You are on page 1of 4

INTRODUO O pedagogo quanto mediador do conhecimento deve estar preparado para lidar com pessoas (alunos, pais de alunos,

corpo docente etc.) Tambm deve reconhecer o seu papel para a construo do sujeito crtico e formador de opinies. Deve estar aberto ao dilogo e s novas formas de trabalhar a docncia. Adotar as tecnologias e estar atualizado imprescindvel, detectar os problemas de aprendizagem e encontrar solues para trabalhar de maneira a valorizar as capacidades do aluno, adotar prticas de tratamento igualitrio, erradicar as prticas discriminatrias e estar profundamente envolvido nas questes da qualidade do ensino na escola em que trabalha um grande desafio. Por esse motivo as disciplinas trabalhadas ao largo de sua formao se fazem to importantes. A educao o fator primordial do desenvolvimento e formao de uma sociedade e de ser assim, o pedagogo tem um papel decisivo na sua contribuio para o desenvolvimento da mesma.

Tpicos considerados importantes nos trabalhos a serem desenvolvidos pelo pedagogo.

1. Coordenar a elaborao coletiva e acompanhar a efetivao do projeto poltico pedaggico. 2. Participar da elaborao do projeto de formao continuada de todos os profissionais da escola, tendo, tendo como finalidade a realizao e o aprimoramento do trabalho pedaggico escolar. 3. Analisar os projetos de natureza pedaggica pedaggicos a serem implantados na escola. 4. Coordenar a organizao do espao-tempo escolar a partir do projeto poltico- pedaggico e da proposta curricular da escola intervindo na elaborao do calendrio letivo, na formao de turmas, na definio e distribuio do horrio semanal das aulas e disciplinas, dorecreio, da hora-atividade e de outras atividades que interfiram diretamente na realizao do trabalho pedaggico. 5. Orientar o processo de elaborao dos planejamentos de ensino junto ao coletivo de professores da escola. 6. Organizar a realizao de conselhos de classe, de forma a garantir um processo de reflexo ao sobre o trabalho pedaggico 9. desenvolvido pela escola e em sala de aula, alm de coordenar a elaborao de propostas de interveno decorrentes desse processo. 7. Desenvolver projetos que promovam a interao escola comunidade de forma a ampliar os espaos de participao, de democratizao das relaes, de acesso ao saber e de melhoria na qualidade de vida da populao. 8. Observar os preceitos constitucionais, a legislao educacional em vigor e o Estatuto da Criana e do Adolescente, como fundamentos da prtica educativa. 9. Orientar o processo de elaborao dos planejamentos de ensino junto ao coletivo de professores da escola.

DESENVOLVIMENTO

Uma ao docente multiculturalmente orientada, que enfrente os desafios provocados pela diversidade cultural na sociedade e nas salas de aulas, requer uma postura que supere o daltonismo cultural usualmente presente nas escolas, responsvel pela desconsiderao do arco ris de culturas com que se precisa trabalhar. imprescindvel traar estratgias pedaggicas que permitam lidar com esta heterogeneidade. O estudo da disciplina de educao e diversidade dar orientaes para promover dentro do contexto escolar, prticas educativas sensveis s questes do combate ao racismo e discriminao no cotidiano escolar. Quanto a prtica docente o pedagogo deve entender que uma gesto democrtica implica na efetivao de novos processos fundamentados em uma dinmica que favorece o empenho de esforos coletivos e participativos de deciso. O trabalho do pedagogo nos espaos educativos uma disciplina que auxiliar na compreenso da evoluo histrica e politica da pedagogia no Brasil, assim como o surgimento e evoluo das leis e as instituies que regem a educao. Conhecendo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) o pedagogo iniciar sua prtica docente consciente dos padres curriculares a serem seguidos e saber aplicar seus conhecimentos de forma coerente e acertada em sem nenhuma dvida, desempenhar um bom trabalho pedaggico.

Sabe-se que a economia globalizada requer profissionais habilitados a compreender e utilizar textos e mensagens eficazes para compartilhar valores e conhecimentos. Os textos tem um papel fundamental na vida do ser humano, so eles que fazem a comunicao impressa ou eletrnica. Textos bem desenvolvidos no s garantem eficincia nos processos administrativos, mas tambm criam valores e

importantssimo que o pedagogo tenha o perfeito domnio da escrita e das normas gramaticais atribudas ao idioma nacional. Nesse contexto a disciplina de Comunicao e linguagem ser um guia excepcional na aquisio do conhecimento para o procedimento correto para uma prtica correta de produes textuais. J a psicologia busca ajudar os educadores a compreender principalmente os processos de desenvolvimento e aprendizagem do aluno explicando os processos de mudanas que ocorrem ao longo de suas vidas. Ela orientada prtica docente procura compreender os problemas de aprendizagem para ento buscar solues para sanar essas dificuldades. Portanto o estudo desta cincia de fundamental importncia para o pedagogo.

Referencias Material impresso do curso O trabalho do pedagogo nos espaos educativos. Comunicao e linguagem Psicologia da educao II A ao docente e a diversidade humana.

You might also like