You are on page 1of 7

ESTADO DO CEAR

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO DO NORTE SECRETARIA DE SEGURANA PBLICA E CIDADANIA SESP DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRNSITO DEMUTRAN EDITAL DE CONCURSO VIII PRMIO DEMUTRAN DE EDUCAO PARA O TRNSITO O Diretor do Departamento Municipal de Trnsito DEMUTRAN no uso de suas atribuies e de acordo com a Lei n. 3071 de 13 de Setembro de 2006, e do Decreto n. 146, de 13.09.2006, torna pblico para conhecimento dos interessados, alunos regularmente matriculados na rede pblica de ensino municipal, o concurso denominado VIII PRMIO DEMUTRAN DE EDUCAO PARA O TRNSITO, desenvolvido pelo Setor Educacional de Trnsito SET em parceria com a Secretaria Municipal de Educao - SEDUC.

REGULAMENTO DO VIII PRMIO DEMUTRAN DE EDUCAO PARA O TRNSITO

CAPTULO I Do prmio Art. 1 - O DEMUTRAN promover o VIII PRMIO DEMUTRAN DE EDUCAO PARA O TRNSITO, visando estimular alunos e professores a refletirem sobre o trnsito no contexto da cidade, da sua relao com o meio ambiente e na qualidade de vida. O prmio pretende contribuir para a adoo de comportamentos e sedimentao de hbitos que tornem o trnsito mais seguro, civilizado e humano, alcanando uma reduo do nmero de acidentes, mortos e feridos. 1. O VIII PRMIO DEMUTRAN DE EDUCAO PARA O TRNSITO tem como conceitos balizadores: disseminar valores, a mobilidade humana, a segurana no trnsito, a eqidade no trnsito, a mobilizao, a cidadania e a autonomia. 2. A Premiao oriunda dos recursos financeiros do Fundo Municipal de Trnsito FUNTRAN, do Departamento Municipal de Trnsito DEMUTRAN.

CAPTULO II Da Categoria Art. 2 - O VIII PRMIO DEMUTRAN DE EDUCAO PARA O TRNSITO ser concedido em categoria nica (estudante) de acordo com os nveis citados abaixo: a) Nvel I Alunos da Educao Especial: para estudantes com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e super-dotao, que apresentarem trabalhos de poesia (livre), pintura ou desenho (no formato A4: 210 x 297 mm; Ofcio 1: 216 x 355 mm; ou Ofcio 2: 216 x 330 mm) sobre o tema: OS SINAIS DE TRANSITO

A SINALIZAO DE TRNSITO NA MINHA CIDADE AS PLACAS DE TRNSITO NO FORAM FEITAS PARA DISTRAIR, MAS SIM PARA ORIENTAR FAIXAS DE PEDESTRES, DIREITO DE TODOS! A IMPORTNCIA DA FAIXA DE PEDESTRES; b) Nvel II Alunos da Educao Infantil: para estudantes de ensino pblico municipal que apresentarem trabalho de pintura ou desenho (no formato A4: 210 x 297 mm; Ofcio 1: 216 x 355 mm; ou Ofcio 2: 216 x 330 mm) sobre o tema: EU NO TRNSITO OS SINAIS DE TRNSITO A CRIANA E O TRANSITO MEIOS DE TRANSPORTES O SEMFORO E SUAS INDICAES; c) Nvel III Alunos do 1 e 2 ano: para estudantes de ensino pblico municipal que apresentarem trabalho de pintura ou desenho (no formato A4: 210 x 297 mm; Ofcio 1: 216 x 355 mm; ou Ofcio 2: 216 x 330 mm) sobre o tema: O TRNSITO NA MINHA CIDADE A SINALIZAO DE TRNSITO E SUA UTILIZAO MEU TRAJETO PARA A ESCOLA MEU TRANSPORTE ESCOLAR; d) Nvel IV Alunos do 3 ao 5 ano: para estudantes de ensino pblico municipal que apresentarem poesia (mnimo 20 e mximo 30 linhas em folha de papel pautada) sobre o tema: NO TRNSITO GENTILEZA GERA GENTILEZA O TRNSITO E EU A SEGURANA NO TRANSITO AGENTE QUE FAZ MOSTRE QUE VOC CIDADO, RESPEITE A SINALIZAO O TRNSITO COMO SEU LAR, S SEGURO SE VOC CUIDAR; e) Nvel V Alunos do 6 e 7 ano: para estudantes de ensino pblico municipal que apresentarem redao (mnimo 20 e mximo 30 linhas em folha de papel pautada) sobre o tema: A IMPORTNCIA DA FAIXA DE PEDESTRES O TRNSITO E SUA RELAO COM O MEIO AMBIENTE SEGURANA NO BANCO DE TRS EVITA ACIDENTES FATAIS ACESSIBILIDADE X MOBILIDADE: DIREITO DE TODOS! SEGURANA NO TRNSITO : REALIDADE OU UTOPIA; Obs: As redaes devem conter ttulo; f) Nvel VI Alunos do 8 e 9 ano: para estudantes de ensino pblico municipal que apresentarem histrias em quadrinhos (histrias inditas com personagens inditos) sobre o tema: ACESSIBILIDADE X MOBILIDADE: DIREITO DE TODOS! O MOTOCICLISTA E SEUS ACESSRIOS DE SEGURANA O MENOR DE IDADE CONDUZINDO VESPINHA: LEGAL OU ILEGAL A IMPORTNCIA DO AGENTE DE TRNSITO O LCOOL E SUAS CONSEQUNCIAS NO TRNSITO; g) Nvel VII Alunos da Educao de Jovens e Adultos (EJA): para alunos de escola pblica que estiverem matriculados no curso de EJA na Educao Bsica e apresentarem trabalhos de redao (mnimo 20 e mximo 30 linhas em folha de papel pautada), pintura ou desenho (no formato A4: 210 x 297 mm; Ofcio 1: 216 x 355 mm; ou Ofcio 2: 216 x 330 mm) sobre o tema: A IMPORTNCIA DO AGENTE DE TRNSITO

O TRNSITO EM DUAS RODAS NO TRANSITO GENTILEZA GERA GENTILEZA O LCOOL E A DIREO O TRNSITO NA MINHA CIDADE.

CAPTULO III Das inscries e envio dos trabalhos Art. 3 - As inscries devero ser realizadas, exclusivamente, no DEMUTRAN, na sala do SETOR EDUCACIONAL DE TRNSITO SET, situado na Secretaria de Segurana Pblica e Cidadania SESP, na Rua Beata Maria de Arajo, s/n, bairro Romeiro, do perodo de 01 a 16 de agosto de 2013, das 8h s 13h. 1 - No ato da inscrio dever ser feita a entrega do(s) trabalho(s) concorrente(s), a ficha de inscrio (para cada trabalho) que est no ANEXO I e uma declarao da instituio escolar de ensino, assinada pela direo, constatando que o aluno est regularmente matriculado na escola e o respectivo ano que este est cursando. Caso a escola participe em mais de um nvel, poder fazer uma nica declarao constando todos os participantes e os dados exigidos. 2 - Todos os trabalhos sero individuais, no se admitindo co-autoria.

CAPTULO IV Da Comisso Julgadora Art. 4 - Os trabalhos de todos os estudantes sero julgados em duas etapas: I - Nas Instituies Escolares; II - Na SESP/SEDUC, respectivamente; Secretaria de Segurana Pblica e Cidadania e Secretaria Municipal de Educao. 1 - O julgamento preliminar acontecer no mbito da Unidade Escolar do participante, ficando sob a responsabilidade do Ncleo Gestor todos os procedimentos para o desenvolvimento desta etapa. Uma vez julgados, a escola poder enviar at 05(cinco) trabalhos por nvel, exceto no nvel I Alunos da Educao Especial, onde podero ser enviados os trabalhos de todos os alunos que queiram participar. 2 - O julgamento final acontecer no mbito municipal ficando sob a responsabilidade das secretarias SESP/SEDUC. 3 - As comisses julgadoras das Instituies Escolares e Municipais devero, preferencialmente, ser compostas por, no mnimo 03 (trs) e no mximo 05 (cinco) membros, sendo vetada a participao de alunos nestas comisses e, devendo ainda incluir: Na Comisso Julgadora das Instituies Escolares a) 01 (um) professor b) 01 (um) funcionrio c) 01 (um) representante do Conselho Escolar

Na Comisso Julgadora Municipal / SESP Para cada nvel ser formada uma comisso julgadora composta por: profissionais da rea de educao, de trnsito, jornalistas, artistas, escritores, professores universitrios ou outros profissionais com afinidade rea de trnsito. A participao da Comisso Julgadora de carter honorfico, no ensejando qualquer forma ou espcie de remunerao. A Comisso Julgadora soberana para toda e qualquer deciso. O julgamento acontecer em duas etapas: 1 - Primeira Etapa - A Comisso Julgadora escolher, dentre os trabalhos enviados pela Instituio Escolar, apenas 01 (um) trabalho de cada nvel. 2 - Segunda Etapa - Os trabalhos selecionados na primeira etapa do julgamento disputaro 1, 2 e 3 colocados.

CAPTULO V Do Julgamento Art. 5 - Frente aos pressupostos e conceitos que fundamentam o VIII PRMIO DEMUTRAN DE EDUCAO PARA O TRNSITO, sero considerados critrios de julgamento quesitos que apontem para a linha fundamental do Concurso, ou seja, trabalhos que levem em conta: as condies de mobilidade e segurana de pedestres, ciclistas e portadores de necessidades especiais; o enfoque e a valorizao do transporte pblico; forte articulao com a comunidade; a existncia de algo que demonstre algum incentivo ao uso de meios alternativos de transporte individual motorizado, idia que deve contribuir para maior equidade no exerccio do direito a mobilidade no espao pblico, e para a segurana no trnsito; dar expresso social a questo da cidadania no trnsito e promover formao para o exerccio da cidadania participativa; para a adoo de comportamentos seguros no trnsito. Art. 6 - A avaliao dos trabalhos levar em considerao os quesitos: I adequao ao tema; II clareza e objetividade; III criatividade e originalidade; IV tcnica aplicada; V ineditismo; VI seqncia lgica; VII concepo de trnsito adotada. Art. 7 - Os trabalhos de redao devero ser apresentados em portugus, conformando-se s regras gramaticais vigentes.

CAPTULO VI Da Premiao Art. 8 - A premiao dos alunos ocorrer no dia 27 de setembro de 2013, s 08:00h, no auditrio do Memorial Padre Ccero, com as seguintes especificaes:

I O primeiro colocado em cada nvel receber UMA TV 19 LCD; II O segundo colocado em cada nvel receber UM TABLET; III O terceiro colocado em cada nvel receber UM MICROSYSTEM; 1 - Os alunos que tiverem seus trabalhos classificados em 1, 2 e 3 lugar recebero medalha de honra ao mrito. 2 - As Instituies de Ensino dos estudantes premiados em 1 lugar recebero placa de honra ao mrito. 3 - Os Professores Orientadores dos estudantes premiados recebero um prmio simblico e um certificado. 4 - Reserva-se ao DEMUTRAN, o direito de no conceder qualquer um dos prmios, se a Comisso Julgadora concluir que os trabalhos apresentados no preenchem as exigncias mnimas constantes neste regulamento.

CAPTULO VII Das Disposies Gerais Art. 9 - Os trabalhos devero ser entregues no Setor Educacional de Trnsito SET, situado no Departamento Municipal de Trnsito DEMUTRAN de Juazeiro do Norte, localizado na Rua Beata Maria de Arajo s/n, bairro Romeiro, no ato da inscrio, em envelope fechado, com os dizeres VIII PRMIO DEMUTRAN DE EDUCAO PARA O TRNSITO. No envelope dever constar: a identificao da unidade escolar, do aluno, do professor orientador e do nvel de participao no envelope ou pacote. 1 - Os trabalhos encaminhados no sero devolvidos em nenhuma hiptese, passando a pertencer ao acervo do DEMUTRAN; 2- Os trabalhos classificados nas instituies escolares devero vir acompanhados da ficha de inscrio do participante, devidamente preenchida (VER ANEXO I); 3- O no preenchimento de qualquer um dos campos da ficha de inscrio acarretar na desclassificao do trabalho; 4- No dever haver identificao autoral nos trabalhos participantes, com penalidade de desclassificao se ocorrer; 5- Os trabalhos da Educao Especial devero conter no verso, a identificao da necessidade especial (tais como auditiva, visual, mental...) do aluno participante. 6- A comisso organizadora do DEMUTRAN codificar os trabalhos de forma numrica cronolgica, de acordo com a ficha de inscrio, preservando seu anonimato. Art. 10 - O nome do aluno que tiver seu trabalho selecionado para premiao do VIII PRMIO DEMUTRAN DE EDUCAO PARA O TRNSITO ser anunciado pela Comisso Organizadora, coordenados pelo DEMUTRAN, imediatamente aps o julgamento dos trabalhos, atravs de ofcio para as Unidades Escolares. A classificao de cada trabalho s ser anunciada no dia da cerimnia de entrega da premiao.

Art. 11 - A divulgao do concurso e sua realizao, bem como a solenidade de entrega dos prmios, sero coordenadas pelo DEMUTRAN / SEDUC, respectivamente, Departamento Municipal de Trnsito e Secretaria Municipal de Educao. Art. 12 - O simples envio dos trabalhos representar o reconhecimento e a aceitao das normas deste regulamento, significando, tambm, a autorizao para sua publicao, uso e divulgao pelo DEMUTRAN / SEDUC, sem que isso implique em qualquer tipo de remunerao ou compensao para os seus autores. Art. 13- Eventuais casos omissos neste regulamento sero analisados pelo DEMUTRAN/SEDUC e/ou Comisso Julgadora, que dar parecer final sobre a questo, no cabendo recursos, a qualquer ttulo sobre sua deciso.

Jos Renato Cabral de Moura Secretrio de Segurana Pblica e Cidadania SESP

Jesualdo Alves Duarte Diretor Geral do DEMUTRAN

ANEXO I
PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO DO NORTE/CE SECRETARIA DE SEGURANA PBLICA E CIDADANIA SESP DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRNSITO DEMUTRAN SETOR DE EDUCAO PARA O TRNSITO SET FICHA DE INSCRIO (Favor preencher com letra legvel) VIII PRMIO DEMUTRAN DE EDUCAO PARA O TRNSITO INSTITUIO NOME DA ESCOLA:

ALUNO NOME COMPLETO:

SRIE DO ALUNO:___________ __________TURNO:________________________ FILIAO: Pai: Me:

ENDEREO: Rua/Av. Complemento: CEP: Fone: (88)

N Bairro: Cidade:

CATEGORIA ESTUDANTE: Nvel I Alunos da Educao Especial Nvel II Alunos da Educao Infantil Nvel IV Alunos do 1 e 2 ano Nvel IV Alunos do 3 ao 5 ano Nvel V Alunos do 6 e 7 ano Nvel VI Alunos do 8 e 9 ano Nvel VII Alunos da Educao de Jovens e Adultos - EJA PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):

OBSERVAES: Cada trabalho dever ser encaminhado atravs da instituio de ensino ao Setor Educacional de Trnsito SET, acompanhados desta ficha de inscrio, As instituies de ensino devero emitir uma declarao de matrcula do aluno participante, informando o ano que o aluno est cursando.

You might also like