You are on page 1of 6

Controlo de Pragas

Trabalho por: Alexandre Umbelino n1 Joo Filipe Freire n10 Pedro Reguengos n21 12C

Introduo
As pragas Biolgicas dividem-se em 3 tipos: Pragas Urbanas, Pragas Infecciosas e Pragas Agrcolas. Neste trabalho vamos abordar apenas as Pragas Agrcolas. Geralmente estas so aplicadas a animais e insetos, mas tambm podemos considerar as ervas daninhas, pois so invasoras e prejudiciais ao ambiente em que se encontram. Alguns exemplos de pragas agrcolas so os gafanhotos (que na sua migrao devastam produes agrcolas), baratas, formigas, pulgas e moscas. Outras como as accias e eucaliptos inibem o crescimento de outras espcies de plantas por causa do seu rpido desenvolvimento.

Luta qumica
Que processos? Que vantagens? Que desvantagens?

Pesticidas
Um pesticida, um produto qumico utilizado no controlo de pragas ou at mesmo como reguladores do crescimento.

Principais pesticidas:
Herbicidas matam as plantas infestantes (selectivos ou no). Insecticidas matam insectos e actuam por contacto (penetram atravs da cutcula), por ingesto (junto com o alimento insecticidas sistmicos transportados pela seiva) ou por asfixia. Fungicidas matam fungos (inibem a germinao de esporos ou destroem os fungos que vivem sobre a planta, impedindo a sua reproduo).

Rodenticidas matam roedores.

Caracterizao dos pesticidas:


Espectro de aco relaciona-se com a quantidade de espcies para as quais txico. Quanto mais largo o espectro de aco maior nmero de espcies sensveis aos seus efeitos. Neste caso, designa-se o pesticida por biocida.
Persistncia corresponde ao intervalo de tempo que um pesticida permanece activo (algumas horas, dias ou semanas ou alguns anos).

Vantagens dos pesticidas:


Aumenta a produtividade agrcola. Combate a expanso de certas doenas como a malria e o paludismo.

Desvantagens dos pesticidas:


Desenvolvimento de variedades resistentes por um mecanismo de seleco natural dirigida, tanto mais rpido quanto mais curto for o ciclo reprodutor da espcie. Efeitos noutros organismos, nomeadamente nos predadores naturais das pragas, introduzindo desequilbrios nos ecossistemas. Ameaa sade humana de forma directa, por envenenamento e, de forma indirecta, ao longo das cadeias alimentares. Que efeitos tm os pesticidas nas cadeias alimentares?

Outras desvantagens do uso dos pesticidas


Bioacumulao: consiste na absoro e no armazenamento das molculas do pesticida, em tecidos ou rgos especficos, numa concentrao mais elevada do que aquela que seria de esperar. Bioampliao: consiste no aumento da concentrao do pesticida ao longo das cadeias alimentares.

Investigao pesticidas
Os cientistas continuam as investigaes no sentido de encontrar pesticidas que: 1. Sejam extremamente selectivos, matando apenas a praga-alvo; 2. Sejam incuos para as outras espcies; 3. Sejam facilmente degradveis em compostos inofensivos, aps o objectivo da sua aplicao ter sido atingido; 4. No causem resistncia gentica nos organismos-alvo; 5. Dem benefcios, em termos de custos, quando aplicados.

Luta biolgica
Em que consiste a luta biolgica?

Diferentes estratgias podem ser usadas na luta biolgica:


Recurso a organismos auxiliares; Uso de feromonas; Esterilizao de pragas.

Auxiliares
Organismos utilizados na luta contra pragas; Podem estar presentes na cultura e combater a praga sem a interveno direta do agricultor; Podem ser largados pelo agricultor (biopesticidas). So substncias produzidas por certos animais e que lhes permite estabelecer comunicao. Nos insectos, so libertadas na altura do acasalamento para atrair o parceiro. Podem ser colocadas em armadilhas, atraindo os insectos e desviando-os das culturas. Podem, tambm, ser utilizadas para atrair os predadores ou parasitas naturais. Tm uma aco muito especfica, mas a sua identificao, isolamento e produo so processos demorados e dispendiosos.

Vantagens Desvantagens:
So dirigidas somente para indivduos de uma espcie; So eficazes em pequenas quantidades; Possibilidade mnima de causarem resistncia gentica; No constituem perigo para outras espcies. So caras; A identificao, o isolamento e a produo do produto especfico para cada praga demorado.

Tambm designada luta autocida


Mtodo que consiste na criao de grandes quantidades de machos da espcie considerada, que so esterilizados em determinada fase do desenvolvimento. A esterilizao pode ser feita por mtodos qumicos (utilizando substncias que ao serem ingeridas pelos machos os torna estreis) ou por mtodos fsicos (radiao ionizante). Os machos estreis so libertados numa zona infestada pela sua espcie e o seu acasalamento com as fmeas no produz descendncia e a populao da praga diminui. Esterilizao de insectos.

Desvantagens
Aplicao reduzida a algumas espcies; Mtodo dispendioso; Aplicao contnua, exigindo grandes quantidades de machos estreis.

Luta integrada
No tem como objectivo a erradicao das pragas, mas a sua reduo e manuteno em nveis economicamente aceitveis baseando-se no conhecimento e na avaliao do sistema ecolgico formado pela cultura, pragas que a atacam, inimigos naturais, condies ambientais e outras. Associam diferentes mtodos com o objectivo de conjugar a produtividade das culturas com a reduo dos riscos ambientais apesar de a sua aplicao ser complexa e demorada.

Vantagens:
Reduz o uso de pesticidas e os custos no controlo de pragas entre 50% e 90%; Aumenta os lucros das colheitas; Reduz o desenvolvimento de resistncia gentica; Reduz a utilizao de fertilizantes e de gua para rega; Importante forma de preveno da poluio, reduzindo os riscos para a sade humana e para a vida em geral.

Desvantagens:
Requer um conhecimento rigoroso de cada situao de praga; um processo mais lento do que o da aplicao dos pesticidas convencionais; O mtodo desenvolvido para uma colheita numa determinada rea pode no ser aplicvel em reas diferentes, com diferentes condies de desenvolvimento; Embora a longo prazo os custos sejam mais baixos do que os custos com a aplicao de pesticidas convencionais, os custos iniciais podem ser mais altos.

You might also like