RESENHA CRTICA (PROCESSOS GERENCIAIS) MONTALEMBERT, Hugues de. Um outro olhar: memrias e reflexes de um artista que reaprendeu a viver depois que perdeu a viso.1ed., Rio de Janeiro: Sextante/Gmt, 2011, 160 p. RESENHA COPIADA DA INTERNET TER NOTA ZERO. Use como capa e folha de rosto o modelo apresentado pela FAESA. Faa sua leitura com responsabilidade! Observe a data da entrega. Resenha entregue aps a data, a nota ser menor do que 3,0. Siga o roteiro apresentado abaixo.

Bom Trabalho! 5. ROTEIRO PARA RESENHA CRTICA: 1. ATIVIDADE: Fazer a leitura do livro escolhido (bibliografia acima), em grupo de 4 a 5 pessoas, conforme o nmero de alunos em sala. 2. OBJETIVO: Verificar a habilidade para lidar com a leitura e produo de texto e a anlise crtica do discurso. 3. FOCOS DE ATENO: A Resenha Crtica dever seguir alguns itens: INTRODUO (referncia da obra e se quiser poucas linhas sobre os dados do autor), RESUMO e CONCLUSO (anlise e apreciao da obra a viso crtica do resenhador) O trabalho dever ser digitado de acordo com as normas da FAESA. OBS. As palavras INTRODUO, RESUMO e CONCLUSO no entram no corpo do trabalho. Olhe as normas da RESENHA CRTICA. 4. AVALIAO: A Resenha valer 3,0, que ser somada com a 3 prova que valer 7,0. O resultado da soma ser uma das notas do semestre. Sero observados para a avaliao todos os itens do foco de ateno (INTRODUO, RESUMO e CONCLUSO) e, principalmente, a pontualidade. 5. DATA DA ENTREGA DA RESENHA: 1 B - PROCESSOS GERENCIAIS: 29/05

6. FORMAS DE AVALIAO DA APRENDIZAGEM Observao: dos desempenhos apresentados pelos alunos na realizao das atividades orais e escritas. Realizao e correo dos exerccios. Provas escritas. Resenha crtica. Leituras de livros, revistas, jornais, textos, filmes e outros. Realizao de trabalhos em grupo.

7. BIBLIOGRAFIA (utilizada em sala de aula). Manual do Aluno (caderno de tarefas) - encontra-se na Pgina da Disciplina Lngua Portuguesa FAESA ON-LINE

10

O contedo estudado ser ampliado de acordo com as bibliografias: bsica e complementar encontradas no Plano de Ensino de Lngua Portuguesa no FAESA ON-LINE. II GUIA PRTICO DA NOVA ORTOGRAFIA A NOVA ORTOGRAFIA DESCOMPLICADA ORIENTAES BSICAS PARA QUEM QUER ESCREVER CORRETAMENTE, SEM SE PREOCUPAR COM CONCEITOS GRAMATICAIS . (Douglas Tufano) A implantao das regras desse Acordo, prevista para acontecer no Brasil a partir de janeiro de 2009, um passo importante em direo criao de uma ortografia unificada para o portugus, a ser usada por todos os pases que tenham o portugus como lngua oficial: Portugal, Brasil, Angola, So Tom e Prncipe, Cabo Verde, Guin-Bissau, Moambique e Timor Leste. Este guia no tem por objetivo elucidar pontos controversos e subjetivos do Acordo, mas acreditamos que ser um valioso instrumento para o rpido entendimento das mudanas na ortografia da variante brasileira. As dvidas que porventura existirem aps a leitura do Guia Prtico da Nova Ortografia certamente sero resolvidas com a publicao de um Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa (VOLP), como esto previstas no Acordo. (Editora Melhoramentos, Agosto de 2008) REFORMA ORTOGRFICA DA LNGUA PORTUGUESA 1. O ALFABETO tem agora 26 letras. ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVW XY Z 2. O TREMA( ) deixou de existir, a no ser em nomes prprios e seus derivados. consequncia aguentar arguir bilingue cinquenta delinquente eloquente Mller (exceo) 3. EMPREGO DO HFEN 1. Prefixo terminado por VOGAL + VOGAL igual (usa-se hfen) contra-ataque auto-observao micro-ondas anti-inflamatrio semi-integral 2. Prefixo terminado por VOGAL + VOGAL diferente (no se usa hfen) autoestrada coautor extraoficial hidroeltrica infraestrutura plurianual semianalfabeto reinveno 3. Os prefixos CO, PRO, PRE, RE juntam-se ao segundo elemento, ainda que este inicie pelas vogais o ou e: coocupar coorganizar coautor coirmo cooperar propor

11

proeminente reeleio reescrita

predeterminado

4. Prefixo terminado por VOGAL + S ou R (no se usa hfen e duplica-se consoante) antirracismo antissemita contrassenha semirreta antirrugas neorrealismo ultrarromantismo suprarrenal

5. Qualquer prefixo + H (usa-se hfen) anti-higinico super-homem extra-horrio Obs.: desumano, subumano 6. Prefixos HIPER, INTER e SUPER + R (usa-se hfen). hiper-requintado inter-racial super-romntico 7. Prefixo CIRCUM, PAN + Vogal, M, N (usa-se hfen) pan-americano circum-adjacente circum-navegao 8. Prefixos: RECM, ALM, AQUM, SEM, PS, PR, PR, EX, VICE (usa-se sempre o hfen). recm-nascido alm-mar ex-senador vice-governador pr-vestibular pr-reitor sem-terra ps-graduao mini-hotel ultra-humano supra-humano

9. O HFEN abolido quando no se tem a noo de que a palavra composta. mandachuva paraquedas girassol pontap

10. Usa-se HFEN para ligar encadeamentos vocabulares. Ponte Rio - Niteri Eixo Rio-So Paulo 11. No se usa HFEN aps NO e QUASE em expresses como: Pacto de no agresso Cometeu um quase delito 12. Advrbios BEM e MAL + VOGAL ou H (usa-se hfen). Bem-estar/mal-estar

12

Bem-humorado/mal-humorado Bem-aventurado/mal-aventurado ATENO! Escreva com hfen: bem-criado, bem-mandado, bem-nascido. Escreva sem hfen: malcriado, malmandado, malnascido Excees: benfazejo, benfeito, benfeitor, benquerena.

ACENTUAO: 1. No se usa mais o ACENTO CIRCUNFLEXO: Nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "CRER", "DAR", "LER", "VER" e seus derivados. Creem, deem, leem, veem. 2. No se usa mais ACENTO CIRCUNFLEXO: Em palavras terminadas em hiato "oo". enjoo, abenoo, doo, perdoo, povoo,voos. 3. No se usa mais o ACENTO AGUDO: 1. Nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxtonas, como: Alcaloide, alcateia, androide, apoia (verbo apoiar), apoio (verbo apoiar), asteroide,boia, colmeia, estreia, estreio (verbo estrear), geleia, heroico, ideia, jiboia, joia, odisseia, paranoia, plateia, assembleia, ideia, jiboia, heroica. 2. ATENO: Essa regra vlida somente para palavras paroxtonas com ditongos abertos: i, e i. (sem acentos) Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxtonas e monosslabas tnicas terminadas em: is, u, us, i, is. Papis, heri, heris, trofu, trofus, cu, vu, ru, di, ilhus, corri, remi, lenis, anis, fiis. 3. No se usa mais o ACENTO AGUDO: Nas palavras paroxtonas, com "i" e "u" tnicos, quando precedidos de ditongo. Feiura, baiuca 4. ATENO: Se a palavra for oxtona e o i ou o u estiverem em posio final (ou seguidos de s), o acento permanece.

13

Piau, tuiui, tuiuis.

5. OBSERVAO: Palavras como cada, sada, sade, viva, em que I e U formam hiato permanecem acentuadas. LEMBRE-SE: Oxtona a palavra cuja slaba tnica a ltima. (mais de uma slaba) Paroxtona a palavra cuja slaba tnica a penltima. (mais de uma slaba) Monosslabo tnico a palavra cuja slaba tnica. (uma slaba) Ditongo a juno de vogal e semivogal, numa s slaba.

6. Tambm no se usa mais o ACENTO AGUDO: Nos poucos verbos em que h "u" tnico depois de "g" ou "q"e antes de "e" ou "i". averigue, arguem, apazigue. 7. ACENTO DIFERENCIAL: 1. No se usa mais o acento que diferenciava os pares: pra/para pla(s)/ pela(s) plo(s)/pelo(s) plo(s)/polo(s) pra/pera. 2. ATENO: Permanece o acento diferencial em pde (passado) e pode (presente). Exemplo: Ontem, ele no pde sair mais cedo, mas hoje ele pode. Permanece o acento diferencial em pr (verbo) e por (preposio). Exemplo: Vou pr o livro na estante que foi feita por mim. Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir, assim como de seus derivados (manter, deter, reter, conter, convir, intervir, advir etc.). Exemplos: Ele tem dois carros. / Eles tm dois carros. Ele vem de Sorocaba. / Eles vm de Sorocaba. Ele mantm a palavra. / Eles mantm a palavra. Ele convm aos estudantes. / Eles convm aos estudantes. Ele detm o poder. / Eles detm o poder.

14

Ele intervm em todas as aulas. / Eles intervm em todas as aulas III ESTUDO DA LNGUA (TEXTOS DE APOIO):

1. ETAPAS DE UMA PESQUISA - COLETA DE DADOS a busca e seleo de fontes de informao para se elaborar um trabalho acadmico. Selecionadas as fontes que podero servir para o desenvolvimento do trabalho, passa-se localizao das informaes necessrias: Leitura prvia - ndice, sumrio, prefcio, contracapa, orelhas do livro, ttulos, subttulos. Leitura seletiva - leitura mais atenta dos ttulos, subttulos e do contedo das partes e captulos. Leitura crtica /analtica - compreenso do texto para anlise e interpretao. Leitura interpretativa - estabelecimento de relaes e confronto de ideias, rejeio ou confirmao de opinies.

- ANOTAES E FICHAMENTO Fichar fazer anotaes em fichas para fins de estudo ou pesquisa, com o objetivo de facilitar e agilizar uma futura busca de informaes. - CONTEDO As fichas podem ser usadas para vrios tipos de anotaes: indicao bibliogrfica (autor, obra, assunto); transcries para citaes; apreciao; esquemas; ideias sugeridas pelas leituras; resumo.

- PONTOS A SEREM OBSERVADOS NA FEITURA DE UMA FICHA: Cabealho especifica o tema/assunto/finalidade do contedo fichado.

Indicaes bibliogrficas autor, obra, local de impresso, editora, data e, se for o caso, o captulo ou as pginas da obra. Corpo da ficha esquema, resumo ou citao.

- TAMANHOS INTERNACIONAIS DE FICHAS (PADRO): Pequeno 7,5 cm X 12,5cm

15

Mdio 10,5 cm X 15,5 cm Grande 12,5 cm X 20,5 cm

2. RESUMO Resumir um texto dizer com poucas palavras o que o texto original disse. , portanto, reduzir esse texto, procurando retirar as suas ideias essenciais, na ordem em que aparecem. Em um resumo no se fazem comentrios ou julgamentos. Para se fazer um bom resumo, preciso compreender o texto em sua totalidade. - ORIENTAES: Leia todo o texto a ser resumido; Releia o texto, copiando as palavras ou frases importantes; Resuma pargrafo por pargrafo (caso seja um captulo, um artigo), registrando apenas a ideia principal de cada um deles; Desconsidere exemplos e detalhes; No coloque suas opinies e comentrios. Registre somente as ideias do autor; Releia as suas frases-resumo e verifique se elas possuem uma sequncia lgica compreensvel. Elimine o que for desnecessrio, como informaes repetidas e acessrias;

EXEMPLO DE RESUMO DE UM PARGRAFO - TEXTO ORIGINAL: As mudanas advindas da Internet, aliceradas nos impressionantes investimentos dirigidos para sua consolidao, esto alterando significativamente o prprio modo de o homem se relacionar com o ambiente social, cultural e econmico. Um admirvel novo mundo se anuncia sob o imprio da virtualidade. (Educao, So Paulo, ano 26, fev.2000)

- RESUMO: Com o aparecimento e fortalecimento da Internet, a relao do homem com o meio scio-cultural e econmico est se modificando e um mundo virtual surge. 3. RESENHA Resenhar relatar de maneira minuciosa, porm objetiva, as caractersticas de um fato, de um objeto (uma partida esportiva, um filme, um livro, uma pea teatral, etc).

16

A nfase que se deve dar a determinados pontos, ir depender da finalidade a que a resenha se destina. A resenha um tipo de redao tcnica que abrange as diferentes formas de textos (descritivo, narrativo e dissertativo), com uma linguagem clara e objetiva. Numa resenha faz-se a descrio fsica da obra ou do fato, isto , enumeram-se as propriedades relevantes dessa obra ou fato; tambm se narra esse fato, de forma sucinta, e, finalmente, faz-se um comentrio ou julgamento do fato /objeto resenhado. A resenha pode ser descritiva, ou seja, sem nenhum julgamento de valor, abstendo-se descrio e narrao do fato /objeto, ou crtica, em que apreciaes e comentrios so adicionados descrio e sntese do fato /objeto em foco. A resenha crtica um texto argumentativo e tem como objetivo oferecer informaes sobre o fato/objeto resenhado, para que o leitor possa interessar-se ou no pela consulta da obra original. Na resenha crtica deve-se usar a 3 pessoa gramatical, a fim de emitir certa neutralidade, uma vez que a presena do emissor muito forte na produo desse tipo de texto.

A RESENHA DISTRIBUI-SE, GERALMENTE, EM 3 PARTES: 1. INTRODUO: (no se escreve na resenha a palavra introduo) Ficha tcnica: referencia os dados sobre o autor/obra.

2. DESENVOLVIMENTO: (no se escreve na resenha a palavra desenvolvimento) Sntese (resumo): do contedo (do texto, da histria, do filme, do livro, etc.).

3. CONCLUSO: (no se escreve na resenha a palavra concluso) Apreciao (crtica): que abranja o valor de toda a obra, quanto ao seu valor cientfico ou esttico em viso crtica objetiva, imparcial, sem divagao, que mais ressaltam as ideias do resenhador que do resenhado. Avalia-se a importncia da obra dentro da rea de atuao.

3.1 EXEMPLOS DE RESENHA CRTICA:

1. A BOA SORTE: CRIANDO AS CONDIES DE SUCESSO NA VIDA E NOS NEGCIOS. TRIAS de BES, Fernando; ROVIRA CELMA, lex. A boa sorte: criando as condies de sucesso na vida e nos negcios. Trad. Davina Moscoso de Arajo. 4. ed., Rio de Janeiro: Sextante, 2004, 120p.

17

Eles apresentam de maneira bastante simplificada os principais fatores (regras) que trouxeram a Boa Sorte para pessoas extremamente bem-sucedidas. Esse livro foi escrito pelos espanhis, professores de marketing Fernando Tras de Bes e lex Rovira Celma e traduzido por Davina Moscoso de Arajo. , hoje, considerado grande fenmeno de vendas contando em forma de parbola como conquistar a Boa Sorte. Os autores conseguem descrever com muita clareza e simplicidade a diferena entre a sorte e a boa sorte, faro as pessoas reverem esses conceitos e promovero grandes mudanas em suas vidas e mostraro como criar as condies para a Boa Sorte chegar at voc. A histria, em forma de parbola, ensina dez lies a partir do reencontro de dois amigos de infncia, Vitor e Davi - um bem-sucedido, outro no -, e a fbula dos cavaleiros Nott, da capa preta, e Sid, da capa branca, que buscam o trevo de quatro folhas que dar sorte ilimitada a quem o tiver. aps esse encontro, os autores mostram a trajetria da narrativa por meio de um declogo em que as regras da Boa Sorte so apresentadas com os seguintes personagens: Merlin, que desafiou seus cavaleiros irem a um bosque para encontrar o Trevo Mgico de Quatro Folhas, que traria a sorte ilimitada para quem o encontrasse. Nott e Sid, os cavaleiros que aceitaram o desafio e fizeram viagem separadamente, passando por alguns desafios. Primeiramente, foram testados por um gnomo, que testou os cavaleiros que tiveram reaes diferentes. E continuando a caminhada, j no quarto dia, o encontro com a Dama do Lago com novas informaes, deixando-os mais pensativos. Nott, mais pessimista, sentia-se enganado por Marlin e Sid, mais otimista, comeou a buscar meios para preparar a terra para quem sabe o trevo pudesse nascer naquele local. Continuaram suas viagens considerando as informaes do Gnomo e da Dama do Lago. Muitas dvidas para ambos, porm, com decises diferentes. Sid continuava preparando a terra na espera do trevo, enquanto Nott cada vez mais desacreditava da existncia do Trevo Mgico de Quatro Folhas naquele bosque, principalmente, quando todos os desanimavam, nada fazia com a terra. Continuava na busca do trevo da boa sorte. No sexto dia, o encontro com Ston, a Me das Pedras. Mais uma vez, eles foram desestimulados e reagiram diferentemente. Finalmente, na ltima noite tudo transcorreu de forma intranqila no Bosque Encantado. Nott resolve aceitar o conselho da bruxa Morgana de retornar at Marlin, no Reino Encantado, e mat-lo, pois assim conseguiria vingar de Marlin e ganhar de Sid. Porm ao visitar o Sid, a bruxa Morgana no consegue o mesmo resultado. Sid se lembrou do que seu mestre dizia:

18

Desconfia daquele que lhe prope planos com os quais se ganha fcil e rpida. Suspeite de quem tentar lhe vender a sorte. Logo, Sid obteve o resultado esperado. O vento, Senhor do Destino e da Sorte fez chover pequenas sementes de trevos de quatro folhas. Cada semente era Um Trevo da Sorte em Potencial. Os trevos nasceram porque Sid criou condies adequadas para isso. Qualquer pessoa que agir da maneira que o Sid agiu, conseguir a Boa Sorte. Ele colheu sucesso, enquanto Nott s colheu fracassos. E ao final da histria, surpreso, Vtor sorriu, pois, Davi o entendera e acrescentou: A Histria da Boa Sorte nunca chega s suas mos por acaso. Verifica-se por meio da leitura que tecnicamente o livro a Boa Sorte d dicas de boa sorte desde as primeiras pginas do livro, quando Vtor resolve contar uma histria para o amigo Davi com os ensinamentos recebidos de seu av: uma histria que ajudou muitas pessoas. No s gente do mundo dos negcios como empresrios e profissionais de todos os ramos. O que torna o livro dos autores espanhis cativante a forma leve que ele usa na sua narrativa, mostra com sabedoria como criar as condies favorveis para conseguir a Boa Sorte e como as pessoas devem busc-la. Percebe-se que nessa fbula de linguagem leve, inspiradora e rica de metforas, h uma lio simples, mas muito significativa: a sorte nada tem a ver com um acontecimento fortuito, com o acaso. Ela chega s pessoas que muito lutam, com muita bravura. preciso acreditar, ser persistente, insistir mesmo quando tudo parece impossvel. Provavelmente, foi esta a mensagem que o autor em seu livro desejou passar para o leitor: Criar as condies de sucesso na vida e nos negcios, mesmo que tudo parea impossvel. A Boa Sorte chega para todos que acreditam na sorte e buscam por ela, mesmo encontrando pessoas pessimistas que queiram desvi-las dos seus objetivos. Cabe, portanto, s pessoas criarem as condies para que a sorte acontea em suas vidas, mesmo nas circunstncias mais difceis. Foi o que o cavaleiro Sid fez. Com o objetivo alcanado, passou o resto de seus dias ensinando as regras da Boa Sorte aos outros cavaleiros e s pessoas comuns. Em todas as profisses e momentos da vida, devem-se criar condies favorveis para conseguir a Boa Sorte, no esperar que bata em sua porta. Deve-se, pois, esquecer que a sorte no uma questo

19

de acaso, voc pode criar a Boa Sorte. Assim, estar promovendo uma grande transformao em sua vida. Chegando a grandes vitrias. (Aluno: Eric Rosetti Lessa, Cincia da Computao)

2. O EMPREENDEDOR: COMO CRIAR OPORTUNIDADES Sucesso de vendas em todo o mundo, o livro O Empreendedor: como criar oportunidades, escrito por Peter B. Kyne em 1921 e recebeu uma verso atualizada em 1949, pelo escritor Alan Axelrod (traduzido por Heitor Pitombo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2005. 75p.), serve de inspirao e referncia para executivos e profissionais do mundo empresarial. A histria, em forma de parbola, mostra que para se tornar um bom empreendedor preciso criar oportunidades e no esperar que elas apaream. Para isso preciso ter muita persistncia, competncia e iniciativa. Na histria, Alden P. Ricks mais conhecido como Capito Ricks um grande empresrio do ramo da madeira e da navegao, no est mais no comando das empresas, mas ainda tem grande influncia no poder de deciso dos negcios. um homem com uma viso empreendedora que sabe identificar o potencial de seus funcionrios. Bill Peck um veterano de guerra, persistente e audacioso que mesmo tendo sido recusado por Skinner, presidente da madeireira, e por Matt Peasley, presidente da companhia de navegao, homens de confiana do Capito, insiste em ter uma entrevista com o prprio Capito Ricks e pede uma oportunidade de emprego. Essa atitude audaciosa e persistente de no aceitar um no como resposta surpreende o Capito Ricks que resolve lhe dar uma oportunidade de emprego. Peck ento designado a vender as madeiras que tinham pouca ou nenhuma aceitao no mercado, mas para a surpresa de muitos desempenha seu trabalho de maneira extraordinria, vende alm da cota e com o preo acima do recomendado, e j considerado um dos melhores vendedores da empresa. O Capito Ricks enxerga em Bill o seu potencial empreendedor e lhe d uma ltima tarefa para test-lo, antes de promov-lo. A tarefa comprar um certo vaso azul. Para obt-lo ele passa por inmeras dificuldades: informaes erradas sobre a loja, dificuldades de acesso ao vaso e a falta de vontade das pessoas para cooperarem com ele. Mesmo com todos os obstculos em seu caminho ele no perde o entusiasmo, e a determinao para cumprir a tarefa e entregar o vaso ao Capito Ricks. Ao entregar o vaso ao Capito descobre que tudo no passava de um teste e que aquele vaso valia

20

muito mais do que ele pensava, valia a sua promoo como gerente da filial em Xangai e um salrio de dez mil dlares. Verifica-se por meio da leitura que a inteno do autor incentivar o leitor a tomar as rdeas da carreira profissional, criando as prprias oportunidades para o sucesso e no ficar apenas esperando elas aparecerem. E cri-las preciso que o profissional tenha qualidades importantes como: comprometimento, persistncia, atitude, competncia e coragem. Este ltimo essencial para o empreendedor, pois se requer coragem para tomar decises. preciso estar sempre preparado para novos desafios. Nunca se deve menosprezar um projeto por menor que ele parea ser, pois nunca se sabe quando iro pedir o vaso azul. O vaso azul aquele projeto impossvel que no tem a ver com o trabalho, que tira as foras e leva ao limite da capacidade, mas que tambm a oportunidade de uma promoo ou algo maior. Provavelmente, a mensagem que o autor quis passar foi a de que para se ter sucesso preciso criar as prprias oportunidades, agir sempre e nunca se abater ao primeiro sinal de dificuldades. Esse um conselho que deve ser seguido no s para a vida profissional, mas tambm para a vida. (Aluna:
Elisa Junko Fujii, Curso de Cincias Contbeis, Turma: 1B, Atividade Interdisciplinar: Portugus e OTI-207/02)

3.2 ALGUNS EXEMPLOS DE INTRODUO DE RESENHAS: JOHNSON. Spencer. Quem mexeu no meu queijo? para jovens.Trad. Alves Calado. 5. ed., Rio de Janeiro: Record, 2004. 91p. O Liberalismo Poltico, que acaba de ser publicado pelo Instituto Teotnio Vilela (traduo de Dinah de Abreu Azevedo; Instituto Teotnio Vilela; 430 pginas; 26 reais). De uma obra para outra, Rawes simplesmente revisa e aprofunda uma mesma srie de argumentos. (...) Extino, de Thomas Bernhard (traduo de Jos Marcos Mariani de Macedo; Companhia das Letras; 476 pginas; 35 reais) Bernhard foi o maior talento literrio da ustria neste sculo. Mas seus textos no so indicados para pessoas sensveis, dada a raiva e o pessimismo que exalam deles. (...) O livro mostra o processo de autodestruio de um intelectual que abandona o exlio voluntrio para cuidar da fazenda da famlia. (...) Ensaio de Orquestra (1979) mostra uma metfora da tumultuada realidade poltica italiana da dcada de 70. (...)

21

Place Vendmene (Frana, 1998). Catherine Deneuve foi premiada no Festival de Veneza por seu papel neste policial altamente dramtico. Ela vive Marianne, uma mulher alienada e alcolatra. Quando seu marido, um joalheiro, se suicida, ela decide vender um punhado de diamantes roubados que herdou dele. Nessa aventura, reencontrar o passado e achar um rumo para o futuro. Dirigido pela atriz Nicole Garcia, o filme tem um clima pesado que combina a perfeio com a atuao silenciosa e desesperada de Catherine. (...) IV TEXTOS (para trabalhar a interpretao e compreenso): 1. O QUE LER UM TEXTO? a. CONSIDERAES: A leitura antecede escrita. Ler no s juntar letras, palavras, pois no um aglomerado de frases. Todo texto contm um pronunciamento dentro de um debate de escala mais ampla. (existe sempre um pressuposto por trs de um texto). Ler compreender, ir alm do que est explcito. Leitura plena aquela em que se apreende a informao essencial do texto. Ler bem exige tanta habilidade quanto escrever bem.

b. CONCLUSES: Para uma boa leitura preciso: No se basear em fragmentos isolados do texto e sim relacionar o texto como um todo. Apreender o pronunciamento contido por trs, pois ele sempre produzido para marcar posio frente a uma questo qualquer.

c. ESTRATGIA: Identificar as palavras-chave, porque elas ajudam a entender o texto.

2. TEXTOS 2.1 LINGUAGENS E CDIGOS O desenvolvimento humano e o avano das civilizaes dependeram principalmente do progresso alcanado numas poucas atividades a descoberta do fogo, a domesticao dos animais, a diviso do trabalho; mas, acima de tudo, da evoluo dos meios de receber, de comunicar e de registrar o conhecimento e, particularmente, do desenvolvimento da escrita fontica. O homem essencialmente um animal comunicativo; a comunicao constitui uma de suas atividades essenciais. Enquanto os seres mais rudimentares enfrentam o seu meio ambiente numa base de momento a momento, os animais superiores possuem a faculdade de aprender, em graus variveis, e suas aes so influenciadas por suas experincias passadas. O homem desenvolveu essas faculdades no mais avultado grau ao ver-se a braos com um mundo hostil; possui ele as capacidades nicas da fala e da escrita. A experincia humana no uma questo momentnea: apresenta continuidade; o homem tem contato com seus antepassados e

22

descendentes, e um sentido de histria e tradio. Tais capacidades de comunicao tornaram-lhe possvel organizar-se nas sociedades mais complexas e o mantiveram num contnuo estado de mudana. Diferentemente dos simples estmulos livradores e dos padres fixos de comportamento dos animais inferiores, a linguagem e as outras atividades sociais se correlacionam; os interesses e necessidades de cada poca impem mudanas linguagem, e esta, por sua vez, tudo quanto temos para comunicar ideias. A expresso de nossos pensamentos circunscrita pelas limitaes da linguagem. A comunicao implica essencialmente uma linguagem, um simbolismo, quer seja este um dialeto falado, uma inscrio em pedra, um sinal de cdigo Morse, ou uma srie de pulsos de nmero binrio num computador moderno. A linguagem tem sido chamada o espelho da sociedade.
(CHERRY, Colin. A Comunicao Humana. Trad. De Jos Paulo Paes. 1. ed. So Paulo: Cultrix, 1972.)

COMPREENSO DO TEXTO:

1. O desenvolvimento das civilizaes depende principalmente da: a) descoberta do fogo; b) diviso do trabalho; c) domesticao dos animais; d) comunicao. 2. Enquanto os seres mais rudimentares enfrentam o seu meio ambiente numa base de momento a momento, os animais superiores possuem a faculdade de aprender, em graus variveis, e suas aes so influenciadas por suas experincias passadas. Nesse perodo acima est implcito que (a) (as): a) linguagem veculo de transmisso de cultura; b) experincias humanas no apresentam continuidade; c) linguagem independe da cultura; d) experincias humanas se fazem de momento a momento. 3. O que permitiu ao homem organizar-se em sociedades complexas? 4. Transcreva do texto uma frase que demonstre que a linguagem no esttica. 5. A linguagem e as outras atividades sociais se correlacionam. Por qu?

6. Explique, com suas palavras, a ltima frase do texto.

2.2 A FALA E LINGUAGEM HUMANAS

23

A comunicao uma questo essencialmente social. O homem desenvolveu uma poro de diferentes sistemas de comunicao que lhe tornam possvel a vida social vida social no no sentido de viver em bandos para caar ou guerrear, mas num sentido desconhecido dos animais. Entre todos esses sistemas de comunicao, o mais importante , decerto, a fala e linguagem humanas. A linguagem humana no deve ser equiparada ao sistema de sinais dos animais, pois o homem no est restrito a chamar sua prole, ou sugerir acasalamento, ou desferir gritos de perigo; ele pode, graas s suas notveis faculdades de falar, dar expresso a praticamente qualquer pensamento. Como animais, ns tambm possumos nossos gritos inatos, instintivos, de alarme, dor, etc. dizemos Oh! Ah! Temos sorrisos, gemidos e lgrimas; coramos, temos arrepios, bocejos e carrancas. Uma galinha pode, com cacarejar, fazer com que seus pintinhos venham correndo para junto dela comunicao estabelecida por um mecanismo livrador; a linguagem humana, porm, muitssimo mais que um complicado sistema de cacarejos. O desenvolvimento da linguagem se reflete de volta no pensamento, pois, com a linguagem, os pensamentos se podem organizar e novos pensamentos surgir. A conscincia de si prprio e o sentido de responsabilidade social aparecem como resultado de pensamentos organizados. Sistemas de tica e de leis foram edificados. O homem se tornou uma criatura social, consciente de si prpria, responsvel. Na medida em que as palavras que usamos desvendem a verdadeira natureza das coisas, tal como a verdade se evidencia a cada um de ns, as vrias palavras referentes comunicao pessoal so deveras reveladoras. A prpria palavra comunicar significa partilhar, e na medida em que eu e voc, leitor, nos estejamos comunicando, somos um. No tanto uma unio como uma unidade. Na medida em que concordemos, dizemos que temos uma s ideia ou, tambm, que nos compreendemos um ao outro. Esse um e outro so a unidade. Um grupo de pessoas, uma sociedade, uma cultura, eu os definiria como pessoas em comunicao. Pode-se dizer que compartilham regras de linguagem, de costumes, de hbitos; mas quem escreveu tais regras? Elas surgiram das prprias pessoas regras de conformidade. O grau de comunicao, a partilha, a conformidade, constitui uma medida de comunidade de ideias. Ao fim e ao cabo, aquilo que partilhamos no o podemos ter como nossa posse individual, e nenhuma pessoa jamais nasceu e foi criada, neste mundo, em total isolamento. Homem algum uma ilha, completa em si mesma.
(CHERRY, Colin. A comunicao humana. Trad. De Jos Paulo Paes. 2. ed. So Paulo: Cultrix.)

COMPREENSO DO TEXTO

1. Qual o sistema de comunicao mais importante, segundo o autor?

2. Que diferena h entre o sistema de sinais dos animais e a linguagem humana?

3. Que relao o autor estabelece entre o pensamento e a linguagem?

4. Qual considerao faz o autor sobre o verbo comunicar ?

24

5. Comente a afirmao que encerra o texto lido: Homem algum uma ilha, completa em si mesma. 2.3 AS VRIAS FORMAS DE COMUNICAO Quando uma abelha quer contar s outras onde ela encontrou uma poro de flores, cheinhas de mel, executa uma espcie de dana, que a forma que ela usa para se comunicar. Os animais, embora no falem, tm formas sofisticadas de comunicao. As baleias, por exemplo, emitem um canto prolongado, que atravessa os oceanos. Os ces conseguem no s comunicar-se entre si, como at mesmo comunicar-se com seus donos. As crianas tambm se comunicam, antes mesmo de saber falar, por gestos, por rudos, por expresses. O adulto, mesmo sabendo falar, tambm se comunica por gestos. O gesto de levantar ou abaixar o polegar compreendido por todos, desde o tempo dos romanos. O aceno de quem vai embora, o sorriso, o abanar da cabea, para dizer sim ou no, so formas de comunicao que dispensam a palavra, embora variem de significao, de um povo para outro. Os surdos-mudos possuem dois tipos de linguagem. Ambas se valem de gestos das mos. No so apenas os gestos que comunicam sem palavras. At a maneira de uma pessoa se vestir ou se enfeitar pode ser considerada uma forma de comunicao. A msica uma outra forma de comunicao. Ela transmite estados de esprito: alegria, tristeza, romantismo ou entusiasmo. Quando a msica acompanhada de letra, pode emitir uma mensagem especfica, que vai desde as ingnuas canes infantis at os mais exaltados hinos patriticos. O sonho do entendimento universal est ainda longe de se realizar. No entanto, a busca de uma linguagem que possa ser compreendida por todos constante. Hoje, em todas as cidades do mundo, encontramos sinais de trnsito, avisos que probem o fumo, indicaes para toaletes masculinos ou femininos, praticamente iguais.
(Adaptado de: Ruth Rocha & Otvio Roth. O livro dos gestos e smbolos. So Paulo: Melhoramentos, s. d.)

COMPREENSO DO TEXTO 1. De acordo com o texto, podemos afirmar que apenas os seres humanos se comunicam? Justifique sua resposta: 2. O gesto de levantar ou abaixar o polegar compreendido por todos, desde o tempo dos romanos.

25

Na poca dos romanos, h muitos sculos, existiam muitos jogos, em grandes estdios, parecidos com os estdios de futebol de hoje. S que, em vez de jogarem uma bola, alguns romanos lutavam para todos assistirem. No final da luta, o perdedor dependia do gesto de levantar ou abaixar o polegar do imperador. Se o imperador abaixasse o polegar, o perdedor deveria morrer. Se o imperador levantasse o polegar, o perdedor poderia viver. E hoje? Qual o significado desses dois gestos? 3. At a maneira de uma pessoa se vestir ou se enfeitar pode ser considerada uma forma de comunicao. Que tipo de informao pode-se ter a respeito de uma pessoa pela observao de suas roupas? 4. O texto As vrias formas de comunicao um exemplo de comunicao por meio da linguagem verbal escrita. D exemplos de situaes em que a comunicao feita por meio da linguagem verbal escrita. 2.4 COMUNICAO HUMANA Toda a histria sobre a Terra constitui permanente esforo de Comunicao. Desde o momento em que os homens passaram a viver em sociedade, seja pela reunio de famlias, seja pela comunidade de trabalho, a Comunicao tornou-se imperativa. Isto porque, somente atravs da Comunicao, os homens conseguem trocar ideias e experincias. O nvel de progresso nas sociedades humanas pode ser atribudo com razovel margem de segurana, maior ou menor capacidade de Comunicao entre o povo, pois o prprio conceito de nao se prende intensidade, variedade e riqueza das Comunicaes humanas. Esse esforo dos homens de tal forma intenso que, no satisfeitos de se comunicarem entre si, no presente, entregam Comunicao a tarefa de sobreviverem no futuro. Cada monumento da Antiguidade a representao desse esforo, concretizando o desejo de eternidade do homem, atravs da Comunicao. A prpria sociedade moderna pode ser concebida como a resultante do aperfeioamento progressivo dos processos de Comunicao entre os homens do grunhido palavra, da expresso significao. A comunicao humana nasceu, provavelmente, de uma necessidade que se fez sentir desde os mais primitivos estgios da Civilizao. O caador africano depressa se familiariza com o som dos tambores ecoando nas florestas; que fazem estes, seno transmitir mensagens, muitas vezes referindo-se prpria penetrao do intruso? Sulcos mais profundos, que os machados de slex abriam nos troncos das rvores, eram instrumentos de Comunicao entre os homens primitivos, indicando roteiros nas selvas. A inveno da escrita foi das mais extraordinrias conquistas do homem, por ter tornado perene uma forma de Comunicao. A decifrao dos hierglifos abriu as portas da civilizao egpcia, assim como a leitura da escrita cuneiforme, neste sculo, vem revelando o mundo dos assrios e babilnios. Linguagem Comunicao. Personalidade Comunicao. Cada palavra, cada gesto ao comunicativa, assim como Comunicao cada pgina do livro, cada folha de jornal, cada som de receptor de rdio, cada imagem de televiso. Da a importncia da Comunicao no mundo moderno, ainda maior do que teve em todo o passado; a aula do professor, a circular comercial, a carta de amor, o discurso parlamentar, o chamado telefnico, o comcio poltico, a reunio social, o telegrama expedido, o jato de luz dos faris, o anncio da propaganda, a mensagem da criana a Papai Noel, o relatrio cientfico, o disco do fongrafo, os punhos brancos do guarda de trnsito, as bandeiras dos exrcitos, o estrondo dos avies a jato, a ordem de servio e o livro de oraes, tudo, absolutamente tudo Comunicao.

26

Estamos imersos num oceano de Comunicao e no se vive um instante fora dele.


(PENTEADO, J.R.W. A tcnica da comunicao humana. 3. ed. So Paulo: Livraria Pioneira).

COMPREENSO DO TEXTO 1. A partir de que momento a comunicao foi necessria ao homem?

2. Por que ela necessria na vida social?

3. Segundo o texto, qual a prova concreta do anseio do homem a sobreviver no futuro?

4. O autor apresenta alguns processos no verbais de comunicao. Relacione-os.

5. O que a inveno da linguagem escrita permitiu ao homem?

2.5 DA DIFCIL ARTE DE REDIGIR UM TELEGRAMA J Soares H uma histria famosa a respeito de uns parentes que tinham que comunicar por telegrama, a uma senhora que estava viajando, o falecimento de uma irm. Reuniram-se em volta de uma mesa e toca a escrever. Primeiro foi o primo quem redigiu a nota. Depois de alguns minutos mostrou o resultado do seu trabalho: INTERROMPA VIAGEM E VOLTE CORRENDO. TUA IRM MORREU . Todos leram e um dos tios fez o seguinte comentrio: Eu acho que no est bom. Afinal de contas, vocs sabem que ela cardaca, est viajando e um telegrama assim pode ser um choque. Todos concordaram, inclusive um outro primo afastado que era meio sovina e achou o telegrama muito longo: Depois, com o preo que se paga por palavra, isso no mais um telegrama, um telegrana. Ningum riu do infame trocadilho, mesmo porque, velrio no lugar para gargalhadas. Foi a vez de o cunhado tentar redigir uma forma mais amena que no assustasse a senhora em passeio. Sentouse e escreveu: INTERROMPA VIAGEM E VOLTE CORRENDO. TUA IRM PASSANDO MUITO MAL. Novamente o telegrama no foi aprovado. Um irmo psiclogo observou:

27

No sejamos infantis. Se ela est viajando pela Europa e recebe esta notcia, no vai acreditar na histria de passando muito mal. Sobretudo com volte correndo no meio. Tambm concordo falou o primo afastado sempre pensando no custo. Ento o genro aproximou-se: Acho que tenho a forma ideal Pegou no bloco e rabiscou rapidamente: INTERROMPA VIAGEM E VOLTE DEVAGAR. TUA IRM PASSANDO MAIS OU MENOS . Todos examinaram atentamente o telegrama. A filha reclamou: Vocs acham que mame boba? Se a gente escrever que a titia est passando mais ou menos e que ela pode voltar devagar, ela j vai adivinhar que todas estas preocupaes so pelo fato de ela ser cardaca e que na realidade a irm dela morreu! Concordo plenamente disse o facultativo da famlia que era tambm sobrinho da senhora em questo. Resolveu, como mdico, escrever o telegrama: PACIENTE FORA DE PERIGO. VOLTE ASSIM QUE PUDER. PACIENTE TUA IRM. De todas as frmulas at esto apresentadas, esta a que causou mais revolta. Que troo imbecil gritou o netinho que passava pela sala no momento em que a mensagem era lida. Puseram o menino para fora da sala, mas no ntimo a famlia concordava com ele. No, isso no. Se a gente mandar dizer que ela est fora de perigo, para que vamos pedir que ela interrompa a viagem? argumentou o tio. Tambm acho responderam todos num coro de aprovao. O filho mais velho resolveu tentar. Pensou bem, ponderou, sentou-se, molhou a ponta do lpis na lngua e caprichou: SE POSSVEL VOLTE. TUA IRM SAUDOSA. PASSANDO QUASE MAL. POR FAVOR, ACREDITE. CUIDADO CORAO. VENHA LOGO. SAUDADES SURPRESA. Realmente, esse bate todos os recordes! disse uma nora professora Em primeiro lugar, no se possvel, ela tem que voltar mesmo. Em segundo lugar, saudosa tem duplo sentido. Em terceiro lugar, ningum passa quase mal. Ou passa mal ou bem. Quase mal e quase bem a mesma coisa. Por favor, acredite um insulto famlia toda. Ningum aqui mentiroso. Depois, cuidado corao no fica claro. Como telegrama no tem vrgula, ela pode pensar que a gente est dizendo cuidado, corao, j que a palavra corao tambm usada como forma carinhosa de chamar os outros. Por exemplo: Oi, corao, tudo bem? e finalmente a palavra surpresa no telegrama chega a ser um requinte de crueldade. Qual a surpresa que ela pode esperar? Ela pode pensar que a tia est esperando nenm falou um sobrinho. Aos noventa anos de idade? Abandonaram a ideia rapidamente. Seguiu-se um longo perodo de silncio em que a famlia andava de l para c, pensando numa soluo. Pela primeira vez estavam se dando conta de que no era to fcil assim mandar um telegrama. Serviu-se o costumeiro cafezinho, enquanto cada qual do seu lado procurava uma maneira de escrever para a senhora em viagem sem que isso tivesse consequncias desastrosas. De repente o irmo psiclogo explodiu num grito eurekiano de descoberta: Achei!

28

Escreveu febrilmente no papel. O telegrama passou de mo em mo e finalmente foi aprovado por todo mundo. Seu texto dizia: SIGA VIAGEM DIVIRTA-SE. TUA IRM EST TIMA. COMPREENSO DO TEXTO: 1. Qual dos redatores foi o mais objetivo na redao do telegrama? 2. Por que todos estavam preocupados com a redao da mensagem? 3. Por que ningum riu do trocadilho? 4. Por que o autor fala em estilo didtico da nora ao explicar detalhadamente a inconvenincia de um dos telegramas? 5. A famlia procurava avaliar a reao emocional da velha senhora diante de cada uma das mensagens. Qual dos membros da famlia poderia ser considerado o mais apto para tal avaliao? Justifique. 6. Qual seria a reao da senhora ao receber o telegrama final: Siga viagem divirta-se. Tua irm est tima? 7. Como voc avalia o ltimo telegrama? A mensagem enviada continha a informao que a famlia precisava comunicar senhora? Justifique. 8. Qual o objetivo da famlia do texto de J Soares? 9. Identifique, no texto do telegrama finalmente enviado, alguns dos elementos essenciais em um processo de comunicao: Emissor: Receptor: Mensagem: Cdigo: Canal: 2.6 FSCRI (Renato Pereira, Jornal Zero Hora) Era justamente aquela ingenuidade de caipira que deixava o Pedro Silveira - branco, brasileiro, casado, com 43 pregos na botina da vida completamente vontade na frente do delegado. Pois uma porquera, s delegado.

29

O que, seu? O que me aconteceu. E o que foi que lhe aconteceu? O sinh tem fscri? O qu? Fscri de cend pito. Ah... fogo? No senh. Fscri. Porque fogo qualqu fogo. Fscri s de cend pito. V l. Ta o fsforo. do bo? . Agora vamos ao seu problema. O que foi que houve? Mec no pita? Fumo mas no quero agora. Conte o seu caso que eu tenho mais o que fazer. Me levaro as trs filha. Filhas maiores? Maior nada. Desse tamanhinho. E quando o Pedro mostrou o tamanhinho, o delegado jurou que era rapto de criana. Roubaram as suas crianas? Criana, nada. So j bem taludinha. Quem foi? Pois eu num sei, seu delegado. Cordei de manh no ouvi o ronco delas, fui olh j tinham levado as bichinha. Quando foi que levaram as meninas? As meninas eu no sei. As porcas foi onte. Afinal, roubaram as meninas ou as porcas? As minhas foram as porcas. Mas deve t gente roubando menina por a, esse povo no vale mais nada E o que que isso tem que ver com o roubo? Tem que v que eu acho que botaram os tchicos na arfafa pras coitadinha sa do bom caminho. Quem fez isso? Ora, um porco, seu delegado. E depois de trs horas pedindo fscri e contando detalhes do roubo das porcas, o Pedrinho fez o delegado pedir licena, porque com tanto problema na cidade, s leito para levar porca a srio.
(Os Nveis de Linguagem; p. 46 Jos Fernando Miranda Texto adaptado pelos autores)

COMPREENSO DO TEXTO Tomando por base o dilogo do texto, responda ao que se pede: 1. Qual a fonte? 2. Qual o receptor?

3. Qual o cdigo?

30

4. Quais os nveis de linguagem que aparecem na histria? Comprove com exemplos do texto. 6. Houve problemas na comunicao das personagens? Justifique. 7. Qual o conflito da histria?

8. Esse conflito foi resolvido? Por qu?

9. O que faz essa histria ser engraada?

2.7 J NO SE FAZEM MAIS BANCOS COMO ANTIGAMENTE Moo, eu precisava de um dinheirinho emprestado. Ser que o seu banco me arranja? Depende, cavalheiro. H certas formalidades prvias. Por exemplo, o senhor j tem cadastro aqui no banco? Se eu tenho o qu? Padrasto? Um padrinho, uma espcie de pistolo? Que est o senhor querendo insinuar? Perguntei apenas se j foi feita a sua ficha aqui. Ah. Ficha. Sei. No, aqui no banco no. Mas, no ms passado, quando fui operado de hrnia, l no hospital me fizeram uma ficha bonita, toda cheia de grficos, nomes de remdios e nmeros. No ltimo dia, aproveitando uma distrao da enfermeira, passei a mo nela (na ficha) e levei-a para casa, de lembrana Ser que o senhor no podia aproveitar aqui essa ficha do hospital, para a gente ganhar tempo em vez de fazer outra nova? Alm disso, eu no estou doente agora, no teria assunto para outra ficha... No precisamos saber de suas doenas. O que nos interessa a sua situao financeira. Por exemplo, qual o seu patrimnio lquido? Olha, moo, pra falar a verdade, vou dizer uma coisa pro senhor: quase todo o meu patrimnio slido: terras, casas, mquinas e uns boizinhos. Mas se o senhor faz questo de patrimnio lquido, acho que podemos incluir nessa categoria a represa da fazenda e uns garrafes de pinga que eu tenho guardados, do tempo em que meu engenho ainda funcionava. das boas, das amarelinhas, t? O senhor j operou em algum banco da praa? Mas isto aqui um banco ou um hospital? O senhor s me fala em ficha, em operao ... Claro que eu nunca operei. No sou mdico, sou fazendeiro. S se a gente considerar operao as vezes que capei meus leites ou cortei os cascos de umas vacas que estavam com manqueira. Porm, mesmo nesses casos, eu operei foi l no curral mesmo. Tinha graa eu levar meus bichos para operar num banco da praa, bem em frente Matriz! No se trata disso. Eu preciso saber se o senhor j foi muturio de nossas carteiras. Que negcio esse? Ento o senhor me acha com cara de camel para ser mostrurio de carteira? Mostrurio, no. Eu disse muturio. Em qual de nossas carteiras o senhor j tem experincia? Essa agora! Em vez de camel, agora o senhor pensa que eu sou batedor de carteiras e que at tenho experincia em carteiras do pessoal do banco? Est difcil fazer-me compreender pelo senhor. Mas, pelo que deduzi de nossa conversa, o senhor est necessitado de capital de giro.

31

E eu l quero saber de giro pela capital, moo! Estou muito bem aqui no interior. No quero girar coisa nenhuma. O que eu disse logo no comeo e repito agora isto: eu preciso de um dinheirinho emprestado. S. Justamente o que eu falei: o senhor quer levantar um numerrio. Eu no quero levantar nada. No posso: depois de minha operao de hrnia o mdico me proibiu de fazer qualquer esforo, quanto mais levantar esse tal de numerrio, que eu nem sei quanto pesa! Eu preciso de dinheiro. Em qual modalidade de financiamento o senhor quer se enquadrar? Finame, Fundipra, Pasep, Pis, Funrural, Resoluo 71, Lei 4 113, Fibep, Firun, Firex... Moo, pelo amor de Deus: como que se diz um dinheirinho emprestado a nessa lngua que o senhor est falando? s isso que eu quero. Por favor, no complique as coisas, que eu fico maluco. H um pormenor. Para que o banco lhe empreste dinheiro preciso que o senhor retribua com reciprocidade. Reproqui... o qu? Reciprocidade. preciso que o senhor mantenha depositado aqui no banco um saldo compatvel com o volume de financiamento pretendido. Mas... pera: se eu estou precisando de dinheiro, como que ainda vou arranjar algum para depositar no seu banco? Afinal, o banco que vai me emprestar dinheiro ou sou eu que vou emprestar dinheiro para ele? Moo, vou fazer uma coisa: volto para a fazenda e mando meu filho mais velho conversar com o senhor. A gente no consegue se entender. O senhor usa esse palavreado complicado, moderno, que deve ser igual o jeito de falar dos ripes, dos pleibis, e eu ainda falo a lngua que se usava no tempo do Uchito Lus. O mundo est ficando muito complicado para mim. Deve ser por causa dos foguetes, dos cometas, da bomba atmica. Est na hora de deixar o comando dos negcios para a nova gerao. Amanh meu filho passa aqui. Se o senhor prefere assim... . melhor assim. Adeus, moo. Desculpe-me por no ter compreendido o senhor. Quando tiver tempo, d uma chegadinha at a minha fazenda, para experimentar uns goles do meu patrimnio lquido. Garanto que na terceira dose a gente j vai estar se entendendo perfeitamente. (A.J. Lucas
Camargo. Alteza, isso uma baixeza!)

VOCABULRIO: - cadastro: registro de informaes sobre a situao econmico-financeira do cliente. - patrimnio lquido: valor dos bens de uma empresa ou pessoa, livre de descontos. - muturio: aquele que recebe qualquer coisa por emprstimo. - carteira: cada um dos diversos departamentos do banco (Carteira Agrcola, Carteira de Cmbio) - capital de giro: dinheiro necessrio ao processo de produo.

COMPREENSO DO TEXTO 1. O propsito do fazendeiro, reiterado vrias vezes, chegou a ser exposto de modo suplicante em que trecho do texto? 2. Pelo modo de se expressar na linha 1, voc supe que o fazendeiro se mostrava tanto arrogante, presunoso, tmido ou desconfiado? O que comprova a sua resposta?

32

3. Por que a resposta do funcionrio, na linha 2, no foi objetiva?

4. A partir da linha 2 a comunicao ficou problemtica. O principal causador dos problemas de comunicao foi o fazendeiro ou o funcionrio? Justifique. 5. No 5 pargrafo, o fazendeiro deu uma explicao entre parnteses. Havia necessidade? Por qu? 6. O fazendeiro atribui trs causas para as dificuldades de comunicao. Quais? 7. O que pretendeu o autor mostrar com esse texto? 8. Retire do texto quatro palavras com valor polissmico e d os seus significados.

2.8 NO COMPLIQUEM O NOSSO IDIOMA Dad Squarisi

Na bolsa, s cheque e carto de crdito. Cad dinheiro para pagar o estacionamento? Recorri ao personal banking. No drive thru, a primeira mquina estava out of order. Fui Segunda. Nada feito: sistema off line. Liguei para o hot line. Expliquei meu aperto operadora. Vamos estar providenciando o conserto do caixa. A senhora pode acessar sua conta terminal. O mais prximo fica no shopping. Fui l. O sistema estava on line. Embolsei R$ 100 cash. O ingls invadiu as instituies bancrias. Antes, timidamente. Restringia-se ao travellers check, ao Credicard e a aplicaes inacessveis aos comuns dos mortais. Depois, ficou atrevido. Foi deixando o portugus para trs. Para chegar l, trilhou dois caminhos. Um cuidadosamente traado pelo marketing. Os bancos passaram a oferecer produtos na linguagem do cliente. Ou melhor: na linguagem que impressiona o cliente. Embalar o servio na lngua do Tio Sam valoriza a oferta. Dlhe status. Telemarketing, personal manager, phone banking & cia so filhotes dessa estratgia. Deu a mo? A gringa avanou pro brao. Sem convite, foi alm das meras palavras. Chegou estrutura da lngua. Fincou p nos verbos. Exemplos no faltam. Um deles: substituir o futuro providenciarei pelo vamos estar providenciando. Outro: trocar o pretrito foi desligado pelo tem sido desligado. De onde vm os monstrengos? Das tradues malfeitas. O ingls tem muitas formas verbais compostas. o caso do Ill be sending. Trs verbos para dizer nosso simples enviarei, traduzido por vou estar enviando. H tambm o past perfect. The telephone has been desconectad quer dizer, simplesmente, o telefone foi desligado. No tem nada a ver com tem sido desligado, que indica uma ao que comeou no passado e continua no presente. Com o avano da informtica e do marketing a coisa piorou. A literatura dessas novidades praticamente em lngua inglesa. Ns consumimos as tradues.

33

Invaso de lngua estrangeira tem vrias razes. Uma o prestgio. O ingls avanou nas nossas fronteiras porque ele falado pela maior potncia do planeta, que vende como ningum sua msica, seu cinema, sua televiso, sua literatura, sua tecnologia e o american way of life. Outra a receptividade. Ns, j dizia Gluber Rocha, temos complexo de vira-lata. O que vem de fora melhor. O ingls deita e rola. O disque virou disk. Do disk-pizza ao disk-entulho, passando pelo disk- sushi e disk-bombeiro. Liquidao sale. Moda, fashion. Camiseta, t-shirt. Relatrio, paper. Acampar, camping. Reviso mdica, check-up. Por que os bancos ficariam pra trs? Fundo se naturalizou fund. Taxa de risco, spread. Loan, emprstimo. O ingls na vida tupiniquim no novidade. Vem de longe. Mas se firmou graas a Hollywood, Segunda Guerra Mundial e ao avano tecnolgico. Ava Gardner, Greta Garbo, Clark Gable, Rodolfo Valentino, James Dean, Elvis Presley e Cia. Deram asas imaginao deste pas colonizado. Bom ser bonito e famoso como eles. Mascar chicletes, tomar Coca-cola, fumar Camel e usar culos Rayban viraram obsesso. A guerra trouxe os gringos at aqui. Vivamos a poltica da boa vizinhana com os Estados Unidos. Natais, Recife, So Lus, Belm foram invadidas pelo povo do Norte em nome da sagrada aliana contra Hitler, Mussolini e todas as foras do mal encarnadas no Eixo. Inventaram que a nasceu a palavra forr. Os gringos promoviam festas para si. Eram privacy. Volta e meia, abriam. A era for all, para todos. Nossos caboclos, analfabetos em portugus e duplamente em ingls, simplificaram a pronncia. For all virou o nordestssimo forr. Puro folclore. Forr reduo de forrobod. Mas a verso tem sido to insistentemente repetida que virou verdade. A familiaridade com o ingls deixou-nos ousados. Hoje aportuguesamos termos que nem sonhavam figurar no Aurlio. Muito menos no Vocabulrio Ortogrfico. A informtica serve de exemplo. Com ela, nossa criatividade ala vos. E ultrapassa os limites da mquina. Deletar tomou a vez do velho apagar. Printar expulsou o imprimir. Startar cassou o comear. isso. Quem no aderiu se tornou out. que corra atrs do prejuzo. Pea help. E vire in.
(SQUARISI, Dad. Revista Exame, 18 nov. 1998. P. 170.)

Vocabulrio:
- personal banking: caixa automtico. - drive thru: caixa automtico em frente ao qual se pode estacionar o carro. - out of order: quebrado. - off line: fora de servio. - hot line: linha direta entre o cliente e o fornecedor de servios. - on line: em funcionamento. - cash: dinheiro em notas ou moedas. - travellers check: cheque de viagem. comprado por quem faz viagens internacionais para ser trocado no pas de destino. - credicard: carto de crdito. - telemarketing: venda ou anncio por telefone. - personal manager: pessoa que administra a conta bancria de um cliente. - phone banking: telefone disposio de determinados clientes de banco para que possam efetuar transaes bancrias. - american way of life: estilo de vida americano. - privacy: local privado.

34

- out: fora de moda. - help: socorro. - in: na moda.

COMPREENSO DO TEXTO
1. Embora a situao exposta nesse primeiro pargrafo seja comum, cotidiana, uma situao especial para o assunto que vai ser desenvolvido no texto. Por qu? 2. Embalar o servio na lngua do Tio Sam valoriza a oferta. Tio Sam referncia a que pas? 3. Em Deu a mo? A gringa avanou pro brao. a) Como a autora explica o avanar para o brao. b) Que recurso ela usa no texto para provar essa afirmao?

4. Voc conhece pessoas que dizem: vou estar enviando em vez de vou enviar ou qualquer expresso similar? Procure observar, anote alguns exemplos e reescreva-os, empregando a forma verbal mais adequada. Em So Paulo, esse uso bastante comum. 5. No quinto pargrafo, uma das razes apontadas para a invaso da lngua estrangeira que o ingls falado pela maior potncia do planeta. Relacione essa afirmao com os termos do ingls empregados nos dois primeiros pargrafos. 6. Na linha 11, que expresso a autora emprega em lugar de etc? Explique esse emprego. 7. A influncia do ingls no Brasil no recente, tem razes histricas, segundo a autora. Quais so essas razes? 8. Que atitudes trazidas pelo cinema hollywoodiano foram identificadas, na imaginao dos brasileiros, ao american way of life, segundo o texto? 9. A autora afirma que a origem que se divulga da palavra forr como derivada do ingls inveno, pura folclore. Por que, ao expor seus argumentos, ela usou o adjetivo nordeste no superlativo: nordestssimo? 10. Quais palavras com origem na lngua inglesa voc costuma utilizar no dia a dia?

35

a) Quais dessas palavras so inglesas? b) E quais so os produtos da ousadia da nossa criatividade ou seja, foram recriadas em portugus? 11. O que a autora quis dizer com a expresso tupiniquim?

12. De que lngua vem a palavra sushi? Voc conhece outras palavras no portugus herdadas dessa lngua?

13. Vrios neologismos, isto , palavras novas, foram criadas por influncia do vocabulrio da informtica. A autora cita trs verbos: deletar, printar, startar. Voc conhece outros? Quais?

2.9 TEMPOS DIFCEIS


(EDY Rock e KL Jay)

Eu vou dizer por que o mundo assim. Poderia ser melhor, mas ele to ruim. Tempos difceis... est difcil viver. Procuramos um motivo vivo, mas ningum sabe dizer.

Milhes de pessoas boas morrem de fome


E o culpado, condenado, disto o prprio homem. O domnio est em mos de poderosos, mentirosos, Que no querem saber, porcos, mas querem todos mortos. Pessoas trabalham o ms inteiro, Se cansarem, se esgotam por pouco dinheiro, Enquanto tantos outros nada trabalham, S atrapalham, e ainda falam Que as coisas melhoraram. Ao invs de fazerem algo necessrio, Ao contrrio, iludem, enganam, otrios: Prometem 100%, prometem mentindo, fingindo, traindo Tempos Tempos difceis Tanto dinheiro jogado fora, Sendo gasto por eles em poucas horas. Tanto dinheiro desperdiado, E no pensam no sofrimento de um menor abandonado. O mundo est cheio, cheio de misria. Isso prova que est prximo o fim de mais uma era. O homem construiu, criou armas nucleares. E num aperto de um boto o mundo ir pelos ares.

36

Extra! publicam, publicam Extras! os jornais: Corrupo e violncia aumentam mais e mais, Com quais sexo e droga se tornaram algo vulgar E com isso veio a AIDS para todos liquidar, A morte, enfim, vem destruio, causam terrorismo. E cada vez mais o mundo afunda num abismo. Tempos Tempos difceis Menores carentes se tornam delinquentes E ningum nada faz pelo futuro dessa gente. E a sada essa vida bandida que levam, Roubando, matando, morrendo, Entre si se acabando, Enquanto homens de poder fingem no ver, No querem saber, fazem o que bem entender. E assim, aumenta a violncia... E somos ns os culpados dessa consequncia? Destruram a natureza e, com certeza, o que fizeram em seu lugar. Jamais ter igual beleza. Poluram o ar e o tornaram impuro. E o futuro eu pergunto, confuso como ser? Agora em quatro segundos irei dizer um ditado: Tudo que se faz de errado aqui mesmo ser pago. O meu nome Edy Rock, um rapper e no um otrio. Se algo no fizermos, estaremos acabados. Tempos difceis... ( CD Racionais MC`s So Paulo: Zimbadwe Recordes. s.d. faixa 13) Glossrio: A cultura hip-hop tem grias prprias. Veja se voc conhece algumas dela: - abraar: acreditar - bembolado: mistura de ideias - cata-louco: nibus - chegado: amigo - da hora: legal, moderno, atual. - dar milho: vacilar - dim-dim: dinheiro - embaado: demorado, chato; perigoso. - ficar pequeno: no merecer perdo - mandar um salve: mandar lembrana - mano: cara, parceiro; dependendo do contexto, pode ser ofensivo. - marreco: 1 real - mc: mestre-de-cerimnia - miliano: muito tempo - no h: no mentira - os zome: a polcia - sangue-bom: gente fina - treta: confuso - vacilo: tolo, bobo.

37

COMPREENSO DO TEXTO: 1. Releia o refro do texto e explique sua funo. 2. Releia a primeira estrofe. O que o letrista se prope? 3. A quem ele atribui a situao apresentada? 4. Identifiquem, na primeira estrofe, os versos que explicam a desigualdade entre as classes sociais.

5. De acordo com a letra, as pessoas que exercem o poder so hipcritas. Explique.

6. Releia a estrofe depois do primeiro refro. Quais os problemas apontados nessa estrofe que, segundo o letrista, contribuem para que os tempos sejam difceis?

7. A estrofe que segue o segundo refro trata das causas do aumento da violncia. Quais as causas so apontadas? 8. Que tema da estrofe anterior retomado na terceira estrofe? 9. Para encerrar, o rapper cita um ditado popular e faz uma proposta. Qual essa proposta? Que relao ela tem com o ditado?

2.10 FARAS Lus Fernando Verssimo Os antigos faras eram enterrados no s com todo o seu tesouro, mas tambm com os seus empregados mais leais. No est claro se, ao serem contratados, os empregados sabiam que sua recompensa pela lealdade seria o sepultamento compulsrio junto com o patro, e pode-se imaginar algum mal-estar nas tumbas depois da cerimnia fnebre, quando acabavam de selar a ltima sada. _ E essa agora? Eu no avisei nada em casa. _ Est certo, pedi garantia no emprego. Mas isto ridculo! _ Eu sabia que no devia ter vindo ao velrio... _ Vocs ainda foram leais a ele. E eu, que o tra durante toda a vida sem ele saber? Eu no merecia isto! _ Se o costume existisse hoje, pessoas importantes levariam para o tmulo junto com elas, alm de empregados leais e servidores mais prximos, seus principais fornecedores. _ Eu? Era o contrabandista dele. Ele sempre dizia que mo podia viver sem mim. No especificou que no podia morrer tambm. _ Eu era a manicure. Se soubesse, no teria caprichado tanto nas cutculas... As lamentaes ecoariam pelo jazigo. _ S porque eu fazia os papos de anjo de que ele tanto gostava, estou aqui.

38

_ Eu era o alfaiate! _ Eu era o bicheiro! _ Calma, pessoal! Assim o oxignio acaba mais depressa... _ Quem voc? _ Eu era o mdico dele. _ Ento a culpa de ele estar morto e de ns estarmos aqui sua! _ Pega! Pega! De certa maneira, o costume ainda existe. Pelo menos metaforicamente. Os colaboradores de um governo que morre politicamente tm o mesmo destino dos escravos preferidos do fara do Egito: so enterrados juntos. Um cargo de servidor ou conselheiro do fara traz consigo, alm dos privilgios e das amenidades do poder, esta ameaa implcita. No caso de fracasso, vo todos para um tmulo que, por ser metafrico, no menos asfixiante. A no ser que consiga revisar seu currculo poltico a tempo (Onde diz a que eu fui ministro do governo, bota que eu fui alguma coisa em algum governo que no lembro, que foram s dois meses e eu odiei), o colaborador est acabado. Bem, nem todos. _ Pronto. A est, o ltimo tijolo. Nada mais perturbar o fara na sua jornada para a Terra dos Espritos dos Faras que no deram certo, de onde ningum, felizmente, jamais voltou. _ Seus colaboradores mais prximos o acompanham na ltima viagem. _ Seus economistas, que erraram as contas. _ Seus bobos que faziam chorar. _ Seus menestris desafinados. _ Seus ministros, que deram e receberam em troca e levam tudo com eles para o Nada. _ O pessoal de Palcio at o terceiro escalo e seus amigos e protegidos. Todos foram leais e por isso recebem o supremo pagamento. O direito de ir com ele. _ o fim de um governo. Foi posta uma pedra em cima _ Uma no. Vrias. Alis, bonita essa pirmide... _ Obrigado. _ sua? _ Sim. Eu era o empreiteiro do fara. _ Ah, claro. Um dos seus colaboradores mais fiis do fara... _ Modestamente. _ Me diga uma coisa... _ Sim? _ Se voc era um dos colaboradores mais fiis do fara, por que no est a dentro tambm? _ Meu caro, voc parece no entender o Egito em que vive. E quem construiria a pirmide para o prximo fara? _ O empreiteiro dele. _ O empreiteiro dele sou eu. _ Hum... _ pena. Eu gostaria de estar a dentro com o resto da turma... Mas precisamos ser prticos!

COMPREENSO DO TEXTO 1. Poderia ser dito que o texto fala de um fato de nosso tempo? Justifique. 2. Qual a ideia central do texto? 3. O autor faz uso de quantos tempos em sua narrativa? Quais?

39

4. Que outro ttulo poderia ser dado ao texto? 5. Retire do texto algumas palavras usadas com valor conotativo e d o seu significado relacionado ao contedo do texto. 2.11 O BILHETE O chefe deixou o seguinte bilhete secretria: Maria: devo ir ao Rio amanh sem falta. Quero que voc me rezerve, um lugar, noite, no trem das 8 para o rio. (SIC) Em cumprimento ordem recebida, Maria telefonou noite para a estao e reservou uma passagem, no trem que partiria na manh seguinte, s oito horas, com destino ao Rio de Janeiro. Ao perder no s o trem, mas tambm o cliente carioca que o esperara em vo, o chefe repreendeu severamente a secretria, julgando-a culpada pelo ocorrido. A secretria devolveu-lhe a repreenso: Reserve disse a secretria alm de se escrever com S diferente de compre, e 20 horas no o mesmo que oito horas. Envergonhado, o chefe, que j havia perdido tanto, sentiu perder tambm o prestgio. Felizmente, era um indivduo que sabia admitir quando estava errado. Admitiu. E resolveu estudar gramtica. Gentilmente, a secretria, com texto impecvel, reescreveu o recado do chefe, da forma correta, entregando-lhe em seguida o papel: Maria, por favor, providencie, para mim, uma passagem no trem das 20 horas de hoje, quarta-feira, para o Rio de Janeiro. Muito obrigado. Parece ter ficado claro que, se no escrevermos bem, perderemos no s o trem, mas tambm uma poro de outras coisas to preciosas. Essas perdas podem ser resumidas na clebre frase de um conhecido animador de TV: quem no se comunica se estrumbica.(sic)
(GRION, Laurinda. Tcnicas para uma boa redao)

EXERCCIO 1. Elabore um bilhete onde apaream as seguintes informaes: - destinatrio: um funcionrio do seu setor na empresa. - assunto: reunio semanal - objetivo da reunio: discutir mudanas no setor.

2.12 ROMRIOS SE VINGAM DO BRASIL DE HERODES Uma cidade s pode ser considerada civilizada quando comporta, alm de seus setores indispensveis vida coletiva, os recantos onde vivem seres delicados, frgeis, como, por exemplo,

40

as borboletas. Por isso o Rio de Janeiro est anunciando a inaugurao [...] do Borboletrio Ferreira DAlmeida, Bosque da Barra, Barra da Tijuca. Segundo informa a Fundao Parques e Jardins, o borboletrio, que ser uma nova atrao turstica da cidade, abrigar, num viveiro de mais de 3.000 metros quadrados, uns 2.000 exemplares de 25 espcies, muitas das quais ameaadas de extino. Na simples meno a espcies ameaadas de extino temos por assim dizer a razo de ser do borboletrio. O turista ter ali a sensao esttica de contemplar borboletas raras e de sentir que o Rio as protege. [...] E o Rio pensa tambm nos seus pssaros. H algum tempo no vejo notcias do COA, mas me lembro de quando foi fundado, anos atrs. Refiro-me ao Clube de Observadores de Aves, ligado ao Conselho Internacional para Preservao dos Pssaros (vejam que o leitmotiv sempre a proteo aos frgeis, aos que podem desaparecer do nosso convvio) e ao Clube Britnico de Ornitologia. [...]

TERRA DE HERODES Cidades e pases se civilizam quando dedicam uma ateno especial s criaturas frgeis, indefesas, mas que so a graa, o sal da terra. Em primeiro lugar vm, naturalmente, as crianas. E o que todos estamos vendo que no Brasil aquilo que j se chama de apartheid social vai nos transformando num estranho pas, que comea a devotar uma ateno especial a borboletas e passarinhos, enquanto finge no ver que crianas dormem nas ruas mesmo quando um inverno especialmente rigoroso para todos fica glido e mortal para quem dorme debaixo de marquises ou na calada da praia. E nesses lugares a polcia no permite que se acendam fogos noite, pois a tal cidade civilizada ficaria com cara de acampamento de ciganos. No acho que seja um mau sintoma o fato de comearmos a cuidar direito dos bichos, pois zelo e compaixo pelos mais frgeis so virtudes indivisveis. O terrvel estarmos criando, paulatina e paralelamente, dois brasis. Um de costas para o outro. Um que cuida, com empenho e amor, dos seus filhos, dos seus bichos de estimao, das plantas. Outro, pobre, miservel, ainda meio escravo, continua produzindo filhos que continuaro escravos, j que no aprendero a ler ou escrever. No tempo da escravido legal e reconhecida, as crianas pelo menos tinham o que comer, pois viriam a ser braos para a lavoura. Agora as classes dominantes no precisam ter mais esse cuidado. Quem quiser, que se vire e sobreviva, sem o angu dos escravos e sem educao obrigatria que a marca de nobreza de um regime democrtico moderno. E nem s da falta de po morre o homem. O Brasil tem ainda as doenas, como clera, que nos confere a honra de sermos o pas escolhido, o campeo, frente da Somlia e de El Salvador, Peru e Gana. Da dengue somos tambm campees. [...] Enquanto no dermos comida e educao s crianas pobres, continuaremos exterminando, s cegas, muitas borboletas azuis. Continuaremos, como o rei Herodes, a matar todos os recmnascidos pobres, pois entre eles pode estar o Salvador. Peo licena ao Evangelho de S. Lucas ( cap.2, versculo 16) para inseri-lo no campo do futebol, o nico em que o Brasil marca presena no mundo. Entre as notas que reuni para este artigo havia uma que falava nos meninos pobres da vila da Penha, o subrbio em que nasceu Romrio.

41

Todos, na vila, querem virar Romrios: em primeiro lugar declaradamente, para fugirem pobreza, e em segundo, obscuramente, para se vingarem deste pas de Herodes, dando-lhe glria no mundo inteiro. (Antnio Callado. In Folha de S. Paulo, 9/7/1994.) Vocabulrio: - Herodes: nome de um rei - meno: referncia; citao. - esttico: diz-se de algo que, pela sua beleza, d prazer. - leitmotiv (palavra alem): tema ou ideia repetitiva, motivo constante. - ornitologia: cincia que estuda as aves - apartheid: (palavra inglesa): separao; diferenciao. - devotar: oferecer; dar. - paulatinamente: pouco a pouco

COMPREENSO DO TEXTO 1. vlido afirmar que a primeira parte do texto prepara o leitor para o que ser exposto na segunda? Justifique. 2. Segundo o autor, o Brasil est se tornando um estranho pas, porque aceita que aqui acontea uma apartheid social. O que ele quer dizer com isso?

3. Dizemos que dois fatos formam um crculo vicioso quando o primeiro deles faz acontecer o segundo e o segundo, por sua vez, faz acontecer o primeiro, que novamente faz acontecer o segundo e assim indefinidamente. a) Transcreva a passagem do texto que pode ser considerada um crculo vicioso da misria.

b) Qual seria a soluo para interromper esse crculo?

4. Ao longo do texto, o autor defende que indispensvel e urgente oferecer sade, alimentao e escola s crianas pobres. Releia. Quem quiser, que se vire e sobreviva, sem o angu dos escravos e sem a educao [...]. Podese dizer que, ao fazer essa afirmao, o autor est sendo contraditrio? Justifique. 5. Romrio jogou na seleo brasileira campe da Copa de 1994, nos estados Unidos. Naquela ocasio, ele foi considerado o melhor jogador de futebol do mundo. a) Que motivos levam as crianas da vila da Penha a desejarem virar novos Romrios?

42

b) As crianas da vila da Penha simbolizam que crianas? c) Herodes era o rei da Judeia quando l nasceu Jesus Cristo. Esse governante, ao ser informado de que um novo rei (Cristo) havia nascido, mandou matar todas as crianas pequenas, julgando que, entre elas, morreria Jesus. Explique o que o autor quis dizer com a expresso pas de Herodes , empregada no final do texto.

6. Qual a sua opinio a respeito das ideias que o autor expe nesse texto?

7. Esse texto constitudo por duas partes relacionadas entre si. Faa um resumo de seus contedos.

2.13 POSIO DE POBRE Proprietrios e mendigos: duas categorias que se opem a qualquer mudana, a qualquer desordem renovadora. Colocados nos dois extremos da escala social, temem toda modificao para bem ou para mal; esto igualmente estabelecidos, uns na opulncia, os outros na misria. Entre eles situa-se suor annimo, fundamento da sociedade os que se agitam, penam, perseveram e cultivam o absurdo de esperar. O Estado nutre-se de sua anemia: a ideia de cidado no teria nem contedo nem realidade sem eles, tampouco o luxo e a esmola; os ricos e os mendigos so os parasitas do pobre. H mil remdios para a misria, mas nenhum para a pobreza. Como socorrer os que insistem em no morrer de fome? Nem Deus poderia corrigir sua sorte. Entre os favorecidos da fortuna e os esfarrapados, circulam esses esfomeados honorveis, explorados pelo fausto e pelos andrajos, saqueados por aqueles que, tendo horror ao trabalho, instalam-se, segundo sua sorte ou vocao, no salo ou na rua. E assim avana a humanidade: com alguns ricos, com alguns mendigos e com todos os seus pobres... (CIORAN, E. M. Brevirio de decomposio. Trad. Jos Thomaz Brum. Rio de Janeiro: Rocco,
pp.113-4)

COMPREENSO DO TEXTO 1. Quais as palavras-chave do texto?

2. Retire do texto dados que caracterizam cada uma dessas palavras.

43

3. Com as caractersticas encontradas no texto, redija uma frase para cada uma das palavras-chave.

4. Sintetize o texto: 2.13 INTERNET, MENTE E SOCIEDADE.

A Internet chegou. Desde j, seria candidata a smbolo da passagem do sculo. Eta Brasil rico de contrastes: pouca gente tem telefone, computador e modem, mas a rede est para virar o jogo: cinco sculos em cinco anos e, na virada do milnio, quem sabe temos pinta de nao? Enquanto tem gente morrendo de diarria por falta de educao, j podemos mapear doenas raras via satlite. As massas excludas da histria podem ser libertadas pela informao ou definitivamente sepultadas. Sem modem e sem endereo eletrnico o que dizer do coitado que, antes excludo porque analfabeto, agora tem um fliperama ps-cultural a sua frente sem ter passado pelo estgio da cultura tradicional? Que no seja clip-tecnolgico, avano efmero que arrasa e aliena. Quem antes era dominado porque desconhecia, pode continuar dominado porque incapaz de escolher entre tanta informao que lhe chega. A Internet merece uma grande discusso: no porque seja uma revoluo tecnolgica, mas porque um smbolo ambguo. A memria estava antes no crebro e na circunstncia. A ela uniu-se a memria coletiva, amplificada pelo chip e agora globalizada via satlite. A cincia supe que funes psquicas surjam da interao do crebro com o meio. Quando esse meio deixar de ser o vizinho e a igreja da praa, permitindo a cada um ter a sua Notre-Dame virtual, haver tambm uma outra mente. A liberdade de navegar pela rede discutir qualquer frum pode emancipar os cidados. Se, no entanto, for o preldio de um tempo sem poltica, sem Estado e sem identidade histrica, ento a utopia emancipadora far o ideal voltar para trs. Pulverizar a conscincia biolgica, distribuindo-a pelo planeta, criar uma mente diversa da que conhecemos. A memria e a identidade, privadas e coletivas, exigiro novos conceitos. No se tente entender essa mente e seus desvios com a mesma psicologia intuitiva e sincrtica usada por alguns para explicar a atual. Uma nova cincia da mente, uma antropologia do novo homem e de suas relaes sociais e polticas devem analisar o tempo que est chegando. A conscincia virtual que brota da rede pode unir povos e credos. Porm, sem conceitos e valores claros, pode reunir, numa lista annima, psicopatia que, sem os limites do tempo, do espao e do segredo, esfacele nosso ideal de civilizao, instaurando a barbrie high-tech. (Henrique Schltzer Del
Nero. Folha de So Paulo, 27/5/95)

COMPREENSO DO TEXTO

44

1. Que ideia sintetiza o primeiro pargrafo? 2. Quais as consideraes crticas feitas pelo autor em cada pargrafo?

a) 2

b) 4-

c) do 5 ao 10

d) 11

3. Na tica do autor, o que representa a Internet?

4. Na concluso do texto, quais as perspectivas abertas pelo autor?

45

V. AS VRIAS FORMAS DE COMUNICAO.

1 COMUNICAO

1.1 ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICAO No processo de comunicao, alguns elementos so fundamentais: o emissor (quem transmite a mensagem); a mensagem (o que se quer transmitir ); o receptor (quem recebe a mensagem); o cdigo (a lngua usada no caso, a lngua portuguesa ou outra usada pelo emissor e receptor); o canal (o que veicula a mensagem) e pode ser natural: (rgos dos sentidos) audio, viso, olfato, tato e paladar e artificial: (veculos) televiso, livro, jornal, pintura, rdio, placa, etc.); e o referente (o contexto, o assunto). Quando se fala em cdigo (lngua - o idioma: Ex. Lngua Portuguesa, Lngua Francesa, Lngua Italiana, etc.), deve-se levar em conta tambm o nvel de vocabulrio das pessoas que se comunicam. Esse nvel de vocabulrio o que chamamos de repertrio dos falantes. Quando o repertrio do emissor no o mesmo do receptor, ocorrem grandes problemas e muitas confuses no processo da comunicao. A interferncia na transmisso de uma mensagem chamada de rudo, que pode ter como causa fatores externos: (barulhos durante um dilogo, um borro ou letras faltando na mensagem escrita) ou fatores internos: (cdigo inadequado, esquecimento, fome, dor, etc.). Portanto, rudo tudo que interfere de forma negativa na comunicao, isto , atrapalha a comunicao. No processo de comunicao, s vezes faz-se uso da redundncia, que a repetio com o objetivo de assegurar clareza na comunicao ou no. Ex. Srgio no fez a prova no.

ELEMENTOS DA COMUNICAO CDIGO

CANAL

EMISSOR

MENSAGEM REFERENTE

RECEPTOR

46

EXERCCIOS: 1. Identifique os elementos da comunicao pedidos nos textos seguintes:

For rent a. (Observe o Cartaz na porta de uma loja em Vitria): Emissor: Receptor: Canal: Cdigo: Referente: b. Radialista: Caros ouvintes da Rdio Imperatriz, muito obrigado pela ateno dispensada. Emissor: Receptor: Canal: Cdigo: Referente: c. A indstria automobilstica nacional fechou 2012 com mais um recorde de vendas, com o total de 3.801.859 veculos emplacados, um crescimento de 4,6% sobre 2011, que tinha o marco de 3.632.842 unidades. (Rafael Miotto,03/01/2013) Emissor: Receptor: Canal: Cdigo: Referente: d. Nunca achei que a natureza fosse sbia o tempo todo. s vezes nos prega peas, s vezes cruel, s vezes parece obtusa e s vezes h de estar dando risadinhas, balanando a cabea como uma velhssima av diante das trapalhadas juvenis da estranha espcie que somos ns. (Lya Luft,
Revista Veja, ed. 2013)

Emissor: Receptor: Canal: Cdigo: Referente: e. J foi a poca em que era preciso ter muito dinheiro para desfrutar de boas oportunidades de investimentos com baixas taxas de administrao. Com apenas 50 reais e um acesso a internet, voc j pode investir nos chamados supermercados de investimentos. (Revista Voc S/A, Guilherme Meirelles) Emissor:

47

Receptor: Canal: Cdigo: Referente: f.Os jornais do pas noticiam fatos preocupantes todos os dias. (Entrevistado, no Programa TV Livre) Emissor: Receptor: Canal: Cdigo: Referente: g. (Os astronautas em sua nave espacial, falando com o comando da Terra): Help, Help, Help... Emissor: Receptor: Canal: Cdigo: Referente: h. A catstrofe de Fukushima assustou o mundo e levou vrios pases a reavaliar seus programas nucleares. A Alemanha foi o mais radical de todos e decidiu desativar todos os seus reatores at 2022. (Marcos Ricardo dos Santos,Revista Superinteressante, 12/2011) Emissor: Receptor: Canal: Cdigo: Referente: i. . (Observe o dilogo dos personagens na tira a seguir):

Emissor: Receptor:

48

Canal: Cdigo: Referente: j. (Observe o dilogo dos personagens na tira a seguir):

Emissor: Receptor: Canal: Cdigo: Referente: k. (Observe a tira a seguir:)

Emissor: Receptor: Canal: Cdigo: Referente: l. (Considerando este trecho do jornal Folha de So Paulo): A seleo brasileira embarcou hoje cedo para o Mxico Emissor:

49

Receptor: Canal: Cdigo: Referente: m. (Observe o outdoors a seguir:)

Emissor:

Receptor: Canal: Cdigo: Referente:

1.2 FUNES DA LINGUAGEM Para melhor compreenso das funes de linguagem, torna-se necessrio rever os Elementos da Comunicao.

ELEMENTOS DA COMUNICAO: Emissor - (remetente, transmissor) emite, codifica a mensagem. Receptor - (destinatrio, destino) recebe, decodifica a mensagem. Mensagem - contedo transmitido pelo emissor. Cdigo - (idiomas) conjunto de signos usados na transmisso e recepo da mensagem. Referente - (assunto) contexto relacionado a emissor e a receptor. Canal - meio pelo qual circula a mensagem.

O CANAL PODE SER: Natural: (rgos dos sentidos - tato, paladar, olfato, viso e audio.) Artificial: (jornal, revista, rdio, televiso, livro, cartaz, sinal luminoso e outros.)

50

Obs: As atitudes e relaes dos comunicantes so tambm referentes e exercem influncia sobre a comunicao. O emissor, ao transmitir uma mensagem, sempre tem um objetivo: informar algo, ou demonstrar seus sentimentos, ou convencer algum a fazer algo, entre outros; consequentemente, a linguagem passa a ter funes, que so as seguintes: emotiva, referencial, apelativa, ftica, potica e metalingustica. 1.2.1 CARACTERSTICAS DAS FUNES DA LINGUAGEM Funo emotiva (ou expressiva): centralizada no emissor, revelando sua opinio, sua emoo. Nela prevalece a 1 pessoa do singular e plural, interjeies e exclamaes. a linguagem das biografias, memrias, poesias lricas e mensagens de amor. Ex. Um fenmeno que me fascinava em meus estudos era o da estrutura do ser humano e de qualquer animal vivo. Eu me perguntava: de onde vem o princpio da vida? (Ruy Castro) Funo referencial (ou denotativa): centralizada no referente, quando o emissor procura oferecer informaes da realidade. Objetiva, direta, denotativa, prevalecendo a 3 pessoa do singular e plural. Linguagem usada nas notcias de jornais e livros cientficos. Ex. Era da informao - Era inaugurada na dcada de 50, quando foram criados os primeiros computadores digitais capazes de efetuar operaes matemticas complexas em grande quantidade. (Gilberto Dimenstein) Funo apelativa (ou conativa): centraliza-se no receptor; o emissor procura influenciar o comportamento do receptor. Como o emissor se dirige ao receptor, comum o uso de tu e voc, ou o nome da pessoa, alm dos vocativos e imperativos. Usada nos discursos, sermes e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor. Ex. Processo Seletivo FAESA 2004 Voc faz. Voc acontece. (publicidade) Funo ftica: centralizada no canal, tendo como objetivo prolongar ou no o contato com o receptor, ou testar a eficincia do canal. Linguagem das falas telefnicas, saudaes e similares. Ex. _ Ol, como que vai? _ Amigo, h quanto tempo... _ Um ano ou mais... (Aldir Blanc). Funo potica: centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela metafrica. Valorizam-se as palavras, suas combinaes. a linguagem figurada apresentada em obras literrias, letras de msica, em algumas propagandas, etc. Ex. Orgulho viajar em sua histria, No ar, o aroma do caf, Tecer 50 anos, quanta glria, Desta raiz nasceu samba no p (...) (Samba-enredo do Salgueiro /2003) Funo metalingustica: centralizada no cdigo, usando a linguagem para falar dela mesma. A poesia que fala da poesia, da sua funo e do poeta, um texto que comenta outro texto. Principalmente os dicionrios so repositrios de metalinguagem. Ex. O texto Cada um na sua apresenta bons exemplos de que, apesar de falarmos a mesma lngua, no falamos do mesmo jeito. (VIEIRA, Maria das Graas. Ler, entender, criar)

51

Obs: Em um mesmo texto podem aparecer vrias funes da linguagem. O importante saber qual a funo predominante no texto, para ento defini-la. FUNES DA LINGUAGEM

CDIGO
FUNO METALINGUSTICA

CANAL
FUNO FTICA

FUNO EMOTIVA

FUNO POTICA

FUNO APELATIVA

EMISSOR

MENSAGEM

RECEPTOR

FUNO REFERENCIAL

REFERENTE

FUNES DA LINGUAGEM:

EXERCCIOS 1. Identifique os seguintes trechos de prosa ou poesia, levando em conta a coexistncia e /ou predominncia das funes da linguagem e justifique as: 1. Negociaes do texto final da Rio+20 avanam pela madrugada. O relgio j batia quase 2h da madrugada quando se ouviu aplausos no gabinete do ministro Antnio Patriota (Relaes Exteriores), momento em que ele revisava o texto final da Rio+20. O texto foi aprovado pelos negociadores na manh desta tera feira em plenria no Rio Centro. (Daniele Bragana, 19/06/2012) 2. Os republicanos de Iowa realizam nesta tera-feira o primeiro caucus (termo que define o processo de eleies primrias no estado) para comear a decidir o nome do candidato que vai enfrentar Barack Obama nas eleies presidenciais de novembro. (Gabriela Loureiro, 01/2012, Veja)

52

3. Segundo um novo estudo do IBGE, o Brasil est usando menos energia renovvel. O trabalho mostra que, em 2010, 45,5% da energia utilizada no Brasil vinha de fontes renovveis, como hidreltricas e derivados da cana-de-acar. A porcentagem menor do que nos dois anos anteriores: em 2009, 47,2% da energia usada no pas vinha dessas fontes e, em 2008, o ndice foi 45,9%. Esse tipo de fonte pode fornecer energia continuamente, se usado de modo sustentvel
(Revista Veja,18/06/2012)

4. ... Meu estimado povo. Que as bnos de Deus, senhor todo-onipotente, desam sobre vocs. Visando combater os gastos desnecessrios e luxo. Visando dar igualdade geral ao pas, com objetivo de eliminar invejas, rancores, entre irmos, o Governo, em acordo com as fbricas de calados, determinou que a partir deste momento ser fabricado para toda a nao um s tipo de sapato, masculino e feminino. (Igncio de Loyola Brando, Zero.)

5. No inteligente ser inteligente - Geralmente, os recm-chegados so os mais ansiosos para mostrar o que sabem. E acabam se tornando muito inconvenientes, porque querem corrigir tudo inclusive o chefe. Ento, antes de falar, veja se suas ideias so bem-vindas. (Voc S/A, 03/2009) 6. _ (...) Ponha-se para fora do meu gato! _ Ponha-se para fora daqui! _ Sou eu! _ Eu! _ Eu! Eu! _ Eu! Eu! Eu!. (Fernando Sabino) 7. Faa o que for necessrio para ser feliz. Mas no se esquea que a felicidade um sentimento simples, voc pode encontr-la e deix-la ir embora por no perceber sua simplicidade. (Mrio
Quintana)

8. ... Comunicar a habilidade de externalizar informaes, emoes, opinies e qualquer tipo de conhecimento de um indivduo para outro. A boa comunicao est na base de qualquer relacionamento humano e, na esfera profissional, no poderia ser diferente. (Lgia Velozo Crispino,
Revista Voc a/s, 30/03/2009)

9. A Rio + 20 um evento onde governantes e membros da sociedade civil se reuniro para discutir como podemos transformar o planeta em um lugar melhor para viver.
(Paula Louredo, brasilescola.com/biologia/rio-20.htm)

10. No sei o que fiz naquele instante. Lembro vagamente de um impulso, contido pela lgica: correr atrs do trem. Dei acordo de mim, quinze minutos mais tarde. Sentado, com um celular na mo.
(Raymundo Silveira)

53

11. Mas eu desconfio que a nica pessoa livre, realmente livre, a que no tem medo do ridculo.
(rico Verssimo)

12. Al Houston! A misso foi cumprida, ok? Devo voltar nave? Algum me ouve? Al!

13 .

14. Volte hoje noite, s dez. E venha com as unhas dos ps pintadas de vermelho (Ana Flores). 15. O nome do ms de janeiro, palavra que desembarcou em nossa lngua no sculo 13, remonta ao latim Januarius mensis ou apenas Januarius, que significava ms consagrado ao deus Jano, uma entidade que, na mitologia romana, era responsvel pelos comeos, pelas passagens e pelos portais. Deus bifronte, isto , de duas caras (em algumas representaes, uma de homem e a outra de mulher), Jano tinha o poder de olhar ao mesmo tempo para o passado e para o futuro, para dentro e para fora e por isso veio a nomear o primeiro ms do ano, aquele em que se d a transio entre o velho e novo. (Revista Veja, 03/01/2012) 16. Como vai, Maria? Vou bem. E voc? Voc vai bem, Maria? J disse que sim! Eu tambm. Est to bonita! Ah, bem, que eu... Ah, . (Dalton Trevisan) 17. Para manter-se bem informado e preparado para a maratona de vestibulares, os professores do algumas orientaes. A primeira delas filtrar os assuntos mais importantes do noticirio. O importante identificar tpicos de relevncia e aprofundar-se neles. (Revista Veja, Nathalia Goulart,
18/03/2012)

54

18. s vezes penso que estou ficando muito egosta, e no quero ficar sozinha. E sempre que coloco minha cabea no travesseiro lembro tudo isso, que me cansa e faz dormir. E a j comeou outro dia. (Paula Tavares) 19. No chovia h muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns diziam que ia chover logo, outros diziam que ainda ia demorar. Mas no chegavam a uma concluso.! (Millr Fernandes) 20. Endomarketing: uma rea diretamente ligada de comunicao interna, que alia tcnicas de marketing a conceitos de recursos humanos. (Dicionrio Corporativs)

21. Simpatia o sentimento Que nasce num s momento, Sincero, no corao; So dois olhares acesos Bem junto, unidos, presos Numa mgica atrao. 22. Caro Jorge, Amanh no poderei ir aula. Por favor, avise o professor que entregarei o trabalho na semana que vem. Joaquim. (Suely Amaral) 23. Ah! finalmente um novo banco. Sente-se. Saia. Aguarde na fila. No fume. 24. Acho que o mercado brasileiro de trabalho j superou este preconceito da idade. O que importa mesmo para as empresas de que forma voc desempenha a sua funo. Dinamismo, iniciativa, senso de urgncia e muita disposio o que faz a diferena. Conheo profissionais em idade madura que do de dez em muitos jovens. (Inio Mello, Headhunter) 25. Minha senhora. A senhora tem geladeira, n? Sim, por qu? Ela Brastemp, creio eu. -- Sim, e da? Minha senhora. Brastemp Brastemp. -- E?... (Gabriel Von Doscht)

26. Sou um crente, pois creio firmemente na descrena... Creio que a terra chata. Procuro no slo... Tudo o que no sei sempre ignorei sozinho. Nunca ningum me ensinou a pensar, a escrever ou a desenhar, coisa que se percebe facilmente, examinando qualquer dos meus trabalhos.(Millr Fernandes)

55

27. Al! Voc est me ouvindo? Um momento Por favor. Vou desligar. 28. Busque agir para o bem, enquanto voc dispe de tempo. perigoso guardar uma cabea cheia de sonhos, com as mos e o corao desocupados. (Roberto Shinyashiki)

29. Um dos desafios mais inquietantes na luta contra o vrus da dengue o risco de infeces severas quando a pessoa contrai a doena pela segunda vez. Agora uma equipe internacional de pesquisadores conseguiu identificar o mecanismo responsvel por esse aumento na gravidade da doena. A pesquisa foi publicada no peridico Science Translational Medicine. (Revista Veja 02/01/2012) 30. Capital de giro o Conjunto de valores necessrios para a empresa fazer seu negcio acontecer. (Dicionrio Corporativs) 31. A maior aventura de um ser humano viajar, E a maior viagem que algum pode empreender para dentro de si mesmo. E o modo mais emocionante de realiz-la ler um livro, Pois um livro revela que a vida o maior de todos os livros, Mas pouco til para quem no souber ler nas entrelinhas E descobrir o que as palavras no disseram... . (Augusto Cury) 32. Al? Al! da casa do Gabriel? Sim, sim. Hum Desculpe, foi engano. 33. Eu sei que a vida vale a pena Mesmo que o po seja caro E a liberdade pequena. (Ferreira Gullar) 34. Telescpios da NASA e ESA, agncias espaciais americana e europeia, identificaram uma estrela a 160 mil anos luz da Terra que gira a 1,6 milho de quilmetros por hora. a maior velocidade j registrada para esse tipo de astro. (Revista Veja, 12/2011)

35. Bom dia.


Bom dia. A senhora do 610. E o senhor do 612. Eu ainda no lhe conhecia pessoalmente... Pois ... Desculpe a minha indiscrio, mas tenho visto o seu lixo ... O meu qu? O seu lixo. Ah... (Lus Fernando Verssimo) 36. Antes point de msica ao vivo e de apresentaes de diversas bandas, os bares de Vitria precisaram se silenciar. Com a fiscalizao intensificada pelo Disque-Silncio, alguns msicos

56

chegaram a ter que interromper suas apresentaes dentro de bares . (Jornal A Gazeta, Leandro
Nossa, 17/06/2012.)

37.

(Calvin & Haroldo - Tirinha #299)

38.

(Exemplos de campanhas desenvolvidas pelo Instituto Cultural, voltadas educao no trnsito e ao incentivo integrao e participao das pessoas em suas comunidades, escolas e locais de trabalho).

39. A palavra ARGUMENTO tem uma origem curiosa: vem do latim ARGUMENTUM, que tem o tema ARGU, cujo sentido primeiro "fazer brilhar", "iluminar", a mesma raiz de "argnteo", "argcia", "arguto. (Manual de Redao)

40. Est sendo bastante comum escutar nas empresas, nas escolas e a imprensa falar de que temos que ser resilientes. E os resilientes so aqueles que so capazes de vencer as dificuldades, os obstculos, por mais fortes e traumticos que elas sejam. Pode ser desde um desemprego inesperado, a morte de um parente querido, a separao dos pais, a repetncia na escola ou uma catstrofe como um tsunami. (George Souza Barbosa)

41. O alvo de sua iniciao foi o conceito de Quociente de Inteligncia, o QI, que assombrou a educao e a vida profissional de centenas de milhes de pessoas desde que foi introduzido no incio

57

do sculo passado. Baseado na ideia de que existe uma inteligncia genrica e nica mensurvel por meio de testes, o QI condenou prematuramente muita gente talentosa. (Gilberto Dimenstein, 02/2009) 1.3 NVEIS DE LINGUAGEM (REGISTROS) Existem diferentes nveis de linguagem de acordo com os meios em que ela utilizada: a linguagem culta (formal ou padro) a linguagem da gramtica, usada nos meios acadmicos e nos escolares, em certas reparties pblicas, em discursos, em congressos, em jornais, em livros e em revistas, e em situaes que requerem formalidade, preciso e objetividade; a linguagem coloquial (informal ou popular) usada no dia a dia, nas conversas informais, nos bate-papos; e a linguagem grupal gria uma linguagem muito particular, usada normalmente por um grupo restrito de pessoas, de um determinado tempo, que frequenta um determinado local ou que se interessa por alguma coisa em especial. Ex. policiais, presidirios, jovens, surfistas, skatistas, etc. Quando lemos um texto, seja ele literrio ou jornalstico, normalmente nos deparamos com a linguagem culta. Porm h tambm a linguagem literria, isto , aquela que possui uma linguagem potica, como a crnica, por exemplo, que faz uso da linguagem coloquial (popular), conotativa e da gria, especialmente nas falas das personagens. E h ainda textos que procuram evidenciar a fala tpica de determinadas regies linguagem regional. H, tambm, a linguagem grupal tcnica, que particular das diversas reas profissionais: medicina, direito, engenharia, informtica, contabilidade, administrao, etc... E, por ltimo, a linguagem inculta ou vulgar, que prpria das pessoas sem conhecimento das regras bsicas da lngua, isto , sem instruo. EXERCCIOS: 1. O fato de cada pessoa, ou grupo de pessoas, utilizar a lngua de maneira diferente, cria vrios nveis de fala (registros). Classifique-os: a. O grupo de pagode Pele Morena, formado por Andrinho, Marlon Stefanini e Jhonathan Silva, vai tocar na Praia da Costa. (Marianna Aguiar, A Tribuna, 7/12/2010) b. A fisiopatogenia da resposta imunolgica infeco aguda por Dengue pode ser: primria e secundria. A resposta primria se d em pessoas no expostas anteriormente ao flavivrus e o ttulo de anticorpos se eleva lentamente. c. meu, v se no me deixa numa furada. Essa de pagar mico toda hora j t me azucrinando todo e mais, no arrasta-p das minas l no morro, no vai aprontar pra cima de mim. d. As principais tecnologias utilizadas pela BRQ so: Java, J2EE, MVC, EJB, Net, ASP, VB6. 0, C#, SAP, PL/SQL, Mainframe, Websphere, C, C++, weblogic, UML, HTML, Javascript, Webserver, Ltus Notes, PL/1, COBOL. Banco de Dados - Oracle, DB2 Metodologia - RUP/UML. (Revista Voc s/a,
12/2009)

e. Podes crer irmo! No vou deixar a peteca cair e nem dar mancada. O lance o seguinte: a amizade aqui vai sacar uma mina que um estouro e voc vai ficar babando!

58

f.O presidente eleito nos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que no se pode permitir o colapso da indstria automotiva do pas, mas qualquer ajuda ao setor deve ter como contrapartida uma completa reestruturao. (Jornal Folha Online, 12/2008) g. O Arnesto nus convid prum Samba ele mora no Brs nis fumo no encontremos ningum. Nis vortemos cuma bruta duma riva da outra veis nis num vai mais! (Adoniran Barbosa) h. ! Voc sabe como ... Saquei. Voc est pensando que s ns dois, no meio do mato, pode pintar um lance. No mnimo isso. Um lance. At dois. Mas qual, xar? No tem disso, no. Est em falta. Oi, gatona! i. Me lembro de todos esses nmeros. E no d pra esquecer. j. velho, j faz um tempo que sou dono do meu nariz... Sempre batalhei, arrumei um trampo, dou um duro danado! Me empresta o carango preu sair com a gata hoje? k. No tem ca, papo reto, t pegado T no rango man, t aloprado Caloteiro, carne de pescoo, vagabau T legal de voc sete-um, gbo, cara de pau. (Composio: Elias Alves Junior, Wagner Chapell) l. Ele vai ponh tudo pra nis na mesa. m. As coisas tangveis tornam-se insensveis palma da mo (Carlos Drummond de Andrade) n. Me liga. Me empresta isto.Te amo. o. Os episdios podero ser baixados usando o software Zudeo, da Azureus, em alta definio. Os arquivos sero protegidos por tecnologia DRM e no foi anunciado ainda se o contedo ser pago.
(Folha de S. Paulo, 27/12/2006)

p. O gene PALB2 tem como funo fazer reparos em fragmentos de DNA que apresentem mutaes, ento as pessoas
que tm uma cpia defeituosa do gene teriam mais chances de acumular outros danos genticos, levando a problemas como o cncer. (Folha Online, 1/1/2007)

59

q. Alm disso, a verso 7 traz um recurso que oferece integrao com o Twitter e com o Facebook e acesso a vrias redes de contedo como YOUTUBE e Flickr - uma transformao social parecida com a que o AIM da AOL passou no ano passado. r.

s. Aqui no Norte do Paran, as pessoas chamam a correnteza do rio de corredeira. Quando a corredeira est forte perigoso passar na pinguela, que uma ponte muito estreita feita, geralmente, com um tronco de rvore. Se tivermos muita chuva a pinguela pode ficar submersa e, portanto, impossibilita a passagem, Mas ocorre uma manga de chuva. Uma chuvinha passageira, esse problema deixa de existir . ( Vanderci de Andrade Aguileira)

2. Reescreva as frases abaixo usando o registro culto da lngua. a. Est tudo certo entre eu e voc. b. Vem pra Caixa voc tambm! c. Este livro pra mim ler. e. Se ele transpor as barreiras, certamente ser o vencedor.

3. No texto abaixo foram usadas expresses dentro do registro grupal-gria. Reescreva-o usando a norma culta.

60

Dessa vez a revista arrepiou. Foi da hora a matria Na ponta da Lngua, com as grias maneiras de todos os lugares. por isso que me amarro cada vez mais nesta revista descolada, divertida e diferente.

VI COMUNICAO NA REDAO EMPRESARIAL MODERNA. 2. REDAO OFICIAL E COMERCIAL CORRESPONDNCIA Correspondncia o dilogo escrito entre emissor e receptor, isto , entre duas pessoas ou entidades. Tem duas finalidades: levar conhecimentos ao receptor e constituir um testemunho do acontecimento. CORRESPONDNCIA OFICIAL Redao oficial a maneira pela qual o Poder Pblico redige atos normativos e comunicaes. A redao oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, o uso do padro culto de linguagem, a clareza, a conciso, a formalidade e a uniformidade. Todos esses atributos decorrem da Constituio, que dispe, no artigo 37: A administrao pblica direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia (...). Publicidade e a impessoalidade, portanto, so princpios fundamentais de toda administrao pblica, Eles devem nortear a elaborao dos atos e comunicaes oficiais. CORRESPONDNCIA COMERCIAL OU EMPRESARIAL A redao comercial o conjunto de preceitos orientadores da elaborao e circulao de papis prprios s organizaes empresariais, destinados a criar, a manter ou a encerrar transaes. A carta o instrumento usual de comunicao escrita no comrcio, indstria, bancos e afins, entre as entidades, ou delas a fregueses ou a clientes, uma vez que nela se concentram as observaes, os conselhos e os comentrios. 2.1 COMUNICAO E ESTILO 2.1.1 Estilo Deve ser simples, porm dentro de um nvel culto de linguagem. 2.1.2 Clareza e Conciso

61

Da mesma forma que se adotou o uso de um vocabulrio simples, deve-se optar, tambm, por expressar-se por meio de frases curtas, evitando o comprometimento da legibilidade do texto. Clareza e conciso prescindem estar juntas, pois fazem parte do processo da linguagem. Adoo de uma explanao prolongada torna a leitura cansativa e difcil. 2.1.3 Harmonia

aquela que elegante. Embora, na redao tcnica, o aspecto sonoro da construo seja secundrio, devemos utilizar os recursos da eufonia, a fim de que consigamos construir frases que agradem ao ouvido. 2.1.4 Preciso

As palavras tm sentido exato. Deve-se evitar o uso de termos ou expresses que no traduzem a ideia. 2.1.5 Correo

A correo, na correspondncia, o requisito principal. 2.1.6 Polidez

A polidez trata-se da ausncia de frases ou expresses descorteses.

2.2 PROBLEMAS COMUNS NA CORRESPONDNCIA O redator profissional de comunicaes administrativas, s vezes, sacrifica a forma em prol da compreenso do texto. Sua preocupao bsica com o receptor. Respeita, portanto, seus limites. Como a possibilidade de ambiguidade muito grande, exige-se do comunicador pensamento claro, raciocnio linear, sem labirintos. Pensar antes de falar e refletir antes de escrever so regras fundamentais para a comunicao eficaz. Refletir sobre o que se est fazendo e sobre o que se deseja obter; refletir sobre as informaes que devem ser transmitidas de modo lgico e manifestar as relaes entre os fatos com evidncia. O entendimento de uma mensagem comercial depende da sequncia ordenada das informaes transmitidas. necessrio ter sempre presente: 1. Refletir sobre o que se quer transmitir; 2. Refletir sobre como transmitir; 3. Qual o nvel de linguagem a ser utilizado? 4. Qual a funo de linguagem mais adequada? 1. Deve-se simplificar a redao empresarial

62

H palavras e expresses que nada acrescentam ao entendimento do texto. Elas so utilizadas por questo de hbito. Devem-se evitar estas frmulas antigas e gastas. Alguns exemplos: A finalidade desta apresentar... Prefira: Apresentamos. Acusamos o recebimento de... Prefira: Recebemos. Anexo segue presente ... Se est anexo, s pode ser presente. "Como dissemos acima..." Se j dissemos, por que repetir? Damos em nosso poder a carta datada de 05/02/05. Prefira: Recebemos sua carta de 05/02/05. Conforme assunto em epgrafe. Prefira: Conforme assunto em referncia. desnecessrio dizer que. Se for desnecessrio, no diga. Em mos sua carta de 05/02/05 que nos mereceu a devida ateno. Claro que mereceu! Voc j est respondendo-a! evidente que. Em geral, quando evidente, no precisamos dizer e quando no , mentiroso dizer. "Limitados ao exposto". Se estiver limitado, no se exponha visando seu leitor; termine simplesmente com "atenciosamente". Passo s suas mos. desnecessrio. Levamos ao seu conhecimento. Prefira: Comunicamos. Rogamos Prefira: Solicitamos. Rogar s a Deus. Sem mais - Sem mais para o momento - Sem outro particular. Prefira Atenciosamente ( para encerrar). Servimo-nos da presente - Serve o presente para informar-lhe... Tem a presente a finalidade de - Vimos pela presente - Vimos por meio desta - Vimos atravs desta. Prefira ser objetivo, pois se no fosse pela presente seria pela ausente? Que redundncia! "Tomamos a liberdade de". Cuidado com essa expresso; ela profundamente irritante ao leitor.

2. V direto ao assunto.

ANTIGA A finalidade desta informar que as admisses realizadas at 15/12...

ATUAL As admisses realizadas at 15/12...

3. No use duas ou mais palavras quando possvel transmitir a ideia com uma apenas. Fizemos uma investigao Dar informao Fazer declarao Ter preferncia por Dar assistncia /ajuda Haver um aumento Sofreu mudanas Investigamos Informar Declarar Preferir Assistir / Ajudar Aumentar Mudou

4. Elimine advrbios desnecessrios (enfticos).

63

O clculo errado.

estava

completamente O clculo estava errado.

5. Elimine a redundncia. Todo e qualquer funcionrio dever... Chegamos a um consenso de opinio Decidiram uma forma de cooperao Todo funcionrio dever... Chegamos a um consenso. Decidiram uma cooperao.

6. Reduza ao mnimo o uso do particpio passado. Tinha sido determinado presidente que...
7. Evitar 1. Ambiguidade: Palavras que indicam posse (pronomes possessivos). A empresa definir com a associada forma de utilizao de seu estoque./A empresa definir a forma de utilizao de seu estoque com a associada. Posio do adjunto adverbial As empresas que investem em imveis frequentemente tm prejuzos. A comisso que estava examinando o caso ontem deu seu parecer. Palavras que restringem, limitam uma ideia A diviso de Marketing s cumpriu as normas. Com uma empilhadeira apenas realizaro parte do servio. Comparaes (analogias) falhas Preciso ir farmcia e comprar carne.

pelo

O presidente determinou que...

2. Falhas gramaticais So repelidas pela gramtica as seguintes construes: seguem em anexo ( anexos ou anexamos); e etc. (etc. significa e outras coisas; dispensa, portanto, a conjuno e antes da abreviatura); encaminhamos em anexo (simplesmente encaminhamos ou anexamos); face (em face de ou diante de); pedimos para (pedimos que ou solicitamos que); a respeito (a esse respeito). imprescindvel o conhecimento gramatical ao redator profissional de cartas comerciais. Incluem-se nesse conhecimento: ortografia, acentuao, concordncia verbal e nominal, regncia verbal e nominal, crase, colocao pronominal. Impossvel tornar-se bom redator sem recorrer gramtica e ao dicionrio continuamente. Alm disso, preciso ler jornais, revistas, livros da literatura nacional. 3. Expresses antiquadas (Arcasmo)

64

So consideradas obsoletas e de mau gosto as seguintes expresses: Apraz-nos dirigir a; Aproveitamos a oportunidade; Atravs desta; Com a presente; Conforme assunto ventilado; Limitados ao exposto; Passo s suas mos; por oportuno julgamos; Outrossim; assunto em tela; Reportando-nos ao; Rogamos; Se necessrio; Sem mais para o momento; Sem outro particular; Sendo o que se nos oferece para o momento; Solicito por oportuno; Tem a presente a finalidade de; Tomamos a liberdade; De conformidade quanto ao solicitado; Em epgrafe (acima). 4. Grias A gria outro obstculo na redao comercial que o redator no deve us-la em hiptese alguma. A tendncia atual redigir cartas com duas ou trs linhas no mximo. No sequer falta de tempo, falta de reflexo para elaborar uma mensagem capaz de atingir o alvo. As expresses da gria podem ser admitidas entre jovens em conversas de grupos, em momentos de descontrao, mas jamais podem ser utilizadas nas relaes comerciais. A linguagem adequada s cartas que transitam entre empresas a mais gramatical possvel. Por isso, qualquer gria deve ser afastada. 5. Afetaes, colocaes exageradas. As afetaes e colocaes exageradas, s vezes at contrrias verdade, devem ser evitadas: A seu inteiro dispor; Aproveitando o ensejo para colocar-nos a seu inteiro dispor; As consideraes tecidas so realmente preocupantes; Com os protestos de elevada estima e considerao; Firmamos mui cordialmente; Firmamos mui atenciosamente; Temos a honra de; temos a subida honra de; Temos especial prazer em renovar; Temos o prazer de. As expresses apresentadas so muitas vezes falsas hipcritas e no se justificam em uma mensagem comercial, que deve ser bem escrita, contundente, verdadeira. 6. Pleonasmos

65

Evitem-se tambm as expresses pleonsticas do tipo: Referncia supracitada; Conforme acordado; Como dissemos acima; Conforme assunto em referncia acima citado (substituvel por mencionado); Fundamentos bsicos; Pela presente; reiterar outra vez; Servimo-nos da presente; Sua carta datada de (sua carta de...); Vimos presena; Vimos atravs desta; Vimos pela presente; vimos Por meio desta; Visa a presente rogar-lhe; Usamos deste meio; Sua prezada ordem (querida ordem!); Tomamos a liberdade; Devidamente atendida; Eventualmente; Decididamente; Vimos solicitar (solicitamos); At o dia 29-3-99 (at 29-3-99). O pleonasmo transmite ao receptor ideia de desleixo com a elaborao da mensagem; em geral, resultado da pressa, da falta de rascunho, de ausncia de correo. Nesse caso, o emissor corre o risco de produzir uma mensagem que no atinja sem objetivo e, portanto, no haver comunicao

3 PRONOMES DE TRATAMENTO 3.1 TRATAMENTOS: CERIMONIOSO, RESPEITOSO E NTIMO. Cerimonioso: Vossa Excelncia, Vossa Senhoria, etc. Respeitoso: Senhor (res), Senhora (s) ntimo: Voc, Vocs. 3.1.1 Senhor Considera-se Senhor um bom tratamento. Deve-se preferi-lo, sempre, a qualquer outro, especialmente quando seu emprego surgir no vocativo. 1. Para os chefes de Poder, usa-se Excelentssimo Senhor, exemplos: Excelentssimo Senhor Presidente da Repblica Excelentssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional Excelentssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal

2. Para as demais autoridades, usa-se o vocativo Senhor, seguido do respectivo cargo:

66

Senhor Senador Senhor Juiz Senhor Ministro Senhor Governador do Estado Senhor Prefeito Municipal Senhor Deputado Federal Senhor Deputado Estadual Senhor Secretrio; Senhor Coordenador; Senhor Diretor; Senhor Chefe; Senhor Escriturrio; Senhor Professor. Senhor Zelador.

O vocativo pode vir seguido de dois pontos (o mais comum) ou vrgula. 3.1.2 Autoridades de Estado

CIVIS Pronome de tratamento Abreviatura Usado para Presidente da Repblica Presidente do Congresso Nacional

Vossa Excelncia Vossa Magnificncia Vossa Senhoria

V. Ex.a V. Maga. V.Mag. V. S.

Presidente do Supremo Tribunal Federal Reitores de Universidade Diretores de Autarquias Federais, Estaduais e Municipais. Senador Juiz Ministro Governador Prefeito Municipal Deputado Federal Deputado Estadual Vereador

Senhor

Sr.

JUDICIRIAS Abreviatura V. Ex.a Usado para Desembargador da Justia, Curador, Promotor. Juzes de Direito

Pronome de tratamento Vossa Excelncia

Meritssimo Juiz

M. Juiz

67

MILITARES Abreviatura V. Ex.a V. S.a Usado para Oficiais generais (at coronis) Outras patentes militares

Pronome de tratamento Vossa Excelncia Vossa Senhoria ECLESISTICAS

Pronome de tratamento Vossa Santidade Vossa Eminncia Reverendssima

Abreviatura V. S. V. Em. Revm.

Usado para Papa Cardeais, Arcebispos, Bispos.

Vossa Reverendssima

V. Revm

Abades, Superiores de conventos, Outras autoridades eclesisticas, Sacerdotes em geral.

MONRQUICAS Abreviatura V. M. V. A. Usado para Reis, Imperadores. Prncipes

Pronome de tratamento Vossa Majestade Vossa Alteza

OUTROS TTULOS Abreviatura V. S. Com. Prof. Usado para Dom, Comendador Professor.

Pronome de tratamento Vossa Senhoria Comendador Professor

OBSERVAES: Para Excelncia (Ex. ), usamos Excelentssimo (Ex.m) Para Senhoria (S. ), usamos Ilustrssimo (Il.m).

Segundo o Vocabulrio Ortogrfico Brasileiro da Lngua Portuguesa, nunca se usa trao e sim ponto. O expoente sempre depois do ponto e no acima dele. As iniciais devem ser sempre empregadas com letras maisculas (Dr., Sr; DD., V. Ex., etc...), em se tratando de expresses de tratamento.

68

Vossa Excelncia /Sua Excelncia; Vossa Senhoria / Sua Senhoria.

Quando se dirige diretamente pessoa que tem direito ao tratamento Excelncia ou Senhoria, diz-se Vossa Excelncia ou Vossa Senhoria. Porm, ao referir-se a elas, diz-se Sua Excelncia ou Sua Senhoria. Ex: Comunico a Vossa Excelncia que sua Senhoria, o Diretor-geral do Departamento... Doutor no a forma de tratamento e sim ttulo acadmico, no devendo utiliz-lo indiscriminadamente. 4 INTRODUES E FECHOS 4.1 INTRODUO Expresses desnecessrias: Vimos, por intermdio do presente, levar ao conhecimento de Vossa Senhoria que..., Este tem por finalidade levar ao conhecimento de Vossa Senhoria que..., Pelo presente, comunicamos a Vossa Senhoria que..., ... vem mui respeitosamente, juntando ao presente os documentos exigidos por lei, solicitar de V. Ex.... Frmulas inexpressivas Como honra, satisfao, prazer e gentileza. Expresses expressivas Remetemos..., etc. (para alguns autores, so tambm

Convidamos..., Comunicamos..., desnecessrias.) . 4.2 FECHOS

De acordo com a portaria n. 1 do Ministrio da Justia regulou cerca de quinze padres diferentes de fechos, em julho de 1937. Eles foram modificados ao longo dos anos e, hoje, modernamente, a tendncia reduzir ao mnimo as palavras de um fecho. Deve-se economizar tempo e aumentar a produtividade. Nada melhor do que demonstrar por meio de frmulas mais expressivas. Em maro de 1992, com intuito de simplific-los e uniformiz-los, a Instruo Normativa n. 4/92 da Secretaria da Administrao Federal estabeleceu o emprego de somente dois fechos para todas as modalidades de comunicao oficial. So eles: Respeitosamente, para as altas autoridades, inclusive o Presidente da Repblica. Atenciosamente, para autoridades da mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.

As comunicaes dirigidas s autoridades estrangeiras devem atender a rito e tradio prprios.

69

4.3 IDENTIFICAO DO SIGNATRIO As comunicaes oficiais devem apresentar, digitados, o nome e o cargo da autoridade que as expede, logo abaixo do local reservado para sua assinatura, exceto as comunicaes assinadas pelo Presidente da Repblica. Ex.: CRISTOVAM BUARQUE Ministro da Educao Esse procedimento facilita, sobremaneira, a identificao da origem das comunicaes. 4.4 MARGENS IN: DASP n. 133/82. (datilografado) Esquerda: 2,5 cm da borda esquerda do papel. Direita: 1,5 cm da borda direita do papel. Superior /Inferior: 1,5 cm da borda Superior /Inferior do papel. Obs.: (digitado) Utilizam-se trs centmetros nas margens esquerda e superior e dois centmetros nas margens direita e inferior. 4.5 PARGRAFOS IN: DASP n. 144/83. (datilografado) Esquerda: 5,0 cm da borda esquerda do papel.

Obs.: (digitado) Devem ser iniciados rente margem esquerda, sem recuo, em todo o texto, sendo separados entre si por um espaamento maior (12 pontos). 4.6 DATAS Devem ser escritos por extenso, sem os algarismos referentes ao dia do ms precedido de zero. Ex.: 2 de novembro de 2011. Em relao ao primeiro dia do ms ser indicado pelo algarismo 1, seguido do smbolo de nmero de ordinal (). Ex.: 1 de novembro de 2011. A indicao do ano, ao contrrio da indicao das leis, no deve conter ponto entre a casa do milhar e da centena. Ex.: 3 de novembro de 2011 Lei n 3.250.

70

ABREVIATURAS, SIGLAS E SMBOLOS.

5.1 ABREVIATURAS: QUANDO USAR? 1. Pessoal e internamente, podem-se us-las livremente, j que neste caso so de "consumo interno". 2. Em correspondncia oficial e empresarial h abreviaturas consagradas que igualmente podem ser usadas livremente. Exemplos: Exmo., Ilmo. Sr., Sra., V. Exa., V. Sa. (todos os pronomes de tratamento), Ltda., S.A. ou S/A, a/c (aos cuidados), etc. 3. H circunstncias em que o uso de abreviaturas fica restrito a alguns casos. Em textos tcnicos ou cientficos, por exemplo, so poucos os casos. A rigidez no absoluta, mas exige-se bom senso. So de uso consagrado e liberado, mesmo em textos tcnico-cientficos, alm das mencionadas no item 2, acima, abreviaturas como: no, art., p. ou pg., cel, av., gen., a.C. ou A.C., entre outras. 5.1.1 Abreviaturas: como formar? 1. Forma-se abreviatura com a primeira ou as primeiras letras da palavra, encerrando-se em consoante: cap. (captulo), m. (masculino), art. (artigo); quando se trata de encontro consonantal, a abreviao feita usando todo o encontro: dipl. (diploma), constr. (construo). 2. A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) fixa algumas abreviaturas com vogal final e outras na consoante inicial de encontros consonantais: ago. (agosto), tc. (tcnico). 3. Devem ser mantidos os acentos e hifens que figuram nas palavras usadas de forma abreviada: sc. (sculo), dec. -lei (decreto-lei). 4. No caso de abreviaturas em que se deveriam usar letras elevadas, devido dificuldade de elevlas e tambm devido consagrao de uso, admite-se colocar essas letras na mesma altura e em igual tamanho das demais, usando-se o ponto no final: cel. (cel - coronel), sra. (sra), dra. (dra). 5. No caso de o ponto abreviativo coincidir com o ponto final, no se deve repetir o ponto: etc. Quando ao ponto indicativo de abreviatura seguir outro sinal de pontuao, usam-se os dois: sra., sra. ; sra. ? 6. H abreviaturas que servem para mais de uma palavra: v. (verbo, veja, vapor, voc), p. (p, pgina, palmo), gr. (gro, grtis, grau, grosa). 7. H palavras e expresses contempladas com mais de uma abreviatura: f., fl., fol. (folha); a.C., A.C. (antes de Cristo). 8. No plural, em regra se acrescenta s: dras., sras., caps.; em alguns casos, dobram-se as letras (maisculas): AA. (autores). s vezes as letras maisculas dobradas representam superlativos: DD. (dignssimo). 9. O erro mais frequente o uso da abreviatura sem o ponto que a encerra. 5.2 SIGLAS: QUANDO E COMO USAR.

71

1. Todas as letras da sigla devero ser maisculas quando forem usadas apenas as iniciais das palavras que compem o nome: PUC (Pontifcia Universidade Catlica). So as chamadas siglas prprias ou puras. 2. Quando se usarem tambm outras letras que no as iniciais das palavras que formam o nome, prefere-se usar apenas inicial maiscula: Bacen (Banco Central), Copesul (Companhia Petroqumica do Sul). So as chamadas siglas imprprias ou impuras. 3. Quando se trata de siglas consagradas, podem ser usadas diretamente, sem escrever o nome das entidades por extenso. Caso contrrio, na primeira vez que aparecerem no texto devem ser identificadas, entre parnteses ou separadas por travesso. Em trabalhos mais extensos, pode-se tambm apresentar lista de siglas no incio ou no final. 5.3 SMBOLOS: QUANDO E COMO USAR? 1. Os smbolos so abreviados sem o uso de ponto: cm (centmetro), g (grama), min (minuto), kg (quilograma). 2. A forma do plural sempre igual do singular, sendo errado acrescentar s: m (metro e metros), l (litro e litros), km (quilmetro e quilmetros). 3. O uso dos smbolos universal, podendo ser usados em quaisquer circunstncias, ao contrrio das abreviaturas. Nmeros em eventos e nomes de meses: 1. correto usar os nmeros 1, 2, 3 ou 1, 2, 3... para Feiras, Exposies, Congressos, etc. Ex: 1 Feira Cultural. Muitos usam em algarismo romano. Existem as duas possibilidades. S que nos algarismos romanos no se usa a letrinha indicadora de ordinal:

1 Feira Cultural do Nordeste 10 Encontro Regional dos Ferrovirios XI Congresso de Estatstica II Feira Nacional de Agropecuria

2. Como ficaria a flexo do artigo com o uso dos numerais ordinais? Abertura do XX (vigsimo) Jogos Escolares ou Abertura dos XX (vigsimos) Jogos Escolares? Deve-se fazer a concordncia dos numerais ordinais com o substantivo, seja o numeral escrito com algarismos arbicos (com ou elevados) ou romanos (sem essa indicao); o artigo tambm acompanha o substantivo portanto, vai para o plural a partir do nmero dois:
Convidamos para os 10os Jogos Abertos de Santa Catarina Abertura dos 20os Jogos Escolares Encerramento dos XX Jogos Estudantis

O fato de o nmero romano no trazer graficamente o S de plural no quer dizer que ele seja dito ou falado como se fosse singular. A leitura a mesma do arbico: os X Jogos = os dcimos Jogos; as V Olimpadas = as quintas Olimpadas.

72

3. Gostaria de saber sobre o uso correto da grafia dos meses do ano. Devemos utiliz-los com as iniciais maisculas ou no? E suas abreviaes? Em portugus brasileiro, convencionou-se diferentemente do ingls e mesmo do portugus de Portugal, que a inicial minscula: Estamos em janeiro. Mais inflao nos meses de fevereiro e maro. Curitiba, 3 de maio de 2011. Sempre dessa forma. As abreviaturas dos meses so feitas com trs letras [maio, por ter apenas 4 letras, no precisa ser abreviado] e pode-se usar o ponto abreviativo ou no: janeiro jan. ou jan fevereiro fev. ou fev maro mar. ou mar abril abr. ou abr maio mai. ou mai (ou maio mesmo) junho jun. ou jun julho jul. ou jul agosto ago. ou ago setembro set. ou set outubro out. ou out novembro nov. ou nov dezembro dez. ou dez 4. Quando vamos nos referir periodicidade de 2 meses dizemos bimestral, trs meses, trimestral; quatro meses, quadrimestral; cinco meses, quinquimestral. Horas como abreviarem?

A melhor abreviatura de horas simplesmente "h", sem ponto e sem registrar o "s" para indicar plural: 15h, 19h, 10h15min. (ou 10h15). Os ingleses usam os dois pontos: 10:00, 15:00,10:15. Como no somos ingleses... bom lembrar que o sistema ortogrfico brasileiro no admite o registro do plural (a letra "s") em nenhuma abreviatura, embora o uso seja corrente. 6 ENDEREAMENTO Conforme o Manual de Redao da Repblica, de 1991 e a Instruo Normativa n 4 /92 da Secretaria de Administrao Federal: Fica abolido o uso de tratamentos: Dignssimo (DD.) e Ilustrssimo (Ilm. ), sendo desnecessria a sua evocao. Para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares, suficiente o pronome de tratamento Senhor. No endereamento, escreve-se: Ao Senhor / Senhora. Contudo, h uma exceo para as "excelncias": a elas ainda se dirige ao Excelentssimo Senhor /Exmo. Sr. Quanto colocao no rodap, no h absoluto rigor nisso. O usual, e mais esttico at, fazer o endereamento em cima e esquerda. Exemplos: Autoridade tratada por Vossa ou Sua Excelncia

73

Envelope: Excelentssimo Senhor Fulano de Tal Juiz de Direito da 1 Vara Criminal Rua XYZ, n 000 Centro. 20.000 000 Vitria ES Envelope: Excelentssimo Senhor Fulano de Tal Prefeito Municipal Ribeiro Preto, SP 14100-000. Envelope: Excelentssimo Senhor Fulano de Tal Ministro da Justia 70.064 - Braslia /DF Envelope: Excelentssimo Senhor Fulano de Tal Senador Federal 70.160 Braslia /DF Envelope: Excelentssimo Senhor Fulano de Tal Juiz de Direito da 10 Vara Civil Rua X, n 14. 11.010 - So Paulo /SP Autoridade tratada por Vossa ou Sua Senhoria Envelope: Ao Senhor Fulano de Tal Rua XYZ, n 000 Centro. 30.000 000 Vitria ES Envelope: Ao Senhor Beltrano de TAL (Cargo que ocupa)

74

So Paulo, SP 01000-111.

7 TIPOS DE REDAO 7.1 OFCIO 7.1.1 Definio: Um ofcio nada mais que uma carta comercial de carter oficial, utilizada para a comunicao entre uma empresa particular e um rgo pblico, ou entre rgos pblicos distintos. Devido a seu carter oficial, o ofcio se diferencia da carta comercial quanto forma. 7.1.2 Estrutura: a. TIMBRE ou CABEALHO: dizeres impressos na folha, ao alto. Identifica a esfera administrativa e o rgo de onde se origina o documento. b. NDICE ou NMERO do expediente, seguido da sigla do rgo que expede: EM n 123 /MEFP Aviso n 123 /DP c. LOCAL E DATA: Vitria, 14 de novembro de 2005. ou Vitria, em 14 de novembro de 2005. d. ASSUNTO ou EMENTA: s justificvel quando o documento extenso. Assunto: Exonerao de cargo e. VOCATIVO: alguns espaos abaixam, na margem esquerda, isto , uma frmula de cortesia indicando a pessoa a quem se escreve. Excelentssimo senhor Presidente da Repblica, Senhora Ministra, Senhor Chefe de Gabinete, f. TEXTO, pula-se o mesmo nmero de espaos e inicia-se o texto, mais formal que uma carta. preciso evitar palavras desnecessrias, ir direto ao assunto; g. FECHO: no final, uma frmula de cortesia, como "Atenciosamente" ou "Respeitosamente"; h. ASSINATURA e ENDEREO (do remetente)

75

i. ANEXOS: se o ofcio contm anexos, colocar: /3 (ofcio contm 3 anexos) /5 (ofcio contm 5 anexos) j. ENDEREO: (do destinatrio) OBS.: O ofcio militar (miliciano) adota a forma aps o ndice, nmero e data, dos designativos, cargo do remetente e do destinatrio, como se faz em Estado, assim:

Para: Diretor da Escola... Do: Diretor do... 7.1.3 Modelo (Se a Entidade possuir papel timbrado deve us-lo ou se no se usa papel sulfite, identificando-se como no exemplo abaixo) Centro Esprita Amigos de Jesus Rua Euclydes de Oliveira, 325 - Ribeiro Preto, SP. Ribeiro Preto, 9 de fevereiro de 2004. Of. n. 0001/2004. Senhor Prefeito, Dentro da programao de comemorao do aniversrio de nosso Centro Esprita, estaremos inaugurando no prximo dia 25 de maro, s 19h, a "Creche Criancinhas de Jesus", localizada rua Bittencourt Sampaio, 846; antigo desejo de nossa Instituio, agora concretizado. Gostaramos de contar com a presena de V. Ex para descerrar a placa e falar ao pblico presente da importncia que uma creche representa para a comunidade carente de nosso bairro, pois sabemos que essa , tambm, uma das prioridades de seu governo. Atenciosamente, Manuel de Arajo PRESIDENTE Excelentssimo Senhor Fulano de Tal Prefeito Municipal

7. 2 MEMORANDO

76

7.2.1 Definio e finalidade O memorando a modalidade de comunicao entre unidades administrativas de um mesmo rgo, que podem estar hierarquicamente em mesmo nvel ou em nvel diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicao eminentemente interna. Pode ter carter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposio de projetos, ideias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do servio pblico. Sua caracterstica principal a agilidade. A tramitao do memorando em qualquer rgo deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocrticos. Para evitar desnecessrio aumento do nmero de comunicaes, os despachos ao memorando devem ser dados no prprio documento e, no caso de falta de espao, em folha de continuao. Esse procedimento permite formar uma espcie de processo simplificado, assegurando maior transparncia tomada de decises, e permitindo que se historie o andamento da matria tratada no memorando. 7.2.2 Forma e estrutura

a. TIMBRE ou CABEALHO: dizeres impressos na folha, ao alto. Identifica a esfera administrativa e o rgo de onde se origina o documento.

b. NDICE ou NMERO do expediente, seguido da sigla do rgo que expede: EM n 123 /MEFP Aviso n 123 /DP

c. LOCAL E DATA: Vitria, 14 de novembro de 2011. ou Vitria, em 14 de novembro de 2011.(pode vir abreviada 14/11/2005). d. INDICAO DO DESTINATRIO E DO REMETENTE: precedida, respectivamente, das combinaes Para: e De: ( facultativo). e. ASSUNTO ou EMENTA: s justificvel quando o documento extenso. Assunto: Exonerao de cargo f. VOCATIVO: alguns espaos abaixo, na margem esquerda, isto , uma frmula de cortesia indicando a pessoa a quem se escreve. Excelentssimo senhor Presidente da Repblica, Senhora Ministra, Senhor Chefe de Gabinete,

77

g. TEXTO, pula-se o mesmo nmero de espaos e inicia-se o texto, mais formal que uma carta. preciso evitar palavras desnecessrias, ir direto ao assunto; h. FECHO: no final, uma frmula de cortesia, como "Atenciosamente" ou "Respeitosamente"; i. ASSINATURA OBSERVAO: O memorando segue o modelo do padro ofcio, com a diferena de que o seu destinatrio deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. Exemplos: Ao Sr. Chefe do Departamento de Administrao. Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurdicos. 7.2.3 Modelo TIMBRE

29 de setembro de 2011 Memorando n 32 /DA Ao Sr. Chefe da Diviso de Seleo Assunto: Desligamento de Funcionrio Cumprindo determinao da Presidncia da Repblica, comunicamos que foi divulgado, hoje, desta Diviso, o datilgrafo Mrio Oliveira, posto disposio da DS. Atenciosamente, Fulano de Tal DIRETOR

7. 3 CIRCULAR

7.3.1 Definio: 1. " Meio de correspondncia pelo qual algum se dirige, ao mesmo tempo, a vrias reparties ou pessoas. , portanto, correspondncia multidirecional..., Esclarece ainda que na circular no consta

78

destinatrio, pois ela no unidirecional. O endereamento vai ao envelope. Por outro lado, se um memorando, um ofcio ou uma carta forem dirigidos multidirecionalmente, sero chamados de memorando-circular, ofcio-circular e carta-circular". 2. "Circular toda comunicao reproduzida em vias, cpias, ou exemplares de igual teor e expedidas, como documento, mensagem endereada simultaneamente a diversos destinatrios, para transmitir avisos, ordens ou instrues". O pblico da circular pode ser "interno, misto e externo, este ltimo em pequena escala, principalmente quando a circular transformada em mala direta" Quando a empresa ou a repartio pblica precisa passar uma informao a vrios destinatrios, elas usam a circular. Seu texto informal e direto, dispensam-se as formalidades. reproduzida na quantidade necessria, por meio de xerox, telefax ou outro meio.

7.3.2 Estrutura: a. TIMBRE: nome do rgo. Ex.: SECRETARIA DA FAZENDA TESOURO DO ESTADO

b. LOCAL E DATA. Ex.: Porto Alegre, 17 de dezembro de 2011

c. NMERO DA CIRCULAR. Ex.: Circular n 58

d. VOCATIVO: tratamento e cargo das autoridades destinatrias da circular Ex.: Senhor Diretor,

d. TEXTO: desenvolvimento do assunto tratado. Ser numerado, quando extenso, a partir do segundo pargrafo, que receber o nmero 2. Pargrafos numerados arabicamente.;

e. FECHO: Frmula de cortesia. No numerado, facultativo, geralmente omitido.

79

f. ASSINATURA E CARGO Ex.: Fulano de TAL DIRETOR-GERAL

g. ANEXO: facultativo.

NOTA: Uma circular com vocativo e fecho recebe o nome de ofcio-circular.

7.3.3

Modelo

Indstria Gimenes S.A. Campinas Jundia Curitiba Araatuba Circular n 36/95 Prezados funcionrios, Convidamos a todos e seus familiares para nossa "Festa Junina", no dia 30 prximo, a partir das 17h na Chcara So Jos. O transporte at o local ser feito pelos nibus que servem a empresa, cujo horrio de sada ser oportunamente divulgado. Para os que preferirem conduo particular, encontra-se disposio, nesta gerncia, roteiro de percurso. Compaream e participem das inmeras atraes. Araatuba, 15 de junho de 2011. Gerncia de Relaes Pblicas 7.4 CORREIO ELETRNICO 7.4.1 Definio: O correio eletrnico (e-mail) o servio bsico de comunicao na rede. Ele muito rpido, envia e recebe mensagens em questo de minutos. Enviar dados via correio eletrnico muito fcil. Tudo o que voc precisa ter acesso rede, dispor de um programa de correio eletrnico e conhecer o endereo da pessoa com quem deseja se comunicar.

80

7.4.2 Endereos de correio eletrnico Um endereo de correio eletrnico, como num endereo postal, possui todos os dados de identificao necessrios para enviar uma mensagem a algum. Ele composto de uma parte relacionada ao destinatrio da mensagem (o que vem antes do caractere @ e de uma parte relacionada com a localizao do destinatrio, o que vem aps o caractere @).

7.4.3 Formao de um endereo eletrnico: Nome do usurio@nome do domnio Exemplo: Antonio.mesquita@genamaz.org.br Assim como voc possui o seu endereo residencial, voc tambm ter seu endereo eletrnico. O smbolo @ lido como "arroba em portugus e "at" em ingls. Aconselhamos, para reduzir a possibilidade de homnimos (nomes de usurio em duplicidade), formarem o nome de usurio com prenome, sobrenome. O nome do domnio fornecido pelo provedor de acesso a Internet.

7.4.4 O que pode ser feito atravs do correio eletrnico? Solicitar arquivos Solicitar informaes Fazer pesquisas Enviar comandos a computadores remotos que realizam tarefas para voc Enviar mensagens Ler mensagens Imprimir mensagens 7.4.5 Como enviar mensagens A forma de enviar uma mensagem vai depender do programa que est sendo utilizado no seu computador. Para obter maiores detalhes voc dever ler a documentao especfica do produto. Voc poder escrever as mensagens sem estar conectado na rede e posteriormente envi-las. Para isso, voc dever abrir o correio eletrnico e configurar para trabalhar em off-line, ou desabilitar a opo Imediate Send ou equivalente. 7.4.6 Como preencher o endereo To (=para) - endereo de e-mail do destinatrio. Cc - significa Carbon Copy (cpia carbonada). Aqui voc dever colocar o endereo de e-mail da pessoa que voc quer enviar uma cpia. Este item poder ficar em branco caso voc no queira enviar cpia. Bcc - significa Blind Carbon Copy (cpia cega). usada sempre que quisermos enviar uma cpia da mensagem para algum, sem que os destinatrios saibam disto. Subject neste local voc vai colocar o assunto que se refere a sua correspondncia. opcional, mas quando preenchido muito bom, pois o destinatrio j sabe do que se trata e poder dar prioridade na resposta.

81

7.4.7 Como receber mensagens Os comandos que voc utilizar vo variar de acordo com o programa de correio eletrnico que voc utilizar. Algumas dicas: Para ler uma mensagem deve-se dar um duplo clique na mesma ou clicar uma vez e dar enter. Depois das mensagens serem lidas deve ser organizada sua caixa. As mensagens que voc quer guardar, crie pastas com o nome do assunto, as que voc no precisa coloque no lixo (delete). Para remover uma mensagem, selecione a mesma e pressione o boto Excluir ou Delete. Voc sabia que seu programa de correio eletrnico pode ser configurado para lhe avisar quando houver mensagens novas? Os programas de correio eletrnico permitem que se redirecione uma mensagem recebida para outra pessoa. Voc pode responder uma mensagem utilizando o comando Replay ou em alguns correios o comando responder. Desta forma, o campo onde voc deveria preencher o endereo do destinatrio (To) ser preenchido automaticamente.

7.4.8 Como enviar um arquivo Voc pode escrever uma mensagem e querer enviar junto a esta mensagem um ou mais arquivos anexos, como documentos em arquivos texto, planilhas, etc. Ateno: Arquivos muito grandes devem ser enviados comprimidos ("zipados"). Desta maneira voc diminuir o tamanho dos arquivos, acelerando sua velocidade de transmisso.

7.4.9 Etiqueta no uso do correio eletrnico Evite enviar mensagens com acentos, pois dependendo do programa no possvel entender. A linguagem informal muito utilizada e bem aceita. Evite grias regionais. Evite insultos ou mensagens que voc no queira tornar pblica. Evite escrever o texto com letras maisculas. 7.4.10 Vantagens do correio eletrnico 1. Rpido e barato; 2. Meio ideal para contato com pessoas que so difceis de se conseguir falar ao telefone (por ex.: a maioria dos mdicos!); 3. Sendo escrito, voc pode compor e revisar a mensagem antes de envi-la; 4. Ideal para comunicaes internacionais (despesa, problemas em encontrar os colegas, diferenas de fuso horrio); 5. Convenincia e privacidade: Eu, comumente, leio e respondo a correspondncia eletrnica noite, depois que as crianas foram para cama; 6. Voc pode conferir seu correio eletrnico de qualquer computador no mundo; por exemplo, enquanto est viajando, de um quarto de hotel, do carro, etc. 7. Voc pode facilmente incluir tudo ou parte das mensagens recebidas, ou a mensagem que voc est respondendo, inclusive responder ponto por ponto s perguntas, etc. 8. Possibilidade de enviar a mesma mensagem a um grupo pr-definido de pessoas; 9. Possibilidade de incluir arquivos, documentos, imagens, dados; 10. As mensagens so facilmente arquivadas e armazenadas em um banco de dados; permite busca atravs do remetente, data, assunto, e podem ser guardadas em caixas postais individuais;

82

11. Possibilidade de transferncia de outras aplicaes diretamente no documento a ser enviado (por exemplo, um artigo de reviso encontrado em um "site" da Web);

7.4.11 Desvantagens do correio eletrnico 1. Nem sempre voc fica sabendo quando ou se sua mensagem foi lida (alguns programas notificam o remetente quando a correspondncia foi aberta); 2. Assuntos confidenciais Interceptao: pela empresa, hospital, administrao universitria, ou por bisbilhoteiros da Web (as mensagens podem ser criptografadas); Difcil de apagar: as mensagens eletrnicas ficam armazenadas em uma variedade de lugares nos discos dos computadores. difcil de apagar completamente e destru-las; Disfarce: algum pode se fazer passar por voc; enviando uma mensagem em seu nome. No h assinatura autenticada; Funo repassar: um receptor pode repassar a mensagem de um remetente para um grande nmero de pessoas; por exemplo, voc critica seu chefe, e seu colega remete sua crtica para todos os empregados da empresa;

3. Voc pode ficar atolado facilmente (mas voc pode filtrar e classificar as mensagens); 4. Um risco para pessoas emocionais de "pavio curto"; voc se aborrece, dispara uma mensagem, o receptor a repassar para 10 outras pessoas, inclusive pessoa alvo de sua raiva, e voc sofre as conseqncias meses a fio. 7.4.12 Correio eletrnico na comunicao oficial O correio eletrnico (e-mail), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicao para transmisso de documentos. Um dos atrativos de comunicao por correio eletrnico sua flexibilidade. Assim, no interessa definir forma rgida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatvel com uma comunicao oficial. O campo Assunto do formulrio de correio eletrnico da mensagem deve ser preenchido de modo a facilitar a organizao documental tanto do destinatrio quanto do remetente. Sempre que disponvel, deve-se utilizar recurso de confirmao de leitura. Caso no seja disponvel, deve constar da mensagem o pedido de confirmao de recebimento. Nos termos da legislao em vigor, para que a mensagem de correio eletrnico tenha valor documental, isto , para que possa ser aceito como documento original, necessrio existir certificao digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei. (do Manual de Redao da Presidncia da Repblica, edio 2002)

83

7.5 CARTA COMERCIAL

7.5.1 Introduo As empresas recebem diariamente dezenas de cartas e conseguir que a nossa correspondncia, em particular, atinja o alvo definido no uma tarefa to fcil como se poderia pensar primeira vista. preciso captar a ateno e, por isso, a criatividade um dos elementos-chave que no deve ser descurado. Est provado que uma elevada percentagem das cartas recebidas pelas organizaes nem chega a ser lida. Na maioria dos casos, o esforo, tempo e dinheiro despendido acaba por no corresponder ao objetivo pretendido. A feroz concorrncia que domina atualmente o mercado obriga a uma originalidade na apresentao e na linguagem de forma a captar a ateno do destinatrio. indispensvel ter o cuidado de verificar sempre se no existem quaisquer erros ortogrficos; usar palavras com fora que deem a idia de ao; rever os textos de forma a evitar a repetio de idias e retirar frases ou adjetivos desnecessrios que apenas retiram clareza ao texto; E correto escrever: Damos seguimento sua carta... Espero a sua resposta... Agradeo... Juntamos... Espero... Acuso a recepo... Saudamo-los atentamente... No se esquea de usar a pontuao para dar fora s ideias. O tom de escrita deve soar positivo e confiante. O leitor deve sentir-se motivado com a mensagem transmitida para que sinta vontade de contat-lo em seguida para conhec-lo melhor e aos pormenores do projeto que pretende expor. 7.5.2 O que no deve fazer Evite a utilizao de expresses qualificativas tais como: atenta, amvel, grato, cordiais e sinceros. O interlocutor poder pensar que o est a adular para obter qualquer coisa; Evite o uso frequente do gerndio, um erro frequente na linguagem comercial; assim incorreto escrever: Dando curso sua carta... Esperando a sua resposta... Dando-lhe os mais expressivos agradecimentos... Juntando presente... Ficando espera... Acusando a recepo... Saudando-os atentamente... Para que uma carta ganhe eficcia dever ter o cuidado de no cair nos seguintes erros: Excesso de familiaridade:

84

Ao tentar escapar rigidez e excesso de formalidade no caia no erro oposto. Mesmo que conhea o destinatrio, lembre-se de que a correspondncia poder ter que ser lida por terceiros; A verbosidade e a adulao : a primeira esconde o verdadeiro contedo da carta, enquanto a segunda provoca uma rejeio instantnea do leitor. Seja sincero e direto mesmo quando a mensagem desagradvel; Vocabulrio vulgar ou limitado: preciso aprender a distinguir entre linguagem popular e vulgar. Uma expresso popular poder enriquecer a mensagem, mas uma carta repleta de frases comuns poder ter um efeito negativo. Em caso de dvida prefervel abster-se de utiliz-la. Excesso de confiana: nunca antecipe a atitude do leitor. Frases como "agradecemos antecipadamente", "sabemos que podemos contar convosco", "estou seguro de que..." impem um critrio ou uma deciso ao leitor. Mencionar a sua exclusiva convenincia: evite mencionar o que lhe convm a si, dando sempre nfase ao que pode interessar. 7.5.3 Estrutura a) local e data b) destinatrio c) vocativo d) contexto ou assunto e) despedida f) assinatura 7.5.4 Modelo

TIMBRE Rua X Porto Alegre - caixa postal, 47. Porto Alegre, 6 de novembro de 2011. Fernando de Barros & Cia. Ltda. Prezados senhores, solicitao feita pelo escritrio de V.Sas., representado, em nossa cidade, pelo Sr. Marcelo Silveira, informamos que seguiram, via area, dez caixas dos medicamentos pedidos. Comunicamos que a duplicata n. 086013 foi encaminhada ao Departamento de Cobrana. Atenciosamente, Tiago Almeida DIRETOR

85

OBSERVAES. 1. Elimina-se a preposio "A", desnecessria antes do destinatrio. 2. Elimina-se o endereo do destinatrio, uma vez que ele consta do envelope. 3. Facultativos os dois pontos na invocao. 4. No necessrio marcar o pargrafo. Basta deixar espao duplo vertical, indicando-o. 5. Retirar a expresso "em resposta", porque o destinatrio sabe que se est respondendo a algo. 6. Suprime-se o nmero 10, uma vez que a palavra dez j est mencionada. 7. Expresso desnecessria Outrossim. 8. A data no texto em que o ttulo foi encaminhado um dado desnecessrio. 9. Dispensa-se a expresso prximo passado, porm dentro do prprio ms, aconselhvel. 10. ... para providncias cabveis..." uma expresso desnecessria, considerada como tapamargem. A margem direita da carta comercial no precisa ser uniforme. 11. Um fecho bvio como este: Sem mais que se apresenta no momento, subscrevemo-nos desnecessrio, pois se houvesse algo mais, seria acrescentado carta. H secretrias que consideram pouco caso do emissor a falta do fecho. 12. Para o fecho, usa-se: atenciosamente (para pessoas do mesmo nvel hierrquico ou inferior) e respeitosamente (para pessoas do nvel hierrquico superior) 7.6 DECLARAO 7.6.1 Definio a manifestao verbal ou escrita da existncia ou no de um direito ou de um fato. Os conhecimentos ou conceitos do signatrio no constam em documentos transcritos e no podem ser provados diretamente, mas unicamente indiretamente, isto , por testemunho de outros cidados. A declarao dada pelo cidado (em carter particular ou comercial) Portanto, prova escrita, documento, depoimento, explicao. Nela se manifesta uma opinio, um conceito, uma resoluo ou uma observao. 7.6.2 Estrutura a. TTULO: DECLARAO (de preferncia, todo em caracteres maisculos) b. TEXTO: pode-se iniciar uma declarao assim: Declaro (mos) para os devidos fins, c. LOCAL e DATA: d. ASSINATURA:

7.6.3 Modelo

86

DECLARAO

Declaro, para os devidos fins, que, a partir desta data, o Sr. Fulano de Tal no mais pertence ao quadro de funcionrio desta Empresa.

Vitria, 14 de janeiro de 2011.

Assinatura 7.7 ATESTADO 7.7.1 Definio um documento que afirma a veracidade de um fato, com base em documentos. As reparties pblicas do atestados e no declaraes. Os atestados so dados por autoridades competentes e servem como documento para os interessados. 7.7. 2 Estrutura a. TIMBRE: (o rgo ou da empresa que fornece o atestado) b. TTULO: ATESTADO (de preferncia, todo em caracteres maisculos) c. TEXTO: pode-se iniciar uma declarao assim: Atesto (mos) para os devidos fins, d. LOCAL e DATA: e. ASSINATURA: OBS.: Dispensam-se no atestado os seguintes clichs: Nada sabendo em desabono de sua conduta. pessoa do meu conhecimento.

7.7.3 Modelo GOVERNO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO

87

ATESTADO

Fulano de Tal, Diretor da Escola So Francisco de Assis, atesta, para fins de servio pblico, que Joo da Silva, brasileiro, solteiro, filho de Sebastio da Silva e D.Maria da Silva, concluiu neste estabelecimento o curso fundamental em 2011. Vitria, 14 de janeiro de 2011. Fulano de Tal 7.8 RELATRIO

7.8.1 Definio a exposio escrita em que se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou se relata a execuo de servios ou de experincias. geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como tabelas, grficos, estatsticas e outros. De um modo geral, pode-se dizer que os relatrios so escritos com os objetivos:
divulgar os dados tcnicos obtidos e analisados; registr-los em carter permanente.

7.8.2 Tipos de relatrios Os relatrios podem ser dos seguintes tipos:


tcnico-cientficos; de viagem; de estgio; de visita; administrativos; e fins especiais,etc.

7.8.3

Estrutura

A estrutura dos relatrios mais informais simples, servindo a seguinte de sugesto: a. TTULO: denominao do documento: Relatrio.

88

b. INVOCAO: tratamento e cargo ou funo da autoridade a quem dirigido. Pode ser omitido. c. TEXTO: exposio do assunto. O texto do relatrio deve obedecer, basicamente, seguinte sequncia: INTRODUO: serve para dizer por que o relatrio foi feito e indicar os problemas ou fatos examinados. ANLISE: apreciao do assunto deve ser honesta, objetiva e imparcial. Quando se fizer necessrio, o relatrio poder vir com tabelas, grficos, fotografias e outros elementos que possam contribuir para o perfeito esclarecimento dos fatos e sua melhor compreenso por parte da autoridade a quem se destina o documento. Esses elementos aparecem no corpo do relatrio ou em forma de anexo. CONCLUSO: determinados os fatos e feita sua apreciao, chega o momento de se tirarem as concluses, deduzidas logicamente da argumentao que as precede. SUGESTES OU RECOMENDAES: devem ser precisas, prticas e concretas, devendo, tambm elas, sempre se relacionar com a anlise anteriormente.

d. FECHO: frmula de cortesia. Usam-se, no relatrio, as mesmas frmulas do ofcio. Pode ser omitido. e. LOCAL E DATA: f. ASSINATURA (S): nome e cargo ou funo da(s) autoridade(s) ou servidor(es)

8. A DISPOSIO NO PAPEL (EXEMPLOS)

Varia de empresa para empresa, a fim de adaptar as normas da correspondncia realidade de cada organizao. A principal caracterstica o equilbrio: nem amontoados nem espaamentos excessivos. Hoje, pode-se abrir mo de forma mais rgida, usando conforme o gosto e o costume do rgo ou empresa:

89

a. Na disposio em bloco inteiro, a data, o nmero, o destinatrio, a ementa, a referncia, a invocao, o texto, o fecho e a assinatura comeam na margem esquerda. Os pargrafos so marcados por entrelinha dupla. (exemplo n. 1). b. Na disposio em bloco simples, a data, o cumprimento final e a assinatura se colocam direita do papel. As demais partes comeam na margem esquerda. Os pargrafos so marcados por entrelinha dupla. (exemplo n. 2).

c. Na disposio em semibloco, a data, o cumprimento final se colocam direita do papel. As demais partes comeam na margem esquerda, havendo, porm, entrada nos pargrafos (texto denteado). A existncia de entrada no probe a entrelinha dupla. (exemplo n. 3). a mais usual. 8.1.1 Exemplo n. 1 bloco inteiro.

3 linhas Ofcio n.___/___ 5 linhas Vitria, _____ de ___________ de ___________. 2. linhas PARA: DO: 2 linhas Assunto 2. linhas Senhor Presidente, 3 linhas -

90

Texto 2 linhas Atenciosamente, 2 linhas Assinatura

91

8.1.2 Exemplo n. 2 bloco simples.

3 linhas Ofcio n.___/___ 6 linhas

Vitria, _____ de ___________ de ___________. 2 linhas PARA: DO: 2 linhas Assunto 3 linhas Senhor Presidente, 3 linhas Texto 2 linhas Atenciosamente, 2 linhas Assinatura

92

8.1.3 Exemplo n. 3 semibloco. 3 linhas Ofcio n.___/___ 3 linhas Vitria, _____ de ___________ de ___________. 2 linhas PARA: DO 2 linhas Assunto 3 linhas Senhor Presidente, 3 linhas Texto 2 linhas Atenciosamente, 2 linhas Assinatura

93

VII. CONTEDOS ESSENCIAIS DA NORMA CULTA LNGUA PORTUGUESA:

PARA UMA MELHOR REDAO DA

1 EMPREGO DOS PORQUS:

(Postado por Jssica Moraes, 08/2009)

Conclui-se que nos porqus:

(Postado na Internet)

O que faz a diferena o acento circunflexo nas perguntas e nas respostas. POR QUE? (INCIO DE FRASE) POR QU? (FINAL DE FRASE) PORQUE (= POIS) O PORQU (DETERMINANTE - ESPECIFICADOR: O).

94

Como se v no quadro a seguir: TIPO EMPREGO a) No incio de frase - Oraes interrogativas diretas Por que (separado b) No meio de frase - Oraes sem acento) interrogativas indiretas EXEMPLOS a) Por que ela viajou?

b) No sei por que ela viajou. (por que motivo)

c) No meio de frase - Pronome relativo c) O caminho por que passei era ruim. (= pelo qual): que (pronome relativo) por (preposio.) a) No final de frase - Oraes interrogativas diretas Por qu (separado b) No final de frase - Oraes com acento) interrogativas indiretas c) Isolados, sozinhos a) Ela viajou, por qu? b) Ela viajou no sei por qu? c) No sei por qu. d) Pedro saiu? Por qu? e) Por qu?

a) Usa-se nas respostas explicativas, Ele saiu cedo, porque tinha uma pode ser substitudo por: pois. reunio. Porque (junto sem acento) b) Grafa-se numa nica palavra, Porque tinha uma reunio, ele saiu quando for empregada como conjuno cedo causal ou explicativa. Ele foi reprovado, porque no estudou. Porque no estudou, ele foi reprovado a) Grafa-se numa nica palavra e acentua-se, quando for substantivo e adjetivo. Pode ser substitudo pelo substantivo motivo. ( Vem acompanhado de um determinante: artigo, adjetivo, numeral, pronome) No sei o porqu de sua rebeldia. Seria interessante saber o porqu de sua tristeza. S aprendi um porqu para a prova. Cairo todos os porqus na prova. No sei nada dos porqus.

Porqu (junto com acento)

Obs. O uso do por qu. equivalente ao por que, porm, acentuado quando vier depois de um ponto, seja ponto final, ponto de interrogao, ponto de exclamao e ou de vrgula(final da frase).

95

EXERCCIOS: 01. Em qual das frases das tirinhas abaixo o porqu est errado ou certo? Justifique. a)

b)

(Gilson Alvarenga)

96

02. Corrija as frases que apresentam incorrees com referncia ao emprego das diferentes formas do porqu. 1.Os homens resolvem os problemas de convivncia, por que do sinais uns aos outros.__________ 2. No consegui saber o por qu do problema. _____________ 3. Esta a razo por que aceito sua proposta. ____________ 4. Porque a TAM no comprou a Vasp? ________________ 5. A Vasp no comprou a TAM, porqu? ____________ 6. Eu no sei o porqu da compra. _____________ 7. Por que duvidaste de mim? _____________ 8 Nosso time no conseguiu vencer por que estava sem preparo fsico. ___________ 9. Poderia dizer-me o por qu de tanta alegria? ____________ 10. Sabe por qu? _____________ 11. Por que as mulheres ocupam to poucos cargos polticos? _____________ 12. Porque quando se fala em incluso social feminina se fala tambm em acesso ao mundo
digital? ____________

13. O governador no aceitou o cargo porqu? ____________ 14.Voc pode nos dizer porque no devemos tirar proveito da boa pontuao? ___________ 15.Ns, sim, temos o dever de perguntar por que no lhes deram opo de vida. _________ 16.Joseph Stiglitz, Prmio Nobel de Economia, encantou plateias e mostrou por que provoca
calafrios nos burocratas de Washington. ______________

17. No entendo porque os eletricitrios vo entrar em greve. ______________ 18. Gostaria de saber por que seu filho faltou aula ontem. ________________ 19. Este ms a revista Motor revela porque vale a pena comprar um carro 1.6. ________ 20. Ningum explica por que os preos no caem. ___________ 21. Eis por que resolvemos fazer a paralisao. ____________ 22. No pude me preparar, da por que desisti do concurso. ___________ 23. "No h por que temer mudanas. Esse Brasil j tem regras", disse o presidente da
Valisre.__________

24. preciso alfabetizar as pessoas digitalmente junto com a superao do analfabetismo bsico, porqu no d tempo de fazer uma coisa antes da outra. __________ 25. Hoje, a comunidade se assenta em torno do desmatamento, porque essa a nica oportunidade de emprego e de renda. ____________ 26. Muitas crianas simplesmente no conseguem aprender por que esto subnutridas. ___________ 27. A agenda social a praia das mulheres, porque so elas que tm filhos e cuidam da famlia. ______________

97

03. Na srie dos exerccios que se seguem as lacunas devem ser preenchidas com porque, porqu, por que, ou ento com por qu. 1. Resolvi sair por a, procurando ________ viver. 2. No sei ________ foi saindo. 3. Qual o ________ de tudo isso? 4. Este foi o livro ________ estudei o assunto. 5. As razes ________ falharam so inexplicveis. 6. Se eu disser ________ sa, voc para de chorar? 7. Voc acha que eu sei este assunto ________? 8. ________ tanto atropelo, meu Deus? 9. Ele no lhe quis dizer ________ tinha de deixar o pas. 10. ________ caminhos foram levados?. 11. ________ quiseram que eu me ausentasse, eu no pude saber o que aconteceu. 12. No sabe ainda o ________? 13. ________ vieram antes da hora, no podero entrar? 14. Ser motivo suficiente ________ se preocupar? 15. Saiu sem dizer ________... 16. Ela no gostou da brincadeira ________. 17. So estes os motivos ________ negarei auxlio a ele. 18. Sei que o caminho ________ sempre venho praia ruim, mas o que fazer? 19. Ele quer que eu diga ________ no vou ao teatro, mas, se eu revelar o ________ ficar zangado. 20. ___________ voc resolveu viajar, se ele quer romper o noivado? Ele no ter __________reclamar . 21. ________ caminhos chegou at aqui, ________? 22. Saiu daqui ________? ________ saiu? 23. Eu sa ________ voc saiu. 24. Quando descobrir o ________ no me avise ________________... 25. No sei ________ foi ou ________ no foi, sei que foi. 26. No vejo ________ perturb-lo. 27. Esta a causa ________ me debati tanto. 28. Fiz assim ________... 29. Est ressentida, ________? 30. No h ________ reclamar se tudo simples, sem causa. 31. ________ aconteceu,________ no aconteceu, eram as perguntas ________ nos afligamos.

98

2 CONCORDNCIA NOMINAL 1. REGRA GERAL: adjetivo concorda com o substantivo. (gnero e nmero). Gnero: masculino e feminino; Nmero: singular e plural. Ex.: A reunio foi suspensa por problemas tcnicos durante uma hora. O congresso foi suspenso por problema tcnico durante duas horas. 2. SUBSTANTIVOS + ADJETIVO: adjetivo concorda com substantivo mais prximo ou com todos. No plural, o masculino prevalece sobre o feminino. Ex.: praia e paisagem linda / lindas; rio e lugar lindo / lindos; rio e praia linda / lindos 3. ADJETIVO + SUBSTANTIVOS: adjetivo concorda com substantivo mais prximo. Ex. lindo rio e lugar; linda praia e rio. 4. SUBSTANTIVOS + ADJETIVOS: artigo e substantivo no plural + adjetivo no singular. Ex. as cores vermelha e amarela; artigo e substantivo no singular + adjetivos no singular (2 com artigo). Ex. a cor vermelha e a amarela. 5. ORDINAIS + SUBSTANTIVOS: ordinais com artigo substantivo no singular ou no plural. Ex: o penltimo e o ltimo atleta /atletas s o 1 ordinal com artigo substantivo no plural. Ex: o penltimo e ltimo atletas. 6. BOM NECESSRIO PROIBIDO: No varia sem determinante (sem artigo definido, pronome, adjetivo e numeral...) Ex. proibido entrada de visitantes. Varia com determinante (com artigo definido, pronome, adjetivo e numeral...) Ex: proibida a entrada de visitantes. 7. UM E OUTRO NEM UM NEM OUTRO: SUBSTANTIVO SEGUINTE NO SINGULAR, ADJETIVO NO PLURAL. Ex. Um e outro caminho distantes. No abriu nem um nem outro estabelecimento comerciais. 8. PARTICPIO: s no varia nos tempos compostos com ter ou haver. Ex. O mendigo havia bebido a cerveja. Em outras situaes, a concordncia se faz normalmente: A cerveja foi bebida. Bebida a cerveja, pediu mais. 9. DE + ADJETIVO: adjetivo no varia ou concorda com termo a que se refere. Ex: Ela pouco tem de sbio/ de sbia. 10. MEIO BASTANTE BARATO CARO Bastante= (muito) no varia. Ex. Eles falam bastante. Bastantes= (muitos) varia. Ex: Bastantes ndios danavam. Caro, cara, caros, caras - varia . Ex: Casas caras; aluguis caros. Barato - no varia. Cobrou barato as refeies. Barato, barata, baratos, baratas varia. Ele comprou refeies baratas. Meio=(um pouco) - no varia. Ele est meio cansado.

99

Meio=(metade) - varia. Ele tomou meio copo de leite. Ele pegou meia laranja. 11. S: S = (sozinho) - varia Ex.: No estamos ss em casa. S = (somente) - no varia. Ex: S ns estamos em casa.

12. POSSVEL: o mais, o menos, o maior... + possvel. Ex: Conheci terras o mais desertas possvel. os mais, os menos, os maiores... + possveis. Ex: Conheci terras as mais desertas possveis. Quanto possvel no varia. Ex: Os ouvintes ficaram to atentos quanto possvel. 13. TAL QUAL: tal concorda com o antecedente e qual com o consequente. Ex: Menino tal qual o pai. Meninos tais qual o pai. Meninos tais quais os pais. 14. VARIAM Mesmo, prprio. Ex: Ns mesmos /prprios no sabemos. Obs. Mesmo = realmente ou at: no varia. Ex: Maria vai mesmo ao Japo? Mesmo os filhos criticaram. Extra Ex. As horas extras sero debitadas. Quite Ex. Os empregados esto quites com suas obrigaes. Nenhum Ex: Parece que no veremos npcias nenhumas. Obrigado Ex: Obrigada, disse a patroa. Anexo, incluso Ex: As planilhas esto anexas / inclusas.

Obs: Em anexo no varia. Ex. As planilhas esto em anexo. Todo varia. Ex: As roupas esto todas molhadas. 15. NO VARIAM Alerta Ex: Os parentes esto alerta. Obs. Se for substantivo, varia. Ex: Soaram dois alertas no ptio do quartel. Menos Ex: Praticava menos caridades. Haja vista Ex: Haja vista os primeiros resultados, ele no se classificar. Em via de Ex: Meus amigos esto em via de partir. Em mo Ex: Entregue em mo os convites. A olhos vistos Ex: Maria emagrecia a olhos vistos. De maneira que, de modo que, de forma que Ex: Todos silenciaram, de maneira que esto do nosso lado. Cor com nome proveniente de substantivo ( substantivos emprestados para cores) no variam: laranja, limo, abbora, vinho, rosa, areia, gema, ouro, violeta, azeitona, cinza, creme... Ex: Papis rosa. Tecidos abbora. Carros vinho.

100

Exceo (cores): lils(arbusto) porm varia. Ex: Vestidos lilases 16. VARIA O SEGUNDO ELEMENTO: Adjetivo composto ptrio. Ex: Ele canta msicas afro-brasileiras. Os clubes talo-brasileiros so frequentadssimos. Adjetivo composto que indica cores (adjetivo + adjetivo). Ex: Cabelos castanho-escuros. Exceo (cores) - marinho e celeste: blusas azul-marinho; blusas azul-celeste; Exceo (adjetivos) - surdo-mudo: meninos surdos-mudos.

EXERCCIOS I. Corrija as frases que trouxerem concordncia nominal inconveniente: 1. gua boa para a sade. 2. Esta gua no boa para sade. 3. necessrio pacincia de todos. 4. No posso fazer um e outro trabalho cansativos. 5. Ser estabelecida novo procedimento e poltica de crdito. 6. Segue anexo um relatrio. 7. Segue incluso uma cpia. 8. So clientes o mais possveis pontuais quanto ao pagamento de duplicatas. 9. So clientes o mais pontuais possvel quanto ao pagamento de duplicatas. 10. Tomou meia garrafa de vinho.

11. Ela estava meia aborrecida. 12. Bastantes alunos foram reunio.

101

13. Eram alunas bastantes simpticas. 14. Havia menas pessoas vindo de casa. 15. Compraram livros caro. 16. Os livros custaram caro. 17. Bebida proibida para menores. 18. Rosas vermelhas e jasmins prolas. 19. Violetas azul-claras com folhas verde-musgos 20. Temos bolsas cinza e camisas amarelas 21. A foto pedida segue anexo ficha do cadastro. 22. A menina disse, em nome de todas as garotas: Muito obrigadas. 23. Elas mesmas conversaram conosco. 24. As garotas s queriam ficar s. 25. Ela gostava de ficar a s. 26. As notas promissrias foram quites hoje pela manh. 27. Ela estava meia nervosa, pois j era meio-dia e meia, e seu filho ainda no havia chegado. 28. Havia menas violncia antigamente. 29. Aquelas garotas so pseudas-atletas. 30. Bastantes alunos ficaram bastantes irritados com o professor.

102

31. O filho tais qual o pai. 32. O filho tal quais os pais. 33. Comprei duzentos gramas de presunto. 34. Ele foi preso com um grama de cocana. 35. Conheci garotas o mais belas possvel. 36. Conheci garotas as mais belas possveis. 37. proibida carroa na ponte das 7 s 19 h. 38. proibido a visita na enfermaria e no ptio. 39. As naes francas brasileira so amigas. 40. Os vestibulandos esto alertas. 41.

3 CONCORDNCIA VERBAL 1. REGRA GERAL: verbo concorda com o sujeito (nmero e pessoa). Ex. A flor murchou. As flores murcharam. Surgiram vrias dvidas.

103

2. PRONOME APASSIVADOR SE: VERBO CONCORDA COM SUJEITO. Ex. Cumpre-se a lei Cumprem-se as leis. 3. NDICE DE INDETERMINAO DO SUJEITO SE: verbo na 3 pessoa do singular (invarivel); presena de preposio e /ou advrbio. Ex: Precisa-se de motoristas. (verbo acompanhado de preposio) Conversa-se muito. (verbo acompanhado de advrbio) 4. HAVER: SEMPRE SINGULAR: = EXISTIR OU OCORRER; TEMPO DECORRIDO. Ex: Havia problemas. Voltou h dez anos. Ex: Vai haver problemas. 5. FAZER: sempre singular: tempo decorrido ou + condio meteorolgica. Ex: Voltou faz dez meses. Aqui faz invernos paralisantes. / Vai fazer dez meses que ela voltou 6. SER: + hora, data, distncia verbo concorda com o nmero seguinte. Ex: uma hora. So 3 de maio. dia 3 de maio. Da porta rua so dez metros. + quantidade (muito, pouco, mais, menos) verbo no singular. Ex: Dois minutos pouco tempo. Dois quilos foi demais. Sujeito nome de pessoa: verbo concorda com o sujeito. Ex: Jorge as esperanas do pai. Sujeito = tudo, aquilo, isto: verbo concorda com o predicativo. Ex: Aquilo eram mentiras. 7. SUJEITO COMPOSTO: Antes do verbo verbo no plural. Ex. A atriz e o marido moram ali. Depois do verbo verbo no plural ou concorda com o primeiro. Ex: Sabes /Sabemos tu e eu. Cansei /Cansamos eu e ela. Com ou verbo no plural (incluso) Ex. Ada ou Eva esto em casa? Com ou verbo no singular (excluso) Ex. Um ou outro ficar na chefia. 8. QUEM E QUE: Sou eu quem - verbo concorda com quem ou seu antecedente. Ex. s tu quem faz / fazes. Sou eu que verbo concorda com antecedente de que. Ex: s tu que fazes. Fomos ns que vencemos. 9. PRONOMES INDEFINIDOS: Algum de, um de, cada um, nenhum de (pronome indefinido no singular) verbo no singular. Ex: Algum de ns denunciou. Nenhum dos deputados calar. 10. MAIS DE, MENOS DE, CERCA DE: VERBO CONCORDA COM O NMERO SEGUINTE.

104

Ex: Mais de um bar fechou. Cerca de cem bares fecharam. Exceo: Mais de um (reciprocidade) verbo no plural. Ex: Mais de um carro se chocaram. 11. UM DOS QUE: verbo no singular ou no plural. Ex: Mrio um dos alunos que reclama / reclamam. 12. EXPRESSES COLETIVAS: Coletivo verbo no singular. Ex: Um enxame aterrorizou a cidade. Coletivo + plural verbo no singular ou plural. Ex: Um enxame de abelhas africanas aterrorizou / aterrorizaram a cidade. A maioria de, a maior parte de + plural verbo no singular ou plural. Ex: A maior parte das mulheres protestou / protestaram. 13. PERCENTUAIS E FRACIONRIOS: Percentual verbo concorda com o nmero ou termo seguinte. Ex: Dez por cento da turma passou/ passaram. Percentual determinado verbo concorda com o nmero. Ex: Aqueles dez por cento da turma no passaram. Frao verbo concorda com numerador. Um centsimo faz um campeo. Dois teros fazem a diferena. 14. PESSOAS VERBAIS DIFERENTES: Eu, tu e ele verbo na 1 pessoa do plural. Ex.: Eu, tu e ele estudamos a lio. Tu e ele verbo na 2 pessoa do plural (ou 3 pessoa do plural, na linguagem coloquial). Ex: Tu e ele estudais / estudam a lio. 15. UM E OUTRO E NEM UM NEM OUTRO: verbo no singular ou plural. Ex: Um e outro far / faro uma viagem. Nem um nem outro far / faro a viagem. 16. UM OU OUTRO: o verbo no singular. Ex: Um ou outro teria de digitar a prova.

17. FALTAR, BASTAR, SOBRAR, EXISTIR E ACONTECER: Verbo concorda com sujeito. Ex: Faltam dez dias para ele chegar. Bastam alguns minutos para eu terminar o trabalho.

105

Ainda sobraram muitas roupas nas lojas. Existem mil motivos para eu desconfiar deles. Aconteceram vrios acidentes. 18. DAR, SOAR, BATER: concorda com o sujeito. Ex: Soou cinco horas o relgio da matriz. (deu... / bateu...) Soaram cinco horas no relgio da matriz. (deram... / bateram...) EXERCCIOS: 1. Corrija as frases que trouxerem concordncia verbal inconveniente: As corretas devem ser repetidas. 1. Quem vs para falar assim? 2. Ontem foram dia dezoito de junho. 3. Ontem, foram dezoito de junho. 4. Daqui ao colgio dois quilmetros. 5. Ela eram as delcias da me. 6. Aqui o rei eu. 7. Ele so as angstias daquela garota. 8. Eu acho que quinze anos so muito. 9. Fazem cinco anos. 10. Vo fazer cinco anos. 11. Houveram muitos acidentes. 12. No fui eu quem emprestou o livro. 13. No fui eu quem emprestei o livro.

106

14.Fui eu que emprestei o livro. 15. Fui eu que te vestiu no meu sudrio. 16. Este homem foi um dos que mais se corrompeu. 17. Este homem foi um dos que mais se corromperam. 18. Dava dez horas na igreja. 19. O relgio deu dezesseis horas. 20. Soaram cinco badaladas no relgio. 21. Os alunos parecia estudar. 22. Um ou outro aluno fizeram os exerccios e as redaes. 23. Um ou outro aluno fez os exerccios e as redaes. 24. Estava havendo comemoraes. 25. O diretor com seus assistentes abandonou a sala. 26. A me com os filhos abandonaram a casa. 27. A maioria dos candidatos desistiram. 28. Grande parte dos alunos passou. 29. Grande parte dos alunos passaram. 30. Trinta por cento dos alunos passou. 31. Mais de uma aluna foi reprovada. 32. Mais de um poltico se desentenderam.

107

33. Menos de dois saiu da sala. 34. Cerca de vinte marinheiros ficaram feridos no acidente. 35. Mais de mil vozes dizia: diretas j". 36. Qual de ns fomos culpado 37. Nenhum de ns samos. 38. Quais de vs so culpados? 39. Quais de vs sois culpados? 40. Segue eufricos os carnavalescos. 41. Pedro, Carlos, Antnio, ningum viu o crime.

42. Chegou o pai e a filha. 43. Chegaram o pai e a filha. 44. Eu, tu e ele fizemos o exerccio. 45. Pedro ou Antnio ser o presidente do clube 46. Laranja ou mamo fazem bem a sade. 47. Mais de uma pessoa se abraaram. 48. A multido de torcedores gritava desesperadamente. 49. Minas Gerais possui grandes fazendas. 50. Os Estados Unidos invadiu o Iraque.

108

51. Faz dez anos que no a vejo. 52.

53. Haviam crianas na fila. 54. Devem haver crianas na fila. 55. Existiam crianas na fila. 56.

57. Precisa-se de secretria. 58. Pintou-se o carro. 59. Vivem-se bem aqui

109

60. Assistem-se a bons espetculos. 2. Assinale as oraes em que a concordncia verbal no esteja em acordo com a norma culta e reescreva, corrigindo as oraes de concordncia verbal incorreta: 1) Compra-se sucatas para a fbrica. 2) Trabalham -se por comidas. 3) Dormem-se muito noite. 4) Cobra-se caro pelos servios. 5) Vive-se bem no campo. 6) Pinta-se quadros para exposio. 7) Paga-se bem por um celular. 8) Vende-se computadores e televisores. 9) Assiste-se a bons filmes naquele cinema. 10) Perdeu-se a chamada dos clientes. 11) Mantm-se vrios aparelhos ligados. 12) Lava-se pra-brisas de carros. 13) Acendeu-se as luzes em sua casa. 14) Pagam-se bem empregada. 15) Canta-se muito para aprimorar a voz. 16) Brincam-se de bolinhas de gude. 17) Abriu-se negcios de sucesso. 18) Pede-se explicaes sobre a prova. 19) Amola-se alicates nos finais de semana. 20) Cumprem-se acordos econmicos. 21) Precisa-se de reviso para prova. 22) Nesse servio pagam-se muito mal. 23) Critica-se demasiadamente aqueles contos. 24) Passam-se este ponto. 25) Cumprem-se as normas aqui na FAESA. 26) Veste-se noivas todos os dias. 27) Encomendam-se bolo para festas. 28) Falam-se de polticos corruptos. 29) Gastaram -se pouco nessa semana. 30) Procedeu-se da capital. 4 CRASE O QUE CRASE? A palavra crase origina-se do grego krasis e significa fuso, juno, mistura, sobreposio uma mudana morfofonmica derivada da juno de duas vogais idnticas (a). S existe crase quando o termo regente (anterior) exige a preposio a e o termo regido (posterior) admite o artigo definido feminino a / as, os pronomes demonstrativos a, aquilo, aquele (s), aquela (s) ou, ainda, esse termo regente seguido pelos pronomes relativos a qual, as quais. A fim de entender a existncia da crase necessrio que se considerem as noes de regncia nominal e verbal. Para indicar que houve uma crase (fuso), usa-se na escrita o acento grave (` ), que a marca da existncia dessa fuso. Assim sendo, bom lembrar que o acento grfico no crase, mas sim a representao dela. Por isso no se deve dizer: Este a possui crase.ou Vou crasear este a. As

110

formas adequadas seriam: Este a possui acento grave. ou Vou usar o acento indicativo de crase neste a . A. Uso obrigatrio do acento indicativo de crase: Diante de palavra feminina, se o termo regente exige a preposio a e o termo regido aceita o artigo definido feminino. Ex: Refiro-me s inovaes da empresa. (=Refiro-me a +as inovaes). Em locues adverbiais, cujos ncleos so palavras femininas ( tarde, vontade, esquerda, s pressas, s vezes, moda de (mesmo que subentendida), toa, etc). Ex.: Eles esto vontade. O seu discurso era Fernando Henrique. Em locues prepositivas, cujos ncleos so palavras femininas (em frente , beira de, espera de, etc). Ex.: Os novos atletas esto espera de um bom contrato. Em locues conjuntivas, cujos ncleos so palavras femininas ( proporo que, medida que). Ex.: medida que as cidades crescem, tornam-se desumanas. Nos pronomes demonstrativos (a, aquele, aqueles, aquela, aquelas, aquilo) quando aparecer a preposio a antes deles. Ex: As dificuldades desta cidade so idnticas quelas das grandes cidades. (= idnticas a + aquelas). Palavra moda subentendida: Ex. Marcos usa cabelos Tiago Lacerda. Antes da palavra distncia, quando determinada. Ex: O hotel fica distncia de 100 metros da praa principal da cidade. Antes da palavra casa, quando determinada. Ex: Irei casa de meu amigo amanh. Antes da palavra terra, quando determinada. Ex: Voltei terra de meus pais. Os astronautas voltaram Terra ontem. Antes da palavra hora, quando determinada. Ex: Ele chegou s 10h / das 7h s 10h Antes de nome de lugar, quando determinado. Ex: Ele foi Frana. (Volto da Frana) Ele foi Roma de Csar. (Volto da Roma de Csar)

B. Uso facultativo do acento indicativo de crase: Diante de pronome possessivo feminino. Ex: Mandei um recado a () sua irm. Diante de nome personativo feminino. Ex: Refiro-me a () Maria e no a Jos. Depois da preposio at. Ex: Iremos at a () escola.

C. Uso proibido do acento indicativo de crase:

111

Diante de verbo. Ex: Comeou a trabalhar muito cedo. Diante de palavra masculina. Ex: Fez a prova a lpis. Diante de artigo e pronome indefinido. Ex: Chegamos a uma concluso. Chegamos a alguma concluso. Diante de pronome pessoal (reto, oblquo, de tratamento). Ex: Disse a ela a verdade. Entrego a V.Ex o relatrio da reunio. Diante de pronome interrogativo. Ex: A quem foi dado o prmio? Diante dos pronomes demonstrativos esta (s), essa (s). Ex: O vcio levou-o a essa situao. Em locues de palavras idnticas (repetidas). Ex: Eles ficaram frente a frente. Diante de substantivo prprio que no admite artigo . (no est determinado) Ex: Fui a Gois no vero passado. (Vim de Gois.). Diante de numerais (exceto se o numeral se referir a horas). Ex: O perodo de inscrio ser de 20 a 30 de setembro. Diante de palavra pluralizada, se o a estiver no singular, pois a ele ser apenas uma preposio. Ex: O governo insensvel a dificuldades do povo. Diante de Majestade. pronome de tratamento(exceto: senhora, senhorita e dona). Refiro-me a Vossa

EXERCCIOS: 1 Use, quando necessrio, o acento indicativo de crase e escreva dentro dos parnteses, esquerda, (S) no caso de o "A" ser craseado, (F) no caso de o "A" ser facultativo e (N) no caso de o "A" no ser craseado. 1) ( 2) ( 4) ( 5) ( 6) ( 7) ( 8) ( 9) ( 10) ( 11) ( (12) ( ) Estou fazendo aluso aqueles que, em nome do governo, enganaram o povo. ) Ele escreve a moda Lus Fernando Verssimo. ) A medida que entrvamos na mata, aumentava o nosso medo. ) O jovem escritor tem estilo a Machado de Assis. ) Ao anoitecer, chegamos a Manaus. ) Ao anoitecer, chegamos a Manaus da Zona Franca. ) S conseguiu mobiliar a casa porque foi comprando tudo aos poucos. ) Fiquem a vontade em nossa casa. ) Vou a igreja de Santo Amaro. ) Refiro-me a moa da esquerda. ) Fui a feira ontem.

3)( ) Os polticos tm um discurso comum: todos conseguiram enriquecer a custa de muito trabalho.

112

13) ( 14) ( 15) ( 16) ( 17) ( 18) ( 19) ( 20) ( 21) ( 22) ( 23) ( 24) ( 25) ( 26) ( 27) ( 28) ( 29) ( 30) ( 31) (
32) ( 33) ( 34) (

) Paulo dedica-se as artes marciais. ) Vou a Campinas amanh. ) Vou a Campinas das andorinhas. ) Estamos viajando em direo a Roma. ) Estamos viajando em direo a Roma das Sete Colinas. ) Joo se levanta as sete horas. ) Devemos atrasar o relgio daqui a sete horas. ) Ele vestiu-se a Fidel Castro. ) A pobre criana ficou a chorar o dia todo. ) Ele se dirigiu a ela com rudeza. ) Direi a Vossa Majestade quais so os nossos planos. ) Foi s um susto. O macaco nada fez a Dona Maria Helena ) Devolva o livro a qualquer pessoa da biblioteca. ) Todos os dias agradeo a Deus o que tenho conseguido. ) Ela ficou cara a cara com o assassino. ) Eles examinaram tudo de ponta a ponta. ) Nunca me junto a pessoas que falam demais. ) Eles costumam ir a reunies do Partido Verde. ) Aps as enchentes, o nmero de vtimas chega a trezentos. ) Estava frio. Fernando havia voltado a casa para apanhar um agasalho. ) Vou a casa de meus sonhos. ) Entreguei o cheque a Paula. ) Ele fez uma crtica sria a sua me. ) Vou caminhar at a praia. ) Onde voc pensa que vai a esta hora da noite? ) Compramos a TV a prazo. ) Ele leva tudo a ferro e fogo. ) Por favor, faam o exerccio a lpis. ) Os piratas da Internet voltaram a atacar. ) No gosto muito de ir a baile. ) Prefiro ir a teatro. )Ele compra muito a vista no comrcio. ) Ele nunca compra a prazo no comrcio.

35) ( 36) ( 37) ( 38) ( 39) ( 40) ( 41) ( 42) ( 43) ( 44) ( 45) (

113

5 REGNCIA VERBAL Regncia Verbal a relao que se estabelece entre verbo e seus complementos. H verbos que possuem apenas uma regncia, mas h os que possuem vrias, dependendo do seu sentido. H verbos que vem sem preposio e h verbos que vem com preposio. Revendo: Classificao das Preposies: As palavras da Lngua Portuguesa que atuam exclusivamente como as preposies so chamadas preposies essenciais. So elas: a, ante, aps, at, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trs. Veja alguns casos: a. agradar: no sentido de fazer carinhos, contentar, transitivo direto: O pai agradou o filho depois da surra. No sentido de satisfazer, este verbo transitivo indireto: O espetculo no agradou ao pblico. b. assistir: no sentido de: socorrer, dar assistncia a algum, transitivo direto: Ex.O mdico assistiu o rapaz acidentado. transitivo indireto quando significar: ver, presenciar: Assisti a um filme emocionante. morar: Assisto em Vitria. caber: Esse um direito que assiste ao trabalhador. Ex. Esse um direito que lhe assiste. c. aspirar: no sentido de respirar, transitivo direto: Aspirei o perfume da flor. transitivo indireto no sentido de desejar: Aspirei a um bom cargo na prefeitura. Ex. Todos desejaram um bom cargo na prefeitura, mas s devem aspirar a ele os que tiverem competncia. d. atender: no sentido de receber transitivo direto. Paulo atendeu o funcionrio. No sentido de acolher para tomar providncia ou no sentido de escutar, dar atendimento transitivo indireto: Paulo atendeu ao pedido do funcionrio; Paulo atendeu ao telefone e. custar: no sentido de causar incmodo, transitivo direto e indireto:

114

A paixo custou-lhe noites de insnia. No sentido de ser custoso, difcil, usado sempre na 3 pessoa do singular: Custa-lhe muito fazer o exerccio. Custa-me crer em suas palavras. f. ensinar: este verbo admite duas regncias: Ensino-lhe a msica. Ensino voc a cantar. g. esquecer/ esquecer-se e lembrar / lembrar-se: com estes verbos tambm temos duas regncias: Esqueci a data certa. (sem o pronome SE), transitivo direto: Lembro a data certa. (sem o pronome SE), transitivo direto: Esqueci-me da data certa. (com o pronome SE), transitivo indireto: Lembro-me da data certa. (com o pronome SE), transitivo indireto: h. implicar: no sentido de acarretar, transitivo direto: Seus atos desonestos implicaro sua demisso do cargo. No sentido de ter implicncia com algum, transitivo indireto: Ele implicava muito com ela. i. morar (residir, situar,localizar) ; usados com a preposio em. Moro na rua Carlos Gomes, A empresa localiza-se no bairro industrial da cidade. j. namorar: quem namora, namora algum e no com algum. Paulo namora Virgnia. k. obedecer: verbo transitivo indireto e exige, portanto, objeto indireto: Os bons filhos obedecem aos pais. l. pagar e perdoar: so verbos transitivos diretos quando se referem a coisa e indiretos quando se referem a pessoa. Ex.: Perdoou nossas faltas. Pagou as contas. Perdoei-lhe a dvida. Pagou ao farmacutico. m. preferir: verbo transitivo direto e indireto: Prefiro estudar a brincar. Nunca diga: Prefiro estudar do que brincar. (errado) Prefiro mais a goiaba. (errado) Quem prefere j quer mais. n. pisar: verbo transitivo direto: proibido pisar a grama.

115

o. querer: sentido de desejar, transitivo direto: Ns o queremos bastante estudioso. No sentido de amar, ter afeto a algum, transitivo indireto: Maria lhe queria muito bem. p. simpatizar e antipatizar: so verbos que pedem objeto indireto regido da preposio com: Simpatizei com o vendedor dos produtos de limpeza. Antipatizei com a apresentadora do telejornal. q. visar: no sentido de fazer pontaria, apontar a arma contra um alvo, ou de pr o visto em algum documento, carimbar, transitivo direto: Os garotos visaram a vidraa e estilhaaram-na. O diretor visou os papis da transferncia do aluno. No sentido de pretender, ter em vista, pede objeto indireto regido da preposio a: Os garotos visaram ao primeiro prmio no campeonato. EXERCCIOS 1. Coloque nos espaos o artigo (o, a, os, as) ou a preposio (a, para), ou a contrao (, s,), ou a combinao (ao, aos, na), ou o pronome (me, lhe, o, a): 1. J assisti___________ esse filme quando morava no Rio. 2. Carlos aspira _____________ cargo de chefe de repartio. 3. O funcionrio no agradou_________ diretor da empresa. 4. O governo assistir____________populaes flageladas. 5. No assistiu ____________ programa de ontem na televiso. 6. J aspirei_____________ ttulo de comendador. 7. No consegue aspirar_____________ perfume das flores. 8. Atenda______________telefone, Maria. 9. O povo atendeu____________ apelos do presidente. 10. O governo constri casas para atender__________ povo. 11. O governo atendeu____________ reivindicaes da populao. 12. O jogo_____________ que assisti foi muito ruim. 13. Assiste____________ diretor esse direito. 14.O padre assistiu__________ doente durante trs noites. 15. A pea agradou______________ pblico, mas no____________ produtor. 16. A me procurou agradar____________ filho, mas inutilmente. 17. Quem aspira______________ ter fica zonzo. 18. Ele ainda aspira______________ presidncia. 19. No campo aspira-se_____________ ar puro. 20. Elizabete no atendeu____________ meu apelo. 21. Ele sempre aspirou______________ alguma coisa na vida. 22. No____________ aborrea, menino. Sua me lhe dizia. 23. Vim do interior e hoje assisto______________ capital. 24. A revogao da lei no assiste____________ deputado. 25. A me agradou_____________ filho com um abrao. 26. O jogador apelou____________ o juiz. 27. No aconselho____________ ningum sair noite. 28. Agradeci -_______________ o presente. 29. A me cedeu _____________caprichos da filha.

116

30. A me_____________ abraou pelo seu aniversrio 2. Substitua os verbos em negrito pelos propostos em parnteses, atentando para a regncia verbal. 1. Eis as questes que se devem resolver. (responder) 2. Que pretendem eles? (visar) 3. Aonde vo todos? (estar) 4. Talvez devssemos desculpar a empregada. (perdoar) 5. Pea secretria que inicie a leitura da ata. (proceder) 6. Os alunos gostam mais deste autor do que daquele. (preferir) 7. H pessoas que jamais esquecemos. (esquecer-se) 8. este o livro de que falei (comentar) 9. O jardineiro molhou a grama. (pisar) 10. Aquele estudante deseja uma posio de destaque. (aspirar) 11. Todos viram a cena com bastante preocupao. (assistir) 12. Os polticos falam constantemente de seus projetos. (referir-se) 13. Decidimos mudar-nos para outro bairro. (residir) 14. Eles seguiam as instrues do manual. (obedecer) 15. A nova diretoria da fbrica fica na cidade hoje? (chegar) 16. Em pouco tempo, viram os acidentados. (assistir) 17. O menino deseja o brinquedo. (querer)

117

18. O inspetor assinou os diplomas. (visar) 19. Vou sorver agradveis perfumes. (aspirar) 20. Parece que eles cumprem os preceitos religiosos. (obedecer) 6 O EMPREGO DO PRONOME RELATIVO: O pronome relativo refere-se a um termo anterior (antecedente), substituindo esse termo, e funciona como conector introduzindo a orao seguinte. Resumindo, o pronome relativo refere-se a um substantivo ou a um pronome, citado anteriormente no texto, e inicia uma orao subordinada adjetiva. Ex: J li o livro que comprei. (= J li o livro + Comprei o livro) QUE usado com referncia coisa ou pessoa (singular ou plural). Ex.: Chegou a encomenda que pedi. Chegaram as encomendas que pedi.

QUEM usado apenas com referncia pessoa ou a algo personificado e vem sempre preposicionado. Ex. O funcionrio com quem conversei j saiu. O gato para quem comprei a rao pertence ao meu irmo. ONDE (= EM QUE) usado somente na indicao de lugar. Ex. Moro na cidade onde nasci.

CUJO (e suas flexes) estabelece relao de posse ou pertinncia entre o antecedente e o consequente, concordando com esse ltimo. Ex. O livro cujas pginas foram rasgadas era uma raridade. A aluna cujo pai telefonou chegou atrasada. QUANTO (e suas flexes) usado depois de tudo, tanto, todos, todas. Ex. Fazia sempre tudo quanto lhe pedia. Repetia as tarefas tantas quantas vezes eram necessrias. O QUAL, OS QUAIS, A QUAL, AS QUAIS - usados com referncia pessoa ou coisa para evitar ambiguidade ou depois de preposies que tenham duas ou mais slabas (para, sobre, perante etc) Ex. O filme, sobre o qual fizeram severas crticas, saiu de cartaz ontem. (= O filme saiu de cartaz ontem; fizeram severas crticas sobre ele.) Trouxe um presente para minha filha o qual est dentro da bolsa. Trouxe para minha filha um presente que est dentro da bolsa. (No se deve usar a estrutura: Trouxe um presente para minha filha que est dentro da bolsa. ambiguidade)

118

Os pronomes relativos cujo(s), cuja(s) indicam posse (algo de algum). Equivalem a seu, sua, seus, suas, dele, dela deles, delas Na montagem do perodo, deve-se coloc-lo entre o possuidor (antecedente) e o possudo (consequente). Por exemplo, nas oraes seguintes: Antipatizei com o mdico. Voc conhece o seu trabalho. (seu = cujo = trabalho do mdico) ou Antipatizei com o mdico. Voc conhece o trabalho dele. (dele = cujo = trabalho do mdico) Conclui-se: O substantivo repetido mdico possui trabalho. Deve-se, ento, usar o pronome relativo cujo, que ser colocado entre o possuidor(antecedente) e o possudo(consequente). Ex. Antipatizei com o mdico, cujo trabalho voc conhece. (seu trabalho = trabalho dele = trabalho do mdico) O pronome relativo CUJO, portanto, refere-se antecedente indicativo de pessoa ou coisa, assumindo valor possessivo: os relativos cujo, cuja, cujas tm sentido semelhante ao dos pronomes possessivos seu, sua, seus, suas. Aparece antes do consequente (= substantivo determinado pelo relativo cujo) com ele concordando em gnero e nmero. importante lembrar que seu emprego exige a eliminao do artigo do consequente. Estive na fazenda de Carlos. A esposa de Carlos me recebeu muito bem. Estive na fazenda de Carlos, cuja esposa me recebeu muito bem.

EXERCCIOS: 1. Transformar as duas oraes absolutas em perodo composto, com a ajuda do pronome relativo e comeando sempre pela primeira orao. (No use o qual e suas variantes.) 1. As ruas estavam desertas; percorremos essas ruas. 2. As ruas estavam desertas; passamos por estas ruas. 3. O canrio maravilhoso; compramos o canrio. 4. O canrio maravilhoso; falamos do canrio. 5. O clube o melhor do pas; frequentamos esse clube. 6. O clube o melhor do pas; ns nos associamos a esse clube. 7. A praa a principal da cidade; vimos esta praa ontem.

119

8. A praa a principal da cidade; estivemos nesta praa ontem. 9. A fbrica de sapatos imensa; sua produo totalmente exportada. 10. A fbrica de sapatos imensa; falamos de sua produo. 11. O diretor estava com a razo; os alunos revoltaram-se contra as suas ordens. 12. O jacar brasileiro est em extino; fazem-se bolsas de sua pele. 13. Comprei aquele pssaro; tanto gostas de seu canto. 14. O casaco muito bonito. Ele veio festa com o casaco. 15. Gostaramos de rever a matria; sua extenso nos intranquilizou. 16. O rio era infestado de piranhas; esse rio impedia nossa marcha. 17. O cavalo era indcil; sentei-me sobre sua sela. 18. Meu vizinho mudou-se; tanto precisava do seu auxlio. 19. A ordem foi cancelada; j lhe falei dela. 20. No quero mais estes sapatos; sob sua sola, encontrei trs furos. 21. Ainda bem que voc surdo; todos falam mal de voc. 22. Elas so minhas amigas; quero bem a elas. 23. O problema da maior importncia; todos esto preocupados com esse problema. 24. O fotgrafo tirou uma fotografia interessante; eu li as suas reportagens.

120

25. As favelas se multiplicavam no morro; em sua encosta desfilavam barracos. 26. A fbrica abriu uma loja em Vitria; a sua matriz est localizada no Rio. 27. A poltrona de couro; ela sentou-se na poltrona. 28. Paulo Coelho um autor brasileiro; seus livros esto traduzidos em vrios idiomas. 29. Havia uma bonita casa na rua; vivamos na casa. 30. A casa agora est venda; Os seus proprietrios vivem nesta cidade. 31. Fui passear em um lugar. Nele havia rvores frutferas. 32. O mdico chegou agora. Os seus clientes so muito ricos. 33. As pessoas esto a. Interesso-me por seus parentes. 34. Eu comprei um livro. O livro caro. 35. O filme brasileiro. Vou assistir a esse filme. 36. Ele foi ao mdico. O mdico o operou. 37. O professor muito competente. Eu lhe falei sobre o professor. 38. O mdico tem um consultrio neste edifcio. Eu espero por ele.

7 O EMPREGO DA VRGULA COMO SURGIRAM OS PRINCIPAIS SINAIS DE PONTUAO? Surgiram no incio do imprio Bizantino (330 a 1453), mas sua funo era diferente das atuais. O que hoje o ponto final servia para separar uma palavra da outra. Os espaos brancos entre palavras s apareceram no sc.VII, na Europa. Foi quando o ponto passou a finalizar a frase. O ponto de interrogao uma inveno italiana, do sc.XIV. O de exclamao surgiu no sc. XIV. Os grficos italianos tambm inventaram a vrgula e o ponto-e-vrgula no sc. XV (este ltimo era usado pelos antigos gregos, muito antes disso, como sinal de interrogao). Os dois pontos surgiram no sc. XVI. O mais tardio foi a aspa, que surgiu no sc. XVII.(Superinteressante, Jun. /97)

121

TEXTO: SOBRE A VRGULA Muito legal a campanha dos 100 anos da ABI (Associao Brasileira de Imprensa). Vrgula pode ser uma pausa... ou no. No, espere. No espere. Ela pode sumir com seu dinheiro. 23,4. 2,34. Pode criar heris... Isso s, ele resolve. Isso s ele resolve. Ela pode ser a soluo. Vamos perder, nada foi resolvido. Vamos perder nada, foi resolvido. A vrgula muda uma opinio. No queremos saber. No, queremos saber. A vrgula pode condenar ou salvar. No tenha clemncia! No, tenha clemncia! Uma vrgula muda tudo. ABI: 100 anos lutando para que ningum mude uma vrgula da sua informao. Detalhes Adicionais: SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO SUA PROCURA. OBS.: * Se voc for mulher, certamente colocou a vrgula depois de MULHER... * Se voc for homem, colocou a vrgula depois de TEM...

1. USO PROIBIDO DA VRGULA: a) Sujeito e predicado. Ex: Os senhores /devem efetuar o pagamento na data prevista. b) O verbo e seus complementos (objetos). Ex: Os senhores devem efetuar / o pagamento... c) O nome e o adjunto adnominal. Ex: Os senhores receberam o pagamento na data/ prevista.

122

d) O nome e seus complementos. Ex: Os senhores devem ter esperana / em dias melhores. e) A orao principal e a subordinada substantiva . Ex: Espero/ que os senhores paguem na data prevista. f) O mesmo sujeito. (separado pela conjuno e) Ex: Ele vai ao cinema/ e ao teatro. 2. USO OBRIGATRIO DA VRGULA: a) Termos coordenados. Ex: O funcionrio, o chefe, o supervisor e o presidente a empresa almoaram juntos. b) Oraes coordenadas. Ex: Os convidados chegaram, o anfitrio recebeu-os, foram para a sala de reunies e l discutiram os problemas.

c) Aposto. Ex: O recm-chegado, funcionrio eficiente, trouxe todos os relatrios necessrios. d) Vocativo. Ex: Senhores, queiram comparecer sala de reunies. e) Elipse. Ex: Preparei o relatrio e ele, a carta. f) Adjuntos adverbiais. Ex: quela hora do dia, j estvamos bastante cansados.

g) Orao subordinada adverbial. Ex: Quando chegaram, j tnhamos sado. h) Orao subordinada adjetiva explicativa. Ex: Vitria, que a capital do Esprito Santo, tem sofrido com a crescente violncia. i) j) Orao intercalada. Ex: Os grandes imprios, dizem os experientes, sempre caem um dia. Expresses explicativas. Ex: Os bons, isto , os puros de corao tm um lugar reservado junto a Deus.

k) Nome de lugar anteposto data. Ex: Vitria, 30 de junho de 2008. l) Sujeitos diferentes. (separado pela conjuno aditiva e) Ex: Ele foi ao teatro, e ns fomos ao cinema.

EXERCCIO: 1. Use a vrgula convenientemente e justifique o seu emprego: 1. A vida longa aventura humana frgil. 2. O homem que um ser social frgil.

123

3. O homem que um ser corruptvel d pouco valor dignidade. 4. O rapaz filho de um fazendeiro rico no tinha pressa de arranjar emprego. 5. Tenente Fontes homem do canho chegou. 6. Co que ladra diz o provrbio no morde. 7. preciso continuou Cirino ter de dia o quarto arejado e pr a cama na linha do nascente ao poente. 8. Pai Jos disse ele ao entrar sinto-me hoje adoentado. 9. Quem no recorda de Amlia Camargo que atravessou o firmamento da Corte como brilhante meteoro. 10. E eu morro Deus na Aurora da existncia 11. Cad a beno da madrinha Manuel? 12. Pense estude reflita pergunte. 13. Scrates ex-jogador do Corinthians atualmente est afastado. 14. A sua atitude isto o seu comportamento na aula merece elogios. 15. No haver aula amanh ou melhor depois de amanh. 16. Eu disse o orador no concordo. 17. Quando o cantor entrou no palco todos aplaudiram. 18. Naquele dia os candidatos receberam a imprensa. 19. Ela Pedro e Paulo esto com fome.

124

20. Alunos aproximai-vos. 21.O tempo mestre solcito vos ensinar. 22. Avenida Vicente Machado 321. 23. Voc prefere cinema e eu teatro. 24. Ele cursa Sistemas de Informao ns Cincia da Computao. 25. O tempo urge; deves pois aproveit-lo. 26. O bom conferencista deve na minha opinio usar linguagem clara. 27. O dia era claro no havia nuvens o sol era intenso. 28. Falava baixo pois ningum o ouvia. 29. A guia que uma ave vive no alto dos montes. 30. Aquela acho eu a mulher do futuro governador. 31. Quando acabou a aula samos. 32. A histria diz Ccero a mestra da vida. 33. Os vadios dizia meu av no comem. 34. Quero que vocs saiam. 35. O passarinho lavou-se e comeu. 36. A rodovia Carlos Lindenberg hoje avenida j foi denominada Rodovia da Morte. 37. Comer necessrio para o corpo comer demais prejudicial sade.

125

38. Quero a tua companhia mas no preciso dela. 39. Ns vestibas esperamos passar. 40. O juiz que era ntegro no se rendeu. 8 CONOTAO E DENOTAO Denotao: sentido real. Ex. Ele comprou uma geladeira para sua casa nova. (mvel) Conotao: sentido figurado. Ex. Ele est uma geladeira com a sua namorada. (frio, frieza)

EXERCCIOS 1. Reescreva as frases abaixo substituindo as expresses com sentido figurado por uma linguagem denotativa. 1. O mal de certos polticos querer agradar a gregos e troianos. 2. O brasileiro aprendeu a viver numa verdadeira corda bamba. 3. Ela achava que aquele emprego seria a tbua de salvao de sua vida. 4. Temos s vezes a impresso de que estamos numa nau sem rumo. 5. O deputado demonstrou todo o seu poder de fogo. 6. Depois de todo o trabalho voltamos estaca zero. 7. A escola pblica ensaia os primeiros passos para melhorar sua qualidade. 8. Se o governo no jogar duro contra o crime organizado, a violncia ser cada vez maior nas grandes cidades. 2. Escreva um texto em que a palavra linha aparea com diferentes sentidos de valor conotativo.

9. O USO DOS PARNIMOS E HOMNIMOS

126

Quando falamos ou escrevemos, corremos o risco de passar algum vexame por causa de determinadas palavras parecidas, mas com significados diferentes. Para atenuar um pouco esse problema, leia com ateno e faa os exerccios propostos, sempre pesquisando um bom dicionrio: Homnimas so palavras diferentes no sentido, mas que tm a mesma pronncia. Parnimas so palavras diferentes no sentido, mas com muita semelhana na escrita e na pronncia. 1. No exerccio abaixo, escolha a palavra que completa o sentido das frases: 1. Seus cabelos esto ficando _________. Os_________esto chegando. (russos ruos) 2. Quando me vieram fazer aquelas perguntas todas em casa, percebi que era um trabalho ____________. Sua voz possua um timbre ______________. (censual sensual) 3. Percebi que ela tinha _____________ de humor. A garota que ajudou a realizar o ltimo ____________ no veio hoje. (censo senso) 4. Os____________ da primeira fileira estavam reservados s autoridades. Os ______________ so essenciais s palavras proparoxtonas. (acentos assentos) 5. O milho ficou todo estocado no ______________, enquanto o fazendeiro aguardava melhor preo. 6. O capataz correu at o ____________ mais prximo para consertar as selas de seus cavalos. (seleiro celeiro) 7. A emenda estava __________ naquele documento. A garota ficou ___________ quanto resoluo do problema. (inserta incerta) 8. Sua______________ era de promover mais jogos beneficentes. A _____________ de seu trabalho aumentava cada vez mais. (intenso inteno) 9. Ele ainda era um profissional _____________ no ramo. Ele se mostrou uma pessoa ______________ quando deu a resposta errada para o mestre. (insipiente incipiente) 10. Ele resolveu____________ para o bem do pas. A garota resolveu____________ sobre a violncia nos dias atuais. (dissertar desertar) 11. O prisioneiro pegou quinze anos de priso para __________ um crime que cometeu. O jovem ficou atrs da rvore para ____________a moa que estava nadando nua. (espiar-expiar) 2. Assim como h palavras parecidas na pronncia e na escrita e diferentes no significado, h palavras cujos erros absurdos de grafia devemos evitar. Qual a forma correta em cada par? 1. de repente 2. previlgio 3. maucriado 4. meretssimo 5. cinquenta 6. impecilho 7. octogsimo 8. por isso 9. aborgene 10. carangueijo 11. mal-estar 12. beneficncia 13. cabeleireiro 14. prazerosamente 15. mortadela 16. mendingo derrepente privilgio malcriado meritssimo cincoenta empecilho octagsimo porisso aborgine caranguejo mau-estar beneficincia cabelereiro prazeirosamente mortandela mendigo

127

17. indenizao

idenizao

3. Reescreva os enunciados transformando os verbos sublinhados em substantivos. 1. No momento preciso manter os servios bsicos. 2. Reter as mercadorias importadas foi a soluo encontrada pelo governo. 3. Seria muito difcil expulsar os contrabandistas. 4. Absorver a mo-de-obra qualificada plano de todo governo. 5. Era necessrio conceder licena aos funcionrios doentes. 6. Perceber o erro de interpretao nem sempre fcil. 7. Conceber um plano adequado salvou-os da falncia. 8. Exterminar a pobreza das ruas tarefa difcil. 9. muito importante extinguir as dvidas que surgem durante as aulas. 10. Conter os gastos suprfluos deve ser prioridade de todos.

4. Substitua as expresses grifadas pelo verbo adequado. 1. Tornar vivel o projeto nosso objetivo. 2. Ele sentia a necessidade de tornar mecnico o trabalho. 3. A fbrica queria tornar automtica a produo. 4. O governo precisa tornar mnimo o gasto com o suprfluo. 5. Ele precisava tornar ciente das mudanas todos os clientes. 6. preciso tornar reduzidos os casos de dengue no pas.

128

7. O governo quer tornar nula a prova do concurso. 5. Escolha o verbo adequado e complete as frases. 1. As naes frequentemente _______________ os acordos com os chefes indgenas, que __________ castigos cruis queles que so presos em suas terras. (infligem infringem) 2. Os ministros ________________os requerimentos dos sindicatos, mas as opinies ______________ quanto legalidade do pedido. (deferem diferem) 3. As tentativas de paz no _______________o efeito desejado, mesmo assim os comerciantes da cidade _____________os seus estabelecimentos com artigos carnavalescos. (sortiram surtiram) 4. Naquela regio, os pais ___________as necessidades dos filhos com frutos que __________ de suas terras. (proveem provm) 5. Alguns polticos tiveram os seus mandatos _____________e foram ______________pela Polcia Federal. (caados cassados)

6. Nas frases abaixo, esto destacadas palavras e expresses cujo uso deve ser evitado. Trata-se de modismos e frases feitas, indicadores da pobreza vocabular de quem escreve ou fala. Procure substitu-las adequadamente. Observe que, em alguns casos, pode-se eliminar a palavra ou expresso destacada. a) A nvel de revelao de novos talentos, o So Paulo est a todo vapor.

b) O psiclogo quis colocar uma questo. Para ele, necessrio permitir que os jovens conquistem seu espao, c) De repente, resolvi assumir. d) Em ltima anlise, certas palavras no dizem nada.At porque muitas delas so dispensveis. e) Foi chocante: sabendo administrar o resultado do jogo de ontem, o Brasil carimbou seu passaporte para as semifinais. f) A posio do ministro entrou em rota de coliso com as ideias da liderana sindical.

g) A inflao voltou a atingir patamares insustentveis.

129

h) Pode-se sentir firmeza naqueles que, desde o comeo do ano, correram atrs do prejuzo. i) O leque de opes era limitado.

j) Agarrei-me certeza de que, quela hora, o estacionamento estaria literalmente tomado. REFERNCIA

ANDRADE. Maria margarida de. Guia prtico de redao. 1. ed. So Paulo: Atlas, 2000. BARROS, Enas de.Cartas comerciais e redao oficial: tcnicas, modelos. So Paulo: Atlas, 1990. BELTRO, Odacir & BELTRO, Mariza. Correspondncia: linguagem e comunicao: oficial, comercial bancria e particular. 20 ed. So Paulo: Atlas, 1989. BIAGIONE, Mrio. Manual bsico de correspondncia oficial. 6. ed. So Paulo: Nobel, 1988. BLIKSTEIN, Izidoro. Tcnicas de comunicao escrita. 21. ed., So Paulo: tica, 2005. CABRAL, Isabel Cristina Marteli. Palavra aberta. So Paulo: Atual, 1995. CESCA, Cleuza g. Gimenes. Comunicao dirigida escrita na empresa. 1. ed., So Paulo: Sumus, 1995. CHERRY, Colin. A Comunicao humana. Trad. de Jos Paulo Paes. 1. ed.So Paulo:Cultrix,1972. CHALHUB, Samira. Funes da linguagem. So Paulo: tica, 1990. CIPRO NETO, Pasquale, INFANTE, Ulisses. Gramtica da lngua portuguesa. So Paulo: Scipione, 1998. CIORAN, E. M. Brevirio de decomposio. Trad. Jos Thomas Brum. Rio de Janeiro: Rocco. CCCO, Maria Fernandes. HAILER, Marco Antonio. Anlise, Linguagem e Pensamento: a diversidade de textos numa proposta socioconstrutivista. So Paulo: FTD, 1993.

130

FARACO, Carlos Emlio. Linguagem nova. So Paulo: tica, 2002. FERREIRA, Marina de., PELLEGRINI, Tnia. Redao Palavra e Arte. So Paulo: Atual, 1999. FERREIRA, Reinaldo Mathias. Correspondncia comercial e oficial, tcnicas de redao . 6. ed. So Paulo: tica, 1991. GOLD, Miriam. Redao empresarial: escrevendo com sucesso na era da globalizao. 3. ed., So Paulo: Prentice Hall, 2005. GONALVES, Maria Silva; RIOS, Rosana. Portugus em outras palavras. So Paulo: Scipione, 1997. GRANATIC, Branca. Redao: humor e criatividade. So Paulo: Scipione. GRION, Laurinda. Cem erros que um executivo comete ao redigir: mas no poderia cometer. So Paulo: Edicta, 1997 _______. Dicas para uma boa redao. So Paulo: Edicta. HOLANDA, Nestor de. A ignorncia ao alcance de todos. 6.ed.,Rio de Janeiro: Letras e Artes, 1965. INFANTE, Ulisses, NICOLA, Jos de. Gramtica essencial. 4. ed. So Paulo: Scipione. ______. Do texto ao texto: curso prtico de leitura e redao. So Paulo: Scipione. KASPARY, Alberto J. Correspondncia empresarial. 3. ed. Porto Alegre: Prodil, 1994. MARTINS, Dileta Silveira, ZILBERKNOP, Lbia Scliar. Portugus instrumental. 25.ed.,So Paulo: Atlas, 2004. MEDEIROS, Joo Bosco. Redao cientfica: a prtica do fichamentos, resumos, resenhas. So Paulo: Atlas. ______. Correspondncia: tcnicas de comunicao criativa. 14.ed. So Paulo: Atlas, 2001.

131

MESQUITA, Roberto Melo. Gramtica da lngua portuguesa. 5. ed. So Paulo: Saraiva, 1996. NADLSKIS, Hndricas. Comunicao redacional atualizada. 9. ed.So Paulo: Saraiva, 2003. _______. Normas de comunicao em lngua portuguesa. 23. ed.So Paulo: Saraiva, 2002 NEGRINHO, Maria Aparecida. Aulas de redao. 6. ed. So Paulo: tica. OLIVEIRA LIMA. Conhecimento sobre redao oficial: 3. ed., Braslia: Vest.Con, 1995. PENTEADO, J.R.W. A tcnica da comunicao humana. 3.ed.,So Paulo:Melhoramentos. PIMENTA, Reinaldo. Portugus urgente: mtodo simples e rpido para escrever sem errar, Rio de Janeiro: Campus, 1998. RODRIGUEZ. Manuela M. Manual de modelos de carta comerciais. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2001. SANTOS, Volnyr. Portugus na correspondncia. 5. ed. Porto Alegre: Sagra DC Luzzatto, 1993. SACCONI, Luiz Antonio. Nossa gramtica: teoria e prtica. 8. ed. So Paulo: Atual, 2004. SILVA Da., Maria Lucilene e PORONGABA, Maria Edna. Redao Oficial e Empresarial. Macei (Apostila), 2006. SOUZA, Clnio Jorge de. Redao ao alcance de todos. So Paulo: Contexto. TERRA, Ernani. Curso prtico de gramtica. 2ed, So Paulo: Scipione, 1996. TUFANO, Douglas. Guia Prtico da Nova Ortografia. So Paulo: Melhoramentos, Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa (VOLP), como esto previsto no Acordo 2008. PIACENTINI, Maria Tereza de Queiroz. Portugus para redao. (edio esgotada), 1986. TORRIENTE, Gaston F. e Zayas-Bazn, Eduardo. Como escrever cartas eficazes. 2. ed., CETOP.

132

VALENA, Ana et al. Roteiro de redao: lendo e argumentando.Org. de VIANA, Antonio Carlos. So Paulo: Scipione.

ANEXOS

133

EXERCCIO DE FIXAO 1. Identifique os elementos do processo de comunicao dos textos a seguir: a. Aps cavar a primeira vala em Marte, o rob Opportunity continua estudando pequenos gros esfricos encontrados no solo do Planeta Vermelho. (Jornal A Tribuna, 21/02/2004) Emissor: Receptor: Cdigo: Canal: Referente: b. (Placa situada em uma avenida de Vitria):

Emissor: Receptor: Cdigo: Canal: Referente: 2. Identifique as funes da linguagem e justifique com uma de suas caractersticas: a. Al, aqui Bill. Al? (Revista Veja) b. Muitos discriminam o relacionamento de corte, sem saber como ele . Mas, afinal, o que corte? A palavra pode parecer ultrapassada, careta, mas o sentido maravilhoso. Segundo o dicionrio da Herana Americana, corte est definido como um ato de busca para ganhar amor ou afeio, visando ao casamento.(Revista Identidade) c. Pare de gastar sola de sapato procurando o menor preo.(Panfleto do pechinche.com).

134

d. (...) Distante da minha maior razo de viver, sinto-me como se tivesse perdido um pedao de mim. (...) (Revista Exame) e. Achei legal o panorama. Hiper, no acha? Muito! A maior lua, t entendendo? E a gente l, isso a... f. Trs ndios morreram e mais de 120 esto internados na Casa do ndio em Boa Vista, vtimas de malria. (Folha de S. Paulo) g. Ternuras que no me viestes Beijos que no me esperastes Ombros de amigos fiis Nem uma flor apanhei. (Machado de Assis) h. H quanto tempo voc procura um lugar para morar bem, dentro de suas expectativas de vida! Agora este lugar j existe. Venha conhec-lo! i. Camels voltam a vender produtos contrabandeados, no centro da cidade, contrariando as autoridades. j A lngua um sistema de signos que exprimem ideias... k. Al! Al! Marciano, Aqui quem fala da Terra... (Rita Lee) l. Naquela manh clara, havia promessa de um dia agradvel, quando as pessoas sairiam para sorver o calor do sol. m. Ei, voc a. Que gosta de carnaval. (...) No vista fantasia de palhao. Durante o carnaval, e sempre, seja prudente ao dirigir. (O Estado de So Paulo)

3. O fato de cada pessoa, ou grupo de pessoas, utilizar a lngua de maneira diferente cria vrios nveis de fala (registros). Classifique os: a) Na adolescncia, os jovens acabam sendo vtimas de seu imediatismo. No atingiram maturidade suficiente para saber o que desejam da vida e, ansiosos por conhecer tudo, querem viver intensamente.

135

b) Ele vai chupar uma manguita se no estudar para fazer uma boa prova.O resultado vai ser o pior possvel. c) A explicao para o fato a seguinte: um hormnio chamado cortisol funciona como uma espcie de despertador natural. d) Ana tava passeando com a filha Mara na Avenida Atlntica (zona sul do Rio de Janeiro) quando se distraiu e o cachorrinho sumiu. e) A maioria adota a participao nos lucros e resultados para o nvel de staff (tcnicos e profissionais qualificados que no tm cargos gerenciais) e a PLR e os bnus para os gerentes e executivos de alto escalo. f. U Chico! Oc num ia trabai na roa do Nh Lau? Ia, pai (...) g. Quem foi o miservel... Cad o oficial do dia? h. Os veculos impressos, independente de sua periodicidade trabalham todo o tempo contra o relgio. i. A proliferao de drives de alta densidade est contribuindo para a confuso geral na hora de formatar disquetes comuns (...) j. Vem Se eu tiver voc no meu prazer Se pudesse ficar com voc Todo momento, em qualquer lugar (...) l. (...) Eu nunca tinha surfado ali. Estava muito cround mais dei sorte, Essa foi minha segunda onda. Inesquecvel. m. T pra passar a Morte e Vida Severina na escola. C j viu? Dizem que um filmao. n. Washington As mulheres que se submetem angioplastia tm 10 vezes mais probabilidade de morrer no hospital que os homens... o. (...) Amanh o ltimo dia para as empresas em geral recolherem, sem acrscimo, o IR retido na fonte entre os dias 10 e 16 deste ms.(Folha de S. Paulo) q. Creio que todos foram avisados de que era dia de se esconder. Talvez os amigos estejam reunidos em uma festa improvisada (...)

136

r. Com o usurio de dispositivos de digitao e fotografia digital em mente, a Adobe integrou a maioria dos principais plug-ins de efeitos, composio com camadas (layers), pincis e outras habilidades do Photoshop 6. (A Tribuna) s. A feira Internacional do Mrmore e Granito deste ano vai superar todas as anteriores em nmero de expositores,.... (A Tribuna) 4. Reescreva as frases, substituindo os destaques pelas indicaes entre parnteses e alterando apenas o que for necessrio para estabelecer corretamente a concordncia nominal. a. Muito obrigadas, disseram elas. (ela) b. No permitido entrada. (a entrada) c. Eles compraram muitas roupas amarelas. (laranja) d. Foi feito um tratado luso-brasileiro (tratados) e. As camisetas azul-celeste esto rasgadas. (verde-mar) f. Maria est quite com a pesquisa. (Maria e Antnio) g. Dedica-se ao estudo da cultura latino-americana. (culturas) h. H muita gente na sala. (menos) i. Os comprovantes anexos seguem amanh. (as fotos) j. Havia, naqueles exerccios, grandes dificuldades para compreend-los. (menos) l. Suas atitudes eram muito infantis. (meio) m. Todas as estatsticas que comprovam meus argumentos esto presas aos documentos. (anexo) n. No cu azul-cinzento havia muitas nuvens. (cus) o. O menino vibrou com a aventura do heri talo-francs. (heronas)

137

5. Preencha a lacuna com a expresso entre parnteses, flexionando-a se necessrio: 1. Comprou um tanque e uma bomba _____________. (usado) 2. Comprou uma bomba e um tanque _____________. (usado) 3. Tinha ____________sorte e pacincia. (muito) 4. _____________a fora e a intimidao. (necessrio) 5. So ______________ fora e a intimidao. (necessrio) 6. Discordava _____________ sindical e patronal. (da proposta) 7. Ficaram _______________ as fotos e o texto. (pronto) 8. ______________ operacional e administrativa sero reformuladas. (a rea) 9. No apareceu no terceiro e no quarto _____________. (dia) 10. A primeira e segunda ______________ recebero prmios. (colocado) 11. Nem uma nem outra ________________me agradam. (maneira) 12. Maria tem qualquer coisa de _____________. (santo) 13. Cerveja _____________para a sade. (bom) 14. J meio-dia e _____________. (meio) 15. Guardou ______________ moedas de prata. (bastante) 16. _____________ as partes, o todo tem lgica. (unido) 17. As prticas polticas no tm _____________ lei. (obedecido) 18. _____________ coragem. (necessrio) 19. As mquinas custam _____________, porque suas peas so ____________. (caro) 20. H uma e outra _______________. (fruta podre) 21. Foi ela _____________que redigiu a ata. (mesmo) 22. Silvia nem disse _____________. (obrigado) 23. Vocs no esto _____________ no prdio; respeitem os vizinhos. (s) 24. Queria relatrios o mais sucintos _____________. (possvel) 25. ________________, vocs no iro. (s) 26. Os gestos falam por si ___________. (s) 27. As despesas aumentaram a olhos ________________. (visto) 28. No foram distribudos dividendos ________________. (extra) 29. Estavam _________________ com o servio militar. (quite) 30. No apresentou ______________ condolncias. (nenhum) 31. ________________ iro as primeiras concluses. (anexo) 32. As mquinas se achavam em ____________ de explodir. (via) 33. Entregue estes convites em ____________. (mo) 34. Comprou duas gravatas ________________e meias ______________. (rosa creme) 35. Os trabalhadores, em assembleia, permaneciam _________________. (alerta) 36. Ns ________________resolvemos tudo. (prprio) 37. Produz textos o mais sintticos ______________. (possvel) 38. A tabela e o quadro iro _______________. (anexo) 39. Eles gritavam de _______________ que todos ouvissem. (forma) 40. Usava gravatas _______________! (abbora) 41. Os uniformes daquela escola eram ___________. (lils) 42. Fizeram uma pesquisa ___________________________ (lingustico-sociolgico)para uma entidade ________________ (ibero-americano) 43. Tinha olhos ______________e vestia calas ________________ (azul-claro, azul-turquesa) 44. Fez uma festa para auxiliar a campanha dos _____________. (surdo-mudo) 45. Os carros _______________ tiveram procura reduzida, este ano. (azul-marinho) 46. As netas so ______________ a av. (tal qual) 47. Ele um _______________ enfermeiro. (pseudo) 48. Por serem profissionais __________ (de classe) eram muito bem ___________ (pago) 49. Vestia tnis ______________ e calas ______________. (areia, bege)

138

50. Havia ____________alunas na sala. (menos)

6. Corrija as frases que trouxerem concordncia verbal inconveniente: a) A maioria dos alunos gostou do filme. b) Noventa por cento da casa veio abaixo. c) Vossa Excelncia ireis viajar amanh? d) Aqui no se presta servios gratuitamente. e) Menos de duas pessoas entrou no cinema. f) Falta poucos minutos para as duas horas. g) Fazem quinze anos que sa da escola. h) Devem fazer trs semanas que no vejo Ifignia. i) Soou quatro e quinze o relgio. j) Soou quatro e quinze no relgio. k) Ganhamos a Copa! Viva os brasileiros! l) Bastar trs pessoas para erguer esse peso. m) No fui eu quem afirmei essa asneira. n) Os Estados Unidos um pas notvel. o) Os Lusadas imortalizaram Cames. p) Os Lusadas o ttulo da grande obra de Cames. q) Os Alpes vive cobertos de neve.

139

r) Mais de um jogador se cumprimentou aps a peleja. s) Mais de um cardume de piranhas atacaram-nos. t) Mais de um aluno passou. u) D-se aulas particulares. v) No se precisam de outros funcionrios para esta seo. x) A turma entram agora na escola. y) Quais de vs ainda duvidais da nossa capacidade? z) Qual de vs ainda duvidais da nossa capacidade?

7. Reescreva as frases, trocando o verbo sublinhado pelo que est entre parnteses. Observe possveis alteraes na regncia verbal. a) A cidade que visitamos muito calma. (morar) b) Eu gosto mais do vero do que do inverno. (preferir) c) Os comerciantes no aceitaram o decreto do governo. (obedecer) d) O delegado pedir o inqurito. (proceder) e) As crianas amavam aquele contador de histrias. (referir-se) f) A capital que visitamos muito calma. (residir)

g) Eu gosto mais de Vitria do que do Rio. (preferir) h) Os vereadores no viram o decreto do governo. (obedecer)

140

i)

Abrao muito os meus amigos. (querer)

j) Os colegas da sala lembraram os trabalhos dos professores. (lembrar-se) k) O cargo que desejo permitir muita ascenso poltica. (aspirar) l) Ana gosta do rapaz. (perdoar) m) Eles esqueceram tudo em casa. (esquecer-se) n) Sua deciso deve-se ao cancelamento de projeto. (implicar)

8. Corrija as frases que apresentarem erro de concordncia verbal. (As corretas devero ser repetidas) a) Haviam dez meses que eu no visitava meus colegas. b) Nenhum de ns conversamos com a moa. c) Trabalham-se muito em lugares poludos. d) Plastifica-se documentos para as pessoas. e) Nenhum dos alunos passou. f) Faziam dois anos que eu no lia. g) Espera-se os nibus. h) Acreditavam-se, muitas vezes, em loterias. i) Estados Unidos so uma grande potncia. j) Qual de ns entregaremos o prmio. 9. Corrija as frases que apresentarem erro de concordncia nominal. (Caso haja frases corretas, devero ser repetidas.)

141

a) Hoje veio menas gentes do que ontem. b) Fez-me bastante pedidos para que eu no o abandonasse. c) Anexo ao requerimento segue a fotocpia da Carteira de Identidade. d) necessrio a tua denncia no Tribunal. 10. Reescreva as frases, substituindo os destaques pelas indicaes dos parnteses e refazendo, se necessrio, a concordncia verbal: a) O poltico participou da manifestao. (Menos de duas pessoas) b) O marginal destruiu o monumento. (Um bando de marginais) c) As Minas Gerais ficam na regio sudeste. (Minas Gerais) d) Qual de ns capaz? (Quais) e) Fui eu quem pagou a conta. (que) f) 1% da turma apresentou o assunto (90% dos alunos) g) Hoje so 15 de outubro. (dia 15 de outubro) h) Tu, teus irmos e voc tomareis a deciso (Teus irmos, tu e eu) i) O mdico ele. (eu) j) Mais de um poltico conversou com o eleitorado. (Menos de dois) k) A maioria dos alunos saiu cedo. (Saulo ou Marina) l) H alunos na sala. (existir) m) A multido fugiu apavorada. (A multido de pessoas) 11. Empregue corretamente os pronomes relativos, atentando para a regncia verbal.

142

1) No gostei do filme ____________ assisti. 2) J li o livro ____________te referes. 3) Perseverana ____________ mais carecemos. 4) No gostei do livro __________ me emprestaste. 5) H pessoas _____________atitudes muito nos admiramos. 6) H pessoas _____________ atitudes muito nos lembramos. 7) H pessoas _____________ nomes esquecemos facilmente. 8) H pessoas _____________ nomes nunca nos esquecemos. 9) Tratou-se dos assuntos ____________ voc aludiu. 10) Aqui esto os ofcios ______________voc ter de responder. 11) H propostas ____________se podem fazer, mas ____________ no se deve atender. 12) Desconhecemos os motivos _____________ele se demitiu. 13) H amigos ____________muito prezamos, mas ____________pouco nos lembramos. 14) Foram severas as imposies _____________tiveste de ceder. 12. Complete com os porqus de acordo com a norma culta: 1) ________________ voc no trabalha? 2) ________________ existe a guerra? 3) Ele no estuda _______________ no quer. 4) No entendo o _______________de semelhantes atitudes. 5) No trabalhas ________________? 6) Gostaria de saber o motivo ______________no vieste. 7) No sei ________________ ele no gosta dela. 8) O caminho _____________passei ngreme. 9) No h _______________ temer. 10) Nem sempre chegamos a saber o ______________das coisas. 11) Eis a razo ______________ no gosto de tirar concluses apressadas. 12) No temos ________________ desistir. 13) Eis ________________ele no vence o medo. 14) Eles no saram __________? 15) E ___________ no reparas tu no argueiro que est no olho de teu irmo?. 16) A palavra _____________ empregada de diversas maneiras. 17) Sua atitude era elogivel, _____________ sincera. 18) _____________era surdo, todos se impacientam com ele. 19) Era um cientista emrito, _____________ muito estudioso; poucos sabiam, entretanto, o ____________ de sua frustrao. 20) De onde viera, como viera, _______________ viera, poucos sabiam dizer. 21) No te procurei, ______________ me havias ofendido. 22) Disseste uma inverdade, _____________? 23) Eis ______________ no houve nada. 24) a Reforma do Ensino ______________ o Governo tanto se empenha. 25) Deve haver um ________________ para o seu gesto. 26) ______________ aborrecimentos e paixes tens passado!? 27) A reforma da casa no foi terminada ____________o seu proprietrio ficou sem verba. 28) ____________ o arquiteto pediu demisso da firma? 29) Os que estudam aquele perodo histrico jamais compreenderam o _________de tanta violncia. 30) Este supermercado foi fechado. ____________? 31) No se preocupe. Tenho certeza de que a situao _______ voc est passando transitria. 32) Retiraram-se da assembleia sem dizer ______________. 33) Voc contra a liberdade de imprensa? _____________?

143

34) Responda-me _______________no podemos sair agora? 35) ___________ ela perdeu, fiquei triste. 36) No sei o ____________ disso. 13. Complete com os porqus de acordo com a norma culta: 1) Voc vive me perguntando ------------------? 2) Este o caminho----------------passa todos os dias. 3) Aquele o livro ------------------Paulo se interessou. 4) --------------------razo voc no compareceu? 5) --------------------ele faltou reunio? 6) Voc no compareceu--------------------? 7) Ele faltou -----------------? 8) No sabemos----------------- voc no compareceu. 9) No sabemos ----------------- ele faltou. 10) Tirou boa nota ----------------estudou bastante. 11) Nem o governo sabe o -------------------da inflao. 12) -------------------voc agiu daquela maneira? 13) No se sabe ------------------tomaram tal deciso. 14) No fcil saber -------------------a situao persiste em no melhorar. 15) -------------------os corruptos no vo para a cadeia? 16) Ainda no terminou? --------------------? 17) Voc tem coragem de perguntar------------------?! 18) Claro. -------------? 19) No sei----------------! 20) Estas so as reivindicaes------------------estamos lutando. 21) O tnel-----------------deveramos passar desabou ontem. 22) A situao agravou-se ------------------muita gente se omitiu. 23) Sei que h algo errado ----------------ningum apareceu agora. 24) Voc continua implicando comigo! _______________? 25) -----------------tambm pode indicar finalidade. 26) D-me ao menos um----------------para sua atitude. 27) No fcil encontrar o -----------------de toda essa confuso. 28) Creio que os verdadeiros -----------------mais uma vez no vieram luz. 14. Coloque o acento indicativo da crase onde for necessrio e justifique: 1. Ele fez referncia a tarefa feita por ns. 2. Traou uma reta oblqua aquela do centro. 3. No me aludi as alunas que saram. 4. Ele se referiu a esposa. 5. Ele visava aquele regulamento. 6. Ele no obedecia aquele regulamento. 7. No me refiro aquilo.

144

8. No respondia aquela questo. 9. Fiz referncia a esta casa. 10. Fiz referncia a casa do stio. 11. Ela se dedica a empresa e obedece as leis. 12. No compareceram as reunies que eram teis as pesquisas. 13. O juiz, indiferente as splicas, condenou o ru a forca. 14. Nas prximas frias, iremos a Blgica, a Sucia e a Portugal. 15. Viajaremos a Londres e a Roma do Coliseu. 16. J fomos a Paraba, a Pernambuco e a Gois. 17. Tambm fomos a Santa Catarina e a progressista Florianpolis. 18. As vezes, o pessoal sai as escondidas. 19. A reunio vai das cinco as seis horas. 20. A reunio vai de cinco a seis horas.

15. Transformar as duas oraes absolutas em perodo composto, com a ajuda do pronome relativo e comeando sempre pela primeira orao. (No use o qual e suas variantes.) a. Por indicao do professor, leram dez livros no semestre, seus autores so considerados psmodernos.

b. A escola foi demolida. Ns estudamos na escola. c. O filme foi premiado. Fizeram referncia ao filme. d. Tenho um bom colega. Posso confiar no colega. e. Armando comprou a casa. A casa lhe convinha.

16. Assinale a alternativa que no est de acordo com a norma culta e corrija a que no estiver de acordo com a norma culta: a) O professor de Fsica, a cujas aulas assistimos ontem, faltou. b) O autor, cuja obra li, baiano. c) H pessoas de cujos nomes esquecemos facilmente. d) H pessoas de cujos nomes nunca nos esquecemos. e) H pessoas de cujas atitudes muito nos lembramos.

145

17. Transformar as duas oraes absolutas em perodo composto, com a ajuda do pronome relativo e comeando sempre pela primeira orao. (No use o qual e suas variantes.) 1. Escreverei uma carta ao prefeito. Dei meu voto a esse prefeito na ltima eleio. 2. Em toda eleio surgem candidatos oportunistas. Nada se divulga sobre a sua vida. 3. preciso criar uma nao. A justia social deve prevalecer nessa nao. 4. O filme excelente. Ele me falou do filme. 5. Existem na cidade vrias rvores. Resido na cidade. 6. Algumas ideias foram discutidas na reunio. Concordamos com algumas ideias. 7. A casa tima. Eu estou na casa. 8. Nossa janela dava para uma avenida. Passavam vrios carros por essa avenida. 9. A prova de matemtica foi ontem. Tenho muito receio da prova de Matemtica. 10. Apresento-lhe meu irmo. Tenho muito respeito por meu irmo. 11. O atleta foi suspenso por seis meses. O julgamento do atleta aconteceu a portas fechadas. 12. So muitas as exigncias da pesquisa cientfica. Muitos desistem da pesquisa cientfica precipitadamente. 13. Aquele rapaz j fez um curso superior? A incapacidade daquele rapaz est evidente. 14. O seu projeto inovador. Ele aspira a esse projeto. 15. A fbrica agora est abandonada. Todos os funcionrios saram da fbrica. 16. Os amigos no o apoiaram. Ele contava com os amigos. 17. As pessoas tm sempre uma desculpa para suas faltas. No concordo com essas pessoas.

146

18. As cidades esto cada vez mais sem qualidade de vida. Nas ruas das cidades acontecem atos de violncia. 19. A empresa est necessitando de analistas. Eu me refiro a essa empresa. 18. Complete as lacunas: 1. Chorarei muito ____________voltares. (seno se no) 2. Corre, _____________ ele te acerta. (seno se no) 3. No faz nada _____________estudar. (seno se no) 4.No estou ______________ conversar neste momento. (a fim de afim) 5. O casal tem comportamento ______________ vivem muito bem. (afim de afim) 6.Eu no estou ____________do assunto. (a par ao par) 7. A moeda americana caminha ____________ com a moeda inglesa. (a par ao par 8. Ele correu, por isso ______________ muito. (suou soou) 9. Sua voz ____________ bem alto. (suou soou) 10. O funcionrio foi transferido para uma outra __________. (sesso seo cesso) 11. Naquele dia, todos aguardavam a presena do economista para, na Cmara municipal, iniciar a _________. (sesso seo cesso) 12. Espera-se que o conjunto de cordas realize um___________ nos prximos dias. (conserto concerto) 13.O ___________deste aparelho de televiso carssimo. (conserto concerto) 14. O bom ____________deve prevalecer em nossas decises. (censo senso) 15. O poltico foi ___________ por corrupo. (caado cassado) 16. S na _________ tentativa o motorista conseguiu estacionar o veculo. (sexta cesta) 17. Ele no sabia pregar uma ___________ na parede. (taxa tacha) 19. Complete as lacunas: mal/mau 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Antnio sempre foi um __________ elemento. Na luta contra o ____________, devemos nos lembrar de nosso Criador. O rapaz sofria de um __________ incurvel. Dos __________ de nossa poca, o pior a violncia. Os __________ costumes causam problemas. ____________ soou o alarme, todos correram. Ele ___________criado e ____________ aluno.

20. Complete as lacunas: mas/ms/mais 1. Embora fizesse o possvel, ficava cada vez ________ atrasado. 2. Todos sabiam que as irms de Pedro eram _________ e covardes, ________ ningum fazia comentrios. 3. No diga nem ________ uma palavra. Nada pode ser feito agora. 4. O corredor automobilstico esforou-se ao mximo, _________ as condies da pista eram ---_________. 5. Ele reclama sempre, _______________ acaba fazendo seus deveres de casa. 6. Tudo seria ____________ fcil se tivesse comparecido reunio.

147

21. Complete as lacunas: h/a 1. Estvamos _________ uma pequena distncia da praia. (a h) 2. O posto de gasolina fica __________ trs quilmetros daqui. (a h) 3. Vive _________ muitos anos naquela cabana. (a h) 4. O relatrio foi encaminhado ________ dois dias. (a h) 5. Sairemos daqui _________ dez minutos. (a h) TESTE O SEU CONHECIMENTO SOBRE A NOVA ORTOGRAFIA (POSTADO NA INTERNET). ESTUDO DIRIGIDO: Acompanhe os exerccios abaixo, fazendo a leitura do contedo no incio da apostila e logo em seguida responda-os, assinalando com um X de acordo com as perguntas. 1. Com o novo acordo, quantas letras o alfabeto da Lngua Portuguesa passa a ter? a) 23 b) 26 c) 28 d) 20 e) 21 2. A regra atual para acentuao no portugus do Brasil manda acentuar todos os ditongos abertos u, i, i (como assemblia, cu ou di). Pelo novo acordo, palavras desse tipo passam a ser escritas: a) Assemblia, di, cu. b) Assemblia, doi, cu. c) Assemblia, di, ceu. d) Assembleia, di, cu. e) Assembleia, doi, cu. 3. Pela nova regra, apenas UMA dessas palavras pode ser assinalada com acento circunflexo. Qual delas? a) Vo. b) Crem. c) Enjo. d) Pde. e) Lem. 4. Qual das alternativas abaixo apresenta todas as palavras grafadas corretamente: a) bssola, imprio, platia, caj, Panam. b) bussola, imperio, plateia, caju, Panam. c) bssola, imperio, plateia, caju, Panam. d) bssola, imprio, plateia, caju, Panam. e) bussola, imperio, plateia, caj, Panam. 5. De acordo com as novas regras para o hfen, passaro a ser corretas as grafias:

148

a) Coautor, antissocial e micro-ondas. b) Co-autor, anti-social e micro-ondas. c) Coautor, antissocial e microondas. d) Co-autor, antissocial e micro-ondas. e) Coautor, anti-social e microondas. 6. Qual das frases abaixo est redigida de acordo com a nova ortografia? a) preciso ter autoestima e autocontrole para coordenar o projeto de infraestrutura recmaprovado, ainda muito polmico e com ajustes a fazer. b) preciso ter auto-estima e autocontrole para coordenar o projeto de infra-estrutura recmaprovado, ainda muito polemico e com ajustes a fazer. c) preciso ter auto-estima e autocontrole para co-ordenar o projeto de infraestrutura recmaprovado, ainda muito polmico e com ajustes a fazer. d) preciso ter auto-estima e auto-controle para coordenar o projeto de infra-estrutura recmaprovado,ainda muito polemico e com ajustes a fazer. e) preciso ter auto-estima e auto-controle para co-ordenar o projeto de infraestrutura recmaprovado,ainda muito polmico e com ajustes a fazer. 7. Em quais das alternativas abaixo h apenas palavras grafadas de acordo com a nova ortografia da lngua portuguesa? a) Pra-choque, ultrassonografia, relem, Unio Europia, inconseqente, arquirrival, sade. b) Para-choque, ultrassonografia, relem, Unio Europeia, inconsequente, arquirrival, sade. c) Para-choque, ultrassonografia, releem, Unio Europeia, inconsequente, arquirrival, sade. d) Parachoque, ultra-sonografia, releem, Unio Europia, inconsequente, arqui-rival, sade. e) Pra-choque, ultra-sonografia, relem, Unio Europia, inconseqente, arqui-rival, sade. 8. Em quais das alternativas abaixo h apenas palavras grafadas de acordo com a nova ortografia da lngua portuguesa? a) anti-hinico, ultra-humano, geo-histria. b) minihotel, subumano, sobre-humano. c) semi-hospitalar, co-herdeiro, macrohistria. d) mini-hotel, sub-humano, coherdeiro. e) antihinico, ultrahumano, geohistria. 9. Qual das frases abaixo est redigida de acordo com a nova ortografia? a) interracial, sub-bibliotecrio, super-racista. b) inter-racial, super-resistente, inter-racial. c) hipermercado, super-interessante, intermunicipal. d) hiper- mercado, super- interessante, inter- municipal. e) hiperrequintado, anti-inflacionrio, auto-observao. 10. Qual das alternativas abaixo apresenta TODAS as palavras grafadas corretamente: a) anti-rbico, anti-racismo, anti-religioso. b) anti-rugas, anti-social, biorritmo.

149

c) contra-regra, contrassenso, cosseno. d) infrassom, micro-sistema, minissaia. e) multissecular, neorrealismo, semirreta.

11. Qual das alternativas abaixo apresenta ERRO em todas as palavras grafadas: a) anti-ibrico, anti-imperialista, anti-inflacionrio b) anti-inflamatrio, auto-observao, contra-almirante c) contraatacar, contraataque, microondas, d) micro-nibus, semi-internato, semi-interno. e) hiper-requintado, inter-racial, inter-regional. 12. Em quais das alternativas abaixo h apenas palavras grafadas de acordo com a nova ortografia da lngua portuguesa? a) delinquente, jiboia, creem. b) povoo, mago, feira. c) feiura, viva, baa. d) baia, Piau, Sauipe. e) Saupe, tramia, jibia. 13. Marque com um X as palavras corretas: a) agentar. b) arguir. c) bilngue. d) delinquente. e) frequente. f) ideia. g) jibia. h) cu. i) pastis. j) geleia. o) polo p) pera q) pra EXERCCIO 2: 1. Assinale o item em que TODAS as palavras so acentuadas pela mesma regra de: tambm, incrvel e carter. a) algum, inverossmil, trax. b) hfen, ningum, possvel. c) tm, anis, ter. d) h, impossvel, crtico. e) plen, magnlias, ns. 2. Assinale a alternativa correta

150

a) No se deve colocar acento circunflexo em palavra como avo, bisavo, porque h palavras homgrafas com pronncia aberta. b) No se deve colocar acento grave no a do contexto: Fui a cidade. c) Deve-se colocar trema em palavras como tranquilo, linguia, sequncia. d) No se deve colocar trema em palavras como tranquilo, linguia, sequncia. e) O emprego do trema facultativo. 3. Assinale a alternativa em que pelo menos um vocbulo NO seja acentuado: a) ceu, orfo, taxi, balaustre. b) voo, parabens, alguem, tambm. c) tactil, amago, cortex, roi. d) papeis, onix, bau, mbar. e) hifen, cipos, voce, pe. 4. Assinale a opo em que as palavras, quanto acentuao grfica, estejam agrupadas pelo mesmo motivo gramatical. a) problemticos, fcil, lcool. b) j, at, s. c) tambm, ltimo, anlises. d), porm, detm, experincia. e) pas, atriburam, cocana. 5. " luz de seu magnfico ______ - de-sol ______ parece uma cidade ____________. a) por, Itagua, tranqila. b) por, Itaguai, tranquila. c) pr, Itagua, tranqila. d) por, Itagua, tranquila. e) pr, Itaguai, tranquila. 6. Marque item em que o vocbulo NO deve receber acento grfico: a) historia. b) paranoico. c) amem. d) numero. e) ate. 7. So acentuadas graficamente pela mesma razo as palavras da opo: a) h - at atrs. b) histria - geis voc. c) est - at voc. d) ordinrio - aplogo insuportvel. e) mgoa - cone nmero. 8. Assinale a srie cuja acentuao grfica se justifique da mesma forma que em: juza - nus - ru.

151

a) vivo, nibus, pastis. b) vrus, hfen, cu, fasca. c) jesuta, Garibldi, ca. d) egosmo, Quops, escarcu. e) lpis - vlei girassis. 9. Das alternativas abaixo, aquela em que as demais NO se acentuam com base na mesma regra da palavra entre aspas : a) "holands" - anunci-lo / palets. b) "desejvel" - acar / hfen. c) "pblico" - sbito / lcool. d) "matria" - glria / pas. e) "da " - viva / sanduche. 10. Em que srie NEM todas as palavras se acentuam pelo mesmo motivo: a) juzo, a, saste, sade. b) potica, rabes, lrica, metfora. c) glria, pastis, srie, incuo. d) rptil, fmur, contbeis, m. e) lenis, di, papis, cu. 11. TODAS as palavras devem ser acentuadas na alternativa: a) pudico, pegada, rubrica. b) gratuito, avaro, heroico. c) abdomen, itens, harem. d) magoo, leem, enjoo. e) heroi, veu, caiste. 12. O ____________ resulta da _______________ entre a alga e o fungo. a) lquen, simbiose. b) liquen, simbiose. c) liquem, simbiose. d) lquen, simbiose. e) lquem, simbiose. 13. Assinale o item em que as palavras esto acentuadas segundo a mesma regra: a) mido, pndulo. b) histria, distncia. c) pedrs, porm. d) respeitvel, plpebra. e) Luclia, trs.

152

14. H ERRO(S) de acentuao grfica em: a) recm-vindo, decano, refrega. b) pudico, creem, gratuito. c) ideia, pegada, znite. d) bero, varo, levedo. e) filantropo, pde, pera(subs.). 15. Assinale a opo em que TODOS os vocbulos deveriam estar acentuados graficamente: a) perdoo, ideia, bambu. b) itens, assembleia, cafeina. c) tuneis, juri, pessoa. d) aerodromo, estrategia, nectar. e) agape, apoio, nuvens. 16. Por serem proparoxtonos, deveriam estar acentuados os vocbulos da opo: a) assembleia, ibero, decano. b) heroico, pegada, avaro. c) leucocito, alcoolatra, nterim. d) batavo, erudito, enjoo. e) rubrica, maquinaria, pudico. 17. Qual dentre as palavras abaixo deve ser necessariamente acentuadas: a) ai. b) pais. c) doida. d) sava. e) saia. 18. Assinale a opo em que os vocbulos obedecem mesma regra de acentuao grfica: a) ps, hspedes. b) sulfrea, distncia. c) fosforecncia, provm. d) ltimos, terrvel. e) satnico, porm. 19. Num dos itens abaixo, a acentuao grfica NO est devidamente justificada. Assinale este item: a) crculo: vocbulo paroxtono. b) alm: vocbulo oxtono terminado em - em. c) rgo: vocbulo paroxtono terminado em - o. d) dcil: vocbulo paroxtono terminado em - l. e) pde: acento diferencial.

153

20. Marque a alternativa em que pelo menos um vocbulo no seja acentuado: a) corroi, parabens, hifen, sofas. b) fenix, esplendido, voce, volatil. c) aneis, rubrica, tenis, urubu. d) chama-la, heroi, trofeu, tambm. e) cipos, biceps, remoi, ilheus. EXERCCIO 3: 1. A alternativa em que somente UMA das palavras deve receber acento grfico : a) Luis, patroa, nuvem. b) juiz, item, somente. c) arcaico, itens, caju. d) seduzi-lo, maracatu, cafezal. e) abenoe, saiu, hotel.

2. Das palavras abaixo, uma admite DUAS formas de justificar o acento grfico: a) combustvel. b) est. c) trs. d) pases. e) veculos.

3. Assinale a alternativa em que a acentuao das palavras se explica pela mesma regra. a) fbrica, mquina, m. b) sade, egosta, atribu-lo. c) hfen, p, vm. d) quilmetro, cinquenta, privilgio. e) hfen, mdium, lcool.

4. H ERRO de acentuao em: a) O reprter havia afirmado que a canoa da Repblica andava rf. b) "Deus te abenoe" era o grito de pra que acalmava a meninada na hora de dormir. c) Rui vem de nibus, l o jornal e sempre procura saber o nome dos partidos que retm o uso do poder. d) Ainda no soube do porqu de sua desistncia do voo de ontem. e) Ontem voc no pode vir por gua no fogo e souberam disso atravs dos colegas.

5. A alternativa em que TODAS as palavras recebem acento grfico :

154

a) pudico, rubrica, destruido, Piau. b) campo, polens, hifen, abdomens. c) feiura, pessego, virus, voc. d) salada, camera, tatu, ltex. e) item, pudico, gratuito, raiz. 6. Qual a sequncia acentuada por terminar em encontro voclico pronunciado como ditongo crescente? a) assembleia, caracis, solidu e jiboia. b) Tamba, Camala, Tamba e aa. c) srie, ptio, rea e tnue. d) imveis, pnseis, pudsseis e msseis. e) bnus, jri, lpis e tnis. 7. Assinale a alternativa em que pelo menos UM vocbulo NO seja acentuado. a) vem, refens, polen, cips. b) tenis, esplendido, voce, portatil . c) papeis, rubrica, onix, urubu. d) compo-la, tem, mantem, armazm. e) apos, climax, sape, sade. 8. Analisando as palavras: 1. remoi, 2. bainha, 3. abenoo, notamos que est/esto corretamente grafada(s): a) apenas a palavra n. 1 b) apenas a palavra n. 2 c) apenas a palavra n. 3 d) somente a n. 1 e n. 2 e) todas as palavras 9. Assinale a opo em que TODAS as palavras devem ser acentuadas. a) persegui-lo, candido, beno, estreia. b) espelho, reporter, interim, arguem. c) eletron, fluor, eloquente, abenoe. d) iamos, caiste, pode, framos. e) impar, itens, enjoo, apoia. 10. H ERRO de acentuao num dos conjuntos seguintes: a) grtis, jiboia, juriti, altrusmo. b) aqui, Nobel, tambm, rubrica. c) apoio, item, espelho, tnue. d) lem, assemblia, pra, plo. e) circuito, bomia, nterim, Nlson.

155

11. A nica alternativa que possui, pelo menos, uma palavra indevidamente acentuada : a) frceps-avcola. b) lbaro-nctar. c) papis-hierglifo. d) stmo resfolego. e) anis - nterim. 12. As palavras que so acentuadas tendo em vista a mesma regra de acentuao so; a) emergncias - pblico. b) funcionrios - obrigatrias. c) ser - timo. d) futebolsticos - faz-lo. e) tdio - di. 13. O acento grfico desempenha a mesma funo em: a) carnaba e histria. b) petrleo e pacincia. c) jacarand e lpis. d) glria e est. e) mausolu e lquido 14. A palavra que pode ser enquadrada em DUAS diferentes regras de acentuao a) estratgia. b) abenoo. c) lmpido. d) refm. e) paj. 15. A alternativa em que TODAS as palavras esto corretamente acentuadas: a) atra-los - bceps - mdiuns - trofu. b) jibia - pegda - lbuns - Nobl. c) trs - refm - sbre - eltrons. d) gratuto - txtil - di - plo (verbo). e) revoem - convm (singular) - ms - para (verbo). 16. A alternativa em que NENHUMA palavra possui acento grfico : a) ideia, paranoico, leem, voo. b) iras, armazens, tatu. c) biquini, preto, lapisinho. d) gratuito, juri, raiz. e) tematico, uisque, camara. 17. Todas as palavras abaixo admitem dupla prosdia, EXCETO:

156

a) acrbata. b) sror. c) bero. d) hierglifo. e) xrox. 18. A NICA palavra indevidamente acentuada : a) anis. b) fiis. c) anis. d) assemblia. e) papis. 19. Assinale a palavra que NO se acentua segundo a regra das demais: a) tambm. b) espcies. c) incio. d) centenrias. e) mistrio. 20. A alternativa que possui DUAS palavras indevidamente acentuadas : a) constru-lo / runa / hfen / fiis. b) lbum / ris / fsseis / tnue. c) plo / pde / refns / atrs. d) rbrica / heri / bno / plo. e) jquei / mrtir / fasca / jesuta.

157

GABARITO DOS EXERCCIOS 1,2 e 3. EXERCCIO 1: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. B D D D A A C 8. 9. 10. 11. A B E C e) frequente. x f) ideia. x h) cu. x i) pastis. x j) geleia. x o) polo x p) pera x q) pra 15. 16. 17. 18. 19. 20. D C D B A C

12. A 13. b) arguir. x c) bilngue. x d) delinquente. x 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. C D D C E A B D

EXERCCIO 2: 1. 2. 3. 4. 5. 6. A D B E D B

EXERCCIO 3: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. A E B B C C C 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. E D D D B B A 15. 16. 17. 18. 19. 20. A A C D A D

You might also like