You are on page 1of 4

MATERIAS PARA COLOCAR NO SITE.

NOES DE DIREITO MATERIAL E PROCESSUAL TEORIAS DO DIREITO PROCESSUAL TEORIA GERAL DO PROCESSO ANALISE DA CONSTITUIO FEDERAL PRINCIPIOS DO PROCESSO NA CONSTITUIO GARANTIAS FUNDAMENTAIS Ampla Defesa e contraditrio Devido Processo Legal, Juiz Natural Garantias da Magistratura, Publicidade e Motivao das decises ESTRUTURA DO JUDICIARIO BRASILEIRO PROCESSO, DIREITO PROCESSUAL E TEORIA GERAL DO PROCESSO. Desde o surgimento das sociedades, e a necessidade da adequao da vida em grupo os homens procuram dirimir conflitos, apaziguar situaes e disciplinar condutas, com a finalidade de que a sociedade permanea e, no perecendo continue a fim de fortalecer aqueles que a compem. Em um salto no tempo chegamos aos dias atuais onde o direito processual est se unificando. Antes havia a separao entre direito processual civil e direito processual penal. Hoje no mais pelo simples fato de que o poder jurisdicional, a prestao jurisdicional uma como poder do Estado partindo da concepo da Constituio Federal. Antigamente no havia separao entre ilcito civil e penal e nem mesmo processo. O ato era julgado de forma nica. Diante da complexidade cada vez mais acentuada das relaes humanas, houve a necessidade estabelecer princpios e sistemas prprios. O direito processual, embora dinmica do direito material hoje interpretado como cincia jurdica autnoma, dai porque a necessidade do estabelecimento de uma teoria geral do processo, onde se pode desenvolver teorias sobre os institutos tais como: teoria da ao, condies da ao, pressupostos processuais, competncia, coisa julgada, etc... DIREITO MATERIAL E DIREITO PROCESSUAL Historicamente o direito vem se moldando ao conjunto de princpios que hoje temos com trs formas de sua efetivao: AUTOCOMPOSIO, AUTOTUTELA e JURISDIO. Quando no havia leis e o Estado no era to forte, os conflitos eram resolvidos pela prpria fora, ou pela fora do mais forte. Na segunda forma as partes renunciavam a partes de seus direitos por uma soluo pacifica dos conflitos. Na terceira, em plena vigncia do Estado de Direito, o Estado mantem rgos distintos e imparciais, independentes e no vinculados s vontades das partes para dizer o direito e submeter o perdedor a submeter-se a vontade da lei.
1

Portanto, direito material e processo esto relacionados de forma intrnseca, dependente e direta. Um no existe sem o outro. O direito processual instrumento do direito material. Na relao entre direito e processo h duas teorias. Unitaria onde o direito nasce do processo. O direito somente aparece com a ao da sentena, atividade natural do juiz. A segunda separa a atividade judicial da atividade legislativa. Significa dizer que, as leis produzem normas e preceitos que se aplicam automaticamente diante da ocorrncia de um fato juridicamente relevante e a funo jurisdicional se limita a atribuir tal fato a ocorrncia no mundo fenomnico. A teoria dualista defende a ideia de que o direito existe independente da atividade do interprete, sendo a atividade jurisdicional somente reconhece o direito que j est concretizado. TRIPARTIO DOS PODERES. ATIVIDADES LEGISLATIVA, ADMINISTRATIVA E JUDICIAL. O Estado pratica trs atividades especificas. Legislativa que a de construir o ordenamento jurdico que regula a vida em sociedade. Administrativa que representa a atividade diria e primordial de realizar atividades fins para a consecuo do bem pblico e a judicial que aplicar a lei aos conflitos que lhe so postos a analise. CRITICAS AOS CODIGOS DE 1939 E 1973 No perodo compreendido entre os dois cdigos, houve muita jurisprudncia solidificando diversos institutos processuais. O processo civil continua muito lento. Tal ineficincia da justia atribuda s imperfeies da legislao codificada. As varas e tribunais esto cheios em demasia de processos e o Poder Judicirio envolto em tal demanda. Na realidade a principal responsvel pela eternizao dos feitos a infraestrutura administrativa da Justia. Os cartrios e as secretarias das varas permanecem desconhecendo as modernas tcnicas de administrao, no havendo, inclusive verbas para a contratao de pessoal, aquisio de equipamentos, aumento do numero de varas. De qualquer forma, mostram-se graves os defeitos no CPC, tais como o excesso de recursos e de procedimentos especiais e, principalmente a inexistncia de sistematizao expositiva e a impreciso de linguagem. GARANTIAS FUNDAMENTAIS. A Constituio Federal privilegia as garantias fundamentais para o desenvolvimento valido e regular no somente do processo, mas da aplicao da cidadania nos casos concretos. Portanto, a constituio federal funciona, alm da sua razo de existncia, como norma de proteo e definidora de garantias. Antes das garantias do processo civil h as do agente julgador dos litgios, os magistrados. A garantia da inamovibilidade a de permanncia do juiz na vara em que esta judicando, no podendo ser
2

removido ou promovido a no ser por requerimento prprio, podendo haver remoo compulsria ou disponibilidade por interesse pblico. A da vitaliciedade a da no perda do cargo a no ser por sentena condenatria (principio da inocncia). A terceira a garantia da irredutibilidade de subsidio (95 CF). DEVIDO PROCESSO LEGAL o principio segundo o qual deve haver condies mnimas de desenvolvimento do processo, o mtodo de atuao do Judicirio para lidar com a ameaa ou leso a direito. a conformao da atuao do Estado-Juiz a um padro adequado de valores que a Constituio Federal impe ao Estado. PRINCIPIO DO CONTRADITRIO a atuao do binmio cincia e resistncia, ou informao e reao, dando possibilidade de que as partes atuem na defesa de seus direitos de forma plena e com conhecimento de tudo o que lhes apontado pela outra parte. PRINCIPIO DA AMPLA DEFESA o principio que garante a todos os litigantes em quaisquer tipo de processos o mais irrestrito acesso aos meios e recursos previstos no ordenamento jurdico brasileiro. PRINCIPIO DO JUIZ NATURAL. o mesmo que o principio da vedao dos tribunais de exceo, no sentido de que devemos responder a um fato que nos apontado, em qualquer esfera, a uma autoridade competente segundo a Constituio Federal. PRINCIPIO DA IMPARCIALIDADE. Segundo o qual o Juiz quando analisa um processo deve manter-se equidistante o mximo das partes e mais prximo da legislao aplicvel, a fim de garantir a imparcialidade em seu julgamento. PRINCIPIO DA ISONOMIA PRINCIPIO DA PUBLICIDADE PRINCIPIO DA MOTIVAO. GARANTIAS DA MAGISTRATURA(Inamovibilidade, Irredutibilidade). EFICACIA DA LEI PROCESSUAL NO TEMPO. Toda norma jurdica tem eficcia limitada no espao e no tempo. As leis processuais tambm. O principio que regula a eficcia das normas processuais no tempo o da territorialidade que obedece a manifestao do poder soberano do Estado, no sentido de que somente o legislativo brasileiro deve elaborar as leis para aplicao dentro do Pas. Lei processual no tempo significa que, nos ditames da Lei de Introduo ao Codigo Civil, salvo as disposies em contrario, a lei processual comea a vigora em todo o pais 45 dias depois de publicada(vacatio legis).
3

Interpretao da lei processual Interpretar determinar o significado e o alcance da norma processual. H vrios mtodos para se fazer a interpretao da lei: gramatical, histrico, comparativos e lgico. Interpretao e integrao das leis processual. Deve haver uma total integrao das leis processuais para que no haja risco da inexistncia de norma a se adequar as situaes jurdicas postas a apreciao do Judicirio. JURISDIO uma das funes do Estado, mediante a qual ele se substitui aos titulares dos interesses em conflito para, imparcialmente, buscar a pacificao dos conflitos que os envolve, aplicando a justia, aplicando a vontade do direito objetivo ao caso pratico. Inercia Os rgos do Estado so, por definio natural inertes, vale dizer, no agem a no ser provocados, porque seno causaria mais conflitos do que soluo uma vez que o objetivo da sociedade a pacificao dos conflitos e no o incentivo. Principios da Jurisdio Investidura . A jurisdio somente ser exercida por quem tenha sido regularmente investido na autoridade de juiz, por ser monoplio do Estado. Indelegabilidade Como o magistrado, ao julgar um conflito, age dentro de sua funo publica (funcionrio aposentado) e em nome do Estado, portanto, com soberania e autoridade, no pode haver delegao da jurisdio. Inafastabilidade a garantia a todos do acesso ao Judicirio, que, por sua vez no pode se eximir de julgar. A estrutura do Poder Judiciario Brasileiro, est disposta primeiramente na Constituio Federal, no artigo 92, que diz:
Art. 92. So rgos do Poder Judicirio: I - o Supremo Tribunal Federal; I-A - o Conselho Nacional de Justia; II - o Superior Tribunal de Justia; III - os Tribunais Regionais Federais e Juzes Federais; IV - os Tribunais e Juzes do Trabalho; V - os Tribunais e Juzes Eleitorais; VI - os Tribunais e Juzes Militares; VII - os Tribunais e Juzes dos Estados e do Distrito Federal e Territrios. 1 O Supremo Tribunal Federal, o Conselho Nacional de Justia e os Tribunais Superiores tm sede na Capital Federal. 2 O Supremo Tribunal Federal e os Tribunais Superiores tm jurisdio em todo o territrio nacional.

You might also like