You are on page 1of 12

As relaes dialgicas e polifnicas de Mikhal Bakhtin nas charges jornalsticas de Angeli

Hellen Suzanna da Cruz Miranda1

Resumo
Ancorando-se nos estudos desenvolvidos por Romualdo (1992), sobre charge jornalstica; nos princpios da polifonia, dialogismo e carnavalizao de Bakhtin (1992, 1993, 1997, 1999); nos discernimentos acerca do humor e Histria, propostos por Bremmer & Roodenburg (2000), em estudos referentes ironia e a teoria semitica do texto, o objetivo deste artigo analisar marcas discursivas e ideolgicas em trs charges jornalsticas de Angeli, publicadas no jornal Folha de So Paulo, no perodo de junho a julho de 2006. Nessas charges so exploradas as vozes bakhtinianas, os signos lingusticos e as enunciaes humorsticas ali representadas pelas personagens. Pela anlise dos dados coletados, pde-se verificar que Angeli utilizou-se do antagonismo das imagens de Alckmin e Lula para provocar o riso e produzir a ironia em suas charges. Espelhou-se nas vozes cotidianas que ecoam social e ideologicamente nessas imagens, para garantir a interao entre o eu (chargista) e o tu (leitor), para propiciar uma falsa ou aparente tenso entre os mundos: oficial, vivido por Alckmin, e o popular, protagonizado pela figura de Lula, para estabilizar um jogo estratgico, entre a essncia e a aparncia, buscando, assim, o humor de forma irnica e sagaz. Palavras-chaves: Dialogismo. Polifonia. Charges jornalsticas.

Abstract
Anchoring on the studies developed by Romualdo (1992), about journalistic charge; the principles of polyphony, dialogism and carnivalization of Bakhtin (1992, 1993, 1997, 1999); the insights about the humor and history, proposed by Bremmer & Roodenburg ( 2000), in studies related to irony and semiotic theory of text, the objective of this is to examine the discursive and ideological brands on tree journalistic charges of Angeli, published in the newspaper Folha de So Paulo in the period from June to July 2006. These cartoons are explored bakhtian voices, linguistic signs and humorous utterances represented by the characters. For the analysis of data collected, it was observed that Angeli used the antagonism of the images of Lula and Alckmin for laughs and produces the irony in his cartoons. Was reflected in the voices that echo everyday social and ideologically in these images, to ensure interaction between the I (cartoonist) and You (reader) to provide a false or apparent tension between the worlds official lived by Alckmin, and the "popular", played by the figure of Lula, to stabilize a strategic game, between essence and appearance, looking so, humor in an ironic and sagacious way. keywords: Dialogism. Polyphony. Newspaper cartoons.

Mestre em Estudos Lingusticos, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2010). Especialista em Lngua, Lingustica e Literatura. Licenciada em Letras/Espanhol. Tem experincia na rea de Letras com nfase em Lngua Estrangeira (Espanhol) - Lngua Portuguesa e respectivas Literaturas.

__________________________________________________________________________________ Dilogos Educ. R., Campo Grande, MS, v. 2, n. 2, p. 62-73, novembro 2011 ISSN: 2179-9989

62

INTRODUO Percebendo a cultura como ambiente de transformao da sociedade, torna-se imprescindvel enfatizar: o humor e o riso, como, base dos sonhos e das fantasias dos seres humanos. Essas caractersticas esto internalizadas no senso comum: rir o melhor remdio. a partir dessa premissa que o texto humorstico encontra a sua finalidade. A verdade que o humor tem regras que, no sendo necessariamente enumerveis sob a forma de lei, so essenciais para a sua eficcia, uma vez que o texto humorstico assenta numa regra bsica: todo ele no sentido conotativo. Nos ltimos tempos, uma forma de humor que se vem destacando com frequncia, nos meios miditicos: a charge. A charge tem sido abordada por especialistas como um gnero textual que integra um conjunto de conhecimentos bsicos e especficos para o seu entendimento. Conhecimentos esses constitudos a partir da construo da identidade pessoal e social do indivduo chargista e da interao desse com o leitor. justamente essa a originalidade do texto chrgico, que o faz cmico, sagaz e, acima de tudo irnico. As charges remetem ao riso irnico, sarcstico, acentuando a esses aspectos um tom de denncia, para produzir um riso inusitado resultante da oposio entre o dramtico e o cmico. Portanto, este artigo tem como ponto de partida, identificar e analisar os fatores coesivos de trs charges de Angeli, vinculadas no Jornal a Folha de So Paulo no perodo de junho e julho de 2006, tendo como proposta: o universo poltico, protagonizados por: Lula e Alckmin, na batalha pela presidncia do Brasil. As temticas geradas nas charges estavam ligadas a crises, denncias e escndalos polticos. Por meio dessas temticas, que sero exploradas as vozes Bakhtinianas e os signos lingusticos ali representados. Para tal, escolheram-se como arcabouos tericos os estudos desenvolvidos por Romualdo (1992) relacionados charge, os conceitos de Fvero & Koch (1988) em relao Lingstica Textual e os preceitos de polifonia, dialogismo e carnavalizao (Bakhtin, 1992 e 1993).

1. A LINGUAGEM Para dar incio a este estudo, faz-se imprescindvel conceber o que seja linguagem. Segundo o dicionrio Aurlio linguagem o uso da palavra articulada ou escrita como meio de expresso e de comunicao entre pessoas. A forma de expresso pela linguagem prpria de um indivduo, grupo, classe, etc. (FERREIRA, 2004, p. 518). Assim, podemos concernir que a linguagem inata humanidade, e talvez seja o primeiro poder conquistado e dominado pelo homem. A preocupao com a linguagem muito antiga: a curiosidade do homem leva-o a indagar o mistrio desse precioso instrumento de comunicao. Para se estudar a funcionalidade do processo de comunicao, precisamos buscar a inteno do produtor, o que s possvel por meio da anlise das marcas lingusticas da enunciao ou dos usados na composio. A linguagem o trao que melhor define a espcie humana; de uma perspectiva estrutural ou funcional um conjunto de sistemas, ligados uns aos outros, cujos elementos no tm nenhum valor independente das relaes de equivalncia e de oposio que os unem; , no sentido mais corrente, um instrumento de comunicao, um sistema de signos vocais especficos aos membros de uma mesma comunidade.
__________________________________________________________________________________ Dilogos Educ. R., Campo Grande, MS, v. 2, n. 2, p. 62-73, novembro 2011 ISSN: 2179-9989 63

No que tange o convvio social, o homem apropria-se desse instrumento que lhe foi oferecido, e por meio da lngua, usa-o para comunicar-se com o outro. Portanto, o universo do discurso da linguagem uma caracterstica exclusiva do ser humano e por isso, fundamentais para alcanar a compreenso do mundo e das coisas a nossa volta. Pensamos a linguagem e somos o que a linguagem nos faz ser. Bakhtin acredita que a linguagem s pode ser analisada, na sua devida complexidade, quando considerada fenmeno sociolgico e aprendida dialogicamente no fluxo da histria. Dessa forma, um dos eixos do pensamento bakhtiniano buscar formas e graus de representao variveis da linguagem. Entre esses indcios, esto, sem dvida, as preocupaes com a dimenso histrico-ideolgica. Portanto, a concepo de linguagem bakhtiniana entendida como processo de interao social.

2. UM BREVE OLHAR AOS ASPECTOS DIALGICOS E POLIFNICOS NAS CHARGES JORNALSTICAS O que mais chama a ateno em um texto polifnico a multiplicao de seus significados e os mecanismos de manifestaes das diferentes vozes, dentro de um contexto. Esses tipos de textos exigem uma leitura mltipla, uma vez que no permitem mais uma leitura unitria, porque ocorre neles um estilhaamento temtico e uma mistura de vrios tipos de discurso que desencorajam a leitura homogeneizadora. (BARROS, 1997, p. 78). Para Bakhtin, o dialogismo o princpio constitutivo da linguagem e a condio do sentido do discurso, uma vez que este no individual, porque se constri pelo menos entre dois interlocutores, que so seres sociais. Tambm no individual porque se constri como um dilogo entre discursos, ou seja, porque mantm relaes com outros discursos. (BARROS, 1997, p. 33). O dialogismo e a polifonia so presenas fortssimas nas charges, pois h uma interao de vivncias entre o chargista (eu) e leitor (outro). E por meio desses dilogos ideolgicos e destas miscelneas de vozes, que surgem: o efeito de sentido proposto pelo chargista. No que tange: a polifonia, a ambivalncia e o humor do texto chrgico, que esses fatores fazem que eles afirmem e neguem, elevem e rebaixem, ao mesmo tempo, obrigando o leitor a refletir sobre fatos e personagens do mundo poltico, uma vez que pe a nu aquilo que est oculto. As charges mantm relaes intertextuais com textos verbais, visuais, e visualverbais conjuntamente. Com base no princpio bakhtiniano de que na leitura h o encontro de dois textos: o que est sendo lido e o que o leitor elabora na medida em que l e, portanto, o encontro de dois autores (BAKHTIN, 1992, p. 76). Desta forma, a interao charges/leitor torna-se rpida e a compreenso da mensagem ocorre, na maioria das vezes sem grandes dificuldades. As imagens falam por elas mesmas; a linguagem utilizada a do cotidiano do leitor, portanto, familiar e compreensvel. Esse facilmente conduzido a universos mltiplos, identificando-se com os personagens e participando das aventuras narradas nas charges.

__________________________________________________________________________________ Dilogos Educ. R., Campo Grande, MS, v. 2, n. 2, p. 62-73, novembro 2011 ISSN: 2179-9989

64

3. AS INTER-RELAES ENTRE ESSNCIA E APARNCIA Com base na teoria bakhtiniana, segundo a qual o texto ambiente de manifestao de mltiplas vozes e vrios dilogos, permeados por contextos e discursos que se complementam no que se refere ao efeito de sentido, as charges foram avaliadas no interior do contexto sociopoltico e ideolgico em que foram produzidas. As seis charges pesquisadas fazem meno a fatos e acontecimentos, captados no momento em que esto ocorrendo. importante destacar que essas charges, alm do seu carter humorstico, so elos crticos da realidade representada, pois, embora paream ser textos ingnuos, so essencialmente pretensiosos, carregados de ferramenta de conscientizao, pois, alm de diverso, informam, denunciam e criticam. Angeli, para retratar essas situaes, recorreu a uma linguagem irnica, polifnica, dialgica e tecida de imagens carnavalizadas para efeito de sentido. Nessa relao dialgica, esto presentes diversas vozes e discursos que ajudam a compor o sentido de cada enunciado, constitudo e representado em um contexto, num constante jogo de relaes intertextuais, entre a essncia e a aparncia. Publicadas na segunda pgina do jornal a Folha de So Paulo, as charges polticas aqui analisadas so o termmetro dos debates, dos escndalos, e das disputas de votos do processo eleitoral de 2006. Nesse momento o pas atravessa um turbilho de denncias referentes aos candidatos e seus aliados. Angeli aproveita essas denncias proferidas pela mdia, para aliar a ironia e crtica, e para definir o efeito de sentido de suas charges. A eleio presidencial de 2006 tinha como peculiaridade denncia referente ao dossi Vedoin2. Esse dossi tinha como mentores a alta cpula do PT. O citado dossi foi o estopim para a batalha pelo maior cargo Legislativo brasileiro, que tinha como protagonistas: Luiz Incio Lula da Silva (Lula) do Partido dos Trabalhadores (PT) e Geraldo Alckmin do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

A charge 01, que simula um dilogo entre Lula e o povo brasileiro, constitui -se na mescla dos discursos religioso e poltico de cunho militante, carnavalizados, representando uma inverso jocosa: A remisso ao discurso religioso nessa charge realizada tanto no plano do no verbal, o desenho, a caricatura por meio da qual Angeli representa Lula, quanto no plano do verbal. Angeli remete figura religiosa de Moiss3
Fig. 01 - .Charges 1. (Folha de So Paulo 25/07/06)

Escndalo do dossi o nome dado s repercusses da priso em flagrante de integrantes do PT acusados de comprar um dossi de Antnio Vedoin que acusaria Jos Serra, candidato ao governo de So Paulo pelo PSDB, e outros polticos do mesmo partido de terem relao com a mfia das sanguessugas. O plano seria para prejudicar a candidatura de Serra e ajudar o PT eleger o governador naquele estado. Tambm havia acusaes contra o candidato presidncia Geraldo Alckmin e Acio Neves, o governador de Minas Gerais. Estes documentos foram apreendidos, dia 15 de setembro de 2006, 1, 7 milho entre reais e dlares com integrantes do Partido dos Trabalhadores. 3 Fig 01. Retrata o profeta israelita da Bblia hebraica (conhecida entre os cristos como antigo testamento), da tribo de Levi. De acordo com a tradio judaico-crist, Moiss foi o autor dos 5 primeiros livros do antigo testamento - Pentateuco (Gnesis, xodo, Levtico, Nmeros e Deuteronmio), tambm de alguns Salmos e do livro de J. encarado pelos judeus como o seu principal legislador e um de seus principais lderes religiosos.

__________________________________________________________________________________ Dilogos Educ. R., Campo Grande, MS, v. 2, n. 2, p. 62-73, novembro 2011 ISSN: 2179-9989

65

No discurso religioso, o poder divino sustentado, desde seu incio e origem, pela desigualdade de papis e de lugares. A linguagem religiosa est revestida de um sentido e da autoridade daquele que representa Deus aqui na terra, e como esse fala em seu lugar. justamente com esse poder de domnio que o chargista retrata Lula. Na verdade, Angeli representa Lula como designado e autorizado a exercer esse poder.

Fig. 02 O texto no verbal tambm pode dialogar com a imagem de Antnio Conselheiro4, como se nota na figura Fig. 02. Imagem de Antonio Conselheiro www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/cunha.gif

Antonio Conselheiro, clebre defensor das causas sertanejas, presena marcante e fundamental na Guerra de Canudos5, liderou vrios sertanejos contra o regime do imprio portugus, chegando a ser beatificado e santificado pelos sertanejos da poca, que o seguiam por acreditarem estar seguindo ordens divinas: Antnio Conselheiro era a voz de Deus que ecoava no Serto. Angeli, ao propiciar a aluso imagem de Antnio Conselheiro, transforma Lula em um lder poltico-religioso que luta pelo seu povo, ao mesmo tempo em que remete origem do candidato presidncia. Em outras palavras, desterritorializa o lder: do Egito (Moiss), transporta-o, caricaturizado, para o Nordeste brasileiro.

Desse modo, emergem fios do discurso poltico, medida que Antonio Conselheiro no era propriamente (ou no s) um lder religioso; era, sobretudo, um lder poltico. Outra imagem que vem memria do leitor, no que respeita ao discurso poltico, a do Beato Salu6, da novela Roque-Santeiro7, um homem humilde e apocalptico (ver fig 03), que se achava mandado por Deus para mostrar as mazelas humanas e as suas consequncias para a humanidade. Este usou as mesmas frases clebres e profticas de Conselheiro: O serto vai virar mar, o mar vai virar serto.

Fig. 03. Imagem Beato Salu http://misteriojuvenil.com/forum/viewtopic.php?start=44 &t=400

A novela Roque Santeiro foi baseada em uma antiga pea teatral de Dias Gomes8. A pea chama-se O bero do heri e deveria ter sido encenada pela primeira vez em 1965, mais foi impedida pela ditadura militar. Mais tarde, com o nome de Roque
4 Fig. 02. Retrata Antonio Vicente Mendes Maciel, chefe religioso que liderou a Guerra de Canudos, no interior da Bahia. Percorreu os sertes do nordeste, sempre seguido por uma multido de pessoas que nele viam um messias. Conhecido como Antonio Conselheiro, sua fama preocupava as autoridades, devido s pregaes que fazia contra o governo. Conselheiro queria a monarquia de volta, e era contra a repblica. 5 Canudos, Municpio baiano, situado no serto baiano, palco de umas das mais sangrentas guerras brasileiras. 6 A fig. 03 retrata o ator Nelson Dantas, que brilhantemente interpretou o personagem Beato Salu, em 1985. 7 Roque Santeiro foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 24 de junho de 1985 a 22 de fevereiro de 1986, com 209 captulos, escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva. A novela trata da inusitada histria de Asa Branca, que vive em torno do mito "Roque Santeiro", um jovem escultor de imagens sacras, que morre numa batalha contra os cangaceiros liderados por "Trovoada", que invadiram a cidade. Roque, aps a batalha, vira um heri e algumas pessoas buscavam at sua canonizao. 8 Romancista, dramaturgo e teatrlogo, nascido em Salvador BA, em 19 de outubro de 1922. Faleceu em So Paulo no dia 18 de maio de 1999.

__________________________________________________________________________________ Dilogos Educ. R., Campo Grande, MS, v. 2, n. 2, p. 62-73, novembro 2011 ISSN: 2179-9989

66

Santeiro, tornou-se novela, mas tambm foi censurada. Toda essa perseguio devese ao fato de a pea desmitificar o heri militar. O material no verbal, de cunho ideolgico e militante, inscreve, na charge, um Lula que, construdo sobre as figuras de heris que lutaram por transformaes sociais profundas e pelo povo. A materialidade lingustica, por sua vez, inscreve no texto a ironia, constitutivamente polifnica, carnavalizando a cena que se apresenta ao leitor: Famintos e miserveis, sigam-me! Eu os conduzirei ao mundo de quentinhas e cestas bsicas!. Do dilogo com o discurso religioso, emerge, carnavalizada, irnica, a voz de Cristo (Vinde a mim os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei), e Lula surge na cena como o salvador da ptria, ideia que se refora no uso do pronome pessoal de primeira pessoa. No , todavia, apenas o discurso religioso que constitui a cena enunciativa. Ressoam, ali, tambm formaes do discurso poltico, comunista, especificamente do Manifesto Comunista: proletrios de todo o mundo, uni-vos. No ttulo que Angeli aplica charge Alm do horizonte retorna o efeito de sentido de Terra Prometida (Cana) [...] terra boa e larga que mana leite e mel [....] (xodo 4-8).
Voltando ao plano do no verbal, importa acrescentar que Angeli insere uma foice no cajado usado por Lula, que, na charge, representa um objeto ideologicamente vinculado ao manifesto comunista. A foice e o martelo, como se verifica na fig. 04 o smbolo comunista mais conhecido no mundo. Esto impregnados nas ideologias em que se alicera a poltica socialista.

Fig. 04. Imagem Foice e Martelo www.symbolom.com.br/.../thumb/200px-Hammer.jpg

O Martelo simboliza os operrios e a foice, os camponeses. Esses smbolos esto estampados na bandeira da antiga URSS e produzem a idia de que o extinto Estado Sovitico construdo sob aliana dos trabalhadores do mundo urbano com os trabalhadores do mundo rural. Da dizer-se que a URSS era o Estado potencializado pela unio dos operrios com os camponeses. Esse instrumento de trabalho que se transformou em signo ganhou dimenso ideolgica. A ideologia transitou atravs dos signos, remetendo ao posicionamento segundo o qual a bandeira da URSS representava um Estado, o Sovitico, determinado pelos interesses dos trabalhadores: o smbolo da foice no cajado de Lula insinua o posicionamento do seu governo.
Quanto charge 02 (Fig. 05), Angeli usa a ironia, representada pela figura de um chuchu, popularmente caracterizado como sem graa e sem gosto para referir-se imagem de Alckmin. O texto do chargista relaciona-se, pela intertextualidade, com a imagem criada pelo colunista Jos Simo, do jornal Folha de So Paulo, que vinculou a imagem de Alckmin a um "picol de chuchu".

Fig.05 - Charge 2. (Folha de So Paulo 20/06/06)

__________________________________________________________________________________ Dilogos Educ. R., Campo Grande, MS, v. 2, n. 2, p. 62-73, novembro 2011 ISSN: 2179-9989

67

Essa designao, segundo o prprio Jos Simo, denomina-se na poltica brasileira para indicar governantes que se destacam pelo pragmatismo, pela competncia e pela falta de graa, conforme se nota na fig. 06. Angeli, ao instaurar o enunciado Tradio, famlia e religio, traz para seu texto outras vozes sociais (a bandeira Tradio, famlia e propriedade) e, por intermdio da ironia, procura tornar o leitor cmplice dessa enunciao, levando-o a adotar determinadas posies ideolgicas no estabelecimento do sentido do texto.

Fig. 06. Imagem (Alckmin) Picol de chuchu 1.bp.blogspot.com/_wUSmd3QxQ7A/R-GDI60uEmI/AA..

Segundo Bakhtin (1981, p. 175):


Um membro de um grupo falante nunca encontra previamente a palavra como uma palavra neutra, isenta das aspiraes e avaliaes de outros ou despovoada das vozes dos outros. Absolutamente. A palavra ele a recebe da voz de outro e repleta de voz de outros.

A ironia produzida como estratgia significante, no nvel do discurso, devendo ser descrita e analisada sob a perspectiva do autor e, mais diretamente, sob o olhar retrico instaurado pela simbologia do chuchu. Isso significa que o discurso irnico joga essencialmente com a ambiguidade, convidando o leitor a, no mnimo, uma tripla decodificao, isto , uma decodificao lingustica, discursiva e semitica. Essa cumplicidade, essa coproduo de sentidos que refora as vozes do discurso (poltico e religioso), justifica a ironia como sendo manifestao de outras vozes sociais utilizadas pelo autor a fim de se posicionar. Temos como exemplo de miscelnea de vozes o ttulo da charge (plataforma de Governo), e as prprias enunciaes propostas na charge so carregadas de significaes e ideologias. O ttulo da charge relata o perfil da plataforma de governo pretendida por Alckmin: este pretende, por meio da tradio, de sua posio socioeconmica e de sua f religiosa, derrubar seu adversrio.

O slogan Tradio, Famlia e Propriedade, antigo, ultrapassado, tinha o objetivo de defender e estimular a tradio catlica, a famlia monogmica e indissolvel e a propriedade privada. Esse discurso foi propagado e aclamado na dcada de 1960, por uma elite conservadora, intelectual e politizada da Igreja Catlica. Seu fundador foi Plnio Corra de Oliveira, ento jovem universitrio que participava do Congresso da Mocidade Catlica, que propunha uma sociedade alicerada nesses mesmos princpios. Vejamos o braso ao lado fig. 07.

Fig. 079. Imagem braso da TFP http://www.rodrigovianna.com.br/files/Image/TFPStandard.gif

Braso da TFP demonstra leo rampante sobre fundo vermelho estampado nos estandartes da entidade era referncia a um grupo de militantes da Igreja tradicionalista do incio do sculo XX.

__________________________________________________________________________________ Dilogos Educ. R., Campo Grande, MS, v. 2, n. 2, p. 62-73, novembro 2011 ISSN: 2179-9989

68

A TFP configurou em seu interior uma religiosidade prpria, pautada na crena de formar lderes fortes, natos e de qualidade. Angeli brinca com essas imagens antagnicas, substituindo o leo por um chuchu. Essa incoerncia irnica que d o efeito humorstico e de sentido charge. Bakhtin (apud BARROS, 1997, p. 2) afirma que:
o sentido do discurso tem sua condio no dialogismo. O dialogismo o princpio constitutivo da linguagem e a condio do sentido do discurso. [...] Examina-se, em primeiro lugar, o dialogismo discursivo, desdobrando em dois aspectos: o da interao verbal entre o enunciador do texto, o da intertextualidade no interior do discurso. [...] S se pode entender o dialogismo internacional pelo deslocamento do conceito de sujeito. O sujeito perde o papel de centro e substitudo por diferentes (ainda que duas vozes) sociais, que fazem dele um sujeito histrico e ideolgico.

A autora elucida que nenhuma palavra nossa, mas traz em si a perspectiva de outra voz. Para ela, a persuaso e a interpretao envolvem sistemas de valores, do enunciador e do enunciatrio, que, como afirma Bakhtin, participam da construo dialgica do sentido. Os textos so dialgicos porque resultam do embate de muitas vozes sociais, o que pode produzir efeitos de polifonia. A esse dilogo de vozes diferentes dentro de um mesmo texto, que falam e se polemizam e que tambm dialogam com outros textos, d-se o nome de polifonia. A polifonia um recurso imprescindvel para Angeli ao compor as charges, por deixar inscrito nas mesmas o seu posicionamento ideolgico: o chargista critica de forma sagaz o mundo que o cerca, levando assim o leitor a interagir com suas convices.

Finalmente, na charge 03 (fig. 08), Angeli compe a charge a partir do jogo de imagens ideolgicas (arena de classes) entre Alckmin e Lula. Para esse confronto, o chargista usou um simplrio bar como cenrio e a enunciao feita a partir do jargo poltico Todo candidato tem que ir onde o povo est.

Fig. 08. Charges 6. (Folha de So Paulo 27/07/06)

O autor retrata a imagem de Alckmin vinculada sofisticao e alta sociedade, enquanto a presena de Lula (que chegou primeiro ao espao em questo) insinuada no enunciado Pingado com po e manteiga no tem mais! Passou um barbudinho por aqui e acabou com tudo. O chargista faz dessas diferenas culturais e ideolgicas o grande contraponto da charge, e o faz de forma sarcstica, pois deixa implcita outra leitura para imagem de Lula: se acabou o pingado e po com manteiga, porque algum comeu tudo, sem se importar com o restante. E essa ironia pode sugerir um Lula vulnervel aos problemas de corrupo e no to povo como quer parecer.

__________________________________________________________________________________ Dilogos Educ. R., Campo Grande, MS, v. 2, n. 2, p. 62-73, novembro 2011 ISSN: 2179-9989

69

Para esse confronto, o chargista usou um simplrio bar como cenrio e a enunciao feita a partir do jargo poltico Todo candidato tem que ir onde o povo est, este enunciado estabelece uma intertextualidade ao verso 15 da msica, Nos bailes da vida10 de Fernando Brant e Milton Nascimento, como se confere a letra a seguir: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. Foi nos bailes da vida ou num bar Em troca de po Que muita gente boa ps o p na profisso De tocar um instrumento e de cantar No importando se quem pagou quis ouvir Foi assim Cantar era buscar o caminho Que vai dar no sol Tenho comigo as lembranas do que eu era Para cantar nada era longe tudo to bom At a estrada de terra na bolia de caminho Era assim Com a roupa encharcada e a alma Repleta de cho Todo artista tem de ir aonde o povo est Se for assim, assim ser Cantando me disfaro e no me canso de viver nem de cantar.

Angeli retrata a imagem de Alckmin e Lula, segundo a letra da msica, como artistas, que buscam seu lugar ao sol, ou melhor, a presidncia. O autor ironicamente brinca com os vocbulos existentes na letra da msica, com o cenrio da charge, isso comprovado nos versos 1 e 2. Quanto linguagem no verbal da charge, a imagem de Alckmin vinculada sofisticao e alta sociedade (essncia), mas esse se esfora em construir uma imagem mais acessvel, este at finge (aparncia) em gostar de pingado com po e manteiga, para se aproximar do povo. Lula chega primeiro ao espao em questo, este representado ironicamente pelo prprio cenrio, no caso um bar. Angeli aproveita-se da viso que a mdia estabeleceu para Lula: um homem chegado a bebidas e que, s vezes, exagera na dose e que encontra no bar a sua casa, seu verdadeiro lugar. Pode-se verificar o objetivo da charge: demonstrar as diferenas de imagens e personalidades de Alckmin e Lula. Angeli utilizou-se do antagonismo dessas imagens para provocar o riso. Espelhou-se nas vozes cotidianas que ecoam social e ideologicamente nessas imagens, para garantir a interao entre ele (cartunista) e o sujeito leitor. Esse vincula a imagem de Lula, reforada pelo substantivo povo, de um homem acessvel, simplrio e humilde. Essas caractersticas so justificadas como o prprio no enunciado Pingado com po e manteiga no tem mais! Passou um barbudinho por aqui e acabou com tudo. Segundo (Bakhtin 1999), vamos nos tornando quem somos no processo de apropriao e de elaborao das formas culturais j consolidadas no grupo social a que pertencemos, pela mediao do outro e por meio da linguagem. Em nossas relaes com o outro, que so relaes sociais determinadas pelos lugares e papis sociais nelas em jogo, apreendemos o outro, ao mesmo tempo em que a ele nos
10

Nos bailes da vida. Composio: FernandoBrant e Milton Nascimento


70

__________________________________________________________________________________ Dilogos Educ. R., Campo Grande, MS, v. 2, n. 2, p. 62-73, novembro 2011 ISSN: 2179-9989

expomos. Nessa relao, porque consideramos, compreendemos e avaliamos os atos dos outros e porque os outros emitem compreenses. esse processo de compreenso que torna a charge um gnero nico e interativo.

5. CONSIDERAES FINAIS Atualmente, a noo de texto ampliou-se muito. Vivemos em sociedades nas quais a informao circula por diversos meios e por diversos gneros textuais, em tempo real, viabilizada pela informatizao e pelos meios multimdias de circulao, alm dos convencionais. A formao de leitores crticos, capazes de interagir com a sociedade, pode ser aprimorada a partir da observao de diferentes nveis de leitura de gneros textuais que compem sua realidade, contribuindo para a construo de seu conhecimento. Um dos gneros textuais que se vem destacando no meio miditico a charge, que se utiliza de argumentos socioideolgicos, sobre determinada poca, caracterstica importante desse gnero a explorao do riso, que resulta da stira, da ironia e do deboche usados como recursos para criar vnculo com o leitor e persuadi-lo a aceitar posicionamentos. Cresce o nmero de jornais, revistas e emissoras de televiso que exploram a stira poltica, produzindo o riso. Para Romualdo (2000), embora a charge chame a ateno pelos apurados traos grficos e pelo refinado senso de humor, essas tambm so elaboradas para atuarem na esfera poltica. Em alguns momentos, preciso discorrer sobre o universo poltico revelando suas crises existenciais e ideolgicas, para (FLRES, 2002, p. 134), a charge na maioria das vezes o espelho dos acontecimentos, ela a vlvula de escape, que relata o pattico e o cmico registrado pelas narrativas visuais e textuais. Desse modo, o chargista relata e comenta os temas polticos, de forma sagaz, induzindo o leitor a questionamentos e interpretaes. Nessa circunstncia a charge transforma-se num instrumento poltico, um meio de expresso de idias e valores. Como nos referimos anteriormente, para Bakhtin, existem muitas formas de linguagem, isso ocorre devido diversidade da experincia social. Isto , presena de elementos extralingusticos ligados ao fluxo de produo verbal que imprimem linguagem um carter de produto no acabado, vivo, em constante mutao, de acordo com o contexto em que utilizada. D-se, assim, a interao verbal que constitui a realidade da lngua. Para o filsofo, quando ignoramos a natureza social e dialgica de um enunciado, apagamos a ponte existente entre a linguagem e a vida. Assim, neste nterim, Angeli pretende conduzir o leitor, a realidades e descobertas do mundo que o cerca. Ele est mais interessado, em motivar o leitor, por intermdio da interao entre: humor, crtica e ironia para assim, lev-lo a refletir sobre o cenrio poltico e a conduta dos representantes governamentais. Aps apresentao e anlise das charges, observou-se a importncia da manifestao do contexto scio-histrico e poltico da poca, revelando no apenas a efgie de uma situao, mas, em especial, o ponto de vista do chargista que, atuando como enunciador deixa suas marcas pessoais e permite que se contate seu prprio posicionamento ideolgico a respeito do assunto abordado. Tambm foi possvel observar as presenas marcantes da intertextualidade e polifonia manifestadas nos textos, permitindo que fossem encontradas inmeras vozes e discursos j ditos em
__________________________________________________________________________________ Dilogos Educ. R., Campo Grande, MS, v. 2, n. 2, p. 62-73, novembro 2011 ISSN: 2179-9989 71

outros momentos histrico-sociais ou, ainda, no mesmo momento, em outra situao, mas ainda presentes no contexto social. Por meio da ironia, da crtica e do humor, foi possvel compreender que o chargista, ao ordenar seu trabalho, teve grande capacidade de informar o leitor acerca do que acontece no seu cotidiano, este nos faz perceber os elementos crticos e satricos presentes de forma atraente e perspicaz. Assim, todos os elementos trabalhados nas charges analisadas, levam o autor e o leitor a estabelecerem uma interao, cujo centro um assunto em comum: o paradoxo entre as figuras de Lula, vinculadas a sua imagem versus Alckmin referindose a sua essncia. Esse confronto ideolgicopoltico entre essncia e aparncia o mecanismo humorstico utilizado pelo chargista. Portanto, Angeli, atualiza suas interpretaes por meio destas premissas, aproveitando-se da matria histrica, para produzir o efeito de sentido por ele desejado. Em suma, pela anlise dos dados coletados, pde-se verificar que Angeli utilizou-se do antagonismo das imagens de Alckmin e Lula para provocar o riso e produzir a ironia em suas charges. Espelhou-se nas vozes cotidianas que ecoam social e ideologicamente nessas imagens, para garantir a interao entre o eu (chargista) e o tu (leitor), para propiciar uma falsa ou aparente tenso entre os mundos: oficial, vivido por Alckmin, e o popular, protagonizado pela figura de Lula, para estabilizar um jogo estratgico, entre a essncia e a aparncia, buscando, assim, o humor de forma irnica e sagaz.

__________________________________________________________________________________ Dilogos Educ. R., Campo Grande, MS, v. 2, n. 2, p. 62-73, novembro 2011 ISSN: 2179-9989

72

REFERNCIAS

BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. So Paulo: Hucitec, 1995. ______ A cultura popular na idade Mdia e no Renascimento: o contexto de Franois Rabelais. Trad. Yara Frateschi. 4. ed. So Paulo-Braslia: Edunb/Hucitec, 1999. ______. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 1992. BARROS, D. L. P. de. Contribuies de Bakhtin s teorias do discurso. In:. ______. D. L. P. de FIORIN, J. L. (Org.). Dialogismo, polifonia e intertextualidade: em torno de Mikhail Bakhtin. So Paulo: Edusp, 1997. BRANDO, H. H. N. Leitura, produo e circulao de textos. In: BASTOS, N. B. (Org.) Lngua Portuguesa. Histria, perspectivas, ensino. So Paulo: EDUC, 1998. FERREIRA, A. B. de H. Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010, Arquivos FLRES, O. A leitura da charge. Canoas: ULBRA, 2002 ROMUALDO, E. C. Charge jornalstica: intertextualidade e polifonia: um estudo de charges da Folha de S. Paulo. Maring: Eduem, 2000.

__________________________________________________________________________________ Dilogos Educ. R., Campo Grande, MS, v. 2, n. 2, p. 62-73, novembro 2011 ISSN: 2179-9989

73

You might also like