You are on page 1of 5

DIR504 Recurso da prova de

Filosofia Jurdica
Universidade Federal de Ouro Preto

Ouro Preto Minas Gerais Brasil

Recurso de: Professor:

A teoria rawlsiana
A sociedade justa, para Rawls, deve iniciar-se por um mecanismo contratual hipottico onde pessoas racionais, no preocupadas com interesses alheios, no auto-interessadas ou invejosas, dispostas em uma situao de equidade, renem-se para apresentar concepes razoveis de justia e chegar a um denominador comum razovel que os permita escolher os princpios de justia que sero aplicados estrutura bsica da sociedade. Essas pessoas desconhecem, porm, qual ser a concepo de bem, religio, sexo, idade, aspectos fsicos, talentos naturais e demais caractersticas que tero sua disposio no papel que ser assumido na sociedade ps-contratual1. O que os motiva escolher um ou outro principio so fatores como o modo como sero distribudos os bens primrios dessa sociedade, como sero distribudos os direitos, as liberdades e os demais frutos da cooperao social. Cada futuro membro dessa sociedade, que deve funcionar de forma cooperativa, apresentaria concepes razoveis de justia2. Entretanto, surge a questo de quais princpios escolher? Segundo Rawls, essas pessoas escolheriam os seguintes princpios: a) Liberdades bsicas iguais para cada individuo, compatvel com a liberdade de todos e cada um dos demais; b) Oportunidade a cargos, ttulos e posies sociais, que devem estar acessveis sem discriminao, garantida a todos os membros da sociedade; c) No caso de haver necessidade de uma distribuio desigual, ela deve beneficiar os menos favorecidos3. Nessa estrutura, o princpio a teria prioridade hierrquica sobre os princpios b e c e c prioridade em relao a b. O princpio a escolhido porque no sabendo da posio que ocuparemos na sociedade, nem nossas caractersticas pessoais, dada a hiptese do vu da ignorncia na posio original, no quereramos ser desconsiderados ou descriminados pela sociedade a partir do momento em que assumssemos nosso papel. Os princpios b e c seriam escolhidos porque ningum deve ser responsabilizado pelas arbitrariedades da natureza ou contingncias sociais. A sociedade deve dispor de mecanismos que viabilizem a realizao de diferentes projetos de vida e distribuir os frutos da cooperao social e bens primrios de forma igual4. Assim, a sociedade justa, para Rawls, , portanto, uma sociedade que se inicia em condies equnimes entre seus membros e que tenha uma estrutura bsica que garanta liberdades bsicas iguais para todos, acesso universal s posies e cargos, onde s sejam admitidas desigualdades que beneficiem os menos favorecidos e, por fim, onde as arbitrariedades da natureza e contingncias sciais5 no sejam utilizadas em benefcio restritivo de quem as possui. Os princpios de justia asseguram que 1. Todos desfrutem de liberdades iguais compatveis com a liberdade de todos os demais; 2. Ningum abrir mo das liberdades que dispe por benefcios econmicos e/ou sociais; 3. As oportunidades sejam igualmente acessveis a todos; 4. No caso da necessidade de uma distribuio desigual, os menos favorecidos sejam beneficiados; 5. As
1 2 3

Ao procedimento apresentado Rawls denominou vu da ignorncia.

Mas considerando que eles devem apresentar concepes de justia razoveis, eles j no deveriam ter pr-concepes de justia? (Uma das crticas de Sen).

A diviso em trs princpios foi feita para fins didticos, c , na verdade, um adendo a b. 4 No caso da necessidade de uma distribuio desigual deve-se observar c. 5 Arbitrariedades da natureza e contingncias scias so chamadas por loteria natural.
2

arbitrariedades naturais ou contingncias sociais no venham a trazer vantagens imprprias no mbito individual6. Rawls pretende, a todo custo, evitar que arbitrariedades e contingencias sociais impliquem benefcios imprprios a quem as possui. No podemos ter responsabilidade moral por sermos altos ou baixos, magrelos ou obesos, ricos ou pobres, ou por qualquer outro fator que no podemos escolher ou controlar. S podemos ser responsabilizados por escolhas livres e autnomas, nunca por esses fatores.

Justia distributiva
Considere trs sociedades que distribuam seus bens, para as classes a, b e c da seguinte maneira: Sociedade 1 10 a b 6 c 3 Total de bens 19 Sociedade 2 Sociedade 3 9 6 5 5 2 5 16 16

Mesmo sem saber o que est sendo distribudo mas sabendo que, seja qual for sua escolha, poder cair, aleatoriamente, em qualquer classe, qual sociedade voc escolheria? Lembre-se que voc um individuo racional, no preocupado com interesses alheios, no autointeressado ou invejoso, que est sob o efeito do vu da ignorncia. Certamente que nessas condies o posio de uma jogador que arrisca cair na melhor classe, correndo o risco de cair na pior, no possvel. A escolha unnime, nessas condies, a sociedade em que entre as piores chances teremos a melhor.7 Ou seja, em que a pior hiptese em que possamos cair seja a melhor entre as opes disponveis. Na sociedade 1, por exemplo, ganharamos 3 em 19. Isso muito ruim e pouco desejvel, visto que na melhor das hipteses poderamos dispor de 10. Se eu tiver 3 e algum tiver 10 eu, certamente, estarei em maus lenis. Nessa perspectiva, a sociedade 3 a ma is desejvel. Apesar de ter menos bens que a sociedade 1 (16 contra 19) a sociedade que tem a menor diferena entre quem recebeu mais e quem recebeu menos. a sociedade que distribui de forma mais igual seus recursos.

Cada um desses princpios implica outras seguridades praticas como liberdade de imprensa e seus benefcios, liberdade de conscincia e seus benefcios, liberdade poltica (de organizao, votar e ser votado, etc.), estabilidade e legitimidade jurdica (j que so princpios que, na hiptese contratual tornam-se concepes de justia comumente aceitas por aqueles indivduos. 7 Principio do maximin, maximizar o mnimo.
3

Problemas e Crticas Apresentados por Amartya Sem


As teorias de justia transcendental, em especial a de Rawls tem o problema de preocupar-se demasiadamente com a natureza do justo e a identificao de arranjos idealmente justos. A grande vantagem de uma teoria de justia comparativa, como a de Sen, o fato de pretender realizaes. Isto , de tentar corrigir injustias concernentes pessoas de carne e osso. Ao invs de comear do zero, como sugerir a teoria rawlsiana frente sociedades completamente incompatveis, oferece a opes de remover injustias pontuais para tornar a sociedade menos justa em contraparte a um modelo a ser seguido. uma proposta muito mais exequvel. Assim, no precisamos trabalhar com arranjos que pouco tem a ver com sociedades reais. Outro problema que os indivduos racionais e imparciais da condio hipottica pr-contratual poderiam escolher princpios que no aqueles, no h razo para que eles escolham os propostos por Rawls. Isso se deve ao fato de que para escolher princpios de justia, os indivduos j devem ter pr-concepes de justia. Por fim, uma sociedade rawlsiana no d valor ao pluralismo j que, de certa forma, iguala as diferenas. Isso esvazia o valor de importante caractersticas individuais.

Razo Pblica
A razo pblica a razo dos cidados enquanto compartilham a situao de cidadania e seu objeto, o bem pblico em uma concepo pblica de justia que tem uma base pblica de justificao. Assim, considerada o mecanismo para que possamos entender, deliberar e discutir o porque as coisas so de uma determinada forma, porque devem ser assim e no de outra maneira e porque no esto de outra forma. um entendimento pblico-racional dos arranjos democrticos pelo qual podemos exercer adequadamente nossa vontade e cidadania de forma a estabelecer um direito derivado do povo e aceito por ele.

You might also like