You are on page 1of 4

Resenha II: O Divrcio dos Pais: efeitos sobre os filhos Edmilson da Cruz Conceio

Referncia: TRINDADE, J. O Divrcio dos Pais: efeitos sobre os filhos. In: MANUAL DE PSICOLOGIA JURDICA PARA OPERADORES DO DIREITO. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012. p. 325-333. Autor: Procurador de Justia/RS aposentado. Livre docente em Psicologia Jurdica. Doutor em Psicologia. Mestre em Desenvolvimento Comunitrio. Professor Titular da Universidade Luterana do Brasil. Professor do Curso de Mestrado da Universidade de Aconcgua, na Argentina. Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurdica. Professor no Curso de Especializao em Direito da Criana e do Adolescente da ESMP/RS. Ex-Diretor da Revista do Ministrio Pblico/RS. Doutor em Psicologia e Livre-Docente. Membro Associado do Colgio Oficial de Psiclogos da Espanha e da International Academy of Law and Mental Health. Recebeu o Prmio Henrique Bertaso (1994). Atualmente Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurdica (SBPJ) e Vice-Presidente da Associao Latino Americana de Magistrados e Operadores de Criana, Adolescncia e Famlia. Autor de diversas obras, dentre elas: Manual de Psicologia Jurdica; Pedofilia: aspectos psicolgicos e penais; Delinqncia Juvenil: uma abordagem transdisciplinar; Psicopatia: a mscara da Justia e Psicologia Judiciria para a Carreira da Magistratura.

Concluso do autor: Para o autor, ao falar de divrcio no se pode pensar, apenas na questo jurdico-legal, principalmente em relao aos filhos, que fazem parte da relao jurdica, mas na maioria das vezes no consultado, ou obrigado a se posicionar de um dos lados. E nesse ponto, so

descartadas as questes afetivas, e psicolgicas, principalmente quando se trata de crianas. Ele sinaliza duas questes que devem ser observadas no divrcio, a primeira refere-se a constatao de que o Direito de Famlia um ramo particularmente sensvel aos aspectos emocionais do ser humano. A segunda, para ele consiste em apontar que os efeitos (ou possveis efeitos) da Emenda Constitucional n 66, de 13 de julho de 2010, que dispe que o casamento civil pode ser dissolvido pelo divrcio, legislao essa que veio a contemplar avanos no apenas jurdicos e processuais, mas tambm no mbito psicolgico e emocional. Ele considera que os processos jurdicos e psicolgicos que envolvem o divrcio, na maioria dos casos, no se resolvem de uma maneira homogenia e linear. No raras vezes, o conflito judicial solucionado, mas o conflito emocional permanece incandescente, tanto para os pais, quanto para os filhos, principalmente quando estes, ainda, so crianas, j que so membros mais suscetveis aos efeitos da desestruturao familiar, e, com isso, expostos a uma srie de prejuzos emocionais, sociais, comportamentais e cognitivos, cujas conseqncias podem ser imprevisveis, desde culpa, sentimento de perda, at a possibilidade de desenvolver comportamentos antissociais. E dessa forma, toda e qualquer deciso deveria ser melhor analisada, no s pelo judicirio, como tambm pelos pais, observando sempre a manuteno das relaes com os filhos, seus possveis desfechos, preservando os aspectos saudveis do vnculo, no deixando de compartilhar na educao dos filhos. Por fim, ele considera inegvel que a psicologia, nesse campo, tem muito a dizer ao direito. No s porque dividem o mesmo objeto, mais ainda, as duas reas necessitam estabelecer um dilogo para que os frutos da justia possam ser plenamente alcanados.

Digesto: O divorcio envolve um processo jurdico, pois destinado a resolver conflitos legais entre os envolvidos, e abrange tambm um processo psicolgico que visa solucionar conflitos de ordem afetiva e emocional. Nesse captulo sobre O Divrcio dos Pais: efeitos sobre os filhos, so colocados que os processos jurdicos e psicolgicos tem relao direta e que se interrelacionam, e que esse um dos motivos para que os operadores do direito devessem conhecer a existncia de fatores psicolgicos ligados aos processos de separao e divrcio. E

mais do que isso, que tambm os profissionais da psicologia tambm no deveriam desconhecer os fatos legais, de fato e de direito, associados aos conflitos psicolgicos da separao e do divrcio. Os efeitos desse processo legal (divrcio e separao), so em sua maioria muito difceis e dolorosos para os filhos, por isso h de se pensar na imprescindibilidade de que as crianas tenham atendimento psicolgico nesta fase e que o processo esteja voltado ao melhor interesse delas. O processo psicolgico, por sua vez, engloba um conjunto de sentimentos, pensamentos e comportamentos, e esse processo interno e sua resoluo depender da personalidade de cada indivduo. Assim percebe-se na leitura do texto que esse processo psicojurdico deveria ter como melhor e mais adequada alternativa que a ruptura judicial, ocorresse de forma amigvel, ou ocorrendo de forma litigiosa, que os filhos fossem preservados ao mximo, e a relao pai e filho (assistncia e afetividade), mantivesse de forma saudvel, que os pais frente aos filhos no se fragilizassem, querendo demonstrar ser mais frgil, por outro lado colocando que suas qualidades como pai ou como me so superiores, obrigando a criana a tomar decises, contrria a sua verdadeira vontade. E esse comportamento tende a ser exteriorizado de formas diversas pelas crianas, como por exemplo, desenvolvendo desajustes emocionais como sentimento de culpa, sentimento de perda, desenvolvimento de comportamentos agressivos e antissociais. Assim, esse texto se torna importante ao ressaltar que a interveno da psicologia nesse campo excelente exemplo de como outras disciplinas servem aos fins do direito.

Anlise crtica Por meio da leitura do captulo do livro de Jorge Trindade, destaca-se a importncia do direito em dialogar com outras cincias, e nesse caso a psicologia, observando no s as implicaes legais em relao ao divrcio, mas seus efeitos psicolgicos nos filhos. Nesses casos a Psicologia Jurdica representa o conhecimento da prpria psicologia aplicado ao melhor exerccio do direito. muito significante observar o comportamento dos filhos aps a separao, pois estes podem querer chamar ateno, ou at mesmo punir os pais, e isso pode causar um dano psicolgico irreversvel a criana, se no cuidado e prestado a devida ateno.

Dentre os principais efeitos que a dissoluo do vnculo conjugal provoca nos filhos destacado o surgimento de problemas escolares, sentimentos de abandono, de insegurana, algumas apresentam condutas regressivas, comportamento disruptivo e anti-social, medo e depresso. Em sua maior parte esses reflexos ocorrem devido a vontade dos filhos em ter os pais juntos, vivendo em harmonia e devido ao processo de maturao, ainda em ocorrncia, elas chegam a se culpar. Fatos esses que tem que ser observados pelos pais, e tratar esse processo de forma responsvel em relao aos filhos e mostrando que apesar do desfecho do fim relacionamento conjugal, a relao entre eles pais e filho ser preservada, mantido o afeto e carinho. Acredito que esse entendimento, tende a acrescentar no s na formao acadmica, mas como importante reflexo para a atuao profissional.

You might also like