You are on page 1of 7

TPICOS DE ENSINO DA MATEMTICA ATRAVS DE NOVAS TECNOLOGIAS ATIVIDADE EDITOR DE TEXTO WRITER JULIANA PAIM DIAS

MDIAS DIGITAIS NA EDUCAO MATEMTICA

Sumrio
INTRODUO.........................................................................................................................................2 AS MDIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DA MATEMTICA................................................2 ALGUMAS FERRAMENTAS E SUAS POSSIBILIDADES..................................................................3 CONCLUSO...........................................................................................................................................4 REFERNCIAS ......................................................................................................................................5

INTRODUO
O texto nos traz inicialmente como as tecnologias evoluram numa forma to expressiva, fazendo ao mesmo tempo um paralelo com a evoluo da prpria humanidade. Como temos no prprio texto, coisas que fazemos nos dias de hoje, com tamanha agilidade e rapidez, eram inimaginveis 50 ou 60 anos atrs, e sem dvida nenhuma s so possveis hoje graas a evoluo tecnolgica que no circunda.

AS MDIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DA MATEMTICA

http://www.pesquisamundi.org/2012/11 /a-matematica-no-ambiente-virtualdentro.html
Nossas rotinas de sala de aula tambm deveriam incorporar, cada vez mais, as tecnologias, pois elas tambm influem nas nossas formas de pensar, de aprender, de produzir. O giz e quadro-negro uma tecnologia que teve o seu momento de impacto no processo educativo, no sculo

XIX.Como forma de auxiliar essa introduo das tecnologias nos ambientes escolares, especificamente para a Educao Matemtica, o texto nos traz uma breve descrio de softwares criados e que esto ao nosso alcance e podem ser utilizados dentro de sala de aula e algumas sugestes de como estes poderiam ser explorados em sala de aula.

ALGUMAS FERRAMENTAS E SUAS POSSIBILIDADES


Vejamos agora uma listagem das ferramentas citadas no texto, e uma simples descrio destas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html ?aula=542 1.
Tangran Virtual 1: O Tangram um quebra-cabea onde a partir de uma coleo de

figuras que compem um quadrado, o desafio fazer a montagem de outras formas. (link para downloadhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=542)

2. 3. 4.

rvores Algbricas: Com este aplicativo voc pode fazer rvores algbricas ou SimCalc: Atravs de dinamismo e manipulao de objetos na tela do computador, Winplot: Para trabalhar com os contedos clssicos de funes e grficos (funes

aritmticas. O texto nos traz ainda a resoluo de dois problemas feitas a partir deste aplicativo. alunos no final do Ensino Fundamental podem trabalhar com o conceito de taxa de variao. afim, quadrtica, trigonomtricas, entre outras). O texto defende ainda sua utilizao para trabalhar com

1 O Tangram Virtual est disponvel para download em <http://www.edumatec.mat.ufrgs.br> no link Softwares 3

conceitos de superfcie visando uma oportunidade de se trabalhar o desenvolvimento da habilidade de visualizao espacial do aluno.

5.

GrafEq2: Para trabalhar com funes y = f (x) de uma varivel real, com equaes da

geometria analtica plana e com conjuntos de pontos que satisfazem desigualdades no plano. Algumas frmulas que se resolvem nesta ferramenta:

f ( x )= x ,

g ( x )= a . ( x m) + k , ( x a ) +( y b )=r

6.

GeoGebra (link para download:http://www.geogebra.org/cms/en/): A sua tela de trabalho

disponibiliza, em linguagem clssica da geometria, recursos para construo de figuras a partir das propriedades que as definem. O processo de construo feito mediante escolhas de primitivas que so disponibilizadas nos diferentes menus pontos, retas, crculos, retas paralelas, retas perpendiculares, transformaes geomtricas, por exemplo.

http://www.suagm.edu/umet/im/workshops/geogebra.asp

7.

Calques3D (link para download www.calques3d.org): Raciocnios em geometria

espacial, bem como a visualizao de objetos tri-dimensionais. H a possibilidade de se olhar o objeto sob diferentes perspectivas, atravs do movimento de giro no espao. 8. Shapari: Permite explorar processos recursivos no contexto de transformaes no plano por exemplo, transformaes de reduo podem ser aplicadas sucessivamente a uma figura inicial e assim obtemos uma figura final que guarda a mesma estrutura da figura inicial em todos os seus detalhes. 9. Curvay: tambm tem uma interface simples e intuitiva, e trata de curvas no plano. Ele simula uma caneta que desenha na tela do computador, de forma dinmica, o movimento de uma partcula. O interessante que o movimento da partcula dado pelo movimento de suas coordenadas x e y.

Atividades rvores Agebricas:

2 O software GrafEq est disponvel para download em < http://www.peda.com/grafeq/>. 4

POSTO DE GASOLINA Interface do GeoGebra:

Tangran Virtual rvores Algbricas SimCalc Winplot GrafEq GeoGebra Calques3D Shapari Curvay

QUEBRA CABEA INTERATIVIDADE TAXA DE VARIAO FUNES E GRFICOS FUNES CONSTRUO DE FIGURAS, GRFICOS RACIOCNIOS EM GEOMETRIA TRANSFORMAES NO PLANO CURVAS NO PLANO

O processo de construo feito mediante escolhas de primitivas que so disponibilizadas nos diferentes menus pontos, retas, crculos, retas paralelas, retas perpendiculares, transformaes geomtricas, por exemplo.
GeoGebra:

CONCLUSO
Na apresentao feita, procuramos realar nos diferentes softwares dois aspectos que julgamos relevantes considerar no momento das escolhas: os contedos de matemtica que neles esto envolvidos e os recursos disponveis para que os alunos possam fazer muitos experimentos de pensamento. Isto porque consideramos que as mdias digitais se tornam realmente interessantes quando elas nos ajudam a mudar a dinmica da sala de aula na direo de valorizar o desenvolvimento de habilidades cognitivas com a concomitante aprendizagem da Matemtica

REFERNCIAS
BARRA, V. M. Da Pedra ao P: O Itinerrio da Lousa na Escola Paulista do Sculo XIX. Dissertao (Mestrado em Histria e Filosofia da Educao) Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, 2001. DUVAL, R. A Cognitive Analysis of Problems of Comprehension in a Learning of Mathematics. Educational Studies in Mathematics, vol. 61, p. 103-131, 2006. KERN, Newton. Uma introduo ao pensamento algbrico na sexta srie atravs de relaes funcionais. Dissertao (Mestrado em Ensino de Matemtica) Programa de Ps-Graduao em Ensino de Matemtica, UFRGS, Porto Alegre, 2008. Disponvel em: <http://hdl.handle.net/10183/ 15584>. LEVY, P. Tecnologias da Inteligncia: o futuro do pensamento na era da informtica. So Paulo: Editora 34, 1993. NOSS, R. For A Learnable Mathematics in The Digital Culture. Educational Studies in Mathematics, vol. 48, n.1, p. 21-46, oct. 2001. PAPERT, S. Logo - computadores e educao. So Paulo: Brasiliense, 1988.

RADFORD, L. The Anthropology of Meaning. Educational Studies in Mathematics, vol. 61, n. 12, p. 39-65, Feb. 2006. SHAFFER, W. DAVID; CLINTON A. KATHERINE. Toolforthoughts: Reexamining Thinking in the Digital Age. Mind, Culture and Activity, vol. 13, n. 4, California, 2006.

You might also like