You are on page 1of 7

Aluno: Dayana Lacerda Aluno: Thaiane Gomes RA: 3855 RA: 3919

A importncia da Administrao Financeira e Oramentria

Faculdades Fleming Grupo Uniesp Campinas - 2011

Sumrio
1. 3. 4. 5. 6. Introduo ..................................................................................................................... 3 Atribuies do gestor financeiro ................................................................................ 4 A importncia da Administrao Financeira e Oramentria ............................... 5 Concluso ..................................................................................................................... 6 Referncias .................................................................................................................. 7

1. Introduo
A administrao financeira um conjunto de prticas administrativas que envolvem a anlise e o planejamento das atividades financeiras de uma empresa com o objetivo de melhorar seus resultados e o lucro. Atravs desta gesto possvel visualizar a situao atual da empresa bem como planejar seu futuro a curto, mdio e longo prazo. O objetivo deste trabalho demonstrar a importncia da administrao financeira e oramentria nos dias atuais e como ela pode garantir o sucesso e a vantagem competitiva de uma organizao. Para continuarmos neste assunto preciso entender o que representa a rea financeira e oramentria de uma empresa.

2. A rea Financeira e Oramentria


Para continuarmos neste assunto preciso entender o que representa a rea financeira e oramentria de uma empresa. Esta rea ocupa-se de todo o processo de transferncia de fundos entre as organizaes sendo responsvel pelos oramentos, previses financeiras, administrao de caixa, anlise de crdito e de investimentos, captao de recursos. O gestor financeiro precisa estar preparado para administrar os recursos da empresa de tal forma que o retorno aos acionistas seja suficiente para mant-los como investidores, alm de preocupar-se com a satisfao de seus clientes, consumidores e fornecedores internos e externos.

3. Atribuies do gestor financeiro


Atualmente, com a grande competitividade do mercado e com as grandes mudanas no ambiente econmico a figura do administrador financeiro tornou-se cada dia mais necessria nas organizaes e as atividades desempenhadas por este cada vez mais complexas. Alm das funes bsicas de um administrador, de planejar e controlar as atividades da empresa, agora o administrador financeiro precisa tambm prever e decidir. Para um profissional deste ramo essencial que alm de conhecer sua empresa, este conhea o mercado em que atua bem como a economia como um todo, visto que a partir da globalizao, cada vez mais, as organizaes sejam elas pequenas ou grandes sofrem influencias diretas das mudanas econmicas mundiais.

O administrador financeiro precisar conhecer sua empresa e ter a viso sistmica da atividade para garantir que esta esteja sendo operada da forma mais eficiente possvel. Precisar tambm conhecer o mercado financeiro afim de analisar e avaliar entre diversas propostas, qual o melhor investimento a se fazer e quando faz-lo. Ser capaz de captar novos recursos tambm essencial, alm de saber analisar, planejar e prever os riscos envolvidos nas tomadas de deciso.

4. A importncia da Administrao Financeira e Oramentria


A globalizao permitiu que as organizaes pudessem aproveitar recursos materiais e humanos mais competitivos existentes em outros pases e dessa forma reduzir custos e despesas. A utilizao de tecnologias da informao tambm tem ajudado as organizaes a otimizarem seus processos permitindo assim a melhor empregabilidade de seus recursos. Com isso o mercado tronou-se muito mais competitivo, ao ponto que este processo possibilita que as organizaes em geral sejam mais eficientes e com isso tenham chances parecidas A partir daqui a administrao financeira e oramentria em cada organizao passa a ser um importante fator competitivo. O administrador que conseguir controlar, analisar, planejar e decidir de maneira mais assertiva far com que sua organizao seja mais competitiva no mercado. Este precisar garantir que todo o processo realizado dentro de sua empresa seja o mais eficiente possvel, sem falhas e sem perdas. Precisar ter domnio de mercado para analisar as melhoras propostas de crdito bem como as melhores formas de investimento alm de acompanhar os resultados financeiros, implantando em tempo hbil as aes corretivas e propondo sempre aes de melhoria.

Em relao ao planejamento, precisar ser assertivo em suas previses, considerando fatores como a situao do mercado, a situao atual e o histrico da empresa, bem como analisar os riscos envolvidos em cada deciso. Com uma administrao financeira e oramentria eficiente, a empresa ter informaes histricas e atuais sobre suas finanas e com isso, diante de uma mudana repentina, o administrador poder tomar decises rpidas e seguras, mantendo assim a organizao estabilizada mesmo em momentos de crise. Esta estabilidade trs confiana aos acionistas e atrai novos investidores, bem como facilita a tomada de crdito o que possibilita novos investimentos garantindo assim o crescimento da empresa.

5. Concluso
Diante de tudo que foi exposto podemos dizer que a Administrao Financeira e Oramentria nos dias atuais poder definir o sucesso e a vantagem competitiva de uma organizao em relao as demais presentes no mercado, ao ponto que torna a empresa mais eficiente e estvel, garantindo assim sua sobrevivncia mesmo em tempos de mudanas to repentinas.

6. Referncias

GRODISKI, Henrique Ronne. A importncia do planejamento e controle financeiro para o desempenho empresarial. Disponvel em <

http://www.artigonal.com/gestao-artigos/a-importancia-do-planejamento-econtrole-financeiro-para-o-desempenho-empresarial-386410.html>. Acesso em 30 de setembro de 2011 PLANTULLO, Vicente Lentini. O papel do administrador financeiro neste inicio de sculo XXI. Disponvel em < http://www.cantareira.br/thesis2/v2n2/vicente.pdf>. Acesso em 30 de setembro de 2011. ARAUJO, Elia Junior. A importncia da gesto financeira em tempos de crise. Disponvel em http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-

importancia-da-gestao-financeira-em-tempos-de-crise/34270/. Acesso em 30 de setembro de 2011.

You might also like