You are on page 1of 2

O QUE : CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONMICO?

Carlos Escssia

de extrema importncia sabermos diferenciar crescimento econmico de desenvolvimento econmico, pois possvel uma cidade, regio ou pas, crescer sem alcanar um estgio de desenvolvimento econmico. Em sntese, crescimento e desenvolvimento econmico so duas coisas ou situaes distintas.

Podemos definir crescimento econmico como o aumento da capacidade produtiva da economia (produo de bens e servios). definido basicamente pelo ndice de crescimento anual do Produto Nacional Bruto (PNB), per capita. O crescimento de uma economia indicado tambm pelo crescimento da fora de trabalho, pela receita nacional poupada e investida e pelo grau de aperfeioamento tecnolgico.

J o desenvolvimento econmico, podemos conceitu-lo como sendo o crescimento econmico (aumento do PNB per capita), acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da populao e por alteraes profundas na estrutura econmica.

Como se pode ver, o conceito de desenvolvimento mais qualitativo, pois inclui as alteraes da composio do produto e a alocao dos recursos pelos diferentes setores da economia, de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econmico e social (pobreza, desemprego, violncia, condies de sade, alimentao, transporte, educao, higiene e moradia). Em suma, podemos afirmar que desenvolvimento econmico algo que combina crescimento com distribuio de renda.

O Desenvolvimento de cada pas depende de suas caractersticas prprias, tais como: situao geogrfica, extenso territorial, passado histrico, cultura, populao e riquezas naturais. A Organizao das Naes Unidas (ONU) usa os seguintes indicadores para classificar os pases, segundo o grau de desenvolvimento: ndice de mortalidade infantil esperana de vida mdia, nvel de industrializao, grau de dependncia externa, potencial cientfico e tecnolgico, grau de alfabetizao, instruo e condies sanitrias.

De maneira geral, as mudanas que caracterizam o desenvolvimento econmico de uma cidade, regio ou pas, consistem no aumento da atividade industrial em comparao com a atividade agrcola, migrao de mo-de-obra do campo para a cidade, reduo das importaes de produtos industrializados e das exportaes de produtos primrios e menor dependncia de auxlio externo.

Para caracterizarmos um processo de desenvolvimento fundamental observarmos ao longo do tempo a existncia de: 1 crescimento do bem-estar econmico medita por indicadores, como, por exemplo: Produto Nacional Total e Produto, per capita; 2 diminuio nos nveis de pobreza, desemprego e desigualdades; 3 elevao das condies de sade, nutrio, educao, moradia, etc.

Como citamos anteriormente, ser possvel uma cidade, regio ou pas crescer sem se desenvolver economicamente, gostaria de citar como exemplo a cidade de Mossor, que nos ltimos anos

apresentou um aumento significativo do fluxo comercial advindo do setor salineiro e do parque industrial impulsionada pela Petrobras, aumento razovel no nvel de exportao de seus produtos primrios, na cacinicultura, na verticalizao do mercado imobilirio e no setor tercirio (notadamente o comrcio e a prestao se servios), cujos recursos advindos deste crescimento no causaram modificaes estruturais que pudessem induzir incremento complementar em outros setores ou segmentos da economia local e no implicaram em modificaes institucionais que melhorasse a qualidade de vida da nossa populao.

Sem dvida, a economia de Mossor tem apresentado um considervel ndice de crescimento econmico, no impedindo que a cidade apresente um ndice de desemprego galopante, j sendo visvel o grande nmero de famlias que vivem abaixo da linha internacional de pobreza, apesar de ser expressivo o aumento de estabelecimentos comerciais no municpio. Falar em desenvolvimento econmico a nvel de Mossor um grande equvoco ou desconhecimento total da nossa realidade, cujos ndices de desemprego, violncia, prostituio infantil e desigualdades sociais crescem em progresso geomtrica.

O aspecto fundamental que desenvolvimento econmico no pode ser analisado, somente, por meio de indicadores como crescimento do produto real ou crescimento do produto real per capita. Desenvolvimento econmico deve ser complementado por indicadores que representem, ainda que de forma incompleta, a melhoria da qualidade de vida dos indivduos, bem como a elevao das condies de sade, nutrio, higiene, moradia, dentre outras variveis sociais.

You might also like