You are on page 1of 9

Estado Novo (Brasil)

Estado Novo (Brasil)


Histria do Brasil

Este artigo faz parte de uma srie

Portal Brasil

Estado Novo o nome do regime poltico brasileiro fundado por Getlio Vargas em 10 de novembro de 1937, que durou at 29 de outubro de 1945, que caracterizado pela centralizao do poder, nacionalismo, anticomunismo e por seu autoritarismo.

O golpe do estado de 1937


Em 30 de setembro de 1937, quando se aguardavam as eleies presidenciais marcadas para janeiro de 1938, a serem disputadas por Jos Amrico de Almeida e Armando de Sales Oliveira, ambos apoiadores da revoluo de 1930, foi denunciado, pelo governo de Getlio, a existncia de um suposto plano comunista para tomada do poder.[1] Este plano ficou conhecido como Plano Cohen, e depois se descobriu ter sido forjado por um adepto do integralismo, o capito Olmpio Mouro Filho, o mesmo que daria incio ao Golpe Militar de 1964. H vrias verses e dvidas sobre o Plano Cohen: Os integralistas negam ainda hoje participao deles no golpe de estado do Estado Novo, atribuindo ao general Gis Monteiro a transformao de um relatrio feito pelo Capito Mouro em um documento oficial: O dito Plano Cohen. Com a comoo popular causada pelo Plano Cohen, com a instabilidade poltica gerada pela Intentona Comunista, com o receio de novas revolues comunistas e com as seguidas vezes em que foi decretado estado de stio no Brasil, foi sem resistncia que Getlio Vargas deu um golpe de estado e instaurou uma ditadura na quarta-feira de 10 de novembro de 1937, atravs de um pronunciamento transmitido por rdio a todo o Pas. No prembulo da Constituio de 1937, explicada a razo da implantao do Estado Novo:[1] O Presidente da Repblica dos Estados do Brasil Atendendo s legitimas aspiraes do povo brasileiro paz poltica e social, profundamente perturbada por conhecidos fatores de desordem, resultantes da crescente agravao dos dissdios partidrios, que uma notria propaganda demaggica procura desnaturar em luta de classes, e do extremamento de conflitos ideolgicos tendentes, pelo seu desenvolvimento natural, resolver-se em termos de violncia, colocando a Nao sob a funesta iminncia da guerra civil; Atendendo ao estado de apreenso criado no Pas pela infiltrao comunista, que se torna dia a dia mais extensa e mais profunda, exigindo remdios, de carter radical e permanente;

Estado Novo (Brasil) Atendendo a que, sob as instituies anteriores, no dispunha, o Estado de meios normais de preservao e de defesa da paz, da segurana e do bem-estar do povo; Com o apoio das foras armadas e cedendo s inspiraes da opinio nacional, umas e outras justificadamente apreensivas diante dos perigos que ameaam a nossa unidade e da rapidez com que se vem processando a decomposio das nossas instituies civis e polticas; Resolve assegurar Nao a sua unidade, o respeito sua honra e sua independncia, e ao povo brasileiro, sob um regime de paz poltica e social, as condies necessrias sua segurana, ao seu bem-estar e sua prosperidade, decretando a seguinte Constituio, que se cumprir desde hoje em todo o pas. O ltimo grande obstculo que Getlio Vargas enfrentou para dar o golpe de estado foi o bem armado e imprevisvel interventor no Rio Grande do Sul, Flores da Cunha, mas este no resistiu ao cerco de Getlio e se refugiou no Uruguai, antes do golpe do Estado Novo (1937).[2] Polticos da poca, como o almirante Ernni do Amaral Peixoto, que acompanhou de perto a implantao do Estado Novo e era genro de Getlio, acreditavam que a implantao do Estado Novo no era obra particular de Getlio, e viria, de uma forma ou de outra, porque, como mostra o prembulo da Constituio de 1937, transcrito acima, os militares no aceitavam a subverso reinante, no Brasil, naquela poca. Afirmou Amaral Peixoto:
O Estado Novo viria com Getlio, sem Getlio ou contra Getlio! Almirante Ernni do Amaral Peixoto

A consolidao do poder de Getlio


O nico protesto armado contra a instalao do Estado Novo ocorreu em 11 de maio de 1938. Os integralistas, insatisfeitos com o fechamento da AIB (Ao Integralista Brasileira), invadiram o Palcio Guanabara, numa tentativa de deposio de Getlio Vargas. Esse episdio ficou conhecido como Levante Integralista e levou Getlio a criar uma guarda pessoal, apelidada depois de "Guarda Negra". Vrias medidas se fizeram necessrias para Getlio efetuar com facilidade o golpe de estado e se fortalecer no poder: 1. Nomeao de interventores de estrita confiana para governarem os estados e que fossem bem relacionados em seus estados, sendo que, aos interventores, foi dada, por Getlio, ampla autonomia administrativa.[3] 2. Eliminao dos tenentes de 1930 como fora poltica relevante e acima da hierarquia militar 3. Disciplina e profissionalizao das foras armadas 4. Censura aos meios de comunicao realizada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), o qual tambm fazia ampla propaganda a favor do Estado Novo. 5. Desarmamento das polcias estaduais, que passaram a ter somente armas leves, especialmente a neutralizao do bem armado interventor no Rio Grande do Sul Flores da Cunha que se exilou no Uruguai ainda antes de 10 de novembro de 1937. 6. A renncia, em 29 de dezembro de 1936, de Armando de Sales Oliveira, para poder se candidatar s eleies presidenciais marcadas para 1938 enfraqueceu muito a oposio a Getlio Vargas, pois estando no governo de So Paulo, Armando Sales poderia opor resistncia armada a um eventual golpe de estado.

Estado Novo (Brasil)

A implantao do Estado Novo e sua poltica


Esse regime poltico recebeu o nome de Estado Novo, (nome inspirado na ditadura de Antnio de Oliveira Salazar em Portugal), e durou at 29 de outubro de 1945, quando Getlio foi deposto pelas Foras Armadas.[3] Getlio Vargas determinou o fechamento do Congresso Nacional e extino dos partidos polticos.[1] Ele outorgou uma nova constituio, que lhe conferia o controle total do poder executivo e lhe permitia nomear interventores nos estados, aos quais, Getlio deu ampla autonomia na tomada de decises, e previa um novo Legislativo, porm nunca se realizaram eleies no Estado Novo. Esta Constituio de 1937 tinha o apelido de "Polaca", Edda Mussolini, filha de Benito Mussolini, recebida por Ademar de (denominao usada para mostrar que a Constituio Barros durante a sua visita So Paulo, em 1939. De princpio, o Brasileira de 1937 foi amplamente influenciada pela Estado Novo nutria uma simpatia com o nazi-fascismo. Constituio autoritria da Polnia), e, tinha depreciativamente, o mesmo apelido de uma zona de baixo meretrcio no Rio de Janeiro). Na prtica a Constituio de 1937 no vigorou, pois, Getlio governou durante todo o Estado Novo atravs de decreto-lei e nunca convocou o plebiscito previsto na "Polaca". A Constituio de 1937 substituiu a Constituio de 1934 que Getlio no gostava e assim se expressou sobre ela, no 10 aniversrio da revoluo de 1930, em discurso de 11 de novembro de 1940:
Uma constitucionalizao apressada, fora de tempo, apresentada como panaceia de todos os males, traduziu-se numa organizao poltica feita ao sabor de influncias pessoais e partidarismo faccioso, divorciada das realidades existentes. Repetia os erros da Constituio de 1891 e agravava-os com dispositivos de pura inveno jurdica, alguns retrgrados e outros [1] acenando a ideologias exticas. Os acontecimentos incumbiram-se de atestar-lhe a precoce inadaptao! [4]

Getlio Vargas

Na verso de Francisco Campos que redigiu a "Polaca", esse foi o erro de Getlio no Estado Novo: no ter instalado o Poder Legislativo, nem ter se legitimado pelo voto em plebiscito. Como Francisco Campos afirmou que comeara a redigir a nova constituio em 1936, suspeita-se que a deciso de dar um golpe de estado foi tomada logo depois da Intentona Comunista em novembro de 1935.[2] O Estado Novo promovia grandes manifestaes patriticas, cvicas e nacionalistas e eram incentivados, pelo Departamento de Imprensa e Propaganda, os apelos patriticos na imprensa e nos livros didticos. O Poder Judicirio no sofreu interferncias significativas no Estado Novo, exceto nos casos de crimes polticos. Um poder judicirio relativamente independente raro acontecer em regimes polticos fortes, tambm chamados de autoritrios, como o Estado Novo. O lder comunista Lus Carlos Prestes permaneceu preso durante todo o Estado Novo. Monteiro Lobato foi preso por ter enviado uma carta a Getlio criticando a sua poltica em relao ao petrleo brasileiro. Monteiro Lobato queria que o governo explorasse esse recurso natural para o desenvolvimento do Pas. Lus Carlos Prestes, devido a sua relao com o Comintern, durante o seu discurso no Estdio de So Janurio, na cidade do Rio de Janeiro, em 1945, defendeu a continuao do governo de Getlio Vargas pelos progressos alcanados durante sua gesto.

Estado Novo (Brasil) O Estado Novo, por sua vez, pouco podia atuar na questo do petrleo, pois era dependente dos investimentos em pesquisa das companhias estrangeiras de petrleo. Sendo essas pesquisas de alto risco e custo, e sendo, para as multinacionais, mais lucrativo manter sua hegemonia no ramo petrolfero. As empresas estrangeiras sustentavam que no existia petrleo no Brasil. Diante desta situao Getlio Vargas decidiu criar, durante o Estado Novo, o Conselho Nacional do Petrleo (CNP) [5][6] e, mais tarde, no seu governo constitucional de 1951-1954, criou a Petrobras, no ano de 1953. Durante o Estado Novo foram presos tanto militantes da ANL (comunistas marxistas, durante a intentona comunista) quanto membros da AIB (nacionalistas, durante a "levante integralista" de 1938), assim como intelectuais vinculados a uma destas duas agremiaes polticas como Graciliano Ramos, o Baro de Itarar e muitos outros intelectuais, seja por comunismo ou por simpatias pelo Fascismo, ou quem defendia a prospeco de petrleo no Brasil, como Monteiro Lobato, preso em 1941.[5] Segundo acusaes da oposio, muitos foram mantidos em crcere ilegal, por vrios meses e at anos, sem processo judicial nem acusao formal. Alguns nem sequer eram oposicionistas, mas foram vtimas de denncias odiosas. O livro Memrias do Crcere de Graciliano Ramos um duro relato do autor sobre suas experincias vividas no perodo em que ficou preso em Ilha Grande, sob acusao de ligao com o partido comunista (PCB). A imprensa foi censurada. O dirio matutino O Estado de S. Paulo, de oposio ao PRP, e que, apesar do nome, havia apoiado a Revoluo de 1930, foi tomado famlia Mesquita, pelo interventor paulista Ademar Pereira de Barros. O proprietrio do jornal, Jlio de Mesquita Filho, exilou-se na Argentina, e at hoje o jornal O Estado de S. Paulo no conta os anos sob interveno getulista em sua histria oficial. O dirio foi devolvido aos Mesquita em 1945. Tambm foi iniciada a campanha de nacionalizao para integrar os imigrantes e sua cultura a realidade nacional, diminuindo sua influncia e buscando sua integrao populao brasileira.

Filosofia e poltica scio-cultural do Estado Novo


Algumas caractersticas do Estado Novo se parecem com o castilhismo do qual Getlio era adepto. O castilhismo tinha trs princpios bsicos, que foram valorizados pelo Estado Novo:[1] Escolha dos governantes baseado na sua pureza moral e no na sua representatividade popular. Na poltica devem ser eliminadas as disputas poltico partidrias e valorizar s a virtude. O governante deve regenerar a sociedade, e o Estado comandar a transformao e modernizao da sociedade. O Estado Novo, pelo contrrio, buscou-se, pela primeira vez na histria do Brasil, uma identidade nacional. O conceito de "antropofagia cultural" manifestado pela Semana de Arte Moderna, em So Paulo no ano de 1922, foi ampliado durante o Estado Novo atravs do SPHAN, planejado por Mrio de Andrade e tendo como colaboradores intelectuais do porte de Carlos Drummond de Andrade, Oscar Niemeyer, Lcio Costa e Cndido Portinari.[3] Cunharam eles, pela primeira vez, a identidade racial brasileira como sendo a mistura das trs raas, de trs culturas, gerando uma cultura nica, moderna e brasileira. O Brasil, durante o Estado Novo, abrigou muitos judeus perseguidos pelos regimes nazi-fascista europeus, tendo o cnsul do Brasil na Alemanha (1938-1942) Joo Guimares Rosa sido homenageado postumamente pelo governo de Israel na dcada de 1980.[2] O Brasil foi a nica nao sul-americana fundadora da Liga das Naes (1918) e da ONU (1945), mantendo-se assim, sua tradicional poltica externa favorvel a solues negociadas de conflitos.

Estado Novo (Brasil)

A modernizao do Estado, das leis e das instituies


Entre 1937 e 1945, durao do Estado Novo, Getlio Vargas deu continuidade reestruturao do estado e profissionalizao do servio pblico, criando o Departamento Administrativo do Servio Pblico (DASP) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Foram abolidos os impostos nas fronteiras interestaduais, j em 1931, e foi modernizado e ampliado o imposto de renda. Criado o Cdigo de Minas e a Lei de Falncias. Orientou-se cada vez mais para a interveno estatal na economia e para o nacionalismo econmico, e provocou um forte impulso industrializao. Adotou a centralizao administrativa como marca para criar uma burocracia estatal ampliada e profissionalizada, at ento inexistente. Um exemplo disto, que o nmero de leis, decretos e decretos-lei baixados por Getlio Vargas muito maior que o nmero de todos os diplomas legais baixados na Repblica Velha. Em 1944, surge a Fundao Getlio Vargas com o objetivo inicial era preparar pessoal qualificado para a administrao pblica e privada brasileira. O Exrcito Brasileiro foi finalmente disciplinado deixando de ocorrer rebelies e indisciplinas to comuns at ento. Foram criados, nesse perodo, O Ministrio da Aeronutica e o Conselho Nacional do Petrleo (CNP) que depois daria origem Petrobras em 1953. Foram criadas ainda a Companhia Siderrgica Nacional (CSN), a Companhia Vale do Rio Doce, a Companhia Hidreltrica do So Francisco e a Fbrica Nacional de Motores (FNM), inicialmente destinada a produzir motores de avies, dentre outros. Foi criada uma nova moeda nacional, o cruzeiro, idealizado quando Getlio fora ministro da Fazenda. Foi feita uma reforma ortogrfica, em 1943, simplificando a grafia da lngua portuguesa. Foi construda e entregue a estrada Rio-Bahia, a primeira ligao rodoviria entre o centro-sul e o nordeste do Brasil. Foi feito o saneamento da baixada fluminense. Decretou o Cdigo Penal e o Cdigo de Processo Penal Brasileiro e a Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), todos at hoje em vigor. Getlio Vargas criou a carteira de trabalho, a Justia do Trabalho, o salrio mnimo, a estabilidade do emprego depois de dez anos de servio (revogada em 1966), substituda pelo Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS), e o descanso semanal remunerado. Regulamentou o trabalho dos menores de idade, da mulher e o trabalho noturno. Fixou a jornada de trabalho em oito horas dirias de servio e ampliou o direito aposentadoria a todos os trabalhadores urbanos. Durante o Estado Novo, deu-se a rpida e eficiente colonizao e povoamento do Norte do Paran por empresas privadas de colonizao, e da regio de Dourados. Foram criadas colnias militares nas fronteiras do Brasil. Em 1943, foram criados territrios federais nas fronteiras, para o desenvolvimento do interior do Brasil, ainda praticamente despovoado. Criaram-se ento os territrios federais do Amap, do Rio Branco, hoje Roraima, do Guapor, hoje Rondnia, de Ponta Por e do Iguass. Estes dois ltimos no prosperaram, sendo reintegrados aos estados de origem (respectivamente, Mato Grosso - hoje Mato Grosso do Sul e Paran).

Estado Novo (Brasil)

Segunda Guerra Mundial e declnio


Segunda Guerra
Com o incio da Segunda Guerra Mundial, em setembro de 1939, Getlio Vargas e os militares mantiveram um posicionamento neutro at 1941. Enquanto a opinio pblica se dividia: havia simpatia pelos pases do Eixo Itlia-Alemanha-Japo entre boa parte dos imigrantes daqueles pases e integralistas, por outro lado a maioria dos afro-descendentes e os comunistas (principalmente aps a invaso da Rssia sovitica em junho de 1941),[1] que por sua vez tinham grande poder de mobilizao e influncia na imprensa, simpatizavam com os aliados. Durante este perodo Getlio chegou a escrever em seu dirio:

Getlio Vargas (centro) e Roosevelt ( direita) - ambos de chapu panam - durante a Conferncia de Natal. Janeiro de 1943. Agncia Brasil.

"Parece-me que os americanos querem nos arrastar guerra, sem que isso seja de utilidade, nem para ns, nem para eles."!

Getlio Vargas

[7]

No ms de janeiro de 1942, durante a conferncia pan-americana no Rio de Janeiro, a maioria dos pases do continente decidiu por condenar os ataques japoneses aos Estados Unidos em 7 de dezembro de 1941, e romper relaes diplomticas com os pases do Eixo: Alemanha, Itlia e Japo, em 21 de janeiro de 1942. Os EUA tinham planos para se necessrio invadir a regio Nordeste do Brasil, caso o Brasil no cedesse utilizao de bases aero-navais no norte do pas, cesso esta que na prtica tornaria a neutralidade do pas letra morta.[8][9] Mas a execuo de tal plano no se fez necessria, at porque, com ou sem o conhecimento de Vargas, os militares brasileiros desde 1934 j previam na ocorrncia de novo conflito mundial, um "alinhamento cauteloso" aos EUA.[10] Tambm, o previsto bloqueio imposto pela marinha britnica Alemanha e Itlia, inviabilizou qualquer tipo de intercmbio maior com estes pases. Assim, aps muita negociao, Brasil e Estados Unidos acabaram assinando um acordo pelo qual o governo norte-americano se comprometeu a financiar a construo de uma grande usina siderrgica brasileira - Companhia Siderrgica Nacional - em Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro, em troca da permisso para a instalao de bases militares e aeroportos nas regies norte, nordeste e em Fernando de Noronha. Logo aps, a marinha alem foi autorizada por Berlim a estender a guerra submarina aos navios mercantes de bandeira brasileira, no que foi seguida pela marinha italiana, pondo fim de fato neutralidade brasileira. No entanto, somente aps 7 meses destes ataques e presso popular para uma reao, foi que em 22 de agosto Getlio declarou guerra Alemanha nazista e Itlia fascista.[3] Os aliados precisavam muito de borracha, pois a partir da ocupao japonesa do sudeste asitico j no podiam contar mais com vital suprimento da mesma vinda daquela regio. Assim, houve no Brasil uma grande migrao de nordestinos para a Amaznia para extrair o ltex da borracha, que foram carinhosamente apelidados de "soldados da borracha", mobilizao esta que revitalizou a economia da regio naqueles anos, que se encontrava estagnada desde o fim do 1 ciclo da borracha dcadas antes.

Estado Novo (Brasil) Em 28 de janeiro de 1943, Vargas e Franklin Delano Roosevelt (presidente dos Estados Unidos) participaram da Conferncia de Natal, onde ocorreram os primeiros acordos que resultaram na criao da FEB em agosto, um ano aps a declarao de guerra. Devido a esta demora e hesitao do governo em mobilizar os efetivos para participar concretamente da luta,[11] medida que os aliados iam avanando em todas as frentes, dizia-se em referncia a isto, relembrando a praticamente simblica participao brasileira no conflito mundial anterior que seria "mais fcil uma cobra fumar do que o Brasil ir de fato Guerra na europa", antes que a mesma terminasse na Europa.[2] No entanto, "A cobra fumou", os pracinhas, como ficaram conhecidos os membros da Fora Expedicionria Brasileira, que em 1945 perfizeram 25 mil homens, de um total inicialmente estimado, (em fins de 1942), em 200.000, finalmente foram enviados a partir de julho de 1944, para combater na Itlia, onde lutaram de setembro do mesmo ano ao fim do conflito na Europa, que se deu em 8 de maio de 1945.[2]

O declnio e o fim do Estado Novo


Entre os pracinhas da FEB, havia oito estudantes de Direito da Universidade de So Paulo, participantes de manifestaes pacficas de oposio a Getlio, como a Passeata do Silncio, em que desfilaram com mordaas negras para simbolizar a falta de liberdade de expresso. "Fomos convocados por castigo como se pudesse ser um castigo servir ao Brasil!", escreveu um desses estudantes, Geraldo Vidigal, no livro O Aprendiz de Liberdade do Centro XI de Agosto Segunda Guerra Mundial.[1] A funo desses estudantes na guerra: desarmar minas terrestres antes que os tanques passassem. O prprio Getlio, no Dirio, em 27 de janeiro de 1942, j demonstrava reservas quanto ao futuro do Estado Novo afirmando que:
"Devo confessar que me invade uma tristeza. Grande parte desses elementos que aplaudem esta atitude (romper relaes diplomticas com a Alemanha), alguns poucos que at me caluniam, so os adversrios do regime que fundei (o Estado Novo), e chego a duvidar que possa consolid-lo para passar tranquilamente o governo ao meu substituto."

Getlio Vargas

Em 1943 ocorre o primeiro protesto organizado contra o Estado Novo, em Minas Gerais, chamado Manifesto dos Mineiros, redigido e assinado por advogados mineiros, muitos dos quais se tornariam influentes juristas e importantes prceres polticos da UDN, como Jos de Magalhes Pinto. Um ferrenho opositor do Estado Novo, foi Monteiro Lobato que chegou a ser preso e acusava Getlio de no deixar os brasileiros procurarem petrleo livremente. Com a aproximao do trmino da Segunda Guerra Mundial, em 1945, as presses em prol da redemocratizao ficam mais fortes. A entrevista, em 22 de fevereiro de 1945, de Jos Amrico de Almeida a Carlos Lacerda, publicada no Correio da Manh, do Rio de Janeiro, marca o fim da censura imprensa no Estado Novo e simbolizou o enfraquecimento e queda do Estado Novo. Apesar de algumas medidas tomadas como a definio, em 28 de maio de 1945, de uma data para as eleies presidenciais (2 de dezembro), a anistia a Lus Carlos Prestes e outros presos polticos, a liberdade de organizao partidria, e o compromisso de fazer eleger uma nova Assembleia Constituinte, a presso para que Getlio renunciasse continuava forte.[3] Surge, ento, liderado pelo empresrio Hugo Borghi, um movimento de apoio a Getlio, que recebeu a alcunha de "Queremismo" com os lemas: "Queremos Getlio" e "Constituinte com Getlio", que visava a que Getlio continuasse no poder at a promulgao de uma nova constituio, mas isto no ocorreu. Getlio Vargas foi deposto em 29 de outubro de 1945, por um movimento militar liderado por generais que compunham seu prprio ministrio e que ps fim ao Estado Novo. Renunciou formalmente ao cargo de presidente da repblica, no qual se mantivera desde 1930, quando assumiu o governo do Brasil como chefe do Governo Provisrio da Revoluo de 1930, o qual durou at 1934, de 1934 a 1937 como presidente eleito pelo Congresso Nacional,[3] e

Estado Novo (Brasil) de 1937 at 1945, como chefe do Estado Novo, o qual foi implantado aps o perodo de instabilidade poltica gerada pela Intentona Comunista e pelo Plano Cohen.[2] O estopim para a ao militar foi a nomeao de um irmo de Getlio, Benjamim Vargas para chefe da Polcia do Rio de Janeiro. Getlio foi substitudo pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, porque na Constituio de 1937 no existia a figura do vice-presidente. E este presidente interino, Jos Linhares, ficou trs meses no cargo at passar o poder ao presidente eleito em 2 de dezembro de 1945, Eurico Gaspar Dutra. Uma valiosa para a vitria eleitoral de Eurico Dutra veio de Hugo Borghi, que distribuiu milhares de panfletos acusando o candidato Eduardo Gomes de ter dito: "- No preciso dos votos dos marmiteiros".
[1] Ana Paula Corti (28 de setembro de 2005). Estado Novo (1937-1945): A ditadura de Getlio Vargas (http:/ / educacao. uol. com. br/ disciplinas/ historia-brasil/ estado-novo-1937-1945-a-ditadura-de-getulio-vargas. htm) (em portugus). UOL - Educao. Pgina visitada em 10 de novembro de 2012. [2] Rainer Sousa. Era Vargas Estado Novo (http:/ / www. brasilescola. com/ historiab/ vargas. htm) (em portugus). R7. Brasil Escola. Pgina visitada em 10 de novembro de 2012. [3] Estado Novo no Brasil (http:/ / www. infopedia. pt/ $estado-novo-no-brasil) (em portugus). Porto Editora. Infopdia. Pgina visitada em 10 de novembro de 2012. [4] VARGAS, Getlio, A nova poltica do Brasil, Volume 8, Jos Olympio Editora, 1940, [5] MONTEIRO LOBATO, Jos Bento Renato. O escndalo do petrleo. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1 EDIO, 1936. [6] MONTEIRO LOBATO, Jos Bento Renato. Carta ao Presidente Getlio Vargas. So Paulo: So Paulo, 20 de janeiro de 1935 (http:/ / www. projetomemoria. art. br/ MonteiroLobato/ monteirolobato/ cartaget. html) [7] VARGAS GETULIO, Dirio, volume II, pgina 451, Siciliano, FGV, 1997 [8] ISTO (http:/ / www. istoe. com. br/ reportagens/ 40070_INVASAO+ PELO+ NORDESTE?pathImagens=& path=& actualArea=internalPage) - EUA planejavam tomar o Pas caso Getlio no entrasse na guerra contra os nazistas]. Istoe.com.br. Pgina visitada em 17 de Novembro de 2010. [9] DW-World (http:/ / www. dw-world. de/ dw/ article/ 0,,1450782,00. html). O Pentgono quis invadir o Brasil. Pgina visitada em 17 de Novembro de 2010. [10] Frank McCann; "Soldados da Ptria: Histria do exrcito brasileiro, 1889-1937" Cia das Letras 2007 ISBN 8535910840 Pgs 445 a 448 [11] Fernando Morais; "Chat, rei do Brasil" Cia das Letras, 1994 Pginas 431 a 434

Referncias bibliogrficas
Ver artigo principal Bibliografia sobre Getlio Vargas. BERTONHA, Joo Fbio, O Fascismo e os Imigrantes Italianos no Brasil, Porto Alegre, EdiPUC, RS. DALMZ, Mateus. A Imagem do Terceiro Reich na Revista do Globo (1933-1945), Porto Alegre:, EdiPUC, RS. GARCIA, Nelson Jahr, Estado Novo - Ideologia e propaganda poltica, So Paulo, Loyola, 1982. HENRIQUES, Affonso, Vargas e o Estado Novo, Sp, 1964. LOBATO, Jos Bento Monteiro, O escndalo de petrleo, Ed. Brasiliense, 1956. SILVA, Hlio, 1937 - Todos os Golpes Se Parecem , Editora Civilizao Brasileira, 1970. VARGAS, Getlio Dorneles, A nova poltica do Brasil, Jos Olympio Editora, 1939.

Ver tambm Bibliografia no artigo Getlio Vargas.

Fontes e Editores da Pgina

Fontes e Editores da Pgina


Estado Novo (Brasil) Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=32893588 Contribuidores: Acscosta, Adailton, Albinovich, Albmont, Alchimista, Arouck, Belanidia, Betty VH, Bisbis, Bluedenim, Bruno N. Campos, Camponez, Cesarakg, Chronus, Colaborador Z, CommonsDelinker, Cybershore, DC9, DGuy, Delemon, Diamantina, Diotti, Diplomata, Dpc01, DutchDevil, Ddi's, E2m, Epinheiro, EuTuga, Fasouzafreitas, GOE, Gabriel Yuji, Gilmario Rocha, GoEThe, Grandeirmao, Gunnex, Hallel, Henrique xavier, Homemculto, Irredutvel, Jeferson, Jorge, Joo Vtor Vieira, Kaktus Kid, LOLOL, Lgtrapp, Lijealso, Lus Felipe Braga, Marcos Elias de Oliveira Jnior, Missionary, Mrio Gacho, Mrio e Drio, Nascigl, OS2Warp, Patrick, PauloColacino, Paulogetulio, PedR, Pedro Aguiar, Pikolas, Renanriost, Richard Melo da Silva, Rodrigo Diniz, Rvnovaes, Salamat, SallesNeto BR, Santana-freitas, Selma maria da silva russo, Senso crtico, Sturm, Teles, Thiago Ferrari Turra, ThiagoRuiz, Thomasfox, Trindade Neto, Vanthorn, Vike, Viniciusmc, Vitor Mazuco, Yuri Gouveia Ribeiro, Zoldyick, 170 edies annimas

Fontes, Licenas e Editores da Imagem


Ficheiro:Coat of arms of Brazil.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Coat_of_arms_of_Brazil.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Brazilian Government Imagem:cquote1.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Cquote1.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Adambro, Editor at Large, Infrogmation, P 96glin, 1 edies annimas Imagem:cquote2.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Cquote2.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Editor at Large, Infrogmation Ficheiro:Adhemar de Barros e Edda Ciano Mussolini - 1939.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Adhemar_de_Barros_e_Edda_Ciano_Mussolini_-_1939.jpg Licena: Creative Commons Zero Contribuidores: Desconhecido Ficheiro:Vargas-com-Roosevelt.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Vargas-com-Roosevelt.jpg Licena: Agncia Brasil Contribuidores: Raymond P. R. Neilson

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported //creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

You might also like