You are on page 1of 4

Densitometria ssea

Historia da Densitometria ssea


Foi desenvolvida por John Cameron e James Sorenson em 1963. O primeiro densitmetro comercial da histria foi desenvolvido na Universidade de Wisconsin Madison USA em 1972, sob a tutela de Richard B. Mazess, Ph. D. fundador da Lunar Corporation. O aparelho chegou ao Brasil em 1989. (*12)

Conceito da Densitometria ssea


O exame de Densitometria ssea institui-se como um mtodo eficiente, simples, rpido e no requer nenhum preparo especial e nem estar em jejum para se medir a densidade mineral ssea, e comparar com padres para idade e sexo, alm de detectar o grau da osteoporose, indicar a probabilidade de fraturas e auxiliar no tratamento mdico. Um aliado indispensvel para o diagnstico e tratamento da osteoporose, osteopenia e de outras possveis doenas que possam atingir os ossos e o nico mtodo para um diagnstico seguro da avaliao da massa ssea e conseqente predio do ndice de fratura ssea. Indicado para todos os indivduos com mais de 65 anos. (*2, 4, 5 e 12)

Anatomia ssea
O osso O osso um tecido conectivo especializado que forma, juntamente com a cartilagem, o sistema esqueltico. Esses tecidos cumprem trs funes: a) Mecnica; b) Protetora, de rgos vitais e medula ssea; c) Metablica, com reserva ons principalmente clcio e fsforo, para a manuteno da homeostase srica, essencial a vida. Como em todos os tecidos conectivos, os componentes fundamentais do osso so clulas e a matriz extracelular. Esta ultima particularmente abundante e esta constituda por fibras colgenas e protenas no-colgenas. Diferentemente de outros tecidos conectivos, a matriz do osso, a cartilagem e os tecidos dentrios tm a capacidade singular de calcificar-se. (*2) Tipos de ossos planos e longos Anatomicamente, podem-se distinguir dois tipos de ossos no esqueleto: planos (exemplos: crnio escapula mandbula e esterno) e longos (tbia, fmur, mero etc.). Esses dois tipos derivam de duas fontes diferentes durante o desenvolvimento, intramembranoso e endocondral, respectivamente, embora durante o crescimento e desenvolvimento de ossos longos intervenham ambos os processos. (*2) O osso longo apresenta duas extremidades mais largas (as epfises), uma poro mais ou menos cilndrica (o eixo mdio ou difise) e uma zona de crescimento interposta (a metfise). Em um osso longo em crescimento, as epfises e as metfises, originadas em dois centros de ossificao independentes, esto separadas por um revestimento cartilaginoso epifisrio (placa de crescimento). Desse revestimento de clulas proliferativas e matriz cartilaginosa em expanso provem o crescimento longitudinal do osso que, ate o final do perodo de crescimento, calcifica-se por completo, sendo remodelado e substitudo por osso. A parte externa dos ossos formada por um revestimento grosso e denso de tecido calcificado, a

cortical (osso compacto), que, na difise, contm a cavidade medular, onde se aloja a medula ssea hematopoitica. Em direo metfise e a epfise, a cortical adelgaa-se progressivamente e o espao interno ocupado por uma rede de trabculas calcificadas, finas, denominada osso esponjoso ou trabecular. Os espaos limitados por essas finas trabculas tambm contem medula ssea hematopoitica e esto em continuidade com a cavidade medular da difise. As superfcies sseas das epfises que formam parte da articulao esto recobertas por uma camada de cartilagem articular que no se calcifica. (*2) O osso apresenta duas superfcies sseas em contato com os tecidos moles: uma externa (periosteal) e uma interna (endosteal). Ambas so revestidas de clulas osteognicas organizadas em camadas, o peristeo e o endsteo. O osso cortical e o trabecular so compostos pelas mesmas clulas e elementos da matriz, porem mostram diferenas estruturais e funcionais. (*2) Clulas sseas Osteoclastos: So responsveis pela degradao da matriz ssea. Osteoblastos: So clulas construtoras que entram em ao aps a destruio das clulas velhas pelos osteoclastos. Ostecitos: So clulas que servem como uma rede viva de comunicao dos ossos onde as substncias proticas e minerais trafegam pelo seu interior. (*2

Protocolo sugerido
A avaliao feita anualmente e as partes de interesse na obteno das imagens para diagnstico so o fmur e a coluna vertebral. O exame est indicado em mulheres em fase de pr-menopausa, menopausa, ps-menopausa, em regime de reposio com hormnios estrgenos, e tambm nos indivduos em uso de hormnios tireoidianos, corticosterides, e medicamentos anticonvulsivantes. A paciente deve notificar seu mdico caso estiver grvida. E nas crianas, indicado quando h necessidade de acompanhamento do desenvolvimento sseo, em doenas osteometablicas, e em regimes dietticos para emagrecimento. O paciente no dever ter se submetido a exame com uso de contraste (aguardar pelo menos 5 dias). No dia do exame, o paciente dever comparecer com roupa sem metais (zper, botes, fivelas de metal, broches, etc). (*2, 4, 5 e 12) Alguns fatores de risco so considerados justificativos para a avaliao, tais como: antecedente gentico (caucasianos, orientais, mulheres de qualquer raa apresentam maior incidncia de fraturas); riscos ambientais (baixa ingesto de clcio, baixo peso, dietas de restrio calrica, alcoolismo, excessos de sdio e protena animal, consumo de cigarro, sedentarismo, longos perodos de imobilizao); doenas crnicas (hipertiroidismo, hipercortisolismo, insuficincia renal crnica, hepatopatias, doena pulmonar obstrutiva crnica, doenas de m absoro intestinal, hipercalciria idioptica e artrite reumatide) e o uso de drogas. (*2, 4, 5 e 12) As recomendaes para ajudar a tratar ou evitar a osteoporose so: dieta rica em clcio (leite e seus derivados e verduras verdes); evitar carne vermelha, refrigerantes, sal, lcool, caf e cigarro e praticar exerccios como andar, correr. (*2, 4, 5 e 12) E a rotina diria no precisa ser alterada (a alimentos, bebidas ou medicamentos ingeridos), exceto por medicamentos que contenham clcio, que deve ser evitados por 24 horas antes do exame de densitometria ssea e as atividades podem ser retomadas normalmente. (*2, 4, 5 e 12)

Patologias em Densitometria ssea


Principais Patologias Osteopenia: indica a diminuio da densidade mineral dos ossos, predecessora da osteoporose. Caracteriza-se osteopenia quando a massa ssea menor que 10 a 25% da considerada normal, maior do que esse valor considerada como osteoporose. (*2, 4, 5 e 12)

Imagem 1 osteopenia Segundo a Organizao Mundial de Sade, OMS, a osteoporose definida como doena caracterizada por baixa massa ssea e deteriorao da micro-arquitetura do tecido sseo e as partes mais afetadas na osteoporose so: o colo do fmur, coluna, a pelve e o punho. (*2, 4, 5 e 12)

Imagem 2 Fratura ssea Fratura ssea: ocorre quando h perda da continuidade ssea, normalmente com separao de um osso em dois ou mais fragmentos aps um traumatismo. (*2, 4, 5 e 12)

Posies Oficiais da SBDens Sociedade Brasileira de Densitometria Clnica 2006

Em tempos de prtica mdica dirigida por evidncias cientficas, temos quase sempre a sensao de que, como clnicos, trabalhamos protegidos pela sombra de dados cientficos slidos e conclusivos. Tal percepo nos faz mais autoconfiantes e, por consequncia lgica cria, em nossos pacientes, impresso semelhante. Tantos aspectos favorveis seriam incontestveis no fosse o volume de informaes cientficas que precisamos compilar, gerenciar e processar para que possamos nos sentir aptos a desempenhar nosso papel tcnico e profissional. Nesse sentido, h que se considerar o desenvolvimento tecnolgico no qual nosso tempo encontra-se submerso, que cria, a todo instante, demandas por conhecimento e questionamentos cada vez maiores e mais frequentes. A densitometria, desde sua apresentao comunidade cientfica h pouco mais de 40 anos, vem se desenvolvendo de forma extremamente rpida, com mudanas dinmicas de conceitos, critrios e aplicabilidades. medida que avanos tecnolgicos so introduzidos, cria-se uma lacuna entre o novo e a nossa j visceral necessidade de evidncias cientficas. Nesse contexto, posies oficiais que orientem a prtica, validadas pela comunidade cientfica, so indispensveis e cumprem papis importantssimos: Em primeiro lugar, padronizam a prtica do mtodo, uniformizando condutas e decises entre os diferentes profissionais e centros do pas e do mundo. Adicionalmente, a observncia s posies oficiais pe luz nas questes maiores que necessitam avanar em evidncias, estimulando os profissionais a criarem metodologias para validar ou modificar a prtica profissional atual. Finalmente, pode-se dizer que posies oficiais cumprem um importante papel em respaldar decises do ponto de vista mdico-legal. Quando posies oficiais validadas por nossas entidades maiores so seguidas, falhas profissionais por insuficincias na literatura no podem nos ser creditadas individualmente, uma vez que fica implcita vinculao do mdico ao melhor disponvel e sua dedicao em acompanhar o desenvolver de nossa profisso, resultando na renovao implcita dos juramentos um dia manifestados.

Densitometria ssea
Apresentao sobre o mtodo de diagnstico por imagem utilizado para mensurar corretamente a densidade mineral ssea. Nela, o autor enfatiza os fatores que influenciam diretamente o resultado final desse exame, tornado sua leitura muito importante para os estudantes e profissionais que atuam nessa rea.

You might also like