You are on page 1of 7

A direo de arte no cinema brasileiro

The brazilian cinema production design Luiza; Gama Drable Santos; Graduao em Cinema e Audiovisual; Universidade Federal Fluminense lzdrable@gmail.com Martins, India Mara; Doutora em Design, Universidade Federal Fluminense indiamartins@gmail.com

Resumo
O objetivo deste artigo fazer uma breve reflexo sobre a rea de Direo de Arte, iniciando com a criao dos departamentos de arte na Hollywood dos anos 20 aos anos 40 e se estendendo para a delimitao do campo de atuao do production designer e do diretor de arte, termo utilizado no Brasil. Para ilustrar o campo de atuao do diretor de arte realizamos uma anlise do projeto visual realizado pela diretora de arte Vera Hamburger no filme Cafund (2006). Palavras Chave: direo de arte; audiovisual contemporneo; atmosfera.

Abstract
This article analyzes the Brazilian cinema Production Design, initiating with a quick history of the Hollywood movies' art departments on the twentys til the fortys to be extended towards a delimitation of the Production Designers field and the art directors, term used in Brazil. To illustrate the brazilian field of Production Design we analyzed the visual project made by the art director Vera Hamburger for the film Cafund (2006). Keywords: production design; contemporary cinema; atmosphere.

Este artigo resultado de uma pesquisa de Iniciao Cientfica financiada pelo CNPq e pela Faperj que se intitula A influncia da tecnologia no processo criativo dos diretores de arte do cinema brasileiro ps-retomada (anos 90), cujo objetivo realizar entrevistas com os diretores de arte brasileiros mais ativos do perodo para compreender a situao deste departamento no cinema brasileiro. Pretendemos tambm gerar materiais didticos e ampliar a reflexo terica sobre direo de arte e o design visual no cinema brasileiro, dado a lacuna bibliogrfica existente no campo terico em discusso. A direo de arte no cinema a rea responsvel pelo aspecto visual da obra. O diretor de arte encarregado por criar junto ao diretor e ao fotgrafo uma atmosfera 1 na qual o espectador ser lanado pela histria. H um conjunto de elementos que compe o design visual de um filme, determinados por seu contexto histrico, social, poltico, esttico e imagtico. A partir deste trabalho de contextualizao que ser realizado com base no roteiro e nas intenes do diretor para com o filme, o diretor de arte ir harmonizar elementos como a cenografia, o figurino, a maquiagem e os efeitos especiais, criando um desenho de produo para a arte do filme. Isso significa que seu trabalho consiste na organizao do espao da mise-en-scne onde se d a ao, na qual espao, cor e texturas interajam e produzam um estilo singular. O diretor de arte comanda uma equipe de pessoas e subequipes que devem estar em acordo, para que o equilbrio de todo o filme no seja prejudicado. Nos Estados Unidos o ttulo de mais alto escalo da equipe de arte de production designer, o que equivale ao diretor de arte nos filmes brasileiros. Isso quer dizer que para as produes norte-americanas o cabea de equipe da arte tambm produtor; e deveria ser, porque ele pensa o filme junto com o diretor e tenta solucion-lo da melhor forma possvel, esttico e financeiramente. A definio de production designer, segundo Vincent LoBrutto, de que ele concebe toda a visualidade da imagem flmica, no sendo s responsvel pela criao dos cenrios e coordenando equipes de figurinistas, maquiadores, cenotcnicos e contra-regras. Ele encarregado, portanto, da criao de uma paleta de cores, a definio de detalhes peridicos e arquitetnicos relacionados ao roteiro, a seleo de locaes em funo disto e de outras questes, o desenho e decorao de set, alm da coordenao das outras equipes de figurino, e maquiagem. Tendo em vista o colocado acima, temos que notar que antes de investir na
1

Trabalha-se aqui com a definio de atmosfera que apresentada nos estudos de Ins Gil, cuja a caracterstica dialogar com o espao, que composto por foras visveis e invisveis , que tm o poder de desencadear sensaes e afetos nos receptores. Seria a natureza dessas foras, o seu ritmo e a sua relao que determinariam o seu carter.
10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

produo, o production designer tem que participar de um perodo de pr-produo junto ao diretor e ao fotgrafo, no qual ir criar junto a esses uma concepo visual para visual. O production designer utiliza em sua pesquisa sketches, storyboards, ilustraes, modelos e outros modos de representao da imagem final para planejar cada plano que ser filmado. S a partir dos anos 20 em diante que a cenografia nos estdios hollywodianos torna-se intimamente ligada ao sistema de estdio. E assim como os estdios, crescem os departamentos de arte ligados a eles. Cria-se, dessa forma, uma tendncia de estilo por departamento de arte. Ou seja, cada estdio acaba criando um estilo prprio. Era o chefe do departamento quem conduzia seu estilo e por isso, ele era o cabea de equipe 2 e quem levava o crdito do trabalho de todos os diretores de arte de cada unidade, os artistas de sketches e os arquitetos das plantas-baixas. Um bom exemplo desta situao a histria de Cedric Gibbons, que deteve o controle artstico da Metro-Goldwyn-Mayer durante quase trs dcadas. Gibbons era chefe do Departamento de Arte da Metro e foi ele o criador do estilo original e rico do estdio. creditado a ele toda uma evoluo da direo de arte hollywoodiana, no sentido de inovar em grandeza e consolidar o visual de estdio ao mesmo tempo. Nenhum outro estdio manteve tanto tempo um mesmo chefe de departamento no comando. Segundo Mary Corliss e Carlos Clarens, nem mesmo a Warner Brothers ou a Twentieth Century-Fox manteve durante tantos anos um diretor de arte no comando (CORLISS & CLARENS, 1978, p.6). Nos anos 30, se inicia a chamada Idade de Ouro de Hollywood e com isso, um remanejamento definitivo dos diretores de arte entre os estdios que estabeleceria um estilo prprio para cada um deles. Nessa poca, por vezes se acreditou que pela forte departamentalizao dos estdios hollywoodianos, o chefe do Departamento de Arte poderia estilizar um filme a tal ponto que uma mise-en-scne fraca poderia ser dominada pelo diretor de arte. Em 1939, pela primeira vez foi outorgado a William Cameron Menzies o crdito de Production Designer do filme ...E o Vento Levou (Gone with the Wind, 1939) pelo produtor David O. Selnick. A realizao contou com esforos conjuntos de vrios diretores, porm Menzies visualizou o filme como nenhum deles havia feito. Ele havia desenhado mil sketches para cmera seguir, inclusive com o efeito de luz. E o seu projeto foi concretizado, ganhou o Oscar de melhor filme, claro que no foi um esforo de um s homem, mas a viso de
O termo cabea de equipe utilizado no cinema brasileiro para representar o chefe de cada departamento em um filme. A origem do termo a expresso em ingls head of team.
2

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

Menzies foi de grande evoluo para a direo de arte e para o filme em si. A partir da, a figura do production designer passou a ser mais reconhecido dentro do cinema como um produtor e designer ao mesmo tempo.

Sketch realizado por Menzies para ...E o Vento levou (1939)

A origem do termo vem da poca em que Gibbons era chefe do departamento de arte da Metro, nos anos 20. Porm, o que mudou que nesta realizao o trabalho de Menzies excedeu o de diretor de arte, a funo apresenta-se, assim como um instrumento efetivo para a articulao da linguagem cinematogrfica. Cabe ao diretor de arte desenhar a espacialidade do filme, criando a atmosfera. No Brasil, essa discusso ainda se encontra em curso. O designer de produo ou production designer ainda no adotado como ttulo nos pases de lngua portuguesa (Na verdade j adotado nas coprodues e produes internacionais dirigidas por brasileiros como: gua Negra, Ensaio sobre a Cegueira, O Jardineiro Fiel). Todavia, todo trabalho atrelado a essa funo tambm do diretor de arte no Brasil. Da pr a ps-produo, um trabalho de desenhista das imagens do filme. Na contemporaneidade, seu papel se multiplica, ele tem que estar ainda mais presente nestas etapas, pois na pr-produo se definem os rumos que sero tomados esteticamente, se muitos efeitos especiais sero usados ou no; e assim, como isso ir interferir na produo e ps. Estas decises dependem de muitos aspectos, que no s estilsticos, mas oramentrios tambm.

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

Anlise de Cafund A metodologia utilizada neste artigo para realizar o estudo da direo de arte do filme Cafund ser decomp-la em duas categorias mais gerais que sero espao e composio visual. Esta ltima ser subdivida em categorias como figurino, maquiagem, objetos e efeitos especiais. Cafund (2006) conta a vida de Joo de Camargo, um preto velho milagreiro criador de um culto religioso no final do sculo XIX e do incio do sculo XX no Brasil. Religiosidade, raa e preconceito so algumas das questes centrais abordadas pela trama. A poca em que se passa a histria obviamente aprofunda o quadro de preconceito racial. Os escravos haviam sido libertados h pouco tempo e estavam procura de trabalho fora das fazendas de seus antigos senhores. O que dificultava esta procura era o preconceito que se encontrava arraigado nas mentes dos empregadores na poca. Joo um destes escravos negros alforriados que sai em busca de trabalho e sofre com as transformaes da modernidade: com a chegada da repblica, da industrializao, da luz e da peste. Desiludido com a vida chega ao fundo do poo e acaba tendo uma viso de qual sua funo no mundo: se dedicar a amenizar a dor dos outros. , ento, que funda a Igreja de Bom Jesus da gua Vermelha, provvel aluso a gua vermelha que jorrava do tmulo de Alfredinho, um menino que morreu arrastado por seu cavalo e ele quando mais novo ouvira a histria contada por sua me. Este misticismo que percorre as imagens de Cafund representa a religiosidade do prprio personagem e da histria do Brasil. O filme expe uma atmosfera religiosa constante, que se caracteriza pelo sincretismo que est presente historicamente na religiosidade brasileira. Para que esta atmosfera seja composta foi preciso que o espao da mise-en-scne fosse elaborado em prol de uma mistura de universos, texturas, linguagens e referncias. A histria se passa no interior do Estado de So Paulo, na cidade de Sorocaba, representada por uma estrutura arcaica do sculo XIX e por uma espcie de sociabilidade que no a que vivenciamos hoje com as cidades urbanizadas. Inicialmente, a traduo visual expressa pela direo de arte para o local descrito a de uma paisagem natural, marcada pelo verde das matas, pelos rios e pelas cidadelas ou vilas. Os cavalos pastando ao pr do sol, ps descalos no cho de terra batida, circo e festas nas praas representam essa vida simples do interior do pas. As cores que compe essa paleta se aproximam sempre do avermelhado do

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

barro, das formaes rochosas, das paredes envelhecidas, do pr do sol; da qual referncia provavelmente tem origem no mito do Alfredinho, contado pela me de Joo de Camargo. H dentro do filme um misticismo onrico, que nos leva a entrar no sonho de Nh Joo e as imagens so absolutamente necessrias para que isto ocorra. Na sequncia em que a Rosrio e Joo se casam e mulher encontra um culto de Iemanj na praia, seu vu branco de costas sugere uma santa. Quando o encontra, recebe uma entidade que a faz mal. Essa mistura de religies e referncias requerem um cuidado no tratamento de texturas e da composio visual. O figurino, por exemplo, depois que Rosrio saiu do transe continuava sendo branco, mantendo a cor e a inteno, porm havia mudado o corte. Em outros momentos o mesmo ocorre: depois que Nh Joo tem a viso na qual fala com padre e descobre qual sua misso na vida, ele tira toda sua roupa suja de lama e enterra ali onde iria fazer a Igreja de Bom Jesus da gua Vermelha. A roupa significativa para o processo de amadurecimento do personagem para se tornar outro, o preto velho milagreiro. Portanto, v-se claramente que o figurino funciona aqui como um elemento que revela o crescimento do personagem e por isso, tambm objeto de cena. As entidades que aparecem para Nh Joo, como o Exu ou Xang, realam a atmosfera onrica do filme, assim como carregam a carga de religiosidade africana que o compe.

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

Referncias
AUMONT, J. O olho interminvel (cinema e pintura). So Paulo, Cosac & Naify, 2004. ________________. A imagem, So Paulo, Papirus, 2004.

BRUTUCE, Dbora L.V. A direo de arte e a imagem cinematogrfica. Sua insero no processo de criao do cinema brasileiro dos anos 1990. Dissertao de Mestrado, Niteri, Universidade Federal Fluminense, 2005. CORLISS, Mary & CLARENS, Carlos. Designed for Film: the hollywood Art Director in Film Comment, MAY/JUNE, New York, 1978 (p. 27 a 66).

GIL, I. A atmosfera no cinema. O caso de A Sombra do Caador, de Charles Laugthon. Entre onirismo e realismo. Lisboa, Fundao Calouste Gulbenkian, FCT, Ministrio da Cincia e do Ensino Superior, 2005.

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

You might also like