You are on page 1of 9

2

Marina Bento de Castro Letcia Aparecida Pimentel Gomes Franciely Rufino de Almeida Lima Joo Lucas Pinheiro Leite Marlia Lima Roberto Sirlene Aparecida Eustquio Lays Xavier Ferreira Lopes Priscila M. de Castro Madureira Jlia Silva Martins

Medicamentos injetveis intra articular

Trabalho

Acadmico

apresentado

Professora Dra. Vanessa Neves de Oliveira que leciona a disciplina de Anatomia XI para o curso de Farmcia 02/2012.

Juiz de Fora-MG

07/03/2013

ndice

1-Introduo

2- Infiltraes articulares

3-Medicamentos Injetveis Intra articular e Patologias relacionadas

3.1-Injees hormonais atravs de Corticides 3.1.1 Patologia relacionada: Artrite Reumatide (AR)

3.2-Injees de cido Hialurnico 3.2.1 Patologia relacionada: Osteoartrite (AO)

4-Mtodos de aplicao de injetveis

5- Contra indicaes de injetveis intra articulares

6- Concluso

7- Referncias Bibliogrficas

1- INTRODUO

Articulao a unio de duas peas esquelticas: cartilagem e osso. Ela permite o contato entre o esqueleto, o crescimento sseo e capacita a movimentao de partes do corpo. As articulaes so classificadas de acordo com a maneira e o tipo de material com o qual os ossos articulantes so unidos,So de trs tipos fibrosa, cartilaginosa e sinovial. a articulao sinovial que recebe as infiltraes; este procedimento indicado quando a articulao apresenta um processo inflamatrio que no consegue ser tratado por meio de medidas tradicionais, como medicaes orais, gelo e fisioterapia. Outra indicao para as infiltraes no tratamento da artrose, porm, nesses casos, a medicao injetada diferente dos corticides dos casos inflamatrios. A injeo de medicamentos nas articulaes uma alternativa aos medicamentos convencionais, sua durao no certa, podendo durar em torno de seis meses. O nmero de infiltraes em uma articulao no limitado, mas o uso indiscriminado no aconselhado.

2-INFILTRAES ARTICULARES

A infiltrao articular a injeo feita dentro da articulao,depositando as medicaes diretamente na cavidade articular para aliviar a dor, ajudar a preservar a funo, prevenir a contrao incorreta dos msculos impedindo que este volte ao seu estado de relaxamento, e retardar a atrofia muscular, alm de auxiliar no tratamento com medicaes orais quando estas no esto fazendo o efeito esperado.As medicaes geralmente administradas via intra-articular incluem corticosteride, anestsicos e lubrificantes.Basicamente, podem ser divididas em medicao com ou sem corticide . Sem o corticide o tratamento tem o mesmo efeito de outras medicaes ingeridas oral, por inalao, mas agem mais rpido, possuem maior concentrao e duram um maior perodo. J com o tratamento com o corticide agressivo e pode ser perigoso quando usadas sem os devidos cuidados, pois este anestesia o local, porm a regio continua lesionada, possibilitando o agravamento do trauma........................

3- MEDICAMENTOS INJETVEIS INTRA - ARTICULARES E PATOLOGIAS RELACIONADAS

3.1-Injees hormonais atravs de Corticides

Corticoides, tambm chamados de esteroides, so hormnios produzidos pelas glndulas suprarrenais que possuem propriedades anti-inflamatrias, que atuam de forma muito rpida e potente suprimindo a inflamao atravs da interferncia com as reaes imunolgicas. Alm de alterarem a imunidade (so imunossupressores), e agirem como anti-inflamatrios, esto tambm envolvidos em muitos outros processos de regulao do nosso organismo como, por exemplo, na funo do corao e dos vasos, nas respostas ao stress, no metabolismo das gorduras, dos aucares e da gua, e na regulao da presso sangunea, entre outros. Intra-articulares de esteroides reduzem o nmero de linfcitos, macrfagos e mastcitos, o que, por sua vez, reduzem a fagocitose, a liberao da enzima lisossmica e a liberao de mediadores inflamatrios. A inflamao reduzida atravs da liberao de interleucina-1, leucotrienos e prostaglandinas, os quais so responsveis pela sensibilidade a dor. Com a reduo desses mediadores inflamatrios, sintomas de dor, muitas vezes so melhorados, pois so injetados no local da dor nas articulaes. 4

Os corticosterides (geralmente o Hexacetonide de Triancinolona o mais eficaz de todos ou o Acetonide de Triancinolona) persiste dentro da articulao injetada, Porm, a durao deste efeito muito varivel, podendo durar de semanas a meses na maioria dos pacientes. Uma ou mais articulaes podem ser tratadas em cada sesso de infiltrao, como a anestesia local e geral, e a sedao (com Midazolam, por exemplo), dependendo do nmero de articulaes a ser tratado em cada sesso e da idade do paciente.

3.1.1 Patologia relacionada: Artrite Reumatide (AR)

uma doena autoimune, sistmica, crnica e progressiva, caracterizada pela inflamao das articulaes. Causa a perda da forma e do alinhamento das articulaes, resultando em dor e inchao e podendo levar destruio irreversvel da articulao e consequente incapacidade....................................... As manifestaes caractersticas da AR incluem rigidez, inchao, dor e limitao do movimento, principalmente nas articulaes das mos, ps, joelhos, ombros e pescoo.Os tratamentos existentes para a Artrite Reumatides so os glicocorticides (corticosterides): so anti-inflamatrios no-esterides (AINE) que controlam os sinais e sintomas da AR, como a dor e a inflamao.So medicamentos anti-inflamatrios do grupo do cortisol - um esteride produzido naturalmente pelo corpo - que atua impedindo a inflamao.

3.2- Injees de Acido Hialurnico

O cido hialurnico esta inserido no grupo das glicosaminoglicanas sendo uma das substncias que compem o lquido sinovial. Ele o leo que lubrifica as articulaes e tendes. um polissacardeo de alta viscosidade naturalmente produzido pelas clulas B da membrana sinovial, que serve tanto como lubrificante quanto como amortecedor de choques. A viscossuplementao (VS) a injeo de cido hialurnico (AH) nas articulaes diartrodiais, visando restaurar as propriedades fsicas do lquido sinovial, com objetivo mecnico, analgsico, anti-inflamatrio e condroprotetor. um procedimento simples e pode ser realizado ambulatorialmente. Traz benefcio para dor e funo, e tambm altera favoravelmente o curso da

doena, melhorando quantitativamente e qualitativamente a cartilagem articular.

3.2.1Patologia relacionada:Osteoartrite(AO)

A osteoartrite (AO) uma patologia de origem multifatorial que leva degenerao da cartilagem articular, afetando todos os componentes da articulao. um processo lento, progressivo e desabilitante, com alta prevalncia na populao adulta. No existe tratamento que retarde a evoluo ou reverta o processo patolgico que conduz osteoartrite. O objetivo do tratamento aliviar sintomas e permitir que os portadores levem vida normal, sem dores ou limitaes de movimento...O lquido sinovial na osteoartrose (OA) apresenta reduo na sua viscoelasticidade. Para a lubrificao e proteo das clulas e tecidos articulares, alta viscoelasticidade fundamental. Desse modo, uma das causas da dor e diminuio da mobilidade articular pode ser a diminuio do efeito protetor desse meio viscoelstico nos receptores dolorosos do tecido sinovial. A viscossuplementao uma teraputica relativamente nova, que age diretamente numa das causas da dor e rigidez na OA, substituindo o meio sinovial de baixa viscoelasticidade por uma soluo de cido hialurnico de alta viscoelasticidade.

4- MTODOS DE APLICAO DE INJETVEIS

A orientao da imagem com o auxlio de ultrassom ou fluoroscopia (tcnica utilizada para obter imagens em tempo real das estruturas internas de um paciente atravs de Raios X) uma ferramenta valiosa para ajudar a acessar as articulaes difceis, como o quadril. Aspirao de lquido sinovial antes de injeo de um esteroide um mtodo que pode permitir uma maior preciso. As figuras ilustram os locais anatmicos para injetveis no ombro e joelho.

As imagens mostram espaos no ombro e joelho, que podem ser tratados atravs de uma injeo intra-articular..Na aplicao dos medicamentos injetveis no podero existir dvidas quanto qualidade do produto a ser administrado e, caso o medicamento apresentar caractersticas diferenciadas, como cor,odor, turvao ou presena de corpo estranho no interior do medicamento, o mesmo no dever ser administrado..A habilidade do profissional deve ser considerado.Pois cabe a ele avaliar qual o procedimento adequado para cada caso,e os cuidados de higiene e assepsia para evitar problemas de contaminao do produto e infeco graves ao paciente.

5- CONTRA INDICAES

As injees possuem contra-indicaes, como coagulopatia, infeco na pele ou tecido mole suprajacente. H alguma evidncia de que a repetio de injees nas pequenas articulaes da mo pode causar deformidade. Analogamente, injees em inseres tendinosas podem resultar em ruptura. contra-indicada em pacientes com infeco articular, fratura ou instabilidade articular ou infeco fngica sistmica.

6- CONCLUSO

Medicamentos injetveis intra-articulares, so usados como alternativos aos medicamentos convencionais.So aplicados nas articulaes quando elas apresentam processos inflamatrios.Os corticosterides e as viscossuplementaes so as injees mais indicadas para o alvio da dor a curto prazo.Por essa razo, essas infiltraes so mais usadas no tratamento de patologias envolvendo articulaes como a artrite reumatide,cuja medicao injetada o corticide, e a osteoartrite, tratada com cido hialurnico. Esses procedimentos uma forma para o tratamento de dor aguda ou crnica nas articulaes. Deve ser levada em considerao a habilidade do profissional,pois cabe a ele avaliar qual procedimento adequado para cada caso: o uso de medicamentos orais, infiltrados ou tratamentos alternativos.

7-REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

http://www.institutodosorriso.com.br/?cont=viasdeadministracao Livro Anatomia orientada paraClnica- quarta edio-Keith L. Moore http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA934AJ/aplicacao-injetaveis Resende MU. Viscossuplementao no tratamento da osteoartrose do Joelho. Revista do Joelho. 2006 Jan/Fev;3. http://www.cerir.org.br/revistas/marco2003/mensagens.htm

You might also like