You are on page 1of 10

Sustentabilidade na Construo Cinco ou seis anos atrs, quem ouvia falar em construo "verde" ou sustentvel logo imaginava um recinto

povoado de hippies comendo granola, circulando de p no cho sobre tapetes de palha ao som de sininhos pendurados na janela. Essa imagem mudou, e muito.

Naturalmente, a construo sustentvel segue famosa por poupar recursos naturais - por minimizar a interveno no terreno, por usar materiais alternativos, por reciclar o entulho gerado na obra. Hoje, porm, as vantagens financeiras tambm tm destaque. Bem projetada, uma edificao dessas tem custos fixos menores, pessoal mais produtivo, menos absentesmo e maior poder de atrao e reteno de funcionrios. Hoje, maior a disponibilidade de materiais de construo, sistemas mecnicos e mobilirio verdes. Os preos desses artigos caram consideravelmente - em certos casos, custam menos do que itens equivalentes convencionais. A construo sustentvel deixou de ser um experimento caro. Hoje, quase toda empresa capaz de realizar um projeto desses com uma verba tpica. Basta seguir as dez regras traadas pelo autor.

Sistemas confiveis de classificao de edificaes - como o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), da instituio americana U.S. Green Building Council (USGBC) - contriburam muito para promover as vantagens da construo sustentvel. H outros programas de classificao, entre eles o BREEAM (Building Research Establishment s Environmental Assessment Method), do Reino Unido, e o Green Star, da Austrlia.

A construo sustentvel, alm de mais respeitada, torna-se rapidamente uma necessidade - e promete virar uma realidade inescapvel nos prximos cinco a dez anos. Segundo os autores, proprietrios de edifcios convencionais enfrentam sria obsolescncia. Precisam agir j para proteger o investimento.

Hoje, nenhuma empresa tem desculpas para fugir da sustentabilidade, pois dispe de ferramentas que reduzem custos fixos, melhoram a produtividade e reforam os resultados financeiros.

Com o acmulo de experincia e padres de eficcia comprovada, a construo sustentvel j alternativa vivel para a maioria dos projetos. Confira dez regras prticas de projeto e construo para ajudar a conservar recursos do planeta e da empresa.

Instalado no centro de Pittsburgh, com mais de 60 mil metros quadrados, o espetacular PNC Firstside Center ostenta uma magnfica fachada curva de vidro, ao e pedra com vista para o rio Monongahela. Projeto premiado, o edifcio cercado de uma grande esplanada com cascatas e fontes. O interior, iluminado e espaoso, tem p direito de 3,5 metros, janeles do piso ao teto, trio, andares sem divisrias e as tecnologias mais modernas na construo civil, incluindo controles de temperatura individuais. O que a maioria no percebe que o edifcio um local de trabalho "verde" - sustentvel do ponto de vista ambiental e econmico - e que seu custo de manuteno por metro quadrado 20% inferior ao de outro edifcio, de porte equivalente, mas "convencional", na Filadlfia.

Como muitos sabem, o impacto ambiental de um edifcio verde menos negativo do que o de construes convencionais. A obra minimiza o nivelamento do terreno, poupa recursos naturais graas ao uso de materiais de construo alternativos e recicla o entulho, em vez de despachar caminhes e caminhes para aterros. Em seu interior, a maioria das construes verdes possui iluminao natural e vista para o exterior. Sistemas de climatizao, ventilao e aquecimento altamente eficientes e materiais de baixo VOC (composto orgnico voltil) - tinta, pisos e mobilirio - melhoram a qualidade do ar no interior.

Cinco ou seis anos atrs, quem ouvia falar em construo "verde" ou sustentvel logo imaginava um recinto povoado de hippies comendo granola, circulando de p no cho sobre tapetes de palha ao som de sininhos pendurados na janela. Hoje, o termo sugere custos fixos menores, pessoal mais produtivo, menos absentesmo e maior poder de atrao e reteno de funcionrios. Empresas como Bank of America, Genzyme, IBM e Toyota esto erguendo ou j ocupam instalaes verdes. A sustentabilidade, alm de mais respeitada, torna-se rapidamente uma necessidade agora que empresas - alm de construtoras, varejistas, instituies de sade e o poder pblico, entre outros prometem tornar a construo verde uma realidade inescapvel nos prximos cinco a dez anos.

O fato que proprietrios de edifcios convencionais enfrentam sria obsolescncia. Precisam agir j para proteger o investimento. "Proprietrios de edifcios comeam a fazer uma anlise para ver at que ponto seus imveis so sustentveis e o que preciso para atender crescente demanda do mercado", diz Ch Wall, presidente do World Green Building Council. O Citigroup, por exemplo, est avaliando seus cem maiores imveis luz de padres estabelecidos de sustentabilidade. Com base nessa avaliao, o banco vai analisar toda sua carteira mundial de imveis e criar um "guia verde" para reforar a eficincia das instalaes. Para determinar o valor de imveis, instituies financeiras e investidores em breve estaro usando novas metodologias de avaliao - que quantifiquem fatores importantes na construo sustentvel, como produtividade e ciclo de vida no longo prazo.

Guinada verde
At o ano 2000, a construo verde costumava ser vista por empresas como algo interessante, mas invivel na vida real. De l para c, diversos fatores levaram a uma grande mudana de mentalidade.

O primeiro foi o surgimento de sistemas confiveis de classificao de projetos e de avaliao do desempenho de obras novas e reformas. Isso ajudou a alterar a percepo de "sustentvel" pelas empresas. Em 2000, por exemplo, a instituio americana U.S. Green Building Council (USGBC) lanou um programa rigoroso de classificao, o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). O LEED avalia edificaes em seis quesitos, incluindo inovao e projeto, e tem quatro nveis de classificao: certificao bsica, prata, ouro e platina. H outros programas de classificao: o BREEAM (Building Research Establishments Environmental Assessment Method), do Reino Unido, e o Green Star, da Austrlia. bvio que possvel erguer construes verdes sem recorrer a esses programas, e muitas empresas seguem as diretrizes, mas optam por no gastar tempo e dinheiro em busca de certificao. O selo, contudo, garante a compradores e inquilinos potenciais que o prdio , efetivamente, sustentvel (leia mais sobre os programas de classificao no quadro "Padres verdes").

Segundo, centenas de estudos nos Estados Unidos e em outros pases j provaram as vantagens financeiras da sustentabilidade. Construes verdes bem projetadas gastam menos em servios bsicos. No primeiro ano de operao, o Genzyme Center - a sede de 12 andares da Genzyme Corporation em Cambridge, Massachusetts, com certificado LEED platina - consumiu 42% menos energia e 34% menos gua do que prdios convencionais de porte equivalente. Um edifcio verde tambm pode aumentar em cerca de 15% a produtividade do pessoal, em parte por evitar materiais de construo que emitem toxinas - como o formaldedo, comumente encontrado em materiais de construo e ambientes de trabalho convencionais. No Genzyme Center, 58% dos 920 funcionrios se declaram mais produtivos do que eram na antiga sede da Genzyme. No novo edifcio, o total de faltas por motivo de sade 5% menor do que o de todas as demais unidades da Genzyme em Massachusetts juntas. Alm disso, critrios da construo verde - luz natural abundante, controle de temperatura individual e vista para o exterior - levantam o moral e a satisfao de todos, o que tambm aumenta a produtividade.

Por ltimo, cresceu a disponibilidade de materiais de construo, sistemas mecnicos e mobilirio verdes. Os preos desses artigos caram consideravelmente - em certos casos, custam menos do que itens equivalentes convencionais. Segundo o presidente da Turner Construction, Thomas C. Leppert, quatro estudos setoriais de mais de 150 edifcios sustentveis em todos os EUA mostram que, em mdia, o custo para obter o selo LEED bsico s 0,8% superior ao da construo de um prdio normal. A obra do PNC Firstside Center, que seria um prdio convencional, j tinha comeado quando o PNC Financial Services Group decidiu tornar o edifcio sustentvel. E, ainda assim, o projeto foi concludo dois meses antes do prazo, custou US$ 4 milhes a menos do que o previsto e recebeu o selo LEED prata. Hoje, o PNC j ergueu diversas agncias bancrias verdes, de um total planejado de mais de 200. Cada obra levou, em mdia, 45 dias a menos do que a de agncias convencionais do grupo, com custos iguais ou inferiores. No nordeste dos EUA, por exemplo, cada agncia verde do banco custou US$ 100 mil a menos do que agncias novas convencionais da concorrncia.

A construo sustentvel deixou de ser um experimento caro. Hoje, quase toda empresa capaz de realizar um projeto desses com uma verba tpica. Basta seguir dez regras.

Regra 1 Pense no todo


Segundo William Browning, membro da instituio americana Rocky Mountain Institute, adotar princpios sustentveis no planejamento e no projeto do imvel pode gerar economia e desempenho 40% maiores do que com o mero acrscimo de tecnologias verdes a edificaes planejadas e projetadas de modo convencional. Planejar, projetar e erguer uma construo sustentvel no como instalar sinalizao nova ou acrescentar um recurso de ltima hora. Para se ater a um oramento padro e colher todos os frutos de uma edificao sustentvel todas as decises de desenvolvimento devem se pautar, desde o incio, pela tica da sustentabilidade.

Para que o processo de planejamento e projeto sustentvel tenha xito, importante montar a equipe certa. Arquitetos, engenheiros, construtores e consultores devem conhecer todo o espectro de tecnologias e ferramentas de construo sustentvel e possuir experincia em planejamento e construo de uma variedade de instalaes verdes. Profissionais sem familiaridade com o conceito costumam resistir a qualquer desvio de princpios de projeto, materiais e processos de construo convencionais. Esto fadados a cometer erros - da quantidade de isolante necessria seleo de componentes internos como pisos atxicos, limitando assim a sustentabilidade do edifcio e provocando impacto negativo no oramento.

Uma equipe colaborativa em um projeto sustentvel comea por examinar o terreno, os planos para o exterior e o interior e o oramento - calculando, de sada, o efeito de cada deciso de planejamento sobre o projeto total. Um processo verde de planejamento e projeto foi vital para o sucesso da sede mundial da Lend Lease em Sydney, na Austrlia - um prdio de nove andares que custou 112 milhes (na moeda australiana). A empresa queria que o prdio estabelecesse um novo padro de eficincia energtica e qualidade do ar no interior, para aumentar a satisfao e a reteno do pessoal, mas insistia em um oramento convencional. Alm disso, como a cidade impunha limites de altura e densidade para construes, o prdio precisava ter a maior rea til possvel em cada andar. Uma sada para superar esses desafios foi adotar um sistema de ar condicionado por vigas refrigeradas a gua (chilled beam). Embora seu custo de instalao seja 30% superior ao de um sistema convencional, o sistema refrigerado a gua tem eficincia energtica 30% maior e exige um p direito menor, o que aumenta a rea til. A equipe reavaliou todos os demais elementos planejados. A troca de lmpadas fluorescentes convencionais T8 por lmpadas T5, que consomem menos energia e ocupam espao menor, foi outra maneira de poupar espao, o que ajudou a reduzir custos de materiais e de construo.

Clique aqui para ampliar

Regra 2 Escolha um local sustentvel


Um edifcio ou complexo empresarial legitimamente sustentvel no pode ser erguido em espao agrcola nobre, reservas naturais, stios histricos ou pr-histricos ou no hbitat de espcies ameaadas, tampouco a menos de 30 metros de zonas pantanosas. Entre as localizaes ideais para o desenvolvimento sustentvel esto terrenos baldios ou estacionamentos, locais destinados reurbanizao (como ptios ferrovirios) e reas degradadas e revitalizadas. Ao escolher um ponto desses, a empresa no agrava a disperso urbana e a degradao de locais importantes do ponto de vista ambiental. E, muitas vezes, permanece prxima de servios necessrios.

O selo LEED platina conquistado pelo Genzyme Center deve-se em parte a sua localizao. O prdio fica em um terreno revitalizado (que abrigara uma unidade de gaseificao de carvo). Ao lado, havia uma usina eltrica - o que tipicamente seria considerado um entrave, pois significaria uma vista nada agradvel para funcionrios e visitantes. Mas a Genzyme transformou a proximidade da usina em oportunidade, canalizando o vapor "residual" da planta para o sistema de climatizao do edifcio, o que garante a calefao no inverno e a refrigerao (com dois resfriadores por absoro de vapor) no vero. A adoo do sistema a vapor reduziu o consumo de eletricidade e os custos de energia. Com essa poupana, a empresa vem abatendo o custo de capital inicial do sistema, mais elevado.

Na classificao LEED, a localizao a at 400 metros de linhas de nibus e a at 800 metros de linhas de trem e metr vale pontos. O Genzyme Center fica a cinco minutos a p de uma estao de transporte coletivo. Cerca de 25% dos 920 funcionrios do centro deixam o carro em casa.

Clique aqui para ampliar

Regra 3 Faa as contas


Para erguer um edifcio verde com um oramento convencional preciso efetuar uma anlise de custo e benefcio de cada componente do projeto antes de alocar a verba. O custo de um telhado verde, por exemplo, maior que o de um convencional, mas o retorno sobre o investimento maior, pois a estrutura mais durvel e traz mais benefcios, sobretudo o aproveitamento de guas pluviais e menores custos de energia (veja as regras 5 e 8).

Ao planejar sua sede regional sustentvel em Sacramento, na Califrnia, a DPR Construction usou o software Ecologic3 para analisar os custos e benefcios, para o edifcio, de cada ponto no sistema de classificao LEED - alm dos custos de posse e operao do prdio. Segundo Ted van der Linden, diretor de construo sustentvel da DPR, a empresa analisou cada possvel crdito no LEED luz da verba total de US$ 6,2 milhes, projetando custos e benefcios de cada crdito, bem como o retorno sobre o investimento em dez anos. A DPR concluiu que cerca de US$ 85 mil dos US$ 6,2 milhes iriam para custos iniciais adicionais do projeto verde, incluindo gastos com projetos

arquitetnicos e de engenharia. Nos dez primeiros anos, porm, o prdio de escritrios de quase 5 mil metros quadrados traria uma poupana operacional de US$ 400 mil, mais do que compensando aqueles US$ 85 mil.

A anlise de custos e benefcios tambm deve computar apoio financeiro, benefcios fiscais e outros incentivos que um nmero crescente de municpios, estados e empresas de servios bsicos oferecem a organizaes que constroem prdios verdes. Chicago, nos EUA, permite uma maior densidade de ocupao do solo a edifcios no centro dotados de telhado verde. Desde 2000, o Green Building Tax Credit do estado americano de Nova York concede abatimentos sobre impostos estaduais devidos pela empresa ou incorporadora imobiliria por projetos que cumpram requisitos especficos de sustentabilidade, como o Bank of America Tower, em construo em Manhattan. O programa Savings by Design, da Califrnia - patrocinado por quatro das maiores empresas de servios pblicos do estado - d assessoria no projeto e subsdios a edifcios no-residenciais com eficincia energtica.

Regra 4 Explore as possibilidades do terreno


A avaliao prvia do terreno pode reduzir a quantidade de infra-estrutura exigida, como vias e estacionamentos, reduzir o nivelamento e outros deslocamentos de terra, limitar a eroso, maximizar o controle de sedimentos e garantir acesso fcil ao transporte pblico - o que soma pontos no LEED, diminui o custo da obra e reduz a extenso da edificao e da infra-estrutura. A IBM Tivoli Systems, por exemplo, manteve 70% (25 hectares) dos 36,5 hectares do terreno de sua sede em Austin, Texas, como rea no construda. O resto foi destinado a estruturas (at oito edifcios de escritrios e estacionamentos) e infra-estrutura.

Uma estratgia de planejamento simples, capaz de trazer benefcios importantes, a orientao do edifcio. Peguemos a questo da iluminao interna - que, em geral, representa de 20% a 25% do consumo direto de energia de um prdio comercial, em parte porque o calor gerado por lmpadas aumenta a necessidade de ar condicionado. A orientao do prdio, porm, pode criar um interior farto em luz natural. Isso diminui a necessidade de iluminao artificial e gera poupana na obra e no longo prazo. Em lugares normalmente ventilados, a orientao pode proporcionar a captao da brisa atravs de clarabias no telhado e outras janelas que produzam ventilao cruzada.

Regra 5 Paisagismo econmico


O paisagismo, sobretudo na periferia urbana, outra ferramenta verde de grande eficcia. especialmente til para minimizar ilhas de calor - o calor potencializado pela incidncia do sol em superfcies escuras, no reflexivas. Ilhas de calor so comuns, por exemplo, nas fachadas sul e oeste. Cobri-las com anteparos verdes (trepadeiras subindo por trelias de metal) reduz muito o efeito de ilha de calor e minimiza o calor interior potencializado pelo sol. rvores podem fazer sombra em fachadas, telhados (quando os prdios so baixos), vias e estacionamentos.

Um telhado verde coberto de grama e plantas que exijam pouca gua tambm ameniza o efeito da ilha de calor. O impacto pode ser dramtico em um edifcio no centro da cidade cercado por vrios outros - cada qual agindo como ilha de calor. Estudos mostram, por exemplo, que o telhado da sede da prefeitura de Chicago, que coberto de plantas, era, em mdia, 20 graus centgrados mais fresco no vero do que os telhados escuros de prdios prximos, que absorvem calor; a temperatura ambiente acima do telhado era cerca de 4 graus menor. Um telhado verde ajuda a limpar o ar, serve de hbitat para certas espcies e absorve e filtra a gua da chuva - que, sem isso, inundaria bueiros e vias.

Regra 6 Projete para potencializar o verde

imensa a variedade de tcnicas para projetar, com eficincia de custo, uma construo verde. Um edifcio longo e estreito, por exemplo, maximiza a iluminao natural e a ventilao para quem ali trabalha. Instalar no centro da edificao elementos fixos como escadas, sistemas mecnicos e sanitrios cria uma fachada flexvel e livre e permite que a luz natural chegue s reas de trabalho. Janelas e clarabias que possam ser abertas garantem ventilao natural em temperaturas amenas. O uso de vidros de baixa emissividade minimiza, no interior, a claridade e o calor causados pela insolao.

O CII-Sohrabji Godrej Green Business Centre, em Hyderabad, na ndia, levou o selo LEED platina e era, segundo o USGBC, o edifcio mais sustentvel do mundo quando concluda a obra, em 2003. A luz natural incide sobre quase todos os 2 mil metros quadrados do prdio. De dia, no se usa luz artificial em 90% das instalaes. Graas ao projeto verde e a tecnologias de eficincia energtica, o consumo de energia 55% inferior ao de um edifcio convencional de porte similar.

Regra 7 Tire proveito da tecnologia


Tecnologias de construo sustentvel ajudam a conservar, e at gerar, energia. A empresa pode, por exemplo, instalar sensores de movimento para a iluminao e controles individuais de temperatura em salas e estaes de trabalho. Pode instalar sistemas de climatizao eficientes que no usem, na refrigerao, substncias nocivas camada de oznio (clorofluorcarbonetos, hidroclorofluorcarbonetos ou halon) e que consomem mais energia do que refrigerantes verdes (sem cloro, por exemplo). De novo, o custo inicial de tais tecnologias superior ao de sistemas de construo convencionais. Para empresas e incorporadoras, a sada para obedecer ao oramento aproveitar o crescente nmero de incentivos e oportunidades de financiamento para a instalao de sistemas que poupem energia a longo prazo.

Sistemas avanados de conservao de energia e outros recursos verdes consumiram quase US$ 23 milhes (16%) da verba total de US$ 140 milhes do Genzyme Center (o custo de um prdio brindado com o selo LEED platina maior do que o de outras construes sustentveis porque, nele, so testados idias, tecnologias e materiais que sero itens padro no futuro). A Genzyme espera, porm, que o investimento nesses componentes sustentveis d retorno em dez anos, em parte pela reduo de custos operacionais, mas, sobretudo, pela maior produtividade, pela reteno do pessoal por mais tempo e pela reduo de faltas por motivo de sade.

Instalaes verdes tambm podem produzir parte da prpria eletricidade com tecnologias alternativas. Um supercenter experimental da Wal-Mart no estado americano do Colorado tem uma turbina elica de 50 quilowatts, microturbinas de gs natural e painis fotovoltaicos ligados s clarabias do telhado.

Regra 8 Poupe e gerencie a gua


Com a gua cada vez mais escassa e cara em muitas partes do mundo, toda empresa deve estar atenta conservao. H vrias sadas: encanamentos e sistemas de irrigao que utilizem menos gua, mictrios sem gua (mais higinicos do que os convencionais), paisagismo com plantas nativas, que tolerem a falta de gua, uso de gua reciclada (no potvel) para rega.

Em muitos locais, donos de imveis devem obedecer a normas de gesto de guas pluviais para limitar o risco de enchentes quando chove muito e reduzir os poluentes, como fertilizante e leo de motor, que escoam com a gua da chuva. Embora a capacidade de absoro de guas pluviais seja boa em reas no construdas, a quantidade e a velocidade do escoamento aumentam muito em superfcies impermeveis como prdios e estacionamentos, agravando o risco de inundao. Para resolver este problema, o estacionamento do Wal-Mart Supercenter de Aurora conta com dois canais rasos de 120 metros de comprimento margeados por plantas (bioswales) e sombreados por

rvores, que ajudam a amenizar e a depurar o escoamento pluvial do estacionamento e do telhado e a criar um ambiente atraente para pedestres. Telhados verdes, espelhos dgua artificiais para reteno da gua e reas pantanosas so outras ferramentas eficientes para aproveitamento da gua da chuva que tambm podem embelezar e valorizar a propriedade.

Clique aqui para ampliar

Regra 9 Use materiais alternativos


Materiais de construo verdes criam um ambiente de trabalho mais saudvel e mais seguro para os funcionrios. Segundo um estudo de 2002 do Indoor Environment Department do Lawrence Berkeley National Laboratory, na Califrnia, aproximadamente 23% dos funcionrios de escritrios nos EUA apresentam anualmente, em seu local de trabalho, pelo menos dois sintomas da sndrome do edifcio doente (SED), como tontura, nusea ou irritao aguda de olhos, nariz e garganta. O mesmo estudo constatou que a melhora na qualidade do ar decorrente do uso de projetos, materiais de construo e tecnologias verdes reduz em 20% a 50% os sintomas da SED, ao passo que resfriados e gripes caem de 9% a 20% e alergias e asma, de 8% a 25%.

Hoje em dia, h muitos tipos de materiais de construo sustentveis, atxicos, fceis de encontrar e com preos razoveis. Entre eles, tintas com VOC reduzido e at zero, papelo feito de trigo (em vez de aglomerado com resina base de formaldedo) e linleo para piso fabricado com juta e leo de linhaa (em vez de vinil convencional, cheio de toxinas). Muitas vezes, alm de terem muito menos impacto negativo sobre o meio ambiente, o custo de materiais como carpete e ao pesado 100% reciclados, telhas acsticas e mveis base de reciclados e isolamento base de soja igual ou menor do que o de materiais convencionais.

Regra 10 Construa de modo sustentvel


O mtodo de construo to importante como aquilo que voc constri e onde constri. Garantir uma melhor qualidade do ar ambiente interno, por exemplo, comea durante a obra. Coordenando as atividades molhadas e secas,

o pessoal da obra pode evitar que materiais secos se contaminem com a umidade, tornando-se suscetveis a fungos ou bactrias. Os dutos de ar condicionado podem ser protegidos dos poluentes da obra se j sarem da fbrica isolados e forem mantidos assim at a instalao.

Reciclar o entulho uma parte do processo verde que traz vrios benefcios. Primeiro, o entulho deixa de ir para o aterro. Segundo, os custos de reciclar so com freqncia muito inferiores taxa de despejo em aterro. Por fim, ao triturar o concreto e o asfalto de uma demolio e us-lo como preenchimento estrutural de um novo prdio no mesmo local, a empresa pode economizar muito dinheiro, pois no precisa remover o entulho e depois comprar cascalho para o preenchimento. Todo projeto que recicle ao menos 50% de seu entulho recebe pontos LEED. Muitas empresas vo alm disso. O construtor do Genzyme Center, por exemplo, reciclou mais de 90% do entulho da obra.

Clique aqui para ampliar

Reforme e modernize
Com a crescente difuso da construo sustentvel, os prdios convencionais no tardaro a ficar obsoletos e a se desvalorizar. Para evitar o problema, os donos devem promover reformas verdes. O programa LEED-CI para interiores comerciais oferece diretrizes para a converso de qualquer ambiente de trabalho convencional em um prdio verde basta obedecer s mesmas dez regras que se aplicam a construes novas, tais como optar por materiais de construo alternativos. Uma reforma verde pode incluir de tudo, desde um novo telhado verde a sistemas de iluminao e climatizao mais eficientes, ampliao de janelas e uso de tintas e revestimentos de baixo VOC. A reforma LEED-CI dos mais de 10 mil metros quadrados da matriz corporativa da Puget Sound Energy em Bellevue, Washington, explorou mais a iluminao natural e a vista para o exterior e incluiu acabamentos internos de VOC reduzido, sensores e controles de iluminao e outras tecnologias com eficincia energtica que aumentaram a satisfao dos funcionrios e economizaram para a empresa US$ 10 mil anuais em energia. O Citigroup trabalha com o USGBC para desenvolver um processo enxuto que permitir a empresas obter o selo LEED para carteiras imobilirias inteiras, em vez de submeter-se prdio por prdio certificao LEED.

...

O futuro sustentvel j chegou. Assim como a chegada da luz eltrica, do telefone, do elevador e do ar condicionado trouxe transformaes drsticas, s vezes perturbadoras - mas em ltima instncia benficas -, os princpios da construo verde vm mudando o modo como erguemos e usamos nossos locais de trabalho. Munida das dez regras acima apresentadas, nenhuma empresa ter desculpas para fugir da sustentabilidade, pois dispe de ferramentas que comprovadamente reduzem custos indiretos, melhoram a produtividade e aumentam os lucros.

_____________________________________

Charles Lockwood

You might also like