You are on page 1of 20

Estufas so estruturas com o objetivo de acumular e conter o calor no seu interior, mantendo assim uma temperatura maior no seu

interior que ao seu redor. Normalmente composta de uma caixa e uma fonte de calor. Numa estufa onde a fonte de calor o sol, normalmente utilizada para cultivar (plantas,rvores etc.),o aquecimento d-se essencialmente porque a conveco suprimida. No h troca de ar entre o interior e o exterior, sendo assim a energia que entra pela radiao solar que aquece o ambiente interno no perdida com as correntes acendestes que carregariam o calor, normalmente feita de materiais semitransparentes. Numa estufa eltrica a fonte do calor se da pela transformao da energia eltrica em energia trmica que se acumula dentro de um ambiente fechado. Uma variedade da muito utilizada em laboratrios a mufla que alcana altas temperaturas. No caso do Vinho da Madeira, as estufas significam tanques, em geral construdos em ao inoxidvel, paredes duplas preenchidas com l de vidro, que as tornam isotrmicas, e paredes dotadas de camisas de transmisso de calor por onde circula gua quente a 70 Celsius, fazendo assim aquecer o vinho at 50 C onde permanece durante 90 dias. Nos primordios eram apenas divises onde se queimava lenha e o ar quente gerado aquecia o vinho que se encontrava em toneis desenfundados. O vinho em contacto com o ar oxidava violentamente absorvendo tambm os maus odores do ambiente, provocando a perda de qualidade referida.

Estufas A esterilizao de alguns materiais tambm pode ser feita em estufas. Neste caso,em virtude de o calor seco ser menos eficiente que o calor mido, empregam-setemperaturas mais elevadas e tempos mais longos. O material a ser esterilizado, em geralutenslios, deve ser recoberto com papel ~ Tipos: 5.3 Estufa incubadora(Microbiolgica): um tipo especfico de estufa que apresenta alm da porta metlica, uma porta de vidro. Apresenta um sistema de aquecimento controlado por resistncia eltrica. O aquecimento controlado atravs de um termostato e a temperatura acompanhada com termmetro analgico ou digital. A temperatura no deve ter uma variao superior 0,5C. Para determinar a temperatura, coloca-se um termmetro com o bulbo submerso em lquido (glicerina, gua, etc.) para maior homogeneidade da medida. Esse equipamento utilizado como auxiliar no crescimento e reproduo dos microrganismos, uma vez que fornece a temperatura adequada a cada espcie microbiana.

5.5- Estufa de Esterilizao: um tipo especfico de estufa que apresenta um sistema de aquecimento controlado por resistncia eltrica, munida de termostato e termmetro para o controle de temperatura. Em geral este equipamento utilizado para esterilizar vidrarias.

A esterilizao atravs do calor seco pode ser alcanada pelos seguintes mtodos: Flambagem: aquece-se o material, principalmente fios de platina e pinas, na chama do bico de gs, aquecendo-os at ao rubro. Este mtodo elimina apenas as formas vegetativas dos microrganismos, no sendo portanto considerado um mtodo de esterilizao. Incinerao: um mtodo destrutivo para os materiais, eficiente na destruio de matria orgnica e lixo hospitalar. Raios infravermelhos: utiliza-se de lmpadas que emitem radiao infravermelha, essa radiao aquece a superfcie exposta a uma temperatura de cerca de 180O C. Estufa de ar quente: constitui-se no uso de estufas eltricas. o mtodo mais utilizado dentre os de esterilizao por calor seco. O uso do calor seco, por no ser penetrante como o calor mido, requer o uso de temperaturas muito elevadas e tempo de exposio muito prolongado, por isso este mtodo de esterilizao s deve ser utilizado quando o contato com vapor inadequado. Cabe observar tambm que o uso de temperaturas muito elevadas pode interferir na estabilidade de alguns materiais, como por exemplo o ao quando submetido a temperaturas muito elevadas perde a tmpera; para outros materiais como borracha e tecidos alm da temperatura empregada ser altamente destrutiva, o poder de penetrao do calor seco baixo, sendo assim a esterilizao por este mtodo inadequada. Os materiais indicados para serem esterilizados por este mtodo so instrumentos de ponta ou de corte, que podem ser oxidados pelo vapor, vidrarias, leos e pomadas.

Equipamentos
Como o processo de esterilizao em estufas de ar quente o mtodo mais utilizado dentre os de esterilizao por calor seco, iremos descrever o equipamento utilizado neste mtodo, que a estufa ou forno de Pasteur. Estes so equipados com um termmetro que mostra temperatura do interior da cmara; um termostato, onde se programa a temperatura desejada; uma lmpada que mostra a situao de aquecimento ou a estabilizao da temperatura interna da cmara; algumas com um ventilador para promover a circulao do ar, garantindo um aquecimento rpido e uniforme na cmara

(estufas de conveco mecnica). No h um controlador de tempo, este controle feito pelo operador do aparelho. As estufas podem ser divididas em dois tipos: as de conveco por gravidade e a de conveco mecnica. As estufas de conveco por gravidade possuem uma resistncia eltrica na parte inferior da cmara e um orifcio na parte superior onde ocorre a drenagem do ar frio que empurrado pelo ar quente medida que o ar esquenta dentro da cmara. Neste processo qualquer obstculo que esteja no caminho dificulta a circulao do ar, interferindo na uniformidade da temperatura na cmara. As estufas de conveco mecnica possuem um dispositivo que produz movimento do ar quente, favorecendo a circulao do ar uniformemente e limitando a variao da temperatura nos vrios pontos da cmara em 1oC. Este tipo de estufa reduz o tempo necessrio para que se atinja a temperatura ideal para a esterilizao.

Mecanismo de ao
Este processo causa a destruio dos microrganismos fundamentalmente por um processo de oxidao, ocorrendo uma desidratao progressiva do ncleo das clulas.

Tempo de esterilizao Decorar a tabela


Temperatura (o C) Tempo de Exposio *

180 170 160 150 140 121

30 minutos 1 hora 2 horas 2 horas e 30 minutos 3 horas 6 horas

*Sem incluso do tempo de aquecimento

Alguns autores afirmam que materiais contaminados pelo vrus da hepatite, devem ser submetidos temperatura de 170O C por 2 horas. Tempo de exposio ao calor seco relacionado a alguns tipos de artigos:

Tempo mnimo de exposio (em minutos) para esterilizao pelo calor seco, segundo a temperatura
Artigos hospitalares Acondicionamento Tempo Temperatura

Seringas

Montadas com agulha em tubo com bucha de algodo, embrulhadas em papel alumnio 120 170O

Frascos, bales e tubos de ensaio Tampados com bucha de algodo e embrulhadas com alumnio

120

170O

Agulhas ocas

Montadas em tubos com tampa de algodo 120 170O

Agulhas de sutura

Embrulhadas em musselina, papel ou folha de alumnio 120 170O 170O

Lminas de corte (bisturi, tesouras, serras etc.)

Em caixas metlicas

120

Vaselina lquida e leos em geral em camadas de 0,5cm de altura

Frascos de boca larga, com tampa

120

160O

Gaze vaselinada em grupos de

Caixas metlicas

150

160O

20 unidades

xido de zinco em camadas de 0,5cm de altura

Placa de Petri ou outro recipiente semelhante

120

160O

Sulfas em camadas de 0,5cm de altura

Placa de Petri ou recipiente semelhante

60 120 180

170O 160O 140O

Cuidados para a eficincia do processo


Higienizar convenientemente os artigos a serem esterilizados; aquecer previamente a estufa; utilizar embalagens adequadas; no colocar na estufa artigos muito pesados e volumes muito grandes para no interferir na circulao do ar, as caixas no devem conter mais de 50 peas; evitar sobrepor artigos; marcar o incio do tempo de exposio quando o termmetro marcar a temperatura escolhida; evitar que o termmetro toque em algum dos artigos dentro da cmara; no abrir a estufa durante a esterilizao.

Falhas no processo
Para se evitar falhas no processo deve-se observar os cuidados citados acima alm de cuidados como:

ao distribuir os artigos no interior da cmara, no deixar que toquem as paredes do interior do equipamento, deixar tambm um espao entre os materiais, para favorecer a circulao do ar; o invlucro deve ser adequado para este tipo de esterilizao e para o material a ser esterilizado. As embalagens mais utilizadas so as caixas metlicas, papel alumnio e frascos de vidro refratrio; os artigos a serem esterilizados devem possuir boa condutividade trmica. Como j foi mencionado, materiais no termorresistentes no devem ser esterilizados por este mtodo, como os tecidos, borrachas e papis; o equipamento deve ser calibrado e validado. O fabricante precisa informar qual o ponto mais frio da cmara. A esterilizao eficiente quando neste ponto a temperatura atingida, necessrio portanto que os testes com os indicadores biolgicos sejam realizados neste local.

As estufas realizam o processo de esterilizao atravs de temperatura elevada, por um tempo pr-determinado. Esse tipo de esterilizao causa a destruio dos microrganismos fundamentalmente por um processo chamado oxidao, que promove a desidratao progressiva do ncleo das clulas, acarretando em sua morte, afirma a biomdica que completa. J as autoclaves os microrganismos so destrudos pela ao combinada do calor, da presso e da umidade, que promovem a termo coagulao e a desnaturao das protenas da estrutura celular. Outra diferena que nas autoclaves pode-se colocar materiais que no resistem a altas temperaturas, com partes ou inteiramente de plstico e borracha. J nas estufas deve-se colocar somente materiais fabricados inteiramente em ao inoxidvel.

Espectofmetro:

Intensidade de luz Mede Qnt de ftons


Absorvidos

Espectofmetro

Atravs dele pode-se determinar a quantidade de uma sibstncia qumica concentrao

Feixe de luz

Um espectrmetro um instrumento que mede a quantidade de ftons (a intensidade da luz) absorvidos de um feixe de luz aps ele ter passado atravs de soluo de amostra. Com o espectrofotmetro, a quantidade de uma substncia qumica conhecida (concentraes) tambm pode ser determinada pela medio da intensidade de luz detectada. Dependendo da

gama de comprimento de onda da fonte de luz, que podem ser classificados em dois tipos diferentes: Espectrmetro UV - visvel: usa a luz na faixa ultravioleta (185 - 400 nm) e faixa do visvel (400 - 700 nm) do espectro de radiao eletromagntica. Espectrmetro IR (infravermelho): usa a luz na faixa do infravermelho (700 - 15000 nm) do espectro de radiao eletromagntica. Em espectrometria visvel, a absoro ou a transmisso de uma determinada substncia pode ser determinada pela cor observada. Por exemplo, uma amostra de soluo que absorve a luz sobre todas as gamas visvel (isto , transmite nenhum dos comprimentos de onda visveis) aparece preto em teoria. Por outro lado, se todos os comprimentos de onda visveis so transmitidos (isto , absorve nada), a amostra soluo parece branca. Se uma amostra de soluo absorve a luz vermelha (~ 700nm), parece verde porque o verde a cor complementar do vermelho. Espectrofotmetros visveis, na prtica, usam um prisma para afinar a uma certa gama de comprimento de onda (para filtrar outros comprimentos de onda) de modo que um feixe de determinado comprimento de luz em particular, passada atravs de uma amostra de soluo. Dispositivos e Mecanismos do Sistema: Para produzir os dados referentes as leituras desejadas, vrias coisas precisam acontecer no interior do espectrmetro. Em primeiro lugar, uma fonte de luz gera luz num comprimento de onda especfico ou comprimentos de onda. A Figura a seguir ilustra a estrutura bsica de um espectrmetros. constituda por uma fonte de luz, um colimador, um monocromador, um seletor de comprimento de onda, um tubo de ensaio de soluo de amostra, um detector fotoeltrico, e um mostrador digital:

Assim, num conceito tradicional (porm no mais atual) um espectrofotmetro, em geral, consiste na combinao de dois dispositivos: um espectrmetro e um fotmetro.

Espectrmetro: Um espectrmetro usado em espectroscopia para a produo de linhas espectrais indicando os seus comprimentos de onda. Espectrmetro um termo que aplicado aos instrumentos que operam sobre uma gama muito ampla de comprimentos de onda. Em geral, qualquer instrumento em particular ir operar sobre uma pequena poro deste intervalo total por causa dos diferentes tcnicas utilizadas para medir diferentes pores do espectro. Produz uma gama desejada de comprimento de onda de luz. Primeiro um colimador (lente) transmite um feixe reto de luz (ftons) que passa por um monocromador (prisma ou grade de difrao) para dividi-lo em comprimentos de onda componentes diversos (espectro). Em seguida, um seletor de comprimento de onda (fenda) permite que seja transmitida apenas os comprimentos de onda desejada, como mostrado na figura anterior. Banho-maria um mtodo cientfico utilizado tanto em laboratrios qumicos e na indstria (culinria, farmacutica, cosmtica, conservas, etc.) para aquecer lenta e uniformemente qualquer substncia lquida ou slida num recipiente, submergindo-o noutro, onde existe gua a ferver ou quase. O processo recebe o nome em honra famosa alquimista, Maria, a Judia, a quem atribui-se a inveno do processo. As substncias nunca so submetidas a uma temperatura superior a 100 C, no caso de utilizao de gua, pois a temperatura de ebulio em condies normais de temperatura e presso exatamente 100 1 1 C. Temperaturas elevadas podem ser atingidas usando azeite. [editar]Outros

usos

Este procedimento utilizado no laboratrio em provas sorolgicas, outros procedimentos que necessitem de incubao, aglutinao, inativao, em farmcia, biomedicina e tambm na indstria. O uso mais comum do meio que aquece o material a gua, mas pode tambm ser utilizado azeite. Utilizado em laboratrios para aquecer substncias lquidas e slidas que no podem ser expostas diretamente no fogo e que precisam ser aquecidas lenta e uniformemente.

O banho maria aquece lentamente e de maneira uniforme qualquer substncia liquida ou slida em um recipiente, submergindo-o noutro, onde existe gua em ebulio ou simplesmente aquecida. Com isso, obanho maria aquece as substncias de forma indireta, de maneira que elas no sejam expostas diretamente ao fogo. No caso do uso de gua, as substncias no so submetidas a uma temperatura superior a 100C, devido temperatura de ebulio da mesma (em condies normais) ser exatamente 100C. Porm, existem outros tipos de banho maria, como o banho sorolgico e o banho termosttico. Alguns banhos sorolgicos com opo digital incluem o senso de alta preciso e exatido. Normalmente variam de 8C acima da temperatura ambiente at 100C. Possuem estabilidade de temperatura e uniformidade em toda superfcie. A temperatura aferida em 37C e 56C. Geralmente funcionam de maneira contnua ou programvel.

O banho Maria para laboratrios utilizado para aumentar a temperatura de substncias lquidas e slidas que no podem ser colocadas diretamente no fogo e tambm precisam ser aquecidas de maneira lenta e uniforme.

Na utilizao do banho Maria em laboratrios alguns cuidados devem ser tomados: sempre que houver acmulo de sujeira a gua deve ser trocada. Quando o banho Maria for passar por limpeza a corrente eltrica deve ser desligada, o nvel da gua deve ser verificado antes do incio das atividades e o nvel deve ser sempre superior ao as resistncias e ao sensor de temperatura. A troca da gua do banho Maria de laboratrio deve ser feita com gua destilada ou deionizada, deve ser mantido tampado o banho Maria para evitar a evaporao da gua e a variao da temperatura.

AUTOCLAVE:
A autoclave um aparelho muito utilizado em laboratrios de pesquisas e hospitais para a esterilizao de materiais. O processo de autoclavagem consiste em manter o material contaminado em contato com um vapor de gua em temperatura elevada, por um perodo de tempo suficiente para matar todos os microorganismos. A autoclave formada por um cilindro metlico resistente, vertical ou horizontal, onde geralmente fica a resistncia que aquecer a gua (A). Possui uma tampa que apresenta parafusos de orelhas (B) e permite fech-la hermeticamente. Em cima da tampa esto a vlvulas de segurana e de ar (C). Apresenta tambm uma chave de comando para controlar temperatura (D) e um registro indicador de temperatura e presso (E).

Autoclave - Como usar?


A autoclave um aparelho utilizado pra esterilizar materiais para uso em laboratrio. Utilizando o calor mido sob presso, seu principal objetivo causar a morte das clulas pela desnaturao das protenas e destruio da membrana citoplasmtica. Foi criada pelo auxiliar de Louis Pasteur, chaves Chamberland.

Configurao da autoclave:

1. Cilindro de metal resistente com a resistncia; 2. Tampa com parafusos de orelha; 3. Vlvula de segurana e de ar; 4. Chave para controle da temperatura; 5. Registro de Temperatura e presso; 6. Chave de potncia.

Como funciona: Esta uma das principais etapas do processo. O material a ser autoclavado deve ser preparado de forma que no acontea contaminao aps sua retirada da autoclave. Para placas de Petri, esptulas, bqueres e vidrarias em geral deve-se embrulhar em um papel prprio para autoclaves. Para a autoclavagem de meios de cultura deve-se colocar uma rolha feita de algodo na boca do tudo e cobrir com o papel de autoclave e passar a fita que indica a positividade da autoclavagem com indicao de cor ou cordo de gaze. Como mostra a figura ao lado. Para a retirada do material, deve esperar que esfriasse o pelo menos 50C.

Nvel de gua: Deve-se adicionar gua destilada o suficiente para que cubra a resistncia. (Com isso, certo o impedimento da oxidao do metal e evita danificar o equipamento). Fechando a autoclave: Os parafusos devem ser fechados

hermeticamente, em cruz, um aps o outro at que a autoclave esteja totalmente segura e fechada. Processo de autoclavagem: Aps o fechamento da autoclave, deve-se esperar que saia pela vlvula de ar um vapor, comparado ao de uma panela de presso, quando isso acontecer deve-se fechar a vlvula de ar e esperar que o registro marque a temperatura desejada. A temperatura varia para cada tipo de material, por exemplo, para autoclavagem de meios de cultura, alguns fabricantes aconselha autoclavar por 15 minutos a 120C. Aps verificar que a temperatura desejada foi alcanada, deve-se diminuir o nvel da potncia na chave que mostra a figura abaixo para o nvel MDIO, e comear a contagem do tempo para autoclavagem, mesmo assim ainda necessrio verificar se a temperatura continua subindo, se isso acontece deve-se dispor a chave no mnimo. Em casos que mesmo no mnimo a temperatura continuar subindo, aconselhado desligar o equipamento, abrir a vlvula de ar e chamar a assistncia tcnica.

Sistemas automatizados
PROCESSADOS NO PRPRIO LABORATORIO CENTRAL COM RESULTADOS NO MESMO DIA DA COLETA

IMMULITE IMUNOLOGIA Sistema automatizado de imunoensaios por quimioluminescncia da imunologia, que analisam hormnios, fertilidade, marcadores tumorais, alguns exames realizados neste aparelho FSH, LH, estradiol, prolactina, beta HCG, HBSAG, anti HBC IgG, anti HBS, cortisol, PTH, insulina, TSH, T3 total, T3 livre, T4 total, T4 livre, anti TPO, anti tireoglobulina, testosterona total, testosterona livre, PSA total, PSA livre, vitamina B12, progesterona, ferritina, toxoplasmose IgG, toxoplasmose IgM, rubola IgG, rubola IgM, SDHEA, CEA, CA 125, troponina, PCR ultra sensvel.

COBAS MIRA PLUS BIOQUMICA Realiza tanto exames da bioqumica bsica como especiais como, glicose, colesterol, triglicrides, TGO, TGP, gama GT, CPK, CKMB, fosfatase alcalina, LDH, protena total e albumina, cido rico, microalbuminria, alfa1 glicoprotena cida.

CELL DYN 3700 HEMATOLOGIA Sistema automatizado que analisa 29 parmetros, diferencial de leuccitos em cinco partes.

CELL DYN 1700 HEMATOLOGIA Sistema automatizado que analisa 18 parmetros, diferencial de leuccitos em trs partes.

AVL ELECTROLYTE ANALYZER Realiza exames de Sdio e Potssio, Ltio, Clcio e Cloretos.

Alguns Aspectos da Automao de Mtodos Analticos

3.1. Confiabilidade dos resultados.


As decises tomadas ao longo do desenvolvimento de um projeto experimental so baseadas na anlise e interpretao de dados experimentais, portanto a confiabilidade dos resultados experimentais fundamental. Em se tratando de resultados experimentais no se pode falar de 100% de certeza pois toda medida experimental est sujeita e erros de vrias fontes, ou seja um valor estocstico. O tratamento estatstico permite definir os limites de confiabilidade dos resultados para que as interpretaes possam ser feitas dentro de limites de segurana. A aquisio eletrnica de dados aumenta o volume de dados experimentais, elimina a fonte de erros associada ao registro e transcrio de dados experimentais, alm de agilizar o tratamento estatsticos dos mesmos.

3.2. Produtividade & Custos


A automao aumenta o nmero de amostras que podem ser analisadas, o nmero de replicatas por amostra e o nmero de analitos que podem ser determinados por amostra. Isso tudo melhora a capacidade de diagnstico do problema que est sendo estudado.

3.3. Baixas Concentraes


Particularmente na rea ambiental, a automao de grande valia nas etapas de amostragem em campo, pr-tratamento da amostra e no desenvolvimento de mtodos mais sensveis, com menores Limites de Deteco .

3.4. Novas Reaes


Os analisadores automticos permitem o uso de reaes colorimtricas que so incompletas ou que resultam em produtos cujas estabilidades so inadequadas para medidas manuais. Similarmente, as tcnicas de separao, tais como a extrao por solventes ou dilise, nas quais as recuperaes dos analitos so incompletas, ainda so possveis se forem usados sistemas automatizados. Em ambos os exemplos, a alta reprodutibilidade de sequncias operacionais no tempo assegura que as amostras e os padres sejam processados exatamente do mesmo modo por exatamente o mesmo tempo. Skoog, 2002

3.5. Caixas Pretas


Em decorrncia das tecnologias proprietrias nos sistemas automatizados para laboratrio, no incomum encontrarmos equipamentos subutilizados, usando uma pequena parcela dos recursos disponveis ou at mesmo inoperantes, como resultado do chamado sucateamento programado, pela interrupo na produo de um determinado modelo e seus acessrios ou mesmo na incompatibilidade do software de controle com novas verses do sistema operacional.

3.6. Aspectos Sociais


A automao visa reduzir a interveno humana na etapa operacional do processo analtico, por isso recomendvel que os analistas adquiram mais alguns conhecimentos sobre informtica e estatstica para que no se tornem meros executores de tarefas. Os conhecimentos em informtica sero teis para tirar maior proveito dos recursos disponvies nos programas de controle dos equipamentos. Algumas noes de eletrnica, sero de grande valia para entender os princpios de funcionamento adquirindo mais segurana na operao e eventualmente identificando a(s) fonte(s) de eventuais falhas.

E finalmente o conhecimento de algumas ferramentas estatsticas ser til para a manipulao do maior nmero de dados disponibilizados pelos mtodos automatizados. No contexto social a automao demanda reciclagem de conhecimentos.
3.6.1. Resistncias Automao

A resistncia automao pode ter vrias motivaes:


medo de maiores complicaes na rotina de trabalho acomodao diante do esforo de reciclagem frustao por experincias de automao mal sucedidas

3.7. Alternativas para Automao


Compra de uma soluo completa. Adaptaes em sistemas comerciais Desenvolvimento em laboratrio de sistemas automatizados, ou seja, Faa Voc Mesmo (em ingls, Do It Yourself).

3.8. Objetivos da Automao em Laboratrio


Processar maior nmero de amostras (reduzir custos). Determinao de vrios componentes na mesma amostra. Reduzir a interveno humana na manipulao da amostra e reagentes, aumentando a segurana do processo, reduzindo erros e aumentando a preciso. Aumentar o controle do processo. Reduzir o consumo de amostras e reagentes.

Segurana no laboratrio de qumica:


I - Segurana no laboratrio de ptica 1 - Limpeza: Sempre limpar muito bem os sapatos antes de entrar no laboratrio. A poeira danifica os equipamentos e as superfcies pticas. 2 - No tocar as superfcies pticas: A sujeira das lentes, prismas, espelhos, filtros etc. de difcil limpeza, afetando muito os resultados. As marcas de dedos danificam irreversivelmente a superfcie dos espelhos. 3 - Acidentes no escuro: Prevenir todos os possveis acidentes que possam ser causados pela ausncia de luz. Lixeiras no meio do caminho, Pecas e acessrios ao alcance dos braos podem ser empurrados acidentalmente. Cabos de equipamentos e detetores pelo cho podem ser chutados ou enroscados derrubando os equipamentos 4 - Cuidados no manuseio: Parafusos de deslocamento devem ser operados com o mximo de zelo, pois ao atingirem o final do curso podem emperrar, danificando as roscas do parafuso/porca de preciso. Detetores possuem limite de potncia de operao, ultrapassa-los danifica-los com certeza. 5 - Ateno com as fontes de luz: a) Lmpadas halgenas produzem MUITO calor, geralmente esto conjugadas com um sistema de exausto para retirar o calor do sistema ptico. Sempre so muito quentes e causam queimaduras nas mos e braos b) Luz laser: Independente da classe de potncia a que pertenam, todos representam risco de danos ao olho, assim como suas reflexes. c) Luz Ultravioleta: Nos laboratrios de ptica lmpadas de Hg so muito usadas para calibrao de monocromadores e outros sistemas onde importante se conhecer com exatido o comprimento de onda. Acontece que em geral os usurios desconhecem a emisso muito intensa de UV que ela possui. A radiao UV parte do espectro eletromagntico. O princpio que se aplica a todas as ondas eletromagnticas, no qual a energia inversamente proporcional ao comprimento de onda, por conseguinte, tambm se aplica radiao UV. Isto significa que, medida que diminui o comprimento de onda, aumentam a energia potencial da radiao UV e, em consequncia, seu efeito. Definio de radiao UV. A luz detectada por nossos olhos somente uma seo extremamente pequena da larga faixa de ondas eletromagnticas. O espectro eletromagntico compreende : Ondas eltricas Ondas de rdio Espectro visivel Infravermelho Ultra violeta Raios X, Gama, e Csmico. A luz que percebemos, inclui comprimento de onda entre 400 e 700 nm. No final da onda longa, situa-se a faixa infravermelha (IR) e, no final da onda curta, a faixa de (UV). Os efeitos fisiolgicos variam de acordo com a faixa de onda, Nos sentimos a presena da radiao IR meramente como calor, O efeito calor consideravelmente reduzido na faixa visvel, onde o efeito da luz torna-se mais pronunciado. Para o UV, os efeitos fisiolgicos devido ao aumento da energia so muito mais complexos. O aumento na ocorrncia de reaes desencadeadas em organismos vivos levou a classificao da radiao em UV em A, B e C. FAIXA UVA ( comprimento de onda entre 320 - 400 nm) Causa bronzeamento direto da pele com eritema fraco, ou sub-queimadura. A reao mxima do eritema atingida em 72 horas, aps exposio ao sol. Havendo exposio contnua, no somente se acelera o envelhecimento da pele, mas , tambm ocorre implicao carcinognica. FAIXA UVB (comprimento de onda entre 280 - 320 nm) Causa resposta de eritema e, em associao bronzeamento indireto da pele. Sob irradiao intensa freqente pode produzir carcinomas na pele. FAIXA UVC (comprimento de onda entre 100 - 280 nm) Esta parte do espectro solar no alcana a Terra, j que os comprimentos de onda abaixo de 290 nm so absorvidos pela camada de oznio da atmosfera (ou pelo menos enquanto ela existir)..

A radiao UVC germicida e mostra-se altamente danosa pele humana, devido ao seu alto teor de energia. Pesquisas recentes identificaram o lambda de 297 nm como o mais perigoso nossa pele e o Hg emite linhas espectrais em 184,91 nm, 253,65 nm, 265,20 nm, 296,73 nm , 302,15nm, 312,57 nm, 313,17 nm, 334,15 nm, 365,48 nm, 365,02 nm, e 366,33 nm. . II - Segurana no laboratrio de qumica 1. FOGO E EXPLOSO Talvez sejam os parmetros mais conhecidos aqueles relacionados com o risco de fogo e exploso. Entretanto existe uma perigosa rotina de no se estruturar as aes de preveno e combate segundo otimizao para as condies locais. Para isto todas as atividades sejam consideradas, especialmente aquelas que ocorram ou sejam demandadas de maneira intermitente ou espordica. Estas costumam alterar as condies previstas de forma invisvel ou imprevista para o gerenciamento baseado nas rotinas. Alm disto deve-se fazer uma correta interpretao de parmetros de controle de risco. Por exemplo, quando um lquido que possue um ponto de fulgor abaixo da temperatura ambiente usado, em determinadas condies, libera uma quantidade de vapor suficiente para gerar uma mistura inflamvel com o ar. Esta pode se acumular no local possibilitando uma exploso pela ignio da mistura vapor/ar por uma fonte de ignio distante, causando um retorno para a fonte original do vapor. Isto leva geralmente a um incndio de abrangncia imprevista. Um gs inflamvel ou vapor deve estar presente em uma concentrao da ordem de 1% ou mais por volume para que a mistura com o ar seja inflamvel, sendo relativamente simples checar este dado em locais fechados, como fornos, etc. Durante o trabalho rotineiro deve-se evitar que a concentrao do vapor ou gs no ar exceda um quarto do limite mnimo inflamvel. Assim, o limite mnimo no ser alcanado durante operaes normais. Vazamentos e derramamentos exigem especial ateno pois alteram de forma significativa as condies normais. Medidas especiais de procedimento devem ser estabelecidas, particularmente para lquidos com ponto de fulgor menor que 32 graus celsius. A quantidade de todos os materiais inflamveis e de solventes devem ser mantidas dentro de quantidades mnimas necessrias. Existe uma tendncia natural de desrespeitar-se esta diretriz e se usar ou estocar grandes quantidades de solventes nos laboratrios. Quando substncias inflamveis no esto em uso o gerenciamento deve prever uma superviso para que haja estocagem em local adequado para conter ou minimizar consequncias de acidentes. Equipamentos de combate a incndios e rotas de escape devem ser claramente definidos e providenciados. Todo o pessoal que trabalhe nos laboratrios deve ser treinado e familiarizado com o equipamento de forma que pequenos incndios possam ser rapidamente localizados e impedidos de se alastrarem. Quando isto acontecer, entretanto, todos devem ser avisados para que escapem de forma segura. 2. SUBSTNCIAS QUMICAS REATIVAS Cuidados especiais devem ser tomados no caso de substncias altamente reativas ou instveis que possam levar a exploses. Deve ser usado o mnimo necessrio ou, quando possvel, se executar diversas reaes em pequena escala. Quando o risco de exploso probabilisticamente significativo precaues devem ser tomadas para se minimizar as consequncias. Alvios de presso, escudos de proteo em torno de equipamentos ou sistemas de reao, etc. Quando o risco de exploso for elevado o controle remoto deve ser considerado. Substncias explosivas podem ser produzidas por reaes secundrias ou durante a estocagem de produtos ao longo do tempo. Estes riscos devem ser previnidos e eliminados sempre que possvel. Reaes exotrmicas devem ser cuidadosamente controladas e monitoradas especialmente em relao aos sistemas de resfriamento ou agitao. Execute sempre rotinas de checagem antes de iniciar a reao. Estas rotinas devem ser escritas. O trabalho rotineiro pode levar a se negligenciar alguns aspectos. 3 - RISCOS DE TOXICIDADE As tres principais vias de absoro do agente txico pelo organismo so a ingesto, inalao e absoro percutnea. Quando existir danos a integridade da pele e mucosas as barreiras naturais de controle de absoro do organismo se tornam ineficazes e situaes especiais de risco podem advir. Uma primeira

considerao deve ser a possibilidade de se usar uma substncia menos perigosa ou minimizar a condio de risco. Sempre que possvel isto deve ser feito. Os riscos de ingesto por contaminao das mos e alimentos so praticamente eliminados com a devida ateno a higiene pessoal e no trabalho. Locais de lavagem de mos e rosto devem ter a devida ateno na construo de laboratrios. Devem ser em nmero suficiente, de uso exclusivo para a higiene pessoal e adequados a mesma. Esta precauo igualmente aplicvel para outros riscos a sade e a promoo da higiene pessoal nunca deve ser negligenciada. Especialmente a pipetagem com a boca deve ser eliminada dada a existncia atualmente de equipamentos eficientes e de custo razovel para este fim. O contato de substncias corrosivas com a pele previsto e no caso de substncias que atravessem a pele um maior grau de risco deve ser associado. O uso de luvas recomendado toda vez que haja o risco de contato com a pele, entretanto especial ateno deve ser dada a isto. comum haver negligncia na adequao do material da luva com a substncia em questo e mais ainda quando houver misturas e/ou subprodutos reacionais. A checagem de condies de uso de luvas no simples e muito comum no se possuir luvas de reserva. Sempre que possvel o contato deve ser evitado com mudanas de rotinas de procedimentos ou uso de equipamentos auxiliares para manipulao das substncias. As medidas a serem tomadas no caso de contato acidental da pele com substncias txicas devem ser conhecidas e checadas antes da realizao das operaes. Algumas substncias podem ser absorvidas de forma lenta e praticamente imperceptvel pelas mucosas e pele, especialmente quando o contato repetido e prolongado. Am disto o uso de luvas tem um valor duvidoso, a menos que rigorosas medidas de preveno sejam tomadas. Deve esr lembrado que as luvas devem ser limpas ou lavadas imediatamente aps acidentes com respingos ou ao final do uso. Embora a monitorizao ocupacional peridica do pessoal de laboratrio seja na maioria dos casos complexa e de difcil realizao, alguns indcios de exposio ou efeitos devem ser avaliados constantemente, exemplificadamente, pruridos, irritaes, tonturas, etc. O contato com olhos deve ser considerado de risco elevado dada a importncia da viso para o ser humano. A proteo ocular deve ser usada rotineiramente a no ser quando se use substncias cujo contato no deva causar danos ou sequelas permanentes e mesmos os danos temporrios sejam de menor gravidade, mesmo sem pronto atendimento. importante ser levado em considerao que comum que pessoas diferentes daquelas que realizam as operaes laboratoriais se acidentem com respingos ou projees. Procedimentos de preveno destes fatos devem ser rigorosamente definidas e seguidas. A inalao de vapores, gases, poeiras e aerossis um risco insidioso e disperso nos ambientes laboratoriais. Este fato comunmente negligenciado at mesmo pela cultura organizacional existente muitas vezes de que os laboratrios so locais que naturalmente cheiram a produtos qumicos. preciso se evoluir para uma cultaura em que a percebo de cheiros seja indcio de exposies que portanto devem ser prevenidas ou minimizadas. Normalmente as pessoas so inclinadas a julgar o perigo pelos efeitos agudos, enquanto so os efeitos crnicos mais srios e que podem levar a danos permanentes ou irreverssveis. Infelizmente estes danos no podem, na maioria dos casos, ser diretamente atribudos a exposio a produtos txicos, inclusive porque por vezes a pessoa exposta muda de emprego ou funo ou os efeitos so idiossincrticos. Desta forma existe poucas evidncias estatsticas sobre os estes efeitos crnicos menos evidentes e em consequncia os perigos, apesar de srios e reais tendem a ser desprezados. Um interessante exemplo foi de um tcnico de laboratrio que durante um treinamentoem-servio fez uma reclamao sobre a inalao de uma substncia em suas rotinas de trabalho. Avaliados seus procedimentos verificou-se que o mesmo tcnico frequentemente negligenciava a preveno do contato com a pele e a substncia em questo era absorvida de forma mais significativa por via drmica. tarefa de todos os responsveis pelos locais de trabalho (laboratrios, salas de apoio, etc) verificar que substncias com efeitos irreverssveis sejam utilizar apenas quando absolutamente necessrio. Neste caso instrues adequadas devem estar disponveis, a superviso deve ser requerida e todo o processo deve ser realizado de forma a garantir que o material ou substncia no contamine o ar respirado no ambiente de trabalho. Em relao a este aspecto deve ser lembrado que no basta o uso de capelas, mas estas devem ser adequadas ao uso da substncia em questo. comum se encontrar qumicos que desconhecem os vrios padres de exausto e suas destinaes. Quando so manipuladas substncias com efeitos crnicos ou de longo-prazo deve-se considerar a possibilidade de monitorao ambiental. Esta deve ser planejada sempre considerando-se as extas rotinas de trabalho e no somente segundo padres externos. Em todo caso a monitorao de procedimentos e percebo dos operadores deve ser realizada.

A avaliao de riscos sempre complexa mas existem abordagens restritas que servem de indicativo e preveno. Enquanto a toxicidade de uma substncia em particular muitas vezes difcil de se avaliar, deve ser sempre lembrado que dois lquidos ou substncias de baixo risco quando em contato podem liberar produtos gasosos e perigosos. Um exemplo o caso de substncias estocadas sob pH ou condies controladas. Quando h variao de pH ou alteraes do meio podem ser liberados gases ou produzidos produtos perigosos. Estes fenmenos tambm podem ocorrer em "traps" usados em linhas de vcuo ou em canalizaes de pias ou quando se utiliza recipientes que no tenha sido corretamente lavados aps uma operao anterior. Em particular quando h manipulao por pessoal no capacitado ou treinado para reconhecer e avaliar estes riscos, como por exemplo, lavadores de materiais de laboratrio. Atualmente se considera que treinamentos-em-servio e auditorias internas devem ser realizados periodicamente para minimizar negligncias ou acidentes por falta de informaes. No caso de substncias carcinognicas tem-se um dos mais difceis aspectos da segurana ocupacional. Muitas substncias se testadas repetidamente em animais produziro reaes carcinognicas na totalidade das vezes, mas podem no ter efeitos carcinognicos quando usadas em operaes rotineiras. Por outro lado existem substncias com a 2-naftilamina que quase certamente produzem efeitos carcinognicos quando ingeridas. Quando uma substncia ou material constar como carcinognico na lista emitida pela IARC ou pelo Programa Norte-Americano de Carcinognicos deve a partir da procurar dados sobre o potencial carcinognico ou se assumir precaues contra a exposio substncia. .

You might also like