You are on page 1of 5

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia - Anpolis Disciplina: Geografia Professor: Rangel Gomes Godinho Turma: Tcnico Integrado

- 1 ano ESTRUTURA DA TERRA E DERIVA CONTINENTAL 1. A formao da Terra Para compreender a formao do planeta Terra preciso conhecer sobre o Universo em que ela est inserida. Para esse fim, a teoria do Big Bang a mais aceita para explicao da origem e formao do Universo. Alm, o conhecimento do Universo preciso analisar a evoluo da estrutura da Terra para entender como se formaram suas camadas. 1.1. A Teoria do Big Bang A teoria do Big Bang trata da origem do Universo, esse espao fantstico onde esto localizados todas as Galxias, Sistemas, Planetas, e assim toda a humanidade. A busca pela compreenso sobre como foi desencadeado o processo que originou o universo atual, proporcionou e ainda proporciona vrios debates, pesquisas e teorias que possam explicar tal fenmeno. um tema que desperta grande curiosidade dos humanos desde os tempos mais remotos e gera grandes polmicas, envolvendo conceitos religiosos, filosficos e cientficos. At o momento, a explicao mais aceita sobre a origem do universo entre a comunidade cientifica baseada na teoria da Grande Exploso, em ingls, Big Bang. Ela apoia-se, em parte, na teoria da relatividade do fsico Albert Einstein (1879-1955) e nos estudos dos astrnomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972), os quais demonstraram que o universo no esttico e se encontra em constante expanso, ou seja, as galxias esto se afastando umas das outras. Portanto, no passado elas deveriam estar mais prximas que hoje, e, at mesmo, formando um nico ponto. A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow (1904-1968) e o padre e astrnomo belga Georges Lematre (1894-1966). Segundo eles, o universo teria surgido aps uma grande exploso csmica, entre 13,7 e 15 bilhes de anos atrs. O termo exploso refere-se a uma grande liberao de energia, criando o espao-tempo. At ento, havia uma mistura de partculas subatmicas (qharks, eltrons, neutrinos e suas partculas) que se moviam em todos os sentidos com velocidades prximas da luz. As primeiras partculas pesadas, prtons e nutrons, associaram-se para formarem os ncleos de tomos leves, como hidrognio, hlio e ltio, que esto entre os principais elementos qumicos do universo. Ao expandir-se, o universo tambm se resfriou, passando da cor violeta amarela, depois laranja e vermelha. Cerca de 1 milho de anos aps o instante inicial, a matria e a radiao luminosa se separaram e o Universo tornou-se transparente: com a unio dos eltrons aos ncleos atmicos, a luz pode caminhar

livremente. Cerca de 1 bilho de anos depois do Big Bang, os elementos qumicos comearam a se unir dando origem s galxias. A Via Lctea, galxia onde situa-se o Sistema Solar, tem aproximadamente 8 bilhes de anos de idade, enquanto o Sistema Solar se formou a 6 bilhes de anos, e o planeta Terra teve sua origem h cerca de 4,5 bilhes de anos. A formao do Sistema Solar teve incio quando uma enorme nuvem de gs que vagava pelo Universo comeou a se contrair. A poeira e os gases dessa nuvem se aglutinaram pela fora da gravidade e, h 4,5 bilhes de anos, formaram vrias esferas de gs incandescente que giravam em torno de uma esfera maior, que deu origem ao Sol. As esferas menores formaram os planetas, dentre os quais a Terra. 1.2. A evoluo do planeta Terra No incio, o planeta se constitua como uma grande massa incandescente em estado de fuso, sem estruturas slidas consolidadas. Envolta em gases a Terra era atingida por fragmentos rochosos, os quais possivelmente eram partes de planetas antigos, que vinham do espao sideral e ao colidirem com a Terra formavam grandes crateras, esses pedaos de rochas so chamados de meteoritos. No segundo momento da evoluo do Planeta, o material pesado/mais denso mergulhou para o interior do planeta e formou o ncleo, enquanto o material mais leve flutuou para a superfcie e formou a crosta. A subida de material mais leve teria trazido o calor para a superfcie dissipando-o. Com isso, a Terra vai se resfriando e solidificando-se, transformando-se em um planeta com 3 camadas principais: Ncleo, Crosta e o Manto. A Terra primitiva sofreu um resfriamento, os vulces entraram em erupo emitindo gases que formaram a atmosfera, por sua vez originando matria orgnica e gua. Assim, h cerca de 3,5 bilhes de anos, grande parte da crosta terrestre j estava formada, mas bem diferente da atual. Para entender a evoluo da crosta terrestre preciso estudar a teoria da Deriva Continental. 1.2.1. Teoria da Deriva Continental A teoria da Deriva Continental trata da formao dos continentes e oceanos, sendo desenvolvida pelo pesquisador (meteorologista) alemo Alfred Wegener, em 1912. Em 1915, ele publicou o livro "A origem dos Continentes e dos Oceanos", em que props a teoria, com base nas formas dos continentes de cada lado do Oceano Atlntico, que pareciam se encaixar. Wegener props que h cerca de 220 milhes de anos teria existido apenas um continente, a Pangia (palavra significa toda a terra), o qual se dividiu em dois grandes continentes, sendo o setentrional chamado de Laursia e o austral denominado de Gondwana. O movimento de afastamento dos continentes chamando de deriva continental, da surgiu o nome da teoria.

A figura a seguir mostra a evoluo da diviso do super-continente, Pangia.

Para fundamental sua teoria Wegener se baseou na observao dos contornos das costas atlnticas, americana e africanos, e na comparao dos tipos de rochas e de fsseis de plantas e animais encontrados nos dois continentes, separados pelo oceano Atlntico. A presena de fsseis idnticos ao longo dessas costas era a prova que demonstrava que no passado, frica e Amrica do Sul formaram um nico continente. A teoria da deriva continental tambm explicava as evidencias de mudanas climticas por que passaram alguns continentes, como os fsseis de plantas tropicais descobertos em bacias sedimentares na Antrtida, o que seria a prova de que a rea, atualmente coberta de gelo, j esteve prxima do Equador. Embora a teoria da Deriva Continental fosse repleta de evidncias no foi bem recebida pela comunidade cientifica da poca. Somente na dcada de 1960 o debate sobre a deriva continental voltou a ter importncia, com isso, serviu de base para o pesquisador Harry Hess desenvolver a Teoria da Tectnica de Placas. Destaca-se que a explorao de petrleo em alto-mar, na dcada de 1960, ajudou a constatar a expanso do assoalho ocenico, confirmando a teoria da Deriva Continental e da Tectnica de Placas, pois as rochas retiradas do fundo do mar, a medida que aumentava a distncia entre o local onde as rochas foram encontradas e a Dorsal Atlntica, aumentava tambm a idade das rochas.

1.3. Estrutura Interna da Terra A estrutura interna da Terra composta pela a Crosta, o Manto e o Ncleo, trs camadas principais que apresentam caractersticas distintas. O reconhecimento dessas camadas se deve a anlise de ondas ssmicas que registradas na superfcie terrestre, um estudo indireto, uma vez que no possvel ter acesso direto as partes mais profundas da Terra. Destaca-se a sondagem mais profunda atingiu apenas 12 km (na cidade de Kola localizada na Rssia) de profundidade, profundidade insignificante diante do raio da Terra de 6.370 km. Crosta terrestre camada rochosa com espessura mdia de 25 km. Dividi-se em crosta continental (com espessura entre 25 e 50 km, nas cadeias de montanhas), e crosta ocenica (com espessura entre 5 e 10 km). Manto camada formada por magma pastoso e denso, com espessura de 2.950 km. Ncleo parte mais densa do planeta com espessura de 3.420 km, formado predominantemente por nquel e ferro. Dividi-se em duas partes: ncleo externo (em estado de fuso) e ncleo interno (slido). Alm dessas trs principais camadas h tambm a Litosfera, camada que constituda pela parte rochosa da Terra crosta terrestre mais a parte superior do manto (slida). A litosfera no contnua, mas uma camada descontnua, formada por blocos rochosos, chamados placas tectnicas, essa placa flutuam sobre uma camada pastosa que compreende parte do manto superior (pastoso) e se limita com a litosfera, sendo denominada de Astenosfera. A fronteira entre as placas formam faixas de instabilidade, h nessas reas atividades ssmicas ou vulcnicas.

Referncia bibliogrfica: ALMEIDA, Lcia Marina Alves de; RIGOLIN, Trcio Barbosa. Fronteiras da Globalizao: o espao natural e o espao humanizado. Geografia Ensino Mdiao - Volume 1. So Paulo: tica, 2010. Equipe Brasil Escola. Wagner de Cerqueira e Francisco. Disponvel em: www.brasilescola.com/geografia/bigbang. MOREIRA, Joo Carlos; SENE, Eustquio de. Geografia Geral e do Brasil: espao geogrfico e globalizao. Editora Atual: So Paulo: Scipione, 2007. TEIXEIRA, Wilson, et al (Org). Decifrando a Terra. So Paulo: Oficina de Textos, 2000. 2 Reimpresso, 2003. 568 p.

You might also like