You are on page 1of 12

ndice

INTRODUO ............................................................................................................................ 1 OBJECTIVOS ............................................................................................................................... 2 ENERGIA GEOTRMICA .......................................................................................................... 2 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAO DA ENERGIA GEOTRMICA .. 3 URNIO ENRIQUECIDO ........................................................................................................... 4 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAO DA ENERGIA NUCLEAR ......... 5 CARVO MINERAL (CLASSIFICAO E CARACTERIZAO) ....................................... 6 TIPOS DE CARVO MINERAL ................................................................................................ 7 CARACTERSTICA DO CARVO MINERAL ......................................................................... 7 IMPACTOS AMBIENTAIS ......................................................................................................... 8 GERAO DE ENERGIA ELTRICA NO MUNDO COM BASE NO CARVO .................. 8 O PROCESSO DE PRODUO DE ENERGIA ELTRICA A PARTIR DO CARVO MINERAL..................................................................................................................................... 9 GERAO DE ENERGIA ELTRICA POR TIPO DE COMBUSTVEL .............................. 10 BIBLIOGRAFIA......................................................................................................................... 11

Energia Geotrmica, Nuclear e a Energia produzida a partir de Carvo Mineral 11 de Abril de 2013

INTRODUO A crescente demanda de energia, mais especificamente de energia eltrica, vem impulsionando cada vez mais o desenvolvimento tecnolgico. A busca por alternativas, novas fontes de energia e novos processos de transformao energtica constante. Por outro lado, o impacto ambiental causado pelas formas tradicionais de gerao de eletricidade faz a sociedade abrir os olhos para os problemas causados por tal desenvolvimento e constatar a necessidade de uma mudana de rumo. E como alternativa, as fontes renovveis de energia esto hoje na mira dos pesquisadores de diversas reas, alm de serem as preferidas da opinio pblica (BURATTIN, 2000). Atualmente, a nova ordem mundial a busca pela autossuficincia em gerao de energia, aliada a uma diversificao da matriz energtica, ou seja, a procura por diferentes fontes de energias alternativas que supram a demanda interna dos pases, no caso de uma escassez de combustveis fsseis. Para tanto, os pases tm que ter sob controle fontes primrias de gerao de energia eltrica, trmica e veicular e em um mundo globalizado necessrio que haja uma interdependncia entre os pases e uma autossuficincia em alguma fonte de energia (IGNATIOS, 2006). As energias renovveis so provenientes de ciclos naturais de converso da radiao solar, fonte primria de quase toda energia disponvel na Terra e, por isso, so praticamente inesgotveis e no alteram o balano trmico do planeta e se configuram como um conjunto de fontes de energia que podem ser chamadas de no-convencionais, ou seja, aquelas no baseadas nos combustveis fsseis e grandes hidreltricas. Atualmente, tem-se procurado mais apropriadamente usar as denominaes Energias Renovveis e Novas Energias, para delimitar o conceito naquelas com ciclos de renovao natural, que, em ltima anlise, se originam da energia solar como fonte primria. Incluindo-se nesta categoria a energia elica, de biomassa e a solar, estas so formas de energia que se regeneram de uma forma cclica em uma escala de tempo reduzida. Com exceo da energia nuclear e da energia geotrmica, a fonte de particularmente toda nossa energia o sol. Isto inclui a energia que obtemos da combusto do petrleo, carvo, gs natural e madeira, pois esses materiais so o resultado da fotossntese, um processo biolgico que incorpora a energia da radiao solar nos tecidos das plantas (HEWITT, 2002).

Da Silva, Celso; Joaquim Portsio

Pgina 1

Energia Geotrmica, Nuclear e a Energia produzida a partir de Carvo Mineral 11 de Abril de 2013

OBJECTIVOS Geral Estudar as Energias Renovveis Especifico Dar a conhecer os princpios da Energia Geotrmica Energia Nuclear Carvo Mineral

ENERGIA GEOTRMICA A energia geotrmica a energia produzida do calor das rochas derretidas no subsolo (magma) que aquecem a gua no subsolo permitindo gerar electricidade (GUERRINI, 2001). O termo Geotrmica provm do grego geo, "Terra" e Thermo, "calor", literalmente "calor da Terra". gerada do decaimento radioativo no ncleo da Terra, quase 4.000 quilmetros abaixo da superfcie da Terra. O ncleo de dupla camada feito acima de magma muito quente (rochas derretida) em torno de um centro de ferro slido. Geralmente, encontrada nos reservatrios das guas aquecidas subterrneas e em reas de intensa atividade vulcnica, tais como Islndia, a nova Zelndia, o Japo e o Havai (Wynn & Wiggins, 2002). Esse modo de gerar energia eltrica aproveita o calor proveniente das placas magmticas que tm funo de isolar o nosso planeta do seu interior, quanto mais profundas mais o calor gerado pelas placas. As usinas eltricas aproveitam esta energia para produzir gua quente e vapor. O vapor aciona as turbinas que geram quase 3.000.000 joules de energia eltrica por segundo e a gua quente percorre tubulaes at chegar s casas. Nos Estados Unidos da Amrica h usinas deste tipo na Califrnia e em Nevada. Em El Salvador, 30% da energia eltrica consumida provm da energia geotrmica. (GUERRINI, 2001).

Da Silva, Celso; Joaquim Portsio

Pgina 2

Energia Geotrmica, Nuclear e a Energia produzida a partir de Carvo Mineral 11 de Abril de 2013

Figura 1. Usina geotrmica de Nesjavellir, prxima a ingvellir, Islndia. (fonte https://sites.google.com/site/asbenergiasrenovaveis/Home/energia-geotermica ).

A energia geotrmica, como a solar, a elica e a hidrulica, no prejudicam o meio ambiente. Outros mtodos para obter energia tm srios problemas ambientais. chamada de fonte de energia renovvel, porque a gua reposta pelas chuvas e o calor continuamente produzido nas profundezas da Terra (Hewitt, 2002). VANTAGENS GEOTRMICA E DESVANTAGENS DA UTILIZAO DA ENERGIA

VANTAGENS uma fonte de energia limpa; No utiliza combustveis fsseis; No necessita de alagamento de reas para armazenamento; uma forma de energia electrica aceitavel.

DESVANTAGENS Produz Resduos radioativos; Acidentes e Insegurana aos funcionrios; Emisso de Gases de estufa; Cria instabilidade geolgica.

Da Silva, Celso; Joaquim Portsio

Pgina 3

Energia Geotrmica, Nuclear e a Energia produzida a partir de Carvo Mineral 11 de Abril de 2013

ENERGIA NUCLEAR Na busca de novas fontes de energia trmica, surge no panorama cientifico e tecnolgico a energia nuclear, que produzida e captada da liberao de reao nuclear, ou seja, no processo de transformao de ncleos atmicos ou por um processo de fisso do ncleo do tomo de urnio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia (BURATTIN, 2000).

Experiencias realizadas na dcada de 1930 mostraram que o calor resultante de reaes nucleares muito grande. Surgem assim as Usinas Termonucleares, nas quais um reator nuclear gera energia trmica necessria para mover as turbinas. Nesse reator, o uranio (elemento qumico da natureza) sofre, de forma controlada, fisses nucleares; quebra do ncleo do tomo em dois ncleos menores, em geral, liberando grande quantidade de energia trmica (BURATTIN, 2000).

URNIO ENRIQUECIDO

Sabemos que o tomo constitudo de um ncleo onde esto situados dois tipos de partculas: os prtons que possuem cargas positivas e os neutrons que no possuem carga. Em torno do ncleo, h uma regio denominada eletrosfera, onde se encontram os eltrons que tm cargas negativas. tomos do mesmo elemento qumico, que possuem o mesmo nmero de prtons e diferentes nmeros de neutrons so chamados istopos. O urnio possui dois istopos: U-235 e U-238. O U-235 o nico capaz de sofrer fisso. Na natureza s possvel encontrar 0,7 % deste tipo de istopo. Para ser usado como combustvel em uma usina, necessrio enriquecer o urnio natural. Um dos mtodos filtrar o urnio atravs de membranas muito finas. O U-235 mais leve e atravessa a membrana primeiro do que o U-238. Esta operao tem que ser repetida vrias vezes e um processo muito caro e complexo. Poucos pases possuem essa tecnologia para escala industrial.

Da Silva, Celso; Joaquim Portsio

Pgina 4

Energia Geotrmica, Nuclear e a Energia produzida a partir de Carvo Mineral 11 de Abril de 2013

Figura

2.

Diagrama

do

reator

de

uma

Usina

Nuclear

fonte:

pt.wikipedia.org/wiki/Central_nuclear

O urnio colocado em cilindros metlicos no ncleo do reator que constitudo de um material moderador (geralmente grafite) para diminuir a velocidade dos nutrons emitidos pelo urnio em desintegrao, permitindo as reaes em cadeia. O resfriamento do reator do ncleo realizado atravs de lquido ou gs que circula atravs de tubos, pelo seu interior. Este calor retirado transferido para uma segunda tubulao onde circula gua. Por aquecimento esta gua se transforma em vapor (a temperatura chega a 320C) que vai movimentar as ps das turbinas que movimentaro o gerador, produzindo eletricidade.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAO DA ENERGIA NUCLEAR

VANTAGENS A principal vantagem da energia nuclear obtida por fisso a no utilizao de combustveis fsseis; No gerao de gases de efeito estufa; Apresenta a vantagem de no necessitar o alagamento de grandes reas para a formao dos lagos de reservatrios, evitando assim a perda de reas de reservas

Da Silva, Celso; Joaquim Portsio

Pgina 5

Energia Geotrmica, Nuclear e a Energia produzida a partir de Carvo Mineral 11 de Abril de 2013

naturais ou de terras agricultveis, bem como a remoo de comunidades inteiras das reas que so alagadas; Imunidade alteraes climticas futuras que possam trazer alteraes no regime de chuvas.

DESVANTAGENS Resduos radioativos: A gerao de rejeito radioativo de usinas nucleares normalmente baixa, mas representa um problema, pois os elementos contidos no combustvel queimado, principalmente os produtos de fisso, demoram um tempo muito longo para decarem em outros elementos e apresentam alta radioatividade. Acidentes: O acidente no reator de Chernobyl (ex-URSS) contaminou radioactivamente uma rea de aproximadamente 150.000 km (corresponde mais de trs vezes o tamanho do estado do Rio de Janeiro). Perigos aos funcionrios: Principalmente todo funcionrio que opere na proximidade de substncias radioativas est exposto ao risco de contaminao. Segurana: A Agncia Internacional de Energia Atmica alertou que terroristas poderiam vir a comprar resduos radioativos, por exemplo de pases da ex-URSS ou de pases com ditaduras que usam tecnologias nucleares, tais como Ir ou Coreia do Norte, e construir uma chamada bomba suja. Gases de estufa: A produo de gases de estufa de uma usina nclear comum de 3 a 6 vezes maior quando comparada com a energia hdrica e elica, considerando todo o processo necessrio para oper-la.

CARVO MINERAL (CLASSIFICAO E CARACTERIZAO)

O carvo mineral foi uma das primeiras fontes de energia utilizadas em larga escala pelo homem. Sua aplicao na gerao de vapor para movimentar as mquinas foi um dos pilares da Primeira Revoluo Industrial, iniciada na Inglaterra no sculo XVIII. J no fim do sculo XIX, o vapor foi aproveitado na produo de energia eltrica. Ao longo do tempo, contudo, o carvo perdeu espao na matriz energtica mundial para o petrleo e o gs natural, com o desenvolvimento dos motores a exploso.

Da Silva, Celso; Joaquim Portsio

Pgina 6

Energia Geotrmica, Nuclear e a Energia produzida a partir de Carvo Mineral 11 de Abril de 2013

O carvo mineral um combustvel fssil slido formado a partir da matria orgnica de vegetais depositados em bacias sedimentares. Por ao de presso e temperatura em ambiente sem contato com o ar, em decorrncia de soterramento e atividade orognica, os restos vegetais ao longo do tempo geolgico se solidificam, perdem oxignio e hidrognio e se enriquecem em carbono, em um processo denominado Carbonificao. O mineral formado pela decomposio da matria orgnica (como restos de rvores e plantas) durante milhes de anos, sob determinadas condies de temperatura e presso. composto por tomos de carbono, oxignio, nitrognio, enxofre, associados a outros elementos rochosos (como arenito, siltito, folhelhos e diamantitos) e minerais, como a pirita. O mineral pode ser usado na indstria (principalmente siderrgica) e na produo de energia eltrica.

TIPOS DE CARVO MINERAL O Carvo pode ser classificado de acordo com sua concentrao de carbono Tipos de Carvo Carbono (%) Calor de combusto (KJ/g) Turfa 50-60 25 Lenhito 60-75 25-30 Hulha 80-90 30-35 Antracito 90-95 35-38

Tabela 1. Tipos de Carvo mineral

CARACTERSTICA DO CARVO MINERAL Cada um dos estgios caracterizado por um perodo da coluna geolgica, isto , representa o perodo em que ocorreu o incio da transformao dos restos vegetais. Assim temos: Turfa - o Carvo menos transformado. Contem restos de vegetais no transformados, possui pequeno poder calorifico e no utilizada como fonte de energia pela indstria.

Da Silva, Celso; Joaquim Portsio

Pgina 7

Energia Geotrmica, Nuclear e a Energia produzida a partir de Carvo Mineral 11 de Abril de 2013

Em algumas regies frias e pobres, a turfa utilizado como combustvel domestico. o estgio mais recente, ps data do quaternrio. Lenhito - constitui um estgio mais adiantado que a turfa. Possui grande teor de umidade, facto que prejudica o seu poder calorifico. Em geral, a sua formao data geologicamente da era Mesozoica e do perodo tercirio. Hulha - chamada tambm de Carvo mineral, data do paleozoico, ocorrendo tambm em terrenos mesozoicos e tercirios. No se distingue na hulha, a olho nu vestgios de origem vegetal. Antracito - data do perodo paleozoico. considerado o melhor carvao mineral pelo facto de possuir na sua composio qumica grande quantidade de carbono, o que lhe d maior poder calorifico. muito usado no aquecimento domstica porque queima sem chama fuliginosas e sem o mau cheiro de outros carves. (BOSQUILHA, et al 2000)

IMPACTOS AMBIENTAIS A principal restrio utilizao do carvo o forte impacto socio ambiental provocado em todas as etapas do processo de produo e tambm no consumo. A presso ambientalista contra o carvo tem sido intensa, principalmente com o advento das teorias do aquecimento global e da reduo da camada de oznio, dentro da reivindicao do controle e da reduo das emisses de poluentes para a atmosfera, mas a posio desse bem mineral vem se mantendo relativamente inabalvel no cenrio mundial. Em parte, o sucesso da resistncia do carvo se deve ao extraordinrio progresso da tecnologia de preveno e recuperao de danos ambientais. A extrao, por exemplo, provoca a degradao das reas de minerao. A combusto responsvel por emisses de gs carbnico (CO2) e provocando assim o efeito estufa.

GERAO DE ENERGIA ELTRICA NO MUNDO COM BASE NO CARVO

O carvo responde pela maior parte da produo da eletricidade em vrios pases. Por exemplo, China e Estados Unidos que, segundo a AIE, em 2006 produziram mais da metade dos 7.775 terawatts-hora (TWh1) gerados no mundo. Alm disso, pases como Alemanha, Polnia, Austrlia e frica do Sul usam o carvo como base da gerao de

Da Silva, Celso; Joaquim Portsio

Pgina 8

Energia Geotrmica, Nuclear e a Energia produzida a partir de Carvo Mineral 11 de Abril de 2013

energia eltrica devido segurana de suprimento e ao menor custo na comparao com outros combustveis, como pode ser visto na Tabela 2 abaixo.

Carvo mineral China Estados Unidos India Alemanha Japo Africa do Sul Austrlia Rssia Coreia do Sul Reino Unido Outros Pases Mundo

TWh 2.301 2.128 508 302 299 236 199 179 153 152 2.298 7.755

Tabela 2. Gerao de energia eltrica a partir de carvo no mundo em 2006

O PROCESSO DE PRODUO DE ENERGIA ELTRICA A PARTIR DO CARVO MINERAL Atualmente a principal aplicao do carvo mineral no mundo e a gerao de energia eltrica por meio de usinas termeltricas. Em segundo lugar vem a aplicao industrial para a gerao de calor (energia trmica) necessrios aos processos de produo, tais como secagem de produtos cermicos e fabricao de vidros. Um desdobramento natural dessa atividade e que se expandido a cogerao ou utilizao do vapor aplicado no processo industrial tambm para a produo de energia eltrica. Pesquisas envolvendo processos tecnolgicos que permitam um maior aproveitamento do poder calorifico do carvo (gaseificao) e simultaneamente a preservao do meio ambiente tem sido desenvolvidos.

Da Silva, Celso; Joaquim Portsio

Pgina 9

Energia Geotrmica, Nuclear e a Energia produzida a partir de Carvo Mineral 11 de Abril de 2013

Considerando-se tambm a preparao e queima do carvo, este processo se d, da seguinte maneira: o carvo extrado do solo, fragmentado e armazenado em silos para posteriormente ser transportado a usina, onde novamente ser armazenado. Em seguida, transformado em p, o que permitira melhor aproveitamento trmico ao ser colocado para queima nas fornalhas de caldeiras. O calor liberado por esta queima transformado em vapor ao ser transferido para a gua que circula nos tubos que envolvem a fornalha. A energia trmica (calor) contida transformada em energia mecnica (cintica), que movimentara a turbina do gerador de energia eltrica. Este movimento d origem a energia eltrica. No caso da cogerao, o processo similar porm o vapor, alm de gerar energia eltrica, tambm extrado para ser utilizado no processo industrial.

GERAO DE ENERGIA ELTRICA POR TIPO DE COMBUSTVEL De acordo com dados da Agencia Internacional de Energia (AIE), o carvo a fonte mais utilizada para gerao de energia eltrica no mundo, respondendo por 41% da produo total. Sua participao na produo global de energia primria, que considera outros usos alm da produo de energia eltrica, de 26%.

Grfico 1. Gerao de energia eltrica por tipo de combustvel

Da Silva, Celso; Joaquim Portsio

Pgina 10

Energia Geotrmica, Nuclear e a Energia produzida a partir de Carvo Mineral 11 de Abril de 2013

BIBLIOGRAFIA BOSQUILHA, et al, (2000) Interaes e transformaes I, elaborando Conceitos sobre Transformaes Qumicas, 5ed, USP edit, So Paulo. IGNATIOS, Miguel. Um governo auto-suficiente. Gazeta Mercantil, 11 Maio 2006, p. A-3. Paul G. Hewitt, (2002). Fsica conceitual, 9 edio, laser house editora, So Paulo. Charles M. Wynn& Arthur W. Wiggins, (2002). As Cinco Maiores Ideias da Cincia, prestigio editorial, So Paulo, p196 Maria Paula T. de Castro Burattin, (2000), Energia uma abordagem multidisciplinar, editora livraria de Fsica, p50-75 BRASIL ESCOLA. Geografia. Fontes de Energia. Energia Geotrmica. Disponvel em: <http://www. brasilescola.com/geografia/energia-geotermica-1. htm>. Acesso em: 10 de abril de 2023 pelas 09:39 PM. GUERRINI, Iria Mller. Fontes Alternativas de Energia. CDCC. USP. So Carlos. Disponvel em: <http://fisica.cdcc.sc.usp.br/olimpiadas/01/artigo1/

fontes_eletrica.html>. Acesso em: 20 maio 2011.

Da Silva, Celso; Joaquim Portsio

Pgina 11

You might also like