You are on page 1of 26

CURSO DO MRIO

BIOLOGIA

CURSO DO MRIO

Fisiologia Animal I
Digesto Conceito
Digesto o conjunto de transformaes fisioqumicas ou fsico-qumicas que os alimentos orgnicos sofrem para se transformarem em molculas menores, hidrossolveis e absorvveis.

Alimentos
A matria orgnica que constitui o alimento de um animal deve conter diversos tipos de substncias nutrientes: carboidratos, lipdios, protenas, sais minerais, vitaminas e gua. Carboidratos e lipdios: alimentos energticos Carboidratos e lipdios so nutrientes orgnicos cuja funo principal fornecer energia s clulas. Alimentos ricos desses nutrientes costumam ser chamados de alimentos energticos. Protenas: alimentos plsticos Protenas so nutrientes orgnicos cuja funo principal fornecer aminocidos s clulas. A maior parte dos aminocidos absorvidos empregada na fabricao das protenas especficas do animal. Uma vez que as protenas so os principais constituintes estruturais (plsticos) das clulas animais, costuma-se dizer que alimentos ricos desse tipo de nutriente so alimentos plsticos. Sais Minerais Sais minerais so nutrientes inorgnicos que fornecem ao animal elementos qumicos como o clcio, o fsforo, o ferro ou o enxofre, entre outros. Exemplos de sais minerais so os cloretos (de sdio, de clcio, de magnsio, frrico etc.), os fosfatos (de clcio, de magnsio etc.) e diversos outros tipos de sais. O clcio, por exemplo, um elemento qumico de fundamental importncia na estrutura dos ossos de animais vertebrados e das conchas de moluscos. O ferro, presente na hemoglobina do sangue de diversos animais, fundamental para o transporte de oxignio para as clulas. Elementos qumicos como o fsforo, por sua vez, fazem parte das molculas de ATP, que so as responsveis pelo fornecimento de energia a todas as reaes qumicas fundamentais vida. gua A gua no propriamente um nutriente, embora seja fundamental vida. Todas as reaes vitais ocorrem no meio aquoso presente no interior das clulas. Alm de ser ingerida na forma lquida, a gua geralmente faz parte da composio de todos os alimentos. Vitaminas Vitaminas so substncias orgnicas essenciais vida, mas que determinada espcie animal no consegue fabricar. Conseqentemente, as vitaminas precisam ser obtidas no alimento ingerido. A maioria das vitaminas atua como co-fatores enzimticos, isto , como fatores acessrios de reaes catalisadas por enzimas. Na ausncia de certas vitaminas, determinadas enzimas no funcionam, com prejuzo para as clulas.

Principais vitaminas humanas


Vitaminas A (vitamina da viso) Uso no corpo Necessria para o crescimento normal e para o funcionamento normal dos olhos, do nariz da boca, dos ouvidos e dos pulmes. Previne resfriados e vrias infeces. Evita a cegueira noturna. Auxilia a oxidao dos alimentos. Essencial respirao celular. Mantm a tonalidade saudvel da pele. Atua na coordenao motora. Auxilia na oxidao dos carboidratos. estimula o apetite. Mantm o tnus muscular e o bom funcionamento do sistema nervoso. Previne o beribri. Deficincia Cegueira noturna, xeroftalmia, olhos secos em crianas, cegueira total. Pele spera e seca facilidade para infeces. Ruptura da mucosa da boca, dos lbios, da lngua e das bochechas. Perda de apetite, fadiga muscular, nervosismo, beribri. Inrcia e falta de energia, nervosismo extremo, distrbios digestivos, pelagra. Doenas da pele, distrbios nervosos, inrcia e extrema apatia. Inrcia e fadiga em adultos, insnia e nervosismo em crianas, sangramentos das gengivas, dores nas juntas, dentes alterados, escorbuto. Problemas nos dentes, ossos fracos, contribui para os sintomas de artrite, raquitismo. Esterilidade do macho, aborto. Principais fontes Vegetais amarelos (cenoura, abbora, batata-doce, milho), pssego, nectarina, abric, gema de ovo, manteiga, fgado. Vegetais de folhas (couve, repolho, espinafre etc.), carnes magras, ovos, fermento de padaria, fgado, leite. Cereais na forma integral e pes, feijo, fgado, carne de porco, ovos, fermento de padaria, leite. Levedo de cerveja, carnes magras, ovos, fgado, leite.

B2 (riboflavina)

B1 (tiamina)

B Mantm o tnus nervoso e muscular e o (PP) (niacina) bom funcionamento do aparelho digestivo. Previne a pelagra. B6 (piridoxina) C Auxilia a oxidao dos alimentos. Mantm a pele saudvel. Previne infeces. Mantm a integridade dos vasos sanguneos e a sade dos dentes. Previne o escorbuto.

Levedo de cerveja, cereais integrais, fgado, carnes magras, peixe, leite. Frutas ctricas (limo, lima, laranja) tomate, couve, repolho e outros vegetais de folha, pimento. leo de fgado de bacalhau, fgado, gema de ovo.

D*

Atua no metabolismo do clcio e do fsforo. Mantm os ossos e os dentes em bom estado. Previne o raquitismo. Promove a fertilidade. Previne o aborto. Atua no sistema nervoso involuntrio, no sistema muscular e nos msculos involuntrios. Atua na coagulao do sangue. Previne hemorragias.

leo de germe de trigo, carnes magras, laticnios, alface, leo de amendoim. Vegetais verdes, tomate, castanha.

Hemorragias.

* A vitamina D no encontrada pronta na maioria dos alimentos; estes contm, em geral, um precursor que se transforma na vitamina quando exposto aos raios ultravioleta da luz solar.

Alguns Tipos de Sistemas Digestivos Animais


Sistema Digestivo dos Aneldeos (minhoca)
Ceco intestinal Faringe Boca Papo Moela Intestino anterior

Musculatura circular Musculatura longitudinal

Tiflosole

Coraes laterais Septos

Intestino posterior Vaso dorsal Esquema de um corte transversal do intestino posterior da minhoca

Vista interna da minhoca

Sistema Digestivo dos Peixes (cartilaginosos) Prega espiral, de tubares

Parede Intestinal

Prega

No intestino dos peixes cartilaginosos, como os tubares, h uma prega espiral que lhes aumenta muito a superfcie interna. O alimento, para percorrer um intestino relativamente curto, desce ao longo das alas dessa prega, o que garante maior eficincia para digesto e absoro. Nos demais vertebrados, que no tm essa prega ou vlvula espiral, a superfcie intestinal pode estar extremamente aumentada pela existncia de um grande nmero de vilosidades, alm das microvilosidades das membranas celulares. O intestino terminal, que pode se apresentar como intestino grosso nos mamferos, a regio onde se formam as matrias fecais. A poro inicial do intestino grosso pode ser um grande cecum, como nos herbvoros, funcionando como cmara fermentadora dos alimentos vegetais.

Sistema Digestivo das Aves

faringe

lngua

esfago

reto ceco cloaca

intestino papo pncreas alimento proventrculo moela suco gstrico fgado

Nas aves o esfago tem uma grande dilatao, o papo, que funciona como armazenador de alimentos, alm de amolec-los. H um estmago qumico (proventrculo) que secreta o suco gstrico, e em seqncia o estmago mecnico (moela). Neste ltimo, os alimentos so triturados por vigorosas contraes musculares e pelo atrito com pedrinhas e materiais duros que a ave engole. A mucosa da moela protegida por uma espessa camada crnea que, sendo rompida, eliminada, refazendo-se uma nova.

Sistema Digestivo dos Ruminantes (exemplos: boi, cabra, carneiro, veado, girafa) O sistema digestivo tem adaptaes para o bom aproveitamento dos alimentos vegetais. Alm de um complexo estmago, com 4 cmaras, h um longo intestino, para garantir uma boa absoro dos alimentos, pois a digesto demorada. Enquanto que o intestino delgado do boi pode ter mais de 30 metros, nos carnvoros ele tem apenas umas cinco ou seis vezes o comprimento corporal. no abmaso que atua o suco gstrico, digerindo os alimentos e ainda uma boa quantidade das bactrias simbinticas. Alm de garantirem a digesto da celulose pela enzima celulase que produzem, essas bactrias, quando digeridas, fornecem ainda substncias que sintetizaram, especialmente aminocidos, protenas e vitamina B12. Estmago de ruminantes
esfago pana barrete folhoso

O percurso do alimento no tubo digestivo dos ruminantes

coagulador

intestino

As trs primeiras cmaras do estmago so dilataes do esfago e apenas a quarta o verdadeiro estmago, secretor de enzimas. 1.a - Rumen (pana) 2.a - Retculo (barrete) 3.a - maso (folhoso) 4.a - Abmaso (coagulador)

Sistema Digestivo Humano


cavidade bucal boca lngua

faringe esfago

diafragama
V.B.

fgado

estmago pncreas
duodeno

colo transverso

colo ascendente

jejuno

fleo

apndice

nus

Sucos Digestivos Humanos


As principais enzimas digestivas Suco digestivo Saliva Suco gstrico Enzima Ptialina Pepsina Quimotripsina Tripsina Amilopsina RNase DNase Lipase Carboxipeptidase Aminopeptidase Dipeptidase Maltase Saracase Lactase pH timo Neutro cido Alcalino Alcalino Alcalino Alcalino Alcalino Alcalino Alcalino Alcalino Alcalino Alcalino Alcalino Alcalino Substrato Produtos Local de ao Boca Estmago

colo descende nte

Polissacardios Maltose Protenas Peptdios

Suco Pancretico

Protenas Peptdios Protenas Peptdios Polissacardios Maltose Duodeno RNA Ribonucleotdios DNA Desoxirribonucleotdios Lipdios Glicerol e cidos graxos Peptdios Peptdios Dipeptdios Maltose Sacarose Lactose Aminocidos Aminocidos Aminocidos Glicose Glicose e frutose Glicose e galactose

Suco intestinal

Intestino delgado

Substncias Auxiliares da Digesto


Tecido Secretor glndula salivar glndulas gstricas mucosa gstrica fgado mucosa intestinal bile Secreo saliva suco gstrico Substncia mucina mucina cido clordrico gastrina* sais biliares mucina secretina* colecistoquinina* enterogastrona* Ao Lubrificao e proteo das mucosas. Lubrificao e proteo das mucosas. Ativao do pepsinognio. Estimula a secreo gstrica. Emulsificao das gorduras. Lubrificao e proteo da mucosa. Secreo e liberao do suco pancretico. Estimula contrao da vescula biliar. Inibine a secreo do suco gstrico.

enteroquinase (enzima) Ativao do tripsinognio.

* Gastrina, secretina, colecistoquinina e enterogastrona so hormnios no-glandulares, ao contrrio dos hormnios mais conhecidos, que so produzidos nas glndulas endcrinas.

Ao dos Hormnios que atuam na Digesto


Hormnio Gastrina Secretina Colecistoquinina Local de produo rgo-alvo Estmago Intestino Intestino Estmago Pncreas Pncreas e vescula biliar Estmago Funo Estimula a produo de suco gstrico. Estimula a liberao de bicarbonato. Estimula a liberao de bile pela vescula e a liberao de enzimas pelo pncreas. Inibe o peristaltismo estomacal.

Enterogastrona

Intestino

A B C D E

Chegada do alimento Estimulao da mucosa gstrica Gastrina na corrente sangnea Estimulao das glndulas gstricas Liberao das enzimas.
Crdia A

B E D Mucosa C

Piloro

A formao da gastrina

A entrada do alimento no estmago induz a secreo do hormnio gastrina pela parede estomacal. A gastrina atua sobre o prprio estmago estimulando a produo de suco gstrico. A entrada de alimento no duodeno induz clulas da parede intestinal a secretar os hormnios secretina e colecistoquinina (CCK). A secretina induz o pncreas a liberar bicarbonato de sdio, que neutraliza a acidez do quimo estomacal, enquanto a colecistoquinina estimula a liberao de enzimas pancreticas e de bile pela vescula biliar.

A formao da secretina e da colecistoquinina na mucosa do duodeno.

Respirao Conceito
Respirao o processo atravs do qual as clulas obtm a energia necessria manuteno do metabolismo. Nesse processo, molculas orgnicas de alimento reagem com molculas do gs oxignio (O2), produzindo molculas de gua e de gs carbnico (CO2), alm de energia.

Alguns tipos de Sistema Respiratrio


Sistema Respiratrio dos Insetos

Traquia longitudinal

Estigma

Esquema do sistema de traquias de um inseto (lado ventral) espirculo revestimento do corpo

A respirao dos insetos feita atravs de estruturas tpicas do grupo, denominadas traquias. So invaginaes da parede do corpo, que se ramificam muito at entrar em contato direto com as clulas do interior do corpo do animal. As traquias comunicam-se com o ar atmosfrico atravs de orifcios denominados espirculos ou estigmas. O ar penetra nas traquias pelos estigmas levado diretamente s clulas, sem entrar em contato com o sangue. Assim o sangue dos insetos no transporta gases respiratrios.

O2

O2

traquia

traquias O2

msculo

Sistema Respiratrio de Moluscos - Gastrpodes


pulmo cavidade do manto tentculo cabea massa visceral concha

Os gastrpodes aquticos respiram atravs de brnquias, enquanto os terrestres, atravs de um pulmo. Este corresponde simplesmente a uma rea do epitlio da cavidade do manto densamente irrigada, onde ocorrem as trocas gasosas. Em alguns gastrpodes a respirao cutnea, no havendo nesses animais nem brnquias nem pulmes.

boca glndula salivar

nus

Esquema de um gastrpode terrestre pulmonado

Sistema Respiratrio dos Peixes


lminas branquiais Cao

narinas

boca
faringe esfago

espirculo

fendas branquiais

parede do corpo

cavidade do corpo

brnquias

Peixe sseo com oprculo retirado mostrando as lminas brnquiais

Esquema do trajeto da gua utilizada na respirao dos peixes cartilaginosos, que no possuem oprculo.

Sistema Respiratrio das Aves

traquia

mesobrnquio osso pneumtico canais pulmonares

pulmo pulmo

sacos areos

10

Sistema Respiratrio Humano

regio das fossas nasais narina faringe epiglote esfago traquia

bronquolo pulmo esquerdo

brnquio

diafragma grupos de alvolos vaso sangneo

alvolo

Anotaes:

11

Trocas Gasosas

ncleo parede do alvolo O2 CO2 presso parcial elevada

HCO3
HCO- + HHb 3 H CO + 2 Hb 3 O + Hb 2 HbO -

HbO2

hemcia capilar

H CO 2

+ CO 2 H2 O

ma plas n e o u g n sa

Trocas gasosas nos alvolos

clulas do tecido ncleo

presso parcial elevada CO2 O2

anidrase carbnica CO3 + H2O H2CO3 H+ + HCO3 HbO2 HHb + O2

HCO3

HHb plasma sangneo

hemcia Trocas gasosas nos tecidos

capilar

12

Esquema que resume as reaes das Trocas Gasosas


TECIDOS O2 HHb sangue arterial ALVOLOS O2 HHb H+ H2 CO 3
H2CO3

HbO 2 CO2 H 2CO 3 H 2O H+

HbO 2 CO2

sangue venoso

H2CO3

H 2O

Ao penetrar na hemcia, o gs carbnico reage com a gua produzindo cido carbnico. Esta reao acelerada por uma enzima, a anidrase carbnica. O cido carbnico se dissocia em ons H+ e ons bicarbonato. O on bicarbonato sai da hemcia por difuso e transportado dissolvido no plasma. No pulmo ocorre o processo inverso, havendo produo de gs carbnico, que passa do sangue ao alvolo. O monxido de carbono (CO), encontrado em pequena proporo no gs de cozinha e produzido pelas descargas dos automveis, um composto altamente txico, em virtude de sua grande afinidade com a hemoglobina. Ao se combinar com a hemoglobina, esse gs impede o transporte de oxignio, podendo causar a morte do indivduo. Movimentos Respiratrios O ar entra e sai dos pulmes graas contrao do diafragma - um msculo que separa a caixa torcica da cavidade abdominal - e dos msculos intercostais. Ao se contrair, o diafragma se abaixa. Esse movimento, somado ao dos msculos intercostais, aumenta o volume da caixa torcica, fazendo com que a presso interna nessa cavidade diminua e se torne menor que a presso do ar atmosfrico. Isso faz com que o ar penetre nos pulmes. Na expirao, os msculos se relaxam, reduzindo o volume torcico e empurrando para fora o ar usado.

Inspirao ar

costelas se expandem

diafragama abaixa

ar

expirao ar

inspirao: o diafragama abaixa, o volume torcico aumenta, a presso interna torna-se menor que a presso atmosfrica, e o ar entra.

ar O inverso ocorre na expirao

costelas se retraem

o diafragma se eleva

O mecanismo que explica a entrada e a sada de ar dos pulmes

13

Circulao Funes
Transporte de substncias alimentares da regio de absoro (intestino) para as demais partes do corpo (clulas). Transporte de excretas para os rgos excretores (rins) a partir das demais partes do corpo. Transporte dos gases respiratrios (oxignio e dixido de carbono) entre os pulmes e as demais partes do corpo. Transporte de hormnios (substncias controladoras de atividade de certos rgos). Estas funes so desempenhadas pelo sistema circulatrio (ou sistema de transporte) com eficincia e preciso nos animais vertebrados.

Dois tipos bsicos de circulao


lquido intercelular rede capilar na circulao fechada

sangue

lacuna sangunea

sangue

tecido

Circulao lacunosa

Rede capilar na circulao fechada

Nos Moluscos e Artrpodos o sistema circulatrio est presente e do tipo aberto . Neste tipo de sistema circulatrio, os vasos sangneos saem de um ou mais espaos irregulares nos tecidos ( sinus , lacunas ou hemocelas ) nos quais o sangue se move lentamente (corao pouco musculoso, desenvolve presso sangnea baixa) e realiza troca de substncias com as clulas dos tecidos adjacentes. O sangue no circula sempre dentro de vasos . H lacunas.

Ocorre nos vertebrados e nos aneldeos.No h lacunas. Presso arterial relativamente alta e sustentada caracterstica dos vertebrados superiores. Depende da contrao poderosa dos ventrculos, da elasticidade das paredes das artrias principais e da resistncia perifrica dos vasos de menor calibre (arterolas).

14

Alguns tipos de Sistemas Circulatrios nos Animais


Sistema Circulatrio dos Aneldeos (minhoca)
vaso dorsal coraes

boca faringe

vaso sub-intestinal

papo esfago

moela

Nos aneldeos, o sistema fechado representado por alguns vasos longitudinais (dorsal, sub-intestinal e sub-neural) interligados por vasos transversais com disposio circular, ao redor do sistema digestivo. Nas minhocas, por exemplo, h quatro ou cinco pares desses vasos, com capacidade contrctil e que so portanto os coraes. Sob a epiderme h uma extensa rede de capilares e o sangue vermelho, pois tem hemoglobina dissolvida no plasma Sistema circulatrio nos vertebrados
brnquias brnquias artria branquial
ulo trc ven

pulmo

artria pulmonar

pulmo

trio seio venoso artria aorta corpo peixe veia cava pulmo artria aorta

trio artria pulmo pulmonar veia cava corpo anfbio ventrculo artria aorta

veia pulmonar artria aorta aorta dorsal nica corpo

artria pulmo aorta

artria pulmonar pulmo veia pulmonar trio ventrculo veia cava

rptil

pulmo

artria pulmonar

pulmo

trio ventrculo veia cava

veia pulmonar

artria aorta

corpo ave

corpo mamfero

O sistema circulatrio dos vertebrados fechado, isto , o sangue circula sempre no interior de vasos sangneos. Distingue-se, nesses animais, o corao como rgo central da circulao. um rgo muscular que impulsiona o sangue para vasos denominados artrias que, por sua vez, conduzem o sangue s vrias partes do corpo. O sangue proveniente das vrias partes do corpo conduzido ao corao atravs das veias. Portanto, as artrias so vasos que saem do corao, enquanto as veias so vasos que chegam ao corao. Unindo veias e artrias de menor calibre, existem os capilares, vasos de dimetro microscpico, atravs dos quais ocorrem as trocas de substncias entre o sangue e as clulas dos tecidos.
15

Comparao entre os Sistemas Circulatrios dos Vertebrados


Cavidades Peixes 2 1 aurcula e 1 ventrculo 3 2 aurculas e 1 ventrculo 3 2 aurculas e 1 ventrculo 4 2 aurculas e 2 ventrculos 4 2 aurculas e 2 ventrculos 4 2 aurculas e 2 ventrculos Circulao simples completa N.o de aortas 2

Anfbios

dupla incompleta

Rpteis nocrocodilianos Rpteis crocodilianos

dupla incompleta

dupla quase completa

Aves

dupla completa

Mamferos

dupla completa

O Corao Humano
Anatomia externa do corao visto de frente (1) e visto de trs (2)
artria aorta

artria pulmonar veias pulmonares esquerdos trio esquerdo artria coronria esquerda

veia cava superior ramo direito da artria pulmonar

veias pulmonares direitas trio direito

veia cava inferior artria coronria direita ventriculo direito

(1)
ventrculo esquerdo

(2)

16

Corao aberto em plano frontal e modo de ao


aorta artria pulmonar

veia cava superior

veias pulmonares trio esquerdo

trio direito septo

vlvula bicspide

veia cava inferior vlvula tricspide ventrculo direito

ventrculo esquerdo

As setas indicam o percurso do sangue (A - D), os trios enchem-se de sangue das veias cavas e pulmonares; B, o sangue passa para os ventrculos relaxados; C, os trios contraem-se; D, os ventrculos contraem-se fechando as vlvulas, o sangue lanado nas artrias aorta e pulmonares; Em E localizao dos ndulos sino-atrial (s.a.) e atrio-ventricular (a.v.), as setas indicam a propagao do estmulo nervoso. Anotaes:

17

Circulao do Sangue no Corpo Humano

18

Sangue
Nos vertebrados superiores, como os mamferos, o sangue constitudo por clulas (hemcias, plaquetas e leuccitos) suspensos num lquido denominado plasma. Os leuccitos ou glbulos brancos desempenham um papel importante na remoo de partculas estranhas ao sangue. As hemcias (glbulos vermelhos ou eritrcitos) contm no seu interior uma protena chamada hemoglobina muito importante no transporte do oxignio e do gs carbnico pelo sangue. As protenas componentes do plasma exercem importante ao na coagulao sangnea, na passagem de lquido atravs das paredes dos capilares e nas reaes antgeno-anticorpo. A coagulao do sangue resulta de uma rede de fibras de uma protena denominada fibrina. A rede de fibrina resulta como conseqncia de uma srie de reaes qumicas iniciadas pela liberao de uma protena enzimtica, a tromboplastina, de tecidos lesados ou de plaquetas sangneas. TECIDOS COM LESES PLAQUETAS AGLOMERADAS

FGADO PROTROMBINA FIBRINOGNIO FORMAO DO COGULO Obs: O soro, lquido amarelo que se separa do cogulo, o plasma sem fibrinognio Anotaes: enzima tromboplastina Ca++ TROMBINA FIBRINA

19

Tabela Comparada - Fisiologia Animal (invertebrados)


Caractersticas Filos

Digesto Intracelular realizada por coancitos (filtradores). Extra e Intracelular. Sistema digestivo incompleto (s possuem boca). Cavidade gastrovascular. Extra e Intracelular Sistema digestivo incompleto ou ausente. Extracelular. Sistema digestivo completo (com boca e nus). Extracelular. Sistema digestivo completo. Extracelular. Sistema digestivo completo (com glndulas anexas). Extra e Intracecular. Sistema digestivo completo (com glndulas anexas). Extracelular. Sistema digestivo completo (com glndulas anexas). Obs:. em algumas espcies no h nus.

Respirao Difuso

Circulao Difuso de substncias atravs dos espaos entre as clulas. Alimento distribudo pela cavidade gastrovascular. Alimento distribudo pelo intestino ramificado. Alimento distribudo pelo fludo da cavidade pseudocelmica. Pela primeira vez na escala evolutiva aparece sistema circulatrio do tipo fechado. Lacunosa (sistema) circulatrio do tipo aberto).

Porfera

Celenterados ou cnidrios

Difuso

Platelmintos

Difuso

Asquelmintos

Difuso

Aneldeos

Cutnea, branquial

Artrpodes

Tranqueal, filotraqueal, branquial

Moluscos

Pulmonar, branquial

Lacunosa ou fechada, como nos cefalpodos.

Equinodermas

Difuso ou branquial. (trocas gasosas auxiliadas pelo Lacunosa ou ausente. sistema (substncias distribudas hidrovascular). pelo fludo celmico).

20

Exerccios
01. (PUC-SP) Alguns mamferos, para um maior aproveitamento de alimentos de origem vegetal, tm adaptaes no tubo digestivo. Alm de um complexo estmago com quatro cmaras, tm um longo intestino que garante boa absoro. O enunciado acima refere-se a um: a. b. c. d. e. roedor. ruminante. primata. carnvoro. cetceo.

02. (UF-GO) Nesta questo assinale: a. b. c. d. e. Se forem verdadeiras somente as afirmativas III e IV. Se forem verdadeiras somente as afirmativas I e II Se forem verdadeiras somente as afirmativas II e IV Se forem verdadeiras somente as afirmativas I e III Se for verdadeira somente a afirmativa I

Com relao digesto humana podemos afirmar que: I. a bile produzida no fgado e degrada enzimaticamente as gorduras. II. o produto final da digesto das protenas o glicerol. III.o produto final da digesto do amido a glicose. IV. o pncreas produz tripsina e lipase. 03. (PUC-SP) O grfico abaixo mostra trs curvas, cada uma correspondente velocidade de reao de uma enzima digestiva, em funo do pH do meio.

Assinale a alternativa compatvel com a anlise do grfico: a. b. c. d. e. A enzima I poderia ser a pepsina e a III, a tripsina. A enzima I poderia ser a ptialina e a II, a pepsina. A enzima I tem atuao no duodeno. A enzima II tem atuao no estmago. A enzima III pode exibir atividade mxima no estmago e no duodeno.

21

04. (Osec-SP) Considerando o sinal + como presena e o sinal como ausncia, assinale a alternativa errada a respeito do sistema respiratrio: Cutneo a. Planria b. Minhoca c. Gafanhoto d. R adulta e. Golfinho + + + Branquial + Traqueal + Pulmonar + +

05. (PUC-SP) Considere as seguintes etapas do processo respiratrio no homem: I. Produo de ATP nas mitocndrias. II. Ocorrncia de hematose ao nvel dos alvolos. III.Transporte de oxignio aos tecidos pelas hemcias. A ordem em que essas etapas se realizam, a partir do momento em que um indivduo inspira ar do ambiente : a. b. c. d. e. I - II - III II - I - III II - III - I III - I - II III - II - I

06. (UF-RS) A velocidade dos movimentos respiratrios aumenta quando, no sangue, a concentrao: a. b. c. d. e. da uria aumenta. da carboemoglobina diminui de CO2 alta. da oxiemoglobina elevada. da carboemoglobina permanece constante.

07. (FUVEST) Jogadores de futebol que vivem em altitudes prximas do nvel do mar sofrem adaptaes quando jogam em cidades de grande altitude. Algumas adaptaes so imediatas, outras s ocorrem aps uma permanncia de pelo menos trs semanas. Qual alternativa inclui as reaes imediatas e as que podem ocorrer a longo prazo? Imediatas a. aumentam a freqncia respiratria, os batimentos cardacos e a presso arterial. b. diminuem a freqncia respiratria e os batimentos cardacos; aumenta a presso arterial. c. aumentam a freqncia respiratria e os batimentos cardacos; diminui a presso arterial. d. aumentam a freqncia respiratria, os batimentos cardacos e a presso arterial. e. diminuem a freqncia respiratria, os batimentos cardacos e a presso arterial. A longo prazo diminui o nmero de hemcias. aumenta o nmero de hemcias. diminui o nmero de hemcias. aumenta o nmero de hemcias. aumenta o nmero de hemcias.

22

08. (PUC-SP) Observando o esquema abaixo poderamos afirmar que:

a. a artria aorta transporta sangue venoso e a circulao I sistmica. b. a artria pulmonar transporta sangue arterial e a circulao II pulmonar c. o fluxo do sangue segue em um nico sentido e o sentido e o sistema formado aberto. d. na circulao pulmonar, a artria pulmonar transporta sangue venoso e as veias pulmonares, sangue arterial. e. na circulao sistmica, ocorre o fenmeno da hematose. 09. (PUC-SP) As veias cavas, a artria aorta e a artria pulmonar esto indicadas, respectivamente, pelas setas: a. 1, 2 e 3. b. 1, 4 e 2. c. 2, 3 e 1. d. 4, 1 e 2. e. 4, 2 e 1.

10. (PUC-SP) Assinale o esquema abaixo:


Ca++

Sabendo-se que na hemofilia no ocorre produo de tromboplastina, espera-se que os indivduos hemoflicos no produzam: a. apenas a substncia 4 b. apenas a substncia 3 c. as substncias 2 e 4 d. as substncias 3 e 4 e. as substncias 1, 2, 3 e 4

23

Gabarito
01. Alternativa b. O estmago dos animais ditos ruminantes (como a vaca, cabra, carneiro, veado, girafa) apresenta-se dividido em 4 cmaras para melhor aproveitamento dos alimentos vegetais: 1.a - Rumen (pana), 2.a - Retculo (barrete), 3.a - maso (folhoso), 4.a - Abmaso (coagulador). 02. Alternativa a. Os tens corretos so apenas III e IV uma vez que, no tem I, a bile no possui enzimas para degradar as gorduras quimicamente. Este suco digestivo emulsifica as gorduras, transformando-as fisicamente em gotculas. O tem II est incorreto porque as protenas so digeridas at se tornarem aminocidos. 03. Alternativa a. gstrico. A enzima I atua em pH cido (=3) podendo ser a pepsina que est presente no suco

A enzima II pode ser a amilase salivar ou ptialiva por atuar em pH neutro ou ligeiramente cido (entre 6,5 e 7,0). A enzima III atua em pH alcalino (=8) podendo ser uma enzima do suco pancretico como a tripsina. 04. Alternativa a. A planria apresenta apenas a respirao cutnea. 05. Alternativa c. O oxignio assimilado pelo sangue a partir da hematose, sendo transportado pelas hemcias (atravs da hemoglobina em seu interior) at os tecidos, onde as clulas o utilizaro no processo da respirao celular. Nesse processo, as mitocndrias tem importante participao, sediando duas etapas da respirao celular (ciclo de Krebs e cadeia respiratria onde h produo de ATP). 06. Alternativa c. Com o aumento da taxa de CO2 no sangue, cansado pela intensificao da respirao celular, ocorre uma alterao no pH sanguneo que passa a ficar ligeiramente cido. Essa alterao de pH percebida pelo bulbo, que faz parte do sistema nervoso central, e esta envia estmulos nervosos at o diafragma, intensificando a velocidade dos movimentos respiratrios.

24

07. Alternativa d. Nas elevadas altitudes, o ar rarefeito havendo uma baixa concentrao de oxignio, comparada concentrao de O2 prxima ao nvel do mar. Como reaes imediatas a essa primeira condio, temos o aumento da freqncia cardaca e da presso arterial para que o sangue circule mais rpido, passando mais vezes pelos pulmes, num menor intervalo de tempo, para que ocorra a sua oxigenao. A longo prazo o n.o de hemcias aumenta e a freqncia respiratria volta ao normal. 08. Alternativa d. A artria aorta transporta sangue arterial na circulao I (sistmica). A artria pulmonar transporta sangue venoso. O fluxo sangneo segue dois trajetos (pequena e grande circulao) e o sistema fechado. Na circulao pulmonar ocorre a hematose ao nvel dos alvolos pulmonares. 09. Alternativa b. 1. veias cavas 2. artria pulmonar 3. veias pulmonares 4. artria aorta 10. Alternativa c. A hemofilia uma doena gentica onde o indivduo incapaz de produzir a enzima tromboplastina ou tromboquinase. Na ausncia desta, a protrombina no se transforma em trombina e sem esta ltima o fibrinognio no se transforma em fibrina.

25

You might also like