You are on page 1of 9

Hegel O Estado como realizao histrica da liberdade

Introduo e Fundamentos Tericos Hegel foi um importante filsofo alemo do final do sculo XVIII e comeo do sculo XIX. Foi o fundador do Hegelianismo que se baseava na ideia principal de que a realidade capaz de ser expressa em categorias reais. Hegel dizia que as concepes filosficas do passado eram sem vida, no histricas e tendenciosas. Por isso, defendeu a forte ligao entre Histria e Filosofia. Hegel comeou sua carreira sendo discpulo de Schelling. Seu primeiro texto publicado foi Diferena entre os sistemas de Fichte e Schelling. Sua entrada em cena foi precedida, entretanto, por uma srie de estudos sobre seus predecessores alemes tanto Kant, Fichte e Schelling e anlises histricas e tericas, tecnicamente pouco filosficas, que vo desde a economia at a religio. Na Fenomenologia do Esprito, sua primeira grande obra, concluda durante a batalha de Iena (1807), e que marca a sua ruptura com Schelling. Hegel modera o seu entusiasmo inicial, recusa as expresses revolucionarias mais radicais e formula a primeira grande teoria da sociedade moderna, tomada como produto da revoluo. Hegel foi durante toda sua vida um professor. Hegel viajou pela Holanda, Blgica, ustria e Frana. Foi nomeado em 1805 professor extraordinrio em Iena.

tambm em Iena o importante artigo Das maneiras de tratar cientificamente o direito natural, onde faz a critica do jusnaturalismo e esboa a sua filosofia do direito. Ento reconhecido, um perodo depois, como o maior pensador da filosofia alem. Do ponto de vista terico, o Hegel da Filosofia do Direito o primeiro a fixar o conceito de sociedade civil como algo distinto e separado do Estado poltico. A sociedade civil definida como um sistema de carecimentos, estrutura de dependncias recprocas onde os indivduos satisfazem as suas necessidades atravs do trabalho, da diviso do trabalho e da troca, e asseguram a defesa de suas liberdades, propriedades e interesses atravs da administrao da justia e das corporaes. No h historia fora do Estado. No h nada fora da histria.

Hegel e os contranaturalistas

A elaborao hegeliana deve ser entendida tendo como pano de fundo o que vem antes dela. O que prossegue e contra o que se insurge. A teoria contranaturalista faz do individuo o foco da vida social. Toma o estado como algo derivado, uma criao artificial, produto de um pacto, ao voluntria pela qual os indivduos abdicam de sua liberdade originria em beneficio de um terceiro, dando vida a um corpo poltico soberano que lhes garanta vida, liberdade e bens. Tarefa fundamental do estado , ento, garantir a liberdade individual e a propriedade privada. Por essa via, entretanto, a teoria contranaturalista incapaz de explicar por que o estado pode exigir do individuo o sacrifcio da prpria vida em beneficio da preservao e do desenvolvimento do todo.

Ao fazer do interesse particular do individuo o contedo do Estado, ela esta, segundo Hegel, confundindo Estado e sociedade civil. Na verdade, o individuo sequer escolhe se participa ou no do Estado- constitudo como tal por ele. O Estado a totalidade orgnica de um povo, no um agregado, um mecanismo, um somatrio de vontades arbitrarias e inessenciais.

A questo da historia

Caracterstico dos jusnaturalistas a contraposio entre princpios suprahistricos e a prpria historia. Hegel diz que eles procuram estabelecer como o Estado deveria ser em vez de tentar compreender como ele . Ao construrem a teoria do contrato, eles pressupem a existncia- lgica ou histrica, pouco importa- de indivduos livres e iguais, vivendo isolados e separados uns dos outros, fora e antes da sociedade e da historia. Hegel, cuja ambio era no elaborar uma filosofia da historia, se por esta entende uma filosofia sobre a historia, mas a de construir a filosofia enquanto expresso especulativa da prpria historia.

Particularidade: propriedade e liberdade

O todo que precede a parte, o viver coletivo e universal que constitui o dever mais alto do individuo. Estado no apenas a esfera do viver junto, mas a associao para viver bem, virtuoso. Hegel um dia acreditou na possibilidade de restaurao da polis grega. Esta iluso foi abandonada por volta de trinta anos, numa crise que coincide com o fim do perodo napolenico. A elaborao platnica a tentativa desesperada de conter o mal antes que se alastre.

A liberdade concreta

Quem dependente no livre. Hegel diz que o Oriente sabe que somente um livre, o mundo grego e romano, que alguns so livres, o mundo germnico sabe que todos so livres. Esta teoria da liberdade que se realiza historicamente est na base de sua teoria das formas de governo. A concepo hegeliana de liberdade no elimina nas incorpora tais determinaes. Ela considera que a Revoluo Francesa colocou, mas no resolveu o problema da realizao politica da liberdade. Considerando-a como um estado em que o homem pode-se realizar como homem e construir um mundo adequado ao seu conceito.

De Maquiavel a Hegel

Com Hegel, portanto, completa-se o movimento iniciado por Maquiavel, voltado para apreender o Estado tal como ele uma realidade histrica, inteiramente mundana, produzida pela ao dos homens. Nesse percurso foram definitivamente arquivadas as teorias da origem natural ou divina do poder politico, afirmada a absoluta soberania e excelncia do Estado, a especificidade da politica diante da religio, da moral e de qualquer outra ideologia, reconhecida a modernidade e centralidade da questo da liberdade.

A reao a Hegel

A preocupao de Hegel no apenas construir uma teoria do Estado legitimo uma nova justificao racional do Estado. Ele avana, alm disso, para atribuir ao Estado as caractersticas da prpria razo. O retrato de um Hegel conservador foi fixado pela primeira vez em grande estilo por Rudolf Haym, em Hegel e seu tempo (1857). A constituio de um iderio liberal, viso-de-mundo compatvel com o progresso do mundo moderno e capaz de promover a unificao nacional da Alemanha, exigiria a prvia destruio da teoria hegeliana, diz Haym.

Eric Weil empreendeu em 1950 uma das mais articuladas tentativas de defender Hegel. Em Hegel e o estado no se contentou em lembrar que o estado no a ultima figura da razo, do desenvolvimento histrico do espiritoele superado pela arte e pela filosofia. Tentativa mais ousada e polemica foi aquela realizada por Georg Lukcs, num livro escrito na dcada de 30 sobre O jovem Hegel e os problemas da sociedade capitalista. Luckcs no nega a progressiva conservadorizao da teoria hegeliana, inegvel simples comparao entre o lugar e a funo que a Revoluo Francesa ocupa na Fenomenologia do espirito um texto terminado em 1807, em Iena, com Napoleo batendo s portas da cidade- e na seca arquitetura da Filosofia do Direito, que a culminao do sistema hegeliano. Hegel no s o filosofo que mais profunda e adequada comparao tem na Alemanha da essncia da Revoluo Francesa e do perodo napolenico, mas, alm disso, o nico pensador alemo do perodo que se ocupou seriamente dos problemas da Revoluo Industrial ocorrida na Inglaterra, e o nico que ento ps os problemas da economia clssica inglesa em relao com os problemas da filosofia da dialtica.

Filosofia do Esprito O Sistema das Necessidade A particularidade necessidades. das pessoas compreende principalmente as suas

A aquisio destes condicionada e mediada de um lado, pela vontade dos possuidores, a qual como vontade particular tem por fim as satisfaes da necessidade diversamente determinadas, de outro lado, so mediadas pela produo, sempre renovada, dos meios de troca por obra do prprio trabalho. A mediao da satisfao em virtude do trabalho de todos constitui a riqueza geral. O trabalho, que se torna assim, mais abstrato, tem como consequncia, em razo da sua uniformidade, de uma parte, a facilidade de trabalho e o acrescentamento da produo: de outra, a limitao a uma s habilidade, e, portanto a dependncia incondicionada do complexo social. A habilidade mesma torna-se deste modo mecnica e da a possibilidade de substituir o trabalho humano pela mquina. A diviso concreta da riqueza geral, que tambm um negocio geral em massas particulares, determinadas segundo os momentos do conceito.

E, alm disso, de fins e de interesses, como tambm de cultura espiritual e de hbito, constitui a diferena das classes. Os indivduos participam destas classes, segundo o talento natural, capacidade, o arbtrio e o acaso. A histria das constituies a historia da formao destas classes, das relaes jurdicas que os indivduos tm com elas, e delas entre si e com o seu centro. A classe substancial e natural tem uma riqueza estvel e natural no solo e no terreno frutfero, a sua atividade recebe a sua direo e seu contedo mediante determinaes naturais, e a sua eticidade se funda da f e na confiana. A segunda classe, a que reflexa, tem o seu campo prprio na riqueza da sociedade, no elemento que colocado na mediao, na opinio e em conjunto de acidentalidades, e o individuo o tem na sua habilidade subjetiva, no seu talento intelecto e solrcia. A terceira classe, que a pensante, tem por sua ocupao os interesses gerais, e, como a segunda, ter subsistncia mediada por sua habilidade, mas, como a primeira, tem subsistncia assegurada, embora assegurada pelo complexo da sociedade.

A administrao da Justia A realizao que cabe ao direito nesta esfera de conscincia intelectiva que ele trazido conscincia como universal estvel, e conhecido e posto na sua determinabilidade como aquilo que vigora: a lei. Aqueles que afinal consideram as leis como o mal ou alguma coisa de profano, e que tem como ordenao verdadeira da vida reger e ser regidos pelo amor natural, pela divindade ou pela nobreza inata, merc da f e da confiana-e vice versa o domnio das leis como um estado de coisa corrupto e injusto-, esquecem o fato de que as estrelas, como tambm os animais, so regidos por leis, e bem regidos- leis, as quais, ademais, nestes objetos, so s internas, no existem por si mesmas, no se apresentam como leis postas, mas que o homem tem isto de prprio, a saber, que conhece a sua lei, e portanto pode obedecer verdadeiramente a tal lei conhecida, e a sua lei, s na medida em que sabida, pode ser uma lei justa: conquanto, alias, no que respeita o seu contedo essencial, seja acidental e arbitrria, ou pelo menos mista e maculada de acidentes e de arbtrio. A forma positiva das leis, serem elas promulgadas e como notificadas como leis, a condio da obrigao exterior para com elas: como leis do direito estrito dizem respeito s vontade abstrata, e no vontade moral ou tica.

A poltica e a corporao

A administrao da justia exclui imediatamente o que pertence apenas particularidade das aes e dos interesses, e abandona acidentalidade o acontecimento dos crimes, assim como o cuidado pelo bem-estar pblico. Na sociedade civil, a meta a satisfao da necessidade, isto , ao mesmo tempo, tratando de necessidades do homem, a satisfao dela de modo fixo e universal, tanto vale dizer, a segurana desta satisfao.

O direito Interno do Estado A essncia do Estado universal em si e para si, a racionalidade do querer. Mas como tal que consciente de si e atua, ela exclusivamente subjetividade: e como realidade, um individuo. As leis exprimem as determinaes de contedo da liberdade objetiva. O Estado, como espirito que vive, apenas como que uma totalidade organizada e distinta em atividades particulares, as quais, procedendo de um conceito nico, da vontade racional, produzem este perenemente como seu resultado. No que diz respeito, esta considerada, mais precisamente, de uma parte, no sentido negativo contra o arbtrio estranho e o tratamento ilegal, de outra, no sentido afirmativo da liberdade subjetiva.

O direito Interno do Estado

A essncia do Estado universal em si e para si, a racionalidade do querer. Mas como tal que consciente de si e atua, ela exclusivamente subjetividade, e, como realidade, um individuo. A sua obra em geral, considerava em relao com o extremo da individualidade como multido dos indivduos consiste, em uma dupla funo. As leis exprimem as determinaes de contedo da liberdade objetiva. Em primeiro lugar, para o sujeito imediato, para o seu arbtrio independente, e para o interesse particular, elas so limites. A constituio a organizao do Estado. Ela contm as determinaes acerca do modo pelo qual as metas de cada pessoa so alcanadas, se guindo um ornamento onde a sociedade tem um sistema politico bem organizado visando dar mais clareza aos pensamentos de cada pessoas.

Liberdade e igualdade deveriam ser os resultados finais da Constituio que deve zelar pela integridade e funcionalidade da sociedade. Todos os homens so iguais por natureza esta frase representa um equivoco j que deve-se dizer que antes que s por natureza os homens so desiguais. A autoridade que mantem a organizao da sociedade como o esprito do povo, aquilo que o mantm vivo.

O direito externo do Estado O direito externo do Estado repousa de uma parte, sobre estes tratados positivos, mas contm por isso somente direitos aos quais falta a verdadeira realidade. Por outra parte, repousa sobre o chamado direito internacional, cujo principio universal o pressuposto reconhecimento dos estados, e por isso limita as aes que de outro modo seriam desenfreadas, dos povos uns contra os outros. A historia Universal O Esprito de um povo contm a necessidade natural e est na existncia externa, a substancia tica em si infinita , e por si, particular e limitada, e o seu aspecto subjetivo est afetado de acidentalidade. Mas deus, que conhecido no esprito e na verdade, o contedo. Plato concebeu o pensamento de que a verdadeira constituio e a verdadeira vida do Estado tem seu fundamento mais profundo na ideia, nos princpios em si e para si universais e verdadeiros da justia eterna. E, certamente, saber e conhecer isso o objeto da filosofia. A Plato no foi dada a possibilidade de se adequar at poder dizer que, enquanto a verdadeira religio no entrar no mundo e no se tornar dominante nos Estados, o verdadeiro principio do Estado no chegar sua realidade.

Concluso Hegel foi um pensador que viveu muito a frente do seu tempo. Quando muito jovem fundamentou seus estudos no legado de Marx, praticamente, e ainda desvencilhou-se de toda e qualquer influencia, exceto da filosofia platnica e deixou ainda uma grande obra, objeto de pesquisa e estudos. Muito observador de seu tempo, pensador, visionrio, filosofo,... Viveu um perodo de grandes transformaes iniciadas por ele.

Ele era capaz de estereotipar toda a realidade do seu tempo influenciando a ordem social e politica da Alemanha a partir do sculo XVIII, tanto quando realizou conceitos religiosos e filosficos. Hegel talvez tenha sido ou foi o primeiro filsofo a dissociar o individuo do Estado. A influir e defender em suas ideias a necessidade de se reconhecer e respeitar as vontades e necessidades humanas de forma divisvel, contudo, respeitando a soberania do Estado, assim, foi considerado revolucionrio, chegando a ter suas teses combatidas pelos conservadores da poca. Hoje podemos afirmar a importncia das suas ideias, diante dessa realidade que ele vislumbrou.

You might also like