You are on page 1of 2

PPE Prina Pitt Empreendimentos Fsica 2013 ptica IV Refrao II

01) (UFPA) O desvio angular sofrido por um a) somente E3 raio de luz que incide segundo o ngulo de b) somente E1 e E3 60 com a normal superfcie de uma lmina c) somente E2 e E5 de faces paralelas, aps atravess-la de: d) somente E1, E3 e E4 a) 0 b) 15 c) 30 d) 60 e) 120 e) todos (E1, E2, E3, E4 e E5) 04) (UFBA) Um objeto pontual P encontra-se na base de um recipiente que contm duas camadas de lquidos, A e B, com espessuras EA = 28 cm e EB = 39 cm. Os lquidos so homogneos, transparentes e imiscveis. Considere o ndice de refrao do ar igual a 1 e os dos lquidos A e B iguais a 1,4 e 1,3, 02) (UFRJ) O desvio mnimo que certa respectivamente. Conforme indica a figura, radiao monocromtica pode sofrer ao um observador, olhando numa direo atravessar um dado prisma ptico de 32. aproximadamente perpendicular base do Sabendo que o ngulo de refringncia do recipiente, enxergar P na posio X. prisma vale 46 e que sen 39 = 0,629 e sen Determine em centmetros, a distncia entre 23= 0,390, podemos afirmar que o ndice de X e a superfcie livre do lquido. refrao do material de que ele foi feito tem valor: a) igual a 1,41 b) igual a 1,51 c) igual a 1,61 d) igual a 1,71 e) diferente de qualquer dos acima especificados 5) (UFRGS-RS) Um raio de luz, proveniente da esquerda, incide sobre uma lmina de vidro 03) (Fuvest-SP) Um raio monocromtico de de faces paralelas, imersa no ar, com ngulo luz incide no ponto A de uma das faces de um de incidncia i1 na interface arvidro. Depois prisma feito de vidro e imerso no ar. A figura de atravessar a lmina, ele emerge do vidro 1 representa apenas o raio incidente I e o raio com ngulo r2. O trajeto do raio luminoso refratado R num plano normal s faces do est representado na figura, onde o ngulo r1 prisma, cujas arestas so representadas designa o ngulo de refrao no vidro, e i2, o pelos pontos P, S e T, formando um tringulo ngulo de incidncia na interface vidroar. equiltero. Os pontos A, B e C tambm formam um tringulo equiltero e so, respectivamente, equidistantes de P e S, S e T, e T e P. Considere os raios E1, E2, E3, E4 e E5, que se afastam do prisma representado na figura 2.

Nessa situao, pode-se afirmar que: a) i1 = r2 b) i1 > r2 c) i1 < r2 d) i1 = i2 e) i1 < i2

Podemos afirmar que os raios compatveis com as reflexes e refraes sofridas pelo raio incidente I, na prisma, so:

PPE Prina Pitt Empreendimentos Fsica 2013 Eletrodinmica I Corrente e Resistncia Eltricas

6) Um raio de luz r atravessa uma lmina de 9) (UFU-MG) Deseja-se determinar o ndice de vidro de faces paralelas, imersa no ar, sendo refrao de um prisma de seo transversal parcialmente refletido nas duas faces. triangular equiltera. Para tanto, faz-se incidir um raio luminoso monocromtico numa das faces do prisma de tal modo que a incidncia corresponda do desvio mnimo, no caso, igual a 60. Sabendo-se que o prisma encontra-se num meio onde a velocidade da luz a mesma que no vcuo, o ndice de refrao procurado : a ) 3 b ) 3 / 2 c ) 2 / 2 d) 3/2 e)1/3

Considerando os esquema, o ngulo

ngulos indicados igual a:

no

7) Determine o deslocamento lateral sofrido por um raio de luz monocromtica ao incidir sobre uma placa de vidro imersa no ar, sob o ngulo de 45 com a normal, sabendo que a espessura da lmina de 5 cm. Dados: n ar = 1 e nvidro= 2 .

10) (ITA-SP) O Mtodo do Desvio Mnimo, para a medida do ndice de refrao, n, de um material transparente, em relao ao ar, consiste em medir o desvio mnimo de um feixe estreito de luz que atravessa um prisma feito desse material. Para que esse mtodo possa ser aplicado (isto , para que se tenha um feixe emergente), o ngulo A do prisma deve ser menor que:

11) Um prisma possui ngulo de refringncia de 60 e ndice de refrao igual a 2 , um raio de luz incide sobre uma face com ngulo de incidncia de 45. Determine: 8) (Mackenzie-SP) Um raio luminoso incide a) O ngulo de emergncia do raio luminoso; perpendicularmente a uma das faces de um b) O desvio total sofrido pelo raio luminoso. prisma de vidro (nvidro = 2), imerso no ar (nar = 1), e emerge rasante outra face. O ngulo de refringncia A desse prisma : a) 15 b) 30 c) 40 d) 45 e) 60 Gabarito 01) A 02) C 03) D 4) 50cm 5) A 6) E 7) 1,5cm 8) D 9) A 10) B 11) 45 e 30

You might also like