You are on page 1of 6

A REALIDADE REGIONAL E O SERVIO SOCIAL

Aula 1 Os Indicadores Sociais na Construo das Polticas Sociais.


O cho onde se encontram e se movimentam setores e segmentos faz diferena no manejo da prpria poltica, significando considerar as desigualdades socioterritoriais na sua configurao (PNAS/2004).

CONHECENDO O TERRITRIO
Mundo contemporneo : reflexo direto e indireto nos contextos sociais; A realidade Brasileira: questes culturais, antropolgicas, geogrfica; Descentralizao como estratgia de gesto desde os anos 80; As realidades e as desigualdades dos mais de 5000 municpios.

INDICADORES SOCIAIS
Os indicadores sociais so construdos a partir de estatstica sociais em censos demogrficos, pesquisas amostrais e a partir de dados dispostos em registros administrativos pblicos. Uma cifra estatstica isolada como poste com luz queimada. Pode servir como apoio, mas sozinho no ilumina. Jannuzzi, pg 11 O interessante que os indicadores permitem algumas perguntas norteadoras que so: QU QU ON QUAN O O O PORQU .

Atravs disto que segue o processo de pesquisa (Pereira, 2006).

IMPORTNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS


Prestam para subsidiar as atividades de planejamento pblico; Possibilitando o monitoramento das condies de vida e bemestar da populao por parte do poder pblico e sociedade civil; Permitem aprofundamento da investigao acadmica; Prestam para subsidiar as atividades de planejamento pblico; Para o governo orientar suas aes; Redistribuir melhor as riquezas geradas; Superando as iniquidades dos desenvolvimentos econmicas acelerado.

CLASSIFICAO TEMTICA DOS INDICADORES SOCIAIS


Demogrfica; Educao; Sade; Mercado de Trabalho; Qualidade de vida; Habitao; Infraestrutura urbana; Segurana e justia; Renda e pobreza; Meioambiente.

CLASSIFICAES USUAIS DE INDICADORES

Objetivo/quantitativos: a partir de dados pblicos disponveis. Subjetivo/qualitativos: correspondem a medidas construdas a partir da avaliao dos indivduos ou especialistas com relao a diferentes aspectos da realidade levantas. Descritivos: descrevem caracterstica e aspectos da realidade emprica, no so fortemente dotados de significados; Normativos: refletem explicitamente juzos de valor ou critrios normativos com respeito dimenso social estudada.

CLASSIFICAO TEMTICA DOS INDICADORES SOCIAIS


Indicadores simples: so construdos a partir de uma estatstica social especifica, referida a uma dimenso social elegida; Indicadores compostos: so elaborados mediante a aglutinao de dois ou mais indicadores simples, referida a uma mesma ou diferentes dimenses da realidade social.

ATIVIDADE EM SALA
Qual a importncia dos Indicadores Sociais da Politicas Publicas Sociais?

IMPORTNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS


Prestam para subsidiar as atividades de planejamento pblico; Possibilitando o monitoramento das condies de vida e bem estar da populao por parte do poder pblico e sociedade civil; Permitem aprofundamento da investigao acadmica; Prestam para subsidiar as atividades de planejamento pblico; Para o governo orientar suas aes; Redistribuir melhor as riquezas geradas; Superando as iniquidades dos desenvolvimentos econmicas acelerado.

ndice de Desenvolvimento Humano .; 4 FATORES.; Educao Longevidade Trabalho e Renda Sade. Educao Longevidade Trabalho e Renda Sade.

Um bom indicador deveria ser tanto possvel facilmente comunicvel compreensvel. Jannuzzi

ATRIBUTOS DOS INDICADORES SOCIAIS


1. Relevncia social; 2. Validade; 3. Confiabilidade; 4. Cobertura; 5. Sensibilidade; 6. Especificidade; 7. Inteligibilidade de sua construo; 8. Comunicabilidade; 9. Factibilidade para obteno; 10. Periodicidade na atualizao; 11. Desagregabilidade; 12. Historicidade.

CONSTRUO DE INDICADORES SOCIAIS


A construo de um sistema de estatsticas nacionais, no Brasil, seguiu as transformaes e tendncias polticas, sociais e econmicas observadas ao longo da histria do Pas.

O crescimento econmico dos pases desenvolvidos e o milagre econmico no Brasil (1970), no foram capazes de promover o desenvolvimento social esperado e parcelas significativas da populao permaneceram margem dos frutos desse crescimento econmico.

O PROCESSO DE CONSTRUCO DE UM INDICADOR SOCIAL


Demanda de interesse programtico; Definio desse objetivo programtico, buscase, ento, delinear as dimenses, os componentes ou as aes operacionais vinculadas; Buscamse dados administrativos (gerados no mbito dos programas ou em outros cadastros oficiais) e estatsticas pblicas (produzidas pelo IBGE e outras instituies); Reorganizados na forma de taxas, propores, ndices ou mesmo em valores absolutos, transformamse em indicadores sociais.

SO APRESENTADOS NA MATRIZ SEGUNDO:


A sua denominao; Conceituao; Mtodo de clculo; Categorias de anlise; Fonte de dados.

INDICADORES DE POBREZA COMO INSUFICINCIA DE RENDA


1960 Temticas nas Universidades; 1970 Aumentos generalizados e desiguais da renda e do crescimento acelerado da populao; 1980 Foi a partir da crise e da estagnao econmica instrumento de pesquisa da situao pobreza, indigncia e excluso social; IBGE 1980 Pesquisa de padro de vida Temtica Pobreza; 1990 Mapa da Fome marca que sinaliza dimenses de prioridades centrais da poltica social em nvel federal nos pais.

MAPA: PROPORO DE POBRES POR MUNICPIO BRASIL

Fonte: http://marcolonguinhos. wordpress.com/cap3/

INDICADORES SOCIAIS E CONSTRUO DE PROGRAMAS SOCIAIS


Diagnstico; Especificao de programas; Avaliao.

ATIVIDADE EM SALA

Analisando os dois vdeos apresentados: O sul premiado com o progresso e prosperidade o norte desalento e atraso.

1. Quais os indicadores sociais que podemos pontuar nos vdeos para leitura da realidade regional; 2. Classifiqueos por ordem que prioridades;

O dinamismo a diversidade e a complexidade da realidade social pautam questes sociais que se apresentam sob formas diversas de demandas para a poltica de assistncia, e que exigem a criao de uma gama diversificada de servios que atendam s especificidades da expresso da excluso social apresentada para esta poltica (PNAS/2004). O importante para a populao no a poltica social em si, mas sim o tanto que esta o beneficia ou as possibilidades concretas que lhe d para o enfrentamento do cotidiano. (Norberto Alayon

You might also like