You are on page 1of 4

Projeto de Artes.

Justificativa:
As Artes so aqui compreendidas como uma linguagem, uma forma de comunicao humana, o que um dos aspectos que justifica sua presena na socializao de adolescentes infratores. O universo do adolescente est rodeado de imagens que trazem significados culturais para o desenvolvimento social. Ao utilizar-se de meios para desenhar, pintar, modelar, colar, cada adolescente expressa os seus sentimentos e sensaes, manipulam diferentes materiais e suportes e simultaneamente, interage com o mundo social e cultural. Este projeto prope atividades que promovem o conhecimento do universo cultural atravs da explorao de elementos das artes, do conhecimento e apreciao de produes artsticas e culturais; estas aes integram o pensar, imaginar, expressar, aprender e comunicar. Assim, ao ter contato com as artes no CESAP, os adolescentes podero integrar mltiplos sentidos presentes nesta linguagem, desenvolvendo a capacidade simblica, a organizao psicomotora e seu processo de construo de identidade.

Objetivo Geral:
O Artesanato busca promover o desenvolvimento de habilidades individuais e da formao do indivduo conhecedor do legado artstico cultural da humanidade.

Objetivos Especficos:
*Um dos objetivos do CESAP possibilitar aos adolescentes o conhecimento do universo artsticocultural como meio de expresso, incluso, socializao e contextualizao, utilizando a ludicidade e o encantamento que a arte possui; * Interagir com materiais e suportes variados, experimentando-os e conhecendo o modo de utiliz-los; [Explorao e manipulao de materiais diversos] *Aprimorar as habilidades manuais atravs da coordenao motora que amplia confeccionando diversos artesanatos; *Desenvolver a socializao, a participao e a aceitao de regras e normas nas atividades artesanais; *Apresentar o procedimento adequado de algumas tcnicas: pintura, colagem, modelagem, impresso; * Explorar e utilizar alguns procedimentos permitindo intervenes necessrias para desenhar, pintar, criar e modelar; * Observar a habilidade de cada um na realizao das atividades;

Publico Alvo:
Adolescente do CESAP

Cronograma:
Artes em Biscuit: a massa de modelar produzida a partir da mistura de amido de milho, cola branca (cascorez), conservantes como limo ou vinagre branco e vaselina.

Materiais: Amido de milho


Cola branca (cascorez) Vaselina Vinagre branco Tintas para tingimento da massa Papel filme

Objetivo: Desenvolver a coordenao motora e as habilidades dos adolescentes.


Artes em E.V.A: Espuma vinlica acetinada, um material sinttico usado para trabalhos manuais.

Materiais: Placas de E.V.A 2mm diversas cores


Placas de E.V.A (Raber) 5mm ou CDs Bolas de isopor 75mm para cabea Bolas de isopor 40mm para o corpo Bolas de isopor 40mm e 35mm para os ps Rendas coloridas Palito para churrasco Marcador permanente (Acrilex) ponta dupla Olho mvel Cola instantnea para E.V.A Laos de cetim

Objetivo: Estimular a criatividade e as habilidades dos adolescentes.


Bordados: Bordado uma forma de criar a mo ou a mquina desenhos e figuras ornamentais em um tecido, utilizando para este fim diversos tipos de ferramentas como agulhas, fios de algodo, de seda, de l, de linho, de metal etc., de maneira que os fios utilizados formem o desenho desejado.

Materiais: Gama de fios Anchor Moulin


Gama de fios Anchor Perl 8 Anchor Raiom Anchor Toral Prola

Anchor Metalizada nas cores dourada e prata Agulha Corrente BA713 cartela com seis agulhas sortidas Agulhas Darning Corrente Carbono para tecidos Tecidos

Objetivo: Desenvolver a coordenao motora fina, sendo assim tendo a capacidade de


usar de forma eficiente e precisa os pequenos msculos, produzindo assim movimentos delicados e especficos.

Mosaico: O mosaico consiste em peas recortadas, que coladas prximas umas das outras, produzem um determinado efeito visual, como um desenho ou imagem. Estas peas podem ser feitas de diversos materiais, embora a mais comum seja a pastilha de vidro. A pastilha de vidro bastante fcil de manusear, podendo ser usada inteira ou em pedaos.

Bases: Base de MDF ou compensado naval. Materiais: Pastilhas de vidro


Apliques de cermica

Ferramentas: culos de proteo


Pina, esptulas (de madeira, plstico e metal) Avental, alicate especial para cortar pastilhas de vidro,alicate corta fcil.

Produtos para (acabamento) aplicao: argamassas,


Rejunte, colas cascorex, emulso de silicone, borracha de silicone, cera em pasta, verniz vitral.

Objetivo: Promover atividades que os adolescentes possam utilizar a imaginao e


criatividade para compor os trabalhos.

Avaliao:
O presente projeto ser avaliado durante todo o processo por meio dos instrumentos metodolgicos: observao, registro, reflexo e relatrios. Cabe a coordenao (Orientao Pedaggica) de o projeto acompanhar as atividades dos educadores, instrumentalizando-os no que for necessrio, alm de fazer reunies sistemticas para discusso, reflexo de todo o trabalho realizado, propiciando aos adolescentes momentos de vivncias, interesse, aprendizagem e motivao.

Tambm no processo avaliativo a organizao, a autodisciplina, a liberdade e a responsabilidade, sero fatores essenciais para o fortalecimento do projeto. A prpria atividade diria de dar aulas de artesanato uma atividade fundamentalmente criadora e precisa ser vivida como tal.

Cssia Sousa Soares Auxiliar Educacional

You might also like