You are on page 1of 6

Que relao existe entre tica, direito e poltica?

- tica e poltica tm uma finalidade comum: tanto uma como outra procuram responder questo: como devemos viver? Trata-se, em ambos os casos, do problema da vida boa. Nos Estados democrticos modernos, a relao entre tica, direito e justia ou deveria ser estreita, uma vez que o objectivo da politica passa, neste tipo de Estado, por organizar a comunidade atravs de um conjunto de leis justas e de uma forma de organizao que preserve a liberdade poltica e os direitos fundamentais. Em que consiste, resumidamente, o problema da justificao do Estado? Enquanto indivduos inseridos em sociedades politicamente organizadas, estamos continuamente sujeitos a obrigaes legais que definem coercivamente, por exemplo, os impostos que temos de pagar, a velocidade a que podemos conduzir, a obrigatoriedade de frequentar a escola, etc. Por que razo devemos obedecer a estas obrigaes e autoridade que as impe? A autoridade do Estado sempre legtima? O que legitima a autoridade do Estado? Nisto consiste, resumidamente, o problema da justificao do Estado.

Qual a origem do Estado e do poder poltico, para Aristteles? Na perspectiva de Aristteles, o Estado e o poder poltico surgem naturalmente. Os indivduos associam-se naturalmente, primeiro em famlias, depois em aldeias e, por fim, em cidades (Estados). O Estado o culminar de um processo natural e o fim para o qual tendem naturalmente todas as anteriores formas de associao. Dizemos, por isso, que Aristteles defende uma perspectiva naturalista.

Qual a finalidade do Estado e do poder poltico, para Aristteles? A perspectiva poltica de Aristteles est vinculada tica. Tal como o seu mestre Plato, Aristteles considera que o fim do Estado fornecer o conjunto de meios necessrios formao moral dos cidados. A realizao da vida moral - a virtude tem lugar na cidade(Estado). S o Estado pode assegurar a vida boa ou felicidade.

O que legitima a autoridade do Estado, para Aristteles? A natureza intrinsecamente poltica do homem: o homem um ser vivo poltico. A sua natureza s se realiza atravs da comunidade social e poltica, e a cidade ( Estado), a forma mais perfeita e acabada de organizao comunitria e politica para a qual este tende naturalmente.

O conceito de justia em Aristteles: - So homens livres, os cidados, que participando na vida politica, definiro as leis que regularo a polis e com tal estabelecero o que a justia. O grau de justia que uma comunidade consegue alcanar depende da forma como governada. O princpio que rege a constituio poltica da cidade dever ser o bem comum, a vida boa. Se o principio que rege a constituio poltica for, por exemplo, o interesse dos governantes e no o bem comum, a realizao da liberdade do cidado fica comprometida, o mesmo acontecendo com a possibilidade de aperfeioamento do ser humano. Para serem boas e justas as leis tero que ser criadas por cidados virtuosos, isto , eles tambm bons e justos. As qualidades morais dos cidados dependem das qualidades da cidade que habitam e as qualidades morais dos cidados dependem das qualidade das cidade que habitam e as qualidades da cidade suas leis e funcionamento dependem das virtudes do cidados que nela participam. Qual a origem do Estado e do poder politico, para Locke? Locke um pensador contratualista: afirma que o Estado e o poder poltico so convenes (ou construes) que resultam de acordo. Locke insere-se numa vasta tradio de filsofos que desenvolve a fico conhecida como contrato social.

O que se entende por contrato social? O contrato social uma fico filosfica desenvolvida por pensadores modernos como Hobbes, Rousseau e Locke. Estes filsofos fundamentam o poder politico na ideia de acordo entre indivduos racionais, que assim renunciam sua vida natural ( condio

associal do ser humano , anterior ao Estado e autoridade poltica) . Subjacente ideia de contrato social est a tese de que a sociedade poltica uma criao ou construo humana e no, como defendia Aristteles, um desenvolvimento natural. Subscrever um contrato ou acordo confere a quem nele toma parte direitos mas tambm deveres e obrigaes. O que caracteriza o estado natural ou de natureza em Locke? - O estado de natureza, anterior ao poder poltico, no , para Locke, um estado de guerra. Para Locke, o estado natural um estado natural um estado de perfeita liberdade, completa igualdade e plena independncia. Rege-se pela lei natural, que a todos governa e obriga, ordenado a paz, a boa vontade, a assistncia mtua e a conservao da vida. Qual a finalidade do Estado e do poder, para Locke? - A finalidade do Estado e, para Locke, remediar as inconvenincias do estado de liberdade natural e proteger a propriedade. E para garantir a proteco da vida de cada um e para defender a propriedade que os indivduos consentem em sair do estado de natureza e em construir uma sociedade civil.

A que problema procura responder a teoria de Rawls? Rawls desenvolve uma teoria sistemtica e global da justia, em clara oposio concepes utilitaristas. Como deve uma sociedade distribuir os seus benefcios? Com possvel uma sociedade justa? Estes so os problemas a que a teoria de Rawls procura dar resposta.

Qual o ponto de partida da teoria de Rawls? Na base da concepo de justia encontra-se o contratualismo e uma nova forma de contrato social, idealizada para que os princpios eleitos sejam equitativos. Os princpios de justia formam assim, a base do acordo e resultam da eleio racional e voluntria dos participantes, a pluralidade e a totalidade dos actores sociais.

Em que circunstncias so definidos os princpios da justia? A posio original a situao imaginria a partir da qual se estabelece o acordo hipottico e se definem os princpios da justia. A imparcialidade uma das caractersticas fundamentais da posio original e alcanado com recurso ao vu de ignorncia. Que papel desempenha o vu de ignorncia? A vantagem do vu de ignorncia uma barreira contra interesses egostas obrigado os indivduos imparcialidade e cooperao. Sob o vu da ignorncia, os indivduos, colocados em situao de igualdade, agem apenas em funo da escolha racional. Desconhecem todas as caractersticas naturais e condies sociais e econmicas em que se encontram ou viro a encontrar-se e, por isso, vo procurar proteger os seus interesses prprios que so, afinal, nestas circunstncias, os de todos e os de cada um. O vu de ignorncia garante, assim, equidade e universalidade.

Em que consiste a estratgia maximin ?

Rawls defende que devemos escolher, sob o vu de ignorncia, de entre todas as situaes possveis, aquela em que a pessoa menos favorecida fica melhor em termos de distribuio de bens primrios. A estratgia maximin maximizar o mnimo um principio racional de escolha que garante, segundo Rawls, as melhores condies possveis para os menos favorecidos. Trata-se de um principio seguro para pessimistas, a nica opo racional nas circunstncias muito particulares da posio original.

Que princpios de justia so definidos a partir da posio original? So dois princpios racionalmente a partir da posio racional original. O primeiro o principio da liberdade. Este principio exige que o direito s liberdades bsicas seja igual para todos. O segundo o principio da igualdade social e econmica e consagra os limites da desigualdade justa. O segundo principio subdivide-se nos princpios da diferena e da oportunidade justa. O primeiro consagra que quaisquer desigualdades econmicas e sociais devem apenas ser toleradas na condio de trazerem maiores

benefcios aos menos favorecidos. O segundo afirma que quaisquer desigualdades sociais e econmicas associadas a cargos ou trabalhos podem existir se esses estiverem abertos a todos em igualdade de oportunidades.

Sagrado e profano

O sagrado representa algo de reservado, de interdito, separado, susceptvel de venerao. Assim o sagrado designa um tipo de realidade cujo valor superam radicalmente a natureza e o valor das coisas do mundo em que vivemos. Por seu lado o profano referese a tudo que diz que estranho ao domnio religioso e como tal faz parte do mundo natural e quotidiano, ou seja, o mundo onde vivenciamos as experincias comuns. Existem assim lugares sagrados ( a igreja, o cemitrio, etc) e os lugares profanos, tal como no caf, a rua, o campo, etc.

Finitude e transcendncia a experincia de finitude que nos permite compreender a origem da religio. Como ser frgil que , o ser humano est envolvido pelo medo, pelo mistrio, e como tal procura ultrapassar a sua finitude e contingncia. Esta experincia de finitude conduz a uma abertura do ser humano para alm de si mesmo, uma abertura ao absoluto, ao incondicionado, a uma realidade superior, a um presena que traga conforto e proteco. Este percurso equivale abertura transcendncia: tudo aquilo que est para alm de determinado mbito da realidade.

A concepo de Kierkegaard sobre religio

Este filsofo encara a existncia humana segundo a categoria de possibilidade. Pelo facto de ter que escolher e por se sentir colocado entre alternativas opostas, o ser humano

apercebe-se que vida no tem uma finalidade e um objectivo determinado absoluto. Kierkegard valorizava o indivduo, enquanto existente singular e concreto, com a sua verdade subjectiva. Assim defende que h trs estdios ou modos possveis de existncia, sem que tal implique uma relao d continuidade: o estado esttico, onde o individuo procura apenas o prazer imediato, o estdio tico, esfera onde o individuo procura cumprir o dever e vive de acordo com a lei e o estdio religioso, forma de vida mais elevada, que coloca o ser humano em contacto com o religioso. Neste ltimo estdio, o indivduo encontra se um estado de solido, evidenciando o fosso que existe entre a natureza divina e a humana. O ser humano religioso assume o sofrimento e vive a f, seguindo as ordens divinas.

O conceito de religio em Marx Marx considera que a religio uma forma de alienao. Nela verifica-se a fractura entre o mundo em que ele desejaria viver. Por que razo surge esse mundo ideal? Marx diz que o mundo celeste o resultado de um protesto da criatura oprimida contra i mundo em que vive e sofre. Ou seja procura-se um refgio no mundo divino porque o mundo em que vive desumano.

You might also like