You are on page 1of 521

Rudo O som composto por ondas formadas por variaes de presso do ar. um tipo de vibrao, s que sonora.

ra. Estas variaes de presso (som) atingem a nossa orelha, entram no nosso ouvido at bater no tmpano (pele fina esticada como um tambor). O tmpano vibra com qualquer som e mexe com trs ossinhos minsculos ligados ao caracol (ou clclea), fazendo com que esses movimentos sejam levados ao crebro atravs de condutores nervosos, que nos faz perceber e compreender o som.

Compresso do ar

Comprimento da onda

Variao na Presso do Ar Amplitude

Distncia da fonte

As propriedades importantes do rudo no ambiente de trabalho so: Freqncia; Presso sonora; Energia sonora Tempo de exposio.

Freqncia: o nmero de variaes da presso ao longo do tempo e medida em ciclos por segundo ou Hertz (Hz). O alcance da audio humana estende-se aproximadamente de 20 a 20.000 Hertz (20 Hz a 20 kHz). Alm disso, o padro de audibilidade , s vezes, complexo e subjetivo. O ouvido humano no igualmente sensvel a todas as freqncias, mas mais sensvel na faixa de 2000 a 6000 Hz, e menos sensvel nas freqncias muito altas ou muito baixas. O som da conversao humana situa-se principalmente na faixa de 300 a 3000 Hz.

Presso sonora: a quantidade de deslocamento de ar criado por uma fonte de rudo. A presso sonora usualmente expressa em unidade chamada Pascal (Pa). Uma pessoa saudvel pode ouvir presses to baixas quanto 0,00002 Pa. Uma conversao normal produz presses de 0,02 Pa. Uma fonte de rudo intenso, como uma bomba propulsora, pode gerar presses de 1 Pa e um rudo pode ser doloroso em torno de nveis de 20 Pa.

Os sons que comumente ouvimos tm uma faixa extremamente larga de valores de presso sonora (0,00002 Pa 20 Pa). Por causa desta grande amplitude, usamos a escala de decibel (dB ou dcimo de Bel em homenagem a Graham Bell) como unidade de medida da intensidade ou nvel da presso sonora (NPS). O decibel (dB) no uma medida absoluta. Trata-se de uma escala logartmica que utiliza o limiar de audio de 20 micro Pascal como referncia do ponto zero.

Efeitos da exposio

- perda auditiva; - cansao excessivo, falta de ateno e concentrao; - insnia e perda de apetite; - alteraes de comportamento (irritao, mau humor); - dores de cabea; - ansiedade e depresso; - tonturas e nuseas (enjo); - aumento da presso arterial; - etc. Quanto maior a suscetibilidade do indivduo, maior ser o grau de perda auditiva. Quanto maior o rudo e o tempo de exposio, tambm maior ser o grau de perda da audio.

Para diminuirmos as possibilidades de perda auditiva por rudo e a ocorrncia de doenas, devemos analisar e atuar sobre os seguintes fatores nvel de rudo (quanto mais intenso, pior); a composio do rudo (quanto mais fino (agudo), pior); o tempo de exposio ao rudo (quanto maior o tempo, pior); os rudos de impacto (prensas e martelos) so piores que os contnuos. Portanto, o trabalhador nunca deve se expor a rudos intensos sem proteo; as vibraes transmitidas pelo cho (solo), objetos e paredes pioram o efeito do rudo; o repouso em ambientes silenciosos fundamental para no piorar os problemas causados pelo rudo.

Medidas gerais de preveno

a) Proteo coletiva: Controle do rudo na fonte: consiste em agir sobre a mquina, equipamento ou processo. Significa, por exemplo, efetuar uma boa manuteno da mquina, utilizar materiais que absorvam as vibraes nos encaixes, nas juntas e acoplamentos (ex.: metal por borracha) e fechar as partes mais barulhentas da mquina. Controle do rudo na trajetria: consiste em agir sobre o local onde est a mquina ou o equipamento, diminuindo a transmisso pela estrutura ou pelo ar, como por exemplo: usar calos de borracha, colocar biombos e anteparos (Ex.: de cortia, de l de vidro etc), fechar a porta e enclausurar a mquina. Diminuio do tempo de exposio ao rudo: no permanecer mais tempo exposto ao rudo do que est determinado na NR-15. Para controlar o tempo de exposio, pode-se atuar atravs da alterao de rotinas de trabalho nas reas mais ruidosas, do rodzio de pessoal, de alteraes de horrios de trabalho etc.

b) Equipamentos de proteo individual: Protetor auricular, que pode ser do tipo circum-auricular ou do tipo insero. Os do tipo circum-auriculares so usados fora do ouvido, cobrindo a orelha. So muitas vezes menos confortveis, mas protegem melhor do rudo e oferecem menos riscos de infeco. Os de insero devem ser colocados dentro do ouvido (bucha, tampa de borracha, silicone ou de plstico). So menos eficientes e favorecem as infeces por ficarem em contato direto com o ouvido. Por isso, devem estar limpos, serem trocados periodicamente e acondicionados em caixas protetoras. Apresentam dimenses fixas e padronizadas (pequeno, mdio e grande).

TAMPES INTERNOS Pr-moldados, com diferentes tipos de rebordos.

TAMPES EXTERNOS Duas posies, armao de plstico. Trs posies, armao de metal. Protetor tipo concha

Moldados na medida Maleveis Forro e almofada

Armao da cabea com haste regulvel

Concha

Espuma, fibra de vidro ou silicone

Montados em capacete

O uso de protetores auriculares visa atenuar o rudo ambiental a valores os mais baixos possveis, ou, no pior caso, aos valores mximos permissveis. Porm, a atenuao oferecida em decibis por um determinado protetor auticular no um valor fixo, sendo distinta para diferentes tipos de rudo. Assim sendo, a proteo oferecida deve ser calculada em cada caso. Esse clculo de estimativa pode ser feito de vrias maneiras, uma das quais o chamado mtodo NIOSH N2 RC (ndice de Reduo Acstica, em DESUSO) e o NRRsf (este Nvel de Reduo de Rudo jvem escrito na embalagem do EPI. Basta diminuir o NRRsf da intensidade sonora do ambiente).

Avaliao da exposio ao rudo

O Anexo 1, da Norma Regulamentadora n15, dispe sobre a avaliao do rudo contnuo ou intermitente, e o Anexo 2, sobre a avaliao do rudo de impacto.

Dosmetro de rudo digital porttil Medidor de nvel de presso sonora digital

Microfone

Indicador de bateria fraca Display Interruptor e sada de seletor A/C e seletor de calibrao Rpido/lento/Peack Hold Seletor de escala Compartimento Bateria Calibrao VR (ajuste de sensibilidade)

Limites de tolerncia para rudo contnuo ou intermitente Entende-se por rudo contnuo (aquele cujo NPS varia de at mais ou menos 3 dB durante mais de 15 min.) ou intermitente (aquele cujo NPS varia de at mais ou menos 3 dB em tempo menor do que 15 min.) o rudo que no seja rudo de impacto (aquele que apresenta picos de energia de durao inferior a 1 seg.). Os nveis de rudo contnuo ou intermitente devem ser medidos em decibis (dB), com instrumento de nvel de presso sonora operando no circuito de compensao "A" e circuito de resposta lenta (SLOW). As leituras devem ser feitas prximas ao ouvido do trabalhador. Os tempos de exposio aos nveis de rudo no devem exceder os limites de tolerncia fixados no quadro abaixo.

Para os valores encontrados de nvel de rudo intermedirio, ser considerada a mxima exposio diria permissvel relativa ao nvel imediatamente mais elevado. No permitida exposio a nveis de rudo acima de 115 dB(A) para indivduos que no estejam adequadamente protegidos. As atividades ou operaes que exponham os trabalhadores a nveis de rudo contnuo ou intermitente superiores a 115 dB(A), sem proteo adequada, oferecero risco grave e iminente.

Se durante a jornada de trabalho ocorrerem dois ou mais perodos de exposio a rudo de diferentes nveis, devem ser considerados os seus efeitos combinados, de forma que, se a soma das seguintes fraes: D = C1/T1 + C2/T2 + C3/T3+ + Cn/Tn exceder a unidade, a exposio estar acima do limite de tolerncia. Dose Cn = tempo total que o trabalhador fica exposto a um nvel de rudo especfico Tn = mxima exposio diria permissvel a este nvel, segundo o quadro de limites de tolerncia.

Exemplo 1: Um trabalhador fica exposto aos nveis de rudo abaixo definidos. O limite de tolerncia foi ultrapassado? Nvel de rudo diria dB (A) 95 100 89 85 Tempo de exposio (horas) 1 1 2 4 Logo, est acima do LT. Mxima exposio

2 1 4,5 8

1/2 + 1/1 + 2/4,5 + 4/8 = 2,4 > 1

Exemplo 2: Um operador de prensa hidrulica executa suas tarefas do seguinte modo: Ord em 1 2 3 Tarefa Montagem da Pea Ajuste da Pea Inspeo da Pea Nvel de rudo dB(a) 87 90 85 Durao 5h (300 min) 2h (120 min) 1h ( 60 min) Tmximo permitido 360 min 240 min 480 min

Jornada de trabalho (T): 8 horas (480 min) Dose de rudo (D):

C1 C2 C3 300 120 60 D= + + = + + = 0,83+0,50+0,125 = 1,45 (145%) T1 T2 T3 360 240 480


D > 100% => exposio acima do limite de tolerncia

Para determinar o LT de rudo contnuo ou intermitente quando se tem o NPS que no consta do quadro do anexo 1, da NR 15, deve-se utilizar a expresso abaixo: 16 T = ________________ (L - 80) 2 5 Onde: T = tempo da jornada de trabalho L = LT da jornada de trabalho Exemplo: Um trabalhador se expe a 82 dB (A). Qual o tempo mximo de permanncia dele no local de trabalho?

Limites de tolerncia para rudo de impacto Os nveis de impacto devero ser avaliados em decibis (dB), com medidor de nvel de presso sonora operando no circuito linear e circuito de resposta para impacto. As leituras devem ser feitas prximas ao ouvido do trabalhador e o limite de tolerncia ser de 130 dB (linear). Nos intervalos entre os picos, o rudo existente dever ser avaliado como rudo contnuo. Em caso de no se dispor de medidor de nvel de presso sonora com circuito de resposta para impacto, ser vlida a leitura feita no circuito de resposta rpida (FAST) e circuito de compensao "C". Neste caso, o limite de tolerncia ser de 120 dB(C). As atividades ou operaes que exponham os trabalhadores, sem

INSTRUMENTOS
Preparao Aferio Colocao Acionamento Acompanhamento Leitura Interpretao

CID 10 H 83.3

PAIR

a perda provocada pela exposio por tempo prolongado ao rudo. Configura-se como uma perda auditiva do tipo neurossensorial, geralmente bilateral, irreversvel e progressiva com o tempo de exposio ao rudo.

1. Perda auditiva

PAIR

2. Dificuldade de compreenso da fala 3. Zumbido 4. Intolerncia a sons intensos 5. Cefalia 6. Tontura 7. Irritabilidade 8. Problemas digestivos MS

PAIR
Estima-se que 25% da populao trabalhadora exposta seja portadora de Pair em algum grau.

MS

LIMITES DE TOLERNCIA

OSHA - 90 dB(A) NIOSH - 85 dB(A) ACGIH - 85 dB(A) MTE - 85 dB(A) MPS - 85 dB(A)

LIMITES DE TOLERNCIA

Austrlia - 85 dB(A) Alemanha - 85 dB(A) Frana - 85 dB(A) Sucia - 85 dB(A) Israel - 85 dB(A)

A eliminao ou neutralizao da insalubridade determinar a cessao do pagamento do adicional respectivo.


NR 15 - Item 15.4

A eliminao ou neutralizao da insalubridade dever ocorrer:

1. Com a adoo de medida de ordem geral que conserve o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerncia; 2. Com a utilizao de equipamentos de proteo individual.

Rudo de Impacto
Entende-se por rudo de impacto aquele que apresenta picos de energia acstica de durao inferior a 1 (um) segundo, a intervalos superiores a 1 (um) segundo.
NR 15 Anexo 2, Item 1

Rudo Contnuo ou Intermitente


Entende-se por rudo contnuo ou intermitente, para fins de aplicao de Limites de Tolerncia, o rudo que no seja de impacto.
NR 15 Anexo 1, Item 1

RUDO CONTNUO
Rudo cujo Nvel de Presso Sonora varia numa faixa de + 3 dB(A) durante longos perodos de observao.

RUDO INTERMITENTE
Rudo cujo Nvel de Presso Sonora possui uma variao > 3 dB(A).

RUDO DE IMPACTO
Rudo que apresenta picos de energia acstica de durao inferior a 1 s, a intervalos superiores a 1 s.

Trs tipos de rudo Avaliados com o mesmo

instrumento
Com escalas de

ponderao diferentes

Contnuo

Lenta A

Impacto

Rpida C

Frequncia
o nmero de vezes que uma oscilao repetida na unidade de tempo. Unidade: Ciclos/segundo ou Hertz (Hz) Faixa de Frequncias Audveis
Audio Infra-som 20 Hz 20.000 Hz Ultra-som

Frequncia
Baixas Frequncias Sons graves => Grande comprimento de onda

Frequncia
Altas Frequncias Sons Agudos => Pequeno comprimento de onda

Freqncias
Se eu quiser medir as freqncias, vou precisar medir quantas freqncias?

Freqncias

20.000 Impossvel

Criaram-se ento as

Bandas de Oitava

Frequncias de Bandas de Oitava

Som Puro
o som resultante de uma vibrao simples numa nica frequncia Ex: Diapases

1 dB
a menor variao que o ouvido humano pode perceber

Decibel
No uma unidade

Decibel
No uma unidade. uma escala logartmica.

Porque dB(A) e dB(C)?

Rudo
Faixa audvel 20 Hz a 20 KHz

O ouvido humano no responde linearmente s diversas freqncias

Para compensar essa falta de linearidade

Filtros eletrnicos ou Curvas de Ponderao A, B e C

O que so as curvas

A, B, C e D ?

Circuitos eletrnicos de sensibilidade varivel com a freqncia, de forma a modelar o comportamento do ouvido humano.
Samir N. Y. Gerges

CURVA B NB 95 1966
Era usada como parmetro para se avaliar conforto acstico.

CURVA D
Padronizada para medies de rudo transiente em aeroportos, quando da passagem de um avio.
( NES - Nvel de exposio sonora ou Leq normalizado)

Rudo Contnuo ou Intermitente


Circuito de compensao A Circuito de resposta lenta (SLOW)

CRITRIO DE FORMAO DA TABELA DE LIMITES DE TOLERNCIA PARA RUDO CONTNUO

16 T = _________________ [ ( L 80 ) ] 5 2

LIMITES DE TOLERNCIA PARA RUDO CONTNUO OU INTERMITENTE


85 dB(A) 86 dB(A) 87 dB(A) 88 dB(A) 89 dB(A) 90 dB(A) 91 dB(A) 92 dB(A) 93 dB(A) 94 dB(A) 95 dB(A) 8 horas 7 horas 6 horas 5 horas 4 h 30 min 4 horas 3 h 30 min 3 horas 2 h 40 min 2 h 15 min 2 horas

LIMITES DE TOLERNCIA PARA RUDO CONTNUO OU INTERMITENTE


96 dB(A) 98 dB(A) 100 dB(A) 102 dB(A) 104 dB(A) 105 dB(A) 106 dB(A) 108 dB(A) 110 dB(A) 112 dB(A) 114 dB(A) 115 dB(A) 1 h 45 min 1 h 15 min 1 hora 45 minutos 35 minutos 30 minutos 25 minutos 20 minutos 15 minutos 10 minutos 8 minutos 7 minutos

Limite de Tolerncia para jornada de 10 horas / dia:

83 dB(A)

Limite de Tolerncia para jornada de 12 horas / dia:

82 dB(A)

Jornada de trabalho 8h 9h 10 h 12 h 14 h 16 h

Limite de Tolerncia 85 dB(A) 84 dB(A) 83 dB(A) 82 dB(A) 81 dB(A) 80 dB(A)

LIMITES DE TOLERNCIA PARA RUDO CONTNUO OU INTERMITENTE


85 dB(A) 8 horas

q=5

90 dB(A)

4 horas

95 dB(A)

2 horas

LIMITES DE TOLERNCIA PARA RUDO CONTNUO OU INTERMITENTE

100 dB(A)

1 hora

q=5

105 dB(A)

30 minutos

110 dB(A)

15 minutos

115 dB(A)

7 minutos

FDD, IDD, ER ou q
o incremento em decibis que, quando adicionado a um determinado nvel, implica a duplicao da dose de exposio ou a reduo para a metade do tempo mximo permitido.
NHO 01 - Item 4.1

RUDO CONTNUO OU INTERMITENTE


EXPOSIO 24 h 16 h 8h 4h 2h 1h ACGIH / USA 79 dB(A) 82 dB(A) 85 dB(A) 88 dB(A) 91 dB(A) 94 dB(A) MTE / BR 75 dB(A) 80 dB(A) 85 dB(A) 90 dB(A) 95 dB(A) 100 dB(A)

RUDO
Tempo de exposio 2a a 6a feira Folga no sbado

40 horas / semana

RUDO
Tempo de exposio Para totalizar 44 horas semanais

8 h e 48 min / dia

8 h e 48 min / dia

Semana Inglesa

O certo seria estipular um limite mximo no de 85 dB(A), mas de 84 dB(A) para essa jornada inglesa.
Mdico Perito Ramon Manubens Revista Proteo / Abril de 2004

Laudo Tcnico Pericial


Carpintaria
Rudo junto desempenadeira ......... 104 dB(A) Rudo junto serra circular ............... 98 dB(A) Rudo tupia .................................... Com as mquinas desligadas .......... 79 dB(A) 56 dB(A)

Dosimetria posterior: Lavg = 72 dB(A)

Laudo Tcnico Pericial


Carpintaria

L avg = Average Level

Interpretao das leituras de um medidor instantneo de nvel de presso sonora

Interpretao das leituras


Se o nvel oscila entre 2 pontos definidos, consideramos a mdia aritmtica. Se a oscilao for em torno de + 1 dB, consideramos o maior valor.

Interpretao das leituras


Se a oscilao for irregular, aleatria e grande...

Interpretao das leituras


Procedimento: Faa uma leitura a cada 5 segundos.

LEITURAS
Sero realizadas pelo menos 3 leituras e considerado como resultado o valor da mdia dessas leituras.

LEITURAS
O nmero de leituras para cada determinao de situao acstica ser superior faixa de variao, em dB, ocorrida durante as mesmas.

Exemplo no 1
N1 = 82 dB ( A ) N3 = 85 dB ( A ) N2 = 84 dB ( A ) N4 = 82 dB ( A )

Nmero de leituras = 4 Faixa de variao = 3

OK
NPS = 83,2 dB ( A )

Exemplo no 2
N1 = 82 dB ( A ) N3 = 87 dB ( A ) N2 = 84 dB ( A ) N4 = 90 dB ( A )

Nmero de leituras = 4 Faixa de variao = 8

No OK
DEVEM SER FEITAS + 5 LEITURAS

Mtodos exigidos pelos MTE e MPS RUDO Pontual ou Dosimetria

Instrumentos exigidos pelos MTE e MPS RUDO


Medidor de Nvel de Presso Sonora udio Dosmetro

udio dosmetro

Instrumento capaz de integrar diferentes nveis de presso sonora em um determinado tempo pr-estabelecido.

Conduo de empilhadeiras, atividades de manuteno, entre outras, ou que envolvam movimentao constante do trabalhador, no devero ser avaliadas por medidores de leitura instantnea, no fixados no trabalhador.
Item 5.1 da NHO-01

Rudo de diferentes nveis ou Rudo de nveis variados de decibis

DOSIMETRIA

NHO 01
Item 6.1

A avaliao deve cobrir todas as condies operacionais e ambientais que envolvem o trabalhador no exerccio de suas funes.

NHO 01
PROCEDIMENTOS DE AVALIAO REPRESENTATIVIDADE DA AMOSTRAGEM

NHO 01
PROCEDIMENTOS DE AVALIAO
REPRESENTATIVIDADE DA AMOSTRAGEM

Se forem identificados ciclos de exposio repetitivos, a amostragem dever incluir um nmero suficiente de ciclos.

NHO 01
REPRESENTATIVIDADE DA AMOSTRAGEM

A amostragem dever cobrir um nmero maior de ciclos, casos estes no sejam regulares ou apresentem nveis com grandes variaes de valores.

NHO 01
REPRESENTATIVIDADE DA AMOSTRAGEM

Havendo dvidas quanto representatividade da amostragem, esta dever envolver necessariamente toda a jornada de trabalho.

DOSIMETRIA
Verificar sempre a programao do instrumento

Critrio de Referncia

85 dB (A)
Nvel Limiar de Integrao

80 dB (A)
FDD, IDD, ER ou q

5 dB (A)

Critrio de Referncia (Criterion Level) Nvel Limiar de Integrao (Threshold Level) FDD, IDD, ER ou q (Exchange Rate)

TL = 80 ou TL = 0 ?

NR 15

No fala nada

NHO 01

TL = 80 dB(A)

Programe tambm o Ganho do seu instrumento

Ganho 0 dB 60 a 143 dB Ganho 30 dB 40 a 115 dB

Tipo de rudo

Ganho

Industrial

0 dB

Ergonomia

30 dB

Quantos tipos de

instrumentos de medio de rudo existem?

INSTRUMENTOS
Normas

ANSI S 1.4 e IEC 60651


Tipo 0 - Laboratrios Tipo 1 - De preciso Tipo 2 - Uso geral

Cuidado TIPO 3
Instrumentos destinados a medies de inspeo para determinar se o nvel de rudo foi violado significativamente.

Dosmetros
Devem atender s
especifica especificaes da Norma ANSI S 1.25 1991 Devem ter classificao

mnima do Tipo 2
Item 6.2.1.1 da NHO 01

Calibradores acsticos
Devem atender s especificaes constantes das Normas

ANSI S 1.40 - 1984 ou IEC 60942 - 1988


Item 6.2.1.4 da NHO 01

A atualizao da

IEC 60.651
a

IEC 61.672

IEC 60.651
Suas fraquezas: No houve aprovao de modelos;
Os fabricantes se auto enquadravam na norma.

IEC 61.672
Haver aprovao de modelos;
Nem todos sero aprovados; PTB / Alemanha aprovar modelos.

IEC 60.651 Tipos 0, 1, 2 e 3

IEC 61.672 Classe 1 Classe 2

A atualizao da

ANSI S 1.25
a

IEC 61.252

Quem obriga a realizao de calibrao de instrumentos?

O mercado.

ISO 9001
Esta norma pode ser utilizada para garantia da qualidade para um fornecedor demonstrar sua capacidade e para a avaliao dessa capacidade por partes externas.

ISO 9001
O fornecedor do servio deve calibrar seus equipamentos de medio a intervalos prescritos contra equipamentos certificados que tenham uma relao vlida conhecida com padres nacional ou internacionalmente reconhecidos.

NBR 10012
Padro Instrumento de medio que define ou reproduz uma unidade ou um valor por uma grandeza, para transfer-los a outros instrumentos de medio, por comparao.

Posso ter uma exposio de 95 dB(A), no pagar adicional de insalubridade e no ter problemas com o MTE ?

Exposio de quanto tempo?

RUDO DE DIFERENTES NVEIS

DOSIMETRIA
Clculo da dose Dosmetro

Rudo
Dose > 100%
Limite de Tolerncia ultrapassado

Relao entre Rudo Mdio e Dose 75 dB ( A ) 80 dB ( A ) 85 dB ( A ) 90 dB ( A ) 95 dB ( A ) 100 dB ( A ) 105 dB ( A ) 25 % 50 % 100 % 200 % 400 % 800 % 1600 %

Dosimetria de Rudo
Exposies a nveis inferiores a 80 dB(A) no sero considerados no clculo da dose.
Item 5.1.1.2 da NHO 01

1 hora exposto a 95 dB(A)

7 horas exposto a 85 dB(A)

DOSE = 1 + 7 2 8

DOSE = 1 + 7 2 8 = 0,5 + 0,87

D = 1,37 ou 137%

Dosimetria
O microfone deve ser posicionado sobre o ombro, preso na vestimenta, dentro da zona auditiva do trabalhador.
Item 6.3 da NHO 01

Cuidado com o Microfone

Evite danos ou batidas no microfone. Pea sensvel e cara.

Para novas amostragens desligue o dosmetro e espere pelo menos 5 segundos antes de lig-lo novamente.

Precisamos acompanhar dosimetrias?

A o do A movimenta movimentao do trabalhador trabalhador durante durante as as suas es deve suas fun funes deve ser ser acompanhada. acompanhada.
((Item nea e e da Item6.4.2 6.4.2al alnea daNHO NHO01 01da daFundacentro Fundacentro))

NHO 01 - DOSIMETRIA Invalidao das medies


Se a calibrao final variar + 1 dB em relao calibrao prvia.

Se a voltagem das baterias tiver cado abaixo do valor mnimo.

Dosimetria com impacto

Como fazer dosimetria quando tambm houver rudo de impacto?

NHO 01 - Item 6.3

A participao do rudo de impacto deve ser considerada na avaliao da exposio ao rudo contnuo ou intermitente.

Dosimetria com impacto

Quando forem utilizados medidores integradores de uso pessoal (dosmetros de rudo), o rudo de impacto ser automaticamente computado na integrao.

O que Nvel de Ao?

Agentes Qumicos

Limite de Tolerncia Nvel de Ao = LT 2

Agentes Fsicos S para Rudo


Limite de Tolerncia Nvel de Ao = LT 2

Qual o Nvel de Ao para exposio de 8 horas a rudo contnuo ?

80 dB(A)

Rudo
Limite de Tolerncia = Dose Nvel de Ao = Dose = 100% = 50% 2 2

Nvel de Ao
um conceito estatstico desenvolvido pelo NIOSH

Nvel de Ao
Se o Nvel de Ao foi respeitado em um dia tpico, existe uma probabilidade maior que 95% de que o Limite de Exposio venha a ser respeitado nos outros dias de trabalho.
- NVEL DE CONFIANA ESTATSTICO DE 95% -

Fatores de Exposio Atpica


- Aumento do ritmo de trabalho

- Aumento ou queda de produo - Paradas - Emergncias - Obras civis - Desligamento de sistemas de ventilao.

GHE
S fazem sentido numa mesma edificao ou stio operacional

GHE
No podemos agrupar trabalhadores que estejam em locais diferentes

GHE
Inicia-se pelo ambiente, depois pelo agente, pelas funes e pelas atividades.

GHE com NA respeitado


(95% de confiana de que o LT ser respeitado)

No relevante para a Higiene Ocupacional.

Concentre seu esforo em GHE com NA excedido.

O conhecimento adequado da exposio dos trabalhadores chamado de

Estratgia de Amostragem

um processo de conhecimento da exposio que se inicia com uma adequada abordagem do ambiente.

Processos Expostos Agentes Funes Atividades Locais

Caracterizao Bsica
AIHA

Representa um processo inicial de conhecimento, que vai permitir a obteno dos GHE.

Precisamos conhecer:
Os ambientes Os expostos Os agentes

Os ambientes

Conhecer os processos principais, secundrios e complementares.

Os ambientes Conhecer Matrias primas Subprodutos Produtos acabados Rejeitos

Os expostos Conhecer Funes desempenhadas Atividades e tarefas

Os agentes Conhecer Efeitos


Limites de exposio Caractersticas fsico-qumicas

GHE
TENHA ATENO COM OS DESVIOS DE FUNO
No se prenda ao cargo, mas sim s atividades desenvolvidas

GHE
FAA UMA BOA ENTREVISTA COM OS TRABALHADORES
Complemente com a superviso

GHE
TENHA ATENO QUANTO AS VARIANTES ENTRE TURNOS
Operaes podem variar

Junte os conhecimentos

Processo Expostos Agentes

Formule voc os

GHE
E no a empresa.
M. Fantazzini

GHE
So obtidos atravs de
observao de campo conhecimento do processo atividades desenvolvidas estudo dos agentes experincia do profissional

Grupo Homogneo de Exposio


No de cargos, nem de funes.

GHE
Cuidado com a descrio das atividades feitas por RH

GHE
Grupo de trabalhadores com o mesmo perfil de exposio devido semelhana e freqncia das tarefas que executam, materiais e processos com os quais trabalham e a semelhana na forma de executarem suas tarefas.
John Mulhausen Ph.D - CIH Presidente do Comit de Avaliao da AIHA

E se voc no conseguir encontr-los?


Avalie individualmente a exposio dos trabalhadores

Estatstica
Tabela de Liedel & Busch ?

Nmero de trabalhadores a serem amostrados em funo do nmero de trabalhadores do GHE N


8 9 10 11 a 12 13 a 14 .... 25 a 29 30 a 37 .... 50

n
7 8 9 10 11 .... 15 16 .... 18

Podemos fazer mdia de decibis?

79,0 dB(A) + 87,4 dB(A) + 92,2 dB(A) + 94,7 dB(A) 88,3 dB(A)

79,0 dB(A) + 87,4 dB(A) + 92,2 dB(A) + 94,7 dB(A) 88,3 dB(A)

Podemos fazer mdia de doses.

49,8 % 147,2 % 288,7 % 396,6 % 220,5 %

220,5 % = 91,5 dB(A)

Mdia das doses:


91,5 dB(A)

Mdia de decibis:
88,3 dB(A)

Prximo a qual ouvido devemos realizar as avaliaes de rudo?

Quando houver diferena significativa entre os nveis de presso sonora que atingem os dois ouvidos, as medies devero ser realizadas do lado exposto ao maior nvel.
Item 6.3 da NHO 01

A dosimetria deve ser interrompida na hora do almoo ou no?

Regime de turnos
O dosmetro permanece com o trabalhador, mesmo que ele pare para almoar. (3 turnos de 8 horas)

1 hora de almoo
Se o almoo for descontado legalmente, a dosimetria deve ser interrompida. (8 horas de trabalho + 1 hora de refeio)

Dosimetria
O microfone deve estar localizado a uma distncia de 200 + 20 mm a partir do plano mdio da cabea do operador e alinhado com os olhos.
Item 6.4.2 da NBR NMNM-ISO 6396

Dosimetria
O microfone deve ser colocado a uma distncia mnima de 100 mm da lateral da cabea do operador e a uma distncia mnima de 50 mm acima da roupa no ombro do operador.
Item 6.4.5.3 da NBR NMNM-ISO 6396

Dosimetria
O microfone pode ser montado sobre uma armao ou sobre uma armadura colocada no ombro do operador.
Item 6.4.3 da NBR NMNM-ISO 6396

Soma de decibis

80 + 80 dB(A)

83 dB(A)

Regra de Thumb

Procedimento
Mea os NPS das mquinas 1 e 2; Ache a diferena entre os nveis; Entre no grfico com a diferena; Suba at a curva; Obtenha o L no eixo das ordenadas; Some o L ao maior dos NPS obtidos.

Quatro mquinas emitindo 80 dB(A) cada uma

Quatro mquinas emitindo 80 dB(A) cada uma

86 dB(A)

80,0 + 80,0 = 83,0 dB(A) 83,0 + 80,0 = 84,8 dB(A) 84,8 + 80,0 = 86,0 dB(A)

80 + 97 dB(A)

97 dB(A)

Para diferenas superiores a 15, devemos considerar um acrscimo igual a zero.

Diferenas superiores a 15, prevalece o maior nvel.

Regra de Thumb
L1 L2 0 a 1 dB 2 a 3 dB 4 a 7 dB 8 dB ou mais Adicione ao maior valor 3 dB 2 dB 1 dB 0 dB

Subtrao de decibis

Procedimento
Mea o NPS total com a mquina sob estudo funcionando; Mea o NPS com a mquina sob estudo desligada; Obtenha a diferena entre os nveis;

Procedimento
Suba com a diferena at a curva; Obtenha o L no eixo das ordenadas; Subtraia o valor L do NPS total; O resultado o NPS da mquina sob estudo funcionando sozinha.

Exemplo
NPS total = 93 dB NPS sem a mquina = 86 dB Diferena = 7 dB

Exemplo
NPS total = 93 dB NPS sem a mquina = 86 dB Diferena = 7 dB L = 1 dB NPS da mquina = 93 - 1 = 92 dB.

NHO 01
Item 2

Esta norma no est voltada para a caracterizao de conforto acstico.

Rudo > 65 dB(A)


Desconforto acstico para qualquer situao ou atividade

Como se avalia rudo visando o conforto da comunidade ?

NBR 10151

NBR 10151
Avaliao do rudo em reas habitadas, visando o conforto da comunidade.
ABNT - Junho de 2000

Para avaliao de rudo visando o conforto sonoro dos ambientes de trabalho podem ser utilizados udio Dosmetros ?

NBR 10151
Conforto acstico deve ser avaliado atravs do uso de Medidor de Nvel de Presso Sonora.

MTE
Conforto acstico deve ser avaliado preferencialmente atravs de dosmetro.

Voz normal Voz alta Voz muito alta Voz gritada Voz extrema

50 dB(A) 70 dB(A) 85 dB(A) 90 dB(A) 100 dB(A)

Determina que trabalhadores e encarregados, na presena de rudo:

1. Substituam engrenagens retas por engrenagens helicoidais; 2. Instalem silenciadores de jato nas sadas de gs; 3. Utilizem pistolas com silenciadores para jatos de ar;

4. Enclausurem mquinas; 5. Regulem as hlices dos ventiladores; 6. Recubram, com material emborrachado, peas e painis que vibrem;

7. Instalem blocos silenciadores sob mquinas que produzam vibraes; 8. Acrescentem material absorvente sobre as paredes em caso de haver reverberao no local de trabalho.

A avaliao de rudo deve ser realizada em um perodo representativo.

Manual de Anlise dos Riscos devidos Exposio ao Rudo

Neste documento a taxa de duplicao de dose q = 3, segundo o princpio de igual energia, conforme recomendam organismos internacionais, tais como a ISSO 1999 (1990) e o NIOSH (1998).

Manual de Anlise dos Riscos devidos Exposio ao Rudo

O uso do q = 3 justificado atualmente por ser o mtodo melhor aceito, em funo das evidncias cientficas e por assegurar maior proteo ao trabalhador.

Relaxamento total durante o sono

NPS < 39 dB(A)

Como saber o meu nvel mdio ( Lavg ) quando o dosmetro s me fornece Dose (%) ?

Clculo do Nvel Mdio

L avg
80 + 16,61 log 0,16 x Dose % T horas decimais

Com um Medidor de NPS obtivemos: Nvel mdio de rudo Dose da exposio diria E o histograma?

Histograma
Representao grfica de uma distribuio de freqncia em que as freqncias de classes so representadas pelas reas de retngulos contguos e verticais, com as bases colineares e proporcionais aos intervalos das classes.

dB(A) 105 95 90 85

Histograma

2h

1h

2h

3h

Tempo

Histograma A partir de que data ou perodo exigida a apresentao do histograma?

Histograma Para todos os perodos trabalhados, onde tenha havido exposio a rudo.

Histograma

A partir de 11.10.2001
(Art. 180 da Instruo Normativa INSS n. 27, de 30.04.08)

Os perodos
At 05.03.1997 De 06.03.1997 a 10.10.2001 De 11.10.2001 a 18.11.2003 A partir de 19.11.2003 Exposio superior a 80 dB(A) Exposio superior a 90 dB(A) Exposio superior a 90 dB(A) NEN acima de 85 dB(A) Informar valores medidos Informar valores medidos Anexar histograma ou memria de clculos Anexar histograma ou memria de clculos

Rudo contnuo ou intermitente

Limites de Tolerncia
MTE - 85 dB (A)

MPS - 85 dB (A)

Rudo de diferentes nveis Limites de Tolerncia


MTE - Dose mxima 100% ou 1 MPS - Nvel de Exposio Normalizado (NEN) mximo 85 dB (A)

Rudo de diferentes nveis

O INSS no quer mais o

L AVG

Rudo de diferentes nveis

O LAVG no mudou
de 90 dB(A) para 85 dB(A)

Rudo de diferentes nveis


Agora o seu LTCAT ou PPRA precisa mencionar o

NEN

Decreto no 4.882 de 18.11.03


O item 2.0.1 do Anexo 4 do Decreto n 3.048 de 1999 passa a vigorar com a seguinte alterao:

Decreto no 4.882 de 18.11.03

2.0.1 .............................. a) exposio a Nveis de Exposio Normalizados (NEN) superiores a 85 dB(A)

Rudo de diferentes nveis


Para se obter o NEN precisamos calcular o

NE

Rudo de diferentes nveis

NEN > 85 dB(A)

Rudo de diferentes nveis

Dose diria: > 100% ou 1 Nvel: NEN > 85 dB(A)

NE - Nvel de Exposio
Nvel mdio representativo da exposio ocupacional diria

Item 4 da NHO 01 da Fundacentro

NEN - Nvel de Exposio


Normalizado
Nvel de exposio, convertido para uma jornada padro de 8 horas dirias, para fins de comparao com o limite de exposio.
Item 4 da NHO 01 da Fundacentro

NE - Nvel de Exposio

NE = 10 x log 480 x D + 85 TE 100


Item 4.1 da NHO 01 da Fundacentro

NEN - Nvel de Exposio Normalizado


NEN = NE + 10 x log TE
480

Item 4.1 da NHO 01 da Fundacentro

Calcular o NE para Dose = 100% durante 8 h


NE = 10 x log ( 480 x D ) + 85 480 100

Calcular o NE para Dose = 100% durante 8 h


NE = 10 x log ( 480 x 100 ) + 85 480 100

Calcular o NE para Dose = 100% durante 8 h


NE = 10 x log ( 480 x 100 ) + 85 480 100 NE = 10 x log (1 x 1) + 85

Calcular o NE para Dose = 100% durante 8 h


NE = 10 x log ( 480 x 100 ) + 85 480 100 NE = 10 x log 1 + 85

Calcular o NE para Dose = 100% durante 8 h


NE = 10 x log ( 480 x 100 ) + 85 480 100 NE = 10 x log 1 + 85 NE = 10 x 0 + 85

Calcular o NE para Dose = 100% durante 8 h


NE = 10 x log ( 480 x 100 ) + 85 480 100 NE = 10 x log 1 + 85 NE = 10 x 0 + 85 NE = 0 + 85 dB(A)

Calcular o NE para Dose = 100% durante 8 h

NE = 85 dB(A)

Calcular o NEN para Dose = 100% durante 8 h


NEN = NE + 10 x log TE 480 NEN = 85 + 10 x log TE 480

Calcular o NEN para Dose = 100% durante 8 h


NEN = NE + 10 x log TE 480 NEN = 85 + 10 x log 480 480

Calcular o NEN para Dose = 100% durante 8 h


NEN = 85 + 10 x log 480 480 NEN = 85 + 10 x log 1

Calcular o NEN para Dose = 100% durante 8 h

NEN = 85 + 10 x 0

Calcular o NEN para Dose = 100% durante 8 h

NEN = 85 dB(A)

Calcular o NE para Dose = 50% durante 8 h

NE = 10 x log ( 480 x 50 ) + 85 480 100

Calcular o NE para Dose = 50% durante 8 h

NE = 10 x log (1 x 0,5) + 85

Calcular o NE para Dose = 50% durante 8 h

NE = 10 x log (0,5) + 85

Calcular o NE para Dose = 50% durante 8 h

NE = 10 x ( - 0,301) + 85

Calcular o NE para Dose = 50% durante 8 h

NE = - 3,01 + 85 = 81,99 dB(A)

Calcular o NE para Dose = 50% durante 8 h

NE = 82 dB(A)

Calcular o NEN para Dose = 50% durante 8 h


NEN = NE + 10 x log TE 480 NEN = 82 + 10 x log 480 480

Calcular o NEN para Dose = 50% durante 8 h

NEN = 82 + 10 x log 1

Calcular o NEN para Dose = 50% durante 8 h

NEN = 82 + 10 x 0

Calcular o NEN para Dose = 50% durante 8 h

NEN = 82 dB(A)

Calcular o NE para Dose = 50% durante 2 h

NE = 10 x log ( 480 x 50 ) + 85 120 100

Calcular o NE para Dose = 50% durante 2 h

NE = 10 x log (4 x 0,5) + 85

Calcular o NE para Dose = 50% durante 2 h

NE = 10 x log (2) + 85

Calcular o NE para Dose = 50% durante 2 h

NE = 10 x (0,301) + 85

Calcular o NE para Dose = 50% durante 2 h

NE = 3,01 + 85 = 88,01 dB(A)

Calcular o NE para Dose = 50% durante 2 h

NE = 88 dB(A)

Calcular o NEN para Dose = 50% durante 2 h


NEN = NE + 10 x log TE 480 NEN = 88 + 10 x log 120 480

Calcular o NEN para Dose = 50% durante 2 h

NEN = 88 + 10 x log 0,25

Calcular o NEN para Dose = 50% durante 2 h

NEN = 88 + 10 x (- 0,60)

Calcular o NEN para Dose = 50% durante 2 h

NEN = 88 - 6,0 dB(A)

Calcular o NEN para Dose = 50% durante 2 h

NEN = 82,0 dB(A)

Exposio

q=5

q=3

100 dB (A) em 1 hora

Dose = 100 % Dose = 400 % PDose = 800 % PDose = 3200%

Resultado:
Dose 4 vezes maior

Calcular o NE para Dose = 400% durante 1 h

NE = 10 x log ( 480 x 400 ) + 85 60 100

Calcular o NE para Dose = 400% durante 1 h

NE = 10 x log (8 x 4) + 85

Calcular o NE para Dose = 400% durante 1 h

NE = 10 x log (32) + 85

Calcular o NE para Dose = 400% durante 1 h

NE = 10 x 1,505 + 85

Calcular o NE para Dose = 400% durante 1 h

NE = 15,051 + 85 = 100,05 dB(A)

Calcular o NE para Dose = 400% durante 1 h

NE = 100 dB(A)

Calcular o NEN para Dose = 400% durante 1 h


NEN = NE + 10 x log TE 480 NEN = 100 + 10 x log 60 480

Calcular o NEN para Dose = 400% durante 1 h

NEN = 100 + 10 x log 0,125

Calcular o NEN para Dose = 400% durante 1 h

NEN = 100 + 10 x (- 0,903)

Calcular o NEN para Dose = 400% durante 1 h

NEN = 100 + (- 9,030) dB(A)

Calcular o NEN para Dose = 400% durante 1 h


NEN = 90,97 dB(A) NEN = 91 dB(A)

q=3
NPS 100 dB(A) Tempo 1 hora Dose 400 % NE NEN

100 dB(A) 91 dB(A)

Rudo de diferentes nveis

C1 + C2 + C3 + ..... + Cn T1 T2 C3 Tn

Rudo
Dose > 100%
Limite de Tolerncia ultrapassado

Dosmetro
mede a Dose de Rudo e

Voc
calcula o NEN

Simplificando o que a gente j aprendeu...

isso mesmo: Dosmetros medem NEN

Ou melhor: Alguns dosmetros medem o NEN

NEN
Dosmetros modernos mostram esse valor automaticamente, independentemente do tempo de avaliao.

NE - Nvel de Exposio

NE = 10 x log 480 x D + 85 TE 100


Item 4.1 da NHO 01 da Fundacentro

Leq - Nvel Equivalente

Leq = 85 +10 x log

480 x D_ TE 100

Concluso

NE = Leq

NEN - Nvel de Exposio Normalizado


NEN = NE + 10 x log TE 480
Item 4.1 da NHO 01 da Fundacentro

TWA - Time Weighted Average


TWA = Leq + 10 x log TE 480

TWA - Time Weighted Average


TWA = 10 x log 480 x Dose + 85 TE 100 + 10 x log TE 480

TWA - Time Weighted Average

TWA = 85 + 10 x log Dose 100

Concluso

NEN = TWA

Repetindo:

NE = Leq

Repetindo:

NE = Leq NEN = TWA

Cuidado

Cuidado
com medies de durao inferior ao perodo real de exposio

No clculo do TWA...
O tempo que faltar para completar 8 horas de leitura, ser computado como exposio abaixo do limite de exposio (Nula), diluindo o resultado.

Na prtica:

Dosimetrias devero obrigatoriamente cobrir toda a jornada de trabalho.

3 exemplos - Clculo do NEN

Dosimetrias devero Para uma mesma dose obrigatoriamente cobrir de 110%, obtida em toda a jornada de trabalho. 4 h, 8 h e 12 h.

3 exemplos - Clculo do NEN

Dosimetrias devero Tempo 4 horas 8 horas 12 horas obrigatoriamente cobrir NE 88,42 85,41 83,65 toda a85,41 jornada85,41 de trabalho. NEN 85,41
TWA Leq 85,41 88,42 85,41 85,41 85,41 83,65

DOSE

110%

110%

110%

Comparando-se os resultados:
Tempo de exposio = 8 horas
TODOS SO IGUAIS

Resultados

obtidos

NE (Leq) = NEN (TWA)


NE = NEN = LEQ = TWA

< 8 horas > 8 horas

NE (Leq) > NEN (TWA) NE (Leq) < NEN (TWA)

Conselho

Dosimetrias devero obrigatoriamente cobrir toda a jornada de trabalho.

Lembre-se:
Com 8 horas de avaliao Dosimetrias devero todos os valores de obrigatoriamente cobrir NE, NEN, Leq e TWA toda a jornada trabalho. sero iguais de porque todos usam q = 3.

ATENO:

devero ODosimetrias resultado do Lavg ser diferente. obrigatoriamente cobrir toda a jornada de trabalho. Porque?

ATENO:

Dosimetrias devero Porque o Lavg cobrir usa obrigatoriamente q = 5. toda a jornada de trabalho.

Instruo Normativa no 11
Art. 180

Dosimetrias devero A exposio ocupacional a rudo obrigatoriamente cobrir dar ensejo aposentadoria especial quando NEN se toda a jornada de o trabalho.
situar acima de 85 dB (A) aplicando:

Instruo Normativa no 11
Art. 180.

Dosimetrias devero a) Os limites de tolerncia obrigatoriamente cobrir definidos no Quadro Anexo I toda a jornada de trabalho. da NR-15 do MTE;

Instruo Normativa no 11
Art. 180 b) as metodologias e os Dosimetrias devero procedimentos definidos obrigatoriamente cobrir na NHO-01 da FUNDACENTRO, toda a jornada de trabalho. com as frmulas ajustadas para incremento de duplicidade da dose igual a cinco.

O INSS deveria admitir:

Dosimetrias devero obrigatoriamente cobrir toda a jornada deq=5 trabalho. NEN com

Lavg

Ento, odevero que Dosimetrias obrigatoriamente cobrir devemos usar?


toda a jornada de trabalho.

Dosimetrias devero obrigatoriamente cobrir toda a jornada de trabalho.

NE - Nvel de Exposio

NE = 10 x log 480 x D + 85 TE 100


Item 4.1 da NHO 01 da Fundacentro

NE - Nvel de Exposio

NE = 16,61 x log 480 x D + 85 TE 100


Item 4.1 da NHO 01 da Fundacentro (ajustado para o IDD = 5)

NEN - Nvel de Exposio Normalizado


NEN = NE + 10 x log TE
480

Item 4.1 da NHO 01 da Fundacentro

NEN - Nvel de Exposio Normalizado


NEN = NE + 16.61 x log TE
480

Item 4.1 da NHO 01 da Fundacentro (ajustado para o IDD = 5)

Deveremos usar:

Dosimetrias devero obrigatoriamente cobrir ou toda a jornada de trabalho.

o 20, Instruo Instruo Normativa Normativa n no 11 de 10/10/2007

Art. 180

Dosimetrias devero A exposio ocupacional a rudo obrigatoriamente cobrir dar ensejo aposentadoria especial quando NEN se toda a jornada de o trabalho.
situar acima de 85 dB (A) aplicando:

o 20, Instruo Instruo Normativa Normativa n no 11 de 10/10/2007

Art. 180. Dosimetrias devero obrigatoriamente cobrir a) Os limites de tolerncia toda a jornada de trabalho. definidos no Quadro Anexo I da NR-15 do MTE;

Instruo Normativa no 20, de 10/10/2007


Art. 180 Dosimetrias devero b) as metodologias cobrir e os obrigatoriamente procedimentos definidos toda a jornada de trabalho. na NHO-01 da FUNDACENTRO.

NR 15 - ANEXO 1 / LIMITES DE TOLERNCIA PARA RUDO CONTNUO OU INTERMITENTE


85 dB(A) 86 dB(A) 87 dB(A) 88 dB(A) 89 dB(A) 90 dB(A) 91 dB(A) 92 dB(A) 93 dB(A) 94 dB(A) 95 dB(A) 8 horas 7 horas 6 horas 5 horas 4 h 30 min 4 horas 3 h 30 min 3 horas 2 h 40 min 2 h 15 min 2 horas

q=5

NR 15 - ANEXO 1 / LIMITES DE TOLERNCIA PARA RUDO CONTNUO OU INTERMITENTE


96 dB(A) 98 dB(A) 100 dB(A) 102 dB(A) 104 dB(A) 105 dB(A) 106 dB(A) 108 dB(A) 110 dB(A) 112 dB(A) 114 dB(A) 115 dB(A) 1 h 45 min 1 h 15 min 1 hora 45 minutos 35 minutos 30 minutos 25 minutos 20 minutos 15 minutos 10 minutos 8 minutos 7 minutos

q=5

Atenuao do rudo com a distncia

Depende da distribuio das fontes de rudo

Fonte pontual simples


A relao entre NPS1 (na distncia r1) e NPS2 (na distncia r2) dada por:

NPS1 (r1) - NPS2 (r2) = 10 log r22 r12

Fonte pontual simples


Para a duplicao da distncia de 4 para 8 metros, teremos:

NPS1 (4m) - NPS2 (8m) = 10 log


2 8

= 10 log 4 = 6 dB

42

Fonte pontual simples

Tem-se 6 dB de decaimento do nvel de presso sonora para cada duplicao da distncia.

Fontes pontuais
Uma linha de mquinas idnticas, tais como mquinas de tecidos, estamparias, etc.

Fontes pontuais
A propagao similar a uma fonte linear e a atenuao passa a ser de 3 dB para cada duplicao da distncia.

Se o EPI
Atenuar, reduzir, neutralizar, conferir proteo eficaz, reduzindo seus efeitos a LT legais, NO CABER O ADICIONAL DE INSALUBRIDADE NEM A APOSENTADORIA ESPECIAL

EFICAZ
Que produz o efeito desejado, que d bom resultado. EPI / EPC eficaz

EPI
Explicitar essas informaes no LTCAT e PPP Condies de conservao Efetiva utilizao durante toda a jornada Higienizao peridica Substituies a tempos regulares, dependendo da vida til dos mesmos.

EPI
Foi a ltima alternativa?

EPI
Ou foi a primeira?

EPI
S ser considerado a adoo de EPI, em, demonstraes ambientais emitidas a partir de 3 de dezembro de 1998, e desde que comprovadamente elimine a nocividade e desde que respeitado o disposto na NR 06 do MTE.
6o do Artigo 179 da IN no 27 / 2008

EPI
S ser considerado neutralizado o rudo atravs da adoo de EPI se for obedecida a seguinte hierarquia: 1) EPC 2) Medidas de carter administrativo ou de organizao do trabalho 3) EPI
Artigo 179 da IN no 27 / 2008

Para o INSS
EPI neutraliza nocividade somente: Em situaes de inviabilidade tcnica de EPC Insuficincia do EPC adotado Interinidade implantao do EPC Em carter complementar Em carter emergencial
Artigo 179 da IN no 27 / 2008

Lembrem-se
Agora os MPPS podem inspecionar os ambientes de trabalho.
Artigo 194 da IN 11 / 2006

MPPS podem solicitar:


1. CAT 2. PPP 3. PGR 4. PPRA 5. PCMAT 6. PCMSO 7. LTCAT

Para o MTE...
Qual a NR que probe o incio de qualquer atividade sem o uso de EPI em primeiro lugar?

NR 32
32.3.9.4.8 a) - Com relao aos quimioterpicos antineoplsicos vedado iniciar qualquer atividade na falta de EPI.

A periodicidade de troca do EPI deve estar definida e registrada nos programas ambientais (LTCAT ou PPRA)
Item 15.9 Subitem 4 do PPP - IN no 27 / 2008

Periodicidade de troca de protetores auriculares


Autores:
Joo Cndido Fernandes Engenheiro de Segurana do Trabalho. Professor Titular da UNESP. Fbio Redulfo Suman Engenheiro de Segurana do Trabalho. Viviane Mendes Fernandes Cirurgi Dentista.

Periodicidade de troca
Protetores sofrem desgaste ao longo de sua utilizao; NR 6 EPI adequado e em perfeito estado de conservao e funcionamento; A atenuao do rudo se altera em funo da deteriorao decorrente do uso.

Quando

H enrijecimento de partes plsticas; Almofadas perdem presso; Plugues de espuma no mais se expandem at o seu formato original; Devemos descart-los

E a periodicidade de troca?

Pesquisa mais difundida sobre esse tema:

ANURIO BRASILEIRO DE PROTEO

ANURIO BRASILEIRO DE PROTEO

Pesquisa de opinio entre os profissionais de SST.

Protetor Tipo concha Tipo plugue

Durao 6 meses a 1 ano 1 a 2 meses

Avaliao do grau de deteriorao dos trs tipos de EPIs auditivos

Airton Kwitko

Plugue pr-moldado de silicone Tempo de uso Novo 8 semanas 16 semanas 24 semanas Atenuao 29,8 dB(A) 29,7 dB(A) 27,4 dB(A) 28,3 dB(A)

Plugue moldvel de espuma Tempo de uso Novo 1 semana 2 semanas Atenuao 29,1 dB(A) 30,3 dB(A) 18,3 dB(A)

Plugue pr-moldado de espuma Tempo de uso Novo 2 semanas 4 semanas 8 semanas Atenuao 29,6 dB(A) 29,4 dB(A) 26,0 dB(A) 6,9 dB(A)

Avaliao do grau de deteriorao dos trs tipos de EPIs auditivos

Airton Kwitko

Plugue moldvel de espuma Plugue pr-moldado de espuma Plugue pr-moldado de silicone

15 dias 2 meses

6 meses

EPC
Precisam possuir um Plano de Manuteno registrado na empresa.
5o do Art. 179 da IN no 27 de 30.04.2008 do INSS.

Capelas
Precisam possuir um Cronograma Individual de Manuteno Preventiva.
NR 32, item 32.9.3.3 do MTE.

PPP
EPI / EPC eficaz ?

Empresa pode fornecer protetores auriculares...

e a proteo no ser eficaz.

EPI / EPC podem ser eficientes,

mas no eficazes.

Ser EFICIENTE

uma qualidade do produto.

Ser EFICAZ

Est relacionado com o resultado.

Um EPI
Escolhido pelo mtodo longo Escolhido pelo mtodo curto NRR corrigido NRR sf CA

EFICIENTE

Para atenuar ou neutralizar o rudo...

Porm
Se o trabalhador no o utiliza Se j est desgastado e no foi foi trocado Se o trabalhador no foi treinado adequadamente para inser-lo

Porm
Se ele no est adequadamente motivado e conscientizado para usar Se o tamanho de seu meato auditivo externo muito grande ou muito pequeno...

O EPI

NO SER EFICAZ

Voc precisa
afirmar se os EPIs / EPCs so eficazes.

Atenuao

Antes de falar em

Atenuao

vamos falar em plugues de silicone

Atenuao
Meu silicone de grau farmacutico.
Fornecedor

Atenuao
Existem plugues de silicone com adeso de carga (talco) para aumentar o volume e baratear o custo.
Maurcio Mazzulli - POMP

Silicone de grau Atenuao farmacutico

Baixo grau de toxicidade

Silicone de grau Atenuao farmacutico

Baixo grau de toxicidade Compatvel com os tecidos humanos

Atenuao Como saber se um


plugue de silicone de grau farmacutico?

Tracione o protetor com os dedos. Se aparecerem pontos brancos, ele possui talco.

Atenuao

Ponha fogo em um protetor.


O de silicone no queima. O de polmero se deteriora e produz uma fumaa preta.

Atenuao proporcionada por protetores auriculares

O melhor protetor auricular que existe no mercado o

o protetor auricular que o trabalhador usa 8 horas por dia.

Se o trabalhador retira o seu protetor auricular 30 minutos por dia, a atenuao efetiva dele se reduz metade.

funo do espectro de rudo


125 250 500 1000 2000 4000 8000 Hertz

Dados fornecidos por um fabricante

125 Hz 29,6 3,2

250 Hz 31,3 3,2

500 Hz 34,1 2,1

1 KHz 34,0 2,3

2 KHz 35,5 2,7

3 KHz 40,8 1,8

4 KHz 41,9 2,1

6 KHz 39,9 2,0

8 KHz 39,3 2,8

Dados fornecidos por um fabricante

125 Hz 29,6 3,2

250 Hz 31,3 3,2

500 Hz 34,1 2,1

1 KHz 34,0 2,3

2 KHz 35,5 2,7

3 KHz 40,8 1,8

4 KHz 41,9 2,1

6 KHz 39,9 2,0

8 KHz 39,3 2,8

Exemplo usando a Atenuao Global



1 KHz 34,0 2,3

Exemplo usando a Atenuao Global


= 1.000 Hz
1 KHz 34,0 2,3

Exemplo usando a Atenuao Global


= 1.000 Hz
1 KHz 34,0 2,3

NPS = 100 dB(A)

Exemplo usando a Atenuao Global


= 1.000 Hz
1 KHz 34,0 2,3

NPS = 100 dB(A)

= 34,0 dB

Exemplo usando a Atenuao Global


= 1.000 Hz
1 KHz 34,0 2,3

NPS = 100 dB(A)

= 34,0 dB

NPS (1 KHz) = 100 - 34 = 66 dB(A)

Mtodo NIOSH no 1

-2

Mtodo NIOSH no 1

-2
NPS (1 KHz) = 100 - ( 34 - 2 x 2,3)

Mtodo NIOSH no 1

-2
NPS (1 KHz) = 100 - ( 34 - 2 x 2,3) NPS 1 KHz = 70,6 dB(A)

Mtodo NIOSH no 1

Fazer isso para todas as freqncias

Mtodo Longo

1. mais longo 2. No mais correto ou eficaz 3. Considera a atenuao nas diversas freqncias

Mtodo Longo

4. Necessita de instrumentos caros, com filtros de oitava.

1972

Medir o rudo contnuo em dB(C) Subtrair dele o NRR

Rudo contnuo

NPS = dB(C) - NRR

Protetor auricular com NRR = 29 dB Rudo medido no local = 109 dB(C)

Protetor auricular com NRR = 29 dB Rudo medido no local = 109 dB(C) Rudo que chega ao ouvido: 109 dB(C) - 29 = 80 dB(A)

1998
Prope reduo do valor do NRR

Fundamentada em 20 trabalhos cientficos de autores independentes

Testados protetores comerciais sob condies reais de exposio

Trs valores diferentes

Tipo concha

Tipo concha

Tipo plug de espuma

Tipo plug de espuma

Outros protetores tipo plug

Outros protetores tipo plug

1998

NPS = dB(C) - NRR corrigido

Quer usar dB(A)?

NPS = dB(A) - (NRRc - 7)

2001

NPSc = NPSa - (NRR x f - 7)


Art. 173 Item II da Instruo Normativa no 57

Correo do NRR

O mtodo no vlido para 100% dos casos.


(protetor de insero tipo plug pr-moldado)

Mtodo no vlido para todos os casos

Protetor de insero
tipo plug pr-moldado

NRR = 21

Mtodo no vlido para todos os casos

Protetor de insero
tipo plug pr-moldado

NRR = 21 NPSc = NPSa - (NRR x f - 7)

Mtodo no vlido para todos os casos

NPSc = NPSa - (NRR x f - 7)

Mtodo no vlido para todos os casos

NPSc = NPSa - (NRR x f - 7) NPSc = NPSa - (21 x f - 7)

Mtodo no vlido para todos os casos

NPSc = NPSa - (NRR x f - 7) NPSc = NPSa - (21 x f - 7) NPSc = NPSa - (21 x 0,30 - 7)

Mtodo no vlido para todos os casos

NPSc = NPSa - (21 x 0,30 - 7)

Mtodo no vlido para todos os casos

NPSc = NPSa - (21 x 0,30 - 7) NPSc = NPSa - (6,3 - 7)

Mtodo no vlido para todos os casos

NPSc = NPSa - (21 x 0,30 - 7) NPSc = NPSa - (6,3 - 7) NPSc = NPSa - (- 0,7)

Mtodo no vlido para todos os casos

NPSc = NPSa - (- 0,7)

Mtodo no vlido para todos os casos

NPSc = NPSa - (- 0,7) NPSc = NPSa + 0,7

Mtodo no vlido para todos os casos

NPSc = NPSa - (- 0,7) NPSc = NPSa + 0,7 Supondo NPSa = 90 dB(A)

Mtodo no vlido para todos os casos

NPSc = NPSa - (- 0,7) NPSc = NPSa + 0,7 Supondo NPSa = 90 dB(A)

NPSc = 90,7 dB(A)

Mtodo B A colocao do protetor feita pelo ouvinte no treinado.

No se aplica Fator de Correo

Protetores auriculares

NRR NRR sf

NRR
Reduo e Correo e subtrao subtra o

Subtrao simples

NPS = 103 dB(A)


Protetor tipo plug

NRR = 29

103 dB(A) - 29 = 74 dB(A)

GFIP 01

O mesmo protetor tipo plug

NRR sf = 12

103 dB(A) - 12 = 91 dB(A)

GFIP 04

Empresa sria que se preocupa com rudo

ENCLAUSURA

Dupla atenuao
Dupla proteo ir aumentar de 5 a 10 dB a atenuao do protetor de maior valor.
Hearing Protection Devices - Nixon & Berger Handbook of Acoustical Measurements and Noise Control 3 Edio - Mc Graw Hill

Dupla atenuao
Medio em laboratrio credenciado

NRR sf para dupla proteo: Maior NRR sf + 6 dB


Samyr Gerges

Qual o nico laboratrio brasileiro apto a realizar ensaios e testes em protetores auriculares para fins de obteno do CA do MTE?

17/9/2009

Portaria SIT / DSST 48, de 25 de maro de 2003

o n

17/9/2009

Laboratrio de Rudo Industrial Universidade Federal de Santa Catarina

NRRsf

NRRsf

Dados de natureza estatstica

NRRsf

conceitualmente incorreto afirmar que um determinado indivduo tenha atenuao igual ao NRR sf.
Samir N.Y. Gerges

INTERPRETAO CORRETA

PAIR

Nas condies observadas em uso real nos ambientes de trabalho, pelo menos 84 % da populao de usurios devero obter uma atenuao de pelo menos o valor do NRR sf.

em recm nascidos?

PAIR CLCULO DE INCERTEZA em recm nascidos? Mostra uma variao


no NRR sf da ordem de + 3 dB.

PAIR CLCULO DE INCERTEZA em recm auditivo nascidos? Um protetor com


NRR sf de 12 pode, repetindo o ensaio, chegar a 15 dB como tambm a 9 dB.

PAIR PROPOSTA DA SITUAO em recm nascidos?


NRR sf + A B
(na embalagem)
Samir N.Y. Gerges

FUTURA NO BRASIL

IN no 78, de Julho de 2002


Atenuao dos protetores auriculares

PAIR

em recm nascidos?

IN no 78, de Julho de 2002


Atenuao dos protetores auriculares

PAIR

em recm nascidos?

Norma ANSI S12.6 - 1997 Mtodo B

PAIR Instruo Normativa n

o 84

Retirou os clculos do NRR sf; Na prtica no h mais legislao oobrigando o uso do NRR sf;

em recm nascidos?

PAIR Instruo Normativa n

o 84

Retirou os clculos do NRR sf; Na prtica no h mais legislao oobrigando o uso do NRR sf; o + prtico. + atual. + simples.

em recm nascidos?

ABNT
Comit Brasileiro de Equipamentos de Proteo Individual

Comisso de Estudos de Equipamentos de Proteo Auditiva

ABNT
Equipamentos de Proteo Individual Protetores Auditivos / Mtodo de Clculo do Nvel de Presso Sonora no Ouvido Protegido.

ABNT
Objetivo: Informar aos usurios de protetores auditivos como avaliar a eficincia desse tipo de EPI no ambiente de trabalho.

Recomenda:
Ambiente
O

EPI adequado Insero Descartveis de espuma Insero com haste

C e URA altas Com poeira

Exposies repetitivas curtas

Recomenda:
Ambiente
O

EPI adequado Insero Descartveis de espuma Insero com haste

C e URA altas Com poeira

Exposies repetitivas curtas

Est desenvolvendo um novo mtodo de ensaio em laboratrio de protetores auditivos, com base na Norma ANSI S 12.6 1997 / Mtodo B.

PAIR em recm nascidos?

PAIR em recm nascidos?


em recm-nascidos?

PERDA AUDITIVA EM FETOS


Mulheres trabalhadoras grvidas acima de 5 meses, expostas a rudo superior a 115 dB(C) podem proporcionar perda auditiva no feto.

PAIR

em recm nascidos?
ACGIH

MINISTRIO DA SADE
Secretaria de Ateno Sade

PAIR

em recm nascidos?
Normas e Manuais Tcnicos Protocolos de Complexidade Diferenciada
2 2006

rea Tcnica de Sade do Trabalhador

www.portal.saude.gov.br

1. Cncer relacionado ao trabalho 48 pgs.

PAIR 2. Pneumoconioses 76 pgs.

3. Dermatoses Ocupacionais 92 pgs.

4. Exposio a materiais biolgicos 76 pgs. 5. Expostos a chumbo metlico 44 pgs. 6. Perda auditiva induzida por rudo 40 pgs. 7. Ateno sade dos expostos a benzeno 48 p. TOTAL: 424 pginas

em recm nascidos?

MINISTRIO DA SADE

PAIR

em recm nascidos?

Gestantes que trabalham expostas a nveis elevados de rudo, principalmente quando o trabalho realizado em turnos, proporcionam leses auditivas irreversveis no feto, at problemas na gestao, como hipertenso, hiperemese gravdica, parto prematuro e bebs de baixo peso .
MINISTRIO DA SADE
Protocolo de Complexidade Diferenciada sobre PAIR - Pg. 08

Em incubadoras bebs ficam expostos a nveis mdios de rudo de 61 dB(A), podendo atingir 130 ou 140 dB(A), de acordo com as manobras realizadas.
Ministrio da Sade - Protocolo de PAIR

Brinquedos podem atingir 100 dB(A).


Ministrio da Sade - Protocolo de PAIR

Nveis de presso sonora podem atingir 94,3 dB(A), com mdia de 70 dB(A) / 4 h. dia.
Ministrio da Sade - Protocolo de PAIR

As exposies contnuas a rudo so piores do que as intermitentes.


Ministrio da Sade - Protocolo de PAIR

Qual prazo de calibrao de decibelmetros, dosmetros e calibradores?

Certificado de Calibrao anual.

Certificado de Calibrao deve ser renovado no mnimo a cada dois anos.


NBR 10151, Item 4.3

Todos os componentes dos medidores de nvel de presso sonora devero ser devidamente calibrados anualmente pelo INMETRO ou por instituies credenciadas por este.
Lei no 3.268, de 29.08.2001, Art. 5, 1o

Porque os certificados ou etiquetas de calibrao no mencionam mais o prazo de validade?

NBR ISO / IEC 17025

ISO / IEC 17025


Norma segundo a qual os Laboratrios de Calibrao da RBC so acreditados pelo INMETRO.

ISO / IEC 17025


O Certificado de Calibrao ou a etiqueta de calibrao no deve conter qualquer recomendao sobre o intervalo de calibrao, exceto se acordado com o cliente.

ISO / IEC 17025


O Certificado de Calibrao ou a etiqueta de calibrao no deve conter qualquer recomendao sobre o intervalo de calibrao, o exceto se acordado com o cliente.

NBR 10012

Para a determinao do intervalo de calibrao, devem ser considerados:

NBR 10012-1
O tipo de equipamento

NBR 10012-1
O tipo de equipamento
As recomendaes do fabricante

NBR 10012-1
O tipo de equipamento
As recomendaes do fabricante Dados de tendncia seguidos pelos registros de calibrao anteriores

NBR 10012-1
Extenso e severidade de uso

NBR 10012-1
Extenso e severidade de uso
Tendncia a desgastes

NBR 10012-1
Extenso e severidade de uso
Tendncia a desgastes Condies ambientais.

NBR 10151
O ajuste do medidor de nvel de presso sonora deve ser realizado pelo operador do equipamento, com o calibrador acstico, imediatamente antes e aps cada medio.

NBR 10151
O ajuste do medidor de nvel de presso sonora deve ser realizado pelo operador do equipamento, com o calibrador acstico, imediatamente antes e aps cada medio.

Calibrador precisa ser calibrado?

Norma NM - ISO 6396


10.3 Aparelhagem As seguintes informaes devem ser registradas: c) a data e o local de calibragem do calibrador acstico

Qual a diferena entre calibrao e aferio?

Norma ISO 10012-1

Requisitos de garantia da qualidade para equipamentos de medio

You might also like