You are on page 1of 4

1/4

TR IB UN A L D E CO N T AS DO E S TA DO

RESOLUO NORMATIVA RN - TC - 03/2009 Dispe sobre a regulamentao dos procedimentos a serem adotados para contratao de bandas, grupos musicais, profissionais ou empresas do setor artstico, sujeitos ao exame do Tribunal, e d outras providncias.
O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA (TCE-PB), no uso de suas atribuies constitucionais e legais e em cumprimento ao disposto na Lei Federal n 8.666/93, de 21 de junho de 1993, Lei Complementar 18/93 e Resoluo Administrativa TC N02/2004. CONSIDERANDO o que dispe o art. 113, da Lei n 8.666, de 21 de junho de 1993 e alteraes posteriores; CONSIDERANDO que a anlise, por este Tribunal, das despesas decorrentes das contrataes de bandas, grupos musicais, profissionais ou empresas do setor artstico pelos rgos e entidades pblicas, tem revelado a grande incidncia de irregularidades, no que tange ao cumprimento de dispositivos da Lei n 8.666/93; CONSIDERANDO que a realizao de eventos custeados com recursos pblicos somente justificvel nas hipteses de tradio cultural, de incremento de receitas decorrentes de atividade turstica ou de interesse pblico relevante; CONSIDERANDO, ainda, que dever do gestor pblico observar os princpios constitucionais que regem a Administrao Pblica, com destaque para os da legalidade, moralidade, economicidade, legitimidade e razoabilidade, evitando excesso de gastos com contrataes e assegurando o equilbrio das contas pblicas, preconizado no pargrafo 1, do art. 1, da Lei Complementar n 101/00; CONSIDERANDO, finalmente, que incumbe a este Tribunal orientar os gestores pblicos, no sentido de observarem as normas constitucionais e legais. RESOLVE: Art. 1. A contratao de bandas, grupos musicais, profissionais ou empresas do setor artstico, por rgos ou entidades pblicas, sujeita-se a Procedimento Licitatrio, Dispensa ou Inexigibilidade de Licitao, nos termos da Lei n 8.666/93, observados, ainda, os procedimentos constantes desta Resoluo. 1. Em qualquer hiptese, sero realizadas em procedimento licitatrio distinto as contrataes: I - Dos servios de iluminao, sonorizao e manuteno de palco, exceto quando a estrutura for parte integrante do espetculo, hiptese em que as despesas tero necessariamente o mesmo credor e comporo o cach da atrao contratada; II De hospedagem, transporte e outros servios inerentes realizao do evento.

Resoluo RN-TC-03/2009

2/4

TR IB UN A L D E CO N T AS DO E S TA DO

2. As contrataes de que trata o pargrafo anterior podem ser realizadas mediante dispensa ou inexigibilidade de licitao apenas nas hipteses e condies descritas na Lei n 8.666/93.

CAPTULO I Da Contratao Mediante Procedimento Licitatrio Art. 2. O rgo ou entidade responsvel pela realizao do evento dever encaminhar ao gestor exposio de motivos, justificando a necessidade da contratao de banda, grupo musical, profissional ou empresa do setor artstico, a qual, devidamente autuada, protocolizada e numerada, gerar um processo administrativo. 1. O gestor pblico deve abster-se de realizar despesa desta natureza, quando a entidade encontrar-se sob o estado de calamidade pbica ou emergncia. 2. A Comisso de Licitao dever: I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII. IX. indicar a modalidade da licitao de acordo com os limites estabelecidos para convite, tomada de preos e concorrncia; descrever o objeto da licitao de forma detalhada, clara e precisa; prever o regime de contratao da licitao, se empreitada por preo global ou por preo unitrio; indicar, como tipo de licitao, a de menor preo; explicitar os requisitos de habilitao exigidos, em especial aqueles atinentes regularidade junto ao INSS e FGTS; discriminar a forma de pagamento, de acordo com o respectivo contrato; encaminhar Procuradoria ou Assessoria Jurdica da Prefeitura as minutas do edital e do contrato para exame e aprovao; promover a publicao do edital, na forma e nos meios de comunicao estabelecidos na Lei Federal n 8.666/93; proceder licitao, considerando vencedor o representante da empresa que atender aos requisitos de habilitao exigidos no edital e ofertar o menor preo, respeitadas as peculiaridades do licitante; divulgar o resultado do julgamento, aps anlise dos recursos interpostos, se houver, e encaminhar o processo ao ordenador de despesa, para homologao da licitao; comprovar a inscrio dos msicos na Ordem respectiva; apresentar justificativa de preo com a incluso de pesquisa de mercado.

X.

XI. XII.

CAPTULO II Da Contratao Mediante Inexigibilidade e Dispensa de Licitao Art. 3. Nos casos de inexigibilidade, o rgo ou entidade responsvel pela realizao do evento encaminhar ao gestor exposio de motivos, solicitando a contratao de determinada empresa, banda, grupo musical ou profissional do setor artstico, com fundamento no art. 25, inciso III, da Lei Federal n 8.666/93,
Resoluo RN-TC-03/2009

3/4

TR IB UN A L D E CO N T AS DO E S TA DO

devidamente autuada, protocolizada e numerada, gerando processo administrativo, instrudo com os seguintes dados: I. nome ou denominao da empresa ou atrao a ser contratada; II. razes e justificativas que motivaram a escolha da empresa, banda, grupo musical ou artista especfico, tornando patente tratar-se da atrao mais adequada a atender a singularidade do objeto; III. justificativa de preo; IV. valor da contratao, discriminando a forma de pagamento, de acordo com o respectivo contrato; V. comprovao de regularidade jurdico-fiscal, inclusive junto ao INSS e FGTS, conforme o caso; VI. documento que justifique a inviabilidade da competio, devendo anexar recortes de matrias jornalsticas e da crtica especializada que indiquem tratar-se de artista consagrado pela opinio pblica local, regional ou nacional; VII. documento que demonstre a exclusividade da representao por empresrio do artista ou prova equivalente, no se aceitando meras declaraes sem comprovao inequvoca da legitimidade da condio do signatrio, para firmar o documento. (Redao dada pela RN TC N 05/12, de 17.05.2012) Pargrafo nico. Concludo o procedimento, os autos devero ser encaminhados ao ordenador de despesa, para ratificao e publicao, nos termos do art. 26 da Lei 8666/93, como condio para eficcia dos atos. Art. 4. A inexigibilidade diz respeito, exclusivamente, contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica, nos termos do art. 25, inciso III, da Lei Federal n 8.666/93, no abrangendo os servios descritos no 1 do art. 1 desta Resoluo. Art. 5. Somente poder ocorrer Dispensa de Licitao para contratao de empresas, bandas, grupos musicais ou profissionais do setor artstico nos casos previstos no art. 24, incisos II e XXIV da Lei Federal n 8666/93 sendo exigido, no que couber, o disposto no art. 3 desta Resoluo. CAPTULO III Dos Contratos Art. 6. O contrato, redigido nos termos do artigo 55 e respectivos incisos da Lei 8666/93, ser celebrado entre a Entidade e a empresa, banda, grupo musical ou artista, ou com o seu empresrio, quando ocorrer o vnculo de exclusividade de que trata o inciso VII, do art. 3 desta Resoluo. Art. 7. Do contrato, cujo extrato dever ser publicado na imprensa oficial, constaro, obrigatoriamente: I. nome ou denominao, inclusive o nome de fantasia, da atrao, dia, hora, local da apresentao e durao do evento; II. preo, condio e forma de pagamento; III. indicao do crdito oramentrio pelo qual correr a despesa; IV. direitos e deveres das partes; V. sanes, para os casos de inadimplncia ou inexecuo contratual; VI. casos que podero originar sua resciso;
Resoluo RN-TC-03/2009

4/4

TR IB UN A L D E CO N T AS DO E S TA DO

VII. clusula de vinculao ao ato de inexigibilidade; VIII. instrues e normas para recursos previstos em lei; e IX. clusula que declare competente o foro da sede do Municpio, para dirimir qualquer questo contratual. Art. 8. O vnculo de exclusividade a que se refere o art. 6 dever ser devidamente comprovado mediante carta de exclusividade ou contrato, assinados por quem detenha condio para representar a banda, grupo musical ou profissional do setor artstico, conforme indicao em contrato social ou estatuto registrados nos rgos competentes. CAPTULO IV Das Disposies Finais Art. 9. A contratao resultante de procedimento licitatrio, de inexigibilidade ou de dispensa dever observar as normas que regem a espcie, sob pena de o gestor incorrer no crime capitulado no art. 89 da Lei Federal n 8.666/93. Art. 10. O descumprimento de qualquer dispositivo legal vigente ou desta resoluo, bem como a no observncia do princpio constitucional da razoabilidade, no que tange ao valor do contrato quando cotejado com outras despesas, tais como sade, educao, ao social ou infra-estrutura, podero ensejar a imputao de multa ao ordenador de despesa e/ou determinao de ressarcimento ao errio, na forma prevista na Lei Complementar n 18/93. Art. 11. Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao. Art. 12. Revogam-se as disposies em contrrio. Publique-se, registre-se e cumpra-se. Sala das Sesses do TCE-PB - Plenrio Ministro Joo Agripino. Joo Pessoa, 18 de fevereiro de 2009.

_____________________________________________ Conselheiro Antnio Nominando Diniz Filho Presidente ___________________________________ Conselheiro Flvio Stiro Fernandes ___________________________________ Conselheiro Jos Marques Mariz __________________________________ Conselheiro Arnbio Alves Viana __________________________________ Conselheiro Fernando Rodrigues Cato

Conselheiro Fbio Tlio Filgueiras Nogueira

_______________________________________ Conselheiro-Substituto Umberto Silveira Porto

Fui presente: _________________________________ Ana Tersa Nbrega Procuradora-Geral do Ministrio Pblico junto ao TCE-PB

Resoluo RN-TC-03/2009

You might also like