You are on page 1of 3

BLOCKS DIAGRAM

As prximas paginas mostram uma explicao de cada bloco:

CPU:
A CPU o crebro do sistema. No modelo j existente utilizamos um micro-controlador do tipo PIC16f628 do fabricante Microchip e que foi suficiente para monitorar o sistema que trabalhava com numerao binria nos cdigos de acesso e respostas de pedidos de informaes. Nesse novo modelo podemos utilizar um micro-controlador mais eficiente para novas funes (pic16f877 por ex.). Todas as informaes passaro por ele. Assim podemos esclarecer as principais funes da CPU: - Timing & sinchronization control: Efetua o controle de tempo gerando um relgio real internamente e sincroniza as aes do motor de passo para efetuar os ajuste nos momentos estabelecidos. - Interactivity control: Todas as atuaes do teclado sero monitorados pela CPU que determina se os dados que entram no sistema esto de acordo com os determinados. - Display control: As informaes e menus do sistema que aparecem no display LCD so gerados pela CPU que faz o papel de gerador de caracteres. - Keyboard control: O teclado, embora com o minino de teclas necessrias para todo os sistema operar (no maximo trs) tambm monitorado pela CPU que controla os tempos de atuao das teclas para mudanas de funes. - Stepper motor control: Controla os movimentos do motor de passo gerando as sequencias de pulsos necessarios para movimentao em sentido horrio e anti-horario alem de frequencias e temporizao. - Eeprom memory control: Esse modelo de CPU j contem internamente uma eeprom que pode ser manipulada de forma muito simples, mas de pequeno tamanho. Se necessrio, de acordo com o projeto, poder ser utilizada memria eeprom externa a CPU que tambm controlar a entrada e sada de dados dessa eeprom. - Serial interface control: Se necessrio, poder ser utilizada uma interface de acesso serial para conectar-se com outro dispositivo para leitura de dados sem necessidade de apresentao

no display LCD. A CPU libera esse tipo de acesso de acordo com cdigos pr-estabelecidos (aknowledges) .

DISPLAY INTELLIGENT LCD: O modulo LCD o responsvel pela apresentacao de resultados, tempo, e menus que disponibiliza e manipula o sistema. Ele recebe da CPU os dados a serem mostrados no formato ASCII e os apresentam em letras comuns. KEYBOARD: O Teclado faz a interao do usurio com a CPU.
STEPPER MOTOR DRIVER O Driver do motor utilizado para fornecer corrente eltrica suficiente nos pulsos gerados pela CPU para girar o motor de passos.

STEPPER MOTOR O motor de passo utilizado no atual sistema de 48 passos ( 7.5 graus) com um redutor de velocidade de aproximadamente 4000 vezes podendo ser mudado de acordo com a necessidade.
SERIAL INTERFACE Essa interface conecta o sistema a outros dispositivos capaz de se comunicar com a CPU se utilizando de cdigos pr-estabelecidos.

EEPROM MEMORY
Memoria no voltil que armazenar os dados do sistema, podendo mante-los mesmo sem energia. No sistema atual foi utilizada a eeprom do prprio controlador, mas podendo ser expandida para modelos do tipo 24c16, por exemplo, que ter capacidade de armazenar muito mais dados.

You might also like