You are on page 1of 4

PROGRAMA DE FORMAO EM GESTO

EDITAL DE SELEO PARA PROGRAMA DE FORMAO EM GESTO PARA ORGANIZAES DA SOCIEDADE CIVIL - 2013

1. APRESENTAO O FICAS uma organizao sem fins lucrativos criada em 1997, que acredita e investe constantemente no fortalecimento do papel estratgico das organizaes da sociedade civil nas mudanas sociais. Para isso, atua por meio de programas de formao, tendo formado mais de 400 organizaes em 19 estados brasileiros e em Moambique (frica), e promove aes de articulao entre os diferentes atores sociais. O Programa de Formao em Gesto composto por oficinas e exerccios prticos, nos quais as organizaes tm a oportunidade de aprender novos conceitos, refletir sobre a sua prtica, conhecer ferramentas e aplic-las no dia a dia. A metodologia valoriza a aproximao entre teoria e prtica e o fortalecimento da rede de relacionamento entre os participantes.

2. PROGRAMA DE FORMAO EM GESTO Durao e carga horria O Programa ter durao de 6 (seis) meses, com incio em 06 de junho/2013 e trmino em 28 de novembro/2013. A carga horria total de 146 horas, divididas em: 4 horas semanais de encontros presenciais, 8 horas de oficinas na organizao durante o semestre; Aproximadamente 50 horas para a realizao de tarefas ao longo da formao.

Contedo Sustentabilidade Gesto estratgica Papel da organizao, misso e valores Viso e objetivos estratgicos Governana e mapeamento dos ativos da equipe Mapeamento do entorno sociocomunitrio
1 FICAS www.ficas.org.br, + 55 11 3045.4313

PROGRAMA DE FORMAO EM GESTO

Contexto e tendncias de cenrio (regional, nacional e internacional) Ferramentas de gesto (planejamento, gesto de recursos, projetos, comunicao, mobilizao de recursos e avaliao) Atuao articulada

Recurso financeiro Ao final dos seis meses, as organizaes participantes da Formao recebero um recurso financeiro, para ser utilizado em um projeto colaborativo ou ao conjunta, a partir dos contedos e reflexes trabalhados durante a Formao. A estratgia para utilizao desse recurso ser construda, ao longo da Formao, pelas organizaes participantes.

I3. PROCESSO SELETIVO Sero selecionadas 10 (dez) organizaes da sociedade civil. A seleo ir considerar os critrios deste edital e o parecer de uma comisso avaliadora composta pela equipe do FICAS. 3.1 Critrios Podem se inscrever no edital: organizaes da sociedade civil, no governamentais e sem fins lucrativos, que atuem com projetos de formao de jovens (15 a 29 anos) para o mundo do trabalho exceto Formao Jovem Aprendiz - dentro dos limites do municpio de So Paulo. Para se inscrever, as organizaes devero ter um oramento anual mnimo de R$ 500.000 (quinhentos mil reais) e mximo de R$ 2.500.000 (dois milhes e quinhentos mil reais). No podem se inscrever no edital: organizaes governamentais (municipais,

estaduais ou federais), instituies que integram o Sistema S (SENAI, SENAC, SENAR, SENAT, SESC, SESI, SEBRAE etc.), sindicatos, instituies de pesquisa cientfica, instituies comerciais, empresas e institutos/fundaes ligados a elas, instituies de ensino, organizaes que desenvolvem formaes para profissionalizao somente via Formao Jovem Aprendiz e pessoas fsicas. Espera-se que o grupo participante da Formao seja composto por organizaes que tenham demandas na rea de gesto, interesse em se desenvolver, disposio para rever seus objetivos e prticas, aprimorar procedimentos e ampliar suas relaes e envolvimento com a comunidade onde atuam.
2 FICAS www.ficas.org.br, + 55 11 3045.4313

PROGRAMA DE FORMAO EM GESTO

Durante a seleo, sero analisados os seguintes aspectos da gesto: capacidade gerencial da organizao, capacidade de articular parcerias e disposio e compromisso da organizao para implementar a Formao. fundamental o comprometimento da organizao, que deve apoiar a ida dos seus representantes s reunies e facilitar as atividades internas de multiplicao dos conhecimentos previstas nesse processo de formao. Cada organizao dever dispor 2 (dois) representantes para participar, que devem ter o seguinte perfil: Disponibilidade para participar de todas as atividades previstas na Formao, Capacidade de mobilizao da equipe interna e de multiplicao dos contedos aprendidos, Disposio para refletir e trocar experincias, Pelo menos um dos dois representantes deve tambm ter poder de deciso e/ou autonomia para atuar na organizao. recomendvel tambm que os representantes estejam h, no mnimo, 6 (seis) meses colaborando nas atividades da organizao e planejem permanecer envolvidos nela. Para receber o certificado necessrio que os representantes participem de, pelo menos, 75% dos encontros semanais presenciais. Os participantes que tiverem 3 (trs) faltas seguidas sero automaticamente excludos da Formao e no participaro da construo do projeto colaborativo. Casos especiais que por ventura venham a demandar substituio de participantes aps o incio das atividades sero analisados individualmente. 3.2 Etapas de seleo Aps o recebimento das fichas preenchidas, estas sero analisadas a partir de indicadores de seleo que consideram os critrios apresentados no item 3.1. As organizaes pr-selecionadas para a segunda etapa da seleo recebero visitas tcnicas que possuem o objetivo de complementar as informaes presentes na ficha de inscrio, conhecer os participantes indicados para participar do Programa e o local no qual so desenvolvidas as atividades da organizao. A divulgao das organizaes selecionadas para participarem da Formao ser feita por email e/ou contato telefnico.
3 FICAS www.ficas.org.br, + 55 11 3045.4313

PROGRAMA DE FORMAO EM GESTO

IV. INSCRIES As organizaes da sociedade civil candidatas devero: 1. Preencher a ficha de inscrio anexa. Ateno: o preenchimento da ficha dever ser feito pelas lideranas da organizao e tambm pelos dois representantes que iro participar do Programa. 2. Enviar as fichas de inscrio, juntamente com cpia do carto do CNPJ, para o email: comunicacao@ficas.org.br.

V. DATAS IMPORTANTES 02/04/13 Lanamento do edital e incio das inscries. 19/04/13 Data final para recebimento de inscries. 10/05/13 Divulgao dos pr-selecionados para a segunda etapa de seleo. 13/05/13 a 23/05/13 Visitas de seleo. 24/05/13 Divulgao das organizaes selecionadas. 06/06/13 Incio das formaes presenciais. 28/11/13 Encerramento das formaes presenciais.

4 FICAS www.ficas.org.br, + 55 11 3045.4313

You might also like