You are on page 1of 13

PROCEDIMENTALISMO VERSUS SUBSTANCIALISMO: UM DILOGO HIPOTTICO ENTRE HABERMAS E STRECK

(Categoria: Reviso Bibliogrfica) Tiago Brene

RESUMO: Expe as principais caractersticas das teorias procedimentalista e substancialista do Direito. Apresenta a crtica de Lenio Luiz Streck teoria procedimentalista, bem como concepo procedimentalista de democracia de Jrgen Habermas. Foca-se nas justificaes e nos argumentos levantados pelos autores, para a fundamentao das teorias em anlise. Restringe-se, por fim, a uma breve abordagem sobre os reflexos na forma de conceber a jurisdio constitucional ou sobre as perspectivas para a atuao do Poder Judicirio propriamente dito, sob o olhar de cada corrente filosfica. Conclui que ambas as teorias pretendem alcanar um mesmo fim, a saber, uma sociedade mais equnime e justa, outorgando ao Direito um importante papel na persecuo destes fins. Todavia, verifica-se uma divergncia no tocante a definio do limite entre o sistema jurdico e o poltico, bem como sobre o papel que o Judicirio deve desempenhar nem um Estado Democrtico, cujo modelo historiogrfico revela um dficit de implementao de princpios e valores inerentes aos direitos fundamentais e, que, se encontram positivados em nvel constitucional. PALAVRAS-CHAVE: Filosofia do Direito, Procedimentalismo, Substancialismo.

SUMRIO: INTRODUO. 1. PROCEDIMENTALISMO E SUBSTANCIALISMO: CONSIDERAES GERAIS. 2. A CRTICA DE ESTRECK TEORIA PROCEDIMENTALISTA. 2.1. O PROCEDIMENTALISMO EM FACE DA REALIDADE BRASILEIRA. 3. SUPERAO DE PARADIGMAS E O PAPEL DO JUDICIRIO. 3.1. EVENTUAL RESPOSTA CONTRA-ARGUMENTATIVA DE HABERMAS. CONCLUSO. REFERNCIAS.

INTRODUO

Aps a segunda guerra mundial, tratada por muitos autores como segundo ps-guerra, a estrutura normativa e o papel do Direito tornaram-se objetos de investigao das mais variadas reas do conhecimento. Considerando a grande complexidade e o entrelaamento de reas como poltica, economia, sociologia e o prprio direito, tem-se uma contnua e dinmica reviso dos fundamentos do sistema jurdico. Muito mais do que um simples debate terico ou meramente acadmico, as diversas teorias e revises econmicas,

Aluno do 4 ano de filosofia da Universidade Estadual de Londrina, membro do projeto pesquisa A Relao entre a Moral e o Direito na Filosofia de Jrgen Habermas.

sociolgicas e filosficas tendem a propiciar eventuais mudanas no itinerrio polticojurdico de ordenamentos jurdicos. Em linhas gerais, trata-se de investigaes que perscrutam a legitimidade de ordenamentos jurdicos histricos, isto , quando tais ordenamentos so espelhados em face de suas comunidades. As teorias procedimentalista e substancialista apresentam-se como correntes de tradies filosficas. Muito embora seja possvel identificar traos marcantes em ambas as correntes, no se pode falar em ideologias. As duas teorias pretendem superar o paradigma da filosofia da conscincia. Os substancialistas cobram a realizao histrica para os estados latinos tal como, supostamente, ocorrera nos pases do hemisfrio norte, o que faz lembrar, timidamente, uma filosofia da histria de cunho hegeliano, e, de certa forma, o materialismo histrico de Marx. Nesta perspectiva, os valores a ser realizados devem ser apreendidos historicamente a partir da sociedade, por assim dizer. Os procedimentalistas, por seu turno, pretendem superar tanto o paradigma do direito liberal quanto o paradigma do direito republicano, voltando-se para captao dos valores que so construdos comunicativamente em situaes ideais de fala, nas quais todos os indivduos, autnomos, podem deliberar. O desdobramento da discusso entre procedimentalismo e substancialismo enorme. Mormente, no Brasil, bem como em diversos pases classificados como pases em desenvolvimento, o escopo repousa sobre a atuao do Poder Judicirio, como mandatrio para efetivar certos princpios positivados em mbito constitucional. Disso resulta, ainda, uma discusso muito peculiar no tocante a interveno do Judicirio no que se refere realizao de polticas pblicas. O presente trabalho abre mo desta discusso, para centrarse nos argumentos e fundamentos de cada corrente. Um pequeno passo, porm, vai alm da anlise dos fundamentos para pontuar questes pertinentes jurisdio constitucional, isto , a justia constitucional enquanto atividade das supremas cortes. Neste contexto, toma-se duas obras como referncia para a proposta de confronto terico: Jurisdio Constitucional e Hermenutica: Uma nova Crtica do Direito, do professor Lenio Luiz Streck e Direito e Democracia: Entre Facticidade e Validade do filsofo alemo Jrgen Habermas.

1 PROCEDIMENTALISMO E SUBSTANCIALISMO: CONSIDERAES GERAIS

Um primeiro ponto que deve ser fixado para esse estudo o fato de que, tanto os procedimentalistas (HABERMAS, 1997) quanto os substancialistas (STRECK, 2004), partem de um mesmo pressuposto: esto tratando de modelos democrticos. O desdobramento constitui-se, portanto, de um lado uma concepo formal ou procedimental de democracia, e, de outro lado, a concepo material ou substancial. Segundo Habermas (1997, vol. 2. p.183) o paradigma procedimentalista do direito procura proteger, antes de tudo, as condies do procedimento democrtico. Este apego, por assim dizer, ao procedimento democrtico implica que a qualquer momento um determinado tema poder ser debatido na esfera pblica poltica. Isto pressupe, porm, o acatamento da opinio pblica, tanto por parte de um parlamento quanto por parte da administrao. A partir da referncia a D. Grimm, Habermas assevera que:
O paradigma procedimental do direito orienta o olhar do legislador para as condies de mobilizao do direito. Quando a diferenciao social grande e h ruptura entre o nvel de conhecimento e a conscincia de grupos virtualmente ameaados, impem-se medidas que podem capacitar os indivduos a formar interesses, a tematiz-los na comunidade e a introduzilos no processo de deciso do Estado. (HABERMAS, 1997, vol. 2, p. 185).

Para Habermas (1997, vol. 2, p. 186), o ncleo procedimentalista seria a mediao recproca entre a soberania do povo, institucionalizada juridicamente, e, a noinstitucionalizada. Se por um lado Habermas enftico em privilegiar o procedimento democrtico, por outro lado, Streck (2004, p. 149), questiona de forma escancarada, tendo em vista valores e principios constitucionais: qual dimenso do direito que deve ser privilegiada? Embora Streck (loc., cit) mencione timidamente, a discusso est envolta das Concepe s de liberdade negativa e liberdade positiva1. a partir da concepo positiva de liberdade
1

A liberdade segundo o paradigma liberal denominada liberdade negativa, a qual garante ao indivduo que o Estado no ir interferir na sua intimidade ou subjetividade, so os chamados direitos de defesa. A liberdade segundo o paradigma republicano denominada liberdade positiva, a qual est voltada para o bem comum,

(embora no diga isso expressamente) somada ao princpio da democracia que Streck vai apresentar o Estado Democrtico de Direito como um novo paradigma. Assim, assevera Streck (2004, p. 153) que, os procedimentos democrticos constituem, por certo, uma parte importante, mas s uma parte, de um regime democrtico e tm de ser verdadeiramente democrticos no seu esprito. Para compreender tais correntes, preciso ter em mente que, se est tratando, como pano de fundo, de teorias fundacionais do prprio Estado. Streck (2004, p. 148) entende o Estado Democrtico de Direito como uma sntese dos momentos historiogrficos dos Estados, um avano, um plus acrescentado ao Estado de Direito. Isto significa, segundo entendimento de Streck (op. cit. p. 147), uma valorizao do jurdico.
Em sntese, a corrente substancialista entende que, mais do que equilibrar e harmonizar os demais Poderes, o Judicirio deveria assumir o papel de um intrprete que pe em evidncia, inclusive a contra maiorias eventuais. A vontade geral implcita no direito positivo [...] inexorvel que, com a positivao dos direitos sociais-fundamentais, o Poder Judicirio (e, em especial, a justia constitucional) passe a ter um papel de absoluta relevncia, mormente no que pertine jurisdio constitucional. (STRECK, 2004, pp. 147, 148)

Na viso de Streck (op. cit. p. 164), Habermas esquece esse novo paradigma que o Estado Democrtico de Direito. Ocorre, entretanto, que Habermas concebe sim, um novo paradigma, todavia o procedimentalista, pautado na tica do discurso. A diferena marcante que para Streck (2004, p. 165), o Direito no Estado Democrtico um transformador, sendo que para Habermas seria apenas um medium entre a sociedade e o Estado. Habermas, por sua vez, faz uma reconstruo terica que salvaguarda tanto elementos liberais quanto elementos republicanos. Assim, o procedimentalismo seria uma superao dos modelos liberais e republicanos:
[...] o paradigma procedimental do direito resulta de uma controvrsia acerca de paradigmas, partindo da premissa, segundo a qual o modelo jurdico liberal e o do Estado social interpretam a realizao do direito de modo
para coletividade, sendo que o espao de subjetividade do indivduo passa a ser menor. Neste paradigma, o Estado assume compromissos positivos com a coletividade. Para tanto cf. De la libert des anciens compare celle des modernes, Benjamn Constant. Ver, ainda, Dos Conceptos de libertad, Isaiah Berlin.

demasiado concretista, ocultando a relao interna que existe entre autonomia privada e pblica, e que deve ser interpretada caso a caso.(HABERMAS, vol. 2. p. 185).

Dessa forma, fica claro que o autor alemo no v com bons olhos a instrumentalizao do direito para fins da regulao poltica, a qual sobrecarrega a estrutura do mdium jurdico, dissolvendo a ligao que existe entre poltica e a realizao de direitos dos quais no se pode dispor (HABERMAS, 1997, vol. 2, p. 182).

2 A CRTICA DE STRECK TEORIA PROCEDIMENTALISTA DE HABERMAS

A primeira crtica de Streck, praticamente j foi mencionada nas consideraes gerais. Lenio L. Streck (2004, p. 165) enftico ao afirmar que Habermas no reconhece o verdadeiro sentido, por assim dizer, do modelo de Estado Democrtico. Na verdade, essa concepo implica admitir obrigaes positivas por parte do Estado. Parece, no entanto, que tal carter no passa desapercebido na obra de Habermas, mesmo que este no utilize necessariamente a expresso Estado Democrtico com o mesmo sentido apresentado por Streck (para Streck a superao de paradigmas Estado Democrtico de Direito, para Habermas, o procedimentalismo). Ao invs disso, Habermas parece no ser muito simptico ou favorvel sobrecarga de determinadas funes como atribuies do Estado:
[...] num Estado sobrecarregado com tarefas qualitativamente novas e quantitativamente maiores, resume-se a dois pontos: a lei parlamentar perde cada vez mais seu efeito impositivo e o principio da separao dos poderes corre perigo. (HABERMAS, 1997, vol. 2, p.173).

Em seguida, a crtica reside no fato de que Streck (2004, p. 165) entende que o Direito nesse novo paradigma (Estado Democrtico de Direito E.D.D.) possui uma nova legitimidade. A legitimidade viria, ento, segundo Streck, da prpria constituio. Isto porque, para Streck, a constituio a representao de um contrato social, diga-se de passagem, de um contrato que encerra no seu interior valores histricos em contnua referncia ao momento de sua formao. possvel depreender uma eventual resposta de Habermas a esta crtica, a

partir da anlise da perda de validade da constituio na interpretao do paradigma procedimentalista (HABERMAS, 1997, vol. 2, p. 181). Para o autor alemo, a carta constitucional no basta por si s, como portadora de legitimidade do ordenamento. Ao contrrio, a legitimidade um simulacro da comunicao entre o ordenamento institucionalizado e a opinio pblica que advm da esfera pblica poltica (op. cit., pp. 185, 186). Assim, em momentos de crises no mbito interno da lgica da diviso dos poderes, desde diretrizes aos problemas administrativos, deve voltar-se facticidade social com o fim de filtrar legitimaes de temas sintetizados em forma de uma opinio pblica, que, se formam na interseco das diversas esferas pblicas. A diferena em relao proposta de Streck2, reside no fato de que Habermas no se aceita que um dos poderes se auto-atribua como responsvel para uma interpretao final da legitimidade constitucional, mesmo que tal interpretao tenha em mente a gnese democrtica do direito. Ainda sobre a compreenso epistemolgica e ontolgica (Streck aborda as duas questes), o autor brasileiro critica a forma como o procedimentalismo habermasiano desvincula os valores do texto constitucional de sua ao/concretitazao (STRECK, 2004, p. 172). Antes de apresentar um argumento de Habermas para esta assertiva de Streck, cabe ressaltar que, no entendimento do autor brasileiro, seguindo a orientao de Vital Moreira, nenhum preceito constitucional pode ser privado de funo normativa (STRECK, 2004, p. 168). Pois bem, dito isso, cabe observar, agora, compreenso e a distino que Habermas faz entre normas3 e valores:

Princpios ou normas mais elevadas, em cuja luz outras normas podem ser justificadas, possuem um sentido deontolgico, ao passo que os valores tm um sentido teleolgico. [...] Normas vlidas obrigam seus destinatrios sem exceo [...] valores expressam preferncia tidas como dignas. [...] luz das
2

Embora o presente trabalho no se aprofunde sobre a concepo de constituio para Streck, cumpre ressaltar que o autor, no captulo V da obra aqui trabalhada, apresenta uma concepo ontolgica da constituio, que, de antemo, j fica visvel quando se verifica a afirma de que a constituio deve ser entendida como valores a serem realizados, uma vez que surge a partir de um contrato social. No se trata, porm, de uma compreenso metafsica, embora seja uma confuso que freqentemente se verifica no meio acadmico. Uma compreenso metafsica implicaria atemporalidade e uma essncia desvinculada da historicidade de uma comunidade e um ordenamento, em outras palavras, da prpria formao da constituio. O carter de ente de uma constituio se d justamente, quando se apresenta inserida em um tempo histrico, isto , mesmo que de uma histria do presente. Normas no sentido que Habermas expe, pode, em casos limitados, ser compreendidas como princpios, desde que apresente eficcia vinculadora.

normas possvel decidir o que deve ser feito, ao passo que, no horizonte dos valores, possvel saber qual comportamento recomendvel. (HABERMAS, 1997, Vol. 1, pp. 316, 317).

2.1 O PROCEDIMENTALISMO EM FACE DA REALIDADE BRASILEIRA

Em linhas bem genricas, tentou-se pontuar a crtica de Streck ao procedimentalismo e, sempre em seguida, apresentar pretensos ou possveis argumentos de Habermas, como uma hiptese contra-argumentativa. Agora, porm, pretende-se to-somente ressaltar certos questionamentos, os quais se mostram pertinentes, levantados pelo autor brasileiro. Ademais, de tempos em tempos, o pensamento jurdico-filosfico brasileiro fica em xeque pelos prprios acadmicos brasileiros. Curiosamente, quando surge uma transgresso do pensamento comum e dogmatizado da cultura jurdica brasileira, tem-se um torcer de narizes, por assim dizer, por parte dos estudiosos patrcios. muito salutar um dilogo com tantas tradies filosficas complexas sem perder o foco da realidade histrica brasileira. Tal postura, por si s, j digna de grande apreo. As correes normativas que podem e devem ser apresentadas, pressupem o acolhimento de uma teoria para o interior da discusso. O que no se pode, porm, expurgar preliminarmente uma nova proposta crtica. Pois bem. Lenio Luiz Streck questiona a proposta procedimentalista de Habermas em face de peculiaridades brasileiras. A proposta de Habermas visa no a apenas a institucionalizao legtima do direito em seu mbito interno mas uma legitimidade com justificao moral. Esta, por sua vez, s pode ser alcanada por meio de um agir comunicativo (HABERMAS, 1989) que pressupe condies ideais de fala e sujeitas autnomos. Alis, a prpria autonomia privada, isto , de sujeitos singulares, constitui uma preocupao para Habermas. Em face disso Streck questiona:
Como ter cidados plenamente autnomos, como Habermas propugna, se o problema da excluso scia no foi resolvido? Como ter cidados plenamente autnomos se suas relaes esto colonizadas pela tradio que lhes conforma o mundo da vida? (grifos do autor) (2004, p.p. 174, 175).

Ainda sobre as peculiaridades brasileiras questiona Streck:


Pode uma eleio ser justa, se uma grande parte do eleitorado carece de instruo necessria para compreender as principais linhas do debate polticos? (loc. cit.)

O prprio autor brasileiro responde negativamente a tais perguntas. Como no h na obra de Habermas reflexes sobre o modelo brasileiro ou mesmo consideraes sobre se a sua teoria pode ou no ter perspectivas em outros modelos, deixa-se de expor um contra-argumento. Por outro lado, nada obsta que tais questionamentos, pertinentes por sinal, sejam explorados por estudiosos do direito brasileiro. Assim, qui, se encontrem caminhos para uma formao de uma opinio pblica brasileira que seja autnoma, tal como exposta na tica do discurso e, ao mesmo tempo, transformadora, como advoga Lenio L. Streck.

3 SUPERAO DE PARADIGMAS E O PAPEL DO JUDICIRIO

A posio substancialista defendida por Streck (2004, p. 179) expressa e enftica ao dizer que [...] o judicirio no pode assumir uma postura passiva diante da sociedade. Como os desdobramentos4 desta perspectiva so enormes, deve-se ter em mente a justia constitucional propriamente dita. Essa compreenso fundamentada a partir da teoria das normas programticas e, em certo ponto, no dirigismo5 constitucional. Existe uma virada paradigmtica significativa na forma substancialista de compreender as atribuies para o Judicirio. Ressalte-se, entretanto, que no se trata apenas de eleger novas atribuies, at porque, no se apresenta uma lista exaustiva de atribuies, mas o cenrio histrico que ir nortear racionalmente qual a atribuio que deve ser assumida, bem como os parmetros hermenuticos. O fundamento consiste em que, se por um lado as normas estruturais garantem os aspectos formais da democracia, por outro lado, os direitos fundamentais so princpios que garantem a realizao da dimenso matrial da
4

Reitera-se, aqui, que a anlise conceitual, isto , investiga os fundamentos e as justificaes de cada teoria. Assim, o trabalho no aborda a influncia da concepo substancialista no tocante a ao ( interveno) do judicirio no mbito das polticas pblicas. O prprio Streck cita o primeiro momento do constitucionalista portugus J.J. Gomes Canotilho, como referencial terico para inferior que os valores constitucionais programticos que se dirigem ao legislativo, podem ser auto-atribudo ao Judicirio, quando aquele poder mantm-se inerte ou mora legislativa.

democracia substancial (STRECK, 2004, p. 182). Um Estado que cumpre apenas a parte formal estaria, nesta linha de pensamento, incompleto, e no contemplaria o plus que o Estado Democrtico representa. O corte apresentado por Streck, no tocante ao intervencionismo substancialista, alberga o cumprimento dos preceitos e princpios nsitos aos Direitos Fundamentais sociais e ao referencial de Estado Social (previsto especificamente na Constituio da Repblica Federativa do Brasil CF/88). Embora cite as crticas que os procedimentalistas fazem, no sentido de que falta aos tribunais a legitimidade poltica e os instrumentos bsicos necessrios para a implementao das polticas do bem-estar social, Streck vale-se das exposies de Daz Revorio e Gilberto Bercovici:
[...] nenhuma fundamentao de valores pode ignorar o texto constitucional buscando elementos sem qualquer ligao com a constituio. Por outro lado, a abertura dos valores constitucionais no significa que no tenham significa jurdico, passveis de ser ignorados pelo legislador ou pelo intrprete. (STRECK, 2004, p. 194-196).

Assim, o que se prope um redimensionamento na relao entre os Poderes. Os contedos materiais das constituies devem ser implementados por meio da realizao (efetivao) de seus valores substantivos. Caso o Poder originariamente incumbido desta realizao mantenha-se interte, quer seja por questes polticas partidrias, quer seja por incompetncia, deve-se o judicirio interar-se para o cumprimento de das chamadas promessas da modernidade6 .

3.1 EVENTUAL RESPOSTA CONTRA-ARGUMENTATIVA DE HABERMAS7


6

Trata por Streck no mbito dos direitos humanos fundamentais, isto , direito bsico e no paradigma da dignidade da pessoa humana. A obra aponta dois referenciais para tais promessas: a revoluo francesa e o chamado segundo ps-guerra. Doravante, a exposio contra-argumentativa de Habermas equivale ao VI captulo da obra Direito e Democracia, entre facticidade e validade volume 1, intitulado Justia e Legislao. Sobre o papel e a legitimidade da jurisdio constitucional (pp. 297-330). A exposio do texto fruto de um trabalho anterior, sendo que reflete uma condensao de uma analise quase exaustiva do captulo citado, bem como das discusses realizadas nas reunies do projeto de pesquisa A relao entre a Moral e o Direito na filosofia de Jrgen Habermas. Por isso, as citaes no seguem a mtrica at ento apresentada.

10

Tendo em vista que a jurisprudncia constitucional diz respeito atuao dos Tribunais tanto na aplicao do Direito, isto , nos casos em que um Tribunal decide um caso concreto, quanto no parecer final sobre a validade ou invalidade das normas, nos casos de controle abstrato, uma orientao axiolgica por parte dos tribunais daria ensejo, segundo Habermas, ao surgimento de uma legislao concorrente por parte dos Tribunais, o que coloca em risco a lgica da diviso dos poderes. O primeiro passo para entender a crtica de Habermas consiste em visualizar as diferenas que o filsofo entende existir entre normas e valores. Normas, no contexto tratado por Habermas, so princpios normativos ou normas mais elevadas. As normas, portanto, possuem uma pretenso de validade universal ao passo que os valores so preferncias direcionadas a determinados fins. Entre as normas no existe hierarquia. Os valores, porm, comportam uma flexibilidade na hierarquia de suas proposies. As proposies normativas, em que pese serem principiolgicas, so absolutas, isto , obrigatrias, j os valores, so relativos e sua aplicao ou ausncia de aplicao se d de forma arbitrria. Da anlise da atuao dos Tribunais no mbito privado a crtica reside na arbitrariedade na escolha da aplicao de um valor em detrimentos de outros, uma vez que no existem medidas racionais que possam direcionar qual valor dever ser aplicado em cada caso, o que torna a atuao judicial irracional e funcionalista. No mbito do controle constitucional das normas a crtica consiste em trs pontos: (1) Habermas defende com veemncia um autocontrole da validade constitucional das normas por parte do Legislativo; (2) o controle da constitucionalidade das normas orientado por valores tende a compreender a constituio como uma categoria ontolgica, do que resulta prescrio a priori da ordem jurdica e, ainda, compreendendo esta como global e concreta; (3) os discursos jurdicos se autocompreendem com uma racionalidade superior nas decises. No entanto, Habermas dir que a suplantao do discurso poltico pelo discurso jurdico, ainda que este seja mais especializado, colocar em risco: (i) a lgica da separao dos poderes (ii) a legitimao democrtica do Estado de Direito, uma vez que esta legitimao advm do prprio processo poltico de formao dos parlamentos. Dessa forma, Habermas entende que um Tribunal Constitucional s manter-

11

se imparcial, se resistir tentao de preencher seu espao de atuao e interpretao com juzos morais. A interpretao de princpios normativos, ainda que o sistema normativo comporte uma estrutura relacional razoavelmente flexvel, consegue manter uma reserva de coerncia para que o sistema de regras permanea ntegro.

CONCLUSO

Para este estudo, duas obras foram utilizadas de forma especial, as quais serviram como eixo-base do trabalho. So elas: Direito e Democracia: Entre facticidade e validade do filsofo alemo Jrgen Habermas e Jurisdio constitucional e Hermenutica. Uma Nova Crtica do Direitode Lenio Luiz Streck. Outras obras dos mesmos autores, bem como de outros autores serviram para a orientao e acompanhamento do tema. Apresenta os argumentos substancialista do direito, o qual atribui um papel intervencionista e atuante para o Poder Judicirio a partir de dois pontos: o Estado Democrtico de Direito como um novo paradigma de Estado; valores e princpios inerentes aos direitos humanos fundamentais positivados em nvel constitucional. Descreve, tambm, fundamentos da teoria procedimentalista, para qual a preocupao primeira proteger, antes de tudo, as condies do procedimento democrtico, bem como a lgica da diviso dos Poderes. Assim, no aceita uma atuao do Judicirio que possa extrapolar suas atribuies clssicas, e, ainda, em termos de um controle de constitucionalidade das normas. Mais do que um resultado prtico ou funcionalista, a provocao teve o fito de instigar a uma reflexo jusfilosfica com pertinncia realidade brasileira. As duas teorias contra-postas neste trabalho possuem um mesmo motivo, a saber, uma sociedade mais equnime. A lgica da diviso dos Poderes recebe uma nova leitura pelos autores. Para Streck, o cenrio de um ordenamento pode deslocar para o Poder Judicirio a funo mandatria de realizar valores e princpios positivados em mbito constitucional. Para Habermas, o filtro de legitimao de ser realizado pelo Poder Legislativo, o que implica devolver e submeter a uma nova anlise parlamente um tema cuja opinio pblica esteja

12

deliberando. Deve-se considerar, por fim, que, no mbito da filosofia, no se pode dirigir para determinadas teorias com o fito de posicionar-se como certo ou errado. As construes sistmicas possuem ou no validade no seu interior. O confronto de sistemas serve, quando muito, para proporcionar uma reflexo ou impulsionar novos horizontes tericos.

REFERNCIAS:

APPIO, Eduardo. Controle de Constitucionalidade no Brasil. Curitiba: Juru Editora, 2005. 222 p. BONAVIDES, Paulo. Do Estado Liberal ao Estado Social. 6 ed. So Paulo: Malheiros, 1996. 230 p. In:______. Cincia Poltica. 2 ed. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1972, 627 p.

13

In:______. Teoria do Estado. 3 ed. So Paulo: Malheiros, 2001. 379 p. DWORKIN, Ronald. Uma Questo de Princpio. So Paulo: Martins Fontes, 2001. 593 p. HABERMAS, Jrgen. Conscincia Moral e Agir Comunicativo. Traduo: Guido Antnio de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. 236 p. In:______. Direito e Democracia, entre facticidade e validade volume 1. Traduo. Flvio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. 354 p. In:______. Direito e Democracia, entre a facticidade e validade volume 2. Traduo: Flvio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. 352 p. In: ______. Facticidad y Validez. Sobre el derecho y del Estado demcrtico de derecho en trminos de teora del discruso. 4 ed. Madrid: Trotta, 2005, 689 p. SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 12 ed. So Paulo: Malheiros, 1996. 818 p. STRECK, Lenio Luiz. Hermenutica Jurdica e(m) Crise. Uma explorao hermenutica da construo do Direito. 3 ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001. 319 p. In:______. Jurisdio constitucional e Hermenutica. Uma Nova Crtica do Direito. 2 ed. Rio de janeiro: Forense, 2004. 919 p.
STRECK, L. L.; MORAIS, J. L. B. Cincia Poltica e Teoria Geral do Estado. 4 ed., Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004.

RAMOS, Dirco Torrecillas. Controle de Constitucionalidade Por via de Ao. So Paulo: WCV Editora, 1998, 204 p.

You might also like