You are on page 1of 4

INDEPENDE DE HOMOLOGAO(*)

MINISTRIO DA EDUCAO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAO INTERESSADA: Instituio Adventista de Educao e Assistncia Social UF: MG Brasileira ASSUNTO: Consulta sobre abono de faltas a estudantes que se ausentem regularmente dos horrios de aulas devido a convices religiosas. RELATORA: Marilena de Souza Chaui PROCESSO N: 23001.000093/2006-61 PARECER CNE/CES N: COLEGIADO APROVADO EM: 224/2006 CES 20/9/2006 I RELATRIO A Instituio Adventista de Educao e Assistncia Social Brasileira enviou ao presidente do CNE, Dr. Edson Nunes, consulta sobre o abono de faltas a estudantes que se ausentem regularmente de aulas por motivos religiosos, solicitando que a Cmara de Educao Superior CES se manifeste claramente sobre o assunto. A consulta vem formulada nos seguintes termos:
A Instituio Adventista de Educao no Brasil possui uma rede de 530 escolas de nvel fundamental e ensino mdio, 2 (dois) centros universitrios e 4 (quatro) faculdades integradas, totalizando mais de 130 mil alunos. Reconhece que obrigao de qualquer iniciativa privada que vise se estabelecer como educao escolar regular cumprir as Normas Gerais da Educao Nacional. Reconhece, ainda, que no h amparo legal ou normativo para abono de faltas a estudantes que se ausentem regularmente dos horrios de aulas devido s convices religiosas. E que a exigncia mnima de 75% (sessenta e cinco por cento) de freqncia do total de horas letivas para aprovao d ao aluno o direito de faltar s aulas at o limite de 25% (vinte e cinco por cento) do referido total. Os adventistas gostariam que fosse expresso e claro no parecer do CNE, relativo ao ensino superior, que as escolas podem negociar situaes que cooperem para a incluso social, com base no art. 12 da LDB, que garante, aos estabelecimentos escolares, autonomia para elaborar sua proposta pedaggica que tem no Regimento Escolar seu ponto de apoio administrativo. Com respeito ao assunto em pauta, o ltimo parecer do CNE fala claramente sobre abono de faltas, mas no deixa claro que as escolas podem negociar a no aplicao de provas e trabalhos valendo pontos, no perodo entre o pr do sol de sextafeira e o pr do sol de sbado. No ltimo parecer da Cmara de Educao Bsica, CEB 15/99, o Conselheiro Carlos Jamil Curi se manifestou favoravelmente neste sentido.
(*) Este parecer tem eficcia, independentemente de homologao, nos termos da Portaria/MEC n 1.792, de 6 de novembro de 2006, publicada no D.O.U. de 7 de novembro de 2006, seo II, pg. 9 e nos termos da Sntese de Pareceres n 1, republicada no D.O.U. de 15/01/2007, seo I, pg. 29-30, com retificao publicada no D.O.U. de 16/01/2007, seo I, pg. 11.
1 2

Republicada no DOU de 15/01/2007, Seo I, pg. 29-30. Retificao publicada do DOU de 16/01/2007, Seo I, pg. 11.

PROCESSO N: 23001.000093/2006-61

Assim sendo, solicitamos um parecer da Cmara de Educao Superior quanto possibilidade das escolas negociarem alternativas para a realizao de provas e trabalhos em outros dias.

Cumpre observar inicialmente que o Parecer CNE/CEB n 15/99, citado pela Instituio em sua consulta, j examinou em profundidade a questo apresentada no presente processo, tendo o ilustre Relator, Cons. Carlos Roberto Jamil Cury, concludo pela falta de amparo legal para o abono de faltas por motivos religiosos nos seguintes termos:
IV VOTO DO RELATOR Diante do exposto, considerando-se a relatividade do tempo e a convencionalidade das horas sob a forma de construo scio-histrica e a necessidade de marcadores do tempo, comuns a todos e facilitadores da vida social, considerando-se a clareza dos textos legais, no h amparo legal ou normativo para o abono de faltas a estudantes que se ausentem regularmente dos horrios de aulas devido s convices religiosas.

O assunto tambm foi tratado no Parecer CNE/CES n 336/2000, cuja Relatora, conselheira Eunice R. Durham, manifestou-se conforme segue:
I RELATRIO Trata o presente de consulta apresentada pela Unio das Faculdades de Alta Floresta sobre a possibilidade de criao de turma no turno diurno para atender alunos adeptos da religio adventista. Informa a Instituio que est implantando dois cursos de graduao e que cerca de 20 (vinte) pessoas interessadas em freqent-los pertencem religio adventista, estando impossibilitados de assistir as aulas programadas para os dias de sexta-feira, no perodo noturno. A Unio das Faculdades de Alta Floresta mantm a Faculdade de Cincias Sociais de Guarant do Norte, para qual foram autorizados, no turno noturno, os cursos de Administrao e de Pedagogia, pelas Portarias MEC 1.540/99 e 1.541/99, respectivamente. Ao analisar o processo a Coordenao-Geral de Avaliao do Ensino Superior da SESu/MEC emitiu o Relatrio 128/2000, cujo teor segue transcrito: O ento Conselho Federal de Educao no Parecer 430/84 firmou jurisprudncia no sentido de que os estudantes que, por motivos religiosos, no puderem comparecer s aulas em certos dias da semana, tero de receber falta, no havendo amparo legal para o abono desta. de se esperar que, devidamente justificada a ausncia, a faculdade propicie prova substitutiva para avaliao do aproveitamento, entretanto, no poder abonar a ausncia, para o fim de apurao de assiduidade. A manifestao do ento Conselho Federal de Educao tratou de salvaguardar a obrigatoriedade da apurao da freqncia no percentual de 75%, no permitindo o abono de faltas. Com efeito, na presente consulta, a proposta alternativa formulada pela instituio procura cumprir a norma legal vigente no tocante freqncia, devendo-se ressaltar a responsabilidade institucional pela manuteno do limite de vagas constante do Ato Legal de autorizao do(s) curso(s), bem como das condies de oferta dos mesmos.

Marilena Chaui 0093/SOS.

PROCESSO N: 23001.000093/2006-61

Entende a Relatora que a iniciativa de compor turmas especficas destinadas a alunos adventistas representaria uma espcie de reserva de vagas, o que fere o princpio da igualdade de condies de acesso e permanncia na escola, consagrado no artigo 206, da Constituio. Entende, ainda, a Relatora que a Instituio poderia apresentar projeto propondo a criao do turno diurno, com novas vagas ou com parte das vagas autorizadas para o turno noturno, sem contudo destinar tais vagas a essa clientela especfica. Tais vagas seriam destinadas a quaisquer interessados que desejassem estudar no perodo diurno. II VOTO DA RELATORA Responda-se consulente nos termos deste Parecer.

Finalmente, vale transcrever as orientaes constantes do site do MEC/SESu Secretaria de Educao Superior sobre o assunto:
Perguntas Freqentes Freqncia A freqncia do aluno aos cursos de graduao obrigatria? R.: O art. 47, 3, da Lei das Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, dispe que obrigatria a freqncia de alunos e professores, salvo nos programas de educao a distncia, que se regem por outras disposies.. No existe legalmente abono de faltas. admitida, para a aprovao, a freqncia mnima de 75% da freqncia total s aulas e demais atividades escolares, em conformidade com o disposto na Resoluo n 4, de 16/9/86, do extinto Conselho Federal de Educao. H excees, previstas em lei, com referncia freqncia s aulas? Em que consiste o regime de exerccios domiciliares? R.: H. O regime de exerccios domiciliares, institudo pelo Decreto-Lei n 1.044, de 21 de outubro de 1969, constitui-se em exceo regra estabelecida na LDB. A sua aplicao dever ser considerada institucionalmente, caso a caso, de modo que qualquer distoro, por parte aluno ou da instituio de ensino, possa ser corrigida com a adoo de medidas judiciais pertinentes. Alm disso, a Lei n 6.202, de 17 de abril de 1975, dispe que a partir do oitavo ms de gestao, e durante trs meses, a estudante grvida ficar assistida pelo regime de exerccios domiciliares. Finalmente, o art. 7, 5, da Lei n 10.861, de 14 de abril de 2004, determina que as instituies de Educao Superior devero abonar as faltas do estudante designado membro da Comisso Nacional de Avaliao da Educao Superior CONAES, que tenha participado de reunies em horrios coincidentes com os das atividades acadmicas. No existem outras excees. Os alunos Adventistas do 7 Dia tm que freqentar s aulas nas noites de sexta-feira.

II VOTO DA RELATORA Em face de todo o exposto, manifesto-me no sentido de que no h amparo legal ou normativo para o abono de faltas a estudantes que se ausentem regularmente dos horrios de aulas por motivos religiosos.

Marilena Chaui 0093/SOS.

PROCESSO N: 23001.000093/2006-61

Braslia-DF, 20 de setembro de 2006. Conselheira Marilena de Souza Chaui Relatora III DECISO DA CMARA A Cmara de Educao Superior aprova por unanimidade o voto da Relatora. Sala das Sesses, em 20 de setembro de 2006. Conselheiro Antnio Carlos Caruso Ronca Presidente Conselheiro Paulo Monteiro Vieira Braga Barone Vice-Presidente

Marilena Chaui 0093/SOS.

You might also like