You are on page 1of 2

CRIAR BONS HBITOS E DESTRUIR MAUS HBITOS

(Volte-se para Deus e voc se ver rompendo as correntes dos hbitos e dos ambientes) Paramahansa Yogananda

A mente pode lhe dizer que voc incapaz de libertar-se de um hbito em especial, mas os hbitos so apenas repeties de seus prprios pensamento e, esses, voc tem a capacidade de mudar. A maioria das pessoas que decide parar de fumar ou de comer doces em demasia continua a realizar tais atos malgrado seu. Elas no mudam, porque as suas mentes, como esponjas, absorveram os seus hbitos de pensar. Hbito significa que a mente acredita no poder se livrar de determinado pensamento. O hbito tenaz, sem dvida. Uma vez praticado, um ato deixa um efeito ou impresso na sua conscincia. Como resultado dessa influncia, voc tem probabilidade de repetir esse ato.

A repetio de um ato cria uma configurao mental. Todas as aes so executadas mental e fisicamente. A repetio de um ato em particular e da imagem mental que o acompanha forma sutis caminhos eltricos no crebro fsico, como se fossem as ranhuras de um disco fonogrfico. Aps algum tempo, sempre que voc puser a agulha da ateno nessas ranhuras de caminhos eltricos, ela toca o disco da configurao mental original. Cada vez que o ato se repete, essas ranhuras de trajetos eltricos se aprofundam, at que uma ateno mnima faz tocar, automaticamente, esse mesmo ato, cada vez mais.

Esses padres fazem com que voc se comporte de certo modo, freqentemente contra seu prprio desejo. Sua vida segue ranhuras que voc mesmo criou em seu crebro. Nesse sentido, voc no uma pessoa livre. Em maior ou menor grau, vtima dos hbitos que formou. Dependendo da profundidade desse traados, voc , na mesma proporo, um fantoche. Voc pode, porm, neutralizar as imposies desses maus hbitos. Como ? Criando em seu crebro configuraes mentais de bons hbitos opostos. E pode tambm apagar completamente, por meio da meditao, as ranhuras dos maus hbitos.

Voc tem de curar-se dos maus hbitos, cauterizando-os com os bons hbitos opostos. Se tem, por exemplo, o mau hbito de mentir e, por causa disso, tem perdido muitos amigos, comece a praticar o bom hbito de dizer a verdade. Mesmo um mau hbito leva tempo para predominar; logo, por que se impacientar com o desenvolvimento vagoroso de bom hbito oposto ? No se desespere com os seus hbitos indesejveis; simplesmente deixe de aliment-los e fortalec-los por meio da repetio. O tempo necessrio formao de hbitos varia de acordo com o crebro e o sistema nervoso do indivduo, sendo determinado, principalmente, pela qualidade da ateno.

Suponha, ainda, que o seu problema tomar-se pela ira freqentemente e, depois, sentir-se culpado por ter perdido a calma. Todas as noites e manhs, decida evitar a ira, vigiando-se cuidadosamente. O primeiro dia poder ser difcil, mas o segundo poder ser um pouco mais fcil. O terceiro ser ainda mais fcil. Depois de alguns dias, voc ver que a vitria possvel. Ao fim de um ano, se mantiver o seu esforo, voc ser outra pessoa.

Por meio da concentrao e da fora de vontade, voc pode apagar at mesmo as ranhuras profundas dos hbitos antigos. Se viciado em fumar, por exemplo, diga a voc mesmo: Por muito tempo o hbito de fumar tem estado alojado em meu crebro. Agora eu ponho toda a minha ateno e concentrao no meu crebro e quero que esse hbito seja desalojado. Comande assim a sua mente, repetidas vezes. A melhor hora do dia para se fazer isso pela manh, quando a fora de vontade e a ateno esto descansadas. Afirme repetidamente sua liberdade, usando todo o vigor da sua fora de vontade. Um dia, de repente, voc sentir que j no est preso na armadilha desse hbito.

Quando quiser criar um bom hbito ou destruir um mau hbito, concentre-se nas clulas cerebrais, o depsito dos mecanismos dos hbitos. Para criar um bom hbito, medite, e, ento, com a concentrao fixada no centro crstico, o centro da vontade entre as sobrancelhas, afirme com profundidade o bom hbito que voc quer implantar. Quando voc quiser destruir um mau hbito, concentre-se no centro crstico e afirme, com profundidade, que todas as ranhuras dos maus hbitos esto sendo apagadas.

ORAO DOS BONS HBITOS


Eu remodelarei minha conscincia. Neste ano novo eu sou uma nova pessoa. E mudarei minha conscincia repetidas vezes, at que tenha lanado fora todas as trevas da ignorncia e manifestado a fulgurante luz do Esprito Universal, imagem do qual fui feito.

COMPROMISSO GRUPAL

A nica diferena entre aqueles que falharam e aqueles que alcanaram a felicidade est nos hbitos. Bons hbitos so a chave do sucesso e da realizao. Maus hbitos so a porta aberta para o fracasso. A repetio constante dos bons hbitos os tornaro parte da minha conscincia. Com o tempo, a repetio desses hbitos passar a fazer parte do meu subconsciente, que a minha mente misteriosa. Assim, medida que eu praticar bons hbitos, cada manh chegar com uma nova vitalidade. Meu vigor aumentar. Meu entusiasmo tambm. Meu desejo de encontrar o mundo vencer todos os medos e estar sendo formado um cristo feliz na famlia e na sociedade. Em pouco tempo todas as boas aes se tornaro fceis de executar, pois todo ato, com a prtica, torna-se fcil. Assim, a nova ordem que obedecerei : Formarei os seguintes bons hbitos ___________________________________________, ___________________________________________, ___________________________________________, ___________________________________________ e me tornarei escravo dos meus prprios bons hbitos. Ao mesmo tempo estarei ajudando as pessoas a atingirem o mesmo objetivo. Assim, disponibilizo-me para acompanhar o esforo das seguintes pessoas, que precisam de minha ajuda para formar os bons hbitos listados a seguir: (os hbitos no precisam ser descritos, podendo ser identificados com um cdigo). Nome Telefone Melhor hora p/ligar Hbitos

You might also like