You are on page 1of 7

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Administrao
5 Srie Gesto de Negcios Internacionais
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA Guilherme Nascimento


Faculdade Anhanguera de Bauru

Administrao - 5 Srie - Gesto de Negcios Internacionais

Pg. 2 de 7

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Compreender tecnologias associadas aos instrumentos, tcnicas e estratgias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizaes. Prospectar e pesquisar mercados, definir plano de ao, negociar e executar operaes legais, tributrias e cambiais inerentes ao processo de exportao e importao.

Produo Acadmica

Pesquisas online e na biblioteca do Polo de Apoio Presencial. Textos com os resultados das Etapas 1 e 2. Plano de Internacionalizao, na Etapa 3.

Participao
Para a realizao desta ATPS, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de at cinco participantes, definidas pelo tutor presencial, e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao mesmo, que far o acompanhamento das atividades nos encontros presenciais. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em pginas com formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor de Ensino a Distncia (EAD) da disciplina;nome do tutor de Ensino a Distncia (EAD) da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Guilherme Nascimento

Administrao - 5 Srie - Gesto de Negcios Internacionais

Pg. 3 de 7

DESAFIO
Os alunos, em grupo, devero desenvolver um Plano de Internacionalizao de uma empresa nacional (fictcia ou no). Este trabalho abordar os principais pontos a serem observados e seguidos durante um processo de internacionalizao. Estes pontos sero tratados independentemente em cada etapa da ATPS e, ao final de todas as etapas, o grupo reunir o material produzido e confeccionar o relatrio final, que ser o Plano de Internacionalizao a ser postado ao tutor a distncia. Este desafio importante para que os alunos aprendam, de modo prtico, o processo para se desenvolver um Plano de Internacionalizao.

Objetivo do Desafio
Produo de um Plano de Internacionalizao de uma empresa nacional.

ETAPA 1
Esta atividade importante para que voc tenha o primeiro contato com os principais pontos levantados quando se pensa em exportar e determinar as operaes de marketing para a promoo e venda do produto no mercado-alvo. Perguntas como: O que exportar?, Como exportar?, A que preo?, e outras comearo a ser trabalhadas. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) 1 Reunir-se em grupo e determinar uma empresa para desenvolverem o trabalho. Esta empresa pode ser uma empresa real, que j atua no mercado internacional ou no; ou uma empresa fictcia, ou seja, criada pelo grupo. importante que, neste passo, o grupo determine o nome da empresa e seu ramo de atividade. Analisar, em equipe, os aspectos importantes referentes ao(s) produto(s) com potencial de comercializao no Exterior. Neste passo, o grupo se perguntar se este produto tem perfil internacional, se atinge um padro mnimo de qualidade para ser lanado no mercado internacional, se so necessrias modificaes neste produto para adequ-lo ao mercado global.

Passo 2 (Equipe) Determinar o preo de exportao deste produto. Para isso, pesquisar, no Livro-Texto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS) ou na internet, como fazer o clculo para determinar o preo de exportao do produto. importante que este preo seja apresentado como sendo o preo EXW (mercadoria disponvel na fbrica). Lembrem-se de agregar os custos de modificao no produto ou na empresa primria, caso seja necessrio, bem como os custos da embalagem de exportao.

Guilherme Nascimento

Administrao - 5 Srie - Gesto de Negcios Internacionais

Pg. 4 de 7

Site sugerido para pesquisa No site a seguir indicado, h um simulador que ajudar o grupo a realizar este passo.

BRASIL. Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior. Aprendendo a Exportar. Disponvel em: <http://www.aprendendoaexportar.gov.br/informacoes/simulador/simula.htm>. Acesso em: 25 set. 2012.

Passo 3 (Equipe) Pesquisar a Marca da empresa/produto escolhida no Passo 1, para verificar se essa marca j vem sendo utilizada no mercado-alvo. Obviamente, esta ser uma pesquisa simples, em que o grupo dever procurar no Google, por exemplo, o nome da marca e o nome do pas, e verificar se o buscador retorna com algum nome de empresa para o mesmo produto ou segmento. Passo 4 (Equipe) Elaborar um texto com as informaes levantadas nos passos anteriores. Neste passo, o grupo poder se utilizar de toda a criatividade para apresentar a empresa e o produto (fotos, informao tcnica do produto). Finalizar o texto em um nico arquivo de formato .doc e reserv-lo para compor o relatrio final na Etapa 3.

ETAPA 2
Esta atividade importante para que o aluno compreenda o processo de internacionalizao de uma empresa. Aps determinar a empresa que atuar ou que j atua no mercado externo, e aps determinar o produto, o grupo comear um trabalho investigativo e levantar toda informao importante para a internacionalizao da empresa. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Fazer, em grupo, um levantamento preliminar das oportunidades de exportao. Ou seja, pesquisar se j existe algum canal de vendas desenvolvido para este produto, ou se j existem mercados especficos que compram este produto. Para completar este passo, o grupo pesquisar, por exemplo, sites especializados ou o livro indicado a seguir, que apresenta dezenas de sites especializados, tanto no Brasil como no Exterior:

MINERVINI, Nicola. O exportador. 5. ed. So Paulo: Pearson Brasil, 2008

Guilherme Nascimento

Administrao - 5 Srie - Gesto de Negcios Internacionais

Pg. 5 de 7

Passo 2 (Equipe) Ler o artigo indicado a seguir:

Multinacionais Brasileiras com fbricas no exterior: desafios para a Gesto Internacional de manufatura. Disponvel em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2004_Enegep0703_1398.pdf>. Acesso em: 25 set. 2012.

Passo 3 (Equipe) Levantar informaes referentes s estruturas e caractersticas do mercado: tamanho do mercado, produo interna e importaes, estatstica de informaes, taxas anuais de crescimento do setor, usos e costumes dos consumidores e suas expectativas, hbitos de compras, matrias-primas e componentes utilizados, concorrncia, lderes de mercado, tendncia de demanda, etc. Buscar tambm informaes dos nveis de preo e prticas comerciais: estrutura de preos mdios dos vrios pontos da cadeia de distribuio: importadores, atacadistas, varejistas e consumidores. Mtodos usuais para a cotao, condies de pagamento usuais, condies de crdito, prazos de entrega requeridos, transporte recomendado, etc. Passo 4 (Equipe) Elaborar um texto com toda a informao importante levantada nos passos anteriores, que servir de apoio para futuras tomadas de deciso e que contribua com a tarefa principal. Finalizar o texto em um nico arquivo de formato .doc, com no mnimo oito pginas e no mximo 20 pginas, e reserv-lo para compor o relatrio final na Etapa 3

ETAPA 3
Esta atividade importante para que voc determine a forma de entrada e, posteriormente, o mercado-alvo, alm da logstica internacional envolvida para entrega do produto no pas-alvo. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Reunir-se em grupo e buscar um cliente potencial, para a entrada no mercado-alvo. Existem vrias formas de se fazer isso: consulta pela internet, visitas ao pas-alvo, indicao de outras empresas do setor, participao em feiras, contratao de um agente, etc. Neste passo, o grupo escolher a melhor forma para buscar um potencial cliente e identific-lo no Plano de Internacionalizao, sendo ele fictcio ou no. Passo 2 (Equipe) Identificar como ser a logstica internacional envolvida na operao de venda. As caractersticas do produto e forma de distribuio so fundamentais para a escolha do
Guilherme Nascimento

Administrao - 5 Srie - Gesto de Negcios Internacionais

Pg. 6 de 7

INCOTERM (international commercial term: termo do comrcio internacional) e modal de transporte a ser utilizado. Passo 3 (Equipe) Reunir-se em grupo e determinar o preo de exportao, com base no INCOTERM e no modal utilizado. Consultar, como referncia, o livro O exportador, de Nicola Minervini, citado na Etapa 2, Passo 1. Passo 4 (Equipe) 1 Elaborar o Plano de Internacionalizao, com as informaes levantadas em todas as etapas desta ATPS. Este dever conter: A. B. C. D. E. F. G. H. O nome, localizao, porte, segmento, misso e valores da empresa. Os produtos ou servios produzidos ou comercializados pela empresa. Levantamento que descreva as oportunidades de exportao. Todas as informaes coletadas/pesquisadas do Mercado-Alvo. Descrio do Cliente potencial. Informaes referentes forma de distribuio. Descrio das Estratgias de Promoes que sero utilizadas. O preo de comercializao e a forma de pagamento dos produtos.

Este Plano dever ser formatado de acordo com o item Padronizao desta ATPS e ter no mnimo 20 pginas e no mximo 40 pginas. 2 Postar individualmente no ambiente virtual o Plano de Internacionalizao, em arquivo nico de formato .doc, para a avaliao e a validao da nota pelo tutor a distncia.

Sugestes de fontes de pesquisa para a realizao dos passos do trabalho

Aprendendo a exportar. Disponvel em: <www.aprendendoaexportar.gov.br>. Acesso em: 25 set. 2012. Sebrae. Na sesso LINKS, existe uma grande variedade de fontes de pesquisa em vrias reas do Comrcio Exterior. Disponvel em: <http://www.internacionalizacao.sebrae.com.br/>. Acesso em: 25 set. 2012. Brazil Global Net. Disponvel em: <http://www.brasilglobalnet.gov.br/frmprincipal.aspx>. Acesso em: 25 set. 2012. MDIC. Disponvel em: <http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/index.php?area=5>. Acesso em: 25 set. 2012. Fiesp. Disponvel em: <http://www.fiesp.com.br/derex/default.aspx>. Acesso em: 25 set. 2012.

Livro-Texto da Disciplina
VASCONCELLOS, Marco A. S. Manual de Economia e Negcios Internacionais. So Paulo: Saraiva, 2011.

Guilherme Nascimento

Administrao - 5 Srie - Gesto de Negcios Internacionais

Pg. 7 de 7

Critrios de Avaliao
Cumprimento das etapas da ATPS. Utilizao das leituras sugeridas. Estrutura final do plano. Aplicabilidade do plano.

Guilherme Nascimento

You might also like