You are on page 1of 1

Jogos e jogos desportivos Os jogos so atividades cujo fim a diverso e o entretenimento dos participantes (denominados jogadores).

. A sua prtica implica o respeito de uma srie de regras que regem a dinmica do jogo. Existem jogos nos quais participa um nico jogador e outros onde participam vrios, inclusive equipas. Os jogos promovem o desenvolvimento de habilidades prticas e psicolgicas, contribuindo simultaneamente para o estmulo mental e fsico. Por isso, para alm de proporcionar entretenimento e diverso aos participantes, podem desempenhar um papel educativo. O desporto, por sua vez, consiste na realizao de uma atividade fsica, onde tambm se respeita um conjunto de regras. A diferena com os jogos que, no mbito desportivo, existe sempre a componente competitiva. Por isso, os desportos representam uma forma de competncia sempre em busca de um resultado. Ainda que a capacidade fsica seja muito importante para obter bons resultados finais, existem outros fatores que incidem no desenvolvimento do desporto, como o caso do equipamento do desportista (a roupa, instrumentos, etc.) e a fora mental. No desporto, conjuga-se a competncia com o entretenimento tanto para os praticantes (quem pratica) como para os espectadores (quem assiste). Posto isto, os desportos so disciplinas profissionais em que os desportistas recebem dinheiro pelo exerccio das suas atividades e os espectadores pagam para assistirem aos mesmos, nos estdios e ginsios. O futebol e o basebol, conforme o pas, so exemplos de desportos que fazem circular milhes de euros. Os jogos desportivos, para concluir, so atividades que combinam, em maior ou menor medida, diferentes facetas dos jogos e do desporto, como o entretenimento, o desenvolvimento fsico, o estmulo mental, o desempenho e a competio.

Ginstica Do latim gymnasa, a ginstica a disciplina que visa desenvolver, fortalecer e dar flexibilidade ao corpo atravs de rotinas de exerccios fsicos. Podem ser levados a cabo para fins de competio, como o desporto, ou para fins recreativos (lazer). A Federao Internacional de Ginstica (FIG) a organizao encarregada de regular a prtica desportiva da ginstica. Esta associao reconhece seis modalidades: geral, artstica, aerbica, acrobtica, rtmica e de trampolim. A ginstica geral realizada em grupos a partir de seis pessoas e consiste na execuo sincronizada de coreografias. A ginstica artstica engloba a expresso corporal ao ritmo da msica, ao passo que a ginstica aerbica implica movimentos de maior intensidade. A ginstica acrobtica uma modalidade coletiva que se realiza com aprestos; a ginstica rtmica s existe na modalidade feminina e tambm requere a utilizao de elementos (como a bola ou o arco). Por fim, a ginstica de trampolim, como o seu nome indica, levada a cabo com uma plataforma sobre a qual se salta. Para alm da vertente desportiva, d-se o nome de ginstica a toda a atividade fsica realizada por uma pessoa. Saltar corda, fazer caminhadas ou abdominais pode considerar-se, a nvel geral, como fazer ginstica. A prtica de exerccio fsico recomendada para melhorar a qualidade de vida, uma vez que promove a sade e a sensao de bem-estar, para alm de ajudar a definir (tonificar, esculpir, etc.) o corpo e, por conseguinte, a imagem da pessoa. Por fim, a ginstica a prtica ou o exerccio feito em qualquer tipo de atividade. Por exemplo: Tenho cinco filhos, fao imenso ginstica s para os vestir, dar-lhes o pequeno-almoo e lev-los ao infantrio todas as manhs antes de ir trabalhar.

You might also like