You are on page 1of 12

Jean-Paul Charles Aymard Sartre (Paris, 21 de Junho de 1905 Paris, 15 de Abril de 1980) foi um filsofo, escritor e crtico francs,

, conhecido como representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais tm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Era um artista militante, e apoiou causas polticas de esquerda com a sua vida e a sua obra. Repeliu as distines e as funes oficiais e, por estes motivos, se recusou a receber o Nobel de Literatura de 1964. Sua filosofia dizia que no caso humano (e s no caso humano) a existncia precede a essncia, pois o homem primeiro existe, depois se define, enquanto todas as outras coisas so o que so, sem se definir, e por isso sem ter uma "essncia" posterior existncia.

Biografia
1905 a 1918: a formao do escritor
Jean-Paul Sartre era filho de Jean-Baptiste Marie Eymard Sartre, oficial da marinha francesa e de Anne-Marie Sartre (Nascida Anne Marie Schweitzer). Quando seu filho nasceu, JeanBaptiste tinha uma doena crnica adquirida em uma misso na Cochinchina. Aps o nascimento de Jean-Paul, ele sofreu uma recada e retirou-se com a famlia para Thiviers, sua terra natal, onde morreu em 21 de setembro de 1906. Jean-Paul, rfo de pai, e ento com 15 meses, muda-se para Meudon com sua me, onde passam a viver na casa de seus avs maternos. O av de Sartre, Charles Schweitzer nasceu em uma tradicional famlia protestante alsaciana da qual faz parte, entre outros, o famoso missionrio Albert Schweitzer, sobrinho de Charles. Ao fim da guerra franco-prussiana, Charles optou pela cidadania francesa e tornou-se professor de alemo em Mcon onde conheceu e casou-se com Louise Guillemin, de origem catlica, com quem teve trs filhos, George, mile e AnneMarie. Aps o regresso de Anne-Marie, os quatro viveram em Meudon at 1911. O pequeno "Poulou", como Jean-Paul era chamado, dividia o quarto com a me. Em seu romance autobiogrfico "As Palavras" (Les Mots) confessa que desde cedo a considerava mais como uma irm mais velha do que como me. De sua primeira infncia ao fim da adolescncia, Sartre vive uma vida tipicamente burguesa, cercado de mimos e proteo. At os 10 anos foi educado em casa por seu av e por alguns preceptores contratados. Com pouco contato com outras crianas, o menino tornou-se, em suas prprias palavras, um "Cabotino" e aprendeu a usar a representao para atrair a ateno dos adultos com sua precocidade. Em 1911, a famlia Schweitzer mudou-se para Paris. Passa a ter acesso biblioteca de obras clssicas francesas e alems pertencente ao seu av. Aps aprender a ler, Jean-Paul alterna a leitura de Victor Hugo, Flaubert, Mallarm, Corneille, Maupassant e Goethe, com os quadrinhos e romances de aventura que sua me comprava semanalmente s escondidas do av. Sartre considerava serem essas suas "verdadeiras leituras", uma vez que a leitura dos clssicos era feita por obrigao educacional. A essas influncias, junta-se o cinema, que frequentava com sua me e que se tornaria mais tarde um de seus maiores interesses. Sartre conta em "As Palavras" que escrevia histrias na infncia tambm como uma forma de mostrar-se precoce. Suas primeiras histrias eram cpias de romances de aventura, em que apenas alguns nomes eram alterados, mas ainda assim faziam sucesso entre os familiares. Era incentivado pela me, pela av, pelo tio (que o presenteou com uma mquina de escrever) e por uma professora, a sra. Picard, que via nele a vocao de escritor profissional. Aos poucos, o jovem Sartre passou a encontrar sua verdadeira vocao na escrita.

Apenas seu av o desencorajava da escrita e o incentivava a seguir carreira de professor de letras. Sem enxergar nele o talento que os demais viam, mas conformado com o fato de que seu neto "tinha a bossa da literatura", incentivou Sartre a tornar-se professor por profisso e escrever apenas como segunda atividade. Assim, Sartre atribui ao av a consolidao de sua vocao de escritor: "Perdido, aceitei, para obedecer a Karl, a carreira de escritor menor. Em suma, ele me atirou na literatura pelo cuidado que desprendeu em desviar-me dela". Em 14 de abril de 1917 sua me casa-se novamente, com Joseph Mancy, que passa a ser cotutor de Sartre. Livre da dependncia dos pais, Anne-Marie muda-se com Sartre para a casa de Mancy em La Rochelle. Nesta cidade litornea, Sartre toma contato pela primeira vez com imigrantes rabes, chineses e negros. Mais tarde ele reconheceria esse perodo como a raiz de seu anticolonialismo e o incio do abandono dos valores burgueses.

1921 a 1936: a formao do filsofo


Em 1921 retorna ao Liceu Henri IV, agora como interno. Encontra Paul Nizan e os dois tornamse amigos inseparveis. De 1922 a1924, ambos estudam no curso preparatrio do liceu Louisle-Grand, onde se preparam para o concurso da cole Normale Superieure. Nessa poca despertou seu interesse pela filosofia. Sua primeira influncia importante foi a obra de Henri Bergson. Em 1924 ingressou na cole Normale Suprieure na mesma turma de Nizan, Daniel Agache e Raymond Aron. Msico e ator talentoso e sempre disposto a participar de brincadeiras e eventos sociais, Sartre torna-se muito popular entre os colegas. Os alunos da escola se dividem em grupos de afinidades religiosas ("ateus" e "carolas"), e faces polticas: Socialistas, comunistas, reacionrios, pacifistas. Sartre adere aos ateus e aos pacifistas e enquanto Aron e Nizan aderem aos crculos socialistas e comunistas e comeam a participar da vida poltica francesa, Sartre mantm o individualismo e o desinteresse pela poltica que conservaria at o fim da Segunda Guerra. No campo filosfico, alm de Bergson, passou a ler Nietzsche, Kant, Descartes e Spinoza. J na escola comea a desenvolver as primeiras ideias de uma filosofia da liberdade leiga, da oposio entre os seres e a conscincia, do absurdo e da contingncia que ele viria a desenvolver posteriormente em suas grandes obras filosficas. Seu principal interesse filosfico o indivduo e a psicologia. Em 1928 presta o exame de mestrado e reprovado. Durante o ano de preparao para a segunda tentativa, estuda com Nizan e Ren Maheu na Sorbonne. Conhece a namorada de Maheu, Simone de Beauvoir que mais tarde se tornaria sua companheira e colaboradora at o fim da vida. Maheu havia apelidado Simone de Beauvoir de "Castor", devido semelhana de seu nome com Beaver (Castor em ingls) e tambm "porque ela trabalhava como um castor". Sartre assume o apelido e passa a cham-la de Castor pessoalmente e em todas as cartas que lhe escreveu. Na segunda tentativa do mestrado, Sartre passa em primeiro lugar, no mesmo ano em que Beauvoir obtm a segunda colocao. Sartre e Beauvoir nunca formaram um casal monogmico. No se casaram e mantinham uma relao aberta. Sua correspondncia repleta de confidncias sobre suas relaes com outros parceiros. Alm da relao amorosa, eles tinham uma grande afinidade intelectual. Beauvoir colaborou com a obra filosfica de Sartre, revisava seus livros e tambm se tornou uma das principais filsofas do movimento existencialista. Sua obraliterria tambm inclui diversos volumes autobiogrficos, que frequentemente relatam o processo criativo de Sartre e dela mesma.

Entre 1929 e 1931, Sartre presta o servio militar e torna-se soldado meteorologista. Escreve alguns contos e comea a trabalhar em seu primeiro romance, "Factum sur la contingeance" (Panfleto sobre a contingncia), que depois viria a se chamar "La Nause" (A nusea). Embora tenha se candidatado ao cargo de auxiliar de catedrtico no Japo, ele nomeado professor de filosofia de um liceu em Havre onde permanece at 1936. Sartre ainda seria professor em Laon e Paris at 1944, quando abandonou definitivamente o magistrio. Em 1933, ele apresentado fenomenologia de Husserl por Raymond Aron, que havia retornado de um perodo como bolsista doInstitut Franais em Berlim. Percebendo a semelhana dessa corrente sua prpria teoria da contingncia, Sartre fica fascinado e imediatamente comea a estudar a fenomenologia atravs de uma obra introdutria. Por sugesto de Aron, candidata-se mesma bolsa e, aprovado, permanece em Berlim entre 1933 e 1934. Durante esta viagem, estuda a fundo a obra de Husserl e conhece tambm a filosofia de Martin Heidegger. Publica em 1936 o artigo La Transcendence de l'go (A Transcendncia do Ego), uma crtica teoria do Ego Husserliana que por sua vez se baseava no Cogito cartesiano. Sartre desafia o conceito de que o ego um contedo da conscincia e afirma que ele est fora da conscincia, no mundo e a conscincia se dirige a ele como a qualquer outro objeto do mundo. Este um dos primeiros passos para livrar a conscincia de contedos e torn-la o "Nada" que mais tarde seria um dos conceitos-chave do existencialismo. De volta Frana, continua a trabalhar nas mesmas ideias e entre 1935 e 1939 escreveL'Imagination (A Imaginao), L'Imaginaire (O Imaginrio) e Esquisse d'une thorie des motions (Esboo de uma teoria das emoes). Volta ento suas pesquisas para Heiddegger e comea a escrever Ltre et le nant (O ser e o nada). Em 1938 publica o romance La Nause (A nusea) e a coletnea de contos Le mur (O muro). A nusea apresenta, em forma de fico, o tema da contingncia e torna-se seu primeiro sucesso literrio, o que contribui para o incio da influncia de Sartre na cultura francesa e no surgimento da moda existencialista que dominou Paris na dcada de 1940.

1939 a 1945: a gnese do intelectual engajado


Em 1939 Sartre volta ao exrcito francs, servindo na Segunda Guerra Mundial como meteorologista. Em Nancy aprisionado no ano de 1940 pelos alemes, e permanece na priso at abril de 1941. De volta a Paris, alia-se Resistncia Francesa, onde conhece e se torna amigo de Albert Camus (do qual j conhecia a obra e sobre quem j havia escrito um ensaio elogioso a respeito do livro O Estrangeiro). A amizade entre Sartre e Camus perdurar at 1952, quando os dois rompem a relao publicamente devido publicao do livro do Camus O Homem Revoltado no qual Camus ataca criticamente o Stalinismo. Sartre defendia uma relao de colaborao critica com o regime da URSS e permitiu a publicao de uma crtica desastrosa sobre o livro do Camus em sua revista Les Temps Modernes (crtica esta que Camus respondeu de maneira extremamente dura) e que foi a gota dgua para o fim da relao de amizade). Mas at o final da vida Sartre admirar Camus, como ele mesmo expressa nas entrevistas que teve com Simone de Beauvoir em 1974 - e que ela publicou postumamente. Em 1943 publica seu mais famoso livro filosfico, L'tre et le Nant (O Ser e o Nada: Ensaio de Ontologia Fenomenolgica), que condensa todos os conceitos importantes da primeira fase de seu sistema filosfico.

Sua participao na Resistncia no aceita por todos, e o filsofo Vladimir Janklvitch o reprova por sua "falta de engajamento poltico" durante a ocupao alem, e v em seus posteriores combates em prol da liberdade uma tentativa de se redimir por esta atitude. Em 1945, ele cria e passa a dirigir junto com Maurice Merleau-Ponty a revista Les Temps Modernes (Tempos Modernos), onde so tratados mensalmente os temas referentes literatura, filosofia e poltica. Alm das contribuies para a revista, Sartre escreve neste perodo algumas de suas obras literrias mais importantes. Sempre encarando a literatura como meio de expresso legtima de suas crenas filosficas e polticas, escreve livros e peas teatrais que tratam das escolhas que os homens tomam frente s contingncias s quais esto sujeitos. Entre estas obras destacam-se a pea Huis Clos (Entre quatro paredes) (1945) e a trilogia Les Chemins de la libert (Os caminhos da Liberdade) composta pelos romances L'age de raison (A idade da razo) (1945), Le Sursis (Sursis) (1947) e Le mort dans l'me (Com a morte na alma) (1949). No perodo mais prolfico de sua carreira escreve ainda vrias peas de teatro e ensaios. Na dcada de 1950 assume uma postura poltica mais atuante, e abraa o comunismo. Tornase ativista, e posiciona-se publicamente em defesa da libertao da Arglia do colonialismo francs. A aproximao do marxismo inaugura a segunda parte da sua carreira filosfica em que tenta conciliar as ideias existencialistas de autodeterminao aos princpios marxistas. Por exemplo, a ideia de que as foras scio-econmicas, que esto acima do nosso controle individual, tm o poder de modelar as nossas vidas. Escreve ento sua segunda obra filosfica de grande porte, La Critique de la raison dialectique (A crtica da razo dialtica) (1960), em que defende os valores humanos presentes no marxismo, e apresenta uma verso alterada do existencialismo que ele julgava resolver as contradies entre as duas escolas. Considerado por muitos o smbolo do intelectual engajado, Sartre adaptava sempre sua ao s suas ideias, e o fazia sempre como ato poltico. Em 1963 Sartre escreve Les Mots (As palavras, lanado em 1964), relato autobiogrfico que seria sua despedida da literatura. Aps dezenas de obras literrias, ele conclui que a literatura funcionava como um substituto para o real comprometimento com o mundo. Em 1964 recebe o Nobel de Literatura, que ele recusa pois segundo ele "nenhum escritor pode ser transformado em instituio". Morre em 15 de abril de 1980 no Hospital Broussais (em Paris). Seu funeral foi acompanhado por mais de 50 000 pessoas. Est enterrado no Cemitrio de Montparnasse em Paris. No mesmo tmulo jaz Simone de Beauvoir.

Cronologia
1905 - Sartre nasce em Paris em 21 de junho. 1907 - Morte de seu pai. Muda-se para a casa do av materno, em Meudon; retorna a Paris quatro anos depois. 1924 - Sartre matricula-se na Escola Normal Superior, em Paris. Conhece Simone de Beauvoir. 1931 - nomeado professor de filosofia no Havre. 1936 - Sartre publica A Imaginao e A Transcendncia do Ego. 1940 - Servindo na guerra, Sartre feito prisioneiro pelos alemes e enviado a um campo de concentrao.

1941 - Liberto, volta Frana e entra para a Resistncia. Funda o movimento Socialismo e Liberdade. 1943 - Publica O Ser e o Nada. 1945 - Sartre dissolve Socialismo e Liberdade e funda, com Merleau-Ponty, a revista Les Temps Modernes. 1952 - Sartre ingressa no Partido Comunista Francs. 1956 - Rompe com o Partido Comunista. Escreve O Fantasma de Stlin. 1960 - Sartre publica Crtica da Razo Dialtica. 1964 - Publica As Palavras. Recusa o Nobel de Literatura por acreditar que "nenhum escritor pode ser transformado em instituio" 1968 - Durante a revolta estudantil na Frana e em vrias partes do mundo, Sartre pe-se ao lado dos estudantes da barricada. 1970 - Sartre assume simbolicamente a direo do jornal esquerdista La Cause de Peuple, em protesto priso de seus diretores. 1971 - Publica O Idiota da Famlia. 1973 - Colabora na fundao do jornal libertrio Libration. 1980 - Morre em 15 de abril.

O existencialismo de Sartre
Baseado principalmente na fenomenologia de Husserl e em 'Ser e Tempo' de Heidegger, o existencialismo sartriano procura explicar todos os aspectos da experincia humana. A maior parte deste projeto est sistematizada em seus dois grandes livros filosficos: O ser e o nada e Crtica da razo dialtica.

O Em-si
importante postular que a forma como Sartre entende aquilo que ele batiza de "Em-si", termo emprestado de Hegel, diferente daquilo que outros pensadores da existncia, como Heidegger, iro compreender o mesmo campo. Segundo o existencialismo sartriano, o mundo povoado de "Em-si". Podemos entender um Em-si como qualquer objeto existente no mundo e que no nada alm daquilo que . Este modo de apario do ser, que no o nico, fundamentado em trs caractersticas: o ser , o ser o que , o ser em-si. Estas trs caractersticas poderamos resumir dizendo que este ser opaco a si mesmo, absoluta plenitude de ser, retomando, segundo Gerd Bornheim, a ideia de um ser esfrico presente em Parmnides, que no pode ser penetrado por nada externo a ele. A grosso modo, podemos dizer que possuem o modo de ser do Em-si todos aqueles objetos , que no possuem conscincia, que no se fundam na alteridade, na presena do outro. Um ser Em-si no tem potencialidades nem conscincia de si ou do mundo. Ele apenas .

O Para-si
A conscincia humana um tipo diferente de ser, por possuir conhecimento a seu prprio respeito e a respeito do mundo. uma forma diferente de ser, chamada Para-si. o Para-si que faz as relaes temporais e funcionais entre os seres Em-si, e ao fazer isso, constri um sentido para o mundo em que vive. O Para-si no tem uma essncia definida. Ele no resultado de uma ideia pr-existente. O existencialismo sartriano desconsidera a existncia de um criador que tenha predeterminado a essncia e os fins de cada pessoa. preciso que o Para-si exista, e durante essa existncia ele define, a cada momento o que sua essncia. Cada pessoa s tem como essncia imutvel, aquilo que j viveu. Posso saber que o que fui se definiu por algumas caractersticas ou qualidades, bem como pelos atos que j realizei, mas tenho a liberdade de mudar minha vida deste momento em diante. Nada me compete a manter esta essncia, que s conhecida em retrospecto. Podemos afirmar que meu ser passado um Em-si, possui uma essncia conhecida, mas essa essncia no predeterminada. Ela s existe no passado. Por isso se diz no existencialismo que "a existncia precede e governa a essncia". Por esta mesma razo cada Para-si tem a liberdade de fazer de si o que quiser.

Liberdade em Sartre
Sartre defende que o homem livre e responsvel por tudo que est sua volta. Somos inteiramente responsveis por nosso passado, nosso presente e nosso futuro. Em Sartre, temos a ideia de liberdade como uma pena, por assim dizer. "O homem est condenado a ser livre". Se, como Nietzsche afirmava, j no havia a existncia de um Deus que pudesse justificar os acontecimentos, a ideia de destino, passava a ser inconcebvel, sendo ento o homem o nico responsvel por seus atos e escolhas. Para Sartre, nossas escolhas so direcionadas por aquilo que nos aparenta ser o bem, mais especificamente por um engajamento naquilo que aparenta ser o bem e assim tendo conscincia de si mesmo. Em outras palavras, para o autor, o homem um ser que "projeta tornar-se Deus". Segundo o comentrio de Artur Polnio, "se a vida no tem, partida, um sentido determinado [], no podemos evitar criar o sentido de nossa prpria vida". Assim, "a vida nos obriga a escolher entre vrios caminhos possveis [mas] nada nos obriga a escolher uma coisa ou outra". Assim, dentro dessa perspectiva, recorrer a uma suposta ordem divina representa apenas uma incapacidade de arcar com as prprias responsabilidades. Sartre no nega por completo o determinismo, mas determina o ser humano atravs da liberdade, no somos, afinal, livres para no ser livres. Afinal de contas, no Deus, nem a natureza, tampouco a sociedade que nos define, que define o que somos por completo ou nossa conduta. Somos o que queremos ser, o que escolhemos ser; e sempre poderemos mudar o que somos. o quem ir definir. Os valores morais no so limites para a liberdade. Em Paris, sob o domnio alemo, Sartre pde utilizar suas referncias para a liberdade. Organizava-se a Resistncia Francesa. Sartre desejava participar do movimento, mas agindo a sua maneira. No chegou a pegar no fuzil. Sua arma continuava sendo a palavra. Nesta circunstncia, o teatro parecia-lhe o instrumento mais adequado para atingir o pblico e transmitir sua mensagem. Assim surgiu a primeira pea teatral de Sartre, As Moscas, encenada em 1943.

Animado pelo xito de sua primeira experincia, em 1945 Sartre volta cena com a pea Entre Quatro Paredes, cujos personagens vivem os grandes problemas existenciais que o autor aborda em sua filosofia.

Limitao da liberdade
A liberdade d ao homem o poder de escolha, mas est sujeita s limitaes do prprio homem. Esta autonomia de escolha limitada pelas capacidades fsicas do ser. Para Sartre, porm, estas limitaes no diminuem a liberdade, pelo contrrio, so elas que tornam essa liberdade possvel, porque determinam nossas possibilidades de escolha, e impem, na verdade, uma liberdade de eleio da qual no podemos escapar.

A existncia, a responsabilidade e a m-f


Segundo Raymond Plant, em seu livro Poltica, Teologia e Histria, o argumento de que a essncia precede a existncia implica a necessidade de um criador; assim, quando um objeto vai ser produzido (um martelo, uma caneta, uma mquina), ele obedece a um plano prconcebido, que estabelece sua forma, suas principais caractersticas e sua funo, ou seja, ele possui um propsito definido, uma essncia que define sua forma e utilidade, e precede a sua existncia. Sendo Sartre um representante do existencialismo ateu, ele defende que h um ser onde essa situao se inverte, e a existncia precede a essncia: o ser humano. Assim, seria o prprio homem o definidor de sua essncia, e no Deus, como advogava o existencialismo cristo. Em sua conferncia "O existencialismo um humanismo", Sartre afirma que o ser humano o nico nesta condio; ns existimos antes que nossa essncia seja definida. Esse seria um dos preceitos bsicos do Existencialismo. Assim, o autor nega a existncia de uma suposta "essncia humana" (pr-concebida), seja ela boa ou ruim. As nossas escolhas cabem somente a ns mesmos, no havendo, assim, fator externo que justifique nossas aes. O responsvel final pelas aes do homem o prprio homem. Nesse sentido, o existencialismo sartriano concede importante relevo a responsabilidade: cada escolha carrega consigo a obrigao de responder pelos prprios atos, um encargo que torna o homem o nico responsvel pelas consequncias de suas decises. E cada uma dessas escolhas provoca mudanas que no podem ser desfeitas, de forma a modelar o mundo de acordo com seu projeto pessoal. Assim, perante suas escolhas, o homem no apenas torna-se responsvel por si, mas tambm por toda a humanidade. Essa responsabilidade a causa da angstia dos existencialistas. Essa angstia decorre da conscincia do homem de que so as suas escolhas que definiro a sua essncia, e mais, de que essas escolhas podem afetar, de forma irreversvel, o prprio mundo. A angstia, portanto, vem da prpria conscincia da liberdade e da responsabilidade em us-la de forma adequada. Sartre nega, ainda, a suposio de que haja um propsito universal, um plano ou destino maior, onde seramos apenas atores de um roteiro definido. Isto implica a constatao de que apenas ns mesmos definimos nosso futuro, atravs de nossa liberdade de escolha. Porm,

Sartre no se restringe em "justificar" a angstia dos existencialistas, fruto da conscincia de sua responsabilidade, mas vai alm, e acusa como m-f a atitude daqueles que no procedem de tal forma, renunciando, assim, a prpria liberdade. De acordo com o autor, a m-f uma defesa contra a angstia criada pela conscincia da liberdade, mas uma defesa equivocada, pois atravs dela nos afastamos de nosso projeto pessoal, e camos no erro de atribuir nossas escolhas a fatores externos, como Deus, os astros, o destino, ou outro. Nesse sentido, Sartre considerava tambm a ideia freudiana de inconsciente como um exemplo de m-f. Podemos dizer, ento, que para os existencialistas a m-f compreendia a mentira para si prpria, sendo imprescindvel para o homem abandonar a m-f, passando ento a condio de ser consciente e responsvel por suas escolhas. Ao fazer isso, o homem passa, invariavelmente, a viver num estado de angstia, pois deixa de se enganar, mas em compensao retoma a sua liberdade em seu sentido mais pleno.

O outro
As outras pessoas so fontes permanentes de contingncias. Todas as escolhas de uma pessoa levam transformao do mundo para que ele se adapte ao seu projeto. Mas cada pessoa tem um projeto diferente, e isso faz com que as pessoas entrem em conflito sempre que os projetos se sobrepem. Mas Sartre no defende, como muitos pensam, o solipsismo. O homem por si s no pode-se conhecer em sua totalidade. S atravs dos olhos de outras pessoas que algum consegue se ver como parte do mundo. Sem a convivncia, uma pessoa no pode-se perceber por inteiro. "O ser Para-si s Para-si atravs do outro", ideia que Sartre herdou de Hegel. Cada pessoa, embora no tenha acesso s conscincias das outras pessoas, pode reconhecer neles o que tm de igual. E cada um precisa desse reconhecimento. Por mim mesmo no tenho acesso minha essncia, sou um eterno "tornarme", um "vir-a-ser" que nunca se completa. S atravs dos olhos dos outros posso ter acesso minha prpria essncia, ainda que temporria. S a convivncia capaz de me dar a certeza de que estou fazendo as escolhas que desejo. Da vem a ideia de que "o inferno so os outros", ou seja, embora sejam eles que impossibilitem a concretizao de meus projetos, colocando-se sempre no meu caminho, no posso evitar sua convivncia. Sem eles o prprio projeto fundamental no faria sentido.

Crticas ao existencialismo sartriano


O existencialismo ateu de Sartre, por sua natureza avessa aos dogmas da igreja e da moral constituda, atraiu muitos grupos que viam na defesa da liberdade e da vida autntica um endosso vida desregrada - obviamente, por um erro na compreenso do que h de essencial na concepo de liberdade elaborada pelo filsofo francs. Por razes semelhantes foi vista por muitos como uma filosofia nociva aos valores da sociedade e manuteno da ordem. Seria uma filosofia contra a humanidade. Esta uma das razes porque toda a obra de Sartre foi includa no Index de obras proibidas pela Igreja Catlica. Sartre responde a isso na conferncia "O existencialismo um humanismo" em que afirma que o existencialismo no pode ser refgio para os que procuram o escndalo, a inconsequncia e

a desordem. O movimento, segundo este texto, no defende o abandono da moral, mas a coloca em seu devido lugar: na responsabilidade individual de cada pessoa. O existencialismo reconhece, assim, a possibilidade de uma moral laica em que os valores humanos existem sem a necessidade da existncia de Deus. A moral existencialista pretende que as escolhas morais no sejam determinadas pelo medo da punio divina, mas pela conscincia da responsabilidade. No meio acadmico, o existencialismo foi criticado por tratar exclusivamente de questes ontolgicas, e por sua defesa da auto-determinao. O existencialismo seria uma filosofia excessivamente preocupada com o indivduo, sem levar em conta os fatores scioeconmicos, culturais e os movimentos histricos coletivos que, segundo o marxismo e o estruturalismo, determinam as escolhas e diminuem a liberdade individual. Em resposta a esta crtica, Sartre fez alteraes ao seu sistema, e escreveu "A crtica da razo dialtica" como tentativa de compatibilizar o existencialismo ao marxismo. Dos dois tomos planejados, apenas o primeiro foi publicado em vida em 1960. O segundo tomo, inacabado, foi publicado postumamente. Neste texto, afirma que "o marxismo a filosofia insupervel de nosso tempo", e admite que enquanto a humanidade estiver limitada por leis de mercado e pela busca da sobrevivncia imediata, a liberdade individual no poderia ser totalmente alcanada. No se pode negar sua duradoura influncia sobre os mais variados ramos do conhecimento humano. Por ser muito voltado discusso de aspectos formadores da personalidade humana, o existencialismo exerceu influncia na psicologia de Carl Rogers, Fritz Perls, R. D. Laing e Rollo May. Na literatura, influenciou a poesia da Gerao Beat, cujos maiores expoentes foram Jack Kerouac,Allen Ginsberg e William S. Burroughs, alm dos dramaturgos do chamado Teatro do absurdo. Sartre prova sua relevncia at na TV contempornea, onde o cultuado produtor Joss Whedon costuma inserir o existencialismo em seus projetos Buffy, a Caa Vampiros,Angel e Firefly - o que, atravs da repetio descontextualizada dos jarges existencialistas, acaba por contribuir para a incompreenso e refora preconceitos j existentes. Atravs de suas contribuies arte, Sartre conseguiu inserir a filosofia na vida das pessoas comuns. Esta continua a ser sua maior contribuio cultura mundial.

Obra
L'imagination (A imaginao), ensaio filosfico - 1936 La transcendance de l'go (A transcendncia do ego), Ensaio filosfico - 1937 La nause (A nusea), romance - 1938 Le mur (O muro), contos - 1939 Esquisse d'une thorie des motions (Esboo de uma teoria das emoes), ensaio filosfico - 1939 L'imaginaire(O imginrio), ensaio filosfico - 1940 Les mouches (As moscas), teatro - 1943 L'tre et le nant (O ser e o nada), tratado filosfico - 1943 Rflexions sur la question juive (Reflexes sobre a questo judaica), ensaio poltico - 1943 Les Lettres Nouvelles (A Repblica da Silncio),ensaio filosfico - 1944 Huis clos (Entre quatro paredes), teatro - 1945 Les Chemins de la libert (Os Caminhos da Liberdade) trilogia, compreendendo: L'age de raison (A idade da razo), romance - 1945

Le sursis (Sursis), romance - 1947 La mort dans l'me (Com a morte na alma), romance - 1949

Morts sans spulture (Mortos sem sepultura), teatro 1946 L'Existentialisme est un humanisme (O existencialismo um humanismo), transcrio de uma conferncia proferida em 1946 - Texto posteriormente rejeitado por Sartre. La putain respectueuse (A prostituta respeitosa), teatro - 1946 Qu'est ce que la littrature? (O que a literatura?), ensaio - 1947 Baudelaire - 1947 Les jeux sont faits (Os dados esto lanados), romance - 1947 Situations, Vrios volumes que renem ensaios polticos literrios e filosficos 1947 a 1965 Les Mains Sales (As mos sujas), teatro - 1948 L'Engrenage (A engrenagem), teatro - 1948 Orphe noir (Orfeu negro), teatro - 1948 Le diable et le bon dieu (O diabo e o bom Deus), teatro - 1951 Saint Genet, comdien et martyr (Saint Genet, ator e mrtir), biografia de Jean Genet 1952 Les squestrs d'Altona (Os sequestrados de Altona) - 1959 Critique de la raison dialectique - Tome I: thorie des ensembles pratiques (Crtica da razo dialtica, Tomo I), tratado filosfico -1960 Furaco sobre Cuba- 1961escrito juntamente com Fernando Sabino e Rubem Braga" Les mots (As palavras), Autobiografia - 1964 L'idiot de la famille - Gustave Flaubert de 1821 a 1857 (O idiota de famlia), biografia inacabada de Gustave Flaubert. Apenas dois dos quatro volumes planejados foram escritos - 1971 (Vol I) 1972 (vol II)

Obras pstumas
Carnets de la drle de guerre (Dirio de uma guerra estranha), Dirio escrito entre setembro de 1939 e maro de 1940 - 1983. Reedio ampliada em 1995. Cahiers pour une morale (Cadernos por uma moral). Esboo inacabado de uma teoria moral existencialista preconizada em O ser e o nada. Escrito em 1947 e 1948 - 1983. Lettres au Castor et quelques autres. Dois volumes abarcando correspondncia de 1926 a 1963. Organizado por Simone de Beauvoir -1983 Le scnario Freud (Freud, alm da alma), Roteiro do filme de John Huston realizado por Sartre entre 1959 e 1960 e no utilizado integralmente devido a conflitos com o diretor 1984 Critique de la raison dialectique - Tome II: l'inteligibilit de l'histoire (Crtica da razo dialtica - Tomo II: a inteligibilidade da histria), Ensaio filosfico. Escrito em 1958 e publicado em 1985. Sartre no Brasil: a conferncia de Araraquara. Edio bilngue (portugus e francs) contendo a transcrio da conferncia na Faculdade de Filosofia de Araraquara em 4 de setembro de 1960 - 1986.

Verit et Existence (Verdade e Existncia), fragmentos de um ensaio filosfico escrito em 1948 - 1989 crits de jeunesse (Escritos da juventude), textos escritos entre 1922 e 1928 - 1990 Le reine Albemarle ou le dernier touriste (A rainha Albemarle ou o ltimo turista), fragmentos inacabados escritos em 1951 e publicados em 2009 (no Brasil).

Algumas frases:
Sartre, "O Existencialismo um Humanismo".

"Felizmente os aplausos no me faltam: escutem eles minha tagarelice ou a Arte da Fuga, os adultos esboam o mesmo sorriso de degustao maliciosa e de conivncia; isso mostra o que sou no fundo: um bem cultural." Sartre (1963) pg. 30.

"Eu fazia entretanto verdadeiras leituras: fora do santurio, em nosso quarto ou debaixo da mesa da sala de jantar; daquelas eu no falava a ningum e ningum, salvo minha me, me falava delas." Sartre (1964), pp. 53-54

"Eu escapava comdia: no trabalhava ainda, porm no brincava mais, o mentiroso encontrava sua verdade na elaborao de suas mentiras." - Sartre (1963), pg 111. "() a literatura no dava de comer. Sabia eu que escritores famosos haviam morrido de fome? Que outros, para comer, tinham se vendido? Se eu pretendia conservar minha independncia, convinha escolher uma segunda profisso. O magistrio prometia lazeres;" Sartre (1963), pg 113

"Sartre begins by establishing two categories of being he is going to investigate, except that now he employs the language of Hegel in his definitions. The first category is the en-soi (in-itself), which is being-in-itself, the object, totally self-sufficient. The second category is the pour-soi (for-itself), which is the consciousness of the reflected ego, the cogito". (Sartre comea por estabelecer duas categorias de ser que ele vai investigar exceto que agora, ele emprega a linguagem de Hegel em suas definies. A primeira categoria o en-soi (em-si), que o ser-em-si, o objeto, totalmente autossuficiente. A segunda categoria o pour-soi (para-si), que a conscincia do ego reflexivo, o cogito.) Kleinberg (2007), pg 134

Bibliografia
COHEN-SOLAL, Annie. Sartre: uma Biografia. Traduo de Milton Persson. 2.ed. Porto Alegre: L&PM Editores, 2008. ISBN 85-254-1776-4

__________. Sartre. Traduo de Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM Editores, 2005. ISBN 85-254-1443-3 GUTTING, Gary. French Philosophy in the Twentieth Century . Port Chester, NY: Cambridge University Press, 2001. p. 125. KLEINBERG, Ethan. Generation Existential: Heidegger's Philosophy in France, 1927-1961. [S.l.]: Cornell University Press, 2007. 294 p. ISBN 0801473829. Pgina visitada em 27 de agosto de 2012. LVY, Bernard-Henri. O Sculo de Sartre. Traduo de Jorge Bastos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2001. ISBN 85-209-1229-X MOUTINHO, Luiz Damon Santos. Sartre: Existencialismo e Liberdade (Coleo Logos). So Paulo: Moderna, 1996. ISBN 85-16-01226-3 NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Cincia. So Paulo: Hemus, 1981. p. 343. PERDIGO, Paulo. Existncia e Liberdade. Porto Alegre: L&PM, 1995. ISBN 85-254-05027 PLANT, Raymond. Politics, Theology and History. Port Chester, NY: Cambridge University Press, 2001. p. 246. RIBEIRO, Renato Janine. "O Pensador que Engajou a Filosofia na Poltica". Revista Cult (Especial Filosofia). So Paulo: Editora Bregantini, novembro 2005, ano 8, nmero 97, pp. 52-55. ISSN 1414707-6 ROUTLEDGE STAFF. Concise Routledge Encyclopedia of Philosophy. Florence, KY: Routledge, 2000. p. 265. ROWLEY, Hazel. Tte--Tte: Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre (traduo de Adalgisa Campos da Silva) - Rio de Janeiro: Objetiva, 2006. ISBN 85-7302-782-7 SARTRE, Jean-Paul. As Palavras. Traduo de J. Guinsburg. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. ISBN 85-209-1072-6 __________. Crtica da Razo Dialtica. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002. __________. O Existencialismo um Humanismo. Apud Os Pensadores. Vol. XLV. So Paulo: Abril Cultural. p. 09-28. VISKER, Rudi. "Was Existentialism Truly a Humanism?" Sartre Studies International 13.1 (junho 2007): 3(13). Academic OneFile. Gale. CAPES. 1.2008.

Ligaes externas
Perfil no stio oficial do Nobel de Literatura 1964 (em ingls) Sartre, Vida e Obra - Rubem Queiroz Cobra (em portugus) The Jean-Paul Sartre Archive (em ingls) A antropologia estrutural e histrica de Jean-Paul Sartre, Sens Public Sartre, Textos em linha, Sens Public

You might also like