You are on page 1of 6

Interbits SuperPro Web

1. (Ufjf 2012) Observe a charge abaixo:

Agora, responda: a) Qual a temtica principal da charge acima? b) Quais so os elementos verbais e no verbais utilizados na charge para construir o seu significado? Justifique sua resposta por meno direta a esses elementos.
TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

2. (Ufpel 2011) Levando em conta o texto e o contexto presente acima, no correto afirmar que a tira a) expe o problema da falta de segurana dos centros urbanos. b) critica a falta de receptividade das pessoas frente felicidade. c) centra-se em exaltar a oposio semntica do termo felicidade. d) remete ao sentido figurado de Abra a porta para a felicidade. 3. (Unicamp 2010)

Pgina 1 de 6

Interbits SuperPro Web

Nessa tirinha da famosa Mafalda do argentino Quino, o humor construdo fundamentalmente por um produtivo jogo de referncia. a) Explicite como o termo estrangeiro entendido pela personagem Mafalda e pelo personagem Manolito. b) Identifique duas palavras que, nessa tirinha, contribuem para a construo desse jogo de referncia, explicando o papel delas.
TEXTO PARA AS PRXIMAS 2 QUESTES:

4. (G1 - cp2 2010) Na fala de Calvin, expressa no terceiro quadrinho da tira, percebe-se uma crtica feita por meio da ironia. Que palavra indica essa crtica? 5. (G1 - cp2 2010) No texto, Calvin atribui aos adultos as prticas irresponsveis que desequilibram o meio ambiente. Levando em conta os quadrinhos, que atitude da me poderia isent-la dessa culpa? 6. (Enem cancelado 2009) Observe a tirinha da personagem Mafalda, de Quino.

O efeito de humor foi um recurso utilizado pelo autor da tirinha para mostrar que o pai de Mafalda a) revelou desinteresse na leitura do dicionrio. b) tentava ler um dicionrio, que uma obra muito extensa. c) causou surpresa em sua filha, ao se dedicar leitura de um livro to grande. d) queria consultar o dicionrio para tirar uma dvida, e no ler o livro, como sua filha pensava. e) demonstrou que a leitura do dicionrio o desagradou bastante, fato que decepcionou muito sua filha. 7. (Ufsm 2006)

Pgina 2 de 6

Interbits SuperPro Web

Manolito est relatando a Mafalda o seu sucesso com a Matemtica. No decorrer da conversao, percebemos que ele a) no entendeu a pergunta feita por Mafalda. b) repetiu a informao dada em nome da clareza e da conciso do pensamento. c) credita seu sucesso na Matemtica tambm s outras disciplinas. d) repetiu a informao dada para esquivar-se de fornecer informaes negativas. e) s deu informaes para as quais tinha adequada evidncia. 8. (G1 - cps 2005) Leia a tirinha a seguir:

So dadas as afirmaes a seguir sobre o personagem da tirinha: I. Est absolutamente convencido da importncia dos estudos. II. Pensa em sacrificar-se a seu futuro, mas seduzido pelos prazeres do presente. III. Est decidido a estudar, j que isso assegura boas oportunidades de trabalho. IV. Divide equitativamente seu tempo com estudos e diverso. A alternativa com todas as afirmaes vlidas a) apenas I, II e IV b) apenas I, II e III c) apenas III e IV d) apenas II e) apenas I

Pgina 3 de 6

Interbits SuperPro Web

Gabarito:
Resposta da questo 1: a) A charge ilustra a tardia e falsa sensao de autonomia de grande parte dos jovens de hoje. b) No primeiro quadro, o discurso da jovem reproduz o seu contentamento quanto ao resultado da deciso de ter sado da casa dos pais para conseguir a sua independncia, pois acredita que est a lidar bem com a nova situao. No entanto, esta sensao desmentida no ltimo quadro, quando a garota pede desesperadamente que o pai acorra ao seu pedido de socorro para resolver um problema banal. Paralelamente aos elementos verbais, no segundo quadro, a figura de uma barata explica o fator que provocou o desespero exagerado expresso na ltima imagem da garota em pnico, contrastante com a aparncia de felicidade inicial, o que demonstra sua baixa autonomia. Resposta da questo 2: [C] Todas as opes so corretas, exceto a C, pois a pergunta de Mafalda no pretende exaltar a antinomia de felicidade. A tira expe a preocupao da me pela falta de segurana dos centros urbanos e a bem-humorada reflexo da filha, que aproveita para questionar a falta de receptividade das pessoas frente felicidade. Resposta da questo 3: a) Enquanto que para Mafalda, estrangeiro todo pas que no seja o dela, no caso a Argentina, independentemente de quem fala, para Manolito, todo aquele que no constitui a sua ptria, a terra onde nasceu. Mafalda no entende que o seu pas estrangeiro para todo aquele que no nasceu nele. b) As palavras que constituem esse jogo de referncia so os artigos o e um, definido e indefinido em relao a pas citado duas vezes, deixar, veio, dele, c e este. Mafalda usa o para referir-se ao seu pas, Argentina, incluindo todos os outros no grupo de estrangeiros. J Manolito, filho de imigrantes, usa um para referir-se ao pas para onde seu pai emigrou, incorporando-o, portanto, num conjunto genrico. As outras palavras assinaladas podem ser usadas tambm para explicitar a diferena espacial em cada uma das enunciaes, como, por exemplo, deixar e veio que denotam movimentos opostos relativamente ao enunciador. Resposta da questo 4: Trata-se da palavra belo. Resposta da questo 5: A atitude da me de regar plantas e a sua ltima fala, reveladora da conscincia da contradio do filho que atribui as culpas aos adultos, mas no prescinde do carro para se locomover, so fatores que a isentam, em parte, dessas acusaes. Resposta da questo 6: [D] Comentrio: as outras afirmaes somente seriam escolhidas pelos alunos desatentos, pois mesmo a leitura realizada em um nvel superficial, leva ao entendimento da resposta D. Naturalmente, o nico conhecimento exigido do candidato seria a funo do dicionrio. Constitui-se em um livro para consulta de sinnimos. Resposta da questo 7: [D] Resposta da questo 8: [D] Pgina 4 de 6

Interbits SuperPro Web

Pgina 5 de 6

Interbits SuperPro Web

Resumo das questes selecionadas nesta atividade


Data de elaborao: Nome do arquivo: 12/05/2012 s 09:05 quadrinhos 8 ano

Legenda: Q/Prova = nmero da questo na prova Q/DB = nmero da questo no banco de dados do SuperPro Q/prova Q/DB Matria Fonte Tipo

1..................112355.............Portugus...........Ufjf/2012.................................Analtica 2..................103488.............Portugus...........Ufpel/2011..............................Mltipla escolha 3..................100132.............Portugus...........Unicamp/2010.........................Analtica 4..................93145...............Portugus...........G1 - cp2/2010.........................Analtica 5..................93143...............Portugus...........G1 - cp2/2010.........................Analtica 6..................91663...............Portugus...........Enem cancelado/2009............Mltipla escolha 7..................67391...............Portugus...........Ufsm/2006..............................Mltipla escolha 8..................69008...............Portugus...........G1 - cps/2005.........................Mltipla escolha

Pgina 6 de 6

You might also like