You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE

DE SO PAULO ESCOLA DE COMUNICAO E ARTES DEPERTAMENTO DE ARTES CNICAS

INDSTRIA CULTURAL E SOCIEDADE


RESUMO: Ficha de leitura do livro Indstria cultural e sociedade, de Theodor Adorno. PALAVRAS-CHAVE: indstria cultural, arte, filosofia.

O termo indstria cultural foi empregado pela primeira vez em 1947 por Theodor Adorno e Max Horkheimer, pensadores da chamada Escola de Frankfurt, quando da publicao conjunta de Dialtica do iluminismo, ao referirem-se explorao sistemtica e programada de bens considerados culturais, sobretudo pelo cinema e pelo rdio. Para Adorno, j o simples fato de falar de cultura depe contra a cultura, uma vez o termo, quando empregado com o propsito pelos que dela pretendem-se disseminadores, j contm, virtualmente, a tomada de posse, o enquadramento, a classificao [...] (ADORNO, 2002, p. 14). O pensador reconhece que a indstria cultural foi responsvel por haver inserido a arte na esfera do consumo, de haver tornado a diverso muito menos ingnua e de ter produzido para este fim produtos culturais extremamente elaborados. Porm, em tal empreitada evidencia-se um fim nada digno: o prprio cio do homem utilizado pela indstria cultural com o objetivo de mecaniz-lo. Assim, sob o manto do capitalismo em seu estgio mais desenvolvido, a diverso e o lazer tornam-se uma continuidade do trabalho. Como o filsofo coloca, a diverso o prolongamento do trabalho sob o capitalismo tardio. (id., p. 19).

Por enxergar nos homens apenas consumidores ou funcionrios, a indstria cultural reduz sua humanidade e ainda homogeniza-os, pautando-se na simplicidade como fator sine qua non para a produo, de forma que seus produtos sejam fcil e amplamente consumveis sob o paladar estril dos clichs autorreferentes. Desta forma a diverso, produto dessa indstria, calcada na reproduo de um conjunto de protocolos, sacrificando a distino entre o carter da prpria obra de arte e do sistema social, de mecenas torna-se anttese da arte. Essas consideraes evidenciariam que no s o rdio como tambm o cinema no devam ser tomados como arte. A verdade de que nada so alm de negcio lhes serve de ideologia. (id., p. 6). O pessimismo aparentemente inexpugnvel dessa leitura felizmente viria encontrar redeno mais tarde na obra de Adorno, ao enunciar que a a arte a anttese social da sociedade (ADORNO, 1993, p. 19), cujas antinomias e antagonismos nela reaparecem em sua natureza desdobrada.

REFERNCIAS
ADORNO, Theodor W. Indstria cultural e sociedade. So Paulo: Paz e Terra, 2002. ______ . Teoria esttica. Lisboa: Edies 70, 1993. ______ . Textos escolhidos. So Paulo: Nova Cultural, 1996.

You might also like