You are on page 1of 17

LEI 8112 REGIME JURDICO DOS SERVIDORES PBLICOS CIVIS DA UNIO

TTULO I: DISPOSIES PRELIMINARES Regime jurdico dos servidores pblicos o conjunto de princpios e regras referentes a direitos, deveres e demais normas que regem a sua vida funcional. A lei 8.112, de 11/12/1990, com suas alteraes, o regime jurdico Estatutrio aplicvel aos Servidores Pblicos Civis da Unio, das autarquias, inclusive as em regime especial, e fundaes pblicas federais, ocupantes de cargos pblicos. Cargo pblico o conjunto de atribuies e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. TTULO II: DO PROVIMENTO, VACNCIA, REMOO, REDISTRIBUIO E SUBSTITUIO Captulo I: Do provimento Portadores de deficincia: at 20% das vagas oferecidas no concurso. Universidades e instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica federais podero prover seus cargos com professores, tcnicos e cientistas estrangeiros. A investidura em cargo pblico ocorrer com a posse. nomeao=provimento / posse=investidura Formas de provimento: Nomeao Promoo (mudana de classe/progresso vertical na carreira) Readaptao Reverso Aproveitamento Reintegrao Reconduo Nomeao Em carter efetivo: cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira. Depende de prvia habilitao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos. Em comisso, inclusive como interino: cargos de confiana vagos. O concurso pblico ter validade de at 2 anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. Cargo pblico: Nomeao, exonerao, demisso. Cargo em comisso: Nomeao, exonerao, destituio. Funo de confiana (chefia, direo, assessoramento): Designao, dispensa, destituio.

Posse e exerccio A posse dada pela assinatura do Termo de Posse, no prazo de 30 dias contados do ato de provimento (nomeao). Poder ser feita por procurao especfica. O prazo para entrar em exerccio de 15 dias contados da data da posse. O servidor que deva ter exerccio em outro municpio ter, no mnimo, 10 e, no mximo, 30 dias de prazo contados da publicao do ato para retomar as atividades. Ao entrar em exerccio, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficar sujeito a estgio probatrio por 3 anos, quando sero observados os seguintes fatores: assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade, responsabilidade. 4 meses antes do fim do estgio probatrio, a avaliao do desempenho do servidor, realizada por comisso, ser submetida homologao da autoridade competente. O servidor no aprovado, se no estvel, ser exonerado, se estvel, ser reconduzido. Aps adquirida a estabilidade, com a aprovao no estgio probatrio, o servidor s perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa. Readaptao a investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental verificada em inspeo mdica. Se julgado incapaz para o servio pblico, o readaptando ser aposentado. Reverso Retorno atividade de servidor aposentado. A reverso ser no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformao. Reintegrao a reinvestidura do servidor estvel, quando invalidada sua demisso, no cargo anteriormente ocupado ou no resultante de sua transformao. Se o cargo tiver sido extinto, ficar em disponibilidade. Se o cargo estiver provido, o atual ocupante ser reconduzido ao cargo de origem (sem indenizao) ou aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade. Reconduo Retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado por inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo, ou por reintegrao do anterior ocupante. Encontrandose provido o cargo de origem, ser aproveitado em outro. Disponibilidade e aproveitamento O retorno atividade de servidor em disponibilidade ser feito mediante aproveitamento obrigatrio em cargo de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado. Disponibilidade: servidor estvel Aproveitamento: no precisa ser estvel.

Captulo II: Da vacncia Decorrer de: Exonerao Demisso Promoo Readaptao Aposentadoria Posse em outro cargo inacumulvel Falecimento Captulo III: Da remoo e da redistribuio Remoo o deslocamento do servidor, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. A remoo pode ser: de ofcio, no interesse da Administrao; a pedido, a critrio da Administrao; ou a pedido independentemente do interesse da Administrao, desde que: a) para acompanhar cnjuge ou companheiro, tambm servidor pblico da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, que foi deslocado no interesse da Administrao; b) por motivo de sade do servidor, cnjuge, companheiro ou dependente que viva s suas expensas, condicionada comprovao por junta mdica oficial; Redistribuio o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no mbito do quadro geral de pessoal, para outro rgo ou entidade do mesmo Poder. Se extinto o cargo, o servidor estvel que no for redistribudo ser colocado em disponibilidade, at seu aproveitamento, ou ter exerccio provisrio, em outro rgo ou entidade, at seu adequado aproveitamento. Captulo IV: Da substituio Os servidores investidos em cargo ou funo de direo ou chefia e os ocupantes de cargo de Natureza Especial tero substitutos indicados no regimento interno, que assumiro automtica e cumulativamente, sem prejuzo do cargo que ocupa, nos afastamentos, impedimentos legais ou regulamentares do titular e na vacncia do cargo (opta por uma das remuneraes).

TTULO III: DOS DIREITOS E VANTAGENS Captulo I: Do vencimento e da remunerao Vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio do cargo pblico, com valor fixado em lei. Remunerao o vencimento acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei. irredutvel. Teto de remunerao: Ministros de Estado, membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal. O servidor em dbito com o errio, que for demitido, exonerado ou tiver aposentadoria ou disponibilidade cassada, ter o prazo de 60 dias para quitar o dbito. O no pagamento implicar sua inscrio em dvida ativa. Captulo II: Das vantagens Indenizaes Ajuda de custo Para as despesas de instalao e transporte do servidor e sua famlia, que, no interesse do servio, passar a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente. A famlia do servidor que falecer na nova sede receber ajuda de custo e transporte para a localidade de origem pelo prazo de 1 ano contado do bito. calculada sobre a remunerao, no podendo exceder o correspondente a 3 meses. Se, injustificadamente, no se apresentar na nova sede no prazo de 30 dias, o servidor ser obrigado a restituir o valor recebido. Dirias Ser devida pela metade quando o deslocamento no exigir pernoite. Caso no se afaste da sede, o servidor dever restituir o valor no prazo de 5 dias. Indenizao de transporte Nos casos de utilizao de meio prprio de locomoo para a execuo de servios externos, por foras das atribuies prprias do cargo. Auxlio-moradia Ressarcimento das despesas com aluguel de moradia ou empresa hoteleira, no prazo de 1 ms aps a comprovao da despesa pelo servidor. Ser concedido pelo prazo de 8 anos, num perodo de 12 anos. O valor mensal no poder ultrapassar 25% do valor do cargo.

Gratificaes e adicionais Retribuio pelo exerccio de funo de direo, chefia e assessoramento Gratificao natalina paga at dia 20/12 Adicionais de insalubridade, periculosidade ou atividades penosas Adicional por servio extraordinrio acrscimo de 50%, mximo 2 horas por jornada Adicional noturno entre 22h e 5h, acrscimo de 25%. 1h=52m30s Adicional de frias acrscimo de 1/3 da remunerao do perodo das frias Gratificao por encargo de curso ou concurso -Instrutor em curso ou membro de banca examinadora ou de comisso: 2,2% -Participar da logstica de preparao e realizao ou da aplicao, fiscalizao e avaliao ou supervisionar essas atividades: 1,2% sobre o maior vencimento bsico da administrao pblica federal, calculado em horas. Captulo III: Das frias Os 30 dias de frias podero ser acumulados at o mximo de dois perodos. Podero ser parceladas em at 3 etapas se requeridas pelo servidor e no interesse da administrao. O pagamento ser efetuado at 2 dias antes do incio das frias. Servidor que opera direta e permanentemente com raios X tero 20 dias consecutivos de frias a cada 6 meses, proibida a acumulao. Captulo IV: Das licenas A licena concedida dentro de 60 dias do trmino de outra da mesma espcie ser considerada como prorrogao. vedado o exerccio de atividade remunerada durante o perodo da licena. Licena por motivo de doena em pessoa da famlia Doena do cnjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado, ou dependente que viva s suas expensas e conste do seu assentamento funcional, mediante comprovao por junta mdica oficial. A licena ser concedida sem prejuzo da remunerao do cargo efetivo, por at 30 dias, podendo ser prorrogada por at 30 dias, mediante parecer de junta mdica oficial e, excedendo estes prazos, sem remunerao, por at 90 dias. Nova licena ser concedida aps 12 meses do trmino da ltima licena. Licena por motivo de afastamento do cnjuge Para acompanhar cnjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do territrio nacional, para o exterior ou para o exerccio de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo. Ser por prazo indeterminado e sem remunerao. No deslocamento de servidor cujo cnjuge ou companheiro tambm seja servidor pblico, civil ou militar, poder haver exerccio provisrio em rgo ou entidade da Administrao Federal direta, autrquica ou fundacional, em atividade compatvel com o seu cargo.

Licena para o servio militar Concludo o servio militar, o servidor ter at 30 dias sem remunerao para reassumir o exerccio do cargo. Licena para atividade poltica O servidor ter direito a licena, sem remunerao, durante o perodo que mediar entre a sua escolha em conveno partidria, como candidato a cargo eletivo, e a vspera do registro de sua candidatura perante a Justia Eleitoral. A partir do registro da candidatura e at o dcimo dia seguinte ao da eleio, o servidor far jus licena, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo perodo de 3 meses. Licena para capacitao profissional Aps cada quinqunio de efetivo exerccio, o servidor poder, no interesse da Administrao, afastar-se do exerccio do cargo efetivo, com a respectiva remunerao, por at 3 meses, para participar de curso de capacitao profissional. Os perodos de licena no so acumulveis. Licena para tratar de interesses particulares A critrio da Administrao, podero ser concedidas ao servidor estvel, licenas para o trato de assuntos particulares pelo prazo de at 3 anos consecutivos, sem remunerao. Licena para o desempenho de mandato classista Sem remunerao para o desempenho de mandato em confederao, federao, associao de classe de mbito nacional, sindicato representativo da categoria ou entidade fiscalizadora da profisso, considerado tempo de efetivo exerccio, exceto promoo por merecimento. A licena ter durao igual do mandato, podendo ser prorrogada, no caso de reeleio, e por uma nica vez. Entidades com at 5000 associados: 1 servidor. Entidades com 5000 a 30000 associados: 2 servidores. Entidades com mais de 30000 associados: 3 servidores. Captulo V: Dos afastamentos Para servir em outro rgo ou entidade Para exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana (nus da remunerao ser do rgo ou entidade cessionria), ou em casos previstos em leis especficas (nus ser do cedente).

Para exerccio de mandato eletivo -Mandato federal, estadual ou distrital: ser afastado do cargo. -Mandato de Prefeito: ser afastado do cargo, podendo optar por sua remunerao. -Mandato de vereador: Com compatibilidade de horrio, recebe as vantagens do seu cargo e a remunerao do cargo eletivo. Sem compatibilidade de horrio, ser afastado do cargo, optando pela remunerao. Para estudo ou misso no exterior Com autorizao do Presidente da Repblica, Presidente dos rgos do Poder Legislativo e Presidente do Supremo Tribunal Federal, por at 4 anos. Somente aps decorrido igual perodo ao do afastamento, ser permitida nova ausncia, ou ser concedida exonerao ou licena para tratar de assuntos particulares, salvo no caso de ressarcimento. Para participao em programa de ps-graduao stricto sensu no pas No interesse da Administrao, com remunerao. Os beneficiados tero que permanecer no exerccio de suas funes aps o seu retorno por um perodo igual ao do afastamento. Para solicitar exonerao ou aposentadoria antes de cumprido o prazo, dever ressarcir os gastos com seu aperfeioamento. Captulo VI: Das concesses Sem qualquer prejuzo, por: 1 dia: 2 dias: doao de sangue alistar-se como eleitor

8 dias: falecimento de cnjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmos. (dias consecutivos) concedido horrio especial ao estudante, com compensao de horrio. Ao portador de deficincia, comprovada a necessidade por junta mdica, ser concedido horrio especial, sem compensao de horrio. No caso de cnjuge, filho ou dependente portador de deficincia, exige-se compensao de horrio.

Captulo VII: Do tempo de servio So considerados como de efetivo exerccio os afastamentos em virtude de: I - frias; II - exerccio de cargo em comisso ou equivalente; III - exerccio de cargo ou funo de governo ou administrao, por nomeao do Presidente da Repblica; IV - participao em programa de treinamento; V - desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, exceto para promoo por merecimento; VI - jri e outros servios obrigatrios por lei; VII - misso ou estudo no exterior, quando autorizado; VIII - licena: - gestante, adotante e paternidade; -Para tratamento da prpria sade, at 24 meses, cumulativo ao longo do tempo de servio; -Para o desempenho de mandato classista, exceto para efeito de promoo por merecimento; -Por motivo de acidente em servio ou doena profissional; -Para capacitao; -Por convocao para o servio militar; IX - deslocamento para a nova sede; X - participao em competio desportiva nacional; XI - para servir em organismo internacional. Captulo VIII: Do direito de petio Direito de requerer aos Poderes Pblicos, em defesa de direito ou interesse legtimo. O requerimento e o pedido de reconsiderao devero ser despachados no prazo de 5 dias e decididos dentro de 30 dias. Para o exerccio do direito de petio, assegurada vista do processo ou documento, na repartio, ao servidor ou a procurador por ele constitudo. O direito de requerer prescreve: -Em 5 anos, quanto aos atos de demisso e de cassao de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e crditos resultantes das relaes de trabalho; -Em 120 dias, nos demais casos, salvo quando outro prazo for fixado em lei. O recurso ser dirigido autoridade imediatamente superior que tiver expedido o ato ou proferido a deciso. O prazo para interposio de pedido de reconsiderao ou de recurso de 30 dias da deciso recorrida.

TTULO IV: DO REGIME DISCIPLINAR Visa punio de condutas, qualificadas em estatutos ou demais leis, como infraes funcionais; tem a finalidade de preservar de modo imediato, a ordem interna do servio, para que as atividades do rgo possam ser realizadas sem a perturbao e sem desvirtuamentos, dentro da legalidade e da lisura (Odete Medauar). Captulo I: Dos deveres Lista deveres/competncias do servidor baseados nos princpios do LIMPE (LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE E EFICINCIA) e outros como HIERARQUIA. Captulo II: Das proibies Lista proibies que tambm esto baseadas no LIMPE e outros. Ex.: Promover manifestao de APREO ou DESAPREO no recinto da repartio. Manter, sob sua chefia imediata, em cargo ou funo de confiana, cnjuge ou companheiro, ou parente at o segundo grau civil. Captulo III: Da acumulao Veda a acumulao remunerada de cargos pblicos (estende-se a cargos, empregos e funes na Administrao Indireta). Acumulao lcita, com compatibilidade de horrio: -Dois cargos de professor -Um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico -Dois cargos de profissional da sade Captulo IV: Das responsabilidades CF/88, art. 37, 6 - "As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa". A responsabilidade entre a Unio e o terceiro OBJETIVA, ou seja, independe de verificao da ocorrncia de dolo ou culpa. A responsabilidade entre a Unio e o agente SUBJETIVA, ou seja, depende da comprovao de dolo ou culpa. E REGRESSIVA porque, primeiro, as pessoas jurdicas indenizam os prejuzos causados a terceiros, depois, ingressam com ao judicial contra os agentes (servidores) se estes forem causadores do dano. O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular das suas atribuies.

Responsabilidade Civil A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte prejuzo ao errio ou a terceiros. A obrigao de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles ser executada, at o limite do valor da herana recebida. Responsabilidade Penal A responsabilidade penal (criminal) abrange crimes e contravenes imputadas ao servidor, nessa qualidade. Responsabilidade Administrativa Resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou funo. A responsabilidade administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio penal que: -negue a existncia do fato (o fato no existiu); ou -negue sua autoria (no foi o servidor o autor do fato). Obs.: a absolvio penal por insuficincia de provas no afasta a responsabilidade administrativa do servidor. Assim, na hiptese de insuficincia de provas, mantm-se a punio administrativa. As sanes civis, penais e administrativas podero cumular-se, sendo independentes entre si. Captulo V: Das penalidades Advertncia A advertncia ser aplicada por escrito, nos casos de violao de proibies e de inobservncia de dever funcional previsto em lei, regulamentao ou norma interna, que no justifique imposio de penalidade mais grave. Registro cancelado aps 3 anos. A ao disciplinar prescreve em 180 dias. Suspenso A suspenso ser aplicada em caso de reincidncia das faltas punidas com advertncia e de violao das demais proibies que no tipifiquem infrao sujeita a penalidade de demisso. No poder exceder 90 dias. Quando houver convenincia para o servio, a penalidade de suspenso poder ser convertida em multa, na base de 50% por dia de vencimento ou remunerao, ficando o servidor obrigado a permanecer em servio. Ser punido com suspenso de at 15 dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeo mdica. Registro cancelado aps 5 anos. A ao disciplinar prescreve em 2 anos.

Demisso A demisso ser aplicada nos seguintes casos: -crime contra a administrao pblica (esto previstos no Cdigo Penal); -abandono de cargo (configura abandono de cargo a ausncia intencional do servidor ao servio por mais de trinta dias consecutivos); -inassiduidade habitual (entende-se por inassiduidade habitual a falta ao servio, sem causa justificada, por sessenta dias, interpoladamente, durante o perodo de doze meses; -improbidade administrativa; -incontinncia pblica e conduta escandalosa, na repartio; -insubordinao grave em servio; -ofensa fsica, em servio, a servidor ou a particular, salvo em legtima defesa prpria ou de outrem; -aplicao irregular de dinheiros pblicos; -revelao de segredo do qual se apropriou em razo do cargo; -leso aos cofres pblicos e dilapidao do patrimnio nacional; -corrupo; -acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas; -violao de proibies. Detectada a qualquer tempo a acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas, a autoridade notificar o servidor, por intermdio de sua chefia imediata, para apresentar opo no prazo improrrogvel de dez dias, contados da data da cincia e, na hiptese de omisso, adotar procedimento sumrio para a sua apurao e regularizao imediata; A opo pelo servidor at o ltimo dia de prazo para defesa configurar sua boa-f, hiptese em que se converter automaticamente em pedido de exonerao do outro cargo. Caracterizada a acumulao ilegal e provada a m-f, aplicar-se- a pena de demisso, destituio ou cassao de aposentadoria ou disponibilidade em relao aos cargos, empregos ou funes pblicas em regime de acumulao ilegal, hiptese em que os rgos ou entidades de vinculao sero comunicados. Ao disciplinar prescreve em 5 anos. Cassao de aposentadoria ou disponibilidade Ser cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punvel com a demisso. Ao disciplinar prescreve em 5 anos. Destituio de cargo em comisso ou funo comissionada A destituio de cargo em comisso exercido por no ocupante de cargo efetivo ser aplicada nos casos de infrao sujeita s penalidades de suspenso e de demisso. Ao disciplinar prescreve em 5 anos.

No poder retornar ao servio pblico federal o servidor que for demitido ou destitudo por: -crime contra a administrao pblica; -improbidade administrativa; -aplicao irregular de dinheiro pblico; -leso aos cofres pblicos e dilapidao do patrimnio nacional; -corrupo. Aplicao das penalidades Sero consideradas a natureza e a gravidade da infrao cometida, os danos que dela provierem para o servio pblico, as circunstncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais. O ato de imposio da penalidade mencionar sempre o fundamento legal e a causa da sano disciplinar. -quando se tratar de demisso e cassao de aposentadoria ou disponibilidade: pelo Presidente da Repblica, pelos Presidentes das Casas do Poder Legislativo e dos Tribunais Federais e pelo Procurador-Geral da Repblica, de servidor vinculado ao respectivo Poder, rgo, ou entidade; -quando se tratar de suspenso superior a 30 dias: pelas autoridades administrativas de hierarquia imediatamente inferior quelas mencionadas no inciso anterior; -nos casos de advertncia ou de suspenso de at 30 dias: pelo chefe da repartio e outras autoridades na forma dos respectivos regimentos ou regulamentos; -quando se tratar de destituio de cargo em comisso: pela autoridade que houver feito a nomeao. TTULO V: DO PROCESSO ADMINISTRATIVO E DISCIPLINAR Captulo I: Disposies gerais Sindicncia Ao tomar conhecimento de irregularidades praticadas por servidor a Administrao obrigada, atravs de sindicncia, a proceder a sua apurao. Sindicncia um procedimento prvio a qualquer punio. Da sindicncia poder resultar (Lei 8.112/90, art. 145): I - arquivamento do processo; II - aplicao de penalidade de advertncia ou suspenso de at 30 dias; III - instaurao de processo disciplinar. Captulo II: Do afastamento preventivo Como medida cautelar e a fim de que o servidor no venha a influir na apurao da irregularidade. Pelo prazo de at 60 dias, sem prejuzo da remunerao. Poder ser prorrogado por igual prazo.

Captulo III: Do processo disciplinar Ser obrigatria a abertura de processo disciplinar, sempre que o ilcito praticado pelo servidor ensejar a imposio de penalidade de suspenso por mais de 30 dias, de demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituio de cargo em comisso. Os autos da sindicncia integraro o processo disciplinar, como pea informativa da instruo. O processo disciplinar ser conduzido por comisso composta de trs servidores estveis designados pela autoridade competente, que indicar entre eles o seu presidente, que dever ser ocupante de cargo efetivo superior ou do mesmo nvel, ou ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. O processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases: I - instaurao, com a publicao do ato que constituir a comisso; II - inqurito administrativo, que compreende instruo, defesa e relatrio; III julgamento. O prazo para concluso do processo disciplinar no exceder 60 dias, contados da data de publicao do ato que constituir a comisso, admitida a sua prorrogao por igual prazo, quando as circunstncias e exigirem. Inqurito Obedecer o princpio do contraditrio, assegurada ao acusado ampla defesa, com a utilizao dos meios e recursos admitidos em direito. Nesta fase, a comisso promover a tomada de depoimentos, acareaes, investigaes e diligncias cabveis, objetivando a coleta de provas, recorrendo, quando necessrio, a tcnicos e peritos, de modo a permitir a completa elucidao dos fatos. Concluda a inquirio das testemunhas, a comisso promover o interrogatrio do acusado. Tipificada a infrao disciplinar, ser formulada a indiciao do servidor, com a especificao dos fatos a ele imputados e das respectivas provas. O indiciado ser citado para apresentar defesa escrita, no prazo de 10 dias, assegurando vista no processo. Caso no apresente defesa no prazo, o indiciado ser considerado revel. Apreciada a defesa, a comisso elaborar relatrio minucioso, onde resumir as peas principais dos autos e mencionar as provas em que se baseou para formar sua convico. O relatrio sempre ser conclusivo quanto inocncia ou responsabilidade do servidor. O processo disciplinar e o relatrio sero remetidos autoridade que determinou sua instaurao, para julgamento. Julgamento A autoridade julgadora proferir sua deciso no prazo de 20 dias do recebimento. O julgamento acatar o relatrio, salvo quando contrrio s provas dos autos. Nesse caso, a autoridade julgadora poder, motivadamente, agravar a penalidade, abrand-la ou isentar o servidor da responsabilidade.

Reviso do processo O processo disciplinar poder ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando se aduzirem fatos novos ou circunstncias suscetveis de justificar a inocncia do punido ou a inadequao da penalidade aplicada. No processo revisional, o nus da prova cabe ao requerente. O requerimento de reviso ser dirigido ao Ministro de Estado ou equivalente, que, se autorizar a reviso, encaminhar o pedido ao dirigente do rgo onde se originou o processo disciplinar. A comisso revisora ter 60 dias para a concluso. O julgamento caber autoridade que aplicou a penalidade. O prazo para julgamento de 20 dias. Da reviso no poder resultar agravamento da penalidade. TTULO VI: DA SEGURIDADE SOCIAL DO SERVIDOR Captulo I: Das disposies gerais A Unio manter Plano de Seguridade Social para o servidor e sua famlia. Visa a dar cobertura aos riscos a que esto sujeitos e compreende um conjunto de benefcios e aes que atendam s seguintes finalidades: -garantir meios de subsistncia nos eventos de doena, invalidez, velhice, acidente em servio, inatividade, falecimento e recluso. -proteo maternidade, adoo e paternidade. -assistncia sade. Dentre os benefcios est a garantia de condies individuais e ambientais de trabalho satisfatrias. O servidor de cargo em comisso que no for ocupante de cargo ou emprego pblico s ter direito ao benefcio de assistncia sade. O servidor afastado ou licenciado sem remunerao ter seu vnculo com o regime do Plano de Seguridade Social suspenso enquanto durar o afastamento ou a licena, salvo mediante recolhimento mensal da respectiva contribuio at o segundo dia til aps o pagamento das remuneraes dos servidores em atividade. Captulo II: Dos benefcios Aposentadoria I- Por invalidez permanente, com proventos proporcionais, exceto se decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel. II- Compulsoriamente, aos 70 anos, com proventos proporcionais. III- Voluntariamente: Homem: 35 anos de contribuio/servio, com proventos integrais. 30 anos de contribuio/servio, com proventos proporcionais. 65 anos de idade, com proventos proporcionais. 30 anos de magistrio, com proventos integrais.

Mulher:

30 anos de contribuio/servio, com proventos integrais. 25 anos de contribuio/servio, com proventos proporcionais. 60 anos de idade, com proventos proporcionais. 25 anos de magistrio, com proventos integrais.

O provento proporcional no ser inferior a 1/3 da remunerao da atividade. A aposentadoria compulsria automtica e declarada por ato, vigorando no primeiro dia aps completar 70 anos. A aposentadoria voluntria ou por invalidez vigorar a partir da data da publicao do ato. O aposentado com provento proporcional se acometido das molstias que caracterizam invalidez permanente com proventos integrais, passam a receber proventos integrais. Auxlio-natalidade Por motivo de nascimento de filho, recebe quantia equivalente ao menor vencimento do servio pblico, inclusive para natimorto. Em partos mltiplos, h acrscimo de 50% por nascituro. Salrio-famlia devido ao servidor ativo ou inativo, por dependente econmico. -cnjuge ou companheiro. -pai e me. -filhos e enteados, at 21 anos ou, se estudante, at 24 anos. Se invlido, de qualquer idade. -outros dependentes menores de 21 anos. O afastamento do cargo efetivo, sem remunerao, no suspende o pagamento do salrio-famlia. Licena para tratamento de sade A pedido ou de ofcio, com base em percia mdica, com remunerao. Se exceder 120 dias em 12 meses, haver avaliao por junta mdica oficial. Se inferior a 15 dias em 12 meses, poder ser dispensada a percia. O servidor ser submetido a exames mdicos peridicos definidos em regulamento. Licena gestante, adotante e licena paternidade Gestante 120 dias consecutivos, com remunerao, a partir do primeiro dia do nono ms de gravidez, salvo antecipao por prescrio mdica. Nascimento prematuro, licena a partir do parto. Natimorto, aps 30 dias de licena far exame mdico, se apta, voltar atividade. Aborto, 30 dias de repouso remunerado. A servidora lactante ter direito a 1 hora de descanso por dia, que poder ser dividida em dois perodos de meia hora, at os 6 meses de idade do filho.

Adotante Criana at 1 ano, 90 dias de licena. Criana com mais de 1 ano, 30 dias de licena. Paternidade Pelo nascimento ou adoo, 5 dias consecutivos. Licena por acidente em servio Com remunerao integral, por dano fsico ou mental sofrido pelo servidor que se relacione, mediata ou imediatamente, com as atribuies do cargo exercido. Equipara-se ao acidente em servio o dano decorrente de agresso sofrida e no provocada pelo servidor no exerccio do cargo, ou sofrido no percurso da residncia para o trabalho e vice-versa. A prova do acidente ser feita no prazo de 10 dias, podendo ser prorrogada se necessrio. Se necessitar de tratamento especializado, recomendado por junta mdica oficial, e no existindo meios e recursos adequados em instituio pblica, poder ser tratado em instituio privada, conta de recursos pblicos. Penso Devida aos dependentes pela morte do servidor ativo ou inativo, em valor correspondente ao da remunerao ou provento, a partir da data do bito. Penso vitalcia: somente se extinguem ou revertem com a morte do beneficirio. Cnjuge ou companheiro; pessoa desquitada, separada judicialmente ou divorciada, com penso alimentcia; me e pai dependentes economicamente do servidor; pessoa designada maior de 60 anos ou portador de deficincia, dependente do servidor. Penso temporria: pode se extinguir por morte, cessao de invalidez ou maioridade do beneficirio. Filhos ou enteados at 21 anos, e , se invlidos, enquanto durar a invalidez; menor sob guarda ou tutela at 21 anos; irmo rfo at 21 anos e, se invlido, enquanto durar a invalidez, desde que dependente do servidor; pessoa designada at 21 anos ou invlido, se dependente. Ocorrendo habilitao s penses vitalcia e temporria, metade caber ao titular ou titulares da vitalcia, e a outra metade rateada em partes iguais entre os titulares da temporria. Podem ser requeridas a qualquer tempo, porm prescrevem as prestaes exigveis h mais de 5 anos. Penso provisria por morte presumida Declarao de ausncia pela autoridade judiciria; desaparecimento em desabamento, inundao, incndio ou acidente (no acidente em servio); desaparecimento no desempenho das atribuies. Ser transformada em vitalcia ou temporria decorridos 5 anos e o servidor no tenha reaparecido.

Perda da qualidade de beneficirio Falecimento; anulao de casamento; cessao de invalidez, maioridade de filho, irmo rfo ou pessoa designada; acumulao de penso; renncia expressa. Ressalvado o direito de opo, vedada a percepo cumulativa de mais de 2 penses. Auxlio-funeral Devido famlia do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um ms de remunerao ou provento. Pago no prazo de 48 horas pessoa que custeou. Na acumulao legal de cargos, o auxlio pago em razo da maior remunerao. Se em servio fora do local de trabalho, o transporte do corpo correr conta de recursos da Unio, autarquia ou fundao pblica. Auxlio-recluso devido famlia do servidor ativo. -2/3 da remunerao, quando preso em flagrante ou preventivamente, enquanto durar a priso. -1/2 da remunerao, pela condenao, por sentena definitiva, a pena que no determine a perda do cargo. Captulo III: Da assistncia sade Ao servidor ativo ou inativo e sua famlia, com assistncia mdica, hospitalar, odontolgica, psicolgica e farmacutica. Ter como diretriz bsica o implemento de aes preventivas voltadas para a promoo da sade e ser prestada pelo SUS, diretamente pelo rgo ou entidade ao qual estiver vinculado o servidor, ou mediante convnio ou contrato, ou ainda na forma de auxlio, mediante ressarcimento parcial do valor despendido pelo servidor e seus dependentes ou pensionistas com planos ou seguros privados de assistncia sade, na forma estabelecida em regulamento. O valor do ressarcimentos fica limitado ao total despendido pelo servidor ou pensionista. TTULO VIII: DAS DISPOSIES GERAIS Dia do servidor pblico: 28/10 Podero ser institudos os seguintes incentivos funcionais, alm dos j previstos nos planos de carreira: prmios pela apresentao de ideias, inventos ou trabalhos que favoream o aumento da produtividade e a reduo dos custos operacionais; concesso de medalhas, diplomas de honra ao mrito, condecorao e elogio. Por motivo de crena religiosa ou de convico poltica ou filosfica, o servidor no poder ser privado de quaisquer dos seus direitos, sofrer discriminao em sua vida funcional, nem eximir-se de cumprimento dos seus deveres. Para os fins desta Lei, considera-se sede o municpio onde a repartio estiver instalada e onde o servidor tiver exerccio, em carter permanente.

You might also like